Publicado por: Djalma Santos | 31 de março de 2017

TESTES DE ASSUNTOS DIVERSOS (1)

01. (PUC-SP) No quadro a seguir, são apresentadas informações sobre algumas espécies.

Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir.

I. O endosperma da semente de cebola tem, ao todo, 24 cromossomos.

II. Cavalo e jumento são espécies diferentes, mas pertencem ao mesmo gênero.

III. Um híbrido entre égua e jumento apresentaria 63 cromossomos nas células somáticas.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I e III, apenas.

d) I, II e III.

02. (Unimontes) O consumo de produtos plásticos, ao longo dos anos, vem produzindo grande número de resíduos que se acumulam pelos aterros gerando problemas ambientais consideráveis. Os plásticos ou polímeros não biodegradáveis contribuem bastante para esses problemas pela elevada resistência à degradação, demorando anos para se decompor. Polímeros biodegradáveis são polímeros nos quais a degradação resulta da ação de microrganismos de ocorrência natural como bactérias, fungos e algas. O amido é um polímero biodegradável de fontes renováveis. Considerando que uma determinada pesquisa científica comparou a biodegradação de três polímeros de fontes renováveis (X, Y e Z) com o amido, analise as alternativas abaixo e assinale a que corresponde ao controle do experimento.

a) Polímero X.

b) Polímero Y.

c) Polímero Z.

d) Amido.

03. (UEM) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Os bivalves são recobertos por uma concha calcárea dupla que, se reagir com ácido sulfúrico concentrado, gerará sais do tipo sulfato alcalino terroso e gás carbônico.

02. Os artrópodes possuem corpo segmentado recoberto com um exoesqueleto de queratina, um biopolímero de polissacarídeos sulfatados.

04. Os aracnídeos possuem cefalotórax dotado de muitos pelos e secretam teias. Os pelos são constituídos de uma proteína sericínica; e as teias, de cerdas quitinosas.

08. As cianobactérias são seres unicelulares de reprodução sexuada responsáveis pela fixação de nitrogênio atmosférico através das raízes das plantas, onde o nitrogênio é oxidado.

16. As bactérias metanogênicas, que são produtoras de metano, são encontradas no tubo digestório de bois e cavalos, sendo o gás metano oxidado pelo suco gástrico desses quadrúpedes e absorvido como fonte de alimento.

Soma das alternativas corretas:

04. (ACAFE) Vitamina D3 influi no controle da pressão arterial

A suplementação com vitamina D3 na dieta reduz a pressão arterial sistólica de ratos hipertensos e atua na expressão de genes relacionados com o controle da pressão arterial, sem induzir danos ao DNA ou estimular a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) prejudiciais ao organismo. O resultado é demonstrado em pesquisa realizada com animais na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP pela bióloga Carla da Silva Machado, pós-graduanda em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto (FMRP) da USP. Novos testes serão necessários para comprovar a eficiência da suplementação em seres humanos.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação – Estado do Paraná, 10/02/2016.Disponível: http://www.biologia.seed.pr.gov.br

Acerca das informações contidas no texto e dos conhecimentos relacionados ao tema e correto afirmar, exceto:

a) As vitaminas são classificadas em dois grupos de acordo com a sua solubilidade: vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B e vitamina C, e as vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas D, E, K e A.

b) Normalmente, o sangue bombeado pelo coração para irrigar os órgãos ou movimentar-se exerce uma força contra a parede das artérias. Quando a força que esse sangue precisa fazer está aumentada, isto é, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, dizemos que há hipertensão arterial, ou popularmente pressão alta.

c) A contração do coração chama-se diástole, e corresponde a fase de ejeção ou esvaziamento. A fase de relaxamento e enchimento de suas câmaras é a sístole. Cada sístole dos átrios corresponde a uma diástole dos ventrículos.

d) A vitamina D, também conhecida como Calciferol, é obtida através da ingestão de alguns alimentos e através da biossíntese, estimulada pelas radiações solares. Como funções dessa vitamina no corpo humano, podemos citar a manutenção das concentrações de fosforo e cálcio no sangue, a regulação do metabolismo dos ossos, além da fixação de cálcio nos ossos e dentes.

05. (UNICENTRO)

Analisando-se o texto destacado, pode-se afirmar que os compostos que serão reduzidos na dieta de Figowitzi:

a) são constituídos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

b) podem penetrar nas células apenas por transporte ativo.

c) são formados por monômeros unidos por ligações peptídicas.

d) representam a fonte primária de energia das células.

06. (UEM) O Homem-Aranha, identidade secreta de Peter Parker, um dos super-heróis de histórias em quadrinhos e do cinema, teve sua origem ao ser picado por uma aranha alterada geneticamente por uma radiação recebida. Esse fato induziu nele uma mutação, conferindo-lhe poderes especiais, como a capacidade de construir sua própria teia, de escalar edifícios e dar grandes saltos. Apesar da fantasia envolvida, essa história nos possibilita pensar sobre aranhas, mutações genéticas e suas consequências. Com base nos conhecimentos sobre esses assuntos, assinale o que for correto.

01. As aranhas são quelicerados com o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. Apresentam também oito pares de pernas no tórax, quelíceras e pedipalpos, e um par de antenas diminutas. Não possuem asas.

02. A aranha armadeira inocula sua peçonha por meio de ferrões localizados nas quelíceras, causando dor local intensa por todo o membro atingido. Em crianças os acidentes são mais graves.

04. O abdômen segmentado das aranhas é coberto de cerdas quitinosas, e apenas as fêmeas possuem fiandeiras na extremidade posterior, para a confecção das teias.

08. Mutação cromossômica ou aberração cromossômica é uma alteração na frequência das bases nitrogenadas do DNA.

16. O número de cromossomos, assim como o número e a ordenação dos genes em cada cromossomo, são constantes em uma mesma espécie.

Soma das alternativas corretas: (02-16)

07. (UFAM) Analise as seguintes afirmativas:

I. Os neutrófilos representam a maior população de leucócitos do sangue de um indivíduo normal e participam ativamente da defesa celular.

II. Os linfócitos secretam citocinas e participam diretamente da defesa humoral.

III. As células dos túbulos renais, região proximal, são ricas em microvilosidades e mitocôndrias.

IV. A leucopenia, aumento no número de leucócitos circulantes, pode ser uma indicação de parasitose.

V. O folículo primário e a espermatogônia são tipos celulares encontrados, respectivamente, no túbulo seminífero e no ovário.

V. O tecido muscular liso apresenta estriações que correspondem à organização dos feixes de miosina.

Assinale alternativa correta:

a) Somente as afirmações I, II e III estão corretas.

b) Somente as afirmações I, II e V estão corretas.

c) Somente as afirmações II, III, V e VI estão corretas.

d) Somente as afirmações III, IV, V e VI estão corretas.

e) Somente as afirmações I, III, IV e VI estão corretas.

08. (UERN) A metodologia cientifica está presente em todas as áreas do conhecimento, objetivando solucionar problemas do mundo real, assim como novas descobertas, através de resultados metodicamente sistematizados, confiáveis e verificáveis. Acerca dos objetivos e conceitos epigrafados anteriormente, e incorreto afirmar que:

a) A hipótese, quando confirmada por grande número de experimentações, e conhecida como teoria, embora nunca seja considerada uma verdade absoluta.

b) Após realizar a dedução, não são necessárias novas observações ou experimentações, permitindo que se tirem, a partir dessa dedução, uma conclusão sobre o assunto.

c) Um aspecto importante da ciência e que os conhecimentos científicos mudam sempre e, com base nesses conhecimentos, novas teorias são formuladas, substituindo, muitas vezes, outras aceitas anteriormente.

d) Ao formularem uma hipótese, os cientistas buscam reunir varias informações disponíveis sobre o assunto. Uma vez levantada a hipótese, ocorre a dedução, prevendo o que pode acontecer se a hipótese for verdadeira.

09. (URCA) Observe com atenção e correlacione as colunas abaixo:

ESTRUTURA

(a) Autótrofo

(b) Fotossíntese

(c) Heterótrofo

(d) Procarionte

(e) Unicelular

(f) Eucarionte

(g) Pluricelular

(h) Excitabilidade/Irritabilidade

(i) Ciclo Vital

(j) Respiração

FUNÇÃO

( ) possui membrana nuclear

( ) capacidade de reagir a estímulos

( ) possui mais de uma célula

( ) processo de produção de alimentos

( ) se alimentam de outros seres

( ) o material genético não está em um núcleo

( ) etapas do desenvolvimento de um ser vivo

( ) seres que produzem seu alimento

( ) processo de obtenção de energia

( ) possui apenas uma célula

A sequência correta da estrutura com sua respectiva função é:

a) sequência: (f), (h), (g), (b), (c), (d), (i), (a), (j), (e).

b) sequência: (i), (a), (f), (e), (j), (h), (g), (b), (c), (d).

c) sequência: (c), (d), (i), (j), (h), (g), (b), (a), (f), (e).

d) sequência: (j), (h), (g), (b), (c), (d), (e), (i), (f), (a).

e) sequência: (a), (b), (c), (d), (e), (f), (g), (h), (i); (j).

10. (UEM) “Aqui tem boipeva, cruzeira, caninana, cobra verde, cipó, muçurana. Tinha muita, mas diminuiu uns 40% de uns 15 anos para cá… Já ouvi dizer que serpente mama em vaca e até em mulher que tem criança pequena.” (Retirado de “A coral que ninguém viu” em http://www.oeco.org.br/reportagens/1261- oeco_13392/. Acesso em 24/04/2016). O extermínio desenfreado de serpentes, peçonhentas ou não, motivado por crendices populares como a apresentada favoreceu a proliferação de espécies indesejáveis para o homem, como os ratos, que se tornaram abundantes na cidade. Com base no texto e nos conhecimentos de zoologia, ecologia e fisiologia humana, assinale o que for correto.

01. Por preferirem ambientes quentes, as serpentes e os ratos são ectotérmicos, pois em temperaturas ambientais baixas apresentam temperaturas corporais também baixas.

02. A excreção de ácido úrico, substância de baixa toxicidade e pouco solúvel, é uma adaptação para que as serpentes possam habitar ambientes terrestres.

04. A proliferação de ratos foi decorrente do extermínio desenfreado das serpentes, seus predadores.

08. A peçonha das serpentes contém neurotoxinas que atacam o sistema nervoso periférico autônomo de humanos, podendo causar paradas respiratórias e cardíacas.

16. À medida que a população de ratos na cidade cresce, a resistência do meio tende a diminuir.

Soma das alternativas corretas:

11. (UECE) Analise as afirmações abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Porque são os únicos seres vivos capazes de realizar fotossíntese, os vegetais não precisam respirar.

( ) Todos os animais são organismos eucariontes, multicelulares e heterotróficos, capazes de se locomover.

( ) Fungos podem ser saprófagos, parasitas ou mutualistas, mas sempre realizam digestão extra corpórea.

( ) Os protozoários, unicelulares e eucariontes, fazem parte do Domínio Eukarya.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) F, F, V, V.

b) F, V, V, F.

c) V, V, F, F.

d) V, F, F, V.

12. (UNICAP)

I   II

0  0 – Um parasita é monogenético, quando seu ciclo evolutivo é inteiramente realizado em um só hospedeiro.

1  1 – No homem, no que diz respeito à pequena circulação, o sangue venoso sai do ventrículo direito, vai aos pulmões e volta arterializado pelas artérias pulmonares para o átrio esquerdo, daí para o ventrículo esquerdo.

2  2 – O estômago produz duas substâncias, a enterogastrona e a colecistoquinina, que inibem a ação do duodeno e vesícula biliar, respectivamente.

3  3 – Numa teia alimentar constituída por insetos, sapos, cobras e gaviões, a destruição da população de cobras provocaria aumento da população de sapos e diminuição da população de insetos e gaviões.

4  4  – A imunização ativa é aquela que se desenvolve após o contato prévio do organismo com o antígeno específico.

13. (UNIOESTE) Sobre a morfofisiologia animal e vegetal, é correto afirmar que:

01. No homem, o fígado é responsável pela produção de insulina, de adrenalina e de suco gástrico, e não atua sobre digestão de gordura.

02. Em muitos vertebrados, como peixes cartilaginosos, anfíbios, répteis e alguns mamíferos, os aparelhos digestivo, urinário e reprodutor terminam numa bolsa denominada cloaca.

04. Nos mamíferos, a utilização da hemoglobina pelo sistema respiratório não está relacionada com o sistema circulatório.

08. O processo que permite às células retirarem energia acumulada nos compostos orgânicos é a respiração celular, o qual envolve a mitocôndria.

16. As ilhotas de Langerhans no pâncreas produzem insulina, que facilita a entrada de glicídios nas células e o córtex das suprarrenais produz corticoides relacionados com o metabolismo de glicídios.

32. Nas angiospermas, a epiderme apresenta cutina, as raízes apresentam pelos e as folhas apresentam estômatos – estas estruturas relacionam-se com evaporação, absorção e passagem de gases, respectivamente.

64. O oxigênio liberado na atmosfera pela fotossíntese é proveniente da quebra das moléculas de CO2, e o oxigênio da quebra de moléculas de H2O é usado na produção de glicose.

Soma das alternativas corretas:

14. (PUC-GO) Use o texto abaixo para responder esta questão.

Não desejei a morte de minha filha. Ou desejei? Aí é que reside a dúvida, é onde habita o nó que nada nem ninguém no mundo tem o poder de desatar. O inconsciente, desculpe-me a vulgaridade do termo, minha filha, é uma merda. Sendo autônomo, o inconsciente age por si, sem pedir licença nem se revelar. Desejei ou não a morte de minha filha, hein? Você pode responder a essa pergunta? Alguém pode? Eu não posso. Busquei na fonte a resposta e ela não veio. Como minha filha havia feito, busquei nas águas do Cristal a cura imediata para uma dor que parecia infinda. A ferida tinha sido cavada pelas águas, então elas que tratassem de cicatrizá-la. O rio recusou meu corpo, mas não a dor. Nem o aconselhamento. Pediu tempo, apenas. Permaneci plantada no barranco, juntando ao seu caudal minhas lágrimas secas. Disseram que eu tinha enlouquecido, talvez tivesse mesmo. Em diálogo profundo, as águas me fizeram compreender verdades para as quais eu nunca havia me atinado. Todo rio tem seu leito, suas margens, seu limite, toda vez que ele avança além de seu leito original provoca estragos, descalabros. O rio de nossa vida não é diferente. Ele também está sujeito a limitações intransponíveis. Existe você e você; seu campo de visão, a capacidade de administrar o próprio caudal. Tem a hora de abrir e a hora de fechar as comportas. Felicidade ou dor, a escolha é sua, depende do grau de intensidade que você der a cada coisa. Hoje posso dizer que me conheço um pouquinho, mesmo assim, perguntas continuam sem resposta.

(BARROS, Adelice da Silveira. Mesa dos inocentes. Goiânia: Kelps, 2010. p. 23.)

Considere o fragmento do Texto acima “Permaneci plantada no barranco, juntando ao seu caudal minhas lágrimas secas”. A lágrima, líquido produzido por glândulas lacrimais, desempenha funções importantes nos órgãos da visão, os olhos. Sobre a lágrima, analise as proposições a seguir.

I. Apresenta funções de lubrificação e limpeza dos olhos, protegendo-os de lesões decorrentes de substâncias estranhas.

II. Possui enzima de combate a microrganismos patogênicos, como, por exemplo, as bactérias.

III. Apresenta em sua composição água, sais minerais, proteínas e gordura.

De acordo com os itens analisados, marque a alternativa que contém todas as proposições corretas:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I e III.

d) II e III.

15. (IFMT) Mosquitos Aedes aegypti contaminados com a bactéria Wolbachia são drasticamente menos capazes de transmitir o vírus da zika, aponta pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), publicada nesta quarta-feira (4), na revista “Cell Host & Microbe”. É o primeiro estudo que relaciona os efeitos da bactéria com o vírus da zika.

(Diponível em <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/05/bacteria-diminui-capacidade-de-aedes-transmitir-o-virus-da-zika.html&gt;.Acessado em abr. 2016).

Baseando-se no texto, e em seus conhecimentos, é possível afirmar que:

a) A quantidade de vírus diminui, visto que as bactérias se reproduzem no interior deles.

b) O vírus e a bactérias são parasitas intracelulares das hemácias dos mosquitos.

c) A bactéria interrompeu o metabolismo do vírus, inibindo a produção das proteínas virais pela célula hospedeira.

d) A bactéria Wolbachia, por meio de uma relação desarmônica com o vírus, competição, obteve vantagem.

e) A transmissão do vírus ocorre pela picada do mosquito macho, pois a fêmea nutre-se de seiva vegetal.

16. (UEM) Marque a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A hemoglobina é uma proteína que contém um átomo de ferro que não reage com o monóxido de carbono.

02. A actina e a miosina são proteínas cujas unidades básicas são os aminoácidos.

04. As proteínas são resultantes das ligações peptídicas entre o grupo amino e o grupo ácido carboxílico de dois aminoácidos, e cada ligação peptídica elimina uma molécula de água.

08. A fenilcetonúria se deve à falta da proteína fenilalanina, que transforma a tirosina em alanina.

16. A albumina encontrada na clara do ovo é uma proteína complexa e sofre desnaturação por aquecimento.

Soma das alternativas corretas:

17. (UEMA) Apenas 10 mil indivíduos dentre toda a população humana do planeta desfrutam do privilégio de acrescentar a palavra “olímpico” ao próprio currículo. Ao longo do tempo, os técnicos acreditavam que existia um perfil físico padrão para todos os esportes. A partir de 1940, cientistas e treinadores se deram conta de que cada modalidade pedia um tipo físico específico, capaz de executar uma atividade com perfeição. Atualmente, os corpos dos atletas olímpicos são tão específicos que produzem situações curiosas. O maior atleta olímpico da história, Michael Phelps, mede 1,93 m, tem pernas curtas e um tronco gigante, um perfil ideal para um nadador. Os atletas olímpicos são, acima de tudo, especialistas em seus esportes, escolhidos e moldados para fazer o que fazem.

www. click.uol.com.br.

Os biótipos selecionados para cada esporte necessariamente levam em consideração o fato de o atleta possuir um conjunto de características:

a) herdadas, fenotipicamente, e desenvolvidas com dieta rígida e equilibrada, proporcionada por alimentação adequada.

b) adquiridas, fenotipicamente, com disciplina rigorosa e com esforço físico contínuo.

c) adquiridas com alimentação adequada e com atividade física regular e pesada.

d) adquiridas e herdadas pelo uso de substâncias que promovem o desenvolvimento muscular e respiratório.

e) herdadas, geneticamente, e desenvolvidas com exercícios físicos, especialmente para aquela função.

18. (PUC-CAMPINAS) Fungos e algas verdes apresentam características em comum com as angiospermas, dentre elas:

a) A presença de parede celular.

b) As organelas fotossintetizantes.

c) A presença de câmbio secundário.

d) Fase gametofítica predominante.

e) O uso de amido como reserva energética.

19. (UNICENTRO) A biologia é o estudo das mais diversas formas de vida, que, independentemente do tipo, tamanho, cor, forma e espécie, é dotada de características específicas, como a organização celular, capacidade reativa, potencial reprodutivo, composição bioquímica, além da capacidade de transformação, que proporcionará sua adaptação, caracterizando a evolução. Essas são algumas das características presentes nos seres vivos. A partir da análise das características, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

( ) A célula é imprescindível à existência da vida.

( ) A capacidade reprodutiva é prescindível a um determinado organismo.

( ) Lactobacilos, HIV e Trypanossoma cruzi são dotados de metabolismo.

( ) Uma determinada espécie se adapta para evoluir.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) V V F F.

b) V F F V.

c) F F F F.

d) V V V F.

20. (UEPG) Com relação à formação dos combustíveis fósseis e o seu uso atual pela espécie humana, assinale o que for correto.

01. O carvão mineral, o gás natural e o petróleo são exemplos de combustíveis fósseis.

02. A utilização de combustíveis fósseis pela espécie humana tem restituído à atmosfera, na forma de CO2, átomos de carbono que ficaram fora de circulação durante milhões de anos.

04. No passado, restos de organismos ficaram a salvo da decomposição, geralmente por terem sido rapidamente encobertos no fundo do mar por restos de sedimentos que se transformaram em rochas. Estes resíduos orgânicos tiveram suas moléculas preservadas e mantiveram sua energia potencial química. Estas substâncias orgânicas sofreram lentas transformações e originaram os combustíveis fósseis.

08. Os combustíveis fósseis tiveram sua formação pela ação rápida de decompositores sobre restos de organismos e cadáveres, os quais transformaram moléculas orgânicas em CO2.

Soma das alternativas corretas:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: