Publicado por: Djalma Santos | 10 de fevereiro de 2017

TESTES DE CICLOS BIOGEOQUÍMICOS (2)

01. (FATEC-SP) Considere a figura que representa as diferentes etapas do ciclo do nitrogênio.

01

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nitrogen_Cycle_pt.png

Acesso em: 10.03.2014. Modificado.

Alguns dos processos envolvidos nesse ciclo foram numerados de 1 a 5. Sobre esses processos, é correto afirmar que existe uma participação de bactérias:

a) No processo 1, apenas.

b) No processo 2, apenas.

c) No processo 5, apenas.

d) Nos processos 1, 3 e 4, apenas.

e) Em todos os cinco processos.

02. (UEM) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) a respeito dos ciclos biogeoquímicos da água, do carbono, do nitrogênio, do oxigênio e da formação de combustíveis fósseis.

01. O pequeno ciclo da água envolve reações químicas entre moléculas de água e matéria orgânica em decomposição.

02. A respiração celular dos herbívoros é um processo de fixação de carbono, através da formação de moléculas orgânicas, partindo-se do CO2.

04. Animais herbívoros podem utilizar diversas fontes de nitrogênio para a constituição de suas moléculas, como o N2, os nitritos, os nitratos e as substâncias orgânicas nitrogenadas.

08. As principais fontes inorgânicas de oxigênio para os seres vivos são H2O, O2 e CO2.

16. Combustíveis fósseis são fontes não renováveis de energia e são originados através de restos de matéria orgânica de seres vivos que foram soterrados e que ficaram a salvo da ação de agentes decompositores, podendo conservar sua energia potencial química.

Soma das alternativas corretas:

03. Um dos motivos de se alternar o cultivo de leguminosas (como o feijão, por exemplo) com o de outras plantas, processo que os agricultores chamam de “rotação de culturas” ou “adubação verde”, é o fato de as leguminosas:

a) Fixarem diretamente o nitrogênio atmosférico, suprindo o solo dos nitratos necessários ao bom desenvolvimento das plantas com as quais se alternam.

b) Alimentarem a continuidade do ciclo do nitrogênio, pois transformam o nitrato do solo em gás nitrogênio, substância básica para a formação dos nitratos.

c) Suprirem o solo de nitritos, produzidos pelos nódulos que estes vegetais desenvolvem em suas raízes.

d) Contribuírem para reter a umidade do solo, condição básica para que as plantas com as quais se alternam possam fixar nitrogênio atmosférico.

e) Fertilizarem o solo, suprindo-o com o nitrogênio fixado pelas bactérias que vivem nos nódulos de suas raízes.

04. (FUVEST) O elemento carbono presente nas moléculas que constituem os seres vivos é restituído ao ambiente, em forma aproveitável pelas plantas, através da:

a) Ação desnitrificadora de bactérias do solo.

b) Ação fotossintetizante de organismos produtores.

c) Respiração celular de produtores e consumidores.

d) Transformação da amônia em nitritos.

e) Liberação de gás oxigênio pelas algas.

05. (UFU) Analise a seguinte citação.

A morte não está na natureza das coisas, é a natureza das coisas. Mas o que morre é a forma. A matéria é imortal.

John Fowles

Pela análise da citação, pode-se concluir que a matéria é imortal porque:

a) A decomposição da matéria libera os nutrientes, que retornam aos ciclos bioquímicos.

b) A decomposição da matéria orgânica é um processo muito lento, que pode durar séculos.

c) A decomposição da matéria orgânica não é completa devido à grande quantidade de fibras.

d) A decomposição da matéria libera nutrientes que ficam disponíveis diretamente aos heterótrofos.

e) A decomposição lenta permite que a matéria tenha condições de ser fossilizada.

06. (UFRGS) A prática de rotação de culturas alterna o uso de gramíneas (arroz, trigo, milho) e o de leguminosas (soja, feijão) com o objetivo de melhorar a fertilidade do solo. Em relação a essa afirmativa, é correto supor que:

a) As leguminosas melhoram as condições de suprimento de alumínio às gramíneas.

b) As gramíneas mantêm os nutrientes do solo inalterados.

c) Ambos os grupos vegetais aumentam o teor de fósforo no solo.

d) As leguminosas aumentam o teor de nitrogênio no solo.

e) As gramíneas produzem mais potássio do que as leguminosas.

07. (IFSul) Sobre o ciclo do Nitrogênio, são feitas as seguintes afirmações:

I. O aproveitamento do nitrogênio pela maioria dos seres vivos depende de sua fixação, realizada principalmente por bactérias do gênero Rhizobium, as quais vivem no solo associadas a plantas leguminosas.

II.Bactérias do gênero Nitrosomonas transformam amônia em nitritos, e as bactérias do gênero Nitrobacter convertem nitrito em nitrato.

III. No processo de desnitrificação, uma parte dos nitratos do solo é remetida novamente à atmosfera na forma de gás nitrogênio, sendo realizado por bactérias que degradam compostos nitrogenados.

Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I, II e III.

b) I e II, apenas.

c) II, apenas.

d) III, apenas.

08. (UDESC) Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a transferência e transformação dos elementos químicos no ambiente. Assinale a alternativa correta a respeito do Ciclo do Nitrogênio.

a) A amonificação é o processo que transforma amônia em nitrogênio atmosférico.

b) A amonificação é o processo no qual o nitrogênio atmosférico é oxidado e transformado em nitrito e, depois, em íon amônio.

c) A fixação do nitrogênio ocorre por meio de simbiose com organismos fixadores que decompõem a matéria orgânica em nitrogênio atmosférico.

d) A nitrificação é o processo que ocorre por meio das bactérias nitrificantes e transforma amônia em nitrito e nitrato.

e) A nitrificação ocorre por meio de bactérias do solo que transformam o nitrito em nitrogênio atmosférico.

09. (OBJETIVO‑SP) O desenho anexo representa, de maneira simplificada, o ciclo do nitrogênio:

09

As bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter agem, respectivamente, em:

a) I e II.

b) II e III.

c) IV e III.

d) V e IV.

e) VI e VIl.

10. (PUERI DOMUS) Ciclo biogeoquímico pode ser definido como o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por compostos bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) da biosfera e, às vezes, pode se acumular durante um longo período de tempo em determinado lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos são transferidos entre os organismos e as diferentes partes do planeta.

As afirmações a seguir referem-se ao ciclo biogeoquímico do carbono.

I. A incorporação do carbono ao meio biótico e sua restituição ao meio abiótico dependem, respectivamente, da fotossíntese realizada pelos vegetais e pelo fitoplâncton e da respiração realizada pelos seres aeróbios.

II. A formação dos combustíveis fósseis, que ocorreu a partir da decomposição parcial e da transformação da matéria orgânica, contribuiu para acumular carbono no subsolo por milhões de anos.

III. A matéria orgânica presente nos seres vivos pode ser reciclada por meio do processo de decomposição e, desta forma, o carbono e outros elementos podem ser reaproveitados por outros seres vivos.

IV. O desmatamento contribui para o aumento do carbono na atmosfera, pois, com a morte dos seres fotossintetizantes, há uma redução na absorção desse elemento, essencial para a síntese de matéria orgânica.

V. Reflorestamento, redução da frota de automóveis, diminuição dos rebanhos e uso de combustíveis alternativos, como o álcool da cana, são ações que ajudariam a reduzir o nível de carbono na atmosfera.

São corretas:

a) Apenas I e II.

b) Apenas IV e V.

c) Apenas I, II e III.

d) Apenas III, IV e V.

e) I, II, III, IV e V.

11. (UFMS) Algumas moléculas orgânicas fundamentais para os seres vivos, como os ácidos nucleicos e as proteínas, têm nitrogênio em sua composição, o que permite avaliar a importância desse elemento. A maior fonte de nitrogênio do nosso planeta é a atmosfera, onde ele existe na forma de N2, o gás nitrogênio ou nitrogênio molecular. Contudo, apesar de existir em grande concentração na atmosfera, a maioria dos organismos não consegue utilizar o N2, o que torna interessante o ciclo desse elemento e as formas como pode ser disponibilizado e utilizado. Dentre as afirmativas a seguir, tratando do ciclo do nitrogênio, indique a(s) correta(s):

01. O consórcio de culturas como a do milho e a das plantas leguminosas (feijão, soja…) tem sido uma das formas mais utilizadas pelo homem para aumentar o nitrogênio disponível no solo e a produtividade na agricultura.

02. Os principais organismos fixadores de nitrogênio são bactérias e cianobactérias que vivem no solo, ou espécies bacterianas presentes em nódulos associados principalmente às raízes de leguminosas.

04. Nos consumidores, as proteínas e os ácidos nucleicos assimilados são degradados, produzindo resíduos nitrogenados (amônia, ácido úrico e ureia), eliminados na excreção.

08. Algumas plantas conseguem aproveitar nitrogênio na forma de amônia, mas a forma mais largamente utilizada é o nitrato, obtido no processo de nitrificação.

16. O nitrogênio constituinte das moléculas orgânicas de plantas e animais mortos volta diretamente à atmosfera na forma de N2, graças à ação de decompositores.

32. A ação dos organismos decompositores é de extrema importância no processo de denitrificação, pois garantem uma maior fixação do nitrogênio.

Soma das alternativas corretas:

12. (UEL) Considere as seguintes reações químicas:

12

“Essas reações fazem parte do metabolismo de seres……. , que atuam no ciclo do ………… .”

As palavras que completam a frase são, respectivamente:

a) desnitrificantes – nitrogênio.

b) autótrofos – gás carbônico.

c) heterótrofos – gás carbônico.

d) aeróbios – gás carbônico.

e) quimiossintetizantes – nitrogênio.

13. (UEM) As leguminosas são consideradas plantas indicadoras da presença de nitrogênio no solo porque apresentam bom desenvolvimento em solos com menor concentração de sais nitrogenados. Isso ocorre porque:

a) As leguminosas realizam a fixação do N2 atmosférico nas células parenquimáticas das raízes.

b) As leguminosas reduzem o N2 atmosférico a compostos mais simples como NO e NO.

c) As leguminosas apresentam associações com bactérias que realizam a fixação do N2 atmosférico.

d) As bactérias do solo liberam nitrogênio na forma inorgânica (NH3+ e aminoácidos), que é absorvido pelas leguminosas.

e) O nitrogênio não é essencial para o desenvolvimento desse grupo de plantas.

14. (UNICENTRO) Observe a figura a seguir.

14

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o ciclo do carbono, assinale a alternativa que corresponde, correta e respectivamente, aos eventos representados por I, II, III e IV.

a) CO2 atmosférico, assimilação pela fotossíntese, assimilação de carbono pelos herbívoros e decomposição da matéria orgânica.

b) CO2 atmosférico, fixação do nitrogênio, respiração e desnitrificação.

c) N2 atmosférico, assimilação pela fotossíntese, absorção de NH3 pelos animais e transpiração do solo.

d) O2 atmosférico, assimilação pelas plantas, respiração pelos animais e desnitrificação.

e) O2 atmosférico, fixação do nitrogênio atmosférico, absorção de NH3 pelos animais e nitrificação.

15. (UPE) Os organismos retiram, constantemente, da natureza, substâncias e elementos químicos que, depois, retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada de elementos químicos da natureza e a devolução desses elementos a ela constituem os ciclos biogeoquímicos. Essa troca de matéria dos organismos com o ambiente está representada na figura a seguir, cujas letras indicam os processos de retirada e a devolução. Observe-a.

15a

15b

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre ciclo e processos.

a) Trata‐se do ciclo do Nitrogênio, e a sequência correta é a II.

b) Trata‐se do ciclo do Fósforo, e a sequência correta é a IV..

c) Trata‐se do ciclo do Enxofre, e a sequência correta é a III.

d) Trata‐se do ciclo do Carbono, e a sequência correta é a I.

e) Trata‐se do ciclo do Cálcio, e a sequência correta é a V.

16. A cultura de leguminosas enriquece o solo em produtos nitrogenados, razão pela qual elas são cultivadas, alternadamente, com outras culturas. Este procedimento é justificado porque as leguminosas:

a) Transformam o nitrogênio do ar em nitratos.

b) Fixam o nitrogênio do ar, utilizando-o para a síntese de aminoácidos.

c) Possuem em suas raízes nódulos formados por bactérias fixadoras.

d) São parasitadas por bactérias capazes de fixar o nitrogênio do ar.

e) Abrigam em suas raízes fungos capazes de converter o nitrogênio do ar em amônia.

17. Com relação ao ciclo do nitrogênio, assinale a alternativa incorreta:

a) As plantas absorvem o nitrogênio atmosférico através dos estômatos.

b) As plantas utilizam o nitrogênio para formar suas proteínas.

c) Restos de animais e de vegetais são degradados e transformados por bactérias em nitratos.

d) As bactérias desnitrificadoras transformam ureia e amônia (excrementos) em nitrogênio.

e) Animais terrestres obtêm nitrogênio pela ingestão de alimentos.

18. (UFMT) Baseando‑se no esquema a seguir, que é uma simplificação do ciclo do carbono, pode‑se afirmar que A, B e C representam, respectivamente:

18

a) Respiração, respiração e fotossíntese.

b) Respiração, fotossíntese e respiração.

c) Fotossíntese, respiração e respiração.

d) Respiração, fotossíntese e fotossíntese.

e) Respiração, fotossíntese e transpiração.

19. (IFAL) As etapas abaixo enumeradas relacionam-se com o ciclo do nitrogênio em uma comunidade.

I. O nitrogênio das plantas passa para o reino animal através de a cadeia alimentar.

II. Os compostos orgânicos nitrogenados são transformados em amônia por ação dos decompositores.

III. Nitratos são absorvidos pelas raízes dos vegetais e transformados em matéria orgânica.

A sequência lógica em que ocorrem essas etapas é:

a) I – II – III.

b) I – III – II.

c) II – I – III.

d) II – III – I.

e) III – II – I.

20. Na recuperação de áreas degradadas por atividades garimpeiras, através da vegetação, têm sido utilizadas as leguminosas por conta de sua eficiência na fixação do nitrogênio. Sobre o assunto, analise as afirmações:

I. As bactérias do gênero Rhizobium desempenham o papel de fixadoras no ciclo do nitrogênio, por isso a eficiência das leguminosas em relação ao nitrogênio.

II. A relação entre leguminosas e bactérias é um caso de comensalismo.

III. Uma vez liberado para o meio, o íon nitrito é oxidado também pela ação de bactérias e transformado em nitrato (NO3), sem liberação de energia.

IV. Certas bactérias conseguem utilizar N2 atmosférico.

São corretas apenas as afirmações:

a) I, II e III.

b) II e III.

c) II, III e IV.

d) III e IV.

e) I e IV.

gab

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: