Publicado por: Djalma Santos | 2 de fevereiro de 2017

TESTES DE HISTOLOGIA ANIMAL (6)

01. (UFPel) Na maioria dos organismos multicelulares, as células com propriedades semelhantes formam os tecidos, que se organizam formando os órgãos e estes, os sistemas. Sobre os tecidos animais, assinale a alternativa correta.

a) Os ossos não apresentam células, pois são formados por um tecido muito rico em minerais como o cálcio, que torna os ossos altamente duros e impróprios para a sobrevivência de uma célula.

b) O tecido nervoso é formado por vários tipos celulares, como, por exemplo, os neurônios, células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos, encontradas somente no cérebro e na medula espinhal.

c) O tecido epitelial é formado por células intimamente ligadas, com pouca matriz extracelular. Ele é encontrado, no corpo humano, em vários locais, como, por exemplo, revestindo o tubo digestório (boca, esôfago, estômago, intestinos).

d) O tecido adiposo serve como reserva de energia, pois é rico em carboidratos que podem ser utilizados pelas células para a produção de ATP.

e) O tendão é formado por tecido muscular diferenciado, pois tem a função de ligar os músculos aos ossos, para que se efetuem os movimentos.

02. (FCM-PB) Responda V ou F e com base nas suas respostas, assinale a alternativa correta.

( ) O tecido epitelial é avascular.

( ) O endotélio é o nome dado ao epitélio que reveste as grandes cavidades internas do corpo – cavidade pulmonar, cardíaca, abdominal.

( ) Os hemidesmossomos conectam as células do tecido epitelial de revestimento à membrana basal subjacente.

( ) Os estereocílios, encontrados no epitélio que reveste o epidídimo tem função aumentar a superfície celular, facilitando o movimento de moléculas para dentro e para fora da célula.

( ) Do ponto de vista estrutural os componentes do tecido epitelial pode ser dividido em 3 classes: células, fibras e substância fundamental sendo porém o seu principal constituinte, a matriz extracelular.

a) F, V, F, F, V.

b) V, F, V, V, F.

c) V, V, F, V, F.

d) F, F, V, V, F.

e) F, V, V, F, F.

03. (IFPE) Nos organismos vertebrados, são encontrados quatro tipos básicos de tecidos: epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso. Assinale a única afirmativa correta referente a esses diversos tipos de tecidos animais.

a) Um dos diversos tipos de tecidos conjuntivos é o responsável pela formação das glândulas endócrinas e exócrinas.

b) O revestimento do corpo, de órgãos e de outros tecidos é feito por tecidos epiteliais, e essa é a única função apresentada por esse tipo de tecido.

c) Os tecidos musculares cardíaco e esquelético possuem contrações involuntárias, enquanto o tecido muscular liso se contrai voluntariamente.

d) O sangue, os ossos e as cartilagens são formas diferenciadas de tecidos conjuntivos.

e) O tecido nervoso é encontrado apenas no encéfalo e na medula espinhal.

04. (UNISC) A ação dos mastócitos do tecido conjuntivo propriamente dito pode ser relacionada com:

a) Processos alérgicos.

b) Produção de fibras colágenas.

c) Fagocitose de antígenos.

d) Regeneração do tecido.

e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

05. (FPS) O sistema imunológico é formado por órgãos, células e moléculas que protegem o organismo humano contra enfermidades. Considerando a importância das células de defesa contra agentes etiológicos específicos e na homeostase do corpo humano, identifique os tipos celulares abaixo e, a seguir, preencha a coluna com relação às suas respectivas funções.

05

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 3, 5, 4, 2, 1.

b) 2, 3, 1, 5, 4.

c) 4, 2, 3, 1, 5.

d) 1, 4, 2, 3, 5.

e) 5, 3, 1, 4, 2.

06. (UNINASSAU) A tatuagem é uma das formas mais antigas de personificação corporal. A motivação dos adeptos dessa modalidade são várias, como se destacar dentro de seus grupos sociais ou até ser uma obra de arte viva.

06

As tatuagens são feitas em qualquer região da pele e atualmente até na língua. Sobre os efeitos no organismo da produção desse tipo de arte, marque a alternativa errada.

a) A tinta deve ser aplicada na derme, pois se fosse aplicada na epiderme seria perdida devido à descamação diária que este tecido sofre

b) Existem regiões do corpo que são mais sensíveis à dor como o tornozelo e as costelas. Isso ocorre devido à grande quantidade de corpúsculos de Pacini nestas regiões.

c) É comum a região tatuada ficar inflamada por alguns dias. O processo inflamatório é decorrente do aumento do fluxo de sangue na região e a atração de células relacionadas à ação imunológica.

d) Para manter a nitidez da tatuagem, é necessária protegê-la da radiação solar por pelo menos um mês. A radiação ultravioleta tem um comprimento de onda menor que a luz visível, mas um poder de penetração maior. Isso pode potencializar o processo inflamatório.

e) A escolha do local de realização da tatuagem é muito importante, pois o material deve ser descartável ou totalmente esterilizado. Caso contrário, pode haver transmissão de diversas doenças como AIDS e hepatite C.

07. (COPERVE) Relacione as camadas germinativas do embrião de vertebrados, apresentadas na coluna 1, que dão origem aos sistemas orgânicos, órgãos ou tecidos, apresentados na coluna 2.

07

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) II – II – I – III – I.

b) III – I – II – III – II.

c) III – II – I – II – III.

d) I – III – II – I – II.

e) II – III – I – III – II.

08. (UESPI) Não constituem células, tecidos ou órgãos hematopoiéticos, em qualquer fase do ciclo da vida humana:

a) A medula óssea vermelha.

b) As células-tronco linfoides.

c) O fígado.

d) O baço.

e) O pâncreas.

09. (UECE) O mieloma múltiplo é uma neoplasia, ou seja, um tipo de câncer que acomete os plasmócitos que pertencem ao tecido:

a) Epitelial.

b) Conjuntivo.

c) Muscular.

d) Nervoso.

10. (UENP) “Cada grama de gordura possui 5300 células-tronco, cinco vezes mais do que a medula óssea, compara o cirurgião plástico Ithamar Nogueira Stecchero, presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Tecidos e Estudos das Células-Tronco. As células-tronco se transformam em fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno e elastina.”

(Revista Veja, 19 de outubro de 2011.)

Em relação às três estruturas sublinhadas no texto acima, assinale a alternativa correta.

a) As três pertencem a tipos diferentes de tecidos conjuntivos, sendo que a gordura pode ser chamada de tecido adiposo e a medula óssea é o tecido hemocitopoético.

b) As três apresentam baixa taxa mitótica, sendo as células filhas responsáveis pela renovação de tecidos e produção de colágeno e elastina.

c) Os fibroblastos apresentam alta taxa mitótica e podem se diferenciar em células adiposas, responsáveis pelo acúmulo de gordura.

d) Apesar de ser rica em células-tronco embrionárias, a medula óssea pode acumular cinco vezes menos gordura.

e) O tecido adiposo contém fibroblastos, células de alta taxa mitótica e consideradas células-tronco, responsáveis pela produção de colágeno e elastina.

11. (UEA) Em um programa feminino de televisão, cinco convidadas discutiam a necessidade do uso diário de cremes para proteção da pele contra as ações dos raios ultravioleta (UV) da luz do sol. Dentre as razões para o uso do creme protetor, foi correta a argumentação da convidada que alegou que os raios UV:

a) Atravessam a epiderme e lesionam as membranas plasmáticas das células, que perdem a capacidade de proteção.

b) Provocam a morte dos melanócitos, células ricas em melanina que, quando íntegras, impedem que a radiação solar atinja as células da epiderme e provoque o câncer de pele.

c) Promovem um aumento da produção de melanina que, como fora produzida artificialmente, não é processada pelo organismo e pode provocar câncer de pele.

d) Atravessam a epiderme e desencadeiam lesões nas organelas citoplasmáticas das células das camadas mais profundas da pele, provocando o câncer de pele.

e) Atravessam a epiderme e desencadeiam lesões no material nuclear das células das camadas mais profundas da pele, que podem provocar o câncer de pele.

12. (UFPR) O esquema abaixo é representativo de um epitélio de revestimento estratificado. Pode-se observar que as camadas superiores, em contato com o meio externo, são compostas por células cada vez mais achatadas. Além disso, essas células achatadas geralmente estão mortas e descamam do tecido. Um exemplo desse tipo de epitélio é encontrado no esôfago de animais carnívoros.

12

Qual o principal motivo que leva essas células a morrerem e descamarem do epitélio?

a) O atrito causado pelos componentes de meio externo que entram em contato com o epitélio.

b) A justaposição das células, que cria uma falta de espaço para que todas se acomodem na superfície do epitélio.

c) O contato com o meio externo, que leva a uma hiperoxigenação das células.

d) A distância dessas células em relação às fontes de oxigênio e alimento, trazidos pelos tecidos adjacentes ao epitélio.

e) O deslocamento da posição das organelas intracelulares, por conta do achatamento promovido pelo citoesqueleto.

13. ((UFV) O esquema abaixo representa um corte transversal da pele, destacando dois tipos de glândulas (I e II).

13

Assinale a alternativa que contém a correlação incorreta:

a) I – glândula holócrina, que perde suas células durante a secreção.

b) II – glândula exócrina, que ajuda a manter a temperatura corporal.

c) II – glândula tubulosa enrolada, que faz parte do sistema excretor.

d) I – glândula endócrina, que lubrifica a camada córnea superficial.

14. (UDESC) O organismo animal é constituído por um conjunto de tecidos que formam diferentes órgãos. Em relação a esses tecidos, é incorreto afirmar que o tecido:

a) Conjuntivo possui riqueza de material (matriz) extracelular, com numerosas fibras de colágeno, reticular e elastina, que oferecem preenchimento e sustentação dos órgãos.

b) Ósseo apresenta riqueza de cálcio e fosfato e oferece proteção a alguns órgãos importantes, como o pulmão e o cérebro.

c) Muscular é constituído por fibras proteicas, muitos vasos sanguíneos e ausência de nervos.

d) Capaz de realizar as funções de revestimento e secreção é o tecido epitelial.

e) Adiposo possui células que podem estar agrupadas ou isoladas no organismo, e está relacionado ao armazenamento de energia e proteção térmica.

15. (FCM-PB) Responda V ou F e com base nas suas respostas, assinale abaixo a alternativa correta.

( ) As glândulas de secreção endócrinas são aquelas cujos produtos são lançados diretamente no sangue.

( ) Na epiderme, encontram-se numerosas fibras colágenas, elásticas e reticulares.

( ) No processo de coagulação, na sua etapa final, as moléculas de fibrinogênio, proteínas do sangue, se unem formando uma rede, o coágulo.

( ) Uma característica do tecido muscular liso é apresentar contração controlada pelo sistema nervoso autônomo.

( ) Os mediadores químicos são responsáveis pela transmissão do impulso através das sinapses.

a) V, F, V, F, V.

b) V, V, F, V, F.

c) V, F, F, V, V.

d) V, F, V, V, V.

e) F, V, F, F, V.

16. (UNISC) Dentre as células epiteliais de revestimento da mucosa do intestino delgado, encontramos as células caliciformes. Essas células, as caliciformes, têm a função de:

a) Manter o equilíbrio hídrico do conteúdo intestinal.

b) Produzir enzimas entéricas digestivas.

c) Absorver os alimentos já digeridos.

d) Produzir muco.

e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

17. (UESPI) São funções desempenhadas pelo tecido sanguíneo, exceto:

a) O transporte de gases.

b) A excreção de metabólitos.

c) A dissipação do calor.

d) A coagulação sanguínea.

e) A nutrição celular.

18. (UEPG) Os tecidos epiteliais, especialmente os de revestimento, são altamente resistentes à tração e suas células dificilmente se separam umas das outras. Nesses, existem estruturas especializadas que participam do processo de adesão. Com relação a essas estruturas e suas funções, assinale o que for correto.

01. A zônula de oclusão é a região onde há junção da membrana plasmática de células adjacentes nas áreas mais próximas do polo apical, estabelecendo uma barreira à entrada de macromoléculas no espaço entre células vizinhas.

02. As células epiteliais, além de unidas entre si, aderem à lâmina basal por meio de hemidesmossomos, cuja morfologia é semelhante à de meio desmossomo.

04. Nas junções comunicantes tipo gap, as membranas plasmáticas de células adjacentes apresentam grupos de proteínas específicas, que se dispõem formando canais que atravessam a bicamada de fosfolipídios das membranas.

08. A zônula de adesão corresponde a discos de adesão entre as células com fusão das membranas plasmáticas das células vizinhas. São formadas por duas partes que se unem, sendo uma delas localizada em uma célula, e a outra, na célula vizinha.

16. Nos desmossomos, as células vizinhas estão firmemente unidas por uma substância intercelular adesiva, mas suas membranas plasmáticas não chegam a se tocar.

Soma das alternativas corretas:

19. (FCM-PB) Em relação ao tecido conjuntivo, assinale corretamente:

a) O tecido conjuntivo denso não modelado apresenta feixes de colágeno paralelo uns aos outros e alinhados com os fibroblastos.

b) O acúmulo de tecido adiposo não é influenciado pela idade ou sexo.

c) Os tendões representam um exemplo de tecido conjuntivo denso modelado.

d) As cápsulas articulares não apresentam na sua composição colágeno.

e) Apresenta pouco material intercelular.

20. A epiderme e a derme derivam, respectivamente, da:

a) Endoderma e ectoderma.

b) Mesoderma e ectoderma.

c) Endoderma e mesoderma.

d) Ectoderma e mesoderma.

e) Ectoderma e endoderma.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: