Publicado por: Djalma Santos | 19 de abril de 2017

TESTES DE ZOOLOGIA (17)

01. (URCA) Para a maioria das pessoas sapos são nojentos e asquerosos, contudo, a pele de um sapo é tão limpa quanto uma sala de UTI. Isso se dá por que a epiderme é formada basicamente por células vivas e as células de defesa estão atuando sistematicamente sobre qualquer antígeno que por ventura queira invadir o organismo desses anfíbios. A respeito desses vertebrados é correto afirmar:

a) A cauda dos girinos é destruída pela ação dos lisossomos presentes nos tecidos que formam esse órgão.

b) Todos os anfíbios perdem a cauda após a metamorfose.

c) Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a apresentarem coração com quatro cavidades.

d) Depois da metamorfose anfíbios aquáticos ainda apresentam resquícios de brânquias.

e) Esse grupo apareceu no início do Triássico junto com os dinossauros.

02. (UPE) Os vertebrados realizam suas funções por meio de tecidos e órgãos especializados que, em geral, se organizam em sistemas. Sobre isso, leia os itens a seguir:

I. A difusão de gases pela superfície do corpo de vertebrados é dita respiração cutânea. Para as demais formas de trocas gasosas, existem estruturas especializadas, a exemplo das traqueias, brânquias e pulmões. Esse último também está associado ao sistema cardiovascular e a mecanismos de ventilação.

II. O conjunto de peças ósseas e cartilaginosas constitui o esqueleto e dá sustentação ao corpo humano. O esqueleto protege órgãos internos e participa da movimentação do corpo, servindo de apoio para a ação dos músculos esqueléticos. O esqueleto atua também como reserva de cálcio.

III. As funções de coordenação e regulação nos animais são exercidas pelos sistemas nervoso e endócrino. Associado ao sistema nervoso, está o sistema sensorial, formado por um conjunto de estruturas que permitem a percepção de estímulos provenientes do meio externo ou do interior do corpo.

IV. Em peixes e larvas de anfíbios, ocorrem fendas na faringe, e a elas estão associadas as brânquias. Assim, a faringe participa da função respiratória, além da função digestória. Nos demais vertebrados, a faringe só faz parte do sistema digestório.

V. No sistema cardiovascular humano, encontra-se o coração, que impulsiona o sangue para as artérias. Essas se ramificam em capilares e, posteriormente, em arteríolas que se reúnem em veias e vênulas, voltando ao coração. O sistema vascular linfático também participa desse sistema por meio de vasos, linfonodos e órgãos linfoides, como baço, timo, fígado e rins.

VI. Nos vertebrados, os rins são os responsáveis pela excreção de produtos nitrogenados, que variam de acordo com o ambiente onde o animal vive. Assim os amoniotélicos são representados pelos peixes, larvas de anfíbios e répteis; os ureotélicos, pelas aves e répteis; e os uricotélicos, pelos mamíferos.

Sobre os sistemas dos vertebrados, assinale a alternativa que contém os itens corretos.

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) II, III, V e VI.

d) III, IV e V.

e) III, IV e VI.

03. (UFMS) Atualmente muitos estudos são realizados para controlar o ataque de pragas na agricultura. Dentre os temas discutidos no meio cientifico está o controle de nematoides no cultivo de soja, pois eles causam prejuízos na produção da cultura. Sobre os nematoides, considere as afirmações a seguir.

I. São vermes com corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades.

II. Podem causar doenças em humanos, como, por exemplo, a ascaridíase, causada pelo Ascaris lumbricoides, popular lombriga.

III. Possuem uma cavidade corporal preenchida de líquido, o pseudoceloma, uma abertura para a entrada de alimento, a boca, e outra para a eliminação dos resíduos da digestão, o ânus.

Está(ão) correta(s):

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) I, II e III.

04. (UFSC) A figura abaixo representa uma sala de aula com as carteiras organizadas em filas verticais (A-E) e filas horizontais (F-I), sendo que cada aluno tem uma numeração (01 a 20). O professor distribuiu para cada aluno uma placa com uma característica/informação de um grupo animal ou de um animal específico e propôs a seguinte dinâmica: os alunos deveriam levantar suas placas de acordo com seu comando.

Com base nos conhecimentos relacionados aos assuntos tratados, é correto afirmar que:

01. O professor solicitou aos alunos que estão representados pelos números múltiplos de quatro que levantassem as suas placas. Pode-se afirmar que crocodilos e jacarés apresentam todas as características presentes nas placas levantadas.

02. O professor solicitou aos alunos das filas “E” e “I” que levantassem as suas placas. Pode-se afirmar que os mamíferos apresentam todas as características presentes nas placas levantadas.

04. O professor solicitou aos alunos que levantassem as placas cujas informações se referissem ao transmissor da filariose. Devem ser levantadas as placas dos alunos 03, 06, 08, 11, 14 e 17.

08. A quantidade de placas que correspondem a características dos seres humanos equivale à metade do total de placas.

16. O professor solicitou aos alunos que levantassem as placas cujas informações se referissem às características gerais dos anfíbios adultos. Devem ser levantadas as placas dos alunos 03, 04, 08, 11, 12, 16, 17 e 20.

32. A característica contida na placa do aluno 20 está presente nos moluscos, artrópodes, equinodermas e cordados.

Soma das alternativas corretas:

05. (Unespar)

“…Dourados no Solimões fazem;

Camarões em Camarões fazem;

Façamos, vamos amar.

Libélulas, em bambus, fazem,

Centopeias sem tabus fazem,

Façamos, vamos amar.

Os louva-deuses com fé fazem,

Dizem que bichos de pé fazem,

Façamos, vamos amar.

As taturanas também fazem,

com ardor incomum;

Grilos, meu bem, fazem,

E sem grilo nenhum …

Com seus ferrões, os zangões fazem,

Pulgas em calcinhas e calções fazem,

Façamos, vamos amar…”

(Trecho de: ‘Façamos: Vamos amar’. Autor: Cole Porter (Versão de Carlos Rennó)

Leia atentamente o trecho abaixo e assinale a alternativa correta:

a) Todos os animais mencionados na letra da música pertencem ao filo dos artrópodes, pois, têm apêndices articulados.

b) Camarões, centopeias e pulgas possuem o mesmo tipo de sistema respiratório.

c) Camarões, libélulas, louva-deuses e grilos têm o corpo segmentado em cabeça, tórax e abdômen.

d) Há dois conceitos errôneos na letra da música: zangões não possuem ferrões e taturanas não podem amar.

e) O desenvolvimento de grilos, louva-deuses e libélulas é o mesmo que o de pulgas, taturanas e zangões.

06. (Unioeste) O filo Mollusca é constituído por um grande número de espécies. Dentre seus representantes, podemos citar caracóis, ostras, mariscos, polvos e lulas. Embora possuam ampla diversidade morfológica, compartilham as seguintes características:

a) simetria radial, protostômios, acelomados, diblásticos e sistema circulatório fechado.

b) simetria bilateral, protostômios, celomados, triblásticos e excreção por metanefrídeos.

c) simetria bilateral, deuterostômios, celomados e triblásticos e sistema nervoso ganglionar.

d) simetria radial, deuterostômios, celomados, triblásticos e hermafroditas.

e) simetria radial, protostômios, pseudocelomados, diblásticos e respiração pulmonar.

07. (UENP) Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) publicado em 2014, os artrópodes têm um grande potencial para alimentar os humanos e diminuir a situação da fome em algumas regiões do mundo. Esse potencial se dá pelo fato de a produção desses animais ocupar menos espaço, pela rápida reprodução e desenvolvimento dos animais, pela menor quantidade de CO2 produzido e por serem alimentos com grande quantidade de proteínas. Considerando que uma pessoa quisesse começar a criar artrópodes para vender como alimento, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual grupo de animais escolher.

a) Abelhas, aranhas, camarões e ostras.

b) Anêmonas, camarões, centopeias e polvos.

c) Bolachas do mar, camarões, lagostas e polvos.

d) Camarões, escorpiões, formigas e gafanhotos.

e) Lagostas, ostras, polvos e salamandras.

08. (UNICENTRO) Um animal que possui como característica a presença de coluna vertebral, fecundação interna com cópula, respiração pulmonar, embrião protegido por ovo de casca dura, mistura do sangue venoso com o arterial e temperatura variável com o ambiente pertence ao grupo:

a) das aves.

b) dos peixes.

c) dos répteis.

d) dos anfíbios.

09. (Unisinos)

1. Fonte:<http://img.r7.com/images/2015/11/23/2twubqizby_7ik81oef4p_file.&gt; Acesso em: 14/04/2016

2.Fonte: <http://horizontegeografico.com.br/arquivos/imagem_7.jpg.&gt; Acesso em: 14/04/2016

3.Fonte:<http://turismo.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/arquipe­lago-de-abrolhos/arquipelago-de-abrolhos-9.jpg.&gt; Acesso em: 14/04/2016

Em novembro de 2015, ocorreu o maior de­sastre ambiental no Brasil, quando houve o rompimento de uma barragem de resíduos de mineração no município de Mariana (MG). A lama causou grande impacto sobre a flora e a fauna do Rio Doce, chegando até sua foz, junto ao oceano Atlântico, no município de Linhares (ES). Houve grande preocupação de que a lama pudesse afetar o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que possui a maior bio­diversidade marinha do Atlântico Sul e a área mais extensa de recifes de coral do Brasil. Os corais são animais pertencentes ao filo _________, que segregam um _________ de _______ e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com grande biodiversidade e produtividade.

As lacunas são corretamente preenchidas, respec­tivamente, por:

a) Cnidaria – endoesqueleto – carbonato de cálcio

b) Ctenophora – exoesqueleto – quitina

c) Cnidaria – exoesqueleto – carbonato de cálcio

d) Rotifera – exoesqueleto – quitina

e) Ctenophora – endoesqueleto – carbonato de cálcio

10. (IFRS) Os ______________ são animais de corpo mole, que podem viver em ambientes terrestres úmidos, na água doce ou em ambiente marinho. Alguns possuem ___________, podendo ser interna ou externa. Em geral, seu corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. Representantes da Classe Gastrópoda participam do ciclo de vida do parasita humano causador da _________________. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas, na ordem em que se apresentam.

a) anelídeos; rádula; ascaridíase.

b) moluscos; concha; esquistossomose.

c) platelmintos; cutícula; teníase.

d) moluscos; rádula; ascaridíase.

e) anelídeos; cutícula; esquistossomose.

11. (UDESC) Analise as proposições em relação a um grupo de animal cujo personagem de desenho animado, Bob Esponja, é representante típico.

Bob Esponja Calça Quadrada https://www.google.com.br

I. Os seus representantes são exclusivamente aquáticos.

II. Crescem aderidos a substratos e praticamente não se movimentam.

III. Possuem células especializadas chamadas de coanócitos que estão relacionadas com a alimentação destes animais.

IV. Apresentam reprodução assexuada e também sexuada.

V. A estrutura corporal básica é do tipo asconoide, siconoide e leuconoide.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente uma afirmativa é verdadeira.

b) Somente duas afirmativas são verdadeiras.

c) Somente três afirmativas são verdadeiras.

d) Somente quatro afirmativas são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

12. (Unisc) Em um cardápio de restaurante você encontra diversas opções de comida envolvendo animais. Entre as opções há pratos com lulas, polvos, siris, camarões e mexilhões. Assim, pode-se verificar, que neste restaurante são oferecidos:

a) peixes e crustáceos.

b) moluscos e peixes.

c) moluscos e crustáceos.

d) crustáceos, moluscos e peixes.

e) somente moluscos.

13. (PUCRS) Um animal foi encontrado e levado a um biólogo para identificação. O biólogo identificou o animal com base nas seguintes características:

1. Presença de quelíceras

2. Ausência de antenas

3. Seis pares de apêndices

4. Exoesqueleto quitinoso

Segundo as características listadas, sabe-se que o animal é um artrópode, podendo ser identificado como um(a):

a) formiga.

b) caranguejo.

c) piolho.

d) escorpião.

e) centopeia.

14. (UEM) Com relação às características dos invertebrados, assinale o que for correto.

01. Considerando um animal com um par de parapódios por segmento, apêndices na cabeça e cutícula revestindo o tegumento, pode-se afirmar que é um representante da Classe Polychaeta, do Filo Annelida.

02. Cnidários incluem animais carnívoros que utilizam os tentáculos para capturar suas presas e as digerem na cavidade gastrovascular.

04. Ascaris lumbricoides é um parasito do intestino humano; tem sistema digestório incompleto e o hospedeiro intermediário é um molusco.

08. Nematoides são animais exclusivamente parasitos de animais, celomados e de sistema digestório incompleto.

16. A Classe Hirudinea, do Filo Mollusca, pertence à Ordem Pelecypoda.

Soma das alternativas corretas:

15. (UCS) A simetria é um dos aspectos importantes da caracterização dos animais. Ela corresponde à divisão imaginária do corpo em partes especulares. Assim, existem basicamente dois tipos de simetria entre os animais: a radial e a bilateral. Assinale a alternativa em que está corretamente apresentada a correspondência entre o animal e o seu tipo de simetria.

a) Grande parte dos cnidários apresenta simetria bilateral.

b) Os crustáceos geralmente apresentam simetria radial.

c) As esponjas apresentam simetria bilateral.

d) Os vertebrados em geral apresentam simetria bilateral.

e) O grupo dos equinodermos é o principal exemplo de simetria bilateral.

16. (UCPel) Recentemente na revista Zootaxa publicou o artigo A new and endangered species of Kingsleya Ortmann, 1897 (Crustacea: Decapoda: Brachyura: Pseudothelphusidae) from Ceará, northeastern Brazil. Pinheiro, A.P.; Santana, W. 2016. Zootaxa,

Sep 28; 4171(2): 366-372, doi: 10.11646/zootaxa.4171.2.9

Essa nova espécie, dentre outras características, apresenta:

a) cavidade celomática e blastóporo originando primeiro a boca.

b) simetria radial e uréia como principal excreta nitrogenada.

c) corpo revestido por manto e capacidade de realizar muda.

d) respiração traqueal e sistema circulatório aberto.

e) dois pares de antenas e quatro pares de pernas.

17. (UPF) Durante uma aula sobre animais aquáticos, a professora de Biologia colocou sobre a mesa do laboratório 5 arraias, 3 cações, 2 carpas, 4 tainhas, 1 tubarão-lanterna anão, 1 filhote de golfinho, 2 cavalos-marinhos e 2 sardinhas. Após, solicitou aos alunos que colocassem em uma bandeja verde os peixes da classe Chondrichthyes e em uma bandeja vermelha os peixes da classe Osteichthyes. Na bandeja verde e na bandeja vermelha, devem ser colocados, respectivamente:

a) 12 e 8 peixes.

b) 10 e 10 peixes.

c) 10 e 9 peixes.

d) 9 e 11 peixes.

e) 9 e 10 peixes.

18. (PUCRS) Observe as imagens abaixo e identifique os grupos taxonômicos a que pertencem.

Os táxons representados pelas imagens de 1 a 5 são, respectivamente:

19. (PUCPR) Assinale a característica fundamental do filo Anellida.

a) São vivíparos.

b) São dulcícolas.

c) São segmentados.

d) Possuem glândulas de veneno.

e) São acelomados.

20. (UDESC) Em uma prova de Biologia, uma das questões solicitava exemplos de animais homeotermos. A questão valia 1,0 (um ponto) e teve o seguinte critério de correção: a cada exemplo errado ocorreria o desconto de 0,2 do total da questão. Na tabela abaixo, estão as respostas dadas por cinco alunos.

Assinale a alternativa correta.

a) Caio e Otávio obtiveram pontuação superior a 0,8 na questão.

b) Nenhum dos alunos obteve a pontuação total na questão.

c) Maria obteve pontuação inferior a 0,8 na questão.

d) Helena obteve 0,6 na questão.

e) Um dos meninos obteve 1,0 na questão.

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