Publicado por: Djalma Santos | 17 de novembro de 2016

TESTES DE HISTOLOGIA ANIMAL (5)

01. (FCM-PB) O osso, apesar da aparente dureza, é considerado um tecido plástico, em vista da constante renovação de sua matriz. Baseado nessa propriedade, ortodontistas fazem correções das posições dos dentes, ortopedistas determinam a orientação das consolidações de fraturas e os fisioterapeutas corrigem defeitos ósseos relacionados a posturas inadequadas. A matriz dos ossos tem uma constituição com uma parte orgânica, proteica, formada principalmente por fibras de colágeno, e uma parte inorgânica, constituída por cristais de fosfato de cálcio, na forma de hidroxiapatita. Baseado nas informações mencionadas e nos conhecimentos sobre tecido ósseo marque a alternativa correta:

a) A matriz óssea tem um caráter de plasticidade em razão da presença de grande quantidade de água associada aos cristais de hidroxiapatita.

b) O tecido ósseo é considerado plástico em decorrência da consistência gelatinosa da proteína colágeno que lhe confere alta compressibilidade.

c) A plasticidade do tecido ósseo é resultante da capacidade de reabsorção e de síntese de nova matriz orgânica pelas células ósseas.

d) A plasticidade do tecido ósseo, por decorrer da substituição do colágeno, aumenta progressivamente, ao longo da vida de um indivíduo.

e) A matriz óssea é denominada plástica porque os ossos são os vestígios mais duradouros que permanecem após a morte do indivíduo.

02. (UNICENTRO) Um tecido é um grupo de células, na maioria das vezes semelhantes, especializado para o desempenho de uma função comum. O estudo dos tecidos é chamado histologia. Durante o desenvolvimento embrionário, os folhetos germinativos tornam-se diferenciados em quatro tipos de tecidos. Com base nos conhecimentos sobre histologia, considere as afirmativas a seguir.

I. O tecido conjuntivo origina-se de um grupo de células da mesoderme que se separam e formam um tecido mole e gelatinoso no embrião, o mesênquima, desempenhando função estrutural.

II. O tecido epitelial apoia-se sobre uma membrana basal subjacente, caracterizando-se pela presença de células estreitamente unidas, com pouca substância intercelular, que são continuamente renovadas por atividade mitótica.

III. O tecido muscular é um tecido de sustentação definitivo, mais forte que a cartilagem, que contém sais de cálcio organizados ao redor de fibras de colágeno, cujo crescimento ocorre por divisão dos condrócitos no centro da cartilagem.

IV. O tecido nervoso é formado por células cilíndricas muito compridas, que se originam da fusão de um grande número de células embrionárias, sendo, por este motivo, plurinucleadas com suas membranas intimamente unidas por linhas transversais.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

03. (IFSudeste-MG) Os raios solares que queimam a pele são os ultravioleta, UVA e UVB. Os UVA penetram na pele e os UVB não. Quando os UVB atingem a pele, os vasos sanguíneos se dilatam, causando a vermelhidão. Os UVA estimulam a atividade dos melanócitos, as células produtoras de melanina, resultando o bronzeamento da pele. A partir das informações acima e dos seus conhecimentos, marque a alternativa correta que apresenta os tipos de tecidos epiteliais apresentados pela epiderme (camada superior da pele) e pelos vasos sanguíneos, respectivamente.

a) Simples pavimentoso e simples cuboide.

b) Estratificado pavimentoso e simples pavimentoso.

c) Simples prismático e pseudoestratificado pavimentoso.

d) Estratificado de transição e estratificado pavimentoso.

e) Estratificado cuboide e simples cuboide.

04. (FCM-PB) Assinale a alternativa correta.

a) As microvilosidades são especializações tipicamente associadas ao tecido nervoso.

b) Os tecidos colunares e pavimentosos são tipos de Tecido Conjuntivo.

c) A superfície basal dos epitélios se apoia numa camada de fibras extracelulares chamada membrana basal.

d) O tecido epitelial fornece suporte para outros tipos de tecidos e contém poucas células dentro de um grande volume de matriz extracelular.

e) O tecido epitelial é rico em fibras colágenas que oferece grande área de absorção para os nutrientes.

05. (UFPel) A pele é o maior órgão do corpo humano, ela representa cerca 16% do peso de uma pessoa adulta. Esse órgão é formado pela epiderme e derme e nessas duas camadas existem diferentes tipos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Observe o esquema abaixo:

05

Com base nos textos e em seus conhecimentos, é incorreto afirmar que:

a) A epiderme e as glândulas da pele, apesar de apresentarem funções diferentes, são formadas pelo mesmo tipo de tecido, o epitelial.

b) O tecido epitelial da pele é ricamente vascularizado e inervado, por isso, quando a epiderme é cortada, sentimos dor e há sangramento.

c) A hipoderme é formada principalmente por tecido adiposo, que atua como reserva de energia e isolante térmico.

d) O tecido conjuntivo está presente na derme, e se caracteriza por apresentar diversos tipos celulares imersos em grande quantidade de material extracelular.

e) As glândulas sudoríparas e sebáceas são exemplos de glândulas exócrinas, pois apresentam a porção secretora associada a ductos que se abrem para fora do corpo.

06. (UNICAP)

I  II

0  0 – Os diversos tipos de tecido epitelial podem ser classificados basicamente em glandulares e de revestimento. Entretanto, todos eles possuem, em comum, células diversificadas em forma e em função, com material intercelular rico em fibras.

1  1 – Em relação aos elementos figurados do sangue, as principais funções desenvolvidas pelos leucócitos são: eliminação de glicose e transporte de nutrientes.

2  2 – O tradicional bife de carne de boi é constituído por tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.

3  3 – Os gânglios nervosos são constituídos por uma cápsula de tecido muscular que abriga numerosos corpos celulares de neurônios.

4  4 – A ossificação endocondral inicia-se com um centro primário na haste de um modelo cartilaginoso, com hipertrofia de condrócitos e calcificação da matriz cartilaginosa.

07. (UNIOESTE) “O açaí, fruto da palmeira Euterpe oleracea, poderá ser usado na produção de um plástico natural e renovável para compor próteses ósseas, principalmente na região da cabeça. Para isso, serão utilizadas apenas as sementes do fruto. Os testes in vitro indicam que o material é biocompatível e apresenta excelentes propriedades mecânicas e biológicas.”

http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/06/14/plastico-de-acai/.

Em relação ao texto acima, sobre o tecido ósseo, é correto afirmar que:

a) O tecido ósseo não apresenta vasos sanguíneos.

b) Osteoclastos são células que sintetizam a matriz óssea.

c) A medula óssea amarela é formadora de células do sangue.

d) Sais de cálcio e fósforo, presentes na matriz óssea, fornecem flexibilidade ao osso.

e) Macroscopicamente, o osso apresenta duas partes “a compacta”, sem cavidades, e “a esponjosa”, com muitas cavidades.

08. (UEPG) Baseado na histologia humana, assinale a alternativa correta.

a) O tecido muscular liso está presente em órgãos como estômago e intestino, possuem movimento voluntário e padrão de estriação transversal característico, formado pelas proteínas actina e miosina.

b) As glândulas são formadas por células de tecido conjuntivo e possuem função de secretar substâncias para outras regiões do corpo. Como exemplo de glândula exócrina, têm-se as glândulas sudoríparas e a hipófise.

c) A medula óssea está presente no interior de vários ossos e é responsável por nutrir o tecido ósseo, visto que esse é composto exclusivamente de células mortas e densamente mineralizadas.

d) Formando o tecido linfático, o qual tem como função a produção de células sanguíneas vermelhas, brancas e plaquetas, podem-se citar os seguintes componentes: linfonodos e baço, entre outros.

e) Os epitélios de revestimento revestem externamente o corpo e internamente as cavidades de diversos órgãos. Devido à ausência de vasos sanguíneos, as células desse tecido recebem oxigênio e nutrientes oriundos de tecidos próximos, como o conjuntivo.

09. (UFU) O desenvolvimento embrionário em animais vertebrados implica no crescimento e na diferenciação de grupos de células em quatro tipos de tecidos: epitelial, muscular, nervoso e conjuntivo. Sobre as características desses tecidos, é incorreto afirmar que:

a) O tecido epitelial não é atravessado por vasos sanguíneos e, por isso, é nutrido por difusão a partir do tecido conjuntivo.

b) O tecido ósseo, que faz parte do tecido conjuntivo, é constituído por material mineralizado e, por isso, não há ocorrência de células vivas.

c) O tecido muscular é formado por células alongadas, denominadas fibras musculares, ricas em proteínas filamentosas.

d) O tecido nervoso apresenta, além dos neurônios, as células da glia, constituídas de astrócitos, oligodendrócitos, células da micróglia e ependimárias.

10. (UFLA) Leia as afirmativas seguintes:

I. É um tipo de tecido conjuntivo especial.

II. Tecido avascularizado.

III. A matriz extracelular é produzida por condroblastos e condrócitos.

As características citadas referem-se ao tecido

a) Ósseo.

b) Adiposo.

c) Cartilaginoso.

d) Conjuntivo frouxo.

11. (PUC-GO) Use o texto a seguir para responder esta questão:

Idealismo

 

Falas de amor, e eu ouço tudo e calo!

O amor na Humanidade é uma mentira.

E e por isto que na minha lira

De amores fúteis poucas vezes falo.

 

O amor! Quando virei por fim a amá-lo?!

Quando, se o amor que a Humanidade inspira

E o amor do sibarita e da hetaira,

De Messalina e de Sardanapalo?!

 

Pois é mister que, para o amor sagrado,

O mundo fique imaterializado

— Alavanca desviada do seu fulcro —

 

E haja só amizade verdadeira

Duma caveira para outra caveira,

Do meu sepulcro para o teu sepulcro?!

 

(ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. São

Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 41.)

Releia os versos seguintes, extraídos do texto acima:

“E haja só amizade verdadeira

Duma caveira para outra caveira,

Do meu sepulcro para o teu sepulcro?!”

Caveira lembra ossada, que lembra osso. Estamos diante do tecido ósseo, que apresenta características particulares, quando comparado aos demais tecidos do corpo humano. Sobre o tecido ósseo, assinale a alternativa correta:

a) Apesar de ser constituído por uma matriz mineral, apresenta as mesmas características do tecido epitelial.

b) É um tipo de tecido conjuntivo rígido e entre suas várias funções estão a de sustentação e a de proteção.

c) É pobremente vascularizado, por apresentar uma estrutura compacta com pouquíssimo espaço medular, preenchido na sua totalidade por colágeno.

d) Apresenta uma celularidade variada, osteócitos, osteoblastos e osteoclastos; esses últimos são células jovens, com intensa atividade metabólica, e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz.

12. (UEA) Maior felino da América, a onça pintada, Panthera onca, está ameaçada de extinção pela constante diminuição de seu hábitat natural. Em alguns indivíduos dessa espécie, é verificada a condição melânica, com manchas pouco aparentes na pelagem negra, existindo, por isso, diversas explicações indígenas e folclóricas para essa característica. A condição melânica é explicada biologicamente:

a) Pelo acúmulo de lipídeos na derme do animal.

b) Pela ativação de um gene situado nos pelos do animal.

c) Pela produção de uma enzima na derme do animal.

d) Pela secreção de um hormônio na epiderme do animal.

e) Pelo depósito de uma proteína na epiderme do animal.

13. (FPS) A sensibilidade aos estímulos mecânicos é responsável por movimentos no corpo, mudanças no ritmo respiratório e várias outras atividades do corpo humano. Considerando a anatomia da pele, ilustrada na figura abaixo, e processos fisiológicos envolvidos com estímulos de mecanorrecepção, analise as proposições a seguir:

13

1. Os pelos têm origem epidérmica e terminações nervosas na base dos folículos pilosos (1) responsáveis pela reação de “arrepio”.

2. A sensação tátil é produzida através de corpúsculos distribuídos na epiderme, entre músculos e articulações (2, 3 e 4).

3. A sensação de dor resulta de terminações nervosas livres (5) localizadas sob a epiderme.

Está(ão) correta(s):

a) 1 e 2, apenas.

b) 1, 2 e 3.

c) 2 e 3, apenas.

d) 1 e 3, apenas.

e) 2, apenas.

14. (UNICENTRO) Tecidos são grupos de células especializadas na realização de determinadas funções. No organismo dos vertebrados, há um grande número de tecidos, cujas células apresentam uma grande diversidade de estrutura e funções. Com base nos conhecimentos sobre os diferentes tecidos existentes nos vertebrados, é correto afirmar:

a) As glândulas são originadas a partir de células do tecido conjuntivo presentes na substância fundamental.

b) O tecido epitelial é caracterizado por ter pouca substância intercelular e células justapostas.

c) O tecido adiposo é um tipo de tecido muscular no qual predominam células grandes, arredondadas, que armazenam gotas de lipídios.

d) O tecido nervoso apresenta células fusiformes constituídas por inúmeros microfilamentos de actina e miosina em seu citoplasma, o que permite a condução do impulso nervoso de célula para célula.

15. (UNISC) Considerando o Tecido Ósseo, assinale a alternativa incorreta listada a seguir.

a) É um tipo especial de tecido conjuntivo, formado por células e material extracelular calcificado (matriz óssea).

b) A parte inorgânica da matriz óssea é composta, principalmente, por cálcio e fosfato.

c) A parte orgânica da matriz óssea é composta, principalmente, por colágeno.

d) Apesar de sua resistência e dureza, o tecido ósseo é capaz de se regenerar após lesão, como, por exemplo, depois de uma fratura.

e) Devido a sua estrutura rígida, não existem nervos nos ossos.

16. (UDESC) As glândulas são agrupamentos de células especializadas na produção de substâncias úteis ao organismo humano. Assinale a alternativa correta quanto ao exemplo de glândula e sua morfologia.

a) O testículo é um exemplo de glândula endócrina, pois a glândula endócrina possui um canal ou ducto por onde sai a secreção, que faz uma comunicação com o epitélio que a originou.

b) A glândula hipófise é um exemplo de glândula exócrina, pois a glândula exócrina possui um canal ou ducto por onde sai a secreção, que faz uma comunicação com o epitélio que a originou.

c) A glândula tireoide é um exemplo de glândula exócrina, pois a glândula exócrina possui um canal ou ducto por onde sai a secreção, que faz uma comunicação com o epitélio que a originou.

d) A glândula paratireoide é um exemplo de glândula endócrina, pois a glândula endócrina não possui um canal ou ducto de comunicação com o epitélio que a originou; ela lança seu produto de secreção em capilares sanguíneos.

e) A suprarrenal é uma glândula anfícrina ou mista, pois apresenta partes endócrinas e exócrinas.

17. (UCPel) O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo. Sua rigidez resulta do acúmulo de sais minerais, principalmente de carbonato de cálcio e fosfato de cálcio disperso pela matriz orgânica constituída por proteoglicanas, fibras colágenas e glicoproteínas. O elemento ósseo responsável pela determinação de sua rigidez é:

a) O osteócito.

b) O sistemas de Havers.

c) A matriz.

d) Os osteoclastos.

e) Os osteoblastos.

18. (IFMG) Tecidos são formados pelo agrupamento de células especializadas no desempenho de alguma função. Em vertebrados, identificam-se quatro tipos de tecidos, que são os tecidos epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Sobre esses tecidos e suas funções, identifique a afirmativa incorreta:

a) O tecido epitelial que reveste o intestino delgado apresenta dobras chamadas microvilosidades, que garantem um aumento da superfície celular e, assim, facilitam a absorção dos nutrientes.

b) O tecido adiposo é um tipo particular de tecido muscular, no qual as células são preenchidas por gotas de lipídios que deslocam o núcleo para sua periferia.

c) As principais células encontradas no tecido nervoso são os neurônios, responsáveis, entre outras coisas, pelas sensações olfativas, visuais, auditivas, gustativas e táteis.

d) O tecido ósseo é um tecido rígido e resistente, que tem como função, dentre outras, a sustentação do organismo.

19. (UEA) Uma importante toxina anestésica, popularmente conhecida como curare, pode ser extraída de plantas nativas de florestas brasileiras e empregada na caça de animais utilizados como alimento por tribos indígenas. A morte das aves e dos mamíferos caçados com tal técnica ocorre através da asfixia, interrupção das trocas respiratórias pulmonares, sem, entretanto, afetar o batimento do coração. É correto dizer que a ação dessa toxina é verificada no tecido:

a) Epitelial pulmonar, obstruindo os alvéolos.

b) Muscular esquelético, impossibilitando a ventilação pulmonar.

c) Nervoso periférico, paralisando a transmissão do impulso nervoso.

d) Conjuntivo cartilaginoso, bloqueando a circulação sanguínea.

e) Ósseo estrutural, destruindo as células vermelhas do sangue.

20. (UECE) As alergias são respostas do sistema imunológico a substâncias estranhas ao nosso organismo e os sintomas mais comuns das alergias são causados pela ação do exército de defesa do nosso corpo. Em casos mais graves pode ocorrer um processo denominado choque anafilático, que é uma reação alérgica intensa. Dentre os tipos celulares principalmente relacionados a esse tipo de reação estão:

a) Macrófagos e neutrófilos.

b) Linfócitos e macrófagos.

c) Mastócitos e basófilos.

d) Leucócitos e mastócitos.

gab

 

 

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: