Publicado por: Djalma Santos | 6 de outubro de 2016

TESTES DE BOTÂNICA (XII)

01. (UNIOESTE) As estruturas ordenadas segundo a correspondência com Gimnosperma, Dicotiledôneas e Monocotiledôneas são:

01. Raiz: axial, axial, fasciculada.

02. Caule: tronco, haste, estipe.

04. Caule: tronco, tronco, colmo.

08. Folhas: compostas, invaginantes, pecioladas.

16. Nervuras: reticuladas, paralelas, peninérveas.

32. Flores: estróbilos, pentâmeras, trímeras.

64. Fruto: aquênio, cariópse, cápsula.

Soma das alternativas corretas:

02. (UEM) Assinale o que for correto sobre os diversos grupos de organismos vivos.

01. Cogumelos e orelhas-de-pau são corpos de frutificação de fungos.

02. No ciclo de vida dos organismos conhecidos popularmente como algas, não ocorre alternância de gerações, isto é, os indivíduos são sempre diplóides.

04. Pteridófitas são plantas dotadas de tecidos vasculares, mas não formam sementes.

08. Os órgãos reprodutores das gimnospermas e das angiospermas são, respectivamente, os estróbilos e as flores.

16. Em briófitas, o gametófito haploide é a geração mais desenvolvida e persistente.

Soma das alternativas corretas:

03. Quando vemos num solo úmido uma grande quantidade de musgos bem verdes e desenvolvidos, estamos em presença de um vegetal representando a sua geração:

a) Diploide e gametofítica.

b) Haploide e gametofítica.

c) Diploide e esporofítica.

d) haploide e esporofítica.

e) Triploide e esporofítica.

04. (UPF) Esta questão refere-se ao texto abaixo:

04

Com relação ao texto e ao que se remete à reprodução sexuada das angiospermas, também conhecidas como magnoliófitas ou antófitas (plantas com flores e frutos), considere as seguintes afirmações:

I. Se o transporte de pólen é feito pelos insetos, a polinização denomina-se ornitófila.

II. Quando o transporte dos polens é realizado pelo vento, chama-se entomófila.

III. Nas gramíneas o perianto da flor não é atrativo aos animais polinizadores, mas tem uma superprodução de pólen, sendo, então, a polinização feita pelo vento.

IV. Na polinização feita por animais as flores apresentam, além de corolas vistosas, nectários e glândulas odoríferas.

Está(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I, apenas.

b) III e IV, apenas.

c) II e III, apenas

d) IV, apenas.

e) I e II, apenas.

05. (UFU) Na figura abaixo se pode observar, de forma simplificada, o ciclo de vida de uma briófita.

05

Considere as seguintes afirmativas sobre o referido ciclo.

I. Nas plantas masculinas e femininas, denominadas gametófitos, ocorre a meiose para a formação dos gametas, denominados anterozoides e oosfera, respectivamente.

II. O indivíduo A representa o esporófito (fase 2n) e, na cápsula, ocorre a produção de esporos B, que darão origem às plantas masculina e feminina.

III. Essas plantas são altamente dependentes da água para que ocorra a fecundação.

IV. O gametófito é a fase mais desenvolvida e dominante do ciclo de vida das briófitas.

São corretas somente as afirmativas:

a) II e III.

b) I e II.

c) I, II e III.

d) III e IV.

06. (UFPel) As plantas são divididas em dois grandes grupos: criptógamas e fanerógamas. As criptógamas são formadas pelas briófitas e pteridófitas e as fanerógamas em gimnospermas e angiospermas. Assim como os animais, os vegetais também apresentam diversos tecidos. Tendo as fanerógamas como exemplo, é correto afirmar que:

a) A epiderme recobre toda a planta, exceto a raiz, pois é nesse local que ocorre a absorção de água e nutrientes e um tecido de revestimento dificultaria essa função.

b) A araucária é uma angiosperma; ela possui um tecido que armazena grande quantidade de óleo, o tecido adiposo. Esse tecido também está presente nos animais e possui uma função semelhante.

c) O súber é um tecido que armazena uma substância pouco permeável e também é conhecido como cortiça. Esse tecido é importante para o crescimento secundário das plantas e não está presente nas angiospermas.

d) A goiabeira é uma angiosperma, o seu meristema é um tecido formado por células indiferenciadas e com paredes celulares delgadas.

e) O xilema e floema têm funções semelhantes ao sistema endócrino nos animais e estão presentes nas angiospermas, plantas que não possuem estruturas de proteção da semente.

07. (UNICENTRO) Ao longo da evolução as plantas desenvolveram estratégias para a vida no ambiente terrestre. Do ponto de vista reprodutivo uma importante novidade das plantas fanerógamas (gimnospermas e angiospermas) foi a independência da água líquida para a fecundação. Em briófitas e pteridófitas ocorrem anterozoides que são flagelados e devem nadar até atingir a oosfera. Nas fanerógamas, as estruturas adquiridas que tornaram as plantas independentes de água para este processo foram os:

a) Óvulos.

b) Feixes vasculares.

c) Frutos.

d) Grãos de pólen.

e) Estróbilos.

08. (IFTM) “A laranja-da-baía ou baiana é uma variedade triploide (3n) de laranja. O fato de possuir três lotes cromossômicos ao em vez de dois torna-a estéril. A meiose é anormal, e plantas dessa variedade não produzem gametas nem sementes. A laranja-da-baia surgiu no Estado da Bahia em 1810 e, desde então, tem sido propagada assexuadamente. Ramos da árvore original foram enxertados em caules de outras variedades de laranja e assim suas qualidades puderam ser mantidas. Em 1870 um missionário presbiteriano norte-americano em missão na Bahia, impressionado com a ausência de sementes e com o excelente sabor da laranja-da-baia, enviou doze mudas dessa variedade para o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em Washington. Em 1873 duas dessas mudas foram enviadas à Califórnia e plantadas no quintal da casa do senhor e senhora Luther C. Tibbets. Eles forneceram mudas das laranjeiras aos vizinhos, e, logo depois, muitas fazendas da Califórnia já estavam produzindo laranja-da-baía. Hoje as plantas descendentes das duas laranjeiras plantadas em 1873 pelos Tibbets cobrem mais de 100 mil acres da Califórnia, em um total de 15 milhões de árvores.”

              In Biologia das Populações: Origem e propagação da laranja-da-baía. Amabis e Martho, Moderna, São Paulo: v. 3 , p. 204, 1999

De acordo com o texto acima, a laranja-da-baía:

a) Os 15 milhões de árvores a partir das duas mudas do quintal dos Tibbets foram obtidos por monoploidia.

b) Os enxertos em caules de outras variedades de laranja mantêm suas qualidades por se misturarem com os lotes cromossômicos dessas plantas.

c) A ausência de semente é um fato constatado na laranja-da-baía, como também a presença de embriões dessa planta, encontrados na parte inferior do fruto que se chama “umbigo”.

d) Só se reproduz assexuadamente por não produzir gametas nem sementes.

e) Produção de mudas (clones) é uma técnica em que se obtêm amostras de indivíduos geneticamente diferentes um do outro.

09. (OBJETIVO-SP) Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.

(A. Chiaradia. Minimanual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004. Adaptado.)

As alternativas abaixo contêm características de frutos e sementes. Assinale a que está diretamente associada a um mecanismo de atração de aves e mamíferos.

a) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas.

b) Expansões semelhantes a asas, que favorecem a flutuação.

c) Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.

d) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.

e) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.

10. (UFRR) Estima-se que cerca de 90% da água transpirada por uma planta é perdida através dos estômatos, sendo a transpiração estomática o principal mecanismo de perda de água pela planta. Sobre esse mecanismo, é incorreto afirmar que:

a) O mecanismo de entrada e saída de água nas células-guarda é osmótico.

b) A abertura e o fechamento dos estômatos dependem da necessidade da planta de maior perda de água e calor pela transpiração.

c) Fatores como a intensidade luminosa e a concentração de gás carbônico nas folhas não têm influência na abertura e no fechamento dos estômatos.

d) Quando há grande disponibilidade de água, as células-guarda ficam túrgidas e o ostíolo se abre.

e) Quando há pouca disponibilidade de água, as células-guarda murcham e o ostíolo se fecha.

11. (UERN) O desenvolvimento dos gametófitos masculino e feminino, numa angiosperma, está representado na figura abaixo.

11

O princípio mendeliano da segregação se concretiza, no processo meiótico, quando:

I    II

0   0 – os cromossomos homólogos se separam na primeira divisão.

1   1 – as cromátides se separam na segunda divisão.

2   2 – a cromatina se condensa na primeira etapa da divisão.

3   3 – as cromátides-irmãs trocam fragmentos, caracterizando a permuta.

4   4 – as cromátides-irmãs são inteiramente unidas em sinapse.

12. (VUNESP) A figura apresenta a variação na produção de sementes pela população de uma espécie de árvore, observada pelo período de 20 anos. As setas representam o período em que foi aplicado na área um produto químico utilizado para o controle de pragas.

12

Analisando o comportamento da curva, pode-se afirmar que o produto químico utilizado provavelmente elimina:

a) Outras espécies de plantas que competem por nutrientes com a planta observada.

b) Os insetos que se alimentam das sementes dessa planta.

c) Os pássaros que se alimentam dos frutos dessa planta e que promovem a dispersão das sementes.

d) Os polinizadores dessa planta.

e) Os microrganismos patogênicos que infectam essa planta.

13. (UFV) O esquema representa um corte da estrutura de uma folha.

13

Assinale a alternativa em que as duas informações apresentadas são incorretas:

a) I é formado por células originadas da feloderma e VI representa o colênquima.

b) VI é formado por células clorofiladas e IV representa o estômato.
c) II é formado por células meristemáticas e V representa o parênquima lacunoso.
d) IV é formado por células-guarda aclorofiladas e III representa a epiderme.

14. (UFPB) Um determinado vegetal apresenta flores com androceu e gineceu que amadurecem em épocas diferentes, o que torna impossível a autofecundação. Esse vegetal tem suas flores visitadas por insetos que levam o pólen de uma planta para outra da mesma espécie, promovendo a polinização. Sobre esse vegetal, é correto afirmar que:

a) Se trata de uma gimnosperma.

b) Está ameaçado de extinção.

c) Produz sementes inférteis.

d) Apresenta dupla fecundação.

e) Produz frutos sem sementes.

15. (CEFET-MG) As árvores frutíferas são plantas pertencentes ao grupo das ………. . Nesse grupo, há várias formas de polinização, sendo que uma delas, o inseto transporta o grão de pólen produzido nos ……… para a estrutura feminina, onde ocorrerá a fecundação. A alternativa que completa, respectivamente, as lacunas de forma correta é:

a) Angiospermas – estames.

b) Gimnospermas – carpelos.

c) Angiospermas – carpelos.

d) Gimnospermas – estames.

16. (UFG) Em suas visitas à montanha da Gávea, no Rio de Janeiro, durante viagem a bordo do navio H. M. S. Beagle (1831-1837), Darwin registra o seguinte:

Os colibris parecem gostar especialmente desses ermos recantos cheios de sombra. Sempre que via uma dessas criaturinhas zumbindo ao redor de uma flor, com suas asas adejando tão rápidas a ponto de se tornarem quase invisíveis, recordava-me da mariposa esfinge, cujos hábitos e movimentos são, em muitos aspectos, bastante semelhantes. Para garantir a reprodução sexuada de certas espécies vegetais, pode-se concluir, pelo texto, que:

a) Pássaros, insetos e plantas vivem harmoniosamente.

b) Plantas são fontes de alimentos para os animais.

c) Plantas abrigam ninhos e ovos de pássaros.

d) Animais utilizam plantas como fonte de fibra na dieta.

e) Animais atuam como polinizadores de plantas.

17. (UFPR) O ambiente terrestre favoreceu a sobrevivência das plantas em relação ao meio aquático, pois há maior incidência de luz solar e maior disponibilidade de gases. A conquista desse ambiente pelas plantas tornou-se possível pelo desenvolvimento de estruturas correlacionadas à obtenção, à conservação e à diminuição da perda de água. A evolução de um sistema vascular e o surgimento da semente e da flor permitiram a diversidade das angiospermas. Acerca do tema, considere as afirmativas abaixo:

1. As plantas terrestres sobrevivem, crescem e se reproduzem porque são capazes de tolerar a dessecação.

2. A máxima redução do gametófito nas angiospermas está diretamente correlacionada à independência da água.

3. As pteridófitas são plantas de maior porte, nas quais a geração gametofítica é perene e o protalo fotossintetizante é independente do esporófito.

4. Os musgos são plantas de pequeno porte por não possuírem tecidos condutores especializados. Possuem rizoides para a absorção da água e adesão ao solo, o que permite a sua sobrevivência no ambiente terrestre.

5. Nas plantas terrestres, o surgimento de poros que controlam sua abertura e fechamento tornou possível efetuar as trocas gasosas e evitar a perda de água.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 2, 4 e 5 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.

18. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere a figura abaixo que representa tipos de raízes encontrados em plantas dos manguezais.

18

Sobre as raízes esquematizadas fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Algumas têm função de suporte, permitindo melhor fixação no ambiente considerado.

II. Outras têm função respiratória, uma vez que nelas há estruturas capazes de permitir entrada e saída de ar dos seus tecidos.

III. Há, também, raízes com função sugadora, permitindo que a planta retire alimento de outros vegetais.

Está correto o que se afirma somente em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

19. (UFLA) “Os caules atuam como uma estrutura de conexão entre as raízes e as folhas. Não possuem, como as raízes, coifa e pelos absorventes; mas além da gema apical, responsável pelo crescimento em extensão, possuem gemas laterais, que atuam na formação de ramos, folhas e flores. No mundo vegetal pode ser verificada uma notável diversidade de caules aéreos e subterrâneos.”

Analise cada proposição considerando-a V (verdadeira) ou F (falsa) com relação às características dos diversos tipos de caule e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

HASTE: caule aéreo, delicado e flexível, comum em plantas herbáceas.

ESTIPE: caule aéreo, cilíndrico, ramificado, comum em árvores, como os eucaliptos, ipês e abacateiro.

TUBÉRCULO: caule subterrâneo, que armazena substâncias nutritivas, como a batata-inglesa; os “olhos” da batata são gemas laterais, fato que determina sua natureza caulinar.

RIZOMA: caule subterrâneo, que ocorre em plantas como cebola e alho; apresenta folhas modificadas denominadas catáfilos.

COLMO: caule aéreo, com nós e entrenós nítidos, formando os populares gomos, como no bambu e na cana-de-açúcar.

a) VVFFV.

b) FVFVF.

c) FFVVF.

d) VFVFV.

e) VVVFV.

20. (UEL) Considere as estruturas numeradas no esquema a seguir.

20

Dessas estruturas, a que vai originar o endosperma após a fecundação é a:

a) V.

b) IV.

c) III.

d) II.

e) I.

gab

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: