Publicado por: Djalma Santos | 2 de novembro de 2016

TESTES DE REPRODUÇÃO (10)

01. (COVEST) A figura a seguir representa um modelo esquemático da espermatogênese. Assinale a alternativa correta.

01

a) Em I e II temos um processo mitótico, pois a divisão reducional já ocorreu na formação das espermatogônias.

b) Em I, temos um processo mitótico e, em II, a la divisão meiótica, para a definição do lote cromossômico nos gametas que serão formados.

c) Em I e II, temos um processo mitótico, pois nesta fase é necessária somente a produção de um grande número de células.

d) Em I, temos a 1a divisão da meiose e em II, a 2a divisão meiótica.

e) Em I, temos o fim de um processo meiótico iniciado  ainda na formação das espermatogônias e, em II, um processo mitótico, exclusivamente.

02. (PUC-MG) O esquema a seguir se refere à variação nos níveis de alguns hormônios femininos, durante um “ciclo” com fecundação.

02

Assinale a alternativa que melhor relaciona correta e respectivamente os hormônios indicados pelos números I, II, III e IV.

a) Estrogênio, Progesterona, Ocitocina, Prolactina.

b) FSH, LH, Progesterona, Estrogênio.

c) Progesterona, Gonadotrofina coriônica, Prolactina, Ocitocina.

d) Estrogênio, Progesterona, Ocitocina, FSH.

e) LH, Estrogênio, Ocitocina, Prolactina.

03. (IFAL) Analise as informações abaixo sobre a gametogênese masculina.

I. As espermatogônias se multiplicam através de mitoses.

II. Cada espermatócito primário origina quatro espermátides.

III. As espermátides sofrem processos de diferenciação, transformando-se em espermatozoides.

IV. O flagelo do espermatozoide é formado a partir do complexo de Golgi.

Conclui-se que estão corretas:

a) I e III apenas.

b) III e IV apenas.

c) II, III e IV.

d) I, III e IV.

e) I, II e III.

04. (UFV) Responda esta questão com base na figura abaixo, que representa as relações existentes entre a adenoipófise e o ovário, durante o ciclo ovariano.

04

I   II

0 0 – As substâncias A e B são, respectivamente, hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH).

1   1 – A principal função de A é promover a maturação dos folículos ovarianos.

2  2 – C e E  são denominados,  respectivamente,  folículos jovem  (imaturo)  e maduro.

3  3 – O processo F é chamado ovulação.

4 4 – G é o corpo lúteo, que produz progesterona, hormônio importante na manutenção da gravidez.

05. (PUC-PR) Assinale a opção que indica as funções da placenta humana:

05

a) Permitir o fluxo direto de sangue do filho para a mãe, que é a responsável pela eliminação de gás carbônico e de excretas fetais.

b) Proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar os leucócitos do feto.

c) Permitir o fluxo direto de sangue entre a mãe e o filho e a eliminação dos excretas dissolvidos.

d) Proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar as hemácias do feto.

e) Permitir a troca de gases e nutrientes e a eliminação dos excretas fetais dissolvidos.

06. (UFMG) Observe a figura.

06

Com relação ao comportamento representado na figura, pode-se afirmar que ele:

a) Depende do hormônio paratireoideano.

b) Ocorre em qualquer fase da vida da animal.

c) Representa a fecundação e desenvolvimento internos..

d) Resulta em eliminação simultânea de gametas.

e) Resulta em maior proteção da prole.

07. (IFSudeste) As afirmações abaixo são relativas à reprodução humana.

I. Durante o período da menstruação, o óvulo não fecundado é liberado juntamente com a parede do endométrio.

II. Os espermatozoides são armazenados no epidídimo, estrutura localizada na bolsa escrotal.

III. Coito interrompido e tabelinha são exemplos de métodos contraceptivos muito eficientes, sendo recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

IV. Testículos e ovários são exemplos de gônadas, masculina e feminina, respectivamente.

Podemos afirmar que está correto o que se declara em:

a) I e II, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) II e IV, apenas.

d) I, II e IV, apenas.

e) III e IV, apenas.

08. (UNINASSAU) A imagem a seguir representa o que é chamado de “tabelinha”, método anticoncepcional baseado no ciclo menstrual.

08

Sobre o ciclo menstrual e a liberação de hormônios durante cada período, identifique a alternativa certa.

a) A figura representa um ciclo menstrual médio de 28 dias. O início do ciclo é representado pela menstruação (1) e o período fértil vai da formação do óvulo até sua liberação (2).

b) O dia da ovulação é baseado em 16 dias antes do ciclo, dando início ao período de fertilidade. Nesse período há uma grande liberação de estradiol e progesterona, hormônios sexuais femininos.

c) No início do ciclo há liberação de FSH pela hipófise. Este hormônio estimula o amadurecimento dos folículos ovarianos. Normalmente apenas um folículo se desenvolve completamente.

d) Ao final do período fértil há uma alta produção de progesterona pelo corpo albicans, estimulando o desenvolvimento do endométrio.

e) Caso haja fecundação do óvulo, o próprio endométrio passa a produzir progesterona, mantendo assim sua formação até a nidação.

09. (UFAL) A figura abaixo mostra o ciclo de vida de um cnidário.

09

Resultam de processo assexuado apenas:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I, III e V.

d) II, III e IV.

e) III, IV e V.

10 (UFF) No esquema abaixo, os números 1, 2, 3 e 4 indicam os períodos da gametogênese. No quadro a seguir, relaciona-se o número indicado no esquema e na coluna da esquerda à respectiva descrição da gametogênese, na coluna da direita.

10

 

Indique a opção que apresenta a sequência correta da numeração:

a) 1, 2, 3, 4.

b) 1, 4, 2, 3.

c) 2, 1, 4, 3.

d) 3, 4, 1, 2.

e) 4, 1, 2, 3.

11. (UEM) Sobre a reprodução animal, assinale o que for correto.

01. Os animais podem ser dioicos ou monoicos. Os dioicos apresentam os dois sexos em um mesmo indivíduo. Os monoicos apresentam sexos separados.

02. A partenogênese ocorre em alguns grupos de invertebrados e de vertebrados.

04. Os insetos e as aves são exemplos de animais que apresentam fecundação interna.

08. Os moluscos podem ser dioicos ou monoicos, com desenvolvimento direto ou indireto.

16. O desenvolvimento animal compreende três etapas principais: a multiplicação celular, a diferenciação celular e a morfogênese.

32. Entre os mamíferos, há exemplos de animais com desenvolvimento embrionário externo, mas, na maioria dos mamíferos, o embrião completa esse desenvolvimento no interior do útero materno.

64. Os cnidários reproduzem–se somente de forma sexuada, por alternância de geração ou metagênese.

Soma das alternativas corretas

12. (UFPel) Células-tronco ovarianas?

A máxima “ovários não produzem novos gametas” começou a ruir a partir de 2004, quando se mostrou que, pelo menos em camundongos, o ovário mantinha um estoque de células diferenciadas que podiam gerar óvulos, as Células-Tronco Ovarianas (CTOs). Em 2009, um experimento mostrou que óvulos produzidos a partir das CTOs deram origem a filhotes saudáveis. Há CTOs em mulheres adultas em fase reprodutiva, e essas células são capazes de gerar ovócitos e esses se tornarem óvulos. Em humanos, por questões legais e éticas dos EUA, não foi possível fertilizar as CTOs para a produção de embriões.

Revista Ciência Hoje, nº 291, vol. 49, Abril 2012. [Adapt.]

12

Analise as afirmativas:

I. A ovogênese se inicia no período embrionário, quando as células germinativas primordiais (2n) se dividem por meioses sucessivas, formando as ovogônias.

II. Após a puberdade, geralmente uma vez por mês a mulher forma um óvulo. Porém isso só vai acontecer se a meiose II for finalizada.

III. As CTOs são células 2n que têm a capacidade de gerar novos ovócitos. Em condições experimentais, óvulos produzidos a partir de CTOs foram capazes de gerar novos seres vivos.

IV. Para cada ovogônia, apenas um óvulo é formado. Ele, assim como os glóbulos polares, resultantes do processo da meiose, são células haploides.

Estão corretas:

a) Apenas I, a II e a III.

b) Apenas III e a IV.

c) Apenas II, a III e a IV.

d) Apenas II e a IV.

e) Apenas I e a IV.

13. (UECE) A reprodução humana envolve a união de um ovócito a um espermatozoide e cada uma dessas células traz a metade da informação genética de tal maneira que a nova célula, um zigoto, recebe a qualidade e a quantidade genéticas necessárias para direcionar o desenvolvimento de um novo ser humano. Do conceito, da organização e dos mecanismos do sistema reprodutor humano, assinale a opção correta.

a) Ovários são gônadas femininas que se localizam no interior da cavidade abdominal, nos lados direito e esquerdo do útero, tendo como função a produção de óvulos e hormônios (estrógeno e progesterona).

b) Quando uma menina nasce, apresenta no córtex cerca de 400.000 folículos que totalizam aproximadamente 400.000 folículos ovarianos. Este número cai para 10.000 na puberdade e zero na menopausa.

c) Canal deferente conduz os espermatozoides do epidídimo até o canal ejaculador e depois à uretra. É no canal deferente, que os espermatozoides desenvolvem os seus flagelos.

d) Quando inicia a liberação do hormônio ICSH, produzido pela hipófise, inicia a puberdade, aproximadamente por volta dos 12 anos. O ICSH secretado na corrente sanguínea atuará sobre as células de Cowper, produzindo a testosterona.

14. (UFSC) Depois de maduras, as plantas fanerogâmicas florescem. As flores são os elementos que possibilitam a reprodução sexuada. Elas exibem uma imensa diversidade de formas, cores, tamanhos e aromas. A partir da análise da figura abaixo e das características estruturais e funcionais das flores, assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s).

14

01. Em I, temos a estrutura floral típica das angiospermas.

02. Em A e B temos, respectivamente, o cálice e a corola, que são acessórios que protegem C e D, além de serem elementos de atração de animais, principalmente insetos e pássaros.

04. A figura II representa a antera em corte transversal, mostrando os sacos polínicos que encerram os grãos de pólen.

08. Nas figuras II e III, está representado o processo de polinização, que ocorre depois da fecundação.

16. Em III, temos a representação esquemática do gineceu, formado pelo pistilo, cuja parte principal é o óvulo, que origina e aloja o ovário.

32. Em III, a letra E representa o óvulo, contendo o saco embrionário, que aloja o gameta feminino denominado oosfera.

Soma das alternativas corretas:

15. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) Utilize o esquema abaixo para responder esta questão.

15

A seta 4 aponta para uma importante estrutura deste ciclo reprodutivo, sobre esta estrutura pode se afirmar que:

a) Sua fecundação dará origem a tecido triploide (3n) que terá função de nutrição.

b) Sua fecundação dará origem a tecido triploide (3n) que terá função de proteção.

c) Sua fecundação dará origem ao embrião.

d) Sua fecundação dará origem a nucela.

e) Seu número determinará se a planta é Monocotiledônea ou Dicotiledônea.

16. (UECE) As plantas se reproduzem por alternância de gerações. Assim sendo, podemos afirmar:

a) As briófitas apresentam a geração esporofítica mais desenvolvida que a gametofítica.

b) Os soros das samambaias produzem anterídios e oosferas, os quais dependem da água para ocorrer a fecundação.

c) Nas gimnospermas são produzidos dois tipos de esporos: os micróporos a partir dos quais se desenvolve o gametófito masculino e os megásporos a partir dos quais se desenvolve o gametófito feminino.

d) Nas angiospermas a fecundação ocorre no esporófito, independendo assim de gametófitos, para que se complete o processo de reprodução sexuada.

17. (UEM) O Reino Plantae engloba seres autotróficos que apresentam tecidos e órgãos bem diferenciados. Sobre as plantas, assinale o que for correto.

01. A alternância de gerações, com uma fase esporofítica e outra gametofítica, é uma característica do ciclo de vida das plantas.

02. Em todos os grupos de plantas, na geração gametofítica, iniciada com a germinação dos esporos, ocorre a formação dos gametas diploides, que se fundem formando o zigoto haploide, que se desenvolve originando o esporófito.

04. O esporófito, que cresce sobre o gametófito, corresponde à geração mais desenvolvida, macroscópica, independente e predominante em todos os grupos de plantas.

08. As briófitas são plantas avasculares que apresentam reprodução sexuada e não produzem sementes.

16. As pteridófitas são plantas vasculares que não produzem sementes, mas apresentam a reprodução sexuada.

32. As gimnospermas e as angiospermas são plantas vasculares que apresentam reprodução sexuada com produção de sementes.

64. Micrósporos e megásporos são estruturas presentes nas flores de todas as plantas vasculares.

Soma das alternativas corretas:

18. (UFLA) Apresentam-se a seguir quatro proposições sobre a reprodução das pteridófitas:

I. Algumas pteridófitas produzem dois tipos de esporos, o megásporo e o micrósporo, e por isso são chamadas heterosporadas.

II. A fase duradoura do ciclo de vida das pteridófitas é o esporófito, que se origina da multiplicação mitótica do zigoto.

III. Todas as pteridófitas são homósporas (isósporas) e produzem apenas um tipo de esporo.

IV. Nas samambaias, os esporângios se formam na superfície inferior da folha.

Assinale a alternativa em que a(s) proposição(ões) indicada(s) apresenta(m) todas as afirmativas corretas.

a) Apenas as proposições I e IV estão corretas.

b) Apenas as proposições II e III estão corretas.

c) Apenas as proposições II, III e IV estão corretas.

d) Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.

19. Responda esta questão com base no diagrama abaixo, que representa a alternância de gerações no ciclo de vida dos vegetais:

19

I   II

0  0 – Na etapa I ocorre meiose.

1  1 – Na etapa II ocorre mitose.

2 2 – As etapas III e IV, nas angiospermas, correspondem ao desenvolvimento de algumas células que ficam no interior da flor.

3 3 – Nas angiospermas, a parte verde e permanente da planta é o esporófito, nos musgos é o gametófito.

4 4 – Na etapa III, por mitose, ocorre a formação das células que darão origem a novos musgos.

20. (PUC-MG) Considerando o esquema como a reprodução de uma leguminosa, marque a opção incorreta.

20

a) Observando-se o esquema, pode-se afirmar que a flor é monóclina.

b) Pelo tipo de fecundação que ocorrerá, pode-se dizer que se trata de uma angiosperma.

c) Há nos esquemas tanto células haploides quanto diploides.

d) O fruto formado será carnoso, e a dispersão de sua semente será por anemocoria.

gab


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