Publicado por: Djalma Santos | 19 de abril de 2017

TESTES DE ECOLOGIA (IX)

01. (ETEC) Existem regiões da Terra que não favorecem a vida de seres vivos, devido ao clima e as condições do solo. No entanto, essas regiões podem ser eventualmente colonizadas por certas espécies, genericamente denominadas espécies pioneiras, que conseguem se instalar e suportar as severas condições desses ambientes. Essa colonização vai modificando progressivamente o ambiente, pois haverá acúmulo de material orgânico no solo, aumentando a quantidade de nutrientes disponíveis e permitindo que ocorra maior retenção de água. As novas espécies que chegam competem com as pioneiras e vão gradativamente substituindo-as. As sucessivas gerações de plantas e animais que nascem, crescem, morrem e se decompõem tornam o solo cada vez mais rico em matéria orgânica e umidade. Esse processo complexo, em que há mudança das comunidades ao longo do tempo, é denominado sucessão ecológica e a comunidade estável formada e conhecida como comunidade clímax. Sobre o processo descrito no texto, assinale a alternativa correta.

a) Os organismos que se sucedem não influenciam o ambiente que os rodeia, de modo que esse se torna cada vez mais inadequado aos seres vivos.

b) Quando se atinge um estágio de estabilidade em uma sucessão, a comunidade formada apresenta apenas seres vivos produtores de matéria orgânica.

c) Numa região, sob as mesmas condições climáticas gerais, se estabelecem espécies pioneiras que impedem o desenvolvimento de novas espécies.

d) Durante o processo de evolução de uma comunidade ou sucessão ecológica, se observa o aumento de complexidade das cadeias alimentares.

e) O processo de sucessão ecológica termina quando se estabelece na região uma comunidade de espécies pioneiras.

02. (FMJ) Na teia alimentar ilustrada, o número de indivíduos em cada população se manteve estável ao longo do tempo.

O gráfico mostra o comportamento numérico de três populações dessa comunidade após a introdução, no tempo t0, de uma espécie exótica que se alimentou preferencialmente de uma das espécies da comunidade, o que provocou sua extinção.

É correto afirmar que a espécie extinta e as populações 1, 2 e 3 são, respectivamente,

a) rato, gramínea, gavião e raposa.

b) bem-te-vi, amoreira, joaninha e cobra.

c) cobra, bem-te-vi, sapo e gafanhoto.

d) joaninha, pulgão, sapo e libélula.

e) raposa, coelho, gramínea e gafanhoto.

03. (UNICAMP) Em uma pirâmide de energia, as plantas têm importante papel na captação e transformação da energia luminosa e são responsáveis pela produtividade primária líquida. Nessa pirâmide, aparecem ainda os herbívoros e os carnívoros, que acumulam energia e determinam assim a produtividade secundária líquida. Sobre as pirâmides de energia, é correto afirmar que:

a) a energia é conservada entre os níveis tróficos.

b) a respiração dos autótrofos é uma fonte de energia para os heterótrofos.

c) a produtividade primária líquida é representada na base da pirâmide.

d) a excreção é uma fonte de energia para os níveis tróficos superiores.

04. (PUC-RIO) Com relação ao que é representado nas pirâmides ecológicas não é correto afirmar que:

a) os decompositores são excluídos.

b) apenas uma pequena fração da energia e da matéria alcança os últimos níveis tróficos.

c) a transferência de energia entre níveis tróficos normalmente apresenta apenas 10% de eficiência.

d) o número de indivíduos por área em cada nível trófico geralmente diminui em direção ao ápice.

e) em função do grande tamanho dos predadores de topo, a biomassa em geral é maior nos níveis tróficos mais elevados.

05. (IFSul) A bioluminescência é considerada uma adaptação de alguns animais marinhos à falta de luminosidade. Essa propriedade ajuda na localização de alimentos e na identificação de machos e fêmeas da mesma espécie. Geralmente esses animais são predadores ou se nutrem de cadáveres. Atribui-se essa propriedade a animais de comunidades marinhas situadas na região:

a) Planctônica.

b) Abissal.

c) Bentônica.

d) Nectônica.

06. (UEPG) Na ecologia, é possível representar os níveis tróficos de um ecossistema por meio de retângulos superpostos, que formam as chamadas pirâmides ecológicas. Abaixo são apresentadas quatro pirâmides ecológicas. Sobre elas, assinale o que for correto.

Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje.

15a ed. Volume 3. Editora Ática. São Paulo, 2010.

01. As pirâmides A e B são pirâmides de números. As pirâmides de números são utilizadas para indicar a quantidade de indivíduos existentes em cada nível trófico de uma cadeia alimentar.

02. A pirâmide B é considerada uma pirâmide invertida. Isso ocorre quando a base é menor que o ápice. Neste exemplo, uma árvore é capaz de sustentar 500 pulgões que, por sua vez, sustentam 30.000 protozoários.

04. Uma pirâmide de biomassa é representada na letra C. A quantidade de matéria orgânica presente no corpo dos seres vivos de determinado nível trófico é chamada de energia. Com frequência, ela é expressa em peso seco (para descontar a água) por unidade de área (g/m2, por exemplo) ou de volume (g/m3). Em todas as representações, a biomassa aumenta ao longo da cadeia.

08. As pirâmides de números apresentadas em A e B são as únicas capazes de indicar a produtividade de um ecossistema.

16. Em D, é representada uma pirâmide de energia. Nestas, representamos, em cada nível trófico, a quantidade de energia acumulada por unidade de área ou de volume e por unidade de tempo.

Soma das alternativas corretas:

07(UFSM)Você já ouviu falar no vírus Nipah? Pois ele quase provocou uma tragédia na Malásia, em 1998. Ele foi encontrado em morcegos que se alimentavam de frutos (frugívoros). As fazendas de criação de porcos invadiram o ambiente natural dos morcegos. Instalados sob as árvores, os chiqueiros ficaram cheios de frutas mordidas, fezes e urina infectada. Os porcos adoeceram e as pessoas foram contaminadas pela carne ou excrementos dos animais – dos infectados, 50% morreram. Fonte: Disponível em <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/UMA+AMEAÇA+A+MENOS&gt;. Acesso em: 20 de jul. 2012. (adaptado).
Considerando as informações do texto, pode-se afirmar:
I. A sequência morcego porco homem é um exemplo de cadeia alimentar.
II. No texto, a expressão “ambiente natural” é sinônimo de hábitat.
III. Em relação às árvores, os morcegos são consumidores primários.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) apenas II e III.

08. (ETEC) Leia o texto para responder esta questão.

Em uma mata úmida, pode ocorrer a seguinte cadeia alimentar:

As plantas são o primeiro elo na transferência de alimento e, portanto, de energia química para os demais componentes da cadeia. O gafanhoto que come a planta recebe dela energia química, porem, em quantidade muito menor do que a energia solar que a planta absorveu pela fotossíntese durante a sua vida. Isso ocorre porque grande parte das substâncias orgânicas que a planta sintetiza é consumida no seu próprio metabolismo, sendo parte perdida na forma de calor. Assim, em um dado momento, as plantas disponíveis para a alimentação dos gafanhotos contém apenas uma pequena parte das substâncias que elas produziram. O mesmo raciocínio vale na relação de nutrição entre sapos e gafanhotos e entre cobras e sapos. Ou seja, a quantidade de energia diminui no decorrer das relações da cadeia alimentar. Considerando a cadeia alimentar apresentada no texto, é correto afirmar que:

a) os consumidores terciários são organismos onívoros que podem ocupar qualquer posição na cadeia alimentar.

b) os consumidores secundários alimentam-se do resto dos alimentos deixados pelos consumidores primários.

c) os consumidores primários são organismos herbívoros e se alimentam diretamente das plantas.

d) os produtores são organismos heterótrofos, capazes de sintetizar seu próprio alimento.

e) os consumidores primários e secundários são organismos carnívoros.

09. (UNESP) As figuras apresentam a vegetação de cinco biomas brasileiros.

Plantas xeromórficas e com folhas modificadas que diminuem a evapotranspiração; plantas com rizóforos e pneumatóforos (eficientes na sustentação da planta e na captação do oxigênio); e plantas epífitas (que vivem sobre outras plantas, aumentando a eficiência na captação de luz) são típicas dos biomas identificados, respectivamente, pelos números

a) 1, 2 e 4.

b) 4, 5 e 2.

c) 3, 1 e 5.

d) 2, 5 e 3.

e) 4, 1 e 3.

10. (FPS) Analise a relação ecológica mostrada na foto abaixo.

Sobre essa relação, é correto afirmar que:

a) as plantas apresentam mecanismos de defesa contra agressores, sendo em geral predadoras insetívoras.

b) a relação ecológica é harmônica, pois produz equilíbrio ambiental entre as populações de ambas as espécies.

c) a relação ecológica mostrada é intraespecífica, pois ocorre entre organismos de espécies de diferentes níveis tróficos.

d) há diminuição do fluxo energético entre níveis tróficos, uma vez que a planta captura parcialmente a energia da mosca.

e) a relação ecológica mostrada é interespecífica, sendo a planta considerada “consumidor primário”, e a mosca, “consumidor secundário”.

11. (UPE) Inúmeros pesticidas foram desenvolvidos no século passado (incluindo herbicidas, fungicidas, inseticidas e raticidas), com o intuito de controlar organismos indesejados. Esses pesticidas contêm venenos, produtos químicos tóxicos, que se concentram no solo, até que são lavados pela chuva ou pela irrigação. Não raramente, por meio de enxurradas, tais substâncias chegam aos rios costeiros ou oceanos. Organismos que vivem nos manguezais, como os anfípodes, se alimentam de matéria orgânica e facilmente absorvem os poluentes concentrados na água. Uma vez ingeridos por organismos maiores, como peixes, as toxinas passam à etapa seguinte da cadeia trófica, representada na figura por uma águia pescadora. Essa contaminação também afeta os humanos, que se alimentam de peixes e de outros seres marinhos.

Adaptado de “Guia Didático Maravilhosos Manguezais do Brasil, Instituto BiomaBrasil, 245 p”.

Considerando que um anfípoda ingere um pedaço de detrito contendo 10 unidades de uma determinada toxina, que dez anfípodas servem de alimento para um peixe e, ainda, que dez peixes são comidos por uma águia, é correto afirmar que:

a) o anfípoda reterá 10 unidades de toxina, os peixes reterão 100 unidades, e a águia pescadora reterá 1000 unidades.

b) todos os representantes dessa cadeia reterão a mesma quantidade de toxina.

c) o anfípoda reterá 1 unidade de toxina, os peixes reterão 10 unidades, e a águia pescadora reterá 10 unidades.

d) o anfípoda reterá 10 unidades de toxina, os peixes reterão 20 unidades de toxina, e a águia pescadora reterá 30 unidades de toxina.

e) apenas os anfípodas e peixes reterão 10 unidades de toxinas, sendo residual a quantidade de toxina retida na águia pescadora.

12. (ACAFE) Os seres vivos interagem e estabelecem relações entre si e com o ambiente. A seguir está representada, esquematicamente, a relação de alimentação entre os organismos de um ecossistema e a respectiva transferência de energia e de nutrientes.

Fonte: SOARES, José Luis. Biologia. São Paulo, v. único.

Sobre o tema abordado no esquema, analise as afirmações a seguir.

I. Uma cadeia alimentar é sempre composta por diferentes níveis que são caracterizados de acordo com o tipo de nutrição dos organismos. Dependendo do nível trófico ocupado, os organismos podem ser produtores, ou consumidores, ou decompositores.

II. Os produtores são seres autótrofos, sintetizam matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas, por isso estão obrigatoriamente no início de qualquer cadeia alimentar. Transformam energia luminosa em energia química através da fotossíntese. Essa energia nutre os tecidos vegetais que servirão de fonte energética para outros organismos, com eficiência ecológica média de 90%.

III. A decomposição é um processo de transformação da matéria orgânica em moléculas simples, que podem ser reutilizadas pelos produtores, num processo natural de reciclagem.

IV. A teia alimentar é caracterizada pelo conjunto de cadeias alimentares, ligadas entre si e, geralmente, representadas como um diagrama das relações tróficas (alimentares) entre os diversos organismos ou espécies de um ecossistema.

V. A produtividade de um ecossistema depende de diversos fatores, dentre os quais os mais importantes são a luz, a água, o gás carbônico e a disponibilidade de nutrientes. A produtividade bruta corresponde ao total de matéria orgânica acumulada depois de descontados os gastos referentes à atividade metabólica, enquanto a produtividade líquida corresponde ao total de matéria orgânica acumulada.

a) I – III – IV.

b) II – III – V.

c) III – IV.

d) IV – V.

13. (IFRS) Os níveis tróficos de um ecossistema podem ser representados por meio de retângulos superpostos, que formam as pirâmides ecológicas. A base das pirâmides de biomassa e de energia corresponde ao nível trófico dos:

a) Decompositores.

b) Consumidores primários.

c) Produtores.

d) Simbiontes.

e) Consumidores secundários.

14. (UNIOSTE) As relações de forrageio entre seres vivos podem ser representadas graficamente através da construção das chamadas pirâmides ecológicas. Com relação a essas representações gráficas, estão corretas todas as alternativas, exceto:

a) a pirâmide de biomassa é de forma direta nos ecossistemas terrestres, e que tem produtores com biomassa muito maior que os consumidores.

b) a pirâmide de biomassa é representada pelo peso seco consumido numa cadeia alimentar e expressa a quantidade de matéria orgânica por área.

c) a pirâmide de número representa o número de organismos que participa de uma determinada cadeia alimentar, e jamais poderá ser invertida.

d) a pirâmide de energia jamais poderá ser invertida.

15. (UFRR)

Os seres vivos podem ser organizados de acordo com as relações de alimentação existentes entre eles. Essas relações costumam ser representadas por meio de diagramas denominados teias alimentares ou redes alimentares. De acordo com as figuras e suas respectivas legendas, o que representa corretamente I, II e III?

a) I – Produtor, II – Consumidor primário, III – Decompositor.

b) I – Decompositor, II – Consumidor primário, III – Produtor.

c) I – Consumidor primário, II – Consumidor secundário, III – Consumidor terciário.

d) I – Produtor, II – Decompositor, III – Produtor.

e) I – Produtor, II – Produtor, III – Decompositor.

16. (UDESC)

Analise as proposições, considerando que a pirâmide acima representa o fluxo de energia em um ambiente aquático.

I. O menor nível energético da pirâmide está no nível do consumidor primário, no caso o homem.

II. Este tipo de pirâmide poderia estar invertida, considerando-se a medida da biomassa dos produtores e consumidores e não o fluxo de energia.

III. As relações de energia entre diferentes níveis da cadeia alimentar não definem, necessariamente, a eficiência ecológica do sistema.

IV. Se a energia incidente nos produtores é 1000 cal, havendo uma redução de 10% na eficiência ecológica do sistema, a energia incidente nos consumidores secundários seria de 100 cal.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

17. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.

O termo bioma é mais abrangente do que formação vegetal, pois inclui além da fitofisionomia, fauna, características do clima, do solo e outros aspectos abióticos. Portanto, o BIOMA pode ser considerado como uma área do espaço geográfico caracterizada por um conjunto de ecossistemas com vegetação, solo e fisionomia típicos, no qual predomina certo clima.

                                                                              Adaptado de Biologia – Amabis e Martho, 2010.

Sobre o termo em destaque, no Texto, analise as afirmativas abaixo:

I. Área de procriação para muitas espécies marinhas por elevada quantidade de nutrientes orgânicos. Vegetação predominante de plantas arbóreas formada por halófitas.

II. Pouca água, vegetação escassa, com predominância de plantas xerófitas, que possuem diversas adaptações. Região com alto grau de insolação e grande perda de água pela transpiração.

III. Ocorre em zonas temperadas e tropicais, sendo classificado em pradaria, estepe e savana, de vegetação rasteira formada por gramíneas. De clima variável, de acordo com as latitudes. Baixa quantidade de chuvas.

IV. Clima de temperatura quente com média anual de 26ºC. O inverno é muito seco e as chuvas são abundantes no verão. A vegetação é ananicada porque o solo é pobre em nutrientes. Vegetação de arbustos tortuosos e pequenas árvores esparsas de raízes longas.

V. O mais exuberante bioma vegetal do planeta, localizado em áreas de baixas altitudes, clima úmido e quente, com temperaturas entre 21 e 32ºC, a pluviosidade é elevada, megadiversidade e taxa de evapotranspiração elevada pelas folhas largas (latifoliadas) do vegetal.

A alternativa que indica as características correspondentes aos biomas mencionados no Texto é:

a) I – deserto, II – campos, III – manguezal, IV – cerrado e V – floresta tropical.

b) I – campos, II – deserto, III – manguezal, IV – cerrado e V – floresta tropical

c) I – manguezal, II – deserto, III – floresta tropical, IV – cerrado e V – campos.

d) I – manguezal, II – cerrado, III – campos, IV – deserto e V – floresta tropical

e) I – manguezal, II – deserto, III – campos, IV – cerrado e V – floresta tropical.

18. (UEMA) Uma alimentação inadequada engloba a alta ingestão de gorduras saturadas, sal e carboidratos, bem como o baixo consumo de frutas e outros vegetais – hábitos que, geralmente, andam juntos. Em 1978, foi publicado pela The Danish Consumers Cooperative Society um guia nutricional chamado “Pirâmide Alimentar”, mais tarde adotado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Na base da pirâmide, estão os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade e, no topo, os que devem ser consumidos com moderação. Considere a pirâmide alimentar para responder à questão.

Fonte: Disponível em: <http://fisiologiaanimal.webnode.com.br&gt;.Acesso em: 11 jun. 2014.

Na busca de uma alimentação equilibrada, devem-se seguir algumas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), tais como limitar a ingestão de lipídios e glicídios, predominantes

a) No nível 4; equilibrar o consumo de proteínas, mais frequentes no nível 3 e aumentar o consumo de vitaminas e minerais comumente encontrados no nível 2.

b) No nível 4; aumentar o consumo de proteínas, mais frequentes no nível 3 e diminuir o consumo de vitaminas e minerais comumente encontrados no nível 4.

c) No nível 2; equilibrar o consumo de proteínas, mais frequentes no nível 3 e aumentar o consumo de vitaminas e minerais comumente encontrados no nível 1.

d) No nível 4; equilibrar o consumo de proteínas, mais frequentes no nível 2 e aumentar o consumo de vitaminas e minerais comumente encontrados no nível 1.

e) No nível 1; equilibrar o consumo de proteínas, mais frequentes no nível 4 e aumentar o consumo de vitaminas e minerais comumente encontrados no nível 4.

19. (URCA)

Com base nessa tirinha e imaginando parte de uma teia alimentar onde pássaros se alimentam de pequenos vermes que se encontram na serapilheira de um campo, podemos afirmar:

a) Os vermes são responsáveis pela produção primária do ecossistema.

b) Os pássaros são consumidores primários.

c) Os vermes fazem simplificação da matéria orgânica junto com fungos e bactérias.

d) Os vermes são parasitas.

e) Os pássaros são recicladores da matéria orgânica.

20. (UFRN) Sobre a caatinga, analise as afirmativas.

I. Bioma que apresenta chuvas irregulares, secas prolongadas e temperaturas elevadas.

II. Bioma que apresenta plantas denominadas xeromórficas.

III. Segundo maior bioma brasileiro.

IV. Apresenta plantas adaptadas ao fogo, com gemas subterrâneas, troncos com grossas epidermes e sementes com germinação induzidas pelo calor.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) III e IV.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: