Publicado por: Djalma Santos | 13 de outubro de 2016

TESTES SOBRE EVOLUÇÃO (10)

01. (UFSE) Considere o esquema abaixo.

01

A mutação cromossômica representada é um caso de:

a) Inversão.

b) Trissomia.

c) Translocação.

d) Duplicação.

e) Deficiência.

02. (UFMS) Nas populações africanas que vivem em áreas hiperendêmicas do Plasmodium falciparum, que provoca um tipo de malária muitas vezes fatal, o gene para hemoglobina S pode atingir frequências muito altas. Nessas condições ambientais, apesar de os homozigotos HbS HbS exibirem uma forma de anemia muito grave (anemia falciforme) e frequentemente letal, os indivíduos heterozigotos HbAHbS (com traço sinclêmico ou falcêmico) têm taxa de sobrevivência maior que os indivíduos HbAHbA, que são muito mais suscetíveis à doença causada pelo plasmódio. Levando em conta essas informações, indique a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Se um determinado gene mutante conferir aos seus portadores valor adaptativo maior que seus alelos mais antigos, sua frequência tende a aumentar na população.

02. Ainda que o valor adaptativo de um determinado genótipo dependa do efeito seletivo exercido pelo ambiente, nas regiões onde a malária está ausente, como na América do Norte, a vantagem adaptativa do heterozigoto não se perde.

04. Se as populações africanas onde os alelos HbS estão presentes não fossem mais expostos à malária, seria esperado um declínio na frequência desses alelos, embora às custas funestas da morte de crianças homozigotas afetadas.

08. O desenvolvimento de um medicamento acessível a todos os indivíduos, que torne inócua a hemoglobina S, poderá eliminar a vantagem seletiva do gene HbA em relação a HbS, em uma área livre de malária, possibilitando que os dois alelos sejam encontrados nas populações.

16. Com o desenvolvimento qualitativo dos métodos de tratamento das doenças humanas, numerosos defeitos genéticos que provocavam morte precoce ou limitavam as possibilidades matrimoniais dos indivíduos puderam ser corrigidos.

32. Se aceitarmos que a permanência de um mutante, em uma determinada população, depende da intensidade de seleção à qual ele está sujeito, sua persistência média, isto é, o número médio de gerações que permanecerá na população será diretamente proporcional ao seu coeficiente seletivo.

Soma das alternativas corretas?

03. (PUC-SP) Uma barreira geográfica separou a população A em dois grupos designados por A1 e A2. Com o decorrer do tempo A1 e A2 foram se diferenciando e deram origem, respectivamente, a duas populações designadas por B1 e B2. Indivíduos de B1 e B2 foram levados para laboratório e, cruzados, produziram todos os descendentes estéreis e com sérios problemas genéticos. Com relação à descrição acima, foram aventadas as seguintes hipóteses:

I. A1 e A2 podem ter passado por estágios em que deram origem a subespécies.

II. B1 e B2 podem ser duas espécies distintas.

III. As proteínas produzidas por indivíduos das populações A1 e A2 devem apresentar maior semelhança entre si do que as produzidas por B1 e B2.

Pode-se considerar:

a) Apenas I e II viáveis.

b) Apenas I e III viáveis.

c) Apenas II e III viáveis.

d) I, II e III viáveis.

e) Apenas uma delas viável.

04. (FATEC) A seguir são dadas algumas informações sobre evolucionismo.

I. Populações novas que já podem ser consideradas como espécies distintas.

II.População original homogênea.

III. Acúmulo de diferenças genéticas entre as populações.

IV. Estabelecimento de isolamento reprodutivo.

V. Aparecimento de barreira geográfica.

VI. Populações novas que já podem ser consideradas como raças distintas.

Assinale a alternativa que ordena, em sequência, a formação de duas espécies novas a partir de uma população ancestral:

a) II → V  →  VI  →  I  →  III  → IV.

b) I → II  →  III  →  IV  →  V  → VI.

c) IV → V  →  III  →  VI →  I  → II.

d) III → VI  →  I  →  II  →  IV  → V.

e) II → V → III  →  VI → IV  → I.

05. (FUVEST) Um determinado tipo de proteína, presente em praticamente todos os animais, ocorre em três formas diferentes: a forma P, a forma PX, resultante de mutação no gene que codifica P, e a forma PY, resultante de mutação no gene que codifica PX. A ocorrência dessas mutações pôde ser localizada nos pontos indicados pelos retângulos escuros na árvore filogenética, com base na forma da proteína presente nos grupos de animais I, II, III, IV e V. Indique a alternativa que mostra as proteínas encontradas nos grupos de animais I a V.

05

06. (UFLA) Sobre a teoria sintética da evolução, podemos afirmar que:

I. A seleção natural é um processo evolutivo que orienta as populações para maior adaptação.

II. A mutação e o isolamento reprodutivo são mecanismos que criam variabilidade genética.

III. As alterações na estrutura e o número de cromossomos têm papel importante na evolução.

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

c) Somente a afirmativa I está correta.

d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

e) Somente a afirmativa II está correta.

07. (UEL)  CONSIDERE AS FRASES A SEGUIR.

A – “Afinal, o que é o homem dentro da natureza?[…] é-lhe impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve.[…] O autor destas maravilhas conhece-as; e ninguém mais”.

(Blaise Pascal)

B – “A antiga aliança rompeu-se. O homem sabe, finalmente, que está só na imensidade indiferente do universo, donde emergiu por acaso. Nem o seu destino nem o seu dever estão escritos em parte alguma”.

(Jacques Monod)

C – “[…] a vida foi aqui lançada com microrganismos que teriam vindo nalguma forma de nave espacial enviada por uma civilização superior”.

(Francis Crick)

Assinale a alternativa que indica, corretamente, as frases que expressam, respectivamente, as posições em defesa de: criacionismo, panspermia e evolucionismo.

a) A, B, C.

b) A, C, B.

c) B, A, C.

d) B, C, A.

e) C, A, B.

08. (FUVEST) No início da década de 1950, o vírus que causa a doença chamada de mixomatose foi introduzido na Austrália para controlar a população de coelhos, que se tornara uma praga. Poucos anos depois da introdução do vírus, a população de coelhos reduziu-se drasticamente. Após 1955, a doença passou a se manifestar de forma mais branda nos animais infectados, e a mortalidade diminuiu. Considere as explicações para esse fato descritas nos itens de I a IV:

I. O vírus promoveu a seleção de coelhos mais resistentes à infecção, os quais deixaram maior número de descendentes.

II. Linhagens virais que determinavam a morte muito rápida dos coelhos tenderam a se extinguir.

III. A necessidade de adaptação dos coelhos à presença do vírus provocou mutações que lhes conferiram resistência.

IV. O vírus induziu a produção de anticorpos que foram transmitidos pelos coelhos à prole, conferindo-lhe maior resistência com o passar das gerações.

Estão de acordo com a teoria da evolução por seleção natural apenas as explicações:

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

09. (UEPB) Atualmente, entende-se que a diversidade biológica é resultante basicamente de dois processos evolutivos: a) os processos responsáveis pela ruptura de uma população, gerando duas ou mais populações; b) os processos pelos quais o caráter se modifica ao longo do tempo, sendo responsáveis pelas novidades evolutivas. Esses processos são denominados respectivamente de:

a) Metagênese e mutagênese.

b) Anagênese e metagênese.

c) Abiogênese e cladogênese.

d) Anagênese e cladogênese.

e) Cladogênese e anagênese.

10. (UEPB) Observe a figura abaixo:

10

LOPES, Sônia Godoy Bueno Carvalho. Bio.

São Paulo: Saraiva, 2002. v.3.

Sobre as estruturas locomotoras acima representadas, podemos afirmar que são:

a) Homólogas, porque têm a mesma função e a mesma origem.

b) Homólogas, porque têm a mesma função e origens diferentes.

c) Análogas, porque têm a mesma função e a mesma origem.

d) Análogas, porque têm a mesma função, mas possuem origens diferentes.

e) Homólogas, porque têm funções diferentes, mas possuem a mesma origem.

11. (UFC) Um geneticista britânico afirmou que a humanidade está chegando ao fim de sua evolução. Segundo essa ideia, os avanços da tecnologia e da medicina são primordiais, em detrimento dos processos naturais, baseados na seleção natural, na mutação e nas mudanças aleatórias. De acordo com o geneticista, os fatores mais importantes que alteram a evolução humana são a diminuição do número de homens mais velhos que têm filhos e a diminuição da seleção natural devido aos avanços da medicina. “Hoje, em grande parte do mundo desenvolvido, 98% das crianças sobrevivem e chegam aos 21 anos”, acrescenta o britânico. O tipo de seres humanos que encontramos hoje é o único que haverá; “os seres humanos não ficarão mais fortes, inteligentes ou saudáveis”, garante o cientista. “Acho que todos estamos de acordo com o fato de a evolução ter funcionado de forma adequada para o ser humano no passado”, conclui o britânico. De acordo com o pensamento desse cientista, analise as assertivas a seguir e preencha os parênteses com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas.

01. Ao afirmar que “os seres humanos não ficarão mais fortes, inteligentes ou saudáveis”, é de se esperar que, no futuro, os humanos encontrados sejam muito semelhantes genotipicamente aos encontrados atualmente.

02. O cientista pauta sua teoria na diminuição de homens mais velhos, acima dos cinquenta anos, que se tornam pais. Nessa faixa etária, as possibilidades de mutação nos espermatozoides também diminuem.

04. O cientista garante que a seleção natural, cada vez mais impedida pelo avanço da medicina, vem diminuindo.

08. Com a diminuição dos processos naturais que promovem a evolução, de acordo com o cientista, ocorrerá a diminuição da segregação independente dos cromossomos e da permutação.

16. Ao defender essas ideias, nas quais é possível identificar o desuso da teoria sintética da evolução para a ordem dos primatas, o cientista britânico mostra-se defensor do fixismo.

Soma das alternativas corretas:

12. (UEL) “A ontogenia e a evolução são fenômenos totalmente diferentes, tanto em seu operar como em suas consequências. Na ontogenia, como história da transformação de uma unidade, a identidade da unidade – qualquer que seja o espaço em que exista – jamais se interrompe. Na evolução, como processo de troca histórico, existe uma sucessão de identidades geradas por reprodução sequencial que formam uma rede histórica […]. Portanto, é impróprio falar de evolução do universo, ou da evolução química da terra; se deveria falar de ontogenia do universo, ou de história química da terra. […] Ainda assim, existe evolução biológica somente quando há reprodução sequencial dos sistemas vivos; se antes disso houve sistemas autopoiéticos não reprodutores, estes não evoluíram, e somente houve a história de suas diferentes ontogenias”.

(MATURANA, Humberto Romesin; VARELA, Francisco J. García. “De máquinas e seres vivos: Autopoiese – a organização do vivo”. 3a. ed. Porto Alegre: Artmed, 1997. p. 99-100.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) A ontogenia é um fenômeno que ocorre no espaço de tempo compreendido entre a concepção e o nascimento de um organismo vivo.

b) Enquanto a ontogenia exige continuidade reprodutiva, a evolução é um fenômeno ascendente e sem relações históricas.

c) As espécies de organismos hoje presentes na Terra, em vista da complexidade já atingida, são desvinculadas, historicamente, dos primeiros seres do planeta.

d) A ontogenia trata da história de um indivíduo, enquanto a evolução só ocorre quando há sucessão de indivíduos, por meio da reprodução.

e) Evolução é um fenômeno essencialmente presente em unidades em construção, a exemplo do Universo e das substâncias químicas da Terra.

13. (UNESP) Pesquisadores que estudavam a população de uma espécie de ave que se alimenta de sementes, habitante de uma ilha, mediram o comprimento dos bicos de cem indivíduos. A figura 1 representa a distribuição de frequência de indivíduos em cada classe de comprimento de bicos. Após uma seca prolongada, a maioria das plantas da ilha que produziam sementes pequenas morreu, predominando na área plantas com sementes grandes. Sucessivas gerações de aves foram submetidas a essa condição. Considerando que há uma relação direta entre o tamanho dos bicos e o tamanho das sementes que as aves conseguem quebrar e comer, foram elaborados (figura 2) três gráficos para representar a tendência esperada, após algumas gerações, na distribuição de frequência de comprimento de bicos na população.

13

Assinale a alternativa que indica o gráfico que melhor representa a tendência esperada e o nome que se dá ao processo responsável por essa mudança na frequência.

a) Gráfico 3; seleção natural.

b) Gráfico 1; isolamento reprodutivo.

c) Gráfico 2; isolamento geográfico.

d) Gráfico 3; isolamento reprodutivo.

e) Gráfico 1; seleção natural.

14.  (UFPEL)

14

Por milhares de anos, os agricultores, quando encontravam plantas que se mostravam mais produtivas, apesar de condições climáticas adversas, especialmente prolíficas ou resistentes a doenças, tentavam capturar esses traços fazendo seleção em cruzamentos com outras plantas. Nesse processo, nossos antepassados criaram os cultivares que conhecemos hoje. Assim, as plantas cultivadas foram se tornando cada vez mais distintas de suas ancestrais e raramente acabavam cruzando com elas. Um exemplo clássico é o milho, que tem o teosinto como ancestral. O teosinto começou a ser domesticado, há 9 mil anos, por agricultores da região onde hoje se localiza o México, originando o milho domesticado.

“Scientific American Brasil”, n.26, setembro de 2004 [adapt.]

De acordo com os textos e seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) A grande diversificação ocorrida a partir do teosinto, até originar o milho, acabou por isolar reprodutivamente as duas espécies, não existindo mais semelhança genética entre elas, ou seja, através de uma análise molecular do DNA do teosinto e do milho, não seriam detectados alelos em comum.

b) Mutações que ocorreram no ancestral do milho promoveram o surgimento de novos alelos, e o homem, através da seleção artificial e do cruzamento entre plantas, contribuiu para a formação do milho hoje conhecido – que apresenta espigas maiores e com maior número de grãos.

c) O homem, ao longo do processo evolutivo do milho, intuitivamente selecionou plantas mais resistentes e produtivas, o que já era considerado um processo de melhoramento genético, e atualmente são cultivados os híbridos de milho, que, pela alta homozigose, têm promovido um incremento na produtividade.

d) O homem, ao realizar cruzamentos entre plantas de teosinto, promoveu o surgimento de novos alelos, o que, aliado ao processo de seleção, contribuiu para a formação do milho moderno – caracterizado por plantas com espigas maiores e maior número de grãos.

e) O processo de domesticação do teosinto promoveu o surgimento de novos alelos, os quais foram selecionados pelo homem, originando o milho moderno – espécies que atualmente não apresenta nenhuma semelhança genética com seu ancestral.

15. (UEL) A anemia falciforme ou siclemia é uma doença hereditária que leva à formação de hemoglobina anormal e, consequentemente, de hemácias que se deformam. É condicionada por um alelo mutante s. O indivíduo SS é normal, o Ss apresenta anemia atenuada, e o ss geralmente morre. Verificou-se que, em populações de regiões onde a malária é endêmica, os heterozigotos (Ss) são mais resistentes à malária do que os normais (SS). Nesse caso, são verdadeiras as afirmações a seguir, exceto:

a) A malária atua como agente seletivo.

b) O indivíduo ss leva vantagem em relação ao SS.

c) O indivíduo Ss leva vantagem em relação ao SS.

d) Quando a malária for erradicada, ser heterozigoto deixará de ser vantagem.

e) Quando a malária for erradicada, haverá mudança na frequência gênica da população.

16. (UFMG) Em várias regiões da Inglaterra, existem duas variedades de mariposas, de uma mesma espécie. Uma apresenta cor clara, com pequenos pontos escuros distribuídos irregularmente nas asas e no corpo. A outra, designada como forma melânica, é mais escura em consequência da presença do pigmento melanina. Cruzamentos especiais mostraram que as formas melânicas diferem das claras em um gene e que a coloração escura é dominante sobre a clara, embora até algum tempo atrás a forma melânica fosse muita rara na natureza. Com mariposas criadas em laboratório, realizou-se o seguinte experimento: números iguais de formas claras e melânicas, devidamente marcadas, foram libertadas em regiões não industrializadas e em regiões em que, devido ao grande desenvolvimento industrial próximo, a fumaça e a fuligem escureceram os troncos das árvores. Após certo período de tempo, foram recapturadas as sobreviventes, e o resultado foi o seguinte:

16

 

Todas as explicações abaixo são prováveis para esse resultado, exceto:

a) A fumaça e a fuligem provocaram mutações no gene responsável pela coloração, aumentando a frequência do alelo para cor escura.

b) Devem existir pássaros predadores em maior número em Dorset Woods do que em Birmingham.

c) Em Birmingham, as mariposas escuras estão mais bem-adaptadas do que as claras.

d) Na região não industrial, as mariposas claras sobrevivem mais do que as escuras.

e) É mais difícil recapturar mariposas em Dorset Woods do que em Birmingham.

17 (UEPB) Alfredo Sherwood Romer (1967), zoólogo Norte-americano, propôs que “talvez o maior de todos os avanços na história dos vertebrados tenha sido o desenvolvimento de mandíbulas e consequentemente revolução no modo de vida dos gnatostomata”.

Com base no texto acima, é correto afirmar que:

I. As mandíbulas são utilizadas para escavar galerias, para transportar seixos e vegetação para ninhos e para agarrar parceiros durante a corte e os filhotes durante o cuidado parental.

II. Os cordados gnatostomados não podem alimentar-se por filtração e/ou sucção na captura de animais pequenos.

III. Os ágnatos têm vantagens em relação aos gnatostomados quanto à obtenção de alimento.

IV. Os cordados com mandíbulas permitiram uma variedade de novos comportamentos alimentares, incluindo a capacidade de agarrar firmemente objetos, possibilitando ao animal cortar o alimento em pedaços.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as proposições I e II estão corretas.

b) Apenas as proposições III e IV estão corretas.

c) Apenas a proposição I está correta.

d) Todas as proposições estão corretas.

e) Apenas as proposições I e IV estão corretas.

18. (UFMS) O gráfico abaixo representa uma população de mosquitos transmissores da dengue que foi submetida à aplicação continuada de inseticida durante vários meses.

18

A seleção de organismos resistentes ao inseticida manifestou-se na parte:

a) I da curva.

b) II da curva.

c) III da curva.

d) IV da curva.

e) V da curva.

19. (UPE) A indústria cinematográfica explora, com certa frequência, temas científicos, como, por exemplo, as mutações das espécies em abordagens catastróficas causadas por acidentes nucleares, gerando mutantes e aberrações da criação. Apesar dessa visão fantasiosa, as mutações genéticas são, de fato, elementos presentes na história dos seres vivos. Assinale a alternativa que se refere corretamente a esse processo.

a) Mutações causadas pela excessiva exposição da pele humana à radiação ultravioleta podem levar a modificações nas células locais, que serão transmitidas geneticamente à descendência desses indivíduos.

b) Mutações são processos biológicos de alteração do genoma, não casuais, condicionados e direcionados pelas necessidades de mudanças de uma espécie em resposta às alterações do meio.

c) Mutações são alterações na sequência de bases do DNA, causando a transformação de um gene “A” em seu alelo recessivo “a”, por exemplo.

d) Mutações representam elemento-chave da evolução de todos os seres vivos, com exceção dos vírus, devido a sua condição acelular.

e) Mutações geram seres transgênicos com alterações que, no caso de serem selecionadas positivamente pelo ambiente, representarão aquisições evolutivas para a espécie.

20. (UNITAU) Evolutivamente, o aparecimento dos anexos embrionários permitiu aos vertebrados conquistar definitivamente o ambiente terrestre. Em aves e répteis, essas estruturas têm a função de:

I. Evitar a dessecação do embrião em desenvolvimento.

II. Suprir o embrião de alimento.

III. Permitir a respiração do embrião.

IV. Armazenar as excreções.

Assinale:

a) Se somente I e II estiverem corretas.

b) Se somente I e III estiverem corretas.

c) Se somente II e IV estiverem corretas.

d) Se somente I, II e III estiverem corretas.

e) Se todas estiverem corretas.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: