Publicado por: Djalma Santos | 13 de outubro de 2016

TESTES DE POLUIÇÃO (V)

01. (IFMT)

TERAPIA AMIGA DO AMBIENTE DESCONTAMINA ÁGUAS DAS PISCICULTURAS

E se os químicos e antibióticos atualmente utilizados para descontaminar as águas das pisciculturas fossem substituídos por uma terapia amiga do ambiente? Uma técnica desenvolvida por uma equipe de investigadores do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, através da eliminação das bactérias patogênicas pela ação de vírus que as infectam e as eliminam, constitui uma alternativa inovadora e revolucionária aos métodos habitualmente utilizados.

(Disponível em <http://www.cienciahoje.pt/39&gt;. Acessado em mar.2015).

Baseando-se na informação do texto, marque a alternativa correta.

a) Usar os vírus não seria ideal, porque poderiam proliferar, excessivamente, após a morte de todas as bactérias, competindo com os peixes pela sua ração.

b) Os antibióticos são substâncias químicas que atuam tanto em vírus como em bactérias, por isso continuam sendo a forma mais recomendada para combatê-los.

c) Os antibióticos, apesar de serem geralmente eficazes, constituindo, atualmente, a primeira opção no tratamento das infecções bacterianas, podem levar, através do seu uso frequente, a seleção de bactérias resistente.

d) A inativação de bactérias patogênicas com fagos (vírus), sem riscos para os peixes, para o ambiente e para a saúde pública, torna essa tecnologia pouco segura, e com alto custo, porque é necessário um ambiente esterilizado para a criação do vírus, para depois utilizá-los.

e) Essa técnica não seria eficaz, porque não existem vírus que infectam bactérias.

02. (UECE) Frequentemente a mídia divulga a mortalidade de peixes em várias lagoas de Fortaleza, fenômeno relacionado a desequilíbrios ambientais que podem levar à eutrofização de reservatórios existentes na cidade. A sequência que melhor explica a eutrofização dos lagos e lagoas é:

a) 1 – aumento da quantidade de matéria orgânica na água;

2 – multiplicação dos microrganismos anaeróbios;

3 – diminuição da concentração de oxigênio na água;

4 – proliferação de microrganismos aeróbios;

5 – mortalidade dos peixes.

b) 1 – multiplicação de microrganismos anaeróbios;

2 – diminuição da concentração de oxigênio na água;

3 – aumento da quantidade de matéria orgânica na água;

4 – proliferação de microrganismos aeróbios;

5 – mortalidade dos peixes.

c) 1 – mortalidade dos peixes;

2 – aumento da quantidade de matéria orgânica na água;

3 – proliferação de microrganismos aeróbios;

4 – diminuição da concentração de oxigênio na água aumento;

5 – proliferação de microrganismos anaeróbios.

d) 1 – aumento da quantidade de matéria orgânica na água;

2 – proliferação de microrganismos aeróbios;

3 – diminuição da concentração de oxigênio na água;

4 – mortalidade dos peixes;

5 – proliferação dos microrganismos anaeróbios.

03. (UEPG) Toda e qualquer contaminação do ar, da água ou do solo por quantidades indesejáveis de matéria ou energia, prejudicando a vida, é considerada poluição ambiental. Com relação às alterações abióticas, assinale o que for correto.

01. O derramamento de petróleo no mar forma manchas na camada superficial das águas e, com isso, bloqueia a passagem de luz, afetando a fotossíntese e impedindo as trocas de gases entre a água e o ar.

02. A eutrofização é um processo que ocorre em ambientes aquáticos em função do aumento excessivo de nutrientes na água, especialmente fosfato e nitrato, os quais levam à proliferação exagerada de algas do fitoplâncton.

04. Uma importante substância não biodegradável encontrada principalmente na água é o mercúrio, amplamente utilizado nas indústrias químicas de tintas, de fungicidas, de pesticidas e de papel.

08. A poluição por elementos radioativos é grave e pode gerar mortandade dos organismos. Quando não leva a óbito, gera mutações genéticas que podem desencadear doenças, como o câncer.

16. A inversão térmica traz enormes prejuízos à saúde, pois aprisiona grandes quantidades de poluentes no ar que a população respira.

Soma das alternativas corretas:

04. (OBJETIVO-SP) Compare o poema de Vinícius de Moraes, alusivo à explosão da bomba atômica americana na cidade japonesa de Hiroshima, em 1945, com o quadro Guernica, de Pablo Picasso, que representa o ataque sofrido pela pequena cidade espanhola, bombardeada por aviões da Alemanha nazista em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola.

ROSA DE HIROSHIMA

Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas, oh, não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada.

04

Assinale a alternativa correta.

a) Tanto o poeta como o pintor exprimem esperanças quanto à superação das tragédias do cotidiano no mundo moderno.

b) Ambos os artistas revelam conformismo diante dos horrores da guerra, apesar de protestarem contra suas consequências.

c) Tanto o poema quanto o quadro alcançam a beleza harmoniosa ao superar as contradições e os antagonismos.

d) Em ambas as obras, os artistas transfiguram os horrores da guerra e os convertem em imagens poéticas (“rosa”, animais fabulosos).

e) As duas obras exprimem com intensidade os horrores da guerra, a desumanidade da violência.

05. (IFG)

05

Sobre os impactos ambientais, assinale a alternativa correta.

a) Os defensivos agrícolas, ao contrário de muitas substâncias nocivas produzidas pelo homem, têm contribuído para a proteção das lavouras contra pragas, agindo de modo seletivo na eliminação de insetos que causam danos às culturas agrícolas.

b) O impacto ambiental das atividades energéticas e mineradoras é, em geral, intenso e pontual. A energia hidrelétrica, por exemplo, é responsável pela emissão de substâncias químicas poluentes que afetam o equilíbrio do ambiente, levando à intoxicação de peixes e ocasionando problemas sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores, além de ser considerada uma fonte de energia não renovável.

c) Um exemplo de impacto ambiental gerado pelas atividades industriais é a chuva ácida. A queima do carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2) na atmosfera. Entre os transtornos gerados pela chuva ácida está a modificação das propriedades do solo, avarias nos edifícios, corrosão de veículos e monumentos históricos, etc. Apesar de ser responsável pelas alterações citadas, a chuva ácida é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, pois regula o pH da água, facilitando os processos de reciclagem da matéria.

d) Para manter a diversidade biológica do planeta é necessário garantir a sua preservação em três níveis: ecossistemas, espécies e genes. Através da formação de corredores verdes (que reduzem o fluxo gênico e dificultam a dispersão das espécies) e de um ciclo hidrológico saudável, é possível preservar a fauna, a flora e os ecossistemas adaptados ao ambiente natural das florestas, vegetação, rios, pântanos, etc.

e) Segundo pesquisadores, o aquecimento global, que tem afetado tão intensamente o equilíbrio ambiental, ocorre em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel, etc.), na atmosfera. Esses gases formam uma camada de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa, fenômeno que ocorre devido à capacidade desses gases de absorver grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.

06. (IFSul) As ações antrópicas, após a revolução industrial, vêm interferindo nos ecossistemas de forma degradante, ocasionando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio. São consequências desses problemas ambientais:

I. Aumento da temperatura média do nosso planeta.

II. Degelo das regiões polares e aumento do número de câncer de pele.

III. Eutrofização das águas fluviais e aumento das micoses de pele.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) II.

07. (FUVEST) Parte do solo da bacia amazônica é naturalmente pobre em nutrientes e, consequentemente, pouco apropriada para a agricultura comercial. Por outro lado, em certas porções desse território, são encontradas extensões de terra rica em carvão e nutrientes (sob a forma de compostos de fósforo e cálcio), os quais não resultaram da decomposição microbiana da vegetação. Esse tipo de solo é popularmente chamado de “terra preta”. Dentre as hipóteses a seguir, formuladas para explicar a ocorrência da “terra preta”, a mais plausível seria a da:

a) Decomposição gradativa de restos de peixes e caça e deposição da fuligem gerada pela queima de madeira, empregada no cozimento de alimentos.

b) Decomposição microbiana de afloramentos de petróleo, seguida pela combustão completa dos produtos dessa decomposição.

c) Reação dos carbonatos e fosfatos, existentes na vegetação morta, com chuvas que apresentam pH menor do que 4 (chuva ácida).

d) Oxidação, durante a respiração noturna, do carbono contido nos vegetais da floresta amazônica.

e) Decomposição térmica de calcário, produzindo óxido de cálcio e carvão.

08. (PUC-PR) As atividades humanas têm se mostrado como um fator desorganizador dos processos da natureza, provocando mudanças nos ciclos biogeoquímicos. Se medidas não forem tomadas, e se não houver uma conscientização de toda a população, as alterações podem até mesmo comprometer a manutenção da vida no planeta. Considere as seguintes frases abaixo com relação à poluição ambiental.

I. O monóxido de carbono é o principal agente causador do aquecimento global.

II. O dióxido de enxofre e o óxido de nitrogênio podem reagir com o vapor da água na atmosfera, originando ácido, que, ao cair sobre a terra, forma chuva ácida.

III. O aquecimento global diminui a cobertura do gelo na Antártica, aumentando a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Mesmo sendo exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

IV. Na inversão térmica, o ar da superfície da terra sobe com facilidade, pois a camada de ar mais quente está mais próxima da superfície, permitindo que a camada mais fria suba facilmente, levando o ar comumente poluído.

É correto o que se afirma em:

a) I, somente.

b) II e III, somente.

c) II, somente.

d) I, II e IV, somente.

e) I, II, III, IV.

09. (UPE) Leia o texto a seguir:

O químico norte-americano Charles David Keeling (1928-2005) dedicou sua vida profissional à medição dos níveis de gás carbônico no ambiente, iniciada em 1954, ajudando a implantar, anos depois, um sistema de monitoramento da concentração desse gás em todo o planeta. A representação gráfica desses resultados é conhecida como curva de Keeling, em homenagem ao trabalho perseverante do cientista.

                            Fonte: LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Conecte Bio 1. Editora Saraiva. Adaptado

09

Sabe-se hoje que o CO2 é um dos principais gases do Efeito Estufa e um dos responsáveis pelas Mudanças Climáticas. Considerando essa premissa e com base no texto e no gráfico, é correto afirmar que o aumento detectado pelo cientista é oriundo, principalmente, de:

a) Queima dos combustíveis fósseis.

b) Flatulências de bovinos e ovinos.

c) Respiração/fotossíntese da floresta amazônica.

d) Erupções vulcânicas.

e) Aumento do consumo de fertilizantes.

10. (IFPE) É um fenômeno relativamente comum em grandes cidades, especialmente, aquelas localizadas em áreas subtropicais ou temperadas.

10

Disponível em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/&gt;

Aceso em: 03 out. 2014

Assinale a alternativa que identifica o problema ambiental descrito na imagem.

a) Chuva ácida.

b) Efeito estufa.

c) Ilhas de calor.

d) Destruição da camada de ozônio.

e) Inversão térmica.

11. (UniEvangélica) Analise a figura a seguir.

11

A figura mostra uma série de reações químicas que podem trazer como consequência:

a) Aumento na concentração de gases estufa, com grande parte da radiação solar que atinge o planeta sendo refletida de volta para o espaço, mudando o equilíbrio térmico da Terra.

b) Liberação de óxidos de enxofre e nitrogênio que reagem com a água na atmosfera, formando ácido sulfúrico e nítrico, respectivamente, os quais, por fim, caem na superfície terrestre como precipitação ácida.

c) Comprometimento da mucosa dos olhos, nariz, garganta, traqueia, brônquios e bronquíolos, o que causa tosse e aumenta a reatividade brônquica, afetando a atividade pulmonar.

d) Maior exposição aos raios UV, causando danos ao DNA de plantas e animais, incrementando, por exemplo, tanto as formas letais quanto as não letais de câncer de pele e catarata entre os seres humanos.

12. Desmatamento e urbanização contribuem para aumento da febre amarela, diz especialista

O desmatamento intenso, a urbanização desordenada de áreas rurais e as consequentes mudanças climáticas decorrentes de todo o processo colaboram para que doenças como a febre amarela se alastrem não só no Brasil, mas também em um grande número de países em todo o mundo. A afirmação é do médico epidemiologista José Cássio de Moraes, da Santa Casa de São Paulo.

O último relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta crescimento não apenas do número de casos de febre amarela como também do número de países atingidos pela doença nos últimos 20 anos. “Toda essa mudança do ecossistema, o aquecimento global, chuvas intensas, calor, tudo isso é um facilitador de doenças por vetores”, disse Moraes. Ele destacou a grande preocupação mundial com o que tais mudanças podem representar de aumento desse tipo de doença.

(Disponível em: <http://conexaotocantins.com.br/noticia/desmatamento-e-urbanizacao-contribuem-para-aumento-da febre-amarela-diz-especialista/1225>.)

Como relação entre o desmatamento e o aumento do número de casos de febre amarela em grandes centros urbanos, assinale a afirmativa correta:

a) O desmatamento reduz a disponibilidade de habitats para o mosquito transmissor da febre amarela, o que força o agente causador da febre amarela a trocar os hospedeiros habituais por hospedeiros eventuais que vivam nas cidades.

b) O corte indiscriminado de vegetação nativa ao redor dos grandes centros urbanos destrói o habitat natural do mosquito transmissor da febre amarela. Com isso, muitos mosquitos migram para regiões mais centrais das cidades elevando o número de casos da doença.

c) Em zonas desmatadas, as condições inóspitas levam a um processo de seleção natural dos mosquitos transmissores da febre amarela. Essa mudança, por sua vez, produz variedades virais cada vez mais resistentes à medicação, favorecendo a disseminação e a perda de controle da doença verificada nos grandes centros urbanos.

d) Com o desmatamento, pequenos animais sem seus habitats naturais migram para os ambientes urbanos e passam, juntamente com o mosquito, a transmitir o vírus da febre amarela para os humanos.

e) O desmatamento abre enormes áreas que podem ser ocupadas por insetos urbanos. Uma vez nesses novos ambientes, esses insetos se contaminam e passam a ser novos vetores da virose.

13. (UERJ)

13

O lixo gerado especialmente nas cidades mais populosas se tornou, no último século, um dos fatores causadores de impactos ambientais nem sempre reversíveis em curto prazo. Um dos problemas e uma das soluções relativas ao acúmulo do lixo em áreas urbanas está apresentado em:

a) Poluição de ecossistemas fluviais − coleta seletiva.

b) Aumento da emissão de gases − remodelação de áreas de risco.

c) Destruição de reservas florestais − reciclagem de resíduos tóxicos.

d) Diminuição dos reservatórios de água − redistribuição de núcleos populacionais.

14. Atividades Poluidoras

14

De acordo com o esquema, analise as sentenças abaixo:

I. O metano é responsável por cerca de 70% de todo o CO2 emitido.

II. O metano é um composto tipicamente orgânico, pertencente à classe dos hidrocarbonetos alcanos.

III. O metano é o principal constituinte do gás natural, encontrado nos depósitos geológicos como um combustível mineral juntamente com outros combustíveis hidrocarbonetos.

IV. A poluição por queima de combustíveis fósseis representa cerca de 20% de todo o CO2 emitido.

Está(ão) correta(s):

a) I e II, somente.

b) II e III, somente.

c) I, II e III, somente.

d) II, III e IV, somente.

e) I, II, III e IV.

15. (OBJETIVO-SP) No Brasil, 60% das doenças têm origem no uso de água de má qualidade, em virtude do saneamento precário. Em nosso país, muitos rios são degradados pelo lançamento, em suas águas, de esgoto sem tratamento. Esse fato, além de alterar a qualidade da água, modifica totalmente a biodiversidade do ambiente. Considere o ecossistema de um rio que passa a sofrer o lançamento de esgoto doméstico rico em fosfatos. As concentrações em % de fitoplâncton (1), de O2 dissolvido na água (2) e de tilápias (3), após esse evento, poderiam ser representadas pelo gráfico:

15

16. A industrialização vem contribuindo para o aumento da concentração de algumas substâncias na atmosfera terrestre. Entre essas, estão o CO2, o CH4 e o NO2, os quais absorvem parte da radiação infravermelha “emitida” pela superfície da Terra. Essa absorção faz com que a temperatura média do planeta aumente, fenômeno denominado efeito estufa. Segundo especialistas, esse processo é responsável, pelo menos em parte, pelo aquecimento global, o qual causou um acréscimo de cerca de 1ºC na atmosfera média da terra nos últimos 120 anos. O gráfico abaixo representa a temperatura média da Terra e da concentração de CO2 na atmosfera terrestre – [CO2] – em função do tempo.

16

Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos de ciências ambientais, assinale a alternativa correta:

a) Baseado nos dados desse tipo de gráfico, o governo George W. Bush (EUA) teve uma política ambiental de acordo com os protocolos de Kyoto.

b) O aumento de concentração de CO2 na atmosfera coincide com o início da industrialização.

c) A atividade pecuária contribui para a diminuição da concentração de gases estufa na atmosfera.

d) O uso de carvão vegetal produzido em áreas de desmatamento ameniza o aquecimento global.

e) O único impacto ambiental do uso de combustíveis fósseis é a contribuição para o aquecimento global.

17. Muitos edifícios nas antigas Roma e Atenas foram construídos com mármore. A partir do final do século XIX foi observado um aumento acentuado da deterioração (corrosão) de muitos desses monumentos históricos em decorrência da poluição atmosférica.” Com relação a esse texto, é correto afirmar:

a) Os ventos com fuligem industrial são os principais responsáveis pela corrosão do mármore.

b) O mármore dos monumentos foi danificado devido ao efeito estufa.

c) A acidez da água da chuva causou a corrosão do carbonato de cálcio do mármore.

d) A maioria dos monumentos de mármore encontram-se sujeitos à umidade excessiva que decorre da proximidade do mar.

18. As indústrias e os veículos eliminam diversos gases que constituem os principais poluentes do ar. Com relação a esse fato, considere as afirmações abaixo e marque a opção cujos itens são verdadeiros.

I. Os constituintes principais desses gases são os óxidos de carbono (CO e CO2), de nitrogênio (NOx) e de enxofre (SOx).

II. Os óxidos NO2 e SO3, por serem óxidos ácidos, contribuem para a degradação de ecossistemas em virtude da formação de chuvas ácidas.

III. Os óxidos de carbono (CO e CO2) são potencialmente tóxicos por reagirem com o ferro da hemoglobina e bloquearem o transporte de oxigênio do sangue.

IV. CO2 é um gás estufa e contribui para o aumento da temperatura média da Terra.

V. Os óxidos de carbono contribuem também para o fenômeno da chuva ácida.

a) I, II e IV.

b) I, III e IV.

c) I, II e V.

d) II, III e IV.

e) II, III e V.

19. (UFGD) Sobre problemas ambientais, observe as afirmações a seguir.

I. O aquecimento global é atribuído principalmente à emissão de diferentes gases de efeito estufa lançados na atmosfera pelas atividades humanas. O dióxido de carbono e o oxigênio juntos são responsáveis por três quartos do problema.

II. Os desmatamentos provocam a perda de micronutrientes pelo solo, diminuindo a sua fertilidade e aumentando o assoreamento de rios, causando inundações em seus arredores. Outro aspecto importante é que o desmatamento pode implicar diminuição ou mesmo extinção de espécies animais.

III. A eutrofização da água, forma mais comum de poluição das águas, é causada pelos esgotos dos humanos nos rios, lagos e mares, levando assim a um aumento da quantidade de nutrientes disponíveis nesses ambientes. A eutrofização permite grande proliferação de bactérias anaeróbicas que consomem rapidamente todo o oxigênio existente na água. Consequentemente, a maioria das formas de vida acaba por morrer, inclusive as próprias bactérias. Devido a essa eutrofização por esgotos humanos, os rios que banham as grandes cidades do mundo viram a sua fauna e flora destruídas, tornando-se esgotos a céu aberto. Esses esgotos nos rios acarretam ainda a propagação de doenças causadas por vírus, bactérias e vermes.

IV. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar nas cidades. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioletas poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

V. A interferência do homem no Meio Ambiente (desmatamento, acúmulo de lixo, circulação de animais) fez aparecer em zonas urbanas doenças como leishmaniose, leptospirose e outras consideradas de zona rural.

Em relação a essas afirmações, pode-se concluir que está(ao) incorreta(s):

a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) III e IV, apenas.

e) I e V, apenas.

20. (OBJETIVO-SP) Os gráficos abaixo representam, para três espécies de plantas, a capacidade de retenção de material particulado atmosférico (1), a emissão de oxigênio (2) e a fixação de CO2 (3) fotossintético.

20

Uma empresa, preocupada com a poluição atmosférica, contratou especialistas em plantas, com a intenção de melhorar as condições ambientais.

Diante disso, foi(foram) escolhida(s) para plantio:

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) Apenas I e III.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: