Publicado por: Djalma Santos | 24 de novembro de 2016

TESTES DE HISTOLOGIA VEGETAL (3)

01. (UPE) Sobre tecidos vegetais, analise as afirmativas a seguir e conclua.

I  II

0 0 – O colênquima é um tecido formado por células alongadas, vivas e flexíveis localizadas na periferia de caules jovens, pecíolos e pedúnculos de flores e frutos.

1 1 – O floema é o principal tecido responsável pela produção de papel e largamente empregado na construção civil e na marcenaria.

2 2 – O xilema é um tecido responsável pela condução da seiva mineral. Suas células se caracterizam pela impregnação de lignina nas suas paredes e pela presença da placa crivada.

3 3 – O parênquima é um tecido de preenchimento, cujas células se especializaram no processo de armazenamento e/ou fotossíntese.

4 4 – Os meristemas apicais são tecidos com grande atividade mitótica, sendo responsáveis pelo crescimento tanto em altura como em espessura.

02. (UFRR) A dendrocronologia utiliza dos padrões de desenvolvimento dos anéis de crescimento presentes no caule de algumas árvores para determinar as condições climáticas do passado. Dentre as estruturas que devem ser observadas para este estudo, assinale a alternativa correta:

I. Xilema estival.

II. Feixes liberolenhosos.

III. Xilema primaveril.

IV. Cilindro vascular.

a) I e II.

b) II e IV.

c) II e III.

d) I e III.

e) III e IV.

03. (UFRN) Muitas plantas de clima quente apresentam estruturas especializadas contra a perda de água por excesso de transpiração, sendo abundantes em suas células epidérmicas. Porém, podem ser, no entanto, secretoras, como em plantas carnívoras, produzindo secreção digestiva. Essa estrutura especializada é conhecida por:

a) Pelos.

b) Acúleos.

c) Tricomas.

d) Estômatos.

04. (UECE) As plantas são organismos cobertos por um tecido superficial denominado epiderme vegetal. Esse tecido pode ser formado por uma ou mais camadas de células e possui estruturas especializadas nas trocas gasosas e na prevenção da perda de água nesses organismos que, de acordo com as alternativas abaixo, compreendem respectivamente os:

a) Estômatos e as lenticelas.

b) Hidatódios e os tricomas.

c) Estômatos e os tricomas.

d) Tricomas e os hidatódios.

05. (UNIMONTES) Procedimentos como o anel de Malpighi confirmam a importância do floema na condução de seiva elaborada e demonstram também algumas consequências para a planta. Considerando que o anel de Malpighi foi realizado no caule principal da planta, é correto afirmar:

a) Com esse procedimento, direciona-se a seiva orgânica para os frutos, potencializando seu crescimento.

b) Adotando esse procedimento, a nutrição das raízes é comprometida posteriormente, levando a planta à morte.

c) Um inchaço na parte inferior ao anel pode ser observado devido ao acumulo de seiva elaborada.

d) Com essa técnica, o acúmulo de seiva bruta na parte superior da planta cria um gradiente de pressão que favorece a condução dos nutrientes para as raízes.

06. (UniEvangélica-Anápolis) Leia o texto a seguir.

As células que constituem o corpo das plantas vasculares são bem diferenciadas entre si. Como os animais, plantas apresentam tecidos, conjuntos de células especializadas na realização de determinadas funções. Descrição de alguns tecidos vegetais:

1. Tecidos formados por células com paredes celulósicas finas (parede primária). Entre as células há geralmente espaços cheios de ar.

2. Tecidos constituídos por células de paredes espessas, que morreram no curso da diferenciação. As paredes celulares são impregnadas de lignina.

3. Tecidos responsáveis pela condução da seiva bruta (água e sais minerais) desde as raízes até às folhas da planta.

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da biologia Moderna. Vol. único. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006. p. 338.

As descrições 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, aos seguintes tecidos vegetais:

a) Felogênio, feloderma e súber.

b) Epicarpo, mesocarpo e endocarpo.

c) Colênquima, periderme e floema.

d) Parênquima, esclerênquima e xilema.

07. (UFLA) Tecido de revestimento do corpo vegetal, tecido de condução de água e sais, e tecido de sustentação constituído de células vivas e paredes celulares espessadas são, respectivamente:

a) Epiderme, xilema e colênquima.

b) Epiderme, floema e esclerênquima.

c) Periderme, xilema e esclerênquima.

d) Periderme, floema e colênquima.

e) Periderme, colênquima e floema.

08. (UEPG) A morfogênese e a diferenciação celular das plantas angiospermas é um importante mecanismo para a formação do corpo. Com relação a esse mecanismo em angiospermas, assinale o que for correto.

01. As células meristemáticas têm grande capacidade de dividir-se por mitose e originar novas células, constituem os meristemas, um tipo de tecido presente nas partes da planta em que ocorre crescimento por multiplicação celular.

02. No caule, o meristema primário forma pequenos brotos, as gemas apicais (na ponta do caule) e as gemas laterais ou axilares (nas ramificações do caule), dos quais surgem novos ramos.

04. O meristema secundário é responsável pelo crescimento em espessura e está localizado no interior do caule da raiz da maioria das dicotiledôneas e de algumas monocotiledôneas.

08. Os elementos traqueários das angiospermas são de dois tipos: traqueídes e elementos de vaso. Ambos são constituídos de células mortas, das quais restaram apenas as paredes reforçadas por lignina.

16. O esclerênquima é um elemento de sustentação que surge a partir da diferenciação do meristema fundamental.

Soma das alternativas corretas:

09. (IFTM) A foto abaixo foi tirada de um tecido vegetal de uma aroeira que apresentava, como características marcantes, núcleo volumoso, paredes celulares delgadas e elevada quantidade de células em divisão celular.

09

É mas provável que esse tecido tenha sido retirado:

a) Do súber presente no tronco.

b) Do esclerênquima de galhos.

c) Da epiderme de uma folha.

d) Da região subapical da raiz.

e) Dos traqueídes condutores de seiva.

10. (UFRR) Sua extremidade é envolvida por um tecido em forma de capuz, a coifa, que protege o meristema apical de eventuais danos durante a sua penetração no solo. Seu meristema apical origina, além da coifa, os três primeiros meristemas da planta: protoderme, meristema fundamental e procâmbio. Todas essas características pertencem:

a) À raiz.

b) Ao caule.

c) À folha.

d) Ao fruto.

e) À flor.

11. (UNICAP)

I  II

0 0 – Nas plantas que necessitam armazenar água, o parênquima aerênquima mostra-se bastante desenvolvido.

1  1 – Uma planta sofre lesão em um determinado local e as células adjacentes desdiferenciam-se passando a se dividir e regenerando a região lesada. A essas células aplica-se o conceito de meristema primário.

2   2 – A epiderme é o tecido de revestimento nos vegetais que protege contra agentes bióticos e abióticos, evitando ainda a perda excessiva de água por transpiração.

3   3 – O colênquima é um tecido com células alongadas mortas, e parede com reforço de lignina.

4  4 – As paredes dos vasos lenhos (xilema) apresentam reforços de lignina cuja função é aumentar a resistência do vaso, impedindo o seu colapso.

12. (UFSM) Segundo alguns autores, o “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, homenageia o povo sofrido dos trabalhadores da época; o sol inclemente e o cacto representam, ali, sua dura rotina. Essa planta se adapta bem ao meio ambiente. Em geral, dispensa as folhas para a fotossíntese e armazena água para sobreviver. Que tecido vegetal está envolvido nesses dois processos fisiológicos?

a) Parênquima.

b) Xilema.

c) Meristema.

d) Periderme.

e) Esclerênquima.

13. (UEM) Assinale o que for correto.

01. A epiderme é um tecido de revestimento presente nas folhas e nos caules constituída por células clorofiladas.

02. Nas folhas, o parênquima assimilador é constituído por células clorofiladas que realizam a fotossíntese e a respiração.

04. Os tecidos condutores xilema e floema são formados por vários tipos de células originadas de meristemas primários e secundários, que sofreram impregnação de lignina, calose, alcaloides e resinas.

08. O colênquima e o esclerênquima são tecidos vivos, lignificados, especializados na sustentação dos caules, raízes e folhas.

16. Os tecidos meristemáticos, presentes nos caules e nas raízes, apresentam grande capacidade de realizar mitose e, por isso, originam todos os tipos de células que compõem uma planta.

32. Nectários, pelos glandulares e tubos laticíferos são exemplos de estruturas secretoras presentes nas plantas.

Soma das alternativas corretas:

14. (PUCCAMP) Os meristemas primários:

a) Ocupam sempre uma posição apical.

b) Aparecem apenas na raiz e no caule.

c) Derivam diretamente de células do embrião.

d) Possuem células com pouco citoplasma, núcleo volumosos e membrana espessa.

15. (UEL) A matéria-prima para a produção de linho é constituída por fibras de:

a) Súber.

b) Floema.

c) Xilema.

d) Esclerênquima.

e) Colênquima.

16. (UFAL) Os afídeos sugam soluções açucaradas das plantas sobre as quais se instalam. Suas peças bucais são introduzidas na planta até atingirem os:

a) Vasos lactíferos.

b) Vasos lenhosos.

c) Vasos crivados.

d) Traqueídeos.

e) Meristemas.

17. (COVEST) Na figura abaixo, são mostrados detalhes da estrutura interna da folha de uma angiosperma. Analise-os e responda às proposições apresentadas.

17

I   II

0  0 – A exemplo dos animais, a epiderme vegetal apresenta células poliédricas, grandes, mais ou menos achatadas, sem espaços intercelulares.

1  1 – Sob a epiderme superior da folha (1), existem células altas e justapostas, do parênquima paliçádico, (2), e, sob a epiderme inferior (3), células ovaladas ou irregulares, formando o parênquima lacunoso (4 e 5).

2  2 – O parênquima lacunoso (3 e 5) é também rico em cloroplastos, como o parênquima clorofiliano e, por isso, realiza fotossíntese em alta taxa.

3  3 – O parênquima lacunoso (4 e 5) é importante por possibilitar as trocas gasosas da respiração e da fotossíntese.

4  4 – Todo o material fotossintetizável que é aproveitado pela planta é acumulado nas folhas, no parênquima de reserva, este é comparável ao tecido conjuntivo frouxo dos animais.

18. (UFTM) A foto representa um corte transversal do caule de uma árvore.

18

(http://tehnologie.urmatorulpas.com)

Na imagem, é possível verificar a existência de anéis anuais de crescimento. Sobre esses anéis, é correto afirmar que:

a) Os anéis mais espessos ou mais largos, chamados estivais, foram produzidos no inverno.

b) Cada anel corresponde a diferentes conjuntos de floemas, produzidos em diferentes estações do ano.

c) Cada anel corresponde a diferentes conjuntos de xilemas, produzidos em diferentes estações do ano.

d) Revelam que a planta era típica de uma região de clima tropical e seco.

e) Os anéis centrais correspondem aos últimos produzidos pela planta.

19. (VUNESP) A tabela reúne estrutura e função de planta pertencente ao grupo das fanerógamas.

ESTRUTURA

I. Parênquima paliçádico

II. Floema

III. Pelos radiculares

IV. Xilema

FUNÇÃO

1. Transporte de seiva inorgânica

2. Absorção de água

3. Fotossíntese

4. Transporte de seiva orgânica

Correlacione a estrutura com sua função correspondente e assinale a alternativa correta.

a) I – 3, II – 1, III – 2, IV – 4.

b) I – 3, II – 4, III – 2, IV – 1.

c) I – 2, II – 4, III – 3, IV – 1.

d) I – 2, II – 3, III – 4, IV – 1.

e) I – 1, II – 3, III – 4, IV – 2.

20. (UF-LAVRAS) Na questão a seguir, apresentam-se quatro proposições:

I. Os elementos de vaso constituintes do xilema possuem suas paredes com depósitos de lignina.

II. O xilema transporta a seiva elaborada e o floema, a água e os sais minerais.

III. A calose é um polissacarídeo bastante comum nos vasos crivados constituintes do floema.

IV. O floema e o xilema são constituídos de células mortas.

Responda.

a) Se apenas as afirmativas III e IV forem corretas.

b) Se apenas as afirmativas I e II forem corretas.

c) Se apenas as afirmativas II e IV forem corretas.

d) Se apenas as afirmativas I e III forem corretas.

e) Se apenas a afirmativa I for correta.

GAB


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: