Publicado por: Djalma Santos | 16 de fevereiro de 2017

TESTES SOBRE SISTEMA CIRCULATÓRIO (III)

01. (COVEST) A circulação do sangue é um processo essencial na vida dos vertebrados, e o processo de evolução propiciou o aparecimento de características específicas para garantir essa função nos diversos grupos animais. Quanto a essas características, podemos afirmar que:

I   II

0  0 – Artérias e veias se diferenciam, entre outras coisas, porque artérias possuem uma espessa camada muscular, e as veias possuem válvulas que subdividem seu lúmen em pequenas câmaras.

1  1 – Nas aves, assim como nos mamíferos, o sangue é propelido por um coração de quatro câmaras.

2  2 – Ao longo da evolução, o coração, nas diversas classes de vertebrados, aumentou o número de câmeras atriais e ventriculares.

3  3 – O sistema circulatório pode ser do tipo aberto em vertebrados das classes menos evoluídas.

4  4 – No homem, a pressão arterial depende diretamente da frequência cardíaca e do volume de líquidos em circulação.

02. (UNESP) Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. O paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada. As fichas de registro, A, B e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes.

02

É correto afirmar que as fichas A, B e C correspondem, respectivamente, aos pacientes:

a) 3, 1 e 2.

b) 1, 3 e 2.

c) 2, 3 e 1.

d) 1, 2 e 3.

e) 2, 1 e 3.

03. (MACK) A respeito do sangue, considere as seguintes afirmações:

I. As células desse tecido são produzidas a partir de células tronco adultas presentes na medula óssea.

II. Somente os glóbulos brancos são células sanguíneas nucleadas.

III. A quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos é conhecida como anemia.

IV. A produção insuficiente de plaquetas tem como consequência a dificuldade de defesa.

São corretas as afirmativas.

a) I e III, apenas.

b) II, III e IV, apenas.

c) I, II, III e IV.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III, apenas.

04. (UPF) No sistema linfático humano, circula um líquido incolor, semelhante ao sangue, mas que não apresenta hemácias, plaquetas, nem monócitos, denominado linfa. Algumas das funções da linfa em nosso organismo são:

I. Reintegrar ao sangue as proteínas que eventualmente tenham saído dos capilares.

II. Devolver à circulação o excesso de líquido das células e tecidos, num processo contínuo.

III. Evitar a coagulação sanguínea.

IV. Defender o organismo por meio de linfócitos armazenados nos linfonodos.

V. Transportar nutrientes e hormônios para os tecidos ou órgãos do corpo.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I, II e IV.

b) II, III e IV.

c) II, IV e V.

d) I e V.

e) III e IV.

05. (IFSul) O coração humano funciona bombeando sangue em movimentos rítmicos de contração e relaxamento. O sangue faz todo seu trajeto por intermédio de vasos, e, dessa forma, é encaminhado para todo o organismo irrigando cada uma das células. Com relação a esses vasos que transportam o sangue, é correto afirmar que:

a) As artérias pulmonares transportam sangue arterial para os pulmões.

b) As veias transportam sangue venoso e as artérias transportam sangue arterial.

c) As veias cavas, superior e inferior, transportam sangue venoso para o coração.

d) As veias pulmonares transportam sangue venoso dos pulmões para o coração.

06. (UniEvangélica) Leia o texto a seguir.

O coração é um único tubo constituído por quatro câmaras consecutivas: um seio venoso, um átrio, um ventrículo, um cone arterioso ou arterial. O sangue venoso chega ao coração no seio venoso, passa para o átrio, daí para o ventrículo e é impulsionado para o órgão respiratório através do cone arterioso e artéria aorta. O sangue passa através do coração uma vez em cada circuito completo, em um arranjo denominado circulação simples.

UZUNIAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia. Vol. único. 2. ed. São Paulo: Harbra, 2004. p. 464. (Adaptado)

O texto se refere ao coração de um(a):

a) Tartaruga.

b) Gavião.

c) Tubarão.

d) Rã.

07. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA)

Analise o texto e a figura abaixo e responda esta questão

O gráfico abaixo representa os percentuais de contribuição energética de três vias metabólicas:

– ATP-CP (fosfocreatina)

– Anaeróbico lático

– Aeróbico

07a

Reagentes e produtos dos processos listados acima são transportados através de nosso sistema cardiovascular. Indique a alternativa que contém os principais locais onde são transportados o ácido lático, CO2 e O2 em nosso sangue.

07b

08. (UNICAMP) A pressão parcial do gás O2 (pO2) e a do gás CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg. Em relação ao caso em análise, é correto afirmar que:

a) A amostra I corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artéria pulmonar, que cede O2 para as células corporais com baixa concentração desse gás.

b) A amostra II corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido de veias pulmonares, que levam sangue do pulmão ao coração.

c) A amostra II pode ter sido obtida de uma artéria pulmonar, que leva sangue do coração ao pulmão, onde a pO2 do ar é menor que a do sangue que chega a esse órgão.

d) A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao coração trazendo sangue oxigenado, que será usado para irrigar o próprio coração e outros órgãos.

09. (FUVEST) Jogadores de futebol que vivem em altitudes próximas à do nível do mar sofrem adaptações, quando jogam em cidades de grande altitude. Algumas adaptações são imediatas; outras só ocorrem após permanência de, pelos menos, três semanas. Qual alternativa inclui as reações imediatas e as que podem ocorrer a longo prazo?

a) Imediatas: aumentam a frequência respiratória, a frequência cardíaca e a pressão arterial. A longo prazo: diminui o número de hemácias.

b) Imediatas: diminuem a frequência respiratória e a frequência cardíaca; aumenta a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias.

c) Imediatas: aumentam a frequência respiratória e a frequência cardíaca; diminui a pressão arterial. A longo prazo: diminui o número de hemácias.

d) Imediatas: aumentam a frequência respiratória, a frequência cardíaca e a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias.

e) Imediatas: aumentam a frequência respiratória e a frequência cardíaca; diminui a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias.

10. (UEA) O gráfico representa as variações da pressão sanguínea em uma artéria do braço de um homem saudável, durante cinco segundos. A seta 1 indica a sístole e a 2, a diástole.

10

Utilizando as escalas representadas no gráfico, o valor aproximado da frequência cardíaca desse homem (batimentos/ minuto), no momento da medição, era de:

a) 72.

b) 90.

c) 84.

d) 96.

e) 78.

11. (CESPE)

11

A figura acima ilustra o sistema circulatório de um:

a) Nematodo.

b) Equinodermo.

c) Platelminto.

d) Artrópode.

e) Anelídeo.

12. (COVEST) As iguanas marinhas de Galápagos (Amblyrhynchus cristatus) estão sujeitas a variações de temperatura provocadas pelo seu hábito de se alimentar no mar e se aquecer nas rochas. Para entender sua adaptação, um pesquisador estudou como se comportam o consumo de oxigênio e a frequência cardíaca dessas iguanas em duas temperaturas. Analise o gráfico e avalie as proposições que o seguem.

12

I    II

0   0 – O gráfico mostra que, quando aumenta o consumo de O2, aumenta também a frequência cardíaca, o que é normal, pois, para que se aumente o uso de O2, deve haver mais fluxo de sangue distribuindo esse O2 nos sistemas.

1  1 – O gráfico está errado porque, como as iguanas são pecilotérmicas, seu corpo sempre está frio.

2  2 – O gráfico mostra a completa independência dos sistemas respiratório e cardíaco, o que é característico dos vertebrados.

3  3 – Assim como as aves, o coração dos répteis possui quatro câmaras bem definidas e separadas; dessa forma, o gráfico representa bem o que ocorre na natureza.

4  4 – Pelo gráfico, podemos deduzir que, em maiores temperaturas, existe um aumento no trabalho cardíaco. Isso é mais evidente em espécies pecilotérmicas porque sua temperatura varia com o ambiente.

13. (UniEvangélica) Leia o texto a seguir.

Tipo de circulação na qual o sangue flui exclusivamente dentro dos vasos. Não há contato direto entre o sangue e as células. O sangue passa pelo coração, de forma independente, pelo lado esquerdo e pelo lado direito.

CAMPBELL, Neil A. et al. .Biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 901.

Indique o tipo de circulação e a classe de vertebrados à qual pertence.

a) Fechada, dupla e completa, dos mamíferos.

b) Fechada e simples, que ocorre nos peixes.

c) Fechada, dupla e incompleta, dos anfíbios.

d) Fechada, dupla e incompleta, das aves.

14. (FATEC) Observe as figuras a seguir:

14

De acordo com as figuras, podemos afirmar que A, B e C podem representar o sistema cardiovascular, respectivamente de:

a) Um lambari, um gavião e um crocodilo.

b) Um pintado, uma perereca e uma lontra.

c) Uma salamandra, um jacaré e um pinguim.

d) Uma baleia, um sapo e uma arraia.

e) Um golfinho, uma salamandra e uma gaivota.

15. (UEA) Três indivíduos (1, 2 e 3) foram submetidos a um hemograma. Os resultados encontram-se nos gráficos a seguir, onde a linha pontilhada indica os valores de referência normais para a população humana.

15

Com base na análise dos gráficos, é correto afirmar que:

a) 1 se cansaria mais rapidamente em exercícios físicos, além de estar com a imunidade baixa.

b) 3 pode sofrer hemorragias, além de estar com alguma doença infecciosa.

c) 2 pode sofrer hemorragias com mais facilidade e, além disso, apresentar quadro infeccioso.

d) 1 e 3 têm menor propensão a desenvolver doenças infectocontagiosas.

e) 2 e 3 podem desenvolver processos espontâneos de coagulação sanguínea.

16. (UFF) Os betabloqueadores são empregados na terapêutica para o tratamento de hipertensão, arritmias cardíacas, enxaquecas e tremores musculares. Por outro lado, eles têm sido utilizados para dopagem de atletas de esportes como tiro ao alvo, o arco e flecha e o golfe, para melhorar o desempenho através da redução dos batimentos cardíacos, tremores e efeitos da ansiedade. Esta utilização tem sido motivo de preocupação nos grandes eventos esportivos como os Jogos Pan-americanos. Os betabloqueadores atuam sobre os receptores de:

a) Histamina e noradrenalina.

b) Serotonina e histamina.

c) Histamina e adrenalina.

d) Serotonina e adrenalina.

e) Adrenalina e noradrenalina.

17. (UFOP) Com relacao ao tecido sanguíneo, analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:

a) Quando o funcionamento dos linfócitos é prejudicado, todo o sistema de defesa do organismo fica vulnerável, como acontece com os portadores do vírus da AIDS. Por isso os portadores do HIV são mais susceptíveis às infecções.

b) Antígenos são moléculas biológicas estranhas ao corpo do indivíduo e os anticorpos são células que agem contra os antígenos.

c) Macrófagos são células de defesa do corpo e atuam pela fagocitose, apresentando, portanto, grande numero de lisossomos.

d) A destruição dos eritrócitos humanos leva à formação de bilirrubina que, em altas concentrações no sangue, provoca coloração amarelada na pele.

18. No homem, o sangue venoso que chega ao coração é enviado aos pulmões através das:

a) Veias cavas que saem do átrio direito.

b) Veias pulmonares que saem do ventrículo direito.

c) Artérias pulmonares que saem do ventrículo esquerdo.

d) Veias pulmonares que saem do átrio direito.

e) Artérias pulmonares que saem do ventrículo direito.

19. Sabendo que a estrutura das veias e artérias está estreitamente relacionada à sua função, deve-se esperar que as paredes das artérias tenham, em relação às paredes das veias:

a) A mesma quantidade de tecidos muscular a elástico.

b) Menos tecido muscular e mais tecido elástico.

c) Mais tecido muscular e menos tecido elástico.

d) Mais tecidos muscular e elástico.

e) Menos tecidos muscular e elástico.

20. A comunicação entre o átrio direito e o ventrículo direito do coração humano é feita por um orifício atrioventricular dotado de uma válvula que permite a passagem do sangue do átrio para o ventrículo, mas impede o retorno do sangue para o átrio. O nome dessa válvula e o tipo de sangue que a atravessa são, respectivamente:

a) Mitral e venoso.

b) Mitral e arterial.

c) Tricúspide e venoso.

d) Tricúspide e arterial.

e) Bicúspide e venoso.

21. Circulação simples e completa é uma característica dos peixes. Simples, porque o sangue passa uma só vez no coração, e completa, porque o sangue venoso não se mistura com o arterial. Isso nos permite concluir que o coração do peixe possui:

a) Duas aurículas e dois ventrículos.

b) Uma única cavidade.

c) Uma aurícula e um ventrículo.

d) Duas aurículas e um ventrículo.

e) Uma aurícula e dois ventrículos.

22. A retirada de sangue para exame é geralmente precedida pela colocação de um torniquete entre o cotovelo e o ombro do paciente. O torniquete tem a função de pressionar I, interrompendo o fluxo de sangue que II. Desse modo, o sangue se acumula no interior III, que ficam intumescidas, facilitando o procedimento de punção. As frases acima estarão corretas se I, II e III forem substituídos, respectivamente, por:

22

23. (PUC-RIO) Na circulação dos mamíferos, o coração funciona como uma bomba que se contrai e se relaxa ritmicamente. O sangue bombeado percorre todo o corpo numa sequência constante. Assinale a afirmação correta entre as abaixo apresentadas.

a) O sangue venoso passa do átrio para o ventrículo direito e de lá é bombeado para a artéria pulmonar.

b) A artéria pulmonar se ramifica levando o sangue arterial para o pulmão, onde ocorre a hematose.

c) O sangue arterial volta ao coração pela aorta, entrando pelo átrio direito e recomeçando o trajeto.

d) É chamada pequena circulação a via que leva o sangue arterial aos tecidos e traz de volta o sangue venoso para o coração.

e) O sangue venoso é vermelho vivo devido à combinação da hemoglobina com o oxigênio, enquanto o sangue arterial é azul escuro.

24. A respeito do desenho abaixo, que representa o coração de um mamífero, é incorreto afirmar que:

24

a) 3 é a artéria pulmonar, que leva o sangue do coração para o pulmão.

b) 1 é a veia cava inferior, que traz o sangue do coração.

c) 2 é a artéria cava superior, que leva o sangue do coração para o corpo.

d) 4 é a artéria aorta, que leva o sangue do coração para o corpo.

e) 5 são as veias pulmonares, que trazem o sangue dos pulmões para o coração.

25. Baseado no desenho do coração abaixo representado e em seus conhecimentos assinale a opção incorreta.

25

a) As veias sempre chegam aos átrios.

b) Todas as artérias transportam sangue arterial.

c) Todo vaso sanguíneo que sai do coração é uma artéria.

d) Todo vaso sanguíneo que chega ao coração é uma veia.

e) As artérias sempre saem dos ventrículos.

26. (IFNMG) Pense na situação hipotética abaixo:

Um pesquisador marcou uma única hemácia do sangue de uma pessoa, quando de sua passagem por um capilar sanguíneo da mão, e seguiu o seu trajeto pelo corpo a partir dali.

Na situação, sendo possível, o pesquisador detectaria a passagem da hemácia marcada, sucessivamente, pelo interior de:

a) Artérias – coração – veias – pulmão – veias – coração – artérias – capilares.

b) Veias – artérias – coração – veias – pulmão – artérias – capilares.

c) Veias – pulmão – artérias – coração – veias – pulmão – artérias – capilares.

d) Veias – coração – artérias – pulmão – veias – coração – artérias – capilares.

27. (UEM-2012) Sobre os elementos figurados do sangue, assinale o que for correto.

01. As hemácias são formadas na medula óssea vermelha, a partir dos eritroblastos – células originadas pela diferenciação de células troncomieloides.

02. A histamina, liberada pelos basófilos, provoca aumento da permeabilidade dos capilares sanguíneos, ajudando nos processos inflamatórios.

04. As plaquetas apresentam a capacidade de atravessar a parede dos capilares para atingir uma região infectada do organismo.

08. Pessoas que moram em locais com baixa altitude e se deslocam para regiões com elevadas altitudes passarão pelo processo de diminuição da quantidade de hemácias.

16. Quando ocorre lesão de um vaso sanguíneo, em uma das etapas da coagulação, o fibrinogênio é convertido pela trombina em fibrina, que se adere à parede do vaso e retém os glóbulos sanguíneos.

Soma das alternativas corretas:

28. (UEA) No coração humano, o sangue que está no ventrículo direito tem 1 e seguirá para 2. Nesse local ocorrerá 3, tornando o sangue 4 . Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas numeradas do texto.

a) pouco CO2 – os pulmões – reabsorção – arterial.

b) pouco O2 – o corpo – filtração – venoso.

c) muito O2 – o corpo – filtração – venoso.

d) muito CO2 – os pulmões – hematose – arterial.

e) muito CO2 – o corpo – hematose – venoso.

29. (UFRR) O sistema cardiovascular é formado por uma complexa rede de tubos – vasos sanguíneos e linfáticos – pelos quais circulam sangue e linfa, sendo o responsável pela manutenção dos trilhões de células que constituem o nosso corpo. Em relação às muitas funções desempenhadas pelo sistema cardiovascular, é correto afirmar que entre elas estão:

a) Transporte de nutrientes e gás carbônico para as células, remoção de gás oxigênio e excreções resultantes do metabolismo celular e regulação da temperatura corporal.

b) Transporte de nutrientes e gás oxigênio para as células, remoção de gás carbônico e excreções resultantes do metabolismo celular e regulação da temperatura corporal.

c) Transporte de nutrientes para as células, remoção de excreções resultantes do metabolismo celular, produção de hormônios.

d) Transporte de gás carbônico para as células, remoção de excreções resultantes do metabolismo celular e regulação da temperatura corporal.

30. (UNESP) Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não fumantes. Sobre esse fato, um estudante fez as seguintes afirmações:

I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante.

II. O CO se associa à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio.

III. O oxigênio, ligado à hemoglobina, fica indisponível para as células e desse modo o sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigênio.

IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui o aporte de sangue à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao feto.

V. Com menos oxigênio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal.

Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que:

a) a afirmação II também está correta, mas esta não tem por consequência o contido na afirmação III.

b) as afirmações II e III também estão corretas, e ambas têm por consequência o contido na afirmação V.

c) a afirmação III também está correta, mas esta não tem por consequência o contido na afirmação V.

d) a afirmação IV também está correta e tem por consequência o contido na afirmação V.

e) as afirmações II, III e IV estão corretas, e têm por consequência o contido na afirmação V.

gab

 

 

 

Anúncios

Responses

  1. Gosto muito desse blog, sempre me ajuda muito!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: