Publicado por: Djalma Santos | 20 de outubro de 2016

TESTES DE BIOENERGÉTICA (VIII)

01. (UEPG) Em condições normais, é muito difícil que todos os requisitos necessários à fotossíntese estejam presentes em quantidades ideais; portanto, ela não ocorre com eficiência máxima. Abaixo é mostrado um gráfico da velocidade da fotossíntese em função da intensidade luminosa. Analise e assinale o que for correto.

01

01. No ponto 1, a planta está no escuro, portanto, não está realizando fotossíntese, mas sim respirando. Nesse ponto, ela consome O2 em vez de produzi-lo.

02. O número 2 indica o ponto de compensação luminosa ou ponto de compensação fótica. Isso significa que a fotossíntese atingiu velocidade igual à da respiração.

04. O número 3 indica o ponto de saturação luminosa. Quando a fotossíntese chega nesse ponto, a produção de oxigênio não se altera mais, mesmo que a luminosidade aumente.

08. A linha representando a respiração indica que a planta não respira o tempo todo. Quando a linha da fotossíntese cruza pela linha da respiração ocorre um aumento do consumo do O2 pela planta.

16. A partir do ponto 2, a velocidade da fotossíntese depende também da presença do gás carbônico. Se o CO2 não estiver em quantidades suficientes, esse começa a frear o processo de fotossíntese.

Soma das alternativas corretas:

02. (UNISINOS) Os seres vivos possuem diferentes formas de obtenção de energia. Enquanto alguns utilizam a respiração aeróbica, outros utilizam a fermentação. Com base nisso, compare os diferentes tipos de metabolismo energético e suas características.

02

A ordem correta da numeração da segunda coluna, de cima para baixo, é:

a) I – I – II – II – I.

b) I – II – I – II – II.

c) II – I – I – I – II.

d) II – II – I – II – I.

e) I – II – II – I – II.

03. (UCS) A energia que movimenta e mantém a vida no Planeta é o ATP, a moeda energética. A maioria dos seres vivos produz ATP por meio da respiração celular. Observe o quadro abaixo que representa o balanço energético de uma respiração aeróbia.

03

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os itens I, II, III, IV e V.

a) 1ATP; zero ATPs; 1 vez; 6 ATPs; total= 36 ATPs.

b) 1NADH2; 1 ATP; 1 vez; 2 ATPs; total= 34 ATPs.

c) 2ATPs; 3ATPs; 2 vezes; 4 ATPs; total= 32 ATPs.

d) 2FADH2; 2ATPs; 1 vez; 4 ATPs; total= 38 ATPs.

e) 2 ATPs; 3 ATPs; 2 vezes; 4 ATPs; total= 38 ATPs.

04. (PUC-RS) Baseados nos conhecimentos biológicos, pesquisa­dores brasileiros têm buscado converter água e luz solar em combustível. A estratégia é separar oxigênio e hidrogênio pela quebra da molécula de água, usan­do a energia luminosa. Para isso, um nanomaterial será usado para absorver a energia luminosa que promoverá essa reação. Oxigênio e hidrogênio gaso­sos serão, então, armazenados e, quando recombi­nados, produzirão eletricidade e água. Um processo semelhante é realizado naturalmente nos vegetais durante a fase luminosa da fotossíntese, quando há _________ para quebrar a molécula de água e liberar _________ gasoso. Com a luz, há transferência de _________ para NADP+e, finalmente, é gerado(a) _________, que atuará como combustível químico.

a) ADP – hidrogênio – oxigênio – clorofila,

b) ATP – oxigênio – hidrogênio – ATP,

c) ATP – hidrogênio – oxigênio – ADP,

d) clorofila – oxigênio – hidrogênio – ATP,

e) clorofila – hidrogênio – oxigênio – ADP,

05. (ACEFE) Entre as organelas celulares presentes nas células eucarióticas encontram-se as mitocôndrias. Elas são responsáveis pela “produção” de energia no interior da célula, sendo bastante numerosas principalmente em células onde a demanda por energia for muito grande, como por exemplo, células nervosas. Acerca das informações acima e dos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir.

I. O ATP, ou adenosina trifosfato, é a molécula responsável por maior parte das trocas energéticas a nível celular num organismo, catalisando reações, ativando proteínas e enzimas. Essa molécula consiste numa adenosina (formada a partir da base azotada adenina, ligada a uma pentose) ligada a três grupos fosfato.

II. A fotossíntese e a respiração são os processos mais importantes de transformação de energia dos seres vivos, mas a fermentação e a quimiossíntese também são processos celulares de transformação de energia em alguns seres vivos. Na fermentação, a energia liberada nas reações de degradação é armazenada em 38 ATPs, enquanto na respiração aeróbica e anaeróbica são armazenados 2 ATPs.

III. Metabolicamente falando, a fotossíntese e a respiração são reações inversas. A matéria-prima utilizada para reação da fotossíntese (os reagentes CO2 e H2O) são os produtos da reação da respiração. O inverso também é verdadeiro, ou seja, a matéria-prima utilizada para a reação da respiração (os reagentes C6H12O6, O2 e H2O) são os produtos da reação da fotossíntese.

IV. A degradação da glicose na respiração celular se dá em três etapas fundamentais: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. A glicólise e a cadeia respiratória ocorrem no hialoplasma da célula, enquanto o ciclo de Krebs ocorre no interior das mitocôndrias.

V. A fotossíntese ocorre em duas grandes etapas, que envolvem várias reações químicas: a primeira é a fase clara (também chamada de fotoquímica) e a segunda é a fase escura (também conhecida como fase química).

Todas as afirmações corretas estão em:

a) II – IV.

b) IV – V.

c) I – II – III.

d) I – III – V.

06. (PUC-RIO) Com relação ao que chamamos de sequestro de carbono, é correto afirmar que:

a) Seu aumento contribui para o aquecimento global.

b) É feito por organismos autotróficos.

c) Aumenta consideravelmente com as queimadas.

d) É feito por organismos heterotróficos.

e) Corresponde, nas plantas, à respiração.

07. (UFRR) Na fotossíntese, temos a fase fotoquímica, fase luminosa ou fase clara, que é a primeira fase do processo fotossintético. A energia luminosa é captada por meio de pigmentos fotossintetizantes, capazes de conduzi-la até o centro de reação. Tal centro é composto por um complexo de clorofila também denominado P700 porque absorve a onda luminosa com 700 nanômetros de comprimento. Já a fase química da fotossíntese, pode ser descrita pela equação a seguir:

07

Sobre a fotossíntese podemos afirmar que:

a) O cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e de outros organismos fotossintetizadores, tais como: nas algas e alguns protistas exclusivos de ambientes terrestres.

b) A fase química ocorre no estroma dos cloroplastos, “sem necessidade” de luz. É nessa fase que se forma o açúcar, pela reação entre o gás carbônico do ar atmosférico, os NADPH2 e os ATP produzidos nas reações na fase de claro.

c) A planta usa a energia do sol para oxidar a água e, assim, produzir oxigênio e reduzir o CO2, produzindo compostos orgânicos, principalmente açúcares e ácidos graxos.

d) É possível identificar duas fases: a clara e a escura; a escura ocorre somente durante o dia.

e) A formação de ATP, durante a etapa fotoquímica da fotossíntese, ocorre somente na fase escura, por redução e fotofosforilação.

08. (UNIFOR) Na década de 1950, Melvin Calvin e colegas usaram CO2 marcado radioativamente, em que alguns dos átomos de carbono não representaram o 12C normal, mas, seu radioisótopo 14C, para identificar a sequência de reações pelas quais o carboidrato é formado a partir de CO2 nas plantas. Calvin e seus colegas expuseram culturas de Chlorella, uma alga verde unicelular, ao 14CO2 por 30 segundos e assim o CO2 pôde ser acompanhado. Foi nesse experimento que eles descobriram um ciclo, hoje denominado de ciclo de Calvin, composto por várias reações, que “fixa” o CO2 em uma molécula maior, produz carboidrato e regenera o aceptor de CO2 inicial nas plantas. Nesse contexto, assinale a alternativa que contém a enzima responsável pela primeira fase do ciclo onde ocorre a reação de fixação do CO2 nas plantas:

a) ATP-sintase.

b) Ribulose-1,5-bifosfato.

c) NADH desidrogenase.

d) Rubisco.

e) Catalase.

09. (CESPE-UnB)

09

Considerando a figura acima, que ilustra as velocidades da reação de dois processos biológicos, A e B, quando se varia a intensidade luminosa, assinale a opção correta.

a) Em organismos pertencentes ao domínio Archea, os processos A e B ocorrem respectivamente no estroma dos cloroplastos e das mitocôndrias.

b) A equação química abaixo representa corretamente o processo A.

c) O surgimento de organismos capazes de realizar o processo A favoreceu a seleção de organismos que podiam degradar moléculas orgânicas complexas até CO2 e H2O, por meio do processo B.

d) No ponto P, o organismo recebe uma intensidade luminosa tal que a produção de matéria orgânica passa a ser superior ao consumo e, desse modo, o organismo cresce.

10. (IFMT) Em situação de intensa atividade muscular, os músculos estriados esqueléticos necessitam de muita energia. Essa energia é obtida pela “queima” de alimento com o uso de gás oxigênio. Mas, nesse caso, parte da energia necessária para a atividade muscular é obtida também por outro tipo de respiração, um mecanismo de “queima” de alimento sem utilização do gás oxigênio. Em relação à respiração, marque a alternativa correta.

10

a) A respiração anaeróbica, que ocorre no músculo, é chamada fermentação lática, pois gera ácido lático como produto final.

b) A maioria dessa energia necessária para atividade muscular é proveniente da respiração anaeróbica.

c) Quando uma pessoa realiza um esforço muscular muito intenso, é comum ela ficar cansada e sentir dores na região muscular mais solicitada. É a câimbra muscular, que ocorre por causa do acúmulo de cálcio e sódio no músculo.

d) Os músculos lisos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, chamados tendões. Possuem contração vigorosa e voluntária, isto é, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos: os músculos das pernas, dos pés, dos braços e das mãos.

e) O ácido láctico, produzido no músculo da pessoa que fez exercícios, nunca é “queimado”, e as dores musculares permanecem constantemente.

11. (X Olimpíada Brasileira de BIOLOGIA)

Analise o texto e a figura abaixo e responda esta questão

O gráfico abaixo representa os percentuais de contribuição energética de três vias metabólicas:

– ATP-CP (fosfocreatina)

– Anaeróbico lático

– Aeróbico

11

Atividades que durem períodos superiores a 3 minutos apresentam a seguinte ordem de contribuição energética destes processos:

a) ATP-CP > anaeróbico lático > aeróbico.

b) ATP-CP < anaeróbico lático < aeróbico.

c) Anaeróbico lático < ATP-CP < aeróbico.

d) Anaeróbico lático > ATP-CP > aeróbico.

e) Aeróbico < ATP-CP < anaeróbico lático.

12. Os carros híbridos, cujos motores funcionam a combustão interna (geralmente combustíveis fósseis) e eletricidade, são tidos como alternativa viável para reduzir a emissão veicular de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. Para testar se são realmente ecológicos, pesquisadores italianos compararam as emissões de dióxido de carbono de quatro homens, em três situações, correndo, caminhando e andando de bicicleta, com as emissões de dióxido de carbono de carros movidos a gasolina, de carros movidos a óleo diesel e de carros híbridos, quando cada um desses tipos de carros transportava esses mesmos quatro homens em percursos urbanos. Os resultados são apresentados no gráfico a seguir, onde as barras representam a emissão de CO2 de cada tipo de carro, e as linhas vermelhas representam a emissão de CO2 pelo grupo de quatro homens.

12

Considerando os resultados e as condições nas quais foi realizado o experimento, e considerando os processos de obtenção e produção da energia que permitem a movimentação dos músculos do homem, pode-se dizer corretamente que quatro homens:

a) Transportados por um carro híbrido apresentam a mesma taxa respiratória que quatro homens pedalando, e liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada pelo carro híbrido que os está transportando.

b) Correndo consomem mais glicose que quatro homens pedalando ou quatro homens caminhando, e liberaram para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um carro híbrido que os estivesse transportando.

c) Pedalando consomem mais oxigênio que quatro homens caminhando ou correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um veículo híbrido que os estivesse transportando.

d) Pedalando têm maior consumo energético que quatro homens caminhando ou quatro homens correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera menor quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por qualquer veículo que os estivesse transportando.

e) Transportados por um veículo a gasolina ou por um veículo a diesel liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por quatro homens transportados por um veículo híbrido, ou por aquela liberada pelo carro híbrido que os está transportando.

13. O gráfico abaixo representa a relação entre uma reação que ocorre em alguns seres vivos e a concentração do gás carbônico. De acordo com o gráfico e os dados nele indicados, assinale a alternativa incorreta:

13

a) A reação exemplificada nesse gráfico é realizada somente por seres autótrofos.

b) A reação representada na questão utiliza oxigênio como um de seus reagentes.

c) Após o ponto B, a concentração do CO2 não influencia mais na taxa da reação.

d) A reação representada na questão utiliza a luz solar como fonte de energia.

e) Do ponto A até o ponto B a taxa da reação aumenta proporcionalmente à concentração do gás carbônico.

14. (UEA) Dois ratos, A e B, foram submetidos a uma série de exercícios físicos em condições distintas de oxigenação. Após o término do exercício, foi realizada uma biópsia da musculatura da coxa de cada um deles com o objetivo de quantificar o glicogênio nesse tecido. Os resultados foram convertidos em porcentagem e comparados à quantidade máxima de glicogênio na musculatura de animais mantidos em repouso.

14

Através da análise do gráfico, é correto afirmar que o rato:

a) A foi submetido à condição anaeróbica e consumiu mais glicose, pois suas células realizaram fermentação láctica.

b) B foi submetido à condição anaeróbica e consumiu mais glicose, pois suas células realizaram fermentação láctica.

c) A foi submetido à condição aeróbica e consumiu menos glicose, pois suas células realizaram fermentação láctica.

d) B foi submetido à condição aeróbica e consumiu mais glicose, pois suas células realizaram respiração.

e) A foi submetido à condição anaeróbica e consumiu menos glicose, pois suas células realizaram fermentação láctica.

15. (UFF) As células vegetais requerem luz para suas atividades metabólicas. Após algum tempo em ausência de luz:

a) A única fonte geradora de ATP passa a ser a mitocôndria.

b) Ocorre um aumento compensatório do número de cloroplastos.

c) A célula interrompe o anabolismo, mantendo apenas o catabolismo.

d) A cadeia respiratória passa a funcionar em sentido inverso, para formar compostos ricos em energia.

e) A célula passa a utilizar a energia armazenada em forma de calor.

16. (FATEC-SP) Abaixo estão descritos dois processos metabólicos:

I. A glicólise ocorre no hialoplasma, durante a respiração celular. Nesse processo, uma molécula de glicose transforma-se em duas moléculas de ácido pirúvico, com um lucro líquido de 2 ATP.

II. A fotólise da água ocorre nos cloroplastos. Nesse processo, na presença de luz, ocorre “quebra” de moléculas de água, liberando-se O2 e produzindo NADPH2.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os processos metabólicos descritos com os organismos nos quais eles ocorrem.

16

17. (MACKENZIE)

17

No gráfico mostrado, o ponto de compensação está representado por:

a) A.

b) B.

c) C.

d) D.

e) E.

18. (UEPG) A respeito da fotossíntese, assinale o que for correto.

01. Do espectro eletromagnético da luz branca, a clorofila é capaz de absorver apenas as radiações componentes do chamado espectro visível, que compreende as radiações cujos comprimentos de onda estão entre 390 e 760 µm.

02. O ponto de compensação luminoso corresponde à taxa de luz em que a atividade fotossintetizante é igual à atividade respiratória. Isso significa que, nesse ponto, a planta consome, na respiração, uma quantidade de O2 equivalente à produzida na fotossíntese; ou que consome na fotossíntese uma quantidade de CO2 equivalente à liberada pela respiração.

04. Uma planta encontra-se acima do ponto de compensação quando a intensidade luminosa é

tal que a fotossíntese supera a respiração. Por outro lado, está abaixo do ponto de compensação quando a atividade respiratória supera a atividade fotossintetizante, devido à carência de luz.

08. Uma planta não sobreviverá se for mantida indefinidamente no ponto de compensação ou abaixo dele. Nestas circunstâncias, não irá dispor de alimento suficiente para garantir a manutenção de suas atividades vitais.

16. O oxigênio produzido na fotossíntese vem do CO2 absorvido pelas plantas.

Soma das alternativas corretas:

19. (FMU-SP) Dois processos biológicos relacionados com a produção de álcool combustível são:

a) Fotossíntese e fermentação.

b) Fermentação e respiração.

c) Transpiração e evaporação.

d) Síntese de proteínas e respiração.

e) Síntese de ácidos nucléicos e fermentação.

20. (UNIMONTES) A figura abaixo representa uma via alternativa utilizada pelo músculo, durante o exercício físico, para produzir energia. Analise-a.

20

De acordo com a figura e com o assunto abordado por ela, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

a) Na falta de oxigênio, o ácido pirúvico funcionará como aceptor de hidrogênio, reduzindo-se a ácido lático.

b) A cadeia respiratória ficará inoperante, devido à ausência de NADH2, diminuindo o rendimento energético.

c) Interrompendo-se o exercício físico, ocorrerá diminuição de oxigênio e acúmulo do ácido lático no músculo.

d) Na situação apresentada, haverá liberação de gás carbônico, água e ATP.

gab


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: