Publicado por: Djalma Santos | 2 de novembro de 2016

TESTES DE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS (1)

01. (IFSC) Observe a figura abaixo:

01

Os ciclos biogeoquímicos representam a movimentação natural de elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos (componentes bióticos) e o meio ambiente (componente abiótico). Em relação aos quatro ciclos encontrados na figura acima, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. A água da chuva que pode ser absorvida pelas plantas poderá evaporar por um processo conhecido como evapotranspiração.

02. O ciclo do oxigênio não possui relação alguma com ciclo do carbono, visto que atuam de forma independente um do outro na natureza.

04. No caso da desnitrificação no ciclo do nitrogênio, as bactérias desnitrificantes (como, por exemplo, a Pseudomonas denitrificans), são capazes de converter os nitratos em nitrogênio molecular que volta à atmosfera, fechando o ciclo.

08. A fixação biológica do nitrogênio atmosférico ocorre naturalmente por animais, vegetais, bactérias e fungos.

16. A decomposição e queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) também libera CO2 no ambiente. Além disso, o aumento no teor de CO2 atmosférico causa o agravamento do “efeito estufa” que pode acarretar o descongelamento de geleiras e das calotas polares, com consequente aumento do nível do mar e inundação das cidades litorâneas.

Soma das proposições corretas:

02. (UECE) O movimento entre as substâncias provenientes do meio abiótico para o mundo vivo e o retorno delas a partir dos seres vivos para o meio ambiente se dá por meio dos ciclos biogeoquímicos. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) o que se afirma sobre os ciclos biogeoquímicos.

( ) O CO2 que passa a circular na atmosfera é retirado do ambiente através do processo de fotossíntese realizado exclusivamente pelas plantas.

(  ) No ciclo hidrológico, a água circula entre animais da cadeia alimentar, retornando à superfície através de evapotranspiração, respiração, fezes, urina ou decomposição.

(  ) A maioria dos seres vivos consegue incorporar e utilizar o nitrogênio na forma de gás presente no ar.

( ) As rochas fosfatadas sofrem erosão e liberam para o solo o fósforo, elemento que será absorvido pelos vegetais, para a produção de ATP e ácidos nucleicos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) V, F, V, V.

b) F, V, F, V.

c) V, F, V, F.

d) F, F, F, V.

03. (UNICENTRO) Observe a figura a seguir.

03

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o ciclo do nitrogênio, assinale a alternativa que corresponde, correta e respectivamente, aos eventos representados por I, II, III e IV.

a) N2 atmosférico, fósforo no solo, incorporação de fósforo e fixação do N2.

b) N2 atmosférico, bactérias fixadoras de N2 no solo, nitrificação e bactérias desnitrificantes.

c) O2 atmosférico, morte e decomposição de animais e plantas, nitrificação e transpiração vegetal.

d) CO2 atmosférico, absorção de CO2, incorporação de fosfato e desnitrificação.

e) CO2 atmosférico, decompositores, transpiração do solo e absorção pelas raízes.

04. (UEM) Sobre os ciclos biogeoquímicos, assinale o que for correto.

01. Bactérias do gênero Rhizobium são importantes para o ciclo do nitrogênio, uma vez que participam do processo de nitrificação.

02. O fósforo é absorvido pelas plantas e animais na forma de íon fosfato.

04. O carbono é incorporado nos seres vivos a partir da fotossíntese e da quimiossíntese, sendo transferido por meio da cadeia alimentar para os consumidores e os decompositores.

08. O ciclo da água está relacionado com processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.

16. O principal reservatório de O2 para os seres vivos é a estratosfera, onde esse gás se encontra na forma de O3.

Soma das alternativas corretas:

05. (PUC-RIO) Cientistas brasileiros e ingleses publicaram recentemente os resultados de uma pesquisa que mostra que a perda de carbono na Amazônia brasileira é 40% maior do que se sabia. De acordo com essa pesquisa, a perda de carbono não se restringe apenas ao desmatamento da Amazônia, mas também ao corte seletivo, aos efeitos de borda e à queima da vegetação de sub-bosque. Com relação ao ciclo do carbono e ao papel desempenhado pelas florestas nesse processo. Considere as afirmações abaixo:

I. As florestas armazenam carbono na forma de açúcar.

II. Todo o carbono da Terra está armazenado nos organismos fotossintetizantes.

III. Florestas tropicais representam uma das principais áreas de fixação de carbono.

IV. O gás carbônico é lançado no ambiente pela decomposição e combustão e é retirado pela respiração e fotossíntese.

É correto o que se afirma em:

a) Somente I e II.

b) Somente I e III.

c) Somente I, II e III.

d) Somente II, III e IV.

e) Somente III e IV.

06. (CEFET-MG) O ciclo do carbono envolve processos relacionados com a respiração, decomposição, queima de combustíveis e fotossíntese. A participação do gás carbônico em todos esses eventos fez com que cientistas iniciassem um ambicioso experimento projetado na Amazônia em 20 anos. Esse projeto consiste em bombear, em alguns fragmentos de floresta, uma quantidade 50% maior de CO2 do que aquela encontrada na natureza.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br&gt;. Acesso em: 29 set. de 2014.(Adaptado).

O objetivo desse experimento é:

a) Aumentar a conversão de gás carbônico em oxigênio.

b) Complementar a captação de CO2 feita pelas plantas.

c) Prever os efeitos associados ao aquecimento global.

d) Minimizar a perda de dióxido de carbono durante a respiração.

e) Garantir a formação de combustíveis fósseis pela decomposição.

07. (CEDERJ) A agrônoma Johanna Döbereiner, pesquisadora da EMBRAPA que faleceu no ano de 2000, foi uma das indicadas para o Prêmio Nobel de Química em 1997. Seus estudos sobre a bactéria Rhizobium, associada à raiz de leguminosas, revolucionaram e aprimoraram o plantio da soja no Brasil.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2010/10/conheca-as-contribuicoes-de-johanna-dobereiner-para-a-ciencia.Adaptado.

Esse aprimoramento se deve à capacidade de essa bactéria:

a) Transformar energia luminosa em química.

b) Aumentar a absorção de fosfato pela planta.

c) Concentrar íons de potássio em torno da raiz.

d) Fixar o nitrogênio atmosférico ao solo.

08. (IFMT)

Aplicação de nitrogênio não aumenta produção de soja, revela estudo

O Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), composto por 25 organizações e empresas (…) concluiu em análise conjunta de experimentos que a adição de nitrogênio à soja não aumentou significativamente a produção da oleaginosa, conforme comunicado divulgado pelo comitê.

(…)

Em 2013, um grupo de cientistas do Brasil, Bolívia, Argentina, Venezuela e México defendeu a adoção de soluções sustentáveis para reduzir o impacto humano no ciclo do nitrogênio na atmosfera, no solo e nos rios da América Latina. Mesmo sem apresentarem dados que mostrem as quantidades desse elemento que são lançadas no ar ou nos corpos d’água, os cientistas alertam para o “desafio do nitrogênio” na agricultura, no desenvolvimento das grandes cidades e na preservação da biodiversidade latino-americana.

O artigo publicado na Science cita que o nitrogênio, associado ao oxigênio, torna-se um poderoso causador do efeito estufa, o óxido nitroso (N2O). Liberado por emissões industriais, queimadas e desmatamento de florestas tropicais, além de fertilizantes utilizados de forma acentuada na agricultura, como o nitrogênio, o elemento também prejudica rios quando há lançamento de esgoto sem tratamento.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/01/estudo-revela-que-aplicacao-de-nitrogenio-nao aumenta-producao-de-soja.html Acessado em 24.03.2014 19h20min.

Em relação ao nitrogênio e ao ciclo biogeoquímico realizado na natureza, analise as afirmativas a seguir e assinale a incorreta.

a) A perspectiva de que houvesse aumento na produção de soja se deve ao fato de que, na lavoura, o nitrogênio é utilizado com objetivo de fertilizar o solo.

b) O nitrogênio utilizado, no cultivo da soja, uma vez levado para o ambiente aquático, irá estimular a reprodução exagerada de algas, causando o fenômeno denominado floração das águas que favorece o processo de eutrofização.

c) O nitrogênio é importante para os seres vivos, porque é constituinte das moléculas de aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.

d) A associação entre bactérias fixadoras de nitrogênio e plantas leguminosas é um exemplo de relação harmônica interespecífica do tipo protocooperação.

e) O óxido nitroso, além de causador do efeito estufa, é também responsável pelas chuvas ácidas juntamente com os óxidos de enxofre.

09. Observe as reações a seguir.

09

Estas reações ocorrem em solos aerados na presença de microrganismos decompositores da matéria orgânica, tais como bactérias. Na ausência desses microrganismos, qual composto, essencial para a nutrição das plantas, faltará no solo?

a) Água.

b) Sulfato.

c) Nitrato.

d) Fosfato.

e) Oxigênio.

10. (INSTITUTO FEDERAL DE FARROUPILHA) O nitrogênio [N2(g)] é a substância mais abundante no ar atmosférico. Ele entra nas cadeias alimentares por meio da sua fixação feita por ______ que o transformam em ____ ou ____. Nessas formas, passa a constituir os tecidos dos ____. Assim, os animais aproveitam o nitrogênio na forma de _____. As lacunas podem ser preenchidas corretamente pela alternativa:

a) bactérias – nitrito – nitrato – consumidores – proteínas.

b) fungos – amônia – nitrato – consumidores – aminoácidos.

c) bactérias – nitrito – nitrato – produtores – lipídios.

d) fungos – amônia – nitrato – produtores – carboidratos.

e) bactérias – amônia – nitrato – produtores – aminoácidos.

11. (UEPG) Com relação ao ciclo biogeoquímico do nitrogênio, assinale o que for correto.

01. A amônia no ciclo do nitrogênio pode vir a partir das bactérias fixadoras do nitrogênio atmosférico ou a partir da decomposição das proteínas, dos ácidos nucleicos e dos resíduos nitrogenados presentes em cadáveres e excretas.

02. O ser humano é o único vertebrado que consegue utilizar e incorporar nitrogênio molecular (N2) do ar atmosférico.

04. Os nitratos presentes no ciclo do nitrogênio são absorvidos e utilizados pelas plantas na fabricação de suas proteínas e de seus ácidos nucleicos. Pela cadeia alimentar, esses compostos são transferidos para os demais níveis tróficos.

08. Na etapa de nitrosação, os nitritos formados pelas bactérias desnitrificantes formam o nitrogênio molecular para nutrição das plantas.

16. No solo, além das bactérias de nitrificação, existem outros tipos de bactérias, como a Pseudomonas denitrificans. Essas bactérias utilizam o nitrato presente no solo para oxidar compostos orgânicos (respiração anaeróbia) e “produzir” energia. Nesse processo, chamado de desnitrificação, os nitratos do solo são convertidos em nitrogênio, que retorna para a atmosfera.

Soma das alternativas corretas:

12. (UNIOESTE)

Leia a seguinte notícia:

“Uma descoberta feita por pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, pode ajudar a solucionar o problema dos fertilizantes sintéticos de nitrogênio. Esses fertilizantes são produzidos a partir de combustíveis fósseis, com alto custo econômico e geram poluição para o meio ambiente e grande gasto de energia. Edward Cocking, diretor do Centro de Fixação de Nitrogênio em Plantações, desenvolveu um método que permite às plantas retirarem o nitrogênio que precisam diretamente do ar, utilizando bactérias fixadoras de nitrogênio. A bactéria denominada Gluconacetobacter diazotrophicus, encontrada na cana-de-açúcar, é capaz de colonizar, de forma intracelular, os principais tipos de plantações, dando a todas as células da planta o potencial para retirar o nitrogênio diretamente do ar”.

(Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientista-descobrebacteria-que-pode-substituir-fertilizantes /adaptado).

Sobre o ciclo do nitrogênio e a sua importância para os seres vivos, não se pode dizer que:

a) As leguminosas apresentam em suas raízes bactérias fixadoras que transformam N2 atmosférico em íons amônio.

b) O nitrogênio incorporado às proteínas das plantas pode ser transferido para os animais ao longo da cadeia alimentar.

c) O N2 retorna ao meio ambiente pela excreção, decomposição de organismos mortos e pela ação de bactérias desnitrificantes.

d) As bactérias do gênero Nitrosomonas são organismos quimiossintetizantes encontrados no solo, as quais transformam os íons nitrito em nitrato.

e) Os íons amônio e nitrato, produzidos por bactérias biofixadoras livres no solo, podem ser absorvidos diretamente pelas plantas e são utilizados para a síntese de aminoácidos e nucleotídeos.

13. (FMJ) Analise a figura, que representa o ciclo biogeoquímico do nitrogênio.

13

De acordo com a figura, é correto afirmar que:

a) As bactérias e os fungos participam de todas as etapas do ciclo.

b) As substâncias X e Y correspondem, respectivamente, ao nitrato e ao nitrito.

c) A formação da amônia pode ocorrer por meio da ação de fungos e bactérias.

d) As mesmas espécies de bactérias atuam em todas as etapas do ciclo.

e) Os vegetais e os animais conseguem obter o nitrogênio diretamente do ar.

14. (UEG.) O plantio intensivo de diferentes culturas em uma determinada área pode comprometer a produtividade do solo. Nesse aspecto, a rotação de culturas é um método utilizado para preservar a fertilidade do terreno. Sobre este método, constata-se que:

a) As culturas de plantas perenes como a laranja e o café, que passam por safras consecutivas, ao serem associadas a alguma leguminosa, diminuem a absorção de macronutrientes do solo.

b) A área a ser cultivada é dividida em glebas menores, nas quais são plantadas espécies iguais e que apresentem as mesmas necessidades nutricionais.

c) O plantio de leguminosas neste método enriquece o solo, uma vez que estas plantas possuem nos nódulos de suas raízes fungos capazes de fixar o Nitrogênio.

d) Na rotação são utilizadas espécies como as leguminosas (feijão, soja, amendoim, etc.) que incorporam compostos nitrogenados no solo, repondo parte do que foi retirado.

15. (UNCISAL) Os ciclos naturais do carbono, do oxigênio e do nitrogênio são essenciais para a manutenção da vida no planeta, sendo estes processos uma ininterrupta circulação destes átomos entre a biosfera e o meio abiótico. Estes elementos são encontrados naturalmente na atmosfera e são assimilados de diversas maneiras por plantas e animais. O carbono e o nitrogênio são assimilados pelas plantas, por meio:

a) Do gás carbônico e do gás nitrogênio presentes na atmosfera.

b) Da absorção de compostos orgânicos presentes nos alimentos.

c) Da absorção da água utilizada nas reações químicas fotossintetizantes.

d) Da fotossíntese e dos nitratos absorvidos por estes organismos.

e) Da fotossíntese e da incorporação de átomos de nitrogênio de substâncias orgânicas.

16. (UPF) Os seres vivos necessitam de alguns elementos químicos em grandes quantidades. A interação desses elementos nos próprios seres e com o ambiente físico no qual se encontram ocorre por meio de movimentos conhecidos como ciclos biogeoquímicos, sobre os quais é correto afirmar que:

a) O ciclo da água ou ciclo hidrológico é afetado pelos processos de evaporação e precipitação, bem como pela interferência dos seres vivos ao terem a água fluindo através das teias alimentares.

b) O ciclo do fósforo independe da ação de microrganismos de solo, pois o maior reservatório desse elemento no planeta é a atmosfera.

c) O principal processo envolvido no ciclo do carbono é a respiração, por meio do qual o carbono presente na molécula de CO2 é fixado e utilizado na síntese de moléculas orgânicas.

d) O ciclo do nitrogênio é considerado mais simples do que os demais ciclos, pois não há passagem de átomos desse elemento pela atmosfera.

e) No ciclo do oxigênio, a única fonte importante desse elemento, que circula entre a biosfera e o ambiente físico, é o gás O2.

17, (CEFET-RP)Em agricultura, é amplamente utilizado o plano de rotação de culturas, onde diferentes espécies vegetais são sucessivamente cultivadas em um mesmo terreno. Nesse processo, muitas vezes, são cultivadas as leguminosas, pois estas plantas se associam:

a) Bactérias e enriquecem o solo de compostos sulfurosos.
b) Bactérias e enriquecem o solo de compostos nitrogenados.
c) Fungos e enriquecem o solo de compostos nitrogenados.
d) Nemátodos e enriquecem o solo de compostosfosforados.
e) Bactérias que tornam suas raízes fasciculadas, atenuando o efeito da erosão.

18. (UDESC) Com relação aos ciclos biogeoquímicos, analise as seguintes afirmativas:

I. No ciclo do carbono: as cadeias de carbono formam as moléculas orgânicas através dos seres autotróficos  por meio da fotossíntese, na qual o gás carbônico é absorvido, fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores. O carbono volta ao ambiente através do gás carbônico por meio da respiração.
II. No ciclo do oxigênio: o gás oxigênio é produzido durante a construção de moléculas orgânicas pela respiração e consumido quando essas moléculas são oxidadas na fotossíntese.
III. No ciclo da água: a energia solar possui um papel importante, pois ela permite que a água em estado líquido sofra evaporação. O vapor de água, nas camadas mais altas e frias, condensa-se e forma nuvens que, posteriormente, precipitam-se na forma de chuva, e a água dessa chuva retorna ao solo formando rios, lagos, oceanos ou ainda se infiltrando no solo e formando os lençóis freáticos.
IV. No ciclo do nitrogênio: uma das etapas é a de fixação do nitrogênio, na qual algumas bactérias utilizam o nitrogênio atmosférico e fazem-no reagir com oxigênio para produzir nitrito, que será transformado em amônia no processo de nitrificação.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

19. (FUVEST) Uma das consequências do “efeito estufa” é o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca:

a) Menor dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do  efeito estufa global.

b) Menor dissolução de O2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de CO2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do  efeito estufa global.

c) Menor dissolução de CO2 e O2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de O2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do  efeito estufa global.

d) Maior dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do  efeito estufa global.

e) Maior dissolução de O2 nas águas oceânicas, o que leva à liberação de maior quantidade de CO2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do  efeito estufa global.

20. (UFG) O semiárido brasileiro exige do pequeno produtor estratégias para alimentação do gado durante a seca. Para garantir a sobrevivência do rebanho nesse período, uma das possibilidades é o plantio de Cactaceae por adensamento, utilizando adubação com ureia [(NH2) 2CO] nos períodos de chuva. Considerando-se o ciclo do nitrogênio na natureza, essa estratégia de adubação justifica-se, pois, no solo, a hidrólise desse adubo químico simula a:

a) Nitrificação da matéria orgânica, disponibilizando NH4+.

b) Nitrificação da matéria orgânica, disponibilizando NH3.

c) Desnitrificação da matéria orgânica, disponibilizando N2.

d) Amonificação da matéria orgânica, disponibilizando NO.

e) Amonificação da matéria orgânica, disponibilizando NH3.

gab

 

 


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