Publicado por: Djalma Santos | 15 de dezembro de 2016

TESTES DE BIOENERGÉTICA (X)

01. (UESPI) Observando o gráfico abaixo, e a partir de seus conhecimentos sobre os dois processos envolvidos, assinale a alternativa correta.

01

a) As setas indicam o momento em que o consumo de oxigênio é igual nos dois processos.

b) A intensidade da respiração aumenta com o passar das horas.

c) Ambos os processos são executados por organismos heterótrofos.

d) Uma condição imprescindível para que a respiração ocorra é a presença de plastídios, que farão a conversão de CO2 em O2.

e) Pico de intensidade da fotossíntese depende de uma maior intensidade luminosa.

02. (UFMG) A fotossíntese e a respiração são processos fundamentais para a manutenção da biodiversidade na Terra. Considerando-se esses dois processos, é correto afirmar que ambos:

a) Ocorrem em seres heterotróficos.

b) Participam do ciclo do carbono.

c) Produzem diferentes formas de energia.

d) Se realizam alternadamente durante o dia.

03. (UFAC) Através da reciclagem da matéria, os seres vivos estão em permanentes trocas com o ambiente. Nesse sentido, a morte de um organismo permite que a matéria orgânica, que compõe seu corpo, seja degradada, e os elementos químicos que a constituíam retornem ao ambiente. No que se refere às taxas de carbono e oxigênio, marque a alternativa que contém os dois processos responsáveis pela manutenção dessas taxas na atmosfera.

a) Fotossíntese e respiração.

b) Fotossíntese e fecundação.

c) Respiração e calor.

d) Respiração e ciclo de Krebs.

e) Respiração e digestão.

04. (UFJF) Há autores que tratam a fotossíntese e a respiração aeróbica (síntese de ATP) como fenômenos opostos ou complementares. Um argumento correto para tratar esses fenômenos dessa maneira é:

a) A fotossíntese ocorre em plantas, e a respiração aeróbica ocorre somente em animais.

b) Na fotossíntese, há a produção de glicose e liberação de O2 e, na respiração aeróbica, há o consumo de glicose e de O2.

c) A fotossíntese ocorre durante o dia e a respiração aeróbica à noite.

d) Na fotossíntese, há formação e na respiração aeróbica, o consumo de H2

e) Células que fazem fotossíntese não fazem respiração aeróbica.

05.  (UNIMONTES) Existem várias doenças, a maioria delas caracterizada por disfunção muscular, que são devidas a defeitos nas mitocôndrias. Considerando as funções desempenhadas pelas mitocôndrias e o assunto relacionado a essas funções, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

a) Devido ao metabolismo energético muito elevado, as células musculares são mais sensíveis aos defeitos mitocondriais.

b) Utilizando oxigênio, as mitocôndrias transferem gradualmente a energia dos metabólitos para ATP.

c) O acetil Co-A entra nas mitocôndrias, onde se combina com o ácido oxalacético para formar ácido cítrico.

d) Quando a doença for causada por mutações no DNA mitocondrial, a sua prevalência será maior em homens.

06. (PUC-CAMPINAS) O processo realizado pelos organismos dos oceanos que consome o oxigênio presente na água é:

a) A glicólise.

b) A fotossíntese.

c) A síntese de proteínas.

d) O ciclo de Krebs.

e) A cadeia respiratória.

07. (MACK) Os principais fatores externos que influem no processo de fotossíntese dos vegetais são a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de CO2.

07

O gráfico dado pode ser usado para mostrar a influência:

a) Da intensidade luminosa, apenas.

b) Da temperatura, apenas.

c) Da intensidade luminosa e da temperatura, apenas.

d) Da intensidade luminosa e da concentração de CO2, apenas.

e) Da intensidade luminosa, da temperatura e da concentração de CO2.

08.                                            LEIA O TEXTO A SEGUIR.

“Os …….. utilizam a luz do sol como energia. Os …… utilizam compostos químicos ricos em hidrogênio sem ajuda da luz como energia. Todos os …….. se alimentam de moléculas orgânicas feitas pelos …….”. Indique a alternativa que apresenta as palavras que preenchem corretamente, na sequência, as lacunas do texto acima.

a) quimiotróficos, fotoautotróficos, heterótrofos e autótrofos.

b) fotoautotróficos, heterótrofos, quimiotróficos e autótrofos.

c) autótrofos, quimiotróficos, fotoautotróficos e heterotróficos.

d) heterotróficos, fotoautotróficos, autotróficos e quimiotróficos.

e) fotoautotróficos, quimiotróficos, heterotróficos e autotróficos.

09. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) FAD e NAD+ são:

a) Proteínas estruturais.

b) Carreadores de elétrons.

c) Lipídios de membrana.

d) Enzimas.

10. (FUVEST) As duas reações químicas representadas abaixo ocorrem nas folhas das plantas:

10É correto afirmar que:

a) Ambas as reações só ocorrem quando a planta está no escuro.

b) Ambas as reações só ocorrem quando a planta está iluminada.

c) Ambas as reações ocorrem tanto no claro como no escuro.

d) A reação I só ocorre quando a planta está iluminada; a II ocorre tanto no claro como no escuro.

e) A reação II só ocorre quando a planta está iluminada; a I ocorre tanto no claro como no escuro.

11. (PUC-SP) O ponto de compensação fótico de uma planta é a intensidade de luz em que o volume de CO2 produzido na respiração é igual àquele consumido pela fotossíntese. Assim, pode-se dizer que a planta:

a) Morre quando exposta à intensidade luminosa inferior à de seu ponto de compensação fótico, ainda que por pouco tempo.

b) Só consegue sobreviver com intensidades luminosas iguais ao seu ponto de compensação fótico.

c) Só consegue sobreviver com intensidades luminosas iguais e superiores ao seu ponto de compensação fótico.

d) Morre quando exposta à intensidade luminosa acima de seu ponto de compensação fótico, ainda que por pouco tempo.

e) Só consegue sobreviver com intensidade luminosa igual ou inferior ao seu ponto de compensação fótico.

12. (PUC-RS) Qual das afirmativas abaixo está correta com relação ao ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico) e ao ciclo de Calvin (fases escuras)?

a) Ambos produzem ATP e NADH.

b) Ambos são capazes de produzir oxigênio.

c) Ambos ocorrem no citoplasma celular.

d) Ambos necessitam de NADH em suas reações enzimáticas.

e) Ambos utilizam enzimas localizadas na matriz de organelas.

13. (UFPI) Analise as duas reações a seguir?

13

Por meio da análise das reações mostradas podemos afirmar que:

a) A reação I está correta, confirmando que o O2 é proveniente do CO2.

b) A reação II está correta, confirmando que o O2 é proveniente da H2

c) As reações I e II estão corretas, pois o O2 provém tanto do CO2 como da H2

d) As reações I e II não fornecem informações suficientes para se concluir a origem do O2

e) As reações I e II estão erradas, pois o O2 liberado é proveniente da molécula de clorofila.

14. (FUVEST) Considere as seguintes atividades humanas:

I. Uso de equipamento ligado à rede de energia gerada em usinas hidrelétricas.

II. Preparação de alimentos em fogões a gás combustível.

III. Uso de equipamento rural movido por tração animal.

IV. Transporte urbano movido a álcool combustível.

As transformações de energia solar, por ação direta ou indireta de organismos fotossintetizantes, ocorrem exclusivamente em

a) I.

b) II.

c) II, III e IV.

d) III e IV.

e) IV.

15. (UFSC) “A ingestão em quantidades elevadas de aspirina (5 a 10 gramas, no caso de crianças) pode acarretar o bloqueio da respiração celular, um quadro de intoxicação fatal”.

(Texto extraído do “Jornal Universitário” da UFSC, publicado em julho de 2001, p. 12).

Sobre o processo de respiração celular, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.

01. Parte dele acontece no hialoplasma, quando ocorre a quebra da molécula de glicose.

02. Durante a glicólise, uma molécula de 6 carbonos é quebrada em duas moléculas de 3 carbonos, produzindo energia sob a forma de ATP.

04. Esse processo é menos eficiente na obtenção  de ATP do que a respiração anaeróbica, já que ela independe da presença de oxigênio e de glicose.

08. Uma organela fundamental para a sua ocorrência é o centríolo, que permite a entrada da glicose na célula.

16. Ao seu final, são produzidas moléculas de gás carbônico, água e ATP.

32. Algumas etapas desse processo ocorrem dentro das mitocôndrias.

Soma das alternativas corretas:

16. (UEL) Para responder esta questão, analise o esquema abaixo que representa um experimento para determinar a taxa da respiração através da quantidade de CO2 eliminado pelo vegetal.

16

(Norma Maria Cleffi. “Estrutura-Função nos Seres Vivos”.

São Paulo: Harbra, 1987. p.9)

Para determinar a taxa de respiração da planta, nas condições em que foi montado, o experimento é:

a) Inadequado, porque a planta não respira.

b) Inadequado, porque a transpiração da planta também elimina gás carbônico.

c) Inadequado, porque o gás carbônico produzido pela respiração é utilizado para a fotossíntese.

d) Adequado, pois todo gás carbônico produzido é proveniente da respiração.

e) Adequado, pois todo gás carbônico produzido é eliminado.

17. (UNIFESP) Considere as duas afirmações que seguem.

I. A energia luminosa é transformada em energia química.

II. A energia química acumulada é transformada em outra forma de energia química, que permite sua utilização imediata.

É correto afirmar que:

a) I corresponde à fotossíntese e II, à quimiossíntese. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos diferentes.

b) I corresponde à fotossíntese e II, à respiração. Esses processos não ocorrem numa mesma célula.

c) I corresponde à fotossíntese e II, à respiração. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos simultâneos.

d) I corresponde à quimiossíntese e II, à respiração. Esses processos não ocorrem numa mesma célula.

e) I corresponde à fotossíntese e II, à fermentação. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos diferentes.

18. (SANTA CASA-SP) Pelo gráfico, abaixo, lemos que a taxa de respiração da planta estudada é maior que a taxa de fotossíntese:

18

a) No ponto 3a.

b) No segmento 3-4.

c) No segmento 1-2.

d) No ponto 2.

e) Na intensidade luminosa entre 3b e 4b.

19. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) Depois de uma aula de ciências, uma criança da quarta série aprendeu que a fotossíntese ocorria com os vegetais e a respiração com os animais. Ao chegar em casa ela disse para a sua mamãe: – Mãe, as plantas realizam a fotossíntese e os animais respiram! É assim que elas vivem, cada uma do seu jeito. Qual o erro que a criança estava cometendo em seu raciocínio?

a) Plantas e animais fazem fotossíntese

b) Plantas fazem fotossíntese de dia, mas somente a noite respiram

c) Plantas fazem fotossíntese e respiram de dia e de noite

d) Plantas fazem fotossíntese de dia e, como os animais, respiram de ininterruptamente.

e) Plantas respiram CO2 e eliminam O2.

20. (UNISA-SP) Examine o esquema abaixo, relativo ao fluxo de energia biológica:

20a

Assinale a alternativa que indica corretamente os significados dos números I, II, III e IV.

20b

21. (UFES) Quando se fala em fluxo de energia no interior de uma célula, algumas moléculas como a glicose e o ATP (trifosfato de adenosina) têm papel de destaque. Considerem-se as seguintes afirmativas:

I. A incorporação do fosfato inorgânico ao ADP (difosfato de adenosina), com consumo de oxigênio e armazenamento da energia proveniente da degradação de moléculas orgânicas, chama-se fosforilação oxidativa.

II. Na realização de trabalho celular, a energia vem da hidrólise do ATP, que resulta em ADP e fosfato inorgânico.

III. No processo de fotofosforilação, a energia liberada pelos elétrons excitados por fótons de luz permite a incorporação do fosfato inorgânico ao ADP produzindo ATP.

Conclui-se que

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas I e III estão corretas.

c) Apenas II e III estão corretas.

d) Apenas II está correta.

e) I, II e III estão corretas.

22. (UFSC) O diagrama a seguir refere-se ao processo da fotossíntese. Baseado no esquema e com relação a esse processo é correto afirmar:

22

01. I representa a água que é absorvida do solo pelas raízes.

02. II representa o dióxido de carbono (CO2), obtido do ar, indispensável para que o processo se realize.

04. III representa o oxigênio, resultante do processo, que é eliminado para a atmosfera.

08. Esse processo resulta na formação de uma molécula rica energicamente.

16. A partir do órgão assinalado por IV, o açúcar (glicose), produzido ao final do fenômeno, é distribuído para outras partes do vegetal.

Soma das alternativas corretas:

23. (UFC-MG) A figura estilizada abaixo representa parte do processo da fotossíntese em plantas, correspondente ao esquema Z da etapa fotoquímica.

23

Indique a afirmativa incorreta:

a) Os operários no topo das torres, correspondem aos aceptores primários de elétrons.

b) A roleta, entre as torres, corresponde à cadeia transportadora de elétrons que tem como função a produção de ATP.

c) O operário com a marreta em punho, na torre maior, recebe elétrons de baixa energia para recompor os elétrons energizados que ele lançou.

d) O operário que está no solo lança os elétrons provenientes das moléculas de H2

e) A torre de tamanho menor corresponde ao fotossistema I, e a maior, ao fotossistema II.

24. (UFRGS) O domínio Archaea consiste principalmente de organismo procarióticos que vivem em ambientes extremos, como fontes termais, vulcões ou águas hipersalinas. Os Archaea são encontrados também dentro do trato digestivo de alguns animais, onde produzem metano. Os organismos metanogênicos são capazes de “produzir” energia segundo a seguinte reação:

24

Em relação ao seu metabolismo energético, os Archaea metanogênicos podem ser caracterizados como:

a) Heterótrofos por absorção e anaeróbios.

b) Autótrofos e anaeróbios.

c) Heterótrofos por ingestão e aeróbios.

d) Autótrofos e aeróbios.

e) Heterótrofos por absorção e aeróbios.

25. (UECE) Analise o esquema simplificado a seguir:

25

As fases 1 e 2 do esquema resumem, respectivamente:

a) Fotossíntese e fermentação.

b) Respiração e fotossíntese.

c) Fermentação e respiração.

d) Fotossíntese e respiração.

26. (PUC-MG) Analise as figuras a seguir e responda.

26

Pelos dados inferidos nas figuras, pode-se dizer que tanto eucariontes como procariontes podem apresentar, exceto:

a) Oxidação completa de moléculas orgânicas.

b) Respiração com consumo de oxigênio.

c) Lactato como produto de fermentação.

d) “Produção” de energia por quimioautotrofia.

27. (UFLA) Todos os organismos obtêm para sua sobrevivência e crescimento um combustível vital às atividades celulares. Alguns desses organismos conseguem esse combustível através da NUTRIÇÃO e, outros o PRODUZEM através de um orgânulo específico. A partir de sua obtenção, esse combustível é DEGRADADO por meio de um ORGÂNULO PARTICULAR. Dessa maneira, as células conseguem a energia necessária aos seus processos vitais. Os quatro termos em destaque representam, respectivamente, os seguintes conceitos associados a eventos envolvendo produção e consumo de alimentos:

a) Respiração, fotossíntese, digestão,

b) Respiração, fotossíntese, fagocitose,

c) Fermentação, respiração, pinocitose,  fotossíntese.

d) Heterotrofismo, autotrofismo, respiração,  mitocôndria.

e) Fagocitose, fotossíntese, digestão,

28. (SIMULADÃO JC) A luz branca emitida pelo sol (espectro visível) é classificada como policromática, o que indica que é composta por diversas cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Considere abaixo um trecho de uma canção popular.

“Luz do Sol

Que a folha traga e traduz

Em verde novo

Em folha em graça em vida em força

Em luz”.

Caetano Veloso

Analisando o termo verde novo, qual das alternativas, a seguir, explica melhor essa predominância do verde, quando olhamos para essa folha?

a) A luz verde é absorvida pela folha, possibilitando aos nossos olhos codificarem essa cor.

b) A folha reflete a luz verde de modo espelhado, possibilitando aos nossos codificarem essa cor.

c) A luz verde é emitida pela própria folha, quando aquecida pelo sol.

d) A cor verde observada nessa folha não necessita de que ela seja iluminada por nenhuma outra fonte de luz como o sol.

e) A cor verde é emitida devido ao fenômeno da fotossíntese, processo que emite luz verde.

29. (UERJ) Para estudar o metabolismo de organismos vivos, isótopos radioativos de alguns elementos, como o 14C, foram utilizados como marcadores de moléculas orgânicas. Podemos demonstrar, experimentalmente, utilizando a glicose marcada com 14C, o acúmulo de produtos diferentes da glicólise na célula muscular, na presença ou na ausência de um inibidor da cadeia respiratória mitocondrial. Em presença desse inibidor, o metabólito radioativo que deve acumular-se no músculo é o ácido denominado:

a) Lático.

b) Cítrico.

c) Pirúvico.

d) Glicérico.

e) Acético.

30. (UEL) Para responder esta questão, analise o esquema abaixo que representa um experimento para determinar a taxa da respiração através da quantidade de CO2 eliminado pelo vegetal.

30

             (Norma Maria Cleffi. “Estrutura-Função nos Seres Vivos”. São Paulo: Harbra, 1987. p.9)

Um estudante, para provar a ocorrência de respiração nos vegetais, poderá planejar experimentos utilizando:

a) Somente folhas.

b) Somente folhas e sementes.

c) Somente as partes do vegetal responsáveis pela nutrição.

d) Somente as partes aéreas do vegetal.

e) Todas as partes do vegetal.

gab

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Responses

  1. Muito bom! Por favor continue!


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