Publicado por: Djalma Santos | 19 de abril de 2017

TESTES DE PROGRAMA DE SAÚDE (11)

01. (Unitau) Algumas das principais parasitoses humanas registradas no Brasil são provocadas por nematódeos, animais de corpo alongado e cilíndrico, que apresentam formas de vida livre, além de também serem parasitas de animais e plantas. Acerca das parasitoses causadas por esses animais, relacione os quadros abaixo e assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre a descrição da parasitose e o nematódeo responsável.

I. Adultos se reproduzem nos vasos linfáticos, de onde as larvas saem para a corrente sanguínea. Caso essas larvas sejam ingeridas por um mosquito, elas se transformam, dentro do inseto, para a fase de larva infectante. Ao picar um humano, o inseto transmite a larva, que originará um verme adulto, reiniciando o ciclo. Provoca grandes inchaços nos membros, no saco escrotal e nas mamas, obstruindo os vasos linfáticos e promovendo grande retenção de líquidos nos tecidos.

II. Adultos se reproduzem no intestino delgado, causando lesões nas paredes do intestino. Os ovos são eliminados com as fezes e, em solo úmido, as larvas eclodem, podendo penetrar ativamente em humanos através da pele. Na corrente sanguínea, vão até os pulmões, alvéolos e brônquios, de onde vão para a boca e são engolidas, reiniciando o ciclo. Causam anemia em função da perda de sangue provocada pelas lesões no intestino. A pessoa tende a ficar pálida, fraca e com a pele amarelada. Causa irritação na pele no local da penetração, além de causar problemas pulmonares.

III. Adultos se reproduzem no aparelho digestivo dos humanos, onde as fêmeas se transformam em bolsas de ovos, que são eliminadas com as fezes, ou se fixam ao redor do ânus do hospedeiro, provocando coceira. Ao se coçar, a pessoa contamina as mãos e, ao levar as mãos à boca, se retrocontamina. No intestino, as larvas eclodem, originando adultos que reiniciam o ciclo. A contaminação também ocorre pela ingestão de alimentos com ovos desse parasita. Causam problemas, especialmente, em crianças, provocando náuseas, vômitos, dores abdominais, além de prurido anal.

IV. Vermes presentes no intestino humano, onde se reproduzem. Eliminam ovos com as fezes do hospedeiro e podem contaminar o meio. Uma vez ingeridos esses ovos, nascem larvas que perfuram o intestino e vão para a corrente sanguínea, espalhando-se por vários órgãos até atingirem a faringe, onde são ingeridos novamente, reiniciando o ciclo. São monóxenos e causam cólicas intestinais, bronquite e pneumonia.

V. Adultos alojados em intestino de cães e gatos. Reproduzem-se e eliminam ovos com as fezes dos hospedeiros, eclodindo larvas que permanecem no solo. Se essas larvas infectarem novamente cães ou gatos, elas vão para o intestino, transformam-se em vermes adultos e o ciclo se reinicia. Caso penetrem a pele de humanos, as larvas passam a se movimentar sob a pele, irritando-a e deixando linhas avermelhadas, mas, nesse caso, a larva não se transforma em um verme adulto e o ciclo não se completa.

1. Ancylostoma brasiliensis.

2. Ascaris lumbricoides.

3. Wuchereria bancrofti.

4. Oxyurus vermicularis ou Enterobius vermicularis.

5. Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

a) II-3; I-5; III-4; IV-1; V-2.

b) III-3; I-4; II-1; V-5; IV-2.

c) I-3; II-1; III-2; V-4; IV-5.

d) I-3; II-5; III-4; IV-2; V-1.

e) I-3; II-2; IV-5; III-1; V-4.

02. (Unespar) Há muito que se sabe que é mais econômico prevenir as doenças do que curá-las. Dentre as medidas profiláticas ao aparecimento de doenças, a que se relaciona ao saneamento básico está na alternativa:

a) Escovar os dentes ao se levantar e após as refeições.

b) Não comer enlatados que apresentem a embalagem estufada.

c) Não andar descalço em regiões onde o amarelão é comum.

d) Deixar as unhas sempre aparadas e limpas.

e) Não tossir ou espirrar sem cobrir a boca com a mão ou lenço.

03. (UPE) “As emergências permanecem lotadas de pessoas que adoecem com sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika. Não bastassem as doenças do Aedes aegypti, outras, também causadas por vírus e consideradas sazonais, voltam a se tornar mais incidentes e merecem os mesmos cuidados das doenças transmitidas pelo mosquito. O problema é que muitas das viroses têm sintomas parecidos, mas que precisam ser diferenciados para que possam ser prescritos medicamentos adequados e recomendações que amenizem o sofrimento dos pacientes” (Jornal do Commercio, 25 de fevereiro de 2016. Adaptado).

Leia as afirmações abaixo:

I. Normalmente, a primeira manifestação da Dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

II. Os principais sintomas da Chikungunya são: febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Podem ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

III. Cerca de 50% das pessoas infectadas pelo vírus Zika desenvolvem manifestações clínicas nos primeiros dois dias. Os principais sintomas são: dor de cabeça, febre alta, dores fortes nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Quanto aos sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika, está correto o que se afirma em:

a) I, II e III.

b) II e III, apenas.

c) I, apenas.

d) I e II, apenas.

e) III, apenas.

04. (UEPG) Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, pois só se reproduzem no interior de uma célula hospedeira. Sobre os vírus, assinale o que for correto.

01. A gripe é uma doença causada por variedades do vírus Influenza, o qual pode ser transmitido por gotículas de secreções, como a saliva. Afetam o trato respiratório e são extremamente variáveis, por isso a dificuldade em se produzir uma vacina que confira imunidade permanente.

02. Todos os vírus apresentam como material genético o RNA. Ao infectarem as células hospedeiras podem comandar o metabolismo da mesma, inativando todas as suas enzimas, levando-as então, à morte.

04. A cólera é causada pelo vírus Vibrio cholerae e pode causar uma séria inflamação no intestino. Geralmente, os sintomas iniciais são febre baixa, dor abdominal, diarreia, fraqueza e manchas vermelhas pela pele.

08. A AIDS é causada pelo HIV, um retrovírus envelopado, o qual destrói os linfócitos T auxiliadores (células CD4), reduzindo então a eficácia do sistema imune em combater infecções. Como sintomas iniciais da AIDS, podemos citar a fadiga, febre, inchaço dos gânglios linfáticos e surgimento de pontos vermelhos na pele, por exemplo.

Soma das alternativas corretas:

05. (UNICENTRO) Alimentar-se é uma necessidade para todos os animais; nenhum ser vivo consegue sobreviver sem comer. Mas, nas últimas décadas, temos visto padrões de estética aumentarem o número de casos de desvio do padrão alimentar normal. Anorexia nervosa e bulimia passaram a ser frequentes entre os jovens, principalmente do sexo feminino. Noventa por cento dos casos são diagnosticados em moças ente 13 e 20 anos. A partir das informações e dos conhecimentos a respeito do assunto abordado, pode-se afirmar:

a) Pessoas com anorexia não se preocupam em ganhar peso, pois podem perder a qualquer momento.

b) O emagrecimento exagerado compromete apenas o sistema endócrino.

c) A bulimia é caracterizada pela compulsão de comer, seguido por vômitos e uso de laxantes.

d) A perda de gordura e de massa muscular é limitada a pessoas com bulimia.

e) O simples ato de se alimentar reflete em uma boa alimentação.

06. (UCS) No ano das Olimpíadas/2016 no Brasil, o doping é uma das preocupações fundamentais do Comitê Olímpico Internacional (COI). Com o avanço da tecnologia, novas drogas são sugeridas aos atletas de alto-desempenho. Daí surgiu a necessidade de um eficiente controle de dopagem. Sobre a dopagem, ética e saúde dos atletas, é correto afirmar que:

a) a sociedade vem fazendo uso de automedicação e de química para melhorar o desempenho ou a aparência pessoal.

b) uma classe de substâncias polêmicas é a dos diuréticos, pois como causam diminuição no volume de urina, podem mascarar o uso de outras substâncias.

c) muitos atletas utilizam para melhorar o estado de alerta, estendendo-se também a algumas profissões como, por exemplo, motoristas, sem perigo à sociedade e à saúde.

d) algumas drogas, chamadas sociais, são usadas legalmente no Brasil como forma de aceitação, como cigarro, álcool e maconha, mas são proibidas pelo COI.

07. (PUCRS) A febre amarela, a esquistossomose e a malária são doenças tropicais que causam a morte de milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. A febre amarela é transmitida por mosquitos dos gêneros Aedes, Haemagogus e Sabethes; a esquistossomose tem como vetor moluscos do gênero Biomphalaria; e a malária, mosquitos do gênero Anopheles. Os organismos patogênicos responsáveis pela febre amarela, pela esquistossomose e pela malária são, respectivamente,

a) uma bactéria, um platelminto e um vírus.

b) um vírus, um nematelminto e um protozoário.

c) um vírus, um platelminto e um protozoário.

d) uma bactéria, um nematelminto e um vírus.

e) um vírus, um platelminto e uma bactéria.

08. (CATÓLICA SC) Leia a seguir.

Vacina brasileira contra a Aids será testada em macacos

05/08/2013 por Karina Toledo

Agência FAPESP – Uma vacina brasileira contra o vírus HIV, causador da Aids, começará a ser testada em macacos no segundo semestre deste ano. Com duração prevista de 24 meses, os experimentos têm o objetivo de encontrar o método de imunização mais eficaz para ser usado em humanos. Concluída essa fase, e se houver financiamento suficiente, poderão ter início os primeiros ensaios clínicos. O trabalho teve início em 2001, com apoio de um Auxílio Regular sob a coordenação de Cunha Neto. Em parceria com Kalil, o pesquisador analisou o sistema imunológico de um grupo especial de portadores do vírus que mantinham o HIV sob controle por mais tempo e demoravam para adoecer. No sangue dessas pessoas, a quantidade de linfócitos T do tipo CD4 – o principal alvo do HIV – permanecia mais elevada que o normal. “Já se sabia que as células TCD4 são responsáveis por acionar os linfócitos T do tipo CD8, produtores de toxinas que matam as células infectadas. As TCD4 acionam também os linfócitos B, produtores de anticorpos. Mas estudos posteriores mostraram que um tipo específico de linfócito TCD4 poderia também ter ação citotóxica sobre as células infectadas. Os portadores de HIV que tinham as TCD4 citotóxicas conseguiam manter a quantidade de vírus sob controle na fase crônica da doença”, contou Cunha Neto.

Fonte http://agencia.fapesp.br/17655. Acesso 01/09/13.

Um dos grandes desafios do século XXI está na descoberta de uma vacina eficiente contra a AIDS, doença que debilita e mata muitas pessoas no mundo. Sobre o desenvolvimento da vacina e os processos imunológicos é correto afirmar:

a) A produção de anticorpos caracteriza a imunidade celular, na qual os macrófagos passam a ser células apresentadoras de antígenos, como o vírus HIV destrói os linfócitos TCD4 não haverá mais células apresentadoras de antígeno.

b) O vírus da AIDS ataca os linfócitos TCD4, que acionam também os linfócitos B que estimulam os plasmócitos a, produzirem anticorpos. Os anticorpos não tem memória e são utilizados para inativar antígenos.

c) A imunidade pode ser adquirida ou inata, quando adquirida ela também será passiva, como, por exemplo, a produção de anticorpos.

d) Os linfócitos TCD4 estimulam a proliferação dos linfócitos TCD8 e ativam os macrófagos. A atuação dos macrófagos sobre os antígenos estimula por retroalimentação negativa os linfócitos TCD4 a produzirem anticorpos.

e) A imunização passiva como as vacinas representam a chave para a profilaxia contra doenças como a AIDS, o problema é que o vírus da AIDS destrói os linfócitos TCD4.

09. (ACAFE) O câncer é uma doença multifatorial, o que significa que diversos fatores concorrem e podem se sobrepor, favorecendo seu desenvolvimento. Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I. Chamamos de câncer uma classe de doenças que tem como característica básica o crescimento desordenado e irregular de células que podem invadir outros tecidos e/ou espalhar se para outras regiões do organismo (metástase).

II. Em condições normais, através de um processo denominado divisão celular, as células do nosso corpo crescem, duplicam seu material genético e se dividem. Quando uma célula se divide e dá origem a duas células idênticas, o processo de divisão celular é denominado mitose.

lll. Entre os fatores que concorrem e podem se sobrepor favorecendo o desenvolvimento do câncer, citam-se: tabagismo, exposição à radiação, distúrbios hormonais, alguns vírus e mutações genéticas.

lV. Os protooncogenes são genes mutados que ao serem ativados provocam a divisão incontrolada da célula, ocasionando a formação do tumor.

Todas as afirmações estão corretas em:

a) I – II – III.

b) II – III – IV.

c) I – III.

d) III – IV.

10. (Mackenzie) Muitas pessoas confundem as doenças Malária, Amarelão e Febre Amarela, pensando que são nomes de uma mesma doença. Assinale a alternativa correta.

a) Essas doenças são bem diferentes porque apresentam causadores e transmissores diferentes.

b) Essas doenças são diferentes quanto aos transmissores e não quanto aos causadores.

c) Essas doenças são diferentes quanto aos causadores e não quanto aos transmissores.

d) Essas doenças são semelhantes quanto aos sintomas, pois todas provocam hemorragia.

e) Essas doenças são todas possíveis de serem evitadas por vacinação.

11. (UFVJM) No Brasil tem ocorrido surtos epidêmicos de Dengue, Zika e Chikungunya associados ao Aedes aegypti. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta:

a) O agente etiológico dessas doenças é o mesmo.

b) Essas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor e causadas por bactérias.

c) Essas doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti, mas causadas por vírus diferentes.

d) A população do mosquito Aedes aegypti é maior no inverno, período que também aumenta o número de casos dessas doenças.

12. (UFU) Observe a figura a seguir.

A partir da análise da figura, considere as afirmativas a seguir.

I. Os mosquitos do gênero Aedes representam os agentes etiológicos da microcefalia, em bebês recém-nascidos, que retardam o desenvolvimento neurológico.

II. Uma medida profilática que pode impedir a expansão dessa tríplice epidemia é evitar a proliferação de mosquitos transmissores.

III. Caso a vacina contra a dengue seja liberada, ela tornará as pessoas protegidas dessa doença e diminuirá os casos de Chikungunya e de Zika.

IV. A ocupação de áreas que apresentam alta incidência de mosquitos do gênero Aedes aumenta a chance de transmissão do vírus da febre Chikungunya, do Zika e da dengue às populações humanas.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

a) II e IV.

b) I, II e III.

c) II, III e IV.

d) I e IV.

13. (UFLA) A figura mostra o ciclo da Taenia spp:

Disponível em: http://www.sobiologia.com.br. Acesso em: 21/3/2016. (Modificado).

Os números 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente:

a) Ovo, cisticerco, tênia e larva.

b) Ovo, proglótide, tênia e cisticerco.

c) Larva, cisticerco, proglótide e ovo.

d) Larva, tênia, proglótide e cisticerco.

14. (UEPG) Algumas doenças passam de uma pessoa para outra principalmente através da relação sexual; são as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01. A candidíase é causada pelo piolho púbico, conhecido popularmente como “chato”, o qual pode ficar aderido aos pelos pubianos. O tratamento é feito com cremes e antibióticos.

02. A bactéria Treponema pallidum causa a sífilis, sendo o primeiro sinal nos afetados uma ferida sem dor, dura, com bordas elevadas e avermelhadas na região genital ou, às vezes no ânus, na boca ou em outras regiões que entraram em contato com a bactéria.

04. A herpes genital é causada por vírus. Inicialmente, o local fica vermelho e provoca coceira, surgindo então pequenas bolhas, as quais podem arrebentar e formar feridas. Os sintomas podem desaparecer em 4 semanas, mas o vírus continua presente no indivíduo.

08. A gonorreia (ou blenorragia) é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e pode provocar inflamação da uretra, da próstata e do útero. Os afetados podem apresentar dor, ardência e secreção branca ou amarelada ao urinar.

Soma das alternativas corretas:

15. (UNESP) O quadro apresenta alguns dos sinais clínicos que ajudam a distinguir os casos de dengue, de zika e de chikungunya.

As diferenças no quadro clínico de cada uma dessas doenças devem-se:

a) às características dos diferentes vetores dos agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya.

b) às características e estratégias infecciosas dos diferentes agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya.

c) às características climáticas das diferentes regiões geográficas onde ocorrem a dengue, a zika e a chikungunya.

d) aos diferentes modos de transmissão dos agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya.

e) às diferenças na resposta imunológica dos infectados em resposta ao mesmo agente causador da dengue, da zika e da chikungunya.

16. (Unimontes) A gastrite atrófica metaplásica autoimune e uma doença hereditária autossômica dominante. Populações do norte da Europa, principalmente as mulheres, são mais acometidas. O organismo do portador desenvolve anticorpo anticelula parietal. Esse tipo de gastrite é encontrado, principalmente, no fundo e corpo do estômago. Acerca do assunto abordado e conhecimentos associados, é correto afirmar:

a) Nesse tipo de gastrite, o excesso de pepsina lesa a cárdia e provoca ulceras no esôfago.

b) O portador da gastrite atrófica metaplásica autoimune terá redução na taxa de absorção da vitamina B12 e comprometimento na maturação das hemácias.

c) Embora nesse tipo de gastrite a digestão das proteínas não seja comprometida, a absorção dos aminoácidos é prejudicada pela lesão duodenal.

d) A destruição do fundo e corpo do estômago comprometerá significativamente a emulsificação das gorduras.

17. (UFMS) Certos tipos de vírus podem atacar indiscriminadamente tanto células humanas quanto células de outros animais. Por isso, muitas doenças virais que atualmente são transmitidas de uma pessoa para outra foram adquiridas originalmente de outros animais (reservatórios). É uma doença viral o(a):

a) tétano.

b) sífilis.

c) hanseníase.

d) hepatite C.

e) cólera.

18. (UNICAMP) O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbilivirus. Em 2015 apareceram vários casos dessa doença em diversas cidades do Brasil e do mundo. O que faz com que esta doença seja extremamente contagiosa e muito comum na infância?

a) O fato de ser transmitida por um vírus para o qual não existe vacina.

b) O fato de ser frequentemente transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.

c) O fato de ser transmitida apenas por meio de insetos vetores.

d) O fato de ser extremamente contagiosa apenas em crianças desnutridas, recém-nascidos e crianças portadoras de imunodeficiências.

19. (UDESC) Nos noticiários há muita ênfase às doenças: dengue, zica, febre amarela, chikungunya e mais recentemente a gripe H1N1 causadas por vírus. Analise as proposições com relação à transmissão dos vírus.

I. Alguns tipos de vírus podem ser transmitidos pelo simples toque entre as pessoas.

II. Alguns vírus são transmitidos pelas secreções corporais.

III. Alguns vírus necessitam de insetos como vetores.

IV. Os vírus retêm sua capacidade infectante por pouco tempo, quando fora do organismo hospedeiro.

a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

20. (ACAFE) A febre do Zika vírus é uma doença aguda, cujo vírus causador da doença foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda. A figura a seguir representa as Unidades da Federação com casos autóctones de febre pelo vírus Zika com confirmação laboratorial até a Semana Epidemiológica 9, Brasil, 2016.

Fonte: Sinan e Secretarias Estaduais de Saúde (atualizado em 05/03/2016).

Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Zika vírus (ZIKAV) é um DNA vírus, do gênero Flavivírus. Até o momento, são conhecidas e descritas duas linhagens do vírus: uma Africana e outra Asiática.

( ) A febre do Zika é uma doença viral, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.

( ) O principal modo de transmissão descrito do vírus Zika é por vetores. No entanto, está descrita na literatura científica a ocorrência de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa e perinatal, além da possibilidade de transmissão transfusional.

( ) Em relação às medidas de prevenção e controle da febre por Vírus Zika, deve-se reduzir a densidade vetorial por meio da eliminação da possibilidade de contato entre mosquitos e água armazenada em qualquer tipo de depósito, impedindo o acesso das fêmeas por intermédio do uso de telas/capas ou mantendo-se os reservatórios ou qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos. A proteção individual por meio do uso de repelentes também pode ser implementada pelos habitantes.

( ) Assim como a dengue e a febre Zika, a febre Chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus, tendo como vetor exclusivo o mosquito Aedes aegypti.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) F – V – V – V – F.

b) F – V – F – V – V.

c) V – F – V – F – V.

d) V – V – V – F – V.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: