Publicado por: Djalma Santos | 13 de outubro de 2016

TESTES DE FISIOLOGIA (3)

01. (UEPB)

LEIA O FRAGMENTO DE TEXTO ABAIXO, EXTRAÍDO DO LIVRO “DESCOBERTAS ACIDENTAIS EM CIÊNCIAS”, DE ROYSTON M. ROBERTS (PAPIRUS, 1993) E ANALISE AS PROPOSIÇÕES A SEGUIR.

“Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph von Mering e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar”.

I. O pâncreas é uma glândula mista, apresentando uma região endócrina, representada pelas ilhotas pancreáticas, que produzem hormônios relacionados ao metabolismo da glicose e uma região exócrina, cujas secreções formam o suco pancreático.

II. O suco pancreático é composto pelas enzimas digestivas (amilases, proteases, lípases e maltases) e por bicarbonato.

III. A redução da taxa de glicose no sangue estimula a liberação de glucagon pela porção endócrina do pâncreas, o que ocasiona a quebra de glicogênio no fígado e a liberação de glicose no sangue.

IV. O aumento do nível de glicose no sangue estimula a liberação de insulina pelo pâncreas, tendo como resposta fisiológica o aumento do transporte de glicose para as células do corpo, nos hepatócitos e nas células musculares ocorre o armazenamento desta sob a forma de glicogênio, acarretando a redução do nível de glicose. Essa redução faz com que a liberação de insulina diminua e o nível de glicose retorne ao normal.

V. O texto acima descreve um caso onde os cães submetidos à remoção cirúrgica do pâncreas são fenotipicamente diabéticos, mas não insulino-dependentes.

Dentre as proposições acima, estão corretas as que compõem a alternativa:

a) II, IV e V.

b) I, III e V.

c) I, IV e V.

d) I, II e III.

e) I, III e IV.

02. (UNIOESTE) Considerando a morfologia e a fisiologia nos seres vivos, assinale o que for correto.

01. Em vertebrados terrestres, a eliminação de CO2 e a absorção de O2 a nível pulmonar denomina-se hematose, enquanto o equilíbrio dinâmico entre as funções do organismo é denominado homeostase.

02. Nos vertebrados, o sistema circulatório é aberto, sendo que, nas aves e nos mamíferos, a circulação é simples e fechada.

04. Dentre os platelmintos, as tênias representam indivíduos hermafroditas, enquanto o esquistossomo apresenta sexos separados, embora ambos passem por fases larvais.

08. Boca ventral e transversal, ausência de opérculo e de bexiga natatória caracterizam os peixes cartilaginosos, enquanto boca anterior, presença de opérculo e de bexiga natatória caracterizam os peixes ósseos.

16. Nos poríferos, os coanócitos são responsáveis pela captura e digestão dos alimentos, sendo que cnidoblastos são usados para captura de alimentos e defesa nos celenterados.

32. Dentre os vertebrados, o homem e os eutérios são denominados placentários e nutrem os embriões durante o desenvolvimento.

64. Aves e mamíferos apresentam rins do tipo mesonefron, e eliminam ureia e ácido úrico, respectivamente.

Soma das alternativas corretas:

03. (UECE) O nicho ecológico ocupado pelo homem, que o diferencia das outras espécies animais, lhe faculta a possibilidade de usar:

a) Sistema respiratório pulmonar aeróbio.

b) Sistema nervoso governado por neurônios.

c) Inteligência, que o conscientiza de suas ações.

d) Processo locomotor bípede.

04. (UEM) Assinale a alternativa que indica corretamente os filos de invertebrados que podem ter o sistema digestório completo e o sistema circulatório do tipo aberto ou lacunar.

a) Moluscos e anelídeos.

b) Cnidários e artrópodes.

c) Anelídeos e poríferos.

d) Artrópodes e moluscos.

e) Anelídeos e equinodermatas.

05. (UFPB) Os seres humanos, assim como outros seres vivos, percebem o ambiente por meio do sistema sensorial, que é constituído por células especializadas espalhadas pelo corpo ou agrupadas nos órgãos dos sentidos. Esse sistema participa da integração e do controle corporal, captando estímulos diversos, como luz, som, pressão, temperatura, substâncias e outros. Na espécie humana, podem ser destacados os sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Sobre o sistema sensorial e o funcionamento das células sensoriais e dos órgãos dos sentidos, identifique as proposições verdadeiras:

I    II

0  0 – O muco nasal é importante na percepção dos odores, porque dissolve as substâncias químicas dispersas no ar, facilitando o contato dessas substâncias com os prolongamentos sensoriais dos quimioceptores do olfato.

1  1 – O paladar e o olfato dependem de quimioceptores localizados na língua e no epitélio olfativo, respectivamente.

2   2 – A orelha (antigo ouvido) é a estrutura responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo.

3  3 – Os cones e os bastonetes são células estimuláveis pela luz, ambas localizadas na retina e responsáveis pela percepção das cores.

4  4 – O tato, assim como os demais sentidos, localizam-se em regiões específicas do corpo: na palma da mão, na ponta dos dedos e na planta dos pés.

06. (PUC-MG) Cada sistema do corpo humano é composto por diferentes órgãos, que funcionam de maneira integrada. A seguir estão listadas funções de três sistemas do corpo humano:

– Devolve ao sistema circulatório o líquido em excesso nos tecidos e ajuda o sistema imune a combater organismos invasores.

– Controla o funcionamento de músculos e glândulas.

– Produz e libera substâncias químicas no sangue que regulam o funcionamento de outros órgãos.

Assinale o sistema listado que não desempenha diretamente nenhuma das funções.

a) Nervoso.

b) Endócrino.

c) Respiratório.

d) Linfático.

07. (UFES) Uma forma de utilização da energia gerada a partir da hidrólise dos compostos de carbono é o calor. Alguns animais se tornaram independentes das variações de temperatura do ambiente, com o desenvolvimento da endotermia. São características dos animais endotérmicos, exceto:

a) A capacidade de respostas rápidas a estímulos externos como captura de presa ou fuga do predador.

b) A melhor adaptação para sobrevivência em qualquer parte do planeta.

c) A separação parcial entre sangue venoso e arterial, o que determina menor eficiência em levar alimentos às células.

d) O estabelecimento de processos para dissipação do excesso de calor, como a transpiração ou os movimentos específicos das penas.

e) A maior eficiência do processo de respiração, a fim de manter alto e constante o suprimento de oxigênio necessário aos processos de oxidação celular.

08. (UNIFESP) No gráfico, as curvas I, II e III representam o consumo das principais reservas de energia no corpo de uma pessoa em privação alimentar.

08

A curva que se relaciona corretamente ao tipo de reserva que representa é:

a) I – gordura; II – proteína; III – carboidrato.

b) I – proteína; II – gordura; III – carboidrato.

c) I – proteína; II – carboidrato; III – gordura.

d) I – carboidrato; II – proteína; III – gordura.

e) I – carboidrato; II – gordura; III – proteína.

09. (UFMG) Observe os animais abaixo.

09

Os comportamentos representados desses dois animais contribuem para:

a) Aumentar a temperatura do corpo.

b) Controlar a transferência de calor para o meio.

c) Diminuir a produção de energia no corpo.

d) Impedir a perda de vapor de água pela pele.

10. (COVEST) Os mecanismos de auto-regulação que levam à homeostase, para garantir um equilíbrio dinâmico, implicam retroalimentação (feedback), como ocorre no exemplo de feedback negativo, esquematicamente, ilustrado na figura.

10

O aumento da concentração da substância X determina a ativação do centro Y, que provoca o aumento da função Z, que determina a diminuição da concentração da substância X. Um exemplo de feedback negativo no homem é:

a) A regulação do ritmo respiratório

b) A diminuição da oxigenação sanguínea por excessiva ingestão de água salgada por um náufrago.

c) A menor capacidade de armazenamento de urina em idosos.

d) A elevação da temperatura em casos de febre.

e) A contração da musculatura uterina durante o trabalho de parto.

11. (UFRGS) Associe os processos citados na coluna I às estruturas ou regiões do trato gastrointestinal (coluna II) onde eles ocorrem.

COLUNA I

1. Início da digestão do amido.

2. Absorção de água e concentração de material não digerido.

3. Absorção de glicose, aminoácidos, glicerol e ácidos graxos.

4. Ação digestiva da pepsina sobre as proteínas.

COLUNA II

(   ) Estômago.

(   ) Intestino delgado.

(   ) Boca.

A sequência correta, de cima para baixo, na coluna da direita é:

a) 1 – 3 – 4.

b) 3 – 2 – 1.

c) 3 – 4 – 1.

d) 4 – 1 – 2.

e) 4 – 3 – 1.

12. (UEM) Considerando o grupo dos cordados, assinale o que for correto.

01. No coração do homem, a aurícula esquerda está ligada a duas grandes veias: a cava superior e a cava inferior; a aurícula direita está ligada a quatro veias pulmonares.

02. A presença de notocorda, de fendas branquiais e de tubo nervoso dorsal, pelo menos nos estágios de desenvolvimento inicial de alguns animais, permite classificá-los como pertencentes ao grupo dos cordados.

04. O coração de um peixe ósseo é constituído de duas cavidades: uma denominada aurícula, por onde circula sangue venoso; e outra denominada ventrículo, onde circula sangue arterial.

08. No trato digestivo das aves, a moela, cuja função é triturar os alimentos, situa-se logo após o esôfago, sendo que após passar pelo esôfago, os alimentos são conduzidos ao proventrículo, para a digestão química.

16. O sistema nervoso nos anfíbios é mais evoluído que nos peixes, possuindo doze pares de nervos cranianos, assim como nos répteis, aves e mamíferos.

32. Esqueleto com ossos pneumáticos nas aves e produção de urina semipastosa rica em ácido úrico podem ser consideradas algumas das adaptações morfofisiológicas para ocupação de novos territórios.

Soma das alternativas corretas:

13. (UNICAP)

I   II

0 0 – As glândulas anexas do tubo digestivo são as glândulas salivares, tireoide, fígado e pâncreas.

1  1 – A válvula pilórica guarnece a entrada do estômago, evitando que o alimento retorne ao duodeno.

2  2 – A circulação é dita fechada quando o sangue se movimenta em tubos fechados e só extravasa ao nível dos capilares.

3   3 – O coração dos peixes só apresenta duas cavidades, que correspondem ao lado direito do coração dos mamíferos, porque aí circula sangue venoso.

4  4 – O coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades e o fluxo sanguíneo se realiza no sentido átrio-ventrículo, pelo lado direito, e ventrículo-átrio, pelo lado esquerdo.

14. (UFPR) Os vários órgãos nos seres vivos trabalham interagindo uns com os outros de modo que o organismo, tanto animal como vegetal, funcione em harmonia e equilíbrio. Portanto, sobre as funções nos animais e vegetais, é correto afirmar que:

01. A epiderme, parênquima paliçádico, estômatos e parênquima lacunoso são estruturas vegetais que servem respectivamente para proteção, fotossíntese, trocas gasosas e fotossíntese.

02. No ser humano as ações inconscientes em resposta a estímulos sensoriais são chamadas de atos reflexos.

04. A respiração aeróbica é a queima química de substâncias obtidas pela nutrição, com liberação de energia, o que exige do organismo consumo de oxigênio e resulta em eliminação de gás carbônico e água.

08. A ação da saliva e dos dentes sobre os alimentos ocorre apenas para facilitar deglutição.

16. Quanto à função, as estruturas vegetais esclerênquima e parênquima de reserva são equivalentes, respectivamente, ao sangue e ao tecido adiposo dos animais.

32. Na respiração branquial dos peixes, a água contendo O2 dissolvido entra pela boca e sai pelas fendas branquiais, sendo que nesse trajeto o O2 é recolhido pela ampla vascularização presente nas brânquias.

Soma das alternativas corretas:

15. (UEL) A casca do ovo da galinha é permeável para gases, mas impermeável para a água no estado líquido. Um ovo que pesa 60 gramas começa a ser incubado. Durante os 21 dias de incubação, o embrião retira 8,6g de oxigênio do ambiente e devolve à atmosfera 8,8g de dióxido de carbono e 8,8 g de vapor d’água. Antes da eclosão, esse ovo deve pesar, em gramas:

a) 33,8.

b) 42,6.

c) 51,0.

d) 60,0.

e) 68,6.

16. (UEM) Com relação aos processos respiratório e circulatório dos animais, assinale o que for correto.

01. As trocas gasosas entre o meio e as superfícies respiratórias ocorrem por meio da difusão. Difusão é o movimento de partículas de uma região, em que estão em maior concentração, para outra, em que estão em menor concentração.

02. Diversos animais terrestres, tais como Insecta, Annelida e Amphibia, respiram por meio de pulmões.

04. Os principais pigmentos respiratórios presentes nos animais são a hemoglobina, presente no sangue de todos os vertebrados, e a hemocianina, presente em muitas espécies de invertebrados.

08. Pneumonia, tuberculose, rinite alérgica, bronquite e enfisema são doenças relacionadas ao sistema respiratório da espécie humana.

16. Na espécie humana, os leucócitos são células especializadas na defesa do organismo. São produzidas na medula óssea e podem ser de cinco tipos básicos: neutrófilos, basófilos, acidófilos, linfócitos e monócitos.

32. Na circulação dupla, a pulmonar é a que compreende o trajeto coração → sistemas corporais → coração.

64) No sistema circulatório fechado, a hemolinfa sai dos vasos sanguíneos e entra em contato direto com os tecidos corporais.

Soma das alternativas corretas:

17. (UFPB) As figuras abaixo representam os invertebrados A e B, pertencentes a diferentes filos zoológicos.

17a

Considerando as características dos sistemas excretor e circulatório e da respiração, pode-se dizer que A difere de B por apresentar:17b

18. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. No homem, os nervos motores (aferentes) conduzem impulsos dos órgãos dos sentidos para o sistema nervoso central.

02. Dendritos são prolongamentos dos neurônios que conduzem o impulso nervoso para o corpo celular.

04. Os hormônios folículo estimulante (FSH) e progesterona são produzidos pela adenohipófise.

08. O paratormônio é responsável pela remoção do cálcio do plasma e por sua incorporação à matriz óssea.

16. O pâncreas contém milhares de ilhotas de Langerhans. Nessas ilhotas encontramos as células beta, relacionadas à secreção de glucagon e as células alfa, ligadas à secreção de insulina.

Soma das alternativas corretas:

19. (UEM) Assinale o que for correto.

01. A excreção nos platelmintos ocorre através dos solenócitos ou protonefrídios, que são estruturas típicas deste grupo animal.

02. A origem das aberturas no processo embrionário, a partir do blastóporo, permite classificar os animais em protostômios e deuterostômios; o blastóporo origina, nos deuterostômios, o ânus e, nos protostômios, origina tanto a boca como o ânus.

04. Os metazoários podem ser classificados em dois grupos: os parazoários, que, mesmo formando tecidos, não possuem órgãos definidos e, tampouco formam sistemas; e os eumetazoários, que possuem órgãos pluricelulares, são eucariontes e heterótrofos.

08. No sistema nervoso autônomo, as fibras do SNA simpático liberam o mediador químico adrenalina, e as fibras do SNA parassimpático liberam o mediador químico acetilcolina, possuindo ação antagônica, o que contribui para a homeostase do organismo.

16. A indução da espermatogênese no homem ocorre sob a ação do hormônio folículo estimulante-FSH e do hormônio luteinizante-LH, associados ao hormônio testosterona.

32. Entre os insetos, as ordens Thysanura e Siphonaptera são ápteras e hematófagas.

Soma das alternativas corretas:

20. (UFMG) Um homem, submetido a aquecimento prévio de 45°C, ingere gelo picado, em intervalos regulares. Os gráficos relacionam a temperatura da pele, a temperatura interna e a sudorese nesse homem, nas condições dadas.

20

Com base nos dados desses gráficos, é correto afirmar que:

a) A elevação da sudorese provoca um resfriamento da pele.

b) A redução da temperatura interna provoca redução da temperatura da pele.

c) A redução da temperatura interna ocorre simultaneamente com o aumento da taxa de sudorese.

d) O aumento da temperatura da pele ocorre no momento da ingestão do gelo.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: