Publicado por: Djalma Santos | 9 de dezembro de 2016

TESTES SOBRE SISTEMA CIRCULATÓRIO (II)

01. (UNISINOS) O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados. Nos vertebrados, o sangue é formado por diversos tipos de células, que constituem a parte “sólida” do sangue e que estão imersas em uma parte líquida chamada plasma. Sobre as células sanguíneas, analise as proposições abaixo:

I. As hemácias possuem a função de auxiliar a respiração celular, transportando oxigênio e gás carbônico pela hemoglobina.

II. Os leucócitos são divididos em cinco tipos principais (neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos).

III. Os trombócitos têm função de transporte de hemácias, leucócitos, plaquetas e outras substâncias dissolvidas.

Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que:

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas I e II estão corretas.

d) Apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

02. (UNISC) A circulação sanguínea dos peixes é completa e simples. Completa, porque o sangue arterial e o venoso não se misturam; e simples, porque o fluxo sanguíneo passa somente uma vez pelo coração. Conforme estas características morfológicas e anatômicas pode-se dizer que o coração dos peixes ósseos tem:

a) Um ventrículo e um átrio.

b) Dois ventrículos e um átrio.

c) Um ventrículo e nenhum átrio.

d) Um ventrículo e dois átrios.

03. (UERJ) Observe as figuras a seguir, que relacionam pressão sanguínea e pressão osmótica em quatro diferentes condições ao longo da extensão de um vaso capilar. Na extremidade arterial (PA) do vaso capilar, a pressão sanguínea é maior que a pressão osmótica, e o líquido sai do interior do capilar para os tecidos, ocorrendo o fluxo oposto na extremidade venosa desse vaso, onde a pressão sanguínea venosa (PV) é menor que a osmótica.

03

Considere um quadro de desnutrição prolongada, em que um indivíduo apresenta baixa concentração de proteínas no sangue. A representação mais adequada da relação entre a pressão sanguínea e a osmótica ao longo do capilar desse indivíduo corresponde à figura de número:

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

04. (UNICID) Um estudante afirmou: no ser humano, todo sangue venoso, originado nos tecidos corpóreos e pobre em oxigênio é, sempre transportado pelas veias; e todo sangue arterial, originado nos alvéolos pulmonares e rico em oxigênio, é sempre transportado pelas artérias. A afirmação do estudante é:

a) Falsa, pois a artéria aorta conduz sangue venoso do coração em direção aos tecidos.

b) Verdadeira, pois o transporte de sangue rico e pobre em oxigênio é realizado sempre por artérias e veias, respectivamente.

c) Falsa, pois as veias pulmonares conduzem sangue arterial do coração em direção aos pulmões.

d) Falsa, pois as artérias pulmonares conduzem sangue venoso do coração em direção aos pulmões.

e) Verdadeira, pois as veias cavas conduzem sangue venoso dos pulmões em direção ao coração.

05. (UNEAL) Em animais e plantas, é necessário que ocorra a distribuição dos nutrientes para que todos os órgãos corporais possam sobreviver e desempenhar suas funções. Sobre esse tema, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Nos animais, o sangue que sai do coração é transportado para os órgãos pelas _______________ e o sangue que chega ao coração é transportado pelas ______________. Nas plantas vasculares, a seiva bruta, rica em água e em nutrientes, é transportada pelo________________ e a seiva elaborada, rica em produtos do metabolismo orgânico da planta, é transportada pelo ___________________.

a) artérias / veias / xilema / floema.

b) veias / artérias / xilema / floema.

c) capilares / artérias / floema / xilema.

d) artérias / veias / floema / xilema.

e) capilares / veias / xilema / floema.

06. (CESPE)

06

Luis C. Junqueira e José Carneiro. Histologia básica. 10.ª Edição.

O gráfico acima ilustra a relação entre as características da circulação sanguínea e a estrutura dos vasos sanguíneos. A partir da análise desse gráfico, conclui-se que a quantidade de material elástico é menor na parede dos vasos:

a) Com maior número de válvulas no seu interior.

b) Que participam das trocas entre o sangue e os tecidos.

c) De maior diâmetro e que transportam sangue do coração para os órgãos.

d) Menos permeáveis.

07. (CEDERJ) Ao receber o resultado de um hemograma completo, um rapaz observou que a quantidade de leucócitos estava 14.000, acima dos padrões de referência (4 a 12 mil células por milímetro cúbico de sangue). Com base neste resultado, pode-se afirma que o rapaz estava:

a) Anêmico.

b) Imunodeprimido.

c) Com inflamação.

d) Com alto volume de sangue.

08. (FACTO) A circulação humana é um processo de grande importância em função do transporte de nutrientes, de gases respiratórios, de substâncias metabólicas e de resíduos. Nos itens que se seguem, marque aquele que melhor representa à ordem em que ocorre a circulação humana.

a) Átrio direito → ventrículo direito → artérias pulmonares → pulmões → veias pulmonares → átrio esquerdo → ventrículo esquerdo.

b) Átrio direito → ventrículo direito → veias pulmonares → pulmões → artérias pulmonares → átrio esquerdo → ventrículo esquerdo.

c) Átrio esquerdo → ventrículo esquerdo → veias pulmonares → pulmões → artérias pulmonares → átrio direito → ventrículo direito.

d) Átrio direito → átrio esquerdo → veias pulmonares → pulmões → artérias pulmonares → ventrículo direito → ventrículo esquerdo.

e) Átrio esquerdo → átrio direito → ventrículo direito → artérias pulmonares → veias pulmonares → pulmões → ventrículo esquerdo.

09. (CESPE)

09

Tendo como referência as figuras acima, que ilustram a evolução do sistema circulatório nos vertebrados, julgue os seguintes itens.

I. Os animais cujo sistema circulatório corresponde ao ilustrado na figura 1 possuem respiração tegumentar.

II. Nos animais que possuem o sistema circulatório ilustrado na figura 1, o sangue que flui pelos tecidos do corpo é mais saturado em oxigênio que aquele recebido pelos tecidos dos animais que possuem o sistema circulatório ilustrado na figura 3.

III. Os animais cujo sistema circulatório corresponde ao ilustrado na figura 4 são os únicos vertebrados que secretam urina hipertônica.

IV. O fato de as células dos organismos cujo sistema circulatório corresponde ao ilustrado na figura 4 receberem sangue mais oxigenado que as dos animais que possuem os sistemas circulatórios ilustrados nas figuras 2 e 3 faz que eles apresentem maior capacidade energética, o que lhes permite a homeotermia.

Estão certos apenas os itens

a) II e III.

b) III e IV.

c) I e II.

d) I e IV.

10. (UNIPAR) Sabemos que quando se escala montanhas muito altas, os indivíduos em geral, especialmente aqueles com pressão sanguínea alta e que vivem no nível do mar, apresentam sangramento no nariz. Isto é causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos na mucosa nasal. Esse rompimento de vasos sanguíneos nesta situação é causada por:

a) Aumento da pressão externa do ambiente em relação à pressão sanguínea do corpo.

b) Diminuição da concentração de oxigênio atmosférico em grandes altitudes.

c) Aumento da concentração de oxigênio atmosférico em grandes altitudes.

d) Diminuição da pressão externa do ambiente em relação à pressão sanguínea do corpo.

e) Aumento da concentração de gás carbônico atmosférico em grandes altitudes.

11. (URCA) As veias pulmonares são ligadas ao coração através do (a):

a) Artéria aorta.

b) Átrio direito.

c) Átrio esquerdo.

d) Ventrículo direito.

e) Ventrículo esquerdo.

12. (UNICENTRO) A figura a seguir representa o coração de um mamífero, no qual AD corresponde ao átrio direito, AE corresponde ao átrio esquerdo, VD corresponde ao ventrículo direito, VE corresponde ao ventrículo esquerdo e os números correspondem aos vasos sanguíneos.

12

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a relação entre os números e os tipos de vaso correspondentes.

a) Veias: 1, 2 e 5; artérias: 3 e 4.

b) Veias: 1, 3 e 4; artérias: 2 e 5.

c) Veias: 2 e 3; artérias: 1, 4 e 5.

d) Veias: 2 e 5; artérias: 1, 3 e 4.

e) Veias: 3 e 4; artérias: 1, 2 e 5.

13. (UEM) Sobre o tecido hematopoiético de humanos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. As plaquetas são os elementos figurados do sangue e estão envolvidas no processo de coagulação sanguínea.

02. No indivíduo não anêmico, as hemácias são células anucleadas, discoides, circulares e bicôncavas, e duram em média 120 dias e depois são destruídas no fígado e no baço.

04. Um hemograma apresentando um aumento significativo no número de leucócitos indica inflamação ou infecção.

08. A anemia é uma condição de doença em que o transporte de oxigênio é prejudicado pela diminuição de fibrinogênio, decorrente de dieta alimentar inadequada.

16. Nos linfonodos ocorre grande quantidade de albuminas, que são responsáveis pela fagocitose de microrganismos patogênicos.

Soma das alternativas corretas:

14. (IFPE) A circulação nos animais tem como principal objetivo a distribuição de substâncias pelo corpo: nutrientes, gases respiratórios, excreções, hormônios etc. os diversos sistemas circulatórios nos animais apresentam diferenças entre eles, dependendo do grupo a que pertencem. Relacione corretamente as características e tipos de sistemas circulatórios apresentados na Coluna I, com os respectivos animais portadores desse sistema, na Coluna II.

Coluna I

1. Coração com apenas duas câmaras.

2. O sangue não transporta gases respiratórios.

3. Ocorre mistura de sangue arterial com sangue venoso.

4. Coração com quatro câmaras completas.

Coluna II

(   ) Insetos

(   ) Anfíbios

(   ) Aves

(   ) Peixes

A leitura correta, de cima para baixo, na Coluna II é:

a) 3, 2, 1 e 4.

b) 3, 4, 1 e 2.

c) 2, 3, 4 e 1.

d) 2, 3, 1 e 4.

e) 4, 3, 2 e 1.

15. (UDESC) A Figura abaixo representa o esquema de um coração humano, no qual estão indicadas algumas de suas estruturas.

15

Analise as proposições em relação a este órgão.

I. O sangue arterial circula dentro das artérias e o venoso dentro das veias.

II. As artérias pulmonares esquerda e direita conduzem o sangue venoso aos pulmões.

III. O ventrículo direito do coração possui paredes mais espessas do que o ventrículo esquerdo, pois tem que impulsionar o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.

IV. As veias cavas trazem o sangue venoso dos pulmões ao átrio direito do coração.

V. As paredes das veias possuem músculos que auxiliam na impulsão do sangue.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

c) Somente a afirmativa II é verdadeira.

d) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

16. (IFMT) O hemograma é um exame que analisa as variações quantitativas e morfológicas dos elementos figurados do sangue. Os médicos pedem esse exame para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença como anemia e infecções de diversos tipos. No caso de dengue hemorrágica, o diagnóstico é confirmado pela queda brusca do valor de:

a) Plaquetas.

b) Leucócitos.

c) Eritrócitos.

d) Hemácias.

e) Linfócitos.

17. (MACK) A respeito do coração, assinale a alternativa correta.

a) Os nódulos atrioventricular e sinoatrial são responsáveis pelo controle do ritmo cardíaco.

b) As valvas são responsáveis por estimular a contração do miocárdio.

c) A contração do miocárdio é completamente independente da ação do sistema nervoso.

d) A oxigenação desse órgão é feita pelo sangue que circula em seu interior.

e) Todo sangue que sai do coração é arterial.

18. (UniEvangélica) Leia o texto e analise a figura a seguir.

Nos insetos, centopeias e milípedes, as traqueias são estruturas adaptadas à respiração aérea; são invaginações muito ramificadas da parede externa do corpo e que terminam próximas às células; as trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células e as traqueias.

                     LOPES, Sônia. Bio. Vol. Único. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 552. (Adaptado).

18

Disponível em: <http://www.netxplica.com/manual.virtual/bio10/trocas.gasosas/10.BIO.

tegumento.traqueias.htm>. Acesso em: 14 abr. 2014.

O sistema circulatório dos insetos terrestres não interfere diretamente no funcionamento do sistema respiratório desses organismos porque:

a) É um sistema circulatório aberto.

b) Não transporta gases respiratórios.

c) É um sistema circulatório fechado.

d) Transporta sempre dentro de vasos.

19. (FUVEST) No intestino humano, cada uma das vilosidades da superfície interna do intestino delgado tem uma arteríola, uma vênula e uma rede de capilares sanguíneos. Após uma refeição, as maiores concentrações de oxigênio, glicose e aminoácidos no sangue são encontradas nas:

19

 

20. (UPE) Observe a figura a seguir:

20

Ela representa o esquema de um sistema circulatório. Com base nessa figura, leia atentamente as afirmativas a seguir:

I. O esquema corresponde a uma circulação dupla e fechada, respectivamente. Dupla, porque o sangue arterial e o venoso circulam pelo pulmão e coração, e fechada, porque o sangue circula no interior de vasos.

II. O esquema representa o sistema circulatório de um anfíbio, no qual a circulação é incompleta, porque o ventrículo é único e nele o sangue arterial e o venoso se misturam.

III. O sangue venoso, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, vem dos tecidos do corpo através das veias cava superior e cava inferior e penetra no átrio direito; o sangue arterial, vindo dos pulmões através da veia pulmonar, penetra no átrio esquerdo.

IV. O sistema circulatório consta de um coração, que apresenta dois ventrículos (direito e esquerdo) e uma aurícula. Encontramos um seio venoso que recebe sangue venoso e passa para o ventrículo direito, e o bulbo arterial que constitui uma continuação do ventrículo.

V. O sistema circulatório é de um réptil crocodiliano, no qual o coração é constituído por dois átrios e um ventrículo. O sangue venoso vindo dos tecidos do corpo chega ao átrio direito do coração através da veia cava.

Estão corretas apenas:

a) I, III e IV.

b) I, IV e V.

c) II e III.

d) II, III e V.

e) II e IV.

gab

 

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: