Publicado por: Djalma Santos | 22 de setembro de 2016

TESTES DE ZOOLOGIA (14)

01. (UNIOESTE) “Por centenas de anos as sanguessugas foram usadas no tratamento para qualquer mal – até que sumiram de cena. Agora elas estão colocando as ventosas de fora novamente. No fim do século XIX, haviam sido banidas como símbolo de uma medicina que não conhecia os riscos da contaminação por microrganismos. Mas uma substância anticoagulante presente na saliva das sanguessugas tem se mostrado uma solução eficaz para tratar hematomas decorrentes de cirurgias plásticas e até para salvar reimplantes de dedo e orelha. Ela permite que o sangue circule enquanto os microvasos sanguíneos que não puderam ser religados durante a operação não se refazem. Assim, a parte reimplantada é mantida viva até o restabelecimento da circulação.”

Disponível em http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,,EPT1052804-1664,00.html.

Com relação a estes organismos, e incorreto afirmar que:

a) Os hirudíneos podem ser ectoparasitas.

b) A saliva da sanguessuga apresenta substâncias anestésicas que reduzem a dor, quando insere a ventosa oral e corta a pele com os dentículos.

c) A faringe destes Polychaetas atua como uma bomba sugadora de sangue.

d) Os anelídeos são animais que apresentam o corpo segmentado e os representantes mais conhecidos são as minhocas e as sanguessugas.

e) O sangue ingerido por este invertebrado hermafrodita é digerido lentamente no sistema digestório, que possui boca e ânus.

02. (UFPel)

02

Os anfíbios receberam este nome pelo fato de a maioria de suas espécies passar uma fase da vida na água e outra fase na terra (anfi=duas, bio=vida). A figura acima representa o ciclo de vida de um anfíbio anuro com estas características.

LOPES, S. Bio. São Paulo: Ed. Moderna, 2004. [adapt.].

De acordo com seus conhecimentos e com as informações dos textos, é correto afirmar que os anfíbios representados na figura apresentam:

a) Fecundação externa, em que os espermatozoides e os óvulos são liberados na água, ambiente em que se desenvolve o girino – larva aquática que respira através de brânquias externas.

b) Fecundação interna, sendo que, após a cópula, os ovos fertilizados são eliminados na água, ambiente em que os girinos se desenvolvem até formarem, por metamorfose, os indivíduos adultos.

c) Na fase adulta, respiração branquial e cutânea, sendo esta última uma adaptação importante à vida terrestre, por representar uma maior superfície de captação de oxigênio atmosférico.

d) Respiração exclusivamente cutânea na fase larval, o que permite a captação do oxigênio diluído na água; após a transformação para a fase adulta, a respiração passa a ser pulmonar, o que garante a sobrevivência no ambiente terrestre.

e) Vida aquática somente na fase larval e na época da reprodução, pois a pele desses animais apresenta estruturas que impedem a perda de água, o que possibilita a sobrevivência dos adultos no ambiente seco.

03. (UFSJ) Os cefalópodes constituem um grupo de moluscos que conquistaram o ambiente nectônico, ou seja, passaram a nadar ativamente na coluna d’água, competindo, predando e sendo predados por vertebrados. As características morfofisiológicas presentes nesses moluscos, que possibilitaram tal modo de vida, são:

a) Maior acuidade visual, circulação fechada e respiração cutânea.

b) Substituição da rádula pelo bico quitinoso, circulação aberta e respiração pulmonar.

c) Bolsa de tinta, circulação aberta e respiração branquial.

d) Aumento da complexidade do sistema nervoso, circulação fechada e manto muscular.

04. (UEPG) O Reino Animal reúne organismos heterótrofos multicelulares que possuem tecidos corporais bem definidos. Com relação à histologia e à organologia animal, assinale o que for correto.

01. A parede do corpo de uma esponja delimita uma cavidade central denominada átrio ou espongiocela.

02. Nas esponjas, os coanócitos promovem a circulação de água com o batimento de seus flagelos e que fagocitam partículas de alimentos suspensas na água.

04. Os cnidários são os primeiros animais na escala zoológica a apresentar uma cavidade digestiva na qual ocorre parte da digestão dos alimentos.

08. O corpo de um molusco é revestido por uma epiderme rica em glândulas. Em muitas espécies existem glândulas epidérmicas que fabricam a concha, responsável pela proteção e pela sustentação esquelética do animal.

16. A minhoca e outros anelídeos possuem sistema circulatório fechado, ou seja, o sangue nunca sai dos vasos sanguíneos.

Soma das alternativas corretas:

05. (UNISC) Estes animais compreendem metazoários marinhos, celomados, com simetria bilateral na fase embrionária e pentarradiada na fase adulta, dotados de endoesqueleto calcário, recoberto, imediatamente, por uma epiderme fina que reveste, inclusive, os espinhos numerosos que fazem proeminência na superfície. Possuem um sistema especial, o sistema aquífero, substituto do sistema circulatório dos outros animais. As características descritas se referem:

a) Aos gastrópodos.

b) Aos cefalópodos.

c) Aos pelecípodos.

d) Aos equinodermos.

e) Aos crustáceos.

06. (PUC-PR) Duas espécies identificadas por biólogos brasileiros entraram no Top 10 New Species, lista anual com os 10 animais mais interessantes ou belos do mundo elaborada pela Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos. A primeira do Brasil a entrar na lista (a número 10) é a aranha-caranguejeira-azul, Pterinopelma sazimai. Encontrada em campos rupestres e descrita por Rogério Bertani, Roberto Nagahama e Caroline Fukushima, do Instituto Butantan, homenageia o biólogo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ivan Sazima, o primeiro a coletar o animal. A número 2 é a água-viva Tamoya ohboya, coletada no Caribe por Antônio Marques e André Morandini, da Universidade de São Paulo e do programa Biota-FAPESP.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/06/14/as-misses-da-natureza/. Acesso em 23/06/2012.

Comparando os animais aranha-caranguejeira-azul, Pterinopelma sazimai, e a água-viva, Tamoya ohboya, afirma-se:

a) A aranha pertence ao filo Artrópode, classe dos aracnídeos. Os aracnídeos são mandibulados. A água viva é um Cnidário. Ambos pertencem ao reino animal. O grau de semelhança embriológico entre eles é que ambos são eumetazoários, enterozoários e enterocelomados.

b) A aranha pertence ao filo dos Aracnídeos, a classe dos insetos. Os insetos são mandibulados. A água viva é um Cnidário. Ambos pertencem ao reino animal. O grau de semelhança embriológico entre eles é que ambos são eumetazoários e enterozoários.

c) A aranha e a água viva não apresentam semelhança embriológica. A água viva é um parazoário e a aranha é um eumetazoário.

d) A aranha pertence ao filo Artrópode, a classe dos aracnídeos. Os aracnídeos são quelicerados. A água viva é um Cnidário. Ambos pertencem ao reino animal. O grau de semelhança embriológico entre eles é que ambos são eumetazoários e enterozoários.

e) A aranha pertence ao filo Artrópode, classe dos aracnídeos. Os aracnídeos têm 8 patas e ausência de antenas (áceros). A água viva é um Cnidário, possui 10 patas (decápoda). Ambos pertencem ao reino animal.

07. (UEA) A figura apresenta a anatomia interna de um inseto.

07

Dentre as estruturas apresentadas, duas delas contribuíram para a adaptação à vida terrestre, uma, promovendo a filtração da hemolinfa, dela retirando o ácido úrico, e a outra, promovendo a reabsorção da água antes da eliminação das excretas. Essas estruturas são, respectivamente:

a) Proventrículo e ceco gástrico.

b) Ceco gástrico e estômago.

c) Papo e proventrículo.

d) Faringe e túbulos de Malpighi.

e) Túbulos de Malpighi e intestino.

08. Leia a tira abaixo.

08

Invertebrados como os citados na tira têm em comum:

a) Exoesqueleto de quitina.

b) Circulação fechada.

c) Respiração traqueal.

d) Excreção por meio de nefrídeos.

e) Corpo metamerizado.

09. As figuras a seguir representam dois animais invertebrados, o nereis, um poliqueto marinho e a centopeia, um quilópode terrestre.

09

Apesar de apresentarem algumas características comuns, tais como, apêndices locomotores e segmentação do corpo, estes animais pertencem a filos diferentes. Assinale a alternativa correta.

a) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode e ambos apresentam circulação aberta.

b) O nereis é um artrópode, a centopeia é um anelídeo e ambos apresentam circulação fechada.

c) O nereis é um asquelminto, a centopeia é um platelminto e ambos não apresentam sistema circulatório.

d) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode e ambos apresentam exoesqueleto.

e) O nereis é um anelídeo, a centopeia é um artrópode, mas apenas a centopeia apresenta exoesqueleto.

10. (UECE) Leia atentamente as afirmativas abaixo.

I. O esqueleto axial é responsável pelo suporte do corpo dos vertebrados, além de responder pela proteção dos órgãos devido à presença da caixa craniana, da coluna vertebral e da caixa torácica.

II. Artrópodes possuem exoesqueleto composto por uma substância semelhante à celulose, denominada quitina.

III. Moluscos possuem esqueleto interno muito importante para a locomoção no ambiente marinho.

IV. Esqueletos são estruturas de sustentação exclusivas dos vertebrados, portanto, insetos, aracnídeos e esponjas não os possuem.

É correto o que se afirma em:

a) II, III e IV, apenas.

b) III e IV, apenas.

c) I e II, apenas.

d) I, III e IV, apenas.

11. (UFPB) Em uma aula de Ecologia, o professor falou sobre a importância de alguns representantes do grupo dos anelídeos para o meio ambiente e de sua larga utilização no cultivo de produtos orgânicos. Sobre esses organismos, é correto afirmar que são:

a) Acelomados, possuem sistema digestório completo e corpo formado por vários metâmeros.

b) Acelomados, possuem sistema circulatório aberto e respiração cutânea.

c) Celomados, possuem sistema circulatório fechado e liberam amônia como produto de excreção.

d) Celomados, diploblásticos e possuem reprodução do tipo sexuada e assexuada.

e) Celomados, deuterostômios e possuem sistema nervoso formado por gânglios ligados por cordões nervosos.

12. (FUVEST) Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos:

a) Répteis ou nematelmintos.

b) Platelmintos ou anelídeos.

c) Moluscos ou platelmintos.

d) Anelídeos ou nematelmintos.

e) Anelídeos ou artrópodes.

13. (UFPI) As serpentes que possuem um par de presas móveis inoculadoras de peçonhas, localizadas na região anterior do maxilar, e com um canal interno, são denominadas:

a) Proteróglifas.

b) Áglifas.

c) Opistóglifas.

d) Opistoglifodontes.

e) Solenóglifas.

14. (IFSC) O reino Animalia (animais) compreende os organismos classificados como eucarióticos, multicelulares e com nutrição heterotrófica. Neste reino, está reunida uma grande diversidade de espécies distribuídas em vários filos.

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. O filo Chordata (cordados) reúne alguns animais invertebrados aquáticos, como as ascídias e os anfioxos, e todos os animais vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

02. O filo Platyhelminthes (platelmintos) reúne animais com corpo achatado dorso-ventralmente, que vivem em água doce ou salgada, em ambientes terrestres úmidos ou no interior de outros animais, como parasitas. Os platelmintes parasitas mais conhecidos são as tênias e os esquistossomos.

04. Os artrópodes constituem o maior filo de todo o reino animal e apresentam como características gerais as pernas articuladas e um exoesqueleto de quitina.

08. Dentre os vários animais incluídos no Filo Arthropoda (artrópodes), podemos destacar as formigas, os siris e as aranhas.

16. Os animais incluídos na classe Mammalia (mamíferos) apresentam glândulas mamárias, corpo total ou parcialmente coberto por pelos, presença de glândulas sebáceas e sudoríparas.

32. Um dos principais aspectos que possibilitou aos répteis conquistarem o ambiente terrestre foi o fato de seu ovo ser protegido por uma casca membranosa ou calcária, e seus embriões desenvolverem estruturas extra-embrionárias como o saco vitelínico, o âmnio e o alantoide.

Soma das alternativas corretas:

15. (UFMS) Segundo José Luiz Soares (Dicionário Etimológico e Circunstanciado de Biologia, Editora Scipione), a definição de larva é “forma imatura de qualquer organismo animal que se desenvolve através de metamorfose”.

Sobre as larvas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. Nenhum dos animais vertebrados possui uma fase de vida com forma larval.

02. Náuplio, mísis e zoé são formas larvais encontradas nos crustáceos.

04. Trocófora e véliger são formas larvais encontradas nos moluscos.

08. A presença de uma fase larval no ciclo de vida é uma das principais características das aranhas e dos escorpiões.

16. As larvas são encontradas no ciclo de vida de todos os animais marinhos.

32. Em insetos com desenvolvimento holometábolo, ocorre uma fase larval. São exemplos de larvas desses insetos: as lagartas de borboletas e as larvas de moscas.

Soma das proposições corretas:

16. (FUVEST) O esquema abaixo representa uma das hipóteses para explicar as relações evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada número indica o aparecimento de determinada característica. Assim, os ramos anteriores a um número correspondem a animais que não possuem tal característica e os ramos posteriores, a animais que a possuem.

16

As características “cavidade corporal” e “exoesqueleto de quitina” correspondem, respectivamente, aos números:

a) 1 e 6.

b) 2 e 4.

c) 2 e 5.

d) 3 e 4.

e) 3 e 5.

17. (UEL) Considerando um artrópode com cefalotórax e abdômen, de respiração branquial e com um tipo de básico de apêndice birreme, é correto afirmar ele também possui:

a) Dois pares de antenas.

b) Um par de antenas.

c) Excreção por túbulos de Malpighi.

d) Cérebro bipartite.

e) Sistema circulatório fechado.

18. (UFSC) Com relação ao Reino Animal, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. Formado por animais sésseis e geralmente hermafroditas, a maioria das espécies do filo Poríferos são aquáticas, apesar de existirem algumas espécies terrestres.

02. A lombriga e a solitária (tênia), parasitas do intestino humano, pertencem aos filos Platelmintos e Nematelmintos, respectivamente.

04. Animais cujo corpo é formado por numerosos anéis repetidos (metâmeros) pertencem ao filo Anelídeos, do qual a minhoca é o representante mais conhecido.

08. O filo Cnidários é formado, basicamente, por dois tipos morfológicos de indivíduos, que são: pólipos, cujo principal representante é a água-viva, e medusas, representadas pelos corais.

16. No filo Moluscos existem indivíduos com concha externa, como é o caso das ostras e mexilhões, e também indivíduos sem ela, como é o caso da lula e do polvo.

32. De todo o reino animal, o filo Artrópodes é o que apresenta o maior número de espécies.

64. No filo Cordados, somente a classe Mamíferos apresenta circulação dupla e completa.

Soma das proposições corretas:

19. (UCPel) No cardápio de um restaurante, tem-se a seguinte sugestão para o prato do dia:

* Casquinha de siri, polvo à milanesa, camarão ao molho catupiry, filé de linguado grelhado..

A classificação correta desses animais é:

a) Crustáceo, molusco, crustáceo, peixe.

b) Molusco, crustáceo, peixe, quelônio.

c) Quelônio, molusco, molusco, peixe.

d) Crustáceo, peixe, quelônio, peixe.

e) Molusco, peixe, quelônio, crustáceo.

20. (UECE) Sobre a evolução dos anfíbios, assinale o correto.

a) Estes animais foram os primeiros vertebrados a sobreviver em ambiente terrestre e, para tanto, desenvolveram uma pele áspera e rígida, capaz de suportar a dessecação imposta pelo meio terrestre.

b) A presença de uma língua musculosa, rápida, pegajosa e protrátil, possibilitou a captura de presas, facilitando a sobrevivência desses animais no ambiente terrestre.

c) Os anfíbios são animais bem adaptados ao ambiente terrestre, uma vez que produzem ovos com casca, resistentes à dessecação.

d) Embora sejam animais adaptados ao ambiente terrestre, os anfíbios não possuem pálpebras, essenciais à proteção ocular, e, somente por isso, precisam estar sempre próximos de ambientes aquáticos para realizar a lubrificação dos olhos.

gab


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: