Publicado por: Djalma Santos | 31 de março de 2017

TESTES DE BOTÂNICA (2)

01. (UFES) Com relação ao transporte de seivas nas plantas vasculares, pode-se afirmar que:

I. O floema é constituído por elementos de vasos e traqueídeos.

II. A seiva elaborada é constituída, principalmente, de água e sais minerais.

III. A seiva bruta é transportada das raízes às folhas por meio dos vasos lenhosos.

IV. Os vasos liberianos, em geral, ocupam a posição mais externa do caule, transportando produtos da fotossíntese.

Está(ão) correta(s):

a) I e II.

b) III e IV.

c) apenas III.

d) apenas IV.

e) I, II, III e IV.

02. (Unespar) “Na terra da soja, falta feijão. E os motivos são óbvios. Um hectare semeado com feijão rende 997 quilos. No mesmo espaço, colhem-se 3.000 quilos de soja. A consequência é a alta de preço: o quilo do feijão chegou a R$ 14, a R$ 18, dependendo do tipo e da qualidade, em 23 de Junho de 2016. Em 12 meses, a alta (IPCA 15) do feijão carioca, o mais consumido do país, com 70% da demanda, é de 58,6%.”

Disponível em: http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/graos/175287-na-folha-preco-do-feijao-dispara-e medidas-dogoverno-devem ter-poucoefeito.html?utm_source=parceiros&utm

medium=rss#.V4pVtfk97IU.Acesso em: 16/07/2016.

Com relação à soja e ao feijão, é incorreto afirmar:

a) ao ingerir estes alimentos, estamos aumentando a quantidade de colesterol em nosso corpo.

b) pertencem á família das leguminosas.

c) a associação entre estas plantas e bactérias do gênero Rhizobium é um exemplo de mutualismo.

d) o feijoeiro e a soja apresentam o sistema radicular pivotante.

e) os frutos são classificados como simples, secos e deiscentes.

03. (UNICENTRO) Observe a seguinte afirmação:

O tactismo dos anterozoides é substituído pelo tropismo do tubo polínico”.

O vegetal que pertence ao grupo em que esse fenômeno de substituição se processou, pela primeira vez, é:

a) o musgo.

b) a samambaia.

c) o feijão.

d) a avenca.

e) o pinheiro.

04. (UEM) Uma das características das florestas de araucárias, presentes no Sul do Brasil, é a predominância do pinheiro do Paraná. Nessas florestas desenvolvem-se, ainda, samambaias, gramíneas, erva-mate, cedro e imbuia. Sobre estes grupos de vegetais, assinale o que for correto.

01. Todas as plantas citadas no enunciado desta questão apresentam tecido vascular; por isso, também podem ser consideradas traqueófitas.

02. O esporófito das samambaias, pertencentes ao grupo das pteridófitas, apresenta os soros, estruturas que abrigam os esporângios, onde as células sofrem meiose originando os esporos.

04. O pinheiro do Paraná pertence ao grupo das gimnospermas. Apresenta flores e frutos contendo sementes que são disseminadas pelo vento.

08. A flor completa das angiospermas apresenta os quatro verticilos florais, ou seja, é constituída por sépalas, pétalas, estames e pistilos.

16. As gramíneas pertencem ao grupo das angiospermas monocotiledôneas, apresentam raízes fasciculadas e folhas com nervuras paralelas.

Soma das alternativas corretas:

05. (UDESC) A característica comum às plantas samambaia, avenca, pinheiro e feijão é:

a) são plantas com sementes.

b) são plantas vasculares.

c) produzem flores e frutos.

d) produzem pólen.

e) possuem ovário.

06. (UPF) As plantas são capazes de reagir a estímulos ambientais, produzindo movimentos. Entre os tipos de movimento, destacam-se os tropismos e os nastismos ou nastias. Considere as afirmativas abaixo sobre esses tipos de movimento vegetal, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

06

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V –V –F –F –V.

b) V –V –F –V–F.

c) F –F –V –F–V.

d) V –V –F –F–F.

e) F –F –V –V –F.

07. (PUC-PR) Leia o texto a seguir:

Banco genético irá mapear sementes de erva-mate de qualidade no PR

Ideia é cadastrar variedades que produzem boa quantidade de sementes. Informações ficarão disponíveis em computador. Uma novidade irá ajudar no cultivo da erva-mate no Paraná. Um banco de dados genéticos vai mapear as plantas com melhor produção de sementes. Tudo para garantir um futuro mais produtivo para a cultura. Há 40 anos, o agricultor Antônio da Cruz trabalha com agricultura familiar. Ele tem uma pequena propriedade na área rural de São Mateus do Sul, onde planta um pouco de cada cultura. A esposa e a filha do produtor ajudam na lavoura. O cultivo da erva-mate garante a diversificação da renda. “A gente tem um pouco de feijão, um pouco de milho e um pouco de fumo, que têm um gasto. O gasto da erva-mate é a limpeza e a tarefa de fazer. O que vem daí, pode se dizer que é um pouco de lucro”, avalia Cruz.(…) O secretário de Agricultura de São Mateus do Sul, José Licheski, diz que as espécies mais produtivas serão catalogadas. As informações estarão disponíveis em um programa de computador, o que irá facilitar a comercialização das boas sementes. “As melhores erveiras produzem menos sementes. Então, achar uma erva-mate que produza bastantes e sejam boas é uma raridade. O banco vai ajudar a identificar as erveiras de boa qualidade e que são as nossas que produzem também bebida de boa qualidade”, diz. O Paraná é o estado que tem a maior área extrativa de erva-mate do país.

Adaptado de: . Acesso em: 15/10/2014.

O texto acima comenta a respeito de melhorias na comercialização e produção da erva-mate. Considerando esse vegetal e os demais listados no trecho destacado, é correto afirmar que a produção citada no texto possui:

a) uma monocotiledônea e três dicotiledôneas.

b) três angiospermas e uma gimnosperma.

c) duas angiospermas e duas gimnospermas

d) duas monocotiledôneas e duas dicotiledôneas.

e) uma pteridófita, uma gimnosperma e duas angiospermas.

08. (ACAFE) A maior diversidade de plantas do mundo

Depois de sete anos de trabalho, um grupo de 575 botânicos do Brasil e de outros 14 países concluiu a versão mais recente de um amplo levantamento sobre a diversidade de plantas, algas e fungos do Brasil, agora calculada em 46.097 espécies. Quase metade, 43%, e exclusiva (endêmica) do território nacional. O total coloca o Brasil como o pais com a maior riqueza de plantas no mundo.

Fonte: Revista Fapesp – ED. 241 | Marco 2016.Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/

Em relação ao processo reprodutivo das plantas, correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Dicogamia.

( 2 ) Apomixia.

( 3 ) Cleistogamia.

( 4 ) Reprodução gâmica.

( 5 ) Propagação vegetativa.

( ) Mecanismo que favorece a autofecundação, já que a polinização ocorre antes da abertura do botão floral ou antese.

( ) Amadurecimento da parte feminina (gineceu) da flor e da parte masculina (androceu) em momentos diferentes, favorecendo a alogamia.

( ) Reprodução biológica sem fecundação, meiose ou produção de gametas, com o resultado das sementes serem geneticamente idênticas às da planta mãe.

( ) Multiplicação assexuadamente de partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando novos indivíduos.

( ) Fusão de gametas maternos e paternos oriundos da mesma planta ou de diferentes plantas.

A sequência correta, de cima para baixo, e:

a) 2 – 1 – 3 – 4 – 5.

b) 5 – 4 – 1 – 3 – 2.

c) 4 – 3 – 5 – 2 – 1.

d) 3 – 1 – 2 – 5 – 4.

09. (Mackenzie) Briófitas e Pteridófitas são denominadas plantas criptogâmicas, o que significa que são plantas que não têm flores. A respeito desses dois grupos de vegetais, são feitas as seguintes afirmações.

I. Nas Pteridófitas, a meiose é espórica, enquanto que nas Briófitas ela é gamética.

II. Nas Briófitas, o gametófito é mais desenvolvido do que o esporófito e nas Pteridófitas é o inverso.

III. Nas Pteridófitas, há tecidos condutores especializados, enquanto que nas Briófitas eles não existem.

IV. Nas Pteridófitas, o esporófito é sempre diploide, enquanto que nas Briófitas ele é sempre haploide.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) I e IV.

e) II e IV.

10. (UFLA) As flores são estruturas que têm função na reprodução sexuada das angiospermas. Uma flor é formada por diferentes verticilos florais: cálice, corola, androceu e gineceu. Associe o verticilo floral com a sua estrutura.

VERTICILO FLORAL

1. Cálice.

2. Corola.

3. Androceu.

4. Gineceu.

ESTRUTURA

(  ) Formado por estames.

(  ) Formado por sépalas.

(  ) Formado por pétalas.

(  ) Formado por um ou mais carpelos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) 3 – 2 – 1- 4.

b) 4 – 1 – 2 – 3.

c) 4 – 2 – 1 – 3.

d) 3 – 1 – 2 – 4.

11. (UNESP) O fluxo de seiva bruta nas plantas está diretamente associado à abertura e ao fechamento dos estômatos. O aumento do fluxo de seiva bruta ao longo do caule é favorecido por:

a) estômatos abertos e baixa intensidade luminosa.

b) estômatos abertos e baixa quantidade de água no solo.

c) estômatos fechados e alta concentração de glicose na folha.

d) estômatos abertos e baixa concentração de CO2 na folha.

e) estômatos fechados e alta concentração de O2 na folha.

12. (Unimontes) As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra que oferecem às plantas vantagens, como maior facilidade na captação da luz e facilidade da troca de gases. As plantas apresentam adaptações (estruturas que permitem a absorção de água presente no solo) e outras estruturas que impedem a perda excessiva de água. Modificações de ordem bioquímica, fisiológica e reprodutiva também foram muito importantes. Porém, alguns grupos de plantas continuaram sobrevivendo em ambiente aquático. Todas as alternativas abaixo constituem evidências que indicam que as plantas se originaram de alguns grupos de algas verdes, exceto:

a) Reserva de carboidrato (amido), depositado nos cloroplastos.

b) Clorofila b e carotenoides, como pigmentos acessórios.

c) Celulose, como principal componente da membrana nuclear.

d) Clorofila a, como principal pigmento fotossintetizante.

13. (UNICAMP) Pesquisadores analisaram o número de polinizadores, a biodiversidade e o rendimento de cultivos dependentes de polinizadores (maçã, pepino, caju, café, feijão, algodão e canola, entre outros) em propriedades da África, Ásia e América do Sul. Nos países analisados, o rendimento agrícola cresceu de acordo com a densidade de polinizadores, indicando que a redução na população de abelhas e outros insetos poderia ser parcialmente responsável pela queda de produtividade.

(Adaptado de http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/01/21 /insetoselevam-produtividade-agricola/)

Os resultados obtidos com a pesquisa relatada acima sugerem que:

a) a presença de insetos nas lavouras pode ser uma das causas da queda de produtividade e biodiversidade.

b) práticas agrícolas convencionais, com uso de pesticidas, favorecem os polinizadores e aumentam a produtividade.

c) a adoção de medidas que ofereçam condições de vida mais favoráveis a polinizadores pode resultar em aumento de produtividade do feijão.

d) a biodiversidade observada na África, Ásia e América do Sul demanda uso intenso de defensivos agrícolas.

14. (UEPG) A alternância de gerações haploide e diploide é uma característica comum a todas as plantas. Em relação à diversidade e reprodução das plantas, assinale o que for correto.

14

01. Em 3, pode-se identificar o gametófito multicelular haploide. Os gametófitos formam os gametas que se unem pela fecundação, originando os zigotos diploides.

02. Por sucessivas mitoses (fase identificada em 1), o zigoto diploide origina o esporófito.

04. Em 2, representando a mitose, ocorrem divisões sucessivas do esporófito para formação dos esporos.

08. As araucárias, muito presentes na região Sul, podem se reproduzir sexuadamente por brotamento (várias mitoses) ou por estruturas denominadas esporângios, originadas por meiose.

Soma das alternativas corretas:

15. (UEMG) O procedimento cotidiano adequado para se retardar o amadurecimento de um mamão é:

a) embalar o fruto em jornal.

b) gerar cicatrizes em sua superfície.

c) fornecer calor de forma moderada.

d) manter o mamão em local ventilado.

16. (UEM) O ser humano não é capaz de digerir a celulose que, associada a outros polissacarídeos, forma as fibras vegetais. As fibras absorvem água e estimulam as contrações musculares do intestino. Por isso, é importante comer alimentos ricos em fibras: verduras (couve e brócolis), frutos (goiaba, maçã, pera, laranja com bagaço) e legumes (abóbora, cenoura etc.). Na linguagem popular, quase todas as partes das plantas usadas como alimentos são denominadas legumes e verduras. Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

a) Os frutos citados no texto apresentam pericarpo suculento; por isso, são denominados frutos carnosos.

b) Nos exemplos de verduras, são consumidos órgãos diferentes: da couve, utilizam-se as folhas; dos brócolis, as folhas, os talos e os botões florais.

c) Os legumes constituem um tipo de fruto; portanto, do ponto de vista da Botânica, os exemplos de legumes citados estão corretos.

d) A celulose está presente na parede das células dos órgãos vegetais citados.

e) Nas folhas de couve, as fibras estão associadas aos tecidos condutores.

17. (PUC-RIO) Buscando informações sobre plantas vasculares, um estudante consultou o índice a seguir:

Capítulo 1. Relações Filogenéticas das Briófitas.

Capítulo 2. Relações Filogenéticas das Samambaias.

Capítulo 3. Relações Filogenéticas das Gimnospermas.

Capítulo 4. Relações Filogenéticas das Angiospermas.

Em quais capítulos do livro, o estudante encontrará as informações que procura?

a) Nos capítulos 1, 2 e 3.

b) Nos capítulos 1, 3 e 4.

c) Nos Capítulos 1, 2 e 4.

d) Nos capítulos 2, 3 e 4.

e) Em todos os capítulos.

18. (FUVEST) As moléculas de glicídios produzidas a partir da fotossíntese são utilizadas no local da produção ou transportadas, pelo floema, para utilização em outras partes da planta; são, ainda, convertidas em substância de reserva, que é armazenada. Aponte a alternativa que, corretamente, descreve o processo de transporte e o local de armazenamento dessas substâncias na planta.

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19. (Anhembi Morumbi) As fotografias retratam dois exemplares de plantas denominadas cicas.

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Considerando o grupo botânico em que estão inseridas as cicas, a reprodução sexuada desses vegetais ocorre a partir do encontro entre a estrutura sexual masculina e a estrutura sexual feminina, denominada:

a) tubo polínico e semente.

b) grão de pólen e óvulo.

c) micrósporo e megásporo.

d) anterozoide e oosfera.

e) androceu e gineceu.

20. (UEM) Identifique o que for correto sobre os diversos grupos de organismos.

01. Os organismos conhecidos como algas são exclusivamente aquáticos e microscópicos.

02. O pinhão, fruto da gimnosperma pinheiro-do-Paraná, é o estróbilo feminino desenvolvido dessa planta.

04. Em uma angiosperma, como o milho, o zigoto é (2n) e o endosperma (3n).

08. Liquens são associações harmoniosas em que os fungos apresentam nutrição autotrófica.

16. Nas pteridófitas conhecidas como samambaias, as sementes são pequenas, formadas na face inferior das folhas e dispersas pelo vento.

Soma das alternativas corretas:

gab

 

 

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Responses

  1. Pode explicar a questão 07??

    • ALTERNATIVA CORRETA: A (“uma monocotiledônea e três dicotiledôneas.”)
      – Erva-mate: dicotiledônea.
      – Feijão: dicotiledônea.
      – Milho: monocotiledônea.
      – “Fumo”: dicotiledônea.
      Djalma Santos


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