Publicado por: Djalma Santos | 24 de novembro de 2016

TESTES DE ASSOCIAÇÕES BIOLÓGICAS (IV)

01. (PUC-PR) Na planície africana, dois leões competem por uma zebra (I). O que ganha a disputa alimenta-se dela (II) e, uma vez que se satisfaz, um bando de hienas “limpa” os restos que ficaram (III). Considerando as relações ecológicas descritas, podemos afirmar que elas são:

a) I: benéfica para um dos envolvidos, prejudicial para o outro; II: benéfica para um dos envolvidos, prejudicial para o outro; III: benéfica para um dos envolvidos, indiferente para o outro.

b) I: benéfica para um dos envolvidos, prejudicial para o outro; II: benéfica para um dos envolvidos, prejudicial para o outro; III: benéfica para ambos os envolvidos.

c) I: prejudicial para ambos os envolvidos; II: benéfica para um dos envolvidos, indiferente para o outro; III: benéfica para um dos envolvidos, indiferente para o outro.

d) I: prejudicial para ambos os envolvidos; II: benéfica para um dos envolvidos, prejudicial para o outro; III: benéfica para um dos envolvidos, indiferente para o outro.

e) I: benéfica para um dos envolvidos, prejudicial para o outro; II: prejudicial para ambos os envolvidos; III: benéfica para ambos os envolvidos.

02. (IFRS) Certos protozoários vivem no tubo digestório de cupins, onde auxiliam estes insetos a realizar a quebra das moléculas de celulose da madeira, através da produção da enzima celulase. Esses protozoários também se alimentam de celulose e sobrevivem somente no tubo digestório dos cupins. Em contrapartida, outros protozoários causam sérios danos à nossa saúde, utilizando-se de nosso organismo para seu crescimento, alimentação e reprodução. As relações ecológicas descritas acima são, respectivamente, as de:

a) Comensalismo e predação.

b) Protocooperação e inquilinismo.

c) Mutualismo e parasitismo.

d) Inquilinismo e parasitismo.

e) Mutualismo e predação.

03. (UNICID) Considerando as interações ecológicas harmônicas, assinale a alternativa cujo argumento esclarece a diferença entre cooperação e mutualismo.

a) Na cooperação, ocorre prejuízo para, pelo menos, uma espécie envolvida.

b) Na cooperação, existem, pelo menos, três espécies envolvidas.

c) No mutualismo, não há interligação corpórea entre os indivíduos.

d) Na cooperação, ocorre benefício apenas para uma espécie envolvida.

e) No mutualismo, há dependência entre os organismos.

04. (UNEAL) As comunidades biológicas são organizadas de acordo com as interações entre as espécies que ocorrem no local. Essas interações podem ser classificadas pelo efeito de uma espécie sobre outra. Considere os exemplos hipotéticos a seguir e relacione-os ao tipo de interação que ocorre; depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Duas pequenas plantas herbáceas e perenes são plantadas juntas em um jardim comum, mas, com o passar do tempo, apenas uma delas se desenvolve.

2. A presença de pequenos vermes cilíndricos no intestino de um ser humano.

3. Bactérias vivendo no rúmen de vacas e de outros ungulados, fazendo a digestão da celulose proveniente das plantas que as vacas não podem digerir por meio de suas próprias enzimas digestivas.

4. Uma traíra alimentando-se de peixes de pequeno porte em um rio.

(  ) Parasitismo.

(  ) Mutualismo.

(  ) Competição.

(  ) Predação.

a) 1 – 2 – 3 – 4.

b) 2 – 3 – 4 – 1.

c) 2 – 3 – 1 – 4.

d) 3 – 1 – 2 – 4.

e) 3 – 2 – 1 – 4.

05. (UNEMAT) Ao longo da história da vida na Terra, diferentes organismos traçaram caminhos evolutivos paralelos, estreitando relações de convivência e colaboração. A isso damos o nome de mutualismo. Assinale a alternativa que não representa uma associação mutualística.

a) Algas e fungos nos líquens.

b) Onça e capivara.

c) Bactérias e ruminantes.

d) Protozoários e cupins.

e) Coral e zooxantelas.

06. (CESPE-UnB) Duas populações de espécies marinhas, I e II, mantêm a seguinte relação ecológica: os organismos da espécie I perseguem, capturam e comem os organismos da espécie II. A espécie I é muito apreciada, para consumo, pelas populações humanas; a espécie II não é consumida por populações humanas. Considerando essas informações, assinale a opção que melhor expressa o comportamento da densidade populacional da espécie II, quando a espécie I sofre alterações devido à pesca predatória.

06

07. (FAMERP) A figura mostra líquens sobre o tronco de uma árvore.

07

(www.flickriver.com)

A relação ecológica existente entre o líquen e a árvore e a relação entre os microrganismos componentes dos líquens são classificadas, respectivamente, como:

a) Epifitismo e mutualismo.

b) Sociedade e mutualismo.

c) Parasitismo e comensalismo.

d) Comensalismo e cooperação.

e) Mutualismo e epifitismo.

08. (FEI) O diagrama abaixo representa algumas das inúmeras relações entre os seres vivos. Analise-o atentamente e assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, os elementos representados por X, Y e Z (apenas o caso X é um exemplo da relação ecológica):

08

 

a) X = líquen; Y = amensalismo; Z = esclavagismo.

b) X = caranguejo-eremita e anêmona; Y = colônias; Z = epifitismo.

c) X = rêmora e tubarão; Y = colônias; Z = parasitismo.

d) X = peixe-palhaço e anêmona; Y = forésia; Z = epifitismo.

e) X = peixe-agulha e pepino-do-mar; Y = inquilinismo; Z = amensalismo.

09. (IFPE) Em um determinado Ecossistema, duas espécies diferentes interagem intimamente, de tal forma que, para elas, essa interação é fundamental à sobrevivência de cada uma. Enquanto a espécie “A” é produtora de matéria orgânica por meio da fotossíntese, é incapaz de, por si mesmo, se fixar em uma rocha. A espécie “B” é capaz de fixar-se nas rochas, mas, sendo heterótrofa, não consegue produzir matéria orgânica a partir de matéria inorgânica e, enquanto ajuda na fixação da espécie “A”, se utiliza dos produtos por ela sintetizados. Esse tipo de interação ou relação ecológica recebe o nome de:

a) Protocooperação.

b) Inquilinismo.

c) Epifitismo.

d) Forésia.

e) Mutualismo.

10. (UFRN) Observe as figuras.

10

Assinale os tipos de relações entre os seres vivos que são observados nas figuras anteriores, respectivamente.

a) Colônia, parasitismo e comensalismo.

b) Sociedade, inquilinismo e comensalismo.

c) Colônia, comensalismo e protocooperativismo.

d) Sociedade, comensalismo e protocooperativismo.

11. (UNICENTRO) Os gráficos a seguir representam o crescimento de duas populações A e B. O gráfico I representa o crescimento das populações vivendo de modo isolado uma da outra, enquanto o gráfico II representa o crescimento das populações quando estão vivendo juntas no mesmo ambiente.

11

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tipo de relação ecológica existente entre essas duas populações quando estão juntas no mesmo ambiente.

a) Comensalismo.

b) Competição.

c) Parasitismo.

d) Predatismo.

e) Protocooperação.

12. (UNICENTRO) Os organismos de uma comunidade biológica interagem entre si. Essas interações são denominadas genericamente de relações ecológicas. Assinale a alternativa que indica, corretamente, o tipo de relação no qual, em grupos de organismos da mesma espécie, os indivíduos apresentam algum grau de cooperação, conservando relativa independência e mobilidade.

a) Colônia.

b) Comensalismo.

c) Mutualismo.

d) Protocooperação.

e) Sociedade.

13. (UEPG) Com relação ao estudo das relações ecológicas entre os seres vivos, assinale o que for correto.

01. São exemplos de relações interespecíficas desarmônicas: herbivorismo, predatismo, parasitismo, amensalismo.

02. Várias espécies de abelhas formam sociedades altamente organizadas, nas quais, instintivamente, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colmeia acima de sua própria sobrevivência.

04. Entre os mamíferos, encontramos vários exemplos de sociedades com um grande grau de união e cooperação. Os macacos babuínos do Quênia, por exemplo, emitem gritos de alarme quando veem um predador aproximar-se do grupo.

08. No comensalismo uma das espécies é beneficiada pela simbiose, enquanto a outra, aparentemente, não tira nenhum proveito, mas também não sofre nenhum prejuízo.

16. Um tipo de mutualismo é a associação entre determinados fungos e as raízes de certas plantas, formando as micorrizas.

Soma das alternativas corretas:

14. (IFMT)

14

As imagens acima demonstram relações ecológicas que ocorrem entre organismos na natureza. Marque a alternativa que indica, respectivamente, essas relações.

a) Protocooperação e parasitismo.

b) Mutualismo e colônia.

c) Amensalismo e predatismo.

d) Colônia e sociedade.

e) Protocooperação e sociedade.

15. (UNIMONTES) Em uma comunidade biológica, os organismos se interagem mediante diferentes relações ecológicas. As imagens a seguir ilustram algumas dessas relações. Analise-as.

15

Com base no assunto abordado, na análise das imagens e nos seus conhecimentos, é correto afirmar:

a) Na imagem III, está representada uma das mais importantes relações existentes na natureza.

b) Em I, está caracterizado um tipo de relação em que a associação causa prejuízos para uma das espécies.

c) A imagem II apresenta um clássico caso de competição intraespecífica.

d) A predação intraespecífica está claramente demonstrada em IV.

16. (FCM-PB) Organismos como os líquens, conseguem sobreviver em condições ambientais hostis, instalam-se na superfície das rochas iniciando a sucessão ecológica. Os liquens são associações entre algas e fungos. A relação que ocorre nesses organismos é de:

a) Inquilinismo.

b) Comensalismo.

c) Parasitismo.

d) Mutualismo.

e) Protocooperação.

17. (UniEvangélica) Leia o texto e analise o gráfico a seguir.

Um grupo de cientistas confeccionou cobras artificiais para testar uma predição da hipótese de mimetismo: as falsas-corais se beneficiam mimetizando a coloração de alerta de corais venenosas somente em regiões onde corais estão presentes. Os pesquisadores distribuíram números iguais de falsas-corais artificiais (grupo experimental) e cobras marrons artificiais (grupo de controle) em 14 locais de campo, sendo metade na área que as duas cobras coabitavam e metade na área onde as cobras-coral estavam ausentes. Os pesquisadores recolheram as cobras artificiais após quatro semanas e tabularam os dados de predação com base em marcas de dentes e garras.

17

Da interpretação do gráfico conclui-se que:

a) Os experimentos de campo sustentam a hipótese do mimetismo em locais de campo onde cobras-coral estavam presentes.

b) Os predadores geralmente evitam todas as cobras com anéis de forte coloração, na presença das cobras marrons artificiais.

c) Em locais de campo onde cobras-coral estavam presentes não houve diferença na frequência dos ataques.

d) Os experimentos de campo não sustentam a hipótese do mimetismo, mesmo na presença ou na ausência de cobras-coral.

18. (UPF) As relações ecológicas entre seres de diferentes espécies de uma comunidade biológica são muito diversificadas. Os ruminantes, por exemplo, abrigam em seu tubo digestório bactérias para digerir a celulose, o que possibilita a assimilação da mesma por esses animais; em troca, as bactérias recebem parte da celulose como alimento. Essa relação ecológica entre as bactérias e os ruminantes chama-se:

a) Parasitismo.

b) Mutualismo.

c) Inquilinismo.

d) Comensalismo.

e) Amensalismo.

19. (X OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA)

Leia o texto abaixo e responda esta questão

      A aranha mais nerd!

19A

Salticidae é uma família de aranhas muito inteligentes (para alguém com o cérebro daquele tamanho). São caçadoras ativas, quase nunca tecem teia, preferem caçar ativamente as presas. Por conta disso, dependem muito da visão, daí os olhos enormes, e acabam adotando comportamentos bem ricos. Agora, se elas já são predadoras bastante inteligentes, como seria uma aranha que caça esses predadores (uma aranha araneofágica)? Portia é um gênero de aranhas saltadoras (também são Salticidae) com cerca de 20 espécies conhecidas, que são especialistas em caçar outras aranhas, especialmente membras da mesma família. Ocorrem na África, Ásia e Oceania, para meu desapontamento. Para poderem caçar, adotam uma série de táticas bastante complexas, sendo capazes de classificar o tipo de presa e responder de acordo, o que as coloca entre os invertebrados mais inteligentes. Para atacar outras Salticidae, as estratégias das Portia são únicas. Algumas Portia podem fazer teias, e manter os insetos pegos para atrair outras saltadoras. Outras partem ativamente para a caça, quando sua camuflagem vem a calhar: se a Salticidae que está caçando a vê, a Portia congela seus movimentos, e encolhe seus palpos e patas, se camuflando de detrito para uma vítima que depende da visão, podendo até simular movimentos causados pelo vento.

Fonte: http://scienceblogs.com.br/rainha/

Alguns Salticidae como o da figura abaixo possuem grande semelhança com formigas. Isso permite a essas espécies, maior defesa contra predadores e, em alguns casos, a vida em parabiose nos formigueiros (onde ambas as espécies compartilham a mesma casa e alimento).

19B

A semelhança entre esta espécie de Salticidae e formiga pode ser classificada ecologicamente como:

a) Tanatose.

b) Camuflagem.

c) Coloração de advertência.

d) Mutualismo.

e) Retroorientação.

20. (UNAMA) No Assentamento Araras, em São João do Araguaia, município do sudeste do Pará, têm sido feitas experiências em que se utiliza a associação de FUNGOS 1 micorrízicos e raízes de PLANTAS 2 para aumentar a eficiência do solo de baixa fertilidade. Sobre esse assunto, coloque “V” ou “F” ao lado de cada afirmativa, conforme estejam certas ou erradas:

I. Os organismos 2 fornecem os alimentos necessários à sobrevivência dos organismos 1.

II. Os seres em destaque têm em comum a parede celular constituída por celulose.

III. A associação ecológica mencionada é considerada como mutualística.

IV. Os organismos 1 pertencem ao reino Plantae porque apresentam parede celular.

V. Os organismos 1 aumentam a capacidade de absorção das raízes ao retirarem do solo os nutrientes.

A alternativa correta na sequência de cima para baixo é:

a) V, V, V, V, V.

b) F, V, F, F, V.

c) V, F, F, V, V.

d) V, F, V, F, V.

GAB


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