Publicado por: Djalma Santos | 20 de outubro de 2016

TESTES DE BOTÂNICA (XIII)

01. (UFSC) Fragmentos de: Criterium externe de perfection: “….. Nós admitimos que uma planta é mais perfeita quando o total de suas funções é melhor executada, isto é, quando suas diversas partes são mais especializadas. Assim, distinguimos em via ascendente de aperfeiçoamento: thallophytae, muscinae, chriptogamae vasculares e phanerogamae. Esse critério de perfeição é baseado no aspecto exterior da planta. Possivelmente é satisfatório, no entanto pretendemos associá-lo ao aspecto interno, para obtermos uma aplicação mais segura….”

(Ph. Van Tieghem. Elements de Botanique, Paris, 1891)

Esse texto serviu de referência para o seguinte teste: os botânicos da atualidade chamam o grupo muscinae de briófitas. Analise os itens propostos, relacionados com briófitas. Escolha, entre as opções, a correta.

I. São vegetais verdes, portanto são autótrofos.

II. Possuem flores e se reproduzem sexuadamente.

III. Como exemplo mais conhecido, podemos citar os cogumelos.

IV. Não possuem raízes verdadeiras, mas estruturas análogas chamadas rizoides.

a) I, II e IV são corretos.

b) Apenas o item III é correto.

c) I, II e III são corretos.

d) II e IV estão corretos, enquanto o item I é parcialmente correto, pois as briófitas são verdes, mas não autótrofos.

e) I e IV são corretos, enquanto o item II está certo apenas em parte, pois as briófitas não possuem flores.

02. Analise as frases:

I. No ciclo de briófitas, o gametófito é uma fase predominante.

II. No ciclo de pteridófitas, o esporófito é uma fase dominante.

III. A fecundação em briófitas e pteridófitas consiste na fusão de uma oosfera e um anterozoide.

IV. A fecundação em briófitas e pteridófitas ocorre no interior do arquegônio.

Estão corretas:

a) Apenas I e III.

b) Apenas I e IV.

c) Apenas III e IV.

d) Apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

03. (UFPB) A presença ou não das estruturas raízes, vasos condutores, sementes e frutos caracteriza grupos vegetais da atualidade. No quadro abaixo, a presença dessas estruturas está indicada pelo símbolo (+).

03

Com base nesses dados, é correto afirmar que o(s) grupo(s)

a) I e II representam, respectivamente, as pteridófitas e as briófitas.

b) II e III representam, respectivamente, as pteridófitas e as angiospermas.

c) IV representa as angiospermas.

d) I e III representam, respectivamente, as angiospermas e as gimnospermas.

e) III e IV representam, respectivamente, as angiospermas e as pteridófitas.

04. (UNA-MG) No esquema abaixo os eventos A, B e C são, respectivamente:

04

a) Meiose – germinação – fecundação.

b) Germinação – meiose – fecundação.

c) Fecundação – germinação – meiose.

d) Germinação – fecundação – meiose.

e) Meiose – fecundação – germinação.

05. (UFJF) As estrias ou faixas de Caspary são reforços de lignina e suberina que ocorrem:

a) No caule, nas células da epiderme.

b) Na raiz, nas células da endoderme.

c) Na raiz, nas células da exoderme.

d) Na raiz, nas células da epiderme.

06. (UERN) A figura abaixo ilustra o clássico experimento de Malpighi em 1675, que revela um importante aspecto da fisiologia vegetal.

06

O efeito causado pela remoção do anel da casca da árvore se deve à(ao):

a) Bloqueio do fluxo de água e de íons.

b) Perda de água pela parte central do caule.

c) Inibição do processo fotossintético.

d) Eliminação do sistema de sustentação da planta.

e) Interrupção do fluxo de seiva elaborada.

07. (FUVEST) O ciclo de vida de uma planta de feijão pode ser representado pelo esquema a seguir:

07

Um conjunto haploide de genes é encontrado em células do:

a) Embrião que se forma a partir de 4.

b) Endosperma que se forma em 1.

c) Endosperma que se forma em 5.

d) Tubo polínico que se forma em 2.

e) Tubo polínico que se forma em 5.

08. (UNESP) Um estudante recebeu nove cartões, cada um apresentando uma característica ou o nome de uma estrutura presente em diferentes grupos de plantas.

08a

Sua tarefa era formar dois grupos de três cartões, de modo que, no grupo I, fossem incluídos apenas cartões com características ou estruturas encontradas em briófitas e, no grupo II, apenas cartões com características ou estruturas encontradas em angiospermas. Indique a alternativa que, no quadro, apresenta possibilidades de formar corretamente os grupos I e II.

08b

09. (UNIFOR) Analise o esquema abaixo.

09

As funções das estruturas I, II e III são, respectivamente:

a) Fotossíntese, trocas gasosas e transpiração.

b) Absorção, sustentação e osmose.

c) Proteção, fotossíntese e trocas gasosas.

d) Fotossíntese, transporte e absorção.

e) Sustentação, transpiração e circulação de ar.

10. (UFU-MG) Analise as afirmativas abaixo.

I. As algas vivem em ambientes terrestres, de água doce ou salgada. Seu organismo pode ser unicelular ou ter tantas células que pode alcançar mais de 50 m de comprimento. Seus plastos apresentam pigmentos variados como xantofila, fucoxantina, ficoeritrina, caroteno e clorofila.

II. São produtos das algas que apresentam importância econômica: o ágar, a carraginina, o calcáreo e a algina.

III. Nas briófitas, o esporófito diploide é reduzido, forma-se sobre o gametófito e após liberar-se deste, nutre-se por maio de rizoides avasculares próprios.

IV. As pteridófitas são traqueófitas sem sementes, cripotógamas e o esporófito é mais desencolhido que o prótalo.

V. As pteridospermas foram comuns no Carbonífero, eram traqueófitas com sementes e provavelmente foram as precursoras das atuais gimnospermas.

VI. As gimnospermas possuem estróbilos e foram arquegônios, o anterozoide ainda precisa de líquido para a fecundação em algumas espécies, em outras não. Ocorre poliembrionia e as sementes apresentam endosperma haploide.

Assina a alternativa correta.

a) I, II, IV, V e VI são corretas.

b) Todas são corretas.

c) I, III e IV são corretas.

d) III, V e VI são corretas.

e) São corretas apenas I, IV, V e VI.

11. (UFRGS) Assinale a alternativa que contém somente raízes utilizadas na alimentação.

a) Mandioca – rabanete – cenoura – beterraba.

b) Rabanete – cebola – batata inglesa – alcachofra.

c) Batata inglesa – inhame – mandioca – beterraba.

d) Gengibre – beterraba – alho – batata inglesa.

e) Cebola – mandioca – beterraba – inhame.

12. (FUVEST)

12

O pinhão mostrado na foto, coletado de um pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), é:

a) Um fruto: estrutura multicelular resultante do desenvolvimento do ovário.

b) Um fruto: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do óvulo.

c) Uma semente: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do ovário.

d) Uma semente: estrutura multicelular resultante do desenvolvimento do óvulo.

e) Uma semente: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do óvulo.

13. (I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) O esquema abaixo representa uma flor com estames abaixo do estigma. Marque a alternativa que contenha a principal vantagem desta disposição dos verticilos florais.

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a) Variabilidade genética.

b) Autopolinização.

c) Seleção natural.

d) Aumentar a visita de polinizadores.

e) Economia energética.

14. (UFU) Em relação aos tipos de raízes, abaixo esquematizadas, podemos afirmar que:

14

1. A raiz é usada para aumentar a área de apoio da planta

2. A planta de raiz II pode ser milho, arroz ou trigo.

3. A raiz III é denominada raiz sugadora.

4. A planta de raiz IV vive em região pouco arejada.

a) Se somente forem corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

b) Se somente forem corretas as afirmativas 1 e 3.

c) Se somente forem corretas as afirmativas 1, 2 e 4.

d) Se somente for correta a afirmativa 4.

e) Se todas as afirmativas forem corretas.

15. (PUC-RS) Nas regiões dos manguezais, é comum se encontrarem raízes que crescem verticalmente do solo e vão atingir o nível de maré alta. Elas desenvolvem estruturas para permitir a vida nesses locais e se relacionam com:

a) Melhor flutuação.

b) Trocas gasosas.

c) O acúmulo de reservas nutritivas.

d) Fixação das folhas.

e) O aproveitamento do sal marinho.

16. (UEM) Indique o que for correto.

I   II

0  0 – Se numa refeição uma pessoa alimentar-se de beterraba, batata-inglesa, alface, azeitona e feijão, estará comendo, respectivamente, raiz, caule, folha, fruto e semente.

1  1 – Nas angiospermas, plantas que apresentam dupla fertilização, a geração predominante é a gametofítica.

2  2 – Maçã, abacaxi e morango são classificados como pseudofrutos. Suas estruturas são carnosas, contendo reservas nutritivas de forma semelhante aos frutos verdadeiros, porém, desenvolvem-se a partir de outras partes da flor que não o ovário.

3  3 – O sistema radicular, em que há uma raiz principal que corresponde à primeira que surge na germinação da semente, é encontrado nas gimnospermas e nas dicotiledôneas.

4  4 – O gineceu, formado por um ou mais carpelos, constitui, nas angiospermas, o sistema reprodutor feminino da flor.

17. (OBJETIVO-SP) Analise o gráfico a seguir a respeito da variação de alguns valores observados, ao longo do tempo, no processo de germinação de sementes de uma determinada espécie de angiosperma. Sabendo que a germinação (G) ocorreu no quinto dia após a semeadura, indique as curvas que representam a variação de massa do tecido de reserva dessas sementes e a variação da massa total dos embriões, respectivamente:

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a) 1 e 2.

b) 2 e 3.

c) 4 e 3.

d) 4 e 2.

e) 3 e 4.

18. (UFV) Os esquemas a seguir representam duas espécies de plantas com diferentes distribuições em relação aos tipos florais.

18

Assinale a alternativa incorreta.

a) A espécie I é um exemplo de planta monoica.

b) Plantas da espécie II não podem se autofecundar.

c) A variabilidade genética pode ocorrer nas duas espécies.

d) Na espécie I, cada flor pode se autofecundar.

e) As duas espécies apresentam flores díclinas.

19. (FUVEST) Enquanto a clonagem de animais é um evento relativamente recente no mundo científico, a clonagem de plantas vem ocorrendo, já há algumas décadas, com relativo sucesso. Células são retiradas de uma planta-mãe e, posteriormente, são cultivas em um meio de cultura, dando origem a uma planta inteira, com genoma idêntico ao da planta-mãe. Para que o processo tenha maior êxito, devem-se retirar as células:

a) Do ápice do caule.

b) Da zona de pelos absorventes da raiz.

c) Do parênquima dos cotilédones.

d) Do tecido condutor em estrutura primária.

e) Da parede interna do ovário.

20. (MACK) Nas angiospermas, em alguns casos, o fruto não é originário do ovário, sendo denominado, então, pseudofruto. Qual das alternativas abaixo reúne somente pseudofrutos?

a) Maçã, morango e mamão.

b) Maçã, morango e caju.

c) Maçã, pera e laranja.

d) Morango, pera e pêssego.

e) Pera, caju e laranja.

gab

 


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