Publicado por: Djalma Santos | 17 de novembro de 2016

TESTES DE CITOLOGIA (10)

01. (UNICENTRO) Analisando-se as alternativas com proposições sobre as características principais dos componentes do Reino Monera:

I. As bactérias são classificadas como seres procariontes, devido à ausência de envoltório nuclear para proteger o seu material genético.

II. A utilização inadequada de antibióticos pode selecionar a população de bactérias, proporcionando um aumento de organismos resistentes a esses medicamentos.

III. Ao realizar somente a reprodução assexuada, as bactérias tornam-se organismos fáceis de serem dizimados porque não possuem artifícios para modificar o seu código genético em situação de risco.

Pode-se afirmar que a alternativa que contém todas as proposições corretas é a:

a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II e III.

02. (UEM) Assinale o que for correto.

01. As mitocôndrias de um indivíduo do sexo masculino são originadas, exclusivamente, da mãe. Portanto, os genes presentes no DNA mitocondrial são todos herdados da mãe desse indivíduo.

02. As proteínas sintetizadas nos ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático são destinadas à exportação, atuando fora do ambiente celular.

04. A mitocôndria produz proteínas no interior de certas cavidades e é responsável pela síntese de glicose (C6Hl2O6), a partir de CO2 e H2O, com produção de energia (ATP).

08. O modelo mais aceito, atualmente, para explicar a organização da membrana plasmática, considera que essa membrana é constituída por quatro camadas moleculares, duas externas de proteínas, envolvendo duas internas de lipídios.

16. A primeira lei de Mendel encontra paralelismo com a primeira divisão meiótica, já que os alelos se encontram em cromossomos que se separam durante a anáfase I.

32. O código GTC, em uma sequência de DNA (gene), corresponderá ao códon CAG, no RNA mensageiro e, este último, ao anticódon GUC, no RNA transportador.

Soma das afirmativas corretas:

03. (UFERSA) Responda esta questão considerando a figura e os procedimentos apresentados abaixo.

03

A solução de lise colocada no passo 1 do procedimento deveria conter __________ com o objetivo de destruir a bicamada lipídica das membranas celulares.

a) íons

b) ácido

c) amido

d) detergente

04. (UEM) Assinale o que for correto.

01. Cílios e flagelos são estruturas móveis, que podem ser encontradas tanto em organismos unicelulares como em organismos mais complexos. Os cílios são normalmente longos, existindo apenas um, ou poucos, por célula; já os flagelos são curtos e numerosos.

02. O cloroplasto apresenta duas membranas envolventes e inúmeras membranas internas que formam pequenas bolsas discoidais e achatadas – os tilacoides.

04. O nucléolo é o local onde são fabricados os ribossomos. Como os ribossomos servem de suporte para a síntese de proteínas, toda a síntese proteica que ocorre na célula ocorre no nucléolo.

08. O esquema da figura abaixo

04.08

representa o processo de clasmocitose.

16. No período denominado zigóteno, na prófase I da meiose, ocorre a sinapse, ou seja, o pareamento dos cromossomos homólogos.

32. Uma célula procariótica diferencia-se de uma eucariótica vegetal, por não possuir membrana nuclear, mitocôndrias, cloroplastos e ribossomos.

Soma das afirmativas corretas:

05. (UNICAP)

I   II

0  0 – Nucleossomo é a região da célula procariota onde se encontra o material hereditário.

1  1 – O aparelho de Golgi é um local onde substâncias são transformadas, empacotadas e, finalmente, remetidas para outras regiões da célula ou para o meio extracelular.

2  2 – Glicocálix é um envoltório externo à membrana plasmática; além de proteger a célula contra agressões físicas e químicas do meio, retém nutrientes e enzimas, mantendo um microambiente adequado ao redor da célula.

3  3 – O vacúolo heterofágico resulta da fusão do lisossomo com uma parte de própria célula.

4 4 – A parede celulósica é um envoltório espesso e relativamente rígido. É constituído, principalmente, pelo polissacarídeo celulose e está presente em células de plantas e de algas.

06. (UFPI) A figura abaixo representa o desenho esquemático de uma célula bacteriana. Como todo ser vivo, as bactérias também se reproduzem e transmitem as informações genéticas a sua descendência, através do seu DNA.

06

A alternativa que cita os dois componentes celulares bacterianos que contêm DNA é:

a) Nucleoide e mesossomo.

b) Parede celular e plasmídio.

c) Plasmídio e nucleoide.

d) Pelo sexual e ribossomo.

e) Membrana plasmática e mesossomo.

07. (UEM) Sobre a estrutura e a função das células, assinale o que for correto.

01. Microtúbulos são componentes polissacarídicos do fuso acromático e do citoesqueleto de células eucarióticas e estão envolvidos na sustentação da célula e nos movimentos celulares.

02. Centro celular e cinetócoro são estruturas relacionadas com os movimentos cromossômicos durante as divisões celulares.

04. O nucléolo está mais diretamente associado com a função do retículo endoplasmático rugoso do que com a função do retículo endoplasmático liso.

08. Em célula secretora, a uracila marcada radioativamente e incorporada ao RNA mensageiro segue mais frequentemente o trajeto: núcleo, matriz citoplasmática, retículo endoplasmático rugoso, complexo de Golgi (sistema golgiense) e grãos de secreção.

16. Retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso, complexo de Golgi (sistema golgiense) e carioteca compõem o sistema de endomembranas de células eucarióticas.

32. Peroxissomos são organelas celulares membranosas que participam dos processos de digestão.

64. Todas as enzimas são proteínas que catalisam as reações de degradação ou digestão, de macromoléculas.

Soma das afirmativas corretas:

08. (FUVEST) Assinale a alternativa correta:

a) Nas citocineses de células vegetais, a lamela média forma-se de dentro para fora.

b) O fragmoplasto é a origem dos plasmodesmos contínuos nas células animais.

c) Os tilacoides são as unidades morfológicas dos cloroplastos e no seu interior a xantofila é armazenada.

d) Na síntese de proteínas, o RNA ribossômico traz os aminoácidos até os códons do RNA mensageiro.

e) Os centrômeros são os sítios iniciadores da síntese proteica.

09. (EFOA-MG) Considerando um polipeptídio dotado de 84 ligações peptídicas, os números de: (1) aminoácidos; (2) grupamento(s) amino-terminal e (3) grupamento(s) ácido-terminal são, respectivamente:

a) 84, 1 e 1.

b) 85, 1 e 1.

c) 85, 84 e 84.

d) 84, 85 e 85.

e) 1, 85 e 85.

10. Responda esta questão com base no esquema abaixo:

10

I  II

0  0 – Na letra Y está observa-se uma ligação peptídica.

1  1 – As letra X e Z representam dois aminoácidos quaisquer.

2  2 – Se cinco  aminoácidos  se unirem, como X e Z  se  uniram,  teremos  cinco ligações peptídicas.

3  3 – Considerando-se  uma proteína qualquer, X e Z  poderiam ser os monômeros dela.

4  4 – O esquema representa uma análise por hidrólise.

11. (UNA-MG) O desenho a seguir representa dois tipos de células diferentes, em corte e fora das suas proporções naturais. Após identificá-las, escolha qual das afirmativas abaixo se refere a elas corretamente.

11

a) Em A, ocorre síntese de proteínas.

b) Células do tipo A podem se diferenciar e constituir tecidos.

c) A jamais poderia ser um organismo produtor.

d) B poderia ser de um organismo do reino monera.

e) Células do tipo B são típicas de organismos fotossintetizantes.

12. (COVEST) Na figura abaixo é mostrada, esquematicamente, uma célula eucariótica animal. Analise as proposições apresentadas, relacionando-as com a figura.

12

I   II

0  0 – Na membrana plasmática (A) há proteínas que interagem, especificamente, com certas moléculas e certos íons.

1   1 – O núcleo de células eucarióticas (B) é sustentado por uma complexa rede de fibras – o citoesqueleto – uma estrutura relacionada à manutenção de partículas orgânicas de pequeno peso molecular.

2   2 – Na membrana interna das organelas citoplasmáticas, conhecidas como mitocôndrias, (C) os elétrons, altamente energizados, provenientes da glicólise e do ciclo de Krebs, passam por substâncias transportadora, liberando gradativamente energia.

3   3 – Parte das substâncias que passam pelo aparelho de Golgi (D) é eliminada da célula para atuar em diferentes locais do corpo de um organismo multicelular. É o caso das enzimas digestivas.

4  4 – Os centríolos (E) são estruturas citoplasmáticas, presentes na maioria das células eucarióticas, mas não nos vegetais. São responsáveis pela citocinese, ao término da divisão nuclear.

13. (UNIFESP) Considerando a célula do intestino de uma vaca, a célula do parênquima foliar de uma árvore e uma bactéria, podemos afirmar que todas possuem:

a) DNA e membrana plasmática, porém só as células do intestino e do parênquima foliar possuem ribossomos.

b) DNA, ribossomos e mitocôndria, porém só a célula do parênquima foliar possui parede celular.

c) DNA, membrana plasmática e ribossomos, porém só a bactéria e a célula do parênquima foliar possuem parede celular.

d) Membrana plasmática e ribossomos, porém só a bactéria possui parede celular.

e) Membrana plasmática e ribossomos, porém só a célula do intestino possui mitocôndria.

14. (FMU/FIAM-SP) Observe os desenhos das células A e B e assinale a alternativa correta.

14

a) A célula A é de um protista, tal como uma bactéria, e a B é de um organismo incluído no reino Monera, tal como um vírus.

b) A célula A é de um vegetal, enquanto a B é de um animal.

c) A célula A é de uma alga, e a B é de uma planta superior, tal como o milho.

d) A célula A é típica de um parasita, enquanto a B, mais complexa, é de um ser de vida livre.

e) A célula A é de um procarionte, tal como uma bactéria, e a B é de um eucarionte, podendo representar uma célula humana.

15. (FUVEST) Uma célula animal está sintetizando proteínas. Nessa situação, os locais indicados por I, II e III na figura a seguir, apresentam alto consumo de:

15

a) (I) bases nitrogenadas, (II) aminoácidos, (III) oxigênio.

b) (I) bases nitrogenadas, (II) aminoácidos, (III) gás carbônico.

c) (I) aminoácidos, (II) bases nitrogenadas, (III) oxigênio.

d) (I) bases nitrogenadas, (II) gás carbônico, (III) oxigênio.

e) (I) aminoácidos, (II) oxigênio, (III) gás carbônico.

16. (UTFPR) O termo célula foi utilizado pela primeira vez por Robert Hooke (1655) para descrever um pedaço de cortiça visto por meio de lentes de aumento. No início do século XIX o botânico Schleiden e o zoólogo Schwann formularam a teoria celular. A Teoria Celular afirma que as células constituem as unidades morfológicas e fisiológicas de todos os seres vivos. As afirmações abaixo se referem aos componentes celulares. Leia as seguintes afirmações:

I. A membrana plasmática, presente em todas as células, é constituída por uma dupla camada lipoglicídica.

II. Os ribossomos são organelas presentes em todas as células, sendo os responsáveis pela síntese proteica.

III. O retículo endoplasmático é constituído por canais delimitados por membranas, possui função de transporte, está presente em células eucariontes.

IV. O complexo de Golgi é formado por pequenas bolsas com enzimas digestivas e está presente em todas as células.

V. As mitocôndrias têm em geral a forma de bastonetes, são as responsáveis pela respiração celular aeróbica e estão presentes nas células eucarióticas.

VI. No núcleo das células encontramos os cromossomos que são constituídos por DNA associado a ribossomos.

Estão corretas apenas:

a) I, II e III.

b) II, III e V.

c) III, V e VI.

d) II, IV, V e VI.

e) I, III e V.

17. (UFPA) Os organismos vivos podem ser formados por células procarióticas ou eucarióticas. A principal diferença entre essas células é a presença ou não de um núcleo delimitado por membrana. Considerando esse aspecto, é correto afirmar que:

a) O modelo do “mosaico fluído” é aplicado apenas para a membrana plasmática de procariontes e eucariontes, não se aplicando às demais biomembranas, como aquelas presentes no retículo endoplasmático, complexo de Golgi e mitocôndria.

b) Somente os ribossomos, o centríolo e o mesossomo são organelas não membranosas presentes em células procarióticas.

c) A parede celular das cianobactérias contém os mesmos açúcares presentes na parede celular de células vegetais, fungos e algas.

d) Transportes como osmose e difusão simples ocorrem por meio da membrana plasmática de células procarióticas e eucarióticas com grande consumo de energia na forma de ATP.

e) O DNA, o RNAm, o RNAt e o RNAr, ácidos nucleicos presentes tanto em células procarióticas quanto em células eucarióticas, atuam na síntese proteica.

18. (UEM) Sobre a célula, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I    II

0   0 – O ATP produzido nas mitocôndrias difunde-se para as outras regiões da célula, fornecendo energia para as atividades celulares.

1  1 – Na célula eucariótica, o DNA constitui os genes que contêm as informações para a síntese de proteínas.

2  2 – A divisão celular compreende a mitose, ou divisão do núcleo, e a citocinose, ou divisão do citoplasma.

3  3 – Na meiose, as quatro células-filha têm 1/4 do número de cromossomos da célula-mãe.

4  4 – A membrana plasmática permite a realização de processos como a difusão e a osmose.

19.  (UEPG) Os seres vivos são formados por pequenas subunidades, as células. Com relação à célula animal, assinale o que for correto.

01. O complexo de Golgi e o retículo endoplasmático são organelas pouco desenvolvidas em células secretoras.

02. O retículo endoplasmático rugoso apresenta grânulos de ribossomos aderidos à face externa da superfície da sua membrana, responsáveis pela síntese proteica.

04. As mitocôndrias apresentam uma dupla membrana, uma externa contínua e uma interna com dobras, denominadas cristas mitocondriais. Essas organelas têm por função a “produção” de energia por respiração celular aeróbica.

08. Os lisossomos são vesículas, espalhadas pelo hialoplasma, ricas em enzimas que participam da digestão intracelular.

16. A membrana celular controla a entrada e saída de substâncias da célula.

Soma das afirmativas corretas:

20. (SIMULADÃO JC) Um aluno em sua casa, estudando eletromicrografias (fotos obtidas através de imagens visualizadas com microscópio eletrônico) de diferentes células, recortou o núcleo de duas delas para posterior montagem em seu colégio e classificou esses núcleos em 2 tipos:

Núcleo I: muita eucromatina e nucléolo bem desenvolvido (intensa atividade gênica e elevada síntese proteica).

Núcleo II: muita heterocromatina e nucléolo de pequenas dimensões (sem atividade gênica e sem atividade de síntese proteica).

No dia seguinte, na sala de aula, o aluno percebeu que os citoplasmas dessas duas células também eram diferentes, e também os classificou em 2 tipos:

Citoplasma A: grande quantidade de organelas e intensa atividade de movimentação de vesículas membranosas (intensa atividade metabólica).

Citoplasma B: poucas organelas e fragmentos de fibras proteicas de tubulina (sinais de final de divisão celular).

O aluno, então, sentiu dificuldade em executar a montagem porque não foi capaz de associar, com precisão, cada núcleo com o respectivo citoplasma.

Nas alternativas abaixo foram propostas 4 combinações possíveis de montagem entre os núcleos e os citoplasmas dessas duas células.

PROPOSTA 1: núcleo I – citoplasma B (célula em interfase).

PROPOSTA 2: núcleo I – citoplasma A (célula em interfase).

PROPOSTA 3: núcleo II – citoplasma B (célula em final de divisão).

PROPOSTA 4: núcleo I – citoplasma A (célula em final de divisão).

Assinale a alternativa que apresenta a combinação correta do núcleo com seu respectivo citoplasma:

a) As propostas 1 e 2 são corretas.

b) As propostas 1 e 3 são corretas.

c) As propostas 2 e 4 são corretas.

d) As propostas 3 e 4 são corretas.

e) As propostas 2 e 3 são corretas.

gab

 


Responses

  1. Muito Bom!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: