Publicado por: Djalma Santos | 2 de fevereiro de 2017

TESTES DE EMBRIOLOGIA (4)

01. (UEPG) Com relação à embriologia e anexos embrionários humanos, assinale a alternativa correta.

a) O folheto embrionário mesoderme originará músculos, tecidos conjuntivos (como cartilagens, ossos, derme e tecido hematopoiético) e sistemas urinário e genital, entre outros.

b) O âmnio é um anexo embrionário que possui função principal de nutrição para o embrião, pois além de líquido armazena substâncias com valor energético.

c) Através do líquido amniótico (formado pela união de saco vitelínico e alantoide), ocorre a troca de alimento, gases e excretas entre mãe e feto, e vice-versa.

d) O estágio do desenvolvimento em que ocorre a formação do tubo nervoso, a partir da ectoderme, é denominado de nêurula, sendo a notocorda uma estrutura que está presente em todas as fases do desenvolvimento, dando suporte ao tecido nervoso até a vida adulta.

e) Denomina-se gastrulação o processo em que células embrionárias são rearranjadas para formação da gástrula. Nessa etapa, o blastóporo originará o ânus, razão pela qual os humanos são classificados de protostômios.

02. (UFU) Nas colunas abaixo estão citadas 4 classes de organismos (A-B-C-D), 4 tipos de ovos, de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo (E-F-G-H) e 4 tipos de segmentação que estes ovos podem sofrer (I-J-K-L).

A. Mamíferos

B. Anfíbios

C. Aves

D. Insetos

E. Telolécito

F. Centrolécito

G. Isolécito

H. Heterolécito

I. Meroblástica superficial

J. Holoblástica igual

K. Holoblástica desigual

L. Meroblástica

Assinale a alternativa em que as duas associações entre a classe de organismos, o tipo de ovos e o tipo de segmentação estão corretas:

a) B-E-I e C-G-K.

b) A-F-K e D-H-J.

c) A-G-J e B-H-K.

d) C-F-J e D-E-I.

03. (UFSCar) Durante o desenvolvimento embrionário humano, ocorre a formação dos folhetos germinativos e a organização dos mesmos para a formação dos diversos tecidos e das cavidades humanas. Este desenvolvimento permite que os seres humanos sejam classificados como:

a) Diblásticos e celomados.

b) Triblásticos e celomados.

c) Diblásticos e acelomados.

d) Triblásticos e acelomados.

e) Triblásticos e pseudocelomados.

04. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo

A durabilidade do plástico ajudou a torná-lo um milagroso produto popular no início do século 20. Mas, agora, a onipresença desse material, principalmente nos oceanos, pode estar destruindo ecossistemas. Um estudo publicado na Biology Letters documentou pela primeira vez um aumento nas densidades de ovos de Halobates sericeus, um inseto aquático que os deposita em objetos flutuantes. Pesquisadores se preocupam com a possibilidade de essa proliferação plástica dar a insetos, micróbios, animais e plantas que crescem diretamente no plástico, uma vantagem sobre animais oceânicos que não estão associados com superfícies sólidas, como peixes, lulas, pequenos crustáceos e águas-vivas.

(Adaptado: Revista Scientific American Brasil, setembro de 2012. p. 13)

Os ovos são estruturas responsáveis pelo desenvolvimento da maior parte dos animais.

04

As funções de nutrição e armazenamento de excretas são realizadas, respectivamente, pelas estruturas indicadas por:

a) 7 e 6.

b) 7 e 5.

c) 6 e 8.

d) 6 e 7.

e) 5 e 6.

05. (UFLA) As figuras referem-se aos tipos de migração celular que podem ocorrer no processo de gastrulação.

05

Assinale a alternativa correta que denomina cada modo de migração.

a) I – delaminação; II – embolia; III – involução; IV – epibolia.

b) I – embolia; II – delaminação; III – epibolia; IV – involução.

c) I – involução; II – epibolia; III – delaminação; IV – embolia.

d) I – epibolia; II – involução; III – embolia; IV – delaminação.

06. (UNIV.CATÓLICA-SC) Observe o desenho a seguir, que demonstra diferentes fases do desenvolvimento embrionário dos mamíferos.

06

Sobre o desenvolvimento embrionário dos mamíferos é correto afirmar:

a) A segmentação do esquema representado é holoblástica igual, típica de ovos com pouco vitelo uniformemente distribuído.

b) A estrutura blástula em mamíferos denomina-se blastocisto. É formada pelo trofoblasto, que originará o embrião e o embrioblasto, que, por sua vez, originará a placenta.

c) Do ovo até a gástrula não há um aumento de tamanho das estruturas nem diferenciação celular, mas somente um aumento no número de células.

d) O arquêntero, cavidade formada no interior da estrutura blástula, formará posteriormente o intestino primitivo.

e) A regra primordial da segmentação é a seguinte: quanto mais evoluído for o animal, maior será a quantidade de vitelo presente no ovo.

07. (UEA) A figura ilustra um embrião de um cordado na fase de nêurula.

07

A próxima etapa, no desenvolvimento embriológico dessa estrutura, é a formação:

a) Dos órgãos primordiais, por organogênese.

b) Da cavidade celomática, totalmente delimitada por mesoderme.

c) Do primeiro orifício, o blastóporo, e do intestino primitivo, o arquêntero.

d) Da notocorda, do tubo neural dorsal e das fendas faringianas branquiais.

08. (FPS) Os anexos embrionários realizam várias funções durante a embriogênese humana. Sobre este assunto, identifique as estruturas numeradas na figura abaixo e correlacione-as à coluna a seguir.

08

(   ) Estrutura com função de remover excretas.

(   ) Realiza trocas gasosas entre   o embrião e o meio externo.

(   ) Membrana que evita o dessecamento do embrião.

(   ) Permite a fixação do embrião na parede do útero.

(   ) Armazena reservas nutritivas  durante o desenvolvimento.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 5, 4, 1, 2, 3.

b) 2, 3, 5, 1, 4.

c) 4, 5, 3, 2, 1.

d) 4, 3, 1, 2, 5.

e) 3, 2, 4, 5, 1.

09. (UEM) Reunidos, os cromossomos do espermatozoide e do óvulo representam o material genético do novo indivíduo, com informações necessárias e suficientes para o seu desenvolvimento. A respeito do desenvolvimento embrionário dos animais, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O zigoto que se forma após a fecundação normal inicia um processo de divisão celular conhecido como gastrulação.

02. Ovos telolécitos apresentam grande quantidade de vitelo, distribuída de forma heterogênea no citoplasma. Esses ovos possuem um polo vegetativo com maior concentração de vitelo e um polo animal que apresenta menos vitelo, e estão presentes em aves, répteis, peixes e moluscos.

04. O alantoide é uma membrana formada pelo crescimento conjunto do ectoderma e do mesoderma ao redor do embrião e tem por função prevenir a dessecação e amortecer choques mecânicos.

08. Para que a fecundação se concretize, é necessário que ocorra o fenômeno da anfimixia.

16. Os folhetos germinativos são diferenciados no estágio de gástrula, sendo o ectoderma responsável por originar o sistema nervoso, a epiderme e as estruturas associadas a ela.

Soma das alternativas corretas:

10. (UEPG) Os tipos de ovos são classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo. Com relação aos tipos de ovos, assinale o que for correto.

01. Os ovos oligolécitos (ou isolécitos) apresentam uma pequena quantidade de vitelo distribuído de forma homogênea por todo o citoplasma. Exemplo: maioria dos mamíferos.

02. Os humanos apresentam ovos com uma grande quantidade de vitelo, necessário ao suprimento do embrião.

04. Os ovos encontrados em répteis e aves são do tipo megalécito (ou telolécito completo), já que apresentam uma grande quantidade de vitelo concentrado no polo vegetativo.

08. Os ovos centrolécitos apresentam uma grande quantidade de vitelo distribuído na região central da célula. Exemplo: insetos.

16. Os platelmintos e os anelídeos apresentam ovos do tipo centrolécito.

Soma das alternativas corretas:

11. (UEMA) Em um estudo realizado pela Universidade Estadual do Maranhão, pesquisadores e estudantes classificaram evolutivamente um grupo de animais, utilizando características embriológicas, tais como a formação dos folhetos germinativos durante a gastrulação, a evolução do blastóporo e a origem do celoma a partir da mesoderme. Observe as características diagnosticadas para cada animal na tabela seguinte e assinale a opção com a sequência evolutiva correta.

11

 

a) A → B → D → C.

b) A → D → C → B.

c) B → A → C → D.

d) C → B → D → A.

e) D → C → B → A.

12. (UDESC) No estágio de gástrula, o embrião possui uma cavidade chamada arquêntero, que dará origem à cavidade do tubo digestório do animal. O arquêntero comunica-se com o exterior por um orifício, o blastóporo. Nos animais chamados protostômios, o blastóporo origina a boca do animal. Já nos animais deuterostômios, o blastóporo origina o ânus do animal, e a boca é originada posteriormente. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de animais protostômios e de deuterostômios, respectivamente:

a) Homem, caramujo.

b) Sapo, tartaruga.

c) Abelha, aranha.

d) Minhoca, homem.

e) Esponja, tênia.

13. (UPE) Com relação ao tipo de óvulo encontrado nos seres humanos, é correto afirmar que ele é:

a) Telolécito, como o da maioria dos mamíferos.

b) Alécito, pois a nutrição do embrião se processará via placenta.

c) Alécito, com grande quantidade de vitelo na região central, o que provoca uma segmentação holoblástica igual.

d) Centrolécito, o que se justifica pelo consumo inicial do vitelo pelo embrião, até que a placenta esteja pronta para a função.

e) Isolécito, com segmentação holoblástica desigual antes do processo de nidação.

14. (PUC-CAMPINAS) Em um remanso de riacho foi encontrado um conjunto de embriões de anfíbios, todos na fase de gástrula. Um corante vital, incapaz de passar de uma célula para as vizinhas, foi injetado junto aos limites do blastóporo. Supondo-se que o corante permaneça sem modificações até após a metamorfose, espera-se que os animais jovens o apresentarão na região:

a) Da boca.

b) Da cloaca.

c) Do coração.

d) Dos olhos.

e) Do estômago.

15. (IFSC) O estudo do desenvolvimento embrionário dos animais foi organizado, de forma geral, em três etapas principais: segmentação, gastrulação e organogênese.

Com relação a essas etapas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. As células resultantes da divisão da célula ovo ou zigoto são chamadas de blastômeros que, na etapa gastrulação, darão origem aos folhetos germinativos ectoderma, mesoderma e endoderma.

02. O folheto germinativo ectoderma origina o sistema nervoso, a epiderme e estruturas associadas como unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.

04. Durante o processo de formação do embrião dos mamíferos, ocorre formação do anexo embrionário alantoide cuja função é permitir a troca de gases e nutrientes e a eliminação de excretas fetais dissolvidos.

08. Através da placenta, o feto recebe da mãe nutrientes e oxigênio e retorna excretas nitrogenadas e gás carbônico.

16. Os embriões de todos os animais apresentam os três folhetos germinativos sendo, por isso, denominados de triblásticos.

32. As células ovo ou zigoto são classificadas com base na quantidade e distribuição de vitelo. Assim, os ovos classificados como telolécitos são aqueles que apresentam uma grande quantidade de vitelo que ocupa boa parte da célula e estão presentes em mamíferos.

Soma das proposições corretas:

16. (PUC-CAMINAS) Considere os seguintes exemplos de insetos:

I. Mosquito.

II. Abelha.

III. Traça-de-livro.

Assinale a alternativa da tabela que contém os insetos que possuem as respectivas fases do seu desenvolvimento.

16

17. (UFPI) A gastrulação pode acontecer de várias maneiras. A forma mais simples de entender esse processo é por embolia ou invaginação. Nesse tipo, em determinado local, no polo vegetativo da blástula, as células invaginam-se gradualmente para o interior da blastocele; forma-se outra cavidade chamada arquêntero que se comunica com o exterior pelo blastóporo que pode dar origem à boca ou ao ânus, e, em função do destino do blastóporo, os animais pode ser classificados em protostômio e deuterostômios. Assinale a alternativa em que existem apenas animais protostômios.

a) Nematodas, platelmintes, equinodermas, cordados.

b) Cordados, moluscos, platelmintes, anelídeos.

c) Artrópodes, moluscos, nematodes, anelídeos.

d) Nematodes, atrópodes, equinoderma, cordados.

18. (UDESC) Assinale a alternativa correta, relacionando os tipos de óvulos, quantidade de vitelo e exemplo de animais.

a) Ovo telolécito – Não possui vitelo – É o ovo do anfíbio.

b) Ovo oligolécito – Possui pouco vitelo – É o ovo do anfíbio.

c) Ovo heterolécito – Possui pouco vitelo – É o ovo do inseto.

d) Ovo oligolécito – Possui pouco vitelo – É o ovo do mamífero.

e) Ovo heterolécito – Possui muito vitelo – É o ovo do réptil.

19. (PUC-CAMPINAS) Considerando-se apenas o âmnio e o alantoide de embriões de lagartos e macacos, verifica-se que a função de reter resíduos nitrogenados sólidos e não difusíveis é executada somente pelo:

a) Âmnio dos embriões de lagartos.

b) Âmnio dos embriões de macacos.

c) Alantoide dos embriões de lagartos.

d) Alantoide dos embriões de macacos.

e) Âmnio dos embriões de lagarto e pelo alantoide dos embriões de macacos.

20. (UEPB) Na escala evolutiva, os primeiros organismos vivos a apresentarem âmnio e alantoide são:

a) Os monotremados.

b) As aves.

c) Os mamíferos.

d) Os anfíbios.

e) Os répteis.

gab

Anúncios

Responses

  1. BOM DIA,PODERIA EXPLICAR A QUESTÃO NÚMERO 14,ME PERDI COM ESSA ASSERTIVA,POIS N COMPREENDI QUAL O TECIDO ESTARIA LIMITANDO O BLASTÓPORO.GRATO.

    • 14. (PUC-CAMPINAS) Em um remanso de riacho foi encontrado um conjunto de embriões de anfíbios, todos na fase de gástrula. Um corante vital, incapaz de passar de uma célula para as vizinhas, foi injetado junto aos limites do blastóporo. Supondo-se que o corante permaneça sem modificações até após a metamorfose, espera-se que os animais jovens o apresentarão na região:
      a) Da boca.
      b) Da cloaca.
      c) Do coração.
      d) Dos olhos.
      e) Do estômago.
      ALTERNATIVA CORRETA: B (“Da cloaca.”)
      – Os anfíbios, como os outros cordados, e os equinodermas, são animais nos quais o blastóporo origina o ânus. Esses animais são denominados deuterostômios (do grego “deutero” = posterior e “stoma” = boca), em contraposição aos protostômios (do grego “protos”, que significa primeiro, primitivo, e “stoma”, que significa boca), como os platelmintos, nematelmintos, os anelídeos, os moluscos e os artrópodes, nos quais o blastóporo origina a boca. Neles, o ânus aparece, posteriormente, no decorrer do desenvolvimento embrionário. Nos deuterostômios, a boca se forma em etapa posterior, na região oposta.
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: