Publicado por: Djalma Santos | 10 de novembro de 2016

TESTES DE GENÉTICA MOLECULAR (9)

01. (UEFS) Ainda é difícil compreender a real dimensão do desastre nuclear de Fukushima, mas o alerta sobre novas ocorrências já foi dado.

                                                                                                                                                   (LENDMAN, 2011, p.14-16).

Em seu último artigo, o especialista nuclear Harvey Wassermann disse que “a coisa mais devastadora sobre Fukushima não é o que está acontecendo lá agora. É que, até que todos os reatores no mundo sejam desativados, é praticamente certo que coisas piores vão acontecer. Tudo muito em breve.”

Mesmo operando normalmente, os reatores expelem diariamente radiação suficiente para contaminar alimentos, água, ar e terra. Essa ação devastadora com repercussões na espécie humana poderia ser:

a) A simplificação do genoma humano com a evolução de um cariótipo haploide.

b) A poluição dos meios aquáticos, em longo prazo, pela preservação do material contaminante sem decaimento da sua radioatividade.

c) A formação de zigotos comprometidos por mutações somáticas herdadas invariavelmente de ancestrais da linhagem materna.

d) O comprometimento gradativo da qualidade dos mares e rios pelo fenômeno da eutrofização.

e) A possibilidade do nascimento de crianças com anomalias pela herança de mutações gênicas presentes no espermatozoide e/ou no óvulo.

02. (UNESP) A figura representa um segmento de uma molécula de ácido nucleico.

02

As setas de 1 a 4 indicam, respectivamente,

a) Guanina, adenina, uracila e ribose.

b) Guanina, citosina, uracila e ribose.

c) Guanina, adenina, timina e desoxirribose.

d) Adenina, timina, guanina e desoxirribose.

e) Citosina, guanina, timina e desoxirribose.

03. (UNCISAL) A descoberta de que o DNA era o material hereditário fez com que diversos pesquisadores voltassem sua atenção para a elucidação da estrutura tridimensional dessa molécula. Nesse sentido, Chargaff e colaboradores, buscando quantificar cada um dos tipos de bases nitrogenadas do DNA de várias espécies, deram uma importante contribuição. Com base nas Regras de Chargaff, considere a seguinte questão: se um fragmento de DNA com 100 pb (pares de base) apresenta um conteúdo de adenina de 30%, qual a quantidade (número de bases) de cada uma das quatros bases nitrogenadas nesta molécula?

a) 60 (A), 40 (C), 60 (T) e 40 (G).

b) 60 (A), 60 (C), 40 (T) e 40 (G).

c) 40 (A), 60 (C), 40 (T) e 60 (G).

d) 40 (A), 40 (C), 60 (T) e 60 (G).

e) 30 (A), 70 (C), 30 (T) e 70 (G).

04. (PUC-PR) O DNA é uma molécula muito estudada pelos cientistas e extremamente importante para o entendimento dos mecanismos metabólicos das células. Em 1977 descobriu- se que no segmento codificante do DNA são encontradas partes que poderão ser sintetizadas em éxons e introns. O splicing consiste na remoção de fragmentos do RNA recém-sintetizado (chamado pré-RNA). Sobre o mecanismo do splicing pode-se afirmar:

a) Os introns são partes do RNA recém-sintetizado que serão retiradas para que forme o RNA mensageiro funcional.

b) Os éxons são partes do RNA recém-sintetizado que serão retiradas para que forme o RNA mensageiro funcional.

c) O splicing ocorre apenas nas células procarióticas e eucarióticas fotossintetizantes.

d) O splicing é um processo que explica a retirada do DNA não codificante extragênico.

e) Os éxons e os introns definem no DNA o que não é gene e o que é gene.

05. Hershey e Chase utilizaram isótopos radioativos para marcar os componentes das partículas virais e seguir a trajetória de cada uma delas no processo de infecção da bactéria. Que isótopos eles utilizaram para distinguir as substâncias virais?

a) Isótopo de nitrogênio para marcar as proteínas e de enxofre para marcar o DNA.

b) Isótopo de nitrogênio para marcar as proteínas e de fósforo para marcar o DNA.

c) Isótopo de enxofre para marcar as proteínas e de fósforo para marcar o DNA.

d) Isótopo de enxofre para marcar as proteínas e de nitrogênio para marcar o DNA.

e) Isótopo de fósforo para marcar as proteínas e de enxofre para marcar o DNA.

06. (FPS) Recentemente, no ano de 2012, foi lançado um medicamento que promete diminuir as chances de se contraírem infecções pelo vírus HIV, causador da AIDS. Sobre este assunto, considere o ciclo de replicação do HIV ilustrado abaixo, e aponte a alternativa correta.

06

a) Taxonomicamente, vírus como o HIV são incluídos em Domínios e classificados em espécies segundo as regras de nomenclatura descritas por Lineu.

b) O efeito direto da utilização de medicamentos que barram o processo apontado em (1) é o impedimento da síntese de proteínas do capsídeo viral.

c) O material genético viral é incluído no genoma de linfócitos T CD4+ do hospedeiro, por meio de uma enzima transcriptase reversa (2).

d) A transcrição do DNA do vírus HIV resulta em moléculas de RNA viral (3), com material genético idêntico ao que penetrou a célula do hospedeiro.

e) A síntese de proteínas do capsídio (4) é realizada no Complexo Golgiense celular, a partir da decodificação da informação genética do RNA viral.

07. (UFPR) O texto a seguir, retirado do Manual da Anemia Falciforme para a População, publicado pelo Ministério da Saúde em 2007, é referência para esta questão.

É uma anemia que acontece porque algumas pessoas não têm a hemoglobina A e, no seu lugar, produzem outra hemoglobina diferente daquela, chamada hemoglobina S. A hemoglobina S não exerce a função de oxigenar o corpo de forma satisfatória, razão pela qual tais pessoas têm sempre uma anemia que não se corrige nem com alimentação nem com ferro. Nessas pessoas, as hemácias, em vez de redondas, tomam a forma de meia lua ou foice. Essas células afoiçadas têm muita dificuldade de passar pelos vasos, que levam o sangue para os órgãos, ocasionando seu entupimento e muitas dores, principalmente nos ossos. (…) Há muitos anos, na África, a malária matava muitas pessoas. Por tal motivo, a natureza resolveu proteger seus filhos da morte pela malária, provocando neles uma alteração genética que chamamos de mutação, alterando a informação que vem no gene (DNA). Com a alteração, essas pessoas passaram a produzir a hemoglobina S, em vez da hemoglobina A. Assim, quem tivesse na hemácia a hemoglobina S não seria infectado pela malária.

A partir das informações presentes no texto e com base nos conhecimentos sobre bioquímica, assinale a alternativa correta.

a) A hemoglobina é uma proteína com a função de transportar somente o gás carbônico (CO2), aumentando assim a concentração de oxigênio em nosso sangue.

b) Uma mutação que ocorra no DNA deverá ser traduzida para o RNA mensageiro e copiada para a proteína, num processo denominado transcrição.

c) Qualquer mudança ou erro que ocorra no processo de transcrição torna-se permanente e passa a ser uma mutação hereditária.

d) Uma mutação que ocorra no DNA pode alterar a conformação estrutural da proteína originada a partir dessa sequência de DNA e consequentemente alterar sua função biológica.

e) As moléculas de hemoglobinas estão presentes no nosso sangue nas hemácias, que são células anucleadas, conhecidas também como procariontes.

08. (UEM) O modelo da estrutura da molécula do DNA foi proposto pelo cientista norte-americano James Dewey Watson e pelo britânico Francis Harry Compton Crick, em 7 de março de 1953, o que lhes valeu o prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina, em 1962. Com relação à molécula de DNA e à síntese proteica, assinale o que for correto.

01. A molécula de DNA é constituída por milhares de nucleotídeos. Cada nucleotídeo é composto por uma base nitrogenada, uma pentose (monossacarídeo com cinco átomos de carbono) e um grupo fosfato.

02. Adenina, guanina, citosina e timina constituem as bases nitrogenadas presentes na molécula de DNA. A uracila, apesar de presente no RNA, não faz parte da molécula do DNA.

04. Ao contrário do DNA, a molécula de RNA é constituída por uma fita única de nucleotídeos, cuja pentose é a ribose.

08. A transcrição consiste na síntese da molécula de RNA, a partir das informações da molécula do DNA. Esse processo é mais suscetível a erros do que a tradução.

16. Ao considerar um trecho da fita molde de DNA formada pelos códons AAT, TTG, GAG, CGT, AAA, pode-se concluir que o RNAm formado terá, nesse trecho, os códons UUA, TTC, CUC, GCA, UUU.

Soma das alternativas corretas:

09. (UNESP)

“Homem de gelo” era intolerante à lactose e pouco saudável.

Ötzi, o “homem de gelo” que viveu na Idade do Bronze e cujo corpo foi encontrado nos Alpes italianos em 1991, tinha olhos e cabelos castanhos e era intolerante à lactose […]. Essas características surgiram da análise do DNA da múmia […]. Mutações do gene MCM6 indicam que ele não conseguia digerir a proteína da lactose encontrada no leite.

                                                                                               (www.folha.uol.com.br, 28.02.2012.)

Considere as afirmações:

I. O texto apresenta uma incorreção biológica, pois a lactose não é uma proteína.

II. A mutação a qual o texto se refere deve impedir que o indivíduo intolerante à lactose produza uma enzima funcional que a quebre em unidades menores, passíveis de serem absorvidas pelo intestino.

III. A mutação que torna o indivíduo intolerante à lactose é provocada pela presença de leite na dieta, o que indica que Ötzi era membro de uma tribo que tinha por hábito o consumo de leite na idade adulta.

Assinale a alternativa correta.

a) As três afirmações estão erradas.

b) As três afirmações estão corretas.

c) Apenas a afirmação I está errada.

d) Apenas a afirmação II está errada.

e) Apenas a afirmação III está errada.

10. (UNIFESP) O gráfico mostra o espectro de absorção de raios ultravioleta (UV) por uma proteína e por um ácido nucleico.

10

Considerando a ação desses raios na célula, o comprimento de onda em que será obtida maior taxa de mutação é:

a) 2.400 Angstrons.

b) 2.500 Angstrons.

c) 2.600 Angstrons.

d) 2.700 Angstrons.

e) 2.800 Angstrons.

11. (UEA) Observe a figura abaixo que mostra um fragmento de uma molécula de DNA.

11

De acordo com a figura, pode-se afirmar que:

a) A combinação de I e II representa um desoxirribonucleotídeo.

b) Z representa a adenina, uma base nitrogenada pirimidina e W é uma timina.

c) X representa a base nitrogenada guanina, e Y representa a citosina, pois entre elas ocorrem três pontes de hidrogênio.

d) As duplas hélices são paralelas, visto que ambas as fitas tem direção 5` → 3`, são complementares em suas sequências de nucleotídeos e estão ligadas entre si por pontes de hidrogênio.

e) Na molécula inteira ocorre 30% de citosina, e também 30% pirimidina.

12. (UFRN) Os antibióticos não são tão recentes como se pode pensar, e muitos microbiologistas, no final do século 18, provavelmente, tiveram a oportunidade de observar a atuação dessas substâncias. Em 1928, Alexander Fleming observou, em uma placa de petri, que a presença de um fungo inibia e matava determinada espécie de bactérias que ele cultivava. A substância produzida pelo fungo foi chamada de penicilina, e a sua posterior utilização para o tratamento de feridos da guerra iniciou a era moderna dos antibióticos. Os antibióticos atuam de várias formas na célula dos microrganismos, matando-os ou inibindo seu crescimento. Eles podem se ligar às subunidades do ribossomo bacteriano e assim agir inibindo a:

a) Produção do ácido fólico.

b) Formação da parede celular.

c) Atividade do DNA.

d) Síntese proteica.

13. (UESPI) Sobre o processo de replicação do DNA nos organismos, é correto afirmar o que segue.

a) A enzima DNA polimerase utiliza as fitas do DNA como molde para a replicação e a transcrição, respectivamente.

b) É semiconservativa, pois as novas duplas fitas são formadas a partir do DNA mãe.

c) É semelhante em organismos procariotos e eucariotos.

d) É mais rápida nos príons que em células eucariontes.

e) Ocorre na prófase I do ciclo celular.

14. (UFPB) Os estudos de Biologia Molecular têm auxiliado na busca do conhecimento sobre origem, evolução e jornada do homem na Terra. Nesses estudos, utiliza-se, principalmente, o DNA mitocondrial. Os bons resultados alcançados para os estudos entre espécies próximas, utilizando o DNA mitocondrial, ocorrem porque essa molécula:

a) É herdada maternalmente.

b) Acumula mutações de forma lenta.

c) Sofre recombinações com alta frequência.

d) Apresenta fita única e replica-se facilmente.

e) Possui polimerase capaz de iniciar sozinha a síntese de sua cadeia.

15. (ENADE) Analise as seguintes asserções.

É mais fácil separar nucleotídeos que unem as duas fitas complementares da molécula de DNA que separar nucleotídeos que pertençam à mesma fita

PORQUE

as ligações entre nucleotídeos que unem as duas fitas são ligações de hidrogênio (também chamadas de pontes de hidrogênio), enquanto as ligações que unem nucleotídeos da mesma fita são do tipo fosfodiéster.

Acerca das asserções apresentadas, assinale a opção correta.

a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

e) Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.

16. (UPE) Mutação é assunto recorrente na mídia e, em geral, tratado de forma ficcional, como no exemplo do desenho no qual Calvin afirma ter se transformado em um inseto. No cotidiano, é sabido que mutações podem ser neutras (alelos do grupo ABO), benéficas (visão em cores na espécie humana) ou deletérias (doenças). Analise as proposições seguintes sobre mutação:

16

I. Mutações gênicas podem ocorrer na sequência de bases nitrogenadas dos genes, sendo consideradas a fonte primária da variabilidade, por aumentarem o número de alelos disponíveis em um loco.

II. Mutações cromossômicas podem ser classificadas em estruturais, englobando as euploidias e aneuploidias, ou numéricas, em que podem ser observadas deleção, duplicação, inversão ou translocação.

III. As mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente; ocorrem por meio de processos estocásticos, ou seja, ao acaso, e, por seleção natural, serão, conservadas, se forem adaptativas (seleção positiva) ou, em caso contrário, serão suprimidas (seleção negativa).

IV. Em uma população pequena, em que os cruzamentos são preferenciais e sobre a qual não há atuação de fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migração, as frequências gênicas e genotípicas permanecem constantes ao longo das gerações.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

17. (UDESC) Assinale a alternativa correta sobre os ácidos nucleicos.

a) O DNA e o RNA são idênticos em constituição e diferentes em forma molecular.

b) O RNA é constituído pelas bases púricas adenina e guanina, e pirimídicas uracila e timina.

c) O DNA é constituído pelas bases púricas adenina e timina, e pirimídicas citosina e guanina.

d) O DNA é constituído pelas bases púricas adenina e guanina, e pirimídicas citosina e timina.

e) O RNA é constituído pelas bases púricas adenina e timina, e pirimídicas citosina e uracila.

18. (PUC-SP) A molécula do DNA é formada por:

a) Uma cadeia de polipeptídeos unidos por pontes de hidrogênio.

b) Duas cadeias de polipeptídeos dispostas como uma hélice dupla.

c) Uma cadeia de nucleotídeos que tem capacidade de se duplicar.

d) Duas cadeias de nucleotídeos unidas por pontes de hidrogênio.

e) Duas cadeias de bases nitrogenadas unidas por polipeptídeos.

19. (UNESP) Erros podem ocorrer, embora em baixa frequência, durante os processos de replicação, transcrição e tradução do DNA. Entretanto, as consequências desses erros podem ser mais graves, por serem herdáveis, quando ocorrem:

a) Na transcrição, apenas.

b) Na replicação, apenas.

c) Na replicação e na transcrição, apenas.

d) Na transcrição e na tradução, apenas.

e) Em qualquer um dos três processos.

20. (ANGLO-SP) Nas células vivas em geral, sejam elas de eucariontes ou de procariontes, o mecanismo da síntese de proteínas tem especial importância. Entre as diversas moléculas e estruturas que participam da formação das proteínas, estão o DNA, os vários tipos de RNA e os ribossomos, nos quais ocorre a tradução da informação e a reunião dos aminoácidos, resultando na síntese de proteínas propriamente dita.

20

A figura mostra a estrutura de um RNA transportador (tRNA), responsável pela condução do aminoácido até o ribossomo. A alça do anticódon permite a ligação com o códon do RNA mensageiro (mRNA), possibilitando o mecanismo de tradução. A informação hereditária para formar cada proteína é determinada pela sequência de bases de um determinado DNA, que é transcrita numa molécula de mRNA. Todos os seres vivos de organização celular possuem os mesmos tRNA e usam os mesmos aminoácidos para formar suas proteínas. O sistema de correspondência entre DNA, RNA e aminoácidos constitui o código genético, praticamente universal. Considerando esses dados e os seus conhecimentos sobre o metabolismo da célula, você poderia afirmar que:

a) Cada tipo de tRNA conduz sempre o mesmo tipo de aminoácido, permitindo a especificidade do processo de tradução.

b) O código genético é diferente para cada espécie de ser vivo, permitindo a formação de proteínas diferentes.

c) Um determinado tRNA pode conduzir vários aminoácidos diferentes, dependendo da informação contida no mRNA.

d) As proteínas são transportadas para o interior dos ribossomos pela ação combinada dos tRNA citoplasmáticos.

e) Os tRNA transportam os anticódons para o DNA, que os utiliza para formar as sequências de bases do mRNA.

gab

 


Responses

  1. Olá professor! Acompanho seu blog há tempos e ele sempre me ajuda muito. Obrigada.
    Meu professor de biologia nos deu uma questão para resolver sobre bio molecular e não ensinou em aula e não encontro nada parecido na internet. Deixarei a questão aqui, se for possível responder agradeceria, senão obrigada igualmente e desculpe.
    “Imagine que o produto da tradução do código genético foi sintetizado no pâncreas e deve ser utilizado em outro lugar do organismo. Uma vez que a biossíntese foi acompanhada nas células com a marcação de isótopos radioativos das unidades constituintes (monômeros) do referido produto, qual a sequencia de estruturas citoplasmáticas você espera encontrar nas unidades marcadas, respectivamente? “

    • Ver “Relação entre o complexo de Golgi e o retículo endoplasmático rugoso” em COMPLEXO GOLGIENSE, matéria publicada neste blog no dia 22/02/2015.
      Djalma Santos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: