Publicado por: Djalma Santos | 28 de outubro de 2016

TESTES DE GENÉTICA MOLECULAR (8)

01. (UEM) Um professor de biologia explicava, durante uma aula, os princípios da engenharia genética, através de um exemplo da produção de hormônio do crescimento humano, por bactérias. Disse, ainda, que este gene é incorporado ao DNA da bactéria, que é então colocada para se duplicar e produzir o hormônio, em grande escala. Com base nessas informações e de acordo com os conhecimentos implicados nesse tipo de processo, assinale o que for correto.

01. A duplicação do DNA, tanto na bactéria como no ser humano, é semiconservativa.

02. O processo descrito é possível em função da universalidade do código genético, ou seja, é o mesmo para as bactérias ou para o homem; assim, as trincas de bases nitrogenadas (códons) codificam os mesmos aminoácidos.

04. O processo da transcrição não ocorre nas bactérias, pois, as mesmas não possuem RNA.F

08. O processo de tradução começa no núcleo da bactéria e continua no citoplasma.

16. A tradução é o processo no qual a sequência do RNA mensageiro vai ser traduzida em uma sequência de aminoácidos, envolvendo os ribossomos e os RNA transportadores.

Soma das alternativas corretas:

02. (UPE) Analise a figura a seguir:

02

Disponível em: http://www.clker.com/inc/svgedit/svg-editor.html?paramurl=/inc/clean.html?id=49537 (Adaptado)

Correlacione o texto abaixo com a figura.

A polimerase do RNA, ao percorrer uma unidade de transcrição no (1), transcreve tanto éxons quanto íntrons, produzindo uma molécula, o (2). Ainda no núcleo, o processo de splicing é realizado por várias partículas constituídas por proteínas e pequenas moléculas de RNA, as (3), que irão formar o (4), responsável pelos cortes e pelas emendas de íntrons e de éxons, respectivamente. Após a eliminação dos (5), o (6) estará com sua informação genética devidamente editada e poderá passar para o citoplasma, onde se reunirá aos ribossomos para ser traduzido em polipeptídio.

Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem corretamente os espaços (1), (2), (3), (4), (5) e (6).

a) (1) DNA, (2) pré-RNA mensageiro, (3) ribonucleoproteínas, (4) spliceossoma, (5) íntrons, (6) RNA mensageiro.

b) (1) DNA, (2) RNA mensageiro, (3) ribonucleases, (4) polipeptídio, (5) éxons, (6) polipeptídio.

c) (1) Pré-RNA mensageiro, (2) DNA, (3) ribonucleoproteínas, (4) spliceossoma, (5) íntrons, (6) RNA mensageiro.

d) (1) RNA mensageiro, (2) DNA, (3) ribonucleoproteínas, (4) aminoácido, (5) éxons, (6) polipeptídio.

e) (1) RNA mensageiro, (2) aminoácido, (3) ribonucleases, (4) spliceossoma, (5) íntrons, (6) DNA.

03. (UEFS) Ainda é difícil compreender a real dimensão do desastre nuclear de Fukushima, mas o alerta sobre novas ocorrências já foi dado.

                                                                                                                                                                  (LENDMAN, 2011, p.14-16).

Considerando que o material genético é extremamente sensível às radiações, podendo repercutir letalmente sobre o organismo, a ação cancerígena da radiação ionizante pode ser:

a) Afetar o ritmo da multiplicação celular, alterando genes associados ao controle do ciclo celular.

b) Atuar sobre as proteínas reguladoras, transformando-as em fatores de crescimento celular inespecíficos.

c) Induzir as células a um estado de diferenciação, levando-as a um processo ativo de divisões celulares.

d) Acelerar o processo de obtenção de energia, favorecendo um grande aumento do volume celular e, consequentemente, a formação do tumor.

e) Inviabilizar o desenvolvimento do ciclo celular, estabilizando as células no estágio zero da interfase.

04. (UPE) Nos ácidos nucleicos, encontram-se bases nitrogenadas formando pares de relativas especificidades. Ao se analisar o DNA de uma determinada bactéria, encontram-se 38% de bases Citosina (C). Que percentuais de bases Adenina (A), Guanina (G) e Timina (T) são esperados respectivamente?

a) 62%, 38%, 62%.

b) 24%, 38%, 24%.

c) 38%, 12%, 12%.

d) 62%, 12%, 12%.

e) 12%, 38%, 12%.

05. (FPS) Em pessoas albinas, a ausência de pigmentação na pele e nos olhos é provocada por uma mutação “sem sentido”, levando a uma falha na produção da enzima tirosinase, que atua na síntese da melanina. É possível concluir que a enzima:

a) Terá o mesmo número de aminoácidos encontrados em proteínas normais.

b) Terá a mesma sequência de aminoácidos encontrada em proteínas normais.

c) Terá o mesmo número de aminoácidos que proteínas normais, mas sem a mesma sequência.

d) Terá a mesma sequência de proteínas normais, mas sem função.

e) Terá um número de aminoácidos menor que proteínas normais.

06. (PUC-PR) Os vírus que causam a Influenza A (gripe A) e a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) contêm o material genético RNA e o usam como modelo para fazer mais RNA para vírions descendentes. Os vírus de RNA instruem suas células hospedeiras a fabricarem um determinado tipo de enzima que não é encontrada na célula não infectada. Essa enzima, denominada RNA polimerase dependente de RNA, pode fazer uma cópia complementar de um modelo de RNAss (fita simples senso). Os vírus causadores da gripe pertencem à família Ortomixoviridae. Nessa família existem três grupos de vírus: A, B e C. O tipo A é o mais comum. Esses vírus apresentam RNA fita simples senso negativo envelopados com duas proteínas, a hemaglutinina (HA) e a neuraminidase (NA). O vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana adquirida) também apresenta como material genético o RNA, mas pertencente à família Retroviridae. É um vírus RNA fita simples senso positivo. Os vírus HIV e o H1N1 são RNA vírus, mas somente o HIV é retrovírus. A explicação para esse fato é:

a) Os retrovírus utilizam como modelo a enzima RNA polimerase enquanto que o vírus H1N1 utiliza a transcriptase reversa.

b) Os retrovírus são vírus de fita simples senso negativo e o H1N1 é um vírus de fita simples senso positivo envelopados.

c) Os retrovírus diferentemente dos vírus que causam influenza apresentam dentro do seu retículo endoplasmático rugoso a enzima transcriptase reversa.

d) Os retrovírus usam RNA como modelo para produzir DNA. Para isso utilizam uma enzima denominada transcriptase reversa, já o vírus H1N1 contém molécula de RNA polimerase dependente de RNA.

e) O vírus HIV é um RNA fita simples senso positivo, capaz de duplicar-se independente da célula hospedeira. Ao contrário, o vírus H1N1 necessita obrigatoriamente de uma célula hospedeira.

07. (UEPG) Considerando os ácidos nucleicos, assinale o que for correto.

01. Tanto o DNA quanto o RNA são formados de sequências de moléculas denominadas de nucleotídeos, que são constituídos de uma pentose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato.

02. Existem 5 tipos principais de bases nitrogenadas: adenina, timina, guanina, citosina e uracila. A uracila é exclusivamente encontrada na molécula de RNA.

04. Durante a duplicação, novas fitas de DNA são formadas baseadas em um molde de DNA preexistente, o qual é descartado ao fim do processo.

08. Durante o processo denominado síntese proteica, ou tradução, a informação presente no DNA é transferida ao RNA, no núcleo da célula.

16. Nos eucariotos, durante todo o processo de divisão celular, o DNA pode ser encontrado em sua forma mais descompactada.

Soma das alternativas corretas:

08. (UNICENTRO) A figura abaixo representa a leitura e o processamento da informação genética contida na molécula de DNA.

08

Com base nos conhecimentos acerca das estruturas das moléculas e dos processos representados na figura, é correto afirmar que, em seres eucariotos:

a) O processo de replicação e transcrição ocorre no núcleo, enquanto o processo de tradução ocorre no citoplasma celular.

b) Os ácidos nucleicos, DNA e RNA, apresentam a mesma composição química nucleotídica, embora apresentem diferenças funcionais.

c) Somente uma das fitas originais, na replicação do DNA, serve como molde para a produção de novas fitas complementares de DNA.

d) A codificação de um aminoácido, no código genético, é específica para um único códon de DNA.

09. (UEM) É na molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) que estão contidos os genes, responsáveis pelo comando da atividade celular e pelas características hereditárias. A molécula de DNA é constituída por uma sequência de nucleotídeos, que, por sua vez, são formados por três diferentes tipos de moléculas: um açúcar (pentose = desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada. Tridimensionalmente, o DNA consiste de duas cadeias helicoidais, arranjadas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hélice. Considerando as bases nitrogenadas constituintes do DNA, conforme representado na figura seguinte, assinale o que for correto.

09

01. Na guanina, o elemento mais eletronegativo é o carbono.

02. Na timina, as ligações entre carbono e hidrogênio são do tipo iônicas.

04. A dupla hélice do DNA é mantida através de ligações de hidrogênio.

08. Na citosina, as ligações entre nitrogênio e hidrogênio são do tipo covalente polar.

16. Entre a adenina e a timina se estabelecem três ligações de hidrogênio.

Soma das alternativas corretas:

10. (UCS) O DNA desempenha suas funções por meio do RNA mensageiro (RNAm). A maioria das moléculas de RNA, por sua vez, orienta a produção de proteínas. Considere as seguintes afirmações em relação aos processos de expressão gênica.

I. Nos procariotos, a transcrição gênica dá origem a um pré-RNAm, que posteriormente passa pelo processo de splicing para gerar o RNAm.

II. Nos eucariotos e procariotos, uma molécula de RNAm passa pela tradução, para dar origem a um peptídeo.

III. Nos eucariotos, o ribossomo pode acoplar-se ao retículo endoplasmático, durante o processo de tradução.

Das afirmações acima:

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas III está correta.

d) Apenas I e III estão corretas.

e) Apenas II e III estão corretas.

11. (PUC-PR) A fenilalanina (PHE) é um aminoácido que está presente em quase todos os alimentos, importante na constituição das proteínas e como precursor de outras moléculas. Uma pequena parte da fenilalanina que ingerimos é incorporada pelo organismo na síntese proteica, mas o excedente, que geralmente corresponde à maior parte, é convertido em outro aminoácido, a tirosina, por uma enzima produzida no fígado denominada fenilalanina hidroxilase (PAH). A tirosina, por sua vez, além de ser utilizada na síntese proteica, é precursora de substâncias importantes como melanina, neurotransmissores e hormônios (adrenalina e tiroxina).

Fonte:http://www2.ibb.unesp.br/servicos/publicacoes/simbio_logias/documentos/v3n5/fenilcetonuria%20Abordagem%20reflexiva%20e%20transdisciplinar.pdf. Acesso em 22/06/2012.

Observe a seguir a via metabólica ilustrada, que representa algumas etapas do metabolismo do aminoácido fenilalanina. Em seguida, marque a alternativa correta.

11

a) O albinismo poderá ocorrer por falta da enzima 3, que permite a conversão de DOPA em melanina.

b) Na falta da enzima 2, poderá ocorrer um acúmulo de fenilalanina, levando à formação de ácido fenilpirúvico, que é inibidor de vias metabólicas, responsáveis pela produção de lipídios. Esses lipídios são importantes na constituição da bainha de mielina, tanto que sua ausência pode comprometer o desenvolvimento neurológico. Indivíduos que não conseguem converter fenilalanina em tirosina são fenilcetonúricos.

c) Na falta da enzima 1, poderá ocorrer um acúmulo de fenilalanina, levando à formação de ácido fenilpirúvico, que é inibidor de vias metabólicas, as quais são responsáveis pela produção de lipídios. Esses lipídios são importantes na constituição da bainha de mielina, tanto que sua ausência pode comprometer o desenvolvimento neurológico. Indivíduos que não conseguem converter fenilalanina em tirosina são fenilcetonúricos.

d) A ausência da enzima 3 pode provocar o acúmulo de ácido homogentísico, principalmente quando esse ácido não é metabolizado de NH3 e água.

e) Neste caso, dois ou mais genes determinam a produção de enzimas que catalisam diferentes etapas de uma mesma via biossintética. A falha em um único gene não irá comprometer essa via metabólica.

12. (UNESP) Em um laboratório, um pesquisador aqueceu um segmento de dupla fita de DNA de modo que obteve duas fitas simples complementares. Ao sequenciar uma dessas fitas, encontrou a relação (A + G)/(T + C) = 0,5, ou seja, o número de adeninas somado ao número de guaninas, quando dividido pelo número de timinas somado ao número de citosinas, resultou em 0,5. Em função dessas informações, pode-se afirmar que o aquecimento foi necessário para romper as ___________ e que a relação (A + G)/(T + C) na fita complementar foi de _________ . As lacunas são preenchidas correta e respectivamente por:

a) Pontes de hidrogênio e 0,5.

b) Pontes de hidrogênio e 1,0.

c) Pontes de hidrogênio e 2,0.

d) Ligações fosfodiéster e 1,0.

e) Ligações fosfodiéster e 2,0.

13. (IFTM) No mundo globalizado atual, vivemos em uma verdadeira aldeia global. Convivemos com uma diversidade de pessoas e seres vivos. Essa diversidade se deve à constituição genética e a pequenas mudanças na sequência do DNA. A sequência do DNA ou código genético codifica toda síntese das proteínas dos seres vivos. O código genético está decifrado, isto é, já se sabe quais trincas de nucleotídeos (códons) correspondem a quais aminoácidos nas proteínas que serão formadas. Afirma-se que o Código Genético é universal porque os códons têm o mesmo significado em quase todos os organismos. Assim, o códon AAU codifica o aminoácido Asparagina (Asn) tanto num ser humano como num babuíno. Na tabela está o anticódon do RNAt e o aminoácido correspondente representado simplesmente por uma letra:

13

Um fragmento de DNA que apresenta a sequência TACTCAAGTATGGGA codifica um polipeptídio com os aminoácidos na seguinte ordem:

a) T-R-O-P-A.

b) P-R-A-T-O.

c) T-R-A-P-O.

d) R-A-P-T-O.

e) P-O-R-T-A.

14. (CEFET-MG) Analise a ilustração abaixo.

14

A forma utilizada por uma bactéria para passar seus genes para outra de sua espécie, com auxilio do vetor vírus bacteriófago, é denominada:

a) Mitose.

b) Transdução.

c) Conjugação.

d) Cissiparidade.

e) Transformação.

15. (UFSC) Analise as alternativas abaixo quanto aos processos de replicação, transcrição e tradução.

I. O termo expressão gênica refere-se ao processo em que a informação codificada por um determinado gene é decodificada em uma proteína.

II. Os genes dos eucariotos são divididos em regiões codificadoras denominadas éxons e regiões não codificadoras chamadas íntrons.

III. A replicação nos eucariotos ocorre a partir da informação contida na sequência de  nucleotídeos de uma molécula de RNAm.

IV. Se um determinado segmento de DNA apresenta a seguinte sequência de bases nitrogenadas em uma das suas fitas: ACT CCG CTT AGG, a sequência primária da fita transcrita correspondente é TGU GGC GUU TCC.

V. As moléculas de RNAt transportam os aminoácidos para os códons no RNAm, sendo que cada códon equivale a três bases nitrogenadas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

b) Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.

c) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

e) Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.

16. (UEA) Observe o esquema abaixo que mostra o experimento de Griffith (1928).

16

Um vestibulando, analisando o esquema, concluiu que:

a) Genes de bactérias capsuladas podem ser incorporados pelas bactérias não capsuladas, tornando-as patogênicas.

b) O experimento está incompleto, logo, é inconclusivo, pois faltou o grupo controle para efeito de comparação.

c) As bactérias não capsuladas sofreram mutações para adquirirem cápsulas que as protegem do sistema imunológico dos ratos.

d) As bactérias capsuladas que aparecem no exame de sangue adquiriram as cápsulas deixadas pelas bactérias mortas.

e) As bactérias capsuladas resistem ao calor, pois suas enzimas não desnaturam, logo, não perdem a capacidade de reprodução.

17. (UEM) Sobre a estrutura e a expressão dos genes, assinale o que for correto.

01. Em uma molécula de DNA dupla-hélice, a proporção de guanina é de 30%. Então 20% das bases dessa molécula são timina.

02. A degenerescência do código genético permite a tradução de um RNA mensageiro em vários polipeptídeos diferentes.

04. O códon é uma trinca de bases do RNA mensageiro que se pareia com o anticódon, que é uma trinca de bases do RNA transportador.

08. No código genético, cada códon especifica apenas um aminoácido.

16. Dentro de uma célula, uma molécula de RNA mensageiro é traduzida por vários ribossomos simultaneamente, para produzir polipeptídeos com sequências de aminoácidos idênticas.

32. As proporções de adenina, guanina, uracila e citosina de um RNA mensageiro determinam a sequência de aminoácidos do polipeptídeo que será produzido na tradução.

64. Em um gene eucariótico, as fitas complementares do DNA dupla-hélice codificam polipeptídeos com sequências de aminoácidos invertidas entre si.

Soma das alternativas corretas:

18. Um nucleotídeo esta para o DNA, assim como:

a) Um monossacarídeo esta para um polissacarideo.

b) Uma proteína esta para a glicose.

c) A albumina esta para a ureia.

d) Um aminoácido esta para o triglicéride.

e) Um ácido graxo esta para a caseína.

19. A célula cardíaca e a esquelética têm a mesma origem, porém são diferentes, tanto do ponto de vista estrutural como funcional. Ao longo do processo de diferenciação das células do mesmo organismo ocorre:

a) Duplicação de alguns genes.

b) Perda dos genes não expressos.

c) Indução de mutações específicas.

d) Expressão diferencial dos genes.

e) Recombinação entre genes ativados.

20. (IFSC) Parece ficção científica, mas é ciência. Os replicadores são a razão da vida, a unidade da evolução. Eles estão dentro do leitor e de mim. Eles nos criaram, o nosso corpo e a nossa mente, e a preservação deles é a razão última da nossa existência. Percorreram um longo caminho, esses replicadores. Agora, respondem pelo nome de genes, e nós somos as suas máquinas de sobrevivência.

                                                                                                                       DAWKINS, R. O gene egoísta. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Sobre conceitos de genética e síntese de proteínas, assinale o número correspondente à proposição correta ou à soma das proposições corretas.

01. Os replicadores, mencionados no texto acima, correspondem a trechos de moléculas de DNA.

02. As moléculas de DNA são capazes de armazenar informação codificada e de duplicar-se. A informação armazenada pode ser utilizada pelo organismo no processo de síntese proteica.

04. O fenótipo corresponde a todo o conjunto de genes que um indivíduo possui em suas células.

08. As sequências de bases nitrogenadas que fazem parte da composição do DNA correspondem a um código capaz de produzir diretamente os principais constituintes de um ser vivo: carboidratos, lipídios e vitaminas.

16.Sem a presença de moléculas de RNA, o processo de síntese de proteínas fica comprometido.

Soma das alternativas corretas:

gasb

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: