Publicado por: Djalma Santos | 13 de outubro de 2016

TESTES DE CITOLOGIA (9)

01. (UFPB) Em uma aula de Biologia, os estudantes puderam observar, ao microscópio, emissão de pseudópodos em amebas e movimento de ciclose em células de folhas de Elodea. As estruturas celulares diretamente envolvidas nos movimentos celulares observados são os:

a) Microtúbulos.

b) Microfilamentos.

c) Filamentos intermediários.

d) Cílios.

e) Flagelos.

02. (UEM) Assinale o que for correto.

01. Os centríolos são estruturas citoplasmáticas que ocorrem nos vegetais superiores, sendo constituídos por nove conjuntos de três microtúbulos.

02. Alguns protozoários de água doce, como as amebas e os paramécios, possuem vacúolos pulsáteis ou contráteis, cuja função é expulsar o excesso de água que entra na célula devido à osmose.

04. Nas células eucariontes, diferentemente das células procariontes, o material hereditário está separado do citoplasma por uma membrana denominada cariolinfa.

08. Em Drosophila, o alelo para olhos brancos é recessivo em relação ao alelo para olhos vermelhos e ligado ao sexo (cromossomo x). Uma fêmea de olhos vermelhos, filha de um macho de olhos brancos, foi cruzada com um macho, cuja mãe possuía olhos brancos. A probabilidade de nascer uma drosófila macho de olhos vermelhos é de 25%.

16. Um nucleotídeo é constituído por uma molécula de açúcar (ribose ou desoxirribose) unida a uma molécula de ácido fosfórico e a quatro bases nitrogenadas (adenina, citosina, guanina e timina).

32. Os desmossomos são diferenciações da membrana plasmática muito frequentes em células epiteliais, cuja função é promover maior adesão entre células vizinhas.

Soma das afirmativas corretas:

03. (FUVEST) Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:

I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.

II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.

III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.

Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que:

a) Os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.

b) Os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.

c) Os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I.

d) Os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II.

e) Os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.

04. (UNICENTRO) As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Sobre a constituição celular nos diferentes organismos vivos, é correto afirmar:

a) Exceto pela ausência de um núcleo delimitado por carioteca, as células procarióticas apresentam os mesmos constituintes das células eucarióticas.

b) O retículo endoplasmático encontra-se presente em todas as células eucarióticas e está relacionado com a síntese, transporte e armazenamento de substâncias.

c) Os cloroplastos são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular nas células eucarióticas vegetais.

d) Por possuírem uma parede celular, responsável por delimitar e proteger o conteúdo intracelular, as células eucarióticas vegetais não apresentam membrana plasmática.

05. (UNIFAL) A respeito de Citologia, assinale a alternativa incorreta.

a) Os procariontes são unicelulares e têm a estrutura celular mais simples, sem núcleo individualizado, sendo que o material genético não está envolvido nem separado do citoplasma por membrana nuclear.

b) Na osmose, sempre que houver diferença de concentração do solvente entre duas soluções, o soluto se moverá da solução menos concentrada para a mais concentrada.

c) No citosol, realizam-se diversas reações químicas do metabolismo, como a fase inicial da respiração celular e a síntese de várias substâncias.

d) A síntese de proteínas por meio da união de aminoácidos ocorre nos ribossomos, presentes em todos os seres vivos.

e) Na respiração celular, a glicólise ocorre no citosol, enquanto o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem na mitocôndria.

06. (UFERSA) Responda esta questão considerando a figura e os procedimentos apresentados abaixo.

06

Com base no tamanho relativo das estruturas celulares seria correto substituir os números I, II e III, respectivamente, por:

a) Ribossomos, mitocôndrias e núcleo.

b) Mitocôndrias, núcleo e complexo de Golgi.

c) Mitocôndrias, ribossomos e lisossomos.

d) Lisossomos, núcleo e mitocôndrias.

07. (UFPB) As afirmativas a seguir exemplificam diferentes características dos seres vivos:

– Uma célula apresenta sempre uma membrana citoplasmática, ribossomos distribuídos no hialoplasma e ácido desoxirribonucleico (DNA).

– Uma série de reações químicas que ocorrem no interior de uma célula viva permite que essa célula obtenha energia para dividir-se e movimentar-se.

– Nos seres vivos, o aumento de volume (nos unicelulares) e o aumento de volume e do número de células (nos pluricelulares) são fenômenos decorrentes do metabolismo celular.

As características dos seres vivos, exemplificadas nas afirmativas, correspondem, respectivamente, à(ao):

a) Organização celular, metabolismo e crescimento.

b) Crescimento, metabolismo e reprodução.

c) Diferenciação celular, crescimento e metabolismo.

d) Organização celular, reprodução e diferenciação celular.

e) Diferenciação celular, reprodução e crescimento.

08. (UFAL) A célula procariótica encontra-se apenas nas bactérias. A maioria dos organismos é constituída de células eucarióticas. O desenho abaixo representa o esquema de uma célula vegetal. Assinale a opção que apresenta estruturas comuns às células vegetais e bactérias.

08

a) Cloroplasto, membrana plasmática e cromatina.

b) Membranas esquelética e plasmática, hialoplasma, ribossomos e “cromatina”.

c) Vacúolo, membrana esquelética, cromatina e nucléolo.

d) Retículo endoplasmático, carioteca, cromatina e vacúolo.

e) Mitocôndria, cloroplasto, vacúolo e membrana esquelética.

09. (UEM) A célula viva é um mundo microscópico em que ocorre intensa atividade bioquímica. Sobre as organelas e as estruturas celulares, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O Complexo de Golgi é responsável pelo processo de secreção celular onde ocorre produção e eliminação de substâncias que atuarão no ambiente extracelular.

02. As proteínas da matriz extracelular de um tecido são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso.

04. No citosol (hialoplasma) de uma célula procariótica, encontra-se o citoesqueleto, responsável pelo processo de divisão celular.

08. A análise de DNA mitocondrial, quando aplicada para testes de identificação de parentesco, traça a linhagem paterna de uma pessoa.

16. A função heterofágica realizada pelos peroxissomos ocorre no dia a dia em toda a célula e permite eliminar partes desgastadas pelo uso, atuando no processo de rejuvenescimento celular.

Soma das alternativas corretas:

10. (UFTM) O desenho representa uma célula eucariótica, nas quais substâncias presentes no citoplasma migram para o núcleo (seta I) e substâncias sintetizadas no núcleo migram para o citoplasma (seta II).

10

Pode-se afirmar que as substâncias que migram no sentido da seta I são:

a) ATP, RNA mensageiro e nucleotídeos, e as que migram no sentido da seta II são DNA, RNA mensageiro e enzimas.

b) RNA ribossômico e RNA mensageiro, e as que migram no sentido da seta II são enzimas e RNA transportador.

c) Aminoácidos e enzimas, e as que migram no sentido da seta II são ATP, enzimas e nucleotídeos.

d) Nucleotídeos, ATP e enzimas, e as que migram no sentido da seta II são RNA ribossômico e RNA mensageiro.

e) DNA, enzimas e aminoácidos, e as que migram no sentido da seta II são RNA mensageiro e RNA transportador.

11. (UFLA) As bactérias apresentam os mecanismos de transferência de genes, transformação, transdução e conjugação, que aumentam a diversidade genética. Com relação a esses processos, assinale a alternativa correta.

a) A transdução consiste na transferência de fragmentos de DNA diretamente de uma bactéria doadora para uma receptora.

b) A conjugação ocorre pela transferência de fragmentos de DNA de uma bactéria para outra por meio de vírus (bacteriófagos).

c) A transformação bacteriana se dá pela absorção de fragmentos de DNA que estão dispersos no ambiente proveniente de bactérias mortas ou decompostas.

d) A transdução é um processo em que o material genético é transferido através de um canal que conecta duas bactérias denominado “pelo sexual” ou “pilli”.

12. (UFPI) O universo biológico é formado por dois tipos de células. Observe as figuras e marque a alternativa que contempla somente informações corretas, correspondendo às estruturas celulares e suas funções, conforme indicações numéricas apresentadas nas Figuras A e B.

12

a) Figura A – 1) nucleoide (DNA); 2) membrana interna; 3) parede celular (proteção mecânica); 4) membrana externa (ação antigênica); 5) espaço periplasmático. Figura B – 1) membrana nuclear externa (continuação do retículo endoplasmático rugoso); 2) membrana plasmática; 3) complexo de Golgi (processa e monta os polipeptídeos); 4) mitocôndrias (“produzem” energia); 5) peroxissomos (processam as moléculas com o uso de oxigênio); 6) lisossomos (digerem material celular); 7) retículo endoplasmático rugoso (síntese de polipeptídeos); e 8) vesículas secretoras (transportam o material celular para a superfície).

b) Figura A – 1) mesossomo (plasmídeo); 2) membrana interna; 3) parede celular (produz celulose); 4) membrana externa (ação mecânica); 5) espaço periplasmático. Figura B – 1) membrana nuclear externa (continuação do retículo endoplasmático liso); 2) membrana plasmática; 3) complexo de Golgi (promove reações oxidativas); 4) mitocôndrias (produzem peroxissomos); 5) peroxissomos (processam oxigênio); 6) lisossomos (digerem substâncias); 7) retículo endoplasmático rugoso (síntese de polipeptídeos); e 8) vesículas secretoras (transportam moléculas).

c) Figura A – 1) mesossomo (DNA); 2) membrana interna; 3) parede celular (produz ligninas); 4) membrana externa (ação mecânica); 5) espaço periplasmático. Figura B – 1) membrana nuclear externa; 2) membrana plasmática; 3) complexo de Golgi (promovem respiração celular); 4) mitocôndrias (“produzem” oxigênio); 5) peroxissomos (processam oxigênio); 6) lisossomos (digerem material celular); 7) retículo endoplasmático liso (síntese de polipeptídeos); e 8) vesículas secretoras (transportam o material celular para o citoplasma).

d) Figura A – 1) nucleoide (DNA invasor); 2) membrana interna; 3) parede celular (ação vacuolar); 4) membrana externa (ação mecânica); 5) espaço periplasmático. Figura B – 1) membrana nuclear externa (continuação do DNA); 2) membrana plasmática; 3) complexo de Golgi (excreção celular); 4) mitocôndrias (produzem alimentos); 5) peroxissomos (processam oxigênio); 6) lisossomos (digestão celular); 7) retículo endoplasmático liso (síntese de polipeptídeos) e 8) vesículas secretoras (transportam o material celular para o complexo de Golgi).

e) Figura A – 1) nucleoide (cromossomo extra DNA); 2) membrana interna; 3) parede celular (produz vacúolos); 4) membrana externa (ação mecânica); 5) espaço periplasmático. Figura B – 1) membrana nuclear externa; 2) membrana plasmática; 3) complexo de Golgi (promove reações oxidativas); 4) mitocôndrias (produzem peroxissomos); 5) peroxissomos (processam as moléculas com o uso de oxigênio); 6) lisossomos (digerem material celular); 7) retículo endoplasmático rugoso (síntese de polipeptídeos); e 8) vesículas secretoras (transportam o material celular para o complexo de Golgi).

13. (UDESC) No esquema abaixo, as setas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 indicam as estruturas de uma célula eucarionte.

13

Com base no esquema, analise as afirmativas.

I. O complexo golgiense, indicado pelo número 4, recebe vesículas cheias de proteínas do retículo endoplasmático liso.

II. O número 6 indica os polirribossomos, que são grupos de ribossomos unidos por uma molécula de RNA mensageiro.

III. O retículo endoplasmático liso, indicado pelo número 1, é responsável pela síntese de proteínas.

IV. O número 5 indica a mitocôndria, que tem como função a respiração celular.

V. O número 3 indica a membrana plasmática, que é composta por vários fosfolipídios que se organizam em uma dupla camada constituída pelas proteínas mergulhadas (proteínas integrais) e pelas proteínas aderidas (proteínas periféricas) nessas camadas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.

14. (UEM) Identifique o que for correto sobre a organização e o funcionamento das células.

I   II

0  0 – Os cloroplastos apresentam organização interna que lembra pilhas de moedas, local das reações que convertem o CO2 em glicose.

1  1 – Por apresentarem a capacidade de autoduplicação, as mitocôndrias das células humanas são descendentes daquelas que estavam tanto no gameta masculino quanto no feminino.

2  2 – Glicocálix, um envoltório externo à membrana plasmática, é constituído por glicoproteínas e glicolipídios.

3  3 – Em algumas reações metabólicas, ocorre a formação de H2O2 que, apesar de não ser tóxico para as células, é rapidamente transformado em água e oxigênio. A degradação dessa molécula ocorre no vacúolo da célula vegetal e no peroxissomo da célula animal.

4  4 – Nos óvulos humanos, o complexo golgiense origina a estrutura denominada de acrossomo, importante para permitir a penetração do espermatozoide.

15. (UESPI) “Pode ser considerado certo que a célula é mola-mestra universal do desenvolvimento e está presente em cada tipo de organismo. A essência da vida é a formação da célula.”

Esta ideia, que ficou conhecida como Teoria Celular, proposta pelos naturalistas alemães Schwann e Schleiden, em 1838, exclui:

a) Os vermes.

b) As bactérias.

c) Os fungos.

d) A ameba.

e) Os príons.

16. (UDESC) Leia e analise as afirmativas abaixo:

I. As bactérias possuem apenas um material genético, DNA ou RNA.

II. O cromossomo bacteriano está enovelado em torno de uma proteína histona.

III. As bactérias possuem apenas um “cromossomo”, que é circular, e algumas apresentam um material genético denominado plasmídeo, que está disperso no citoplasma.

IV. Pelo processo de transdução, muitas bactérias trocam material genético com outras bactérias.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa III é verdadeira.

c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

17. (UFF) O equilíbrio da fauna e da flora atualmente é compreendido como algo essencial devido a sua total interdependência. A tabela abaixo apresenta a porcentagem média dos componentes geralmente encontrados em células vegetais e animais.

17

Analise a tabela e assinale a alternativa que identifica os constituintes X, Y, W e Z, respectivamente.

a) Sais minerais, carboidratos, lipídios e proteínas.

b) Carboidratos, lipídios, proteínas e sais minerais.

c) Lipídios, proteínas, sais minerais e carboidratos.

d) Proteínas, sais minerais, carboidratos e lipídios.

e) Sais minerais, lipídios, carboidratos e proteínas.

18. (UFAM) Marque verdadeiro (V) ou falso (F).

(   ) Nas células animais verifica-se uma citocinese centrípeta.

(   ) Nas células animais, devido a presença de centríolos, a mitose é chamada acêntrica.

(   ) Nas células vegetais superiores ocorre a citocinese centrífuga.

(   ) Nas células vegetais, devido a presença de centríolos, a mitose é chamada cêntrica.

(   ) As fibras do fuso se formam somente e tão somente nas células animais.

Qual das alternativas abaixo corresponde a sequência correta:

a) FFVFF.

b) VFVFF.

c) VVVFF.

d) VFVVF.

e) FFFFV.

19. (UNICENTRO) As três ilustrações abaixo exemplificam células que se incluem entre os dois padrões básicos da evolução celular.

19

Uma característica que é universal entre as células ilustradas é a:

a) Ocorrência da transcrição no meio citoplasmático.

b) Realização da síntese de proteínas no compartimento nuclear.

c) Utilização da mitose como mecanismo de reprodução celular.

d) Existência do DNA como molécula que guarda a informação hereditária em um código químico linear.

e) Localização das enzimas que realizam o metabolismo aeróbico em associação com a bicamada lipídica da membrana celular.

20. (PUC-MG) A seguir estão representados dois tipos celulares distintos.

20

Com base em seus conhecimentos, é incorreto afirmar:

a) Por não terem mitocôndria, as bactérias, ditas procariontes, realizam apenas respiração anaeróbia, como a fermentação láctica.

b) A separação entre transcrição e tradução, e a possibilidade de realizar meiose são características exclusivas das células eucariontes.

c) Os ribossomos são comuns aos dois tipos celulares, mas somente células eucariontes apresentam retículo endoplasmático rugoso.

d) Os dois tipos celulares apresentam o mesmo código genético indicando ancestralidade comum.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: