Publicado por: Djalma Santos | 28 de abril de 2017

TESTES DE ASSUNTOS DIVERSOS (2)

01. (UDESC) O gráfico mostra em dois momentos diferentes o comportamento de dois tipos de anticorpos (IgG e IgM), após a exposição do paciente a um determinado antígeno.

Assinale a alternativa correta, em relação à informação e ao gráfico.

a) O gráfico mostra os resultados do tratamento de uma pessoa a uma picada de cobra ou de escorpião. Logo após o indivíduo receber o tratamento com soro antiofídico específico, começa a produzir os anticorpos (IgG e IgM). Na segunda exposição, o indivíduo produziu mais rapidamente anticorpos por já ter sido imunizado anteriormente.

b) Após a primeira exposição do paciente ao antígeno, a quantidade de ambas as imunoglobulinas é praticamente igual; porém na segunda exposição, ao mesmo antígeno, a resposta na produção de Ig G é menos intensa.

c) A resposta quantitativa na produção dos diferentes tipos de imunoglobulinas independe do número de vezes que o indivíduo recebeu o antígeno.

d) Na segunda exposição do paciente os macrófagos, as células responsáveis pela produção das imunoglobulinas IgG e IgM, já estavam ativos.

e) A resposta na segunda exposição do paciente foi mais rápida e mais intensa na produção de IgG devido à memória imunológica.

02. (UCS) Uma criança passeando com seus pais na beira da lagoa reparou que havia vários insetos caminhando sobre a superfície da água. Eles não afundavam, porque:

a) As patas dos insetos estabelecem uma reação hidrofóbica.

b) A água é uma substância apolar e forma uma reação química com a superfície das patas dos insetos.

c) As pontes de hidrogênio são extremamente instáveis, tornando-se uma superfície sólida para os insetos.

d) As patas dos insetos estabelecem uma reação hidrofílica.

e) A tensão superficial da água consegue suportar o peso do inseto.

03. (ACAFE)

Células-tronco criadas em laboratório regeneram corações de macacos

Em um passo à frente, rumo à regeneração de órgãos, células-tronco desenvolvidas a partir de células da pele de macacos revitalizaram corações doentes de cinco animais. “O experimento representa um avanço na direção da meta de se estabelecer uma fonte ampla e indiscutível de células revitalizadas para serem transplantadas em vítimas de ataques cardíacos”, escreveram pesquisadores em um estudo publicado na revista científica Nature.

Fonte: g1.globo, 10/10/2016.Disponível em: http://g1.globo.com.br

Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na divisão celular, o sistema actinamiosina auxilia na contração do citoplasma, levando à separação das células filhas.

( ) As células-tronco têm a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tipos celulares. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente, na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a algumas doenças, tais como: cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes mellitus tipo 1, acidentes vasculares cerebrais e doenças hematológicas.

( ) Um batimento cardíaco completo é chamado ciclo cardíaco. Esse ciclo vai do final de uma contração cardíaca até o final da contração seguinte. Quando o coração relaxa, falamos que ocorreu a sístole e quando ele se contrai, falamos que houve a diástole. Graças a esses movimentos que ele faz, o sangue pode correr pelo nosso corpo, através dos vasos sanguíneos.

( ) A pesquisa com células-tronco tem-se tornado de grande importância para recuperação de órgãos lesionados que não têm capacidade de regeneração de suas células. A diferenciação celular ocorre devido à inibição ou à ativação de determinados grupos de genes responsáveis por definir a função da célula.

A sequência correta é:

a) F – V – F – V.

b) V – V – F – V.

c) F – V – V – F.

d) V – F – F – V.

04. (Unimontes) Um pesquisador tinha como objetivo verificar o efeito de diferentes concentrações de um dado componente de um adubo no crescimento do tomateiro. Após cumprir algumas etapas básicas da pesquisa, ele selecionou, aleatoriamente, 100 mudas de uma mesma variedade de tomate e as distribuiu, também aleatoriamente, em quatro caixas de plantio, conforme mostrado abaixo. Outros fatores controlados durante a pesquisa também são apresentados. Analise-os.

Com base na situação fictícia apresentada, e correto afirmar:

a) A hipótese testada pelo pesquisador e que o volume e a frequência da irrigação de uma planta dependem do total de horas de exposição a luz solar.

b) A hipótese testada pelo pesquisador e que o volume de agua deve ser ajustado a concentração do componente testado.

c) O pesquisador usou as mudas da caixa 4 como grupo-controle.

d) As mudas das caixas 1, 2 e 3 foram usadas como grupo-controle, uma vez que o pesquisador controlou a concentração do componente testado, e as mudas da caixa 4 compuseram o grupo experimental.

05. (UEM) As glândulas contêm células especializadas na produção e eliminação de substâncias úteis ao organismo, podendo ser endócrinas ou exócrinas. Sobre a ação das glândulas nos animais, assinale o que for correto.

01. Nos mamíferos, a secreção do leite é controlada por um hormônio da neurohipófise.

02. Na maioria das espécies de crustáceos, a excreção é realizada pelas glândulas excretoras localizadas na base das pernas, chamadas de glândulas coxais, que funcionam de forma semelhante às glândulas antenais dos insetos.

04. Os sapos possuem, em local posterior aos olhos, um par de glândulas chamadas mucosas, que contêm veneno, expelido quando comprimidas.

08. Nos insetos, glândulas especiais produzem um hormônio, a ecdisona, que determina a muda ou ecdise.

16. Um grão de areia que se interpõe entre a concha e o manto estimula as células epidérmicas das ostras a secretarem camadas sobrepostas de nácar, originando uma pérola.

Soma das alternativas corretas:

06. (UNICAP)

I   II

0  0 –  Quando uma pessoa encosta a mão em um ferro quente, ela reage imediatamente por meio de um reflexo. Nesse reflexo, o neurônio efetuador leva o impulso nervoso para os músculos flexores do braço.

1  1 – Fotossíntese e respiração são dois importantes processos vitais, cuja complementaridade os torna básicos na manutenção do ciclo do carbono e do oxigênio.

2  2 – O doente que apresenta cisticercose comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tênia.

3  3 – A primeira fase da digestão proteica ocorre no duodeno, sob ação de enzimas produzidas pelo pâncreas.

Para responder à proposição 4  4 desta questão, observe a figura a seguir:

4  4 – A reabsorção de diversas substâncias, que ocorre durante a formação da urina no sistema renal humano, processa-se ao mesmo tempo, nos glomérulos e nos túbulos nefríticos.

07. (UEM) Sobre Genética, Evolução e Ecologia, assinale o que for correto.

01. A seleção natural atua na frequência dos genes e das variações encontradas nas populações e nas comunidades.

02. Mutações gênicas podem levar à formação de novos genes na população, determinando o surgimento de novos fenótipos.

04. As interações dos indivíduos por um mesmo recurso, como a competição, agem como precondição da seleção natural.

08. O tempo de floração, a tolerância à seca e o padrão de coloração são exemplos de adaptabilidade não relacionados com as características genéticas que determinam a plasticidade fenotípica das populações.

16. As interações ecológicas entre os diferentes organismos da comunidade, resultantes da seleção natural, podem envolver o fluxo de energia e de matéria.

Soma das alternativas corretas:

08. (UEG) As transformações da matéria e da energia permitem aos seres vivos retirar e aproveitar substâncias retiradas do ambiente. Um dos processos envolvidos nessas transformações é a construção de moléculas formadoras de parte das células a partir de substâncias mais simples. Esse processo chama-se:

a) Heterotrofismo

b) Metabolismo

c) Catabolismo

d) Anabolismo.

09. (FUVEST) Alimentos de origem vegetal e animal fornecem nutrientes utilizados pelo nosso organismo para a obtenção de energia e para a síntese de moléculas. Após determinada refeição, completadas a digestão e a absorção, o nutriente majoritariamente absorvido foi a glicose. Considerando as alternativas abaixo, é correto afirmar que essa refeição estava constituída de

a) Contrafilé na brasa.

b) Camarão na chapa.

c) Ovo frito.

d) Frango assado.

e) Arroz e feijão.

10. (UECE) Atente ao seguinte estudo de caso: Em um hospital do interior do Ceará, um grupo de pesquisadores pretende investigar o efeito da adição da vitamina C à medicação rotineira para pacientes hipertensos, partindo da informação, existente em literatura, de que o ácido ascórbico combinado a medicamento para hipertensão potencializa este medicamento. Considerando as etapas do método científico para um experimento relacionado a essa problemática, assinale a opção que não corresponde a uma delas.

a) Observação.

b) Formulação de hipótese.

c) Realização de dedução.

d) Uso do senso comum para as discussões e conclusões.

11. (PUC-RS) Uma diferença importante entre animais e vegetais é o crescimento corporal; ao contrário dos animais, as plantas crescem ao longo de toda a vida. O crescimento indeterminado dos vegetais se dá graças aos tecidos embrionários perenes, denominados meristemas. Os processos celulares fundamentais para a atividade desse crescimento são a mitose e a diferenciação celular, responsáveis, respectivamente, pelo(a) _________ e pelo(a) _________.

a) proliferação – seleção do número de células nos tecidos.

b) redução do número de cromossomos – proliferação celular.

c) seleção do número de células – atividade de crescimento celular.

d) variabilidade dos tipos celulares – aumento do número de células.

e) aumento do número de células – especialização das células dos diversos tecidos.

12. (UNITAU) Grupos de populações naturais de organismos, real ou potencialmente intercruzantes, que são reprodutivamente isolados de outros grupos, e populações ou grupos de populações definidas por uma ou mais condições derivadas, constituindo o menor agrupamento taxonômico reconhecível, são definições aceitas para:

a) Conceito biológico de espécie.

b) Teoria sintética da evolução.

c) Domínios Archaea e Eukarya.

d) Abiogênese e biogênese.

e) Conceito biológico de metapopulação.

13. (CEFET-MG) A proteína príon celular (PrPc) é sintetizada pelo gene prinp. Na sua forma normal e saudável, essa proteína participa do processo de diferenciação neural e defende os neurônios de condições que podem levar à sua destruição. Uma mutação nesse gene provoca a formação defeituosa da PrPc, que se transforma em príon. Essa molécula proteica infectante é capaz de alterar a forma de outras proteínas saudáveis, que, a partir daí, também adquirem um comportamento priônico.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/bioquimica/prions/&gt;. Acesso em 21abr. 2015. (Adaptado).

Tais partículas se distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidas de:

a) Vias de transmissão.

b) Organização molecular.

c) Material genético próprio.

d) Mecanismos de multiplicação.

e) Capacidade de provocar doenças.

14. (UECE) Bactérias, botos, cactos e capivaras são bastante diferentes entre si na forma, porém são muito semelhantes na química. As moléculas simples se combinam formando moléculas maiores – os monômeros, como os nucleotídeos e os aminoácidos. Sobre os citados monômeros é incorreto afirmar que:

a) Os nucleotídeos e os aminoácidos usados pelos seres vivos são em pequeno número e praticamente os mesmos.

b) Os ribossomos são complexos moleculares do interior das células que participam da produção de proteínas. Essas fábricas de proteínas são compostas de vários tipos de ácido desoxirribonucleico (DNA).

c) Organismos que fazem parte de um grupo biológico que compartilha uma história recente tem RNAr semelhante e quanto mais afastado for o parentesco, mais esse se diferencia.

d) Mutações, ao longo do tempo, alteram a ordem das bases no RNA ribossômico (RNAr).

15. A maioria das substâncias que constituem as células, que formam o corpo dos seres vivos, está constantemente interagindo. Com relação a estes processos e às substâncias que deles participam, é correto afirmar que:

01. Sínteses e decomposições se processam mediadas por um intrincado conjunto de catalisadores.

02. As plantas verdes formam moléculas orgânicas armazenando a energia proveniente do Sol, por meio de reações que absorvem energia.

04. Mesmo em completo repouso, o corpo “gasta” energia – obtida através do metabolismo basal – para se aquecer e manter movimentos internos, como os do coração.

08. O conjunto de todas as etapas que resultam nas transformações químicas orgânicas é denominado catabolismo.

16. A respiração celular é uma reação química do tipo exergônica, uma vez que libera energia.

32. A síntese de proteínas é um tipo de reação química na qual o produto final, uma cadeia de nucleotídeos, é construído com gasto de energia e a intermediação de moléculas de fosfato e glicose.

64. Ao destruir um anticorpo, os antígenos provocam reações que degradam moléculas complexas, quebrando-as em unidades menores.

Soma das alternativas corretas:

16. (PUC-GO)

CAPÍTULO XVIII

Rubião e o cachorro, entrando em casa, sentiram, ouviram a pessoa e as vozes do finado amigo. Enquanto o cachorro farejava por toda a parte, Rubião foi sentar-se na cadeira, onde estivera quando Quincas Borba referiu a morte da avó com explicações científicas. A memória dele recompôs, ainda que de embrulho e esgarçadamente, os argumentos do filósofo. Pela primeira vez, atentou bem na alegoria das tribos famintas e compreendeu a conclusão: “Ao vencedor, as batatas!”. Ouviu distintamente a voz roufenha do finado expor a situação das tribos, a luta e a razão da luta, o extermínio de uma e a vitória da outra, e murmurou baixinho:

— Ao vencedor, as batatas!

Tão simples! tão claro! Olhou para as calças de brim surrado e o rodaque cerzido, e notou que até há pouco fora, por assim dizer, um exterminado, uma bolha; mas que ora não, era um vencedor. Não havia dúvida; as batatas fizeram-se para a tribo que elimina a outra a fim de transpor a montanha e ir às batatas do outro lado. Justamente o seu caso. Ia descer de Barbacena para arrancar e comer as batatas da capital. Cumpria-lhe ser duro e implacável, era poderoso e forte. E levantando-se de golpe, alvoroçado, ergueu os braços exclamando:

— Ao vencedor, as batatas!

Gostava da fórmula, achava-a engenhosa, compendiosa e eloquente, além de verdadeira e profunda. Ideou as batatas em suas várias formas, classificou-as pelo sabor, pelo aspecto, pelo poder nutritivo, fartou-se antemão do banquete da vida. Era tempo de acabar com as raízes pobres e secas, que apenas enganavam o estômago, triste comida de longos anos; agora o farto, o sólido, o perpétuo, comer até morrer, e morrer em colchas de seda, que é melhor que trapos. E voltava à afirmação de ser duro e implacável, e à fórmula da alegoria. Chegou a compor de cabeça um sinete para seu uso, com este lema: AO VENCEDOR AS BATATAS.

Esqueceu o projeto do sinete; mas a fórmula viveu no espírito de Rubião, por alguns dias: — Ao vencedor as batatas! Não a compreenderia antes do testamento; ao contrário, vimos que a achou obscura e sem explicação. Tão certo é que a paisagem depende do ponto de vista, e que o melhor modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão.

(ASSIS, Machado de. Quincas Borba. São Paulo: Ática, 2011. p. 38-39.)

O texto de Machado de Assis acima menciona a presença de um cachorro, considerado por muitos o melhor amigo do homem. Mamífero quadrúpede, o cão, popularmente conhecido como cachorro, apresenta características peculiares em relação aos seus sentidos, locomoção e envelhecimento. Assinale a alternativa correta em relação a esses animais:

a) Em relação à visão, apresentam, tal como os seres humanos, total capacidade de diferenciação das cores e maior capacidade e foco.

b) São considerados macrosmáticos por apresentarem um olfato bastante desenvolvido, o principal sentido desse animal.

c) Os cães apresentam sistema circulatório fechado e coração com três cavidades.

d) Durante toda a vida do cão, seus estágios de desenvolvimento são idênticos aos dos seres humanos, considerando-se o início da vida adulta e o envelhecimento.

17. (Uni CEUB) Entre as descobertas importantes na Biologia, destacam-se a microscopia, iniciada com Leeuwenhoek e Hooke, os grandes avanços da genética, a partir dos trabalhos de Mendel, e, mais recentemente, a estrutura do DNA, elucidada por Watson e Crick, bem como o mapeamento do genoma humano, em 2001. A respeito dessas descobertas e das implicações delas decorrentes, julgue os itens seguintes.

01. Considere que, em uma espécie animal, determinada característica possa apresentar os fenótipos P ou M. Nesse caso, se o cruzamento de animais homozigotos P com homozigotos M produzir a geração F1 com 100% dos indivíduos P, então o retrocruzamento com animais M produzira 50% de animais M.

02. Durante a meiose, na anáfase II, os cromossomos que possuem a mesma sequência de genes emparelham-se, ainda protegidos pela carioteca.

04. Os genes contidos nas moléculas de DNA são traduzidos para moléculas de RNA e transcritos para proteínas.

08. As moléculas de DNA são formadas por nucleotídeos; e as proteínas, por aminoácidos.

16. Anticorpos são proteínas produzidas pelos linfócitos em resposta a exposição do organismo a um antígeno.

Soma das alternativas corretas:

18. (UNICAP)

I   II

0  0 –  (Faça uma análise da figura reproduzida abaixo, a fim de responder a esta proposição.)

A direção do impulso nervoso de uma célula para outras depende da sinapse. No mesmo arco reflexo, essa direção pode ser modificada de acordo com as necessidades funcionais das células envolvidas.

1 1 – O processo de filtração que ocorre nos néfrons é realizado no túbulo renal a nível do Glomérulo de Malpighi. Esse filtrado, posteriormente, é repassado para a cápsula de Bowman e, em seguida, para a bexiga, em forma de urina.

2 2 – O ciclo biogeoquímico do qual participam bactérias que vivem alojadas em módulos de raízes de leguminosas é o ciclo do Nitrogênio.

3  3 – Em relação aos soros ou às vacinas, pode-se afirmar que as vacinas protegem os indivíduos contra os microrganismos, estimulando a produção de antígenos.

4  4 – A ligação do CO (monóxido de carbono) com a hemoglobina é nociva, pois impede a formação da oxiemoglobina.

19. (UNESP) Dona Patrícia comprou um frasco com 100 gramas de alho triturado desidratado, sem sal ou qualquer conservante. A embalagem informava que o produto correspondia a 1 quilograma de alho fresco.

(http://eurofoods.com.br. Adaptado.)

É correto afirmar que, em um quilograma de alho fresco, 100 gramas correspondem, principalmente:

a) Aos nutrientes minerais obtidos do solo pelas raízes e 900 gramas correspondem à água retida pela planta.

b) À matéria orgânica sintetizada nas folhas e 900 gramas correspondem à água obtida do solo através das raízes.

c) À água obtida do solo pelas raízes e 900 gramas correspondem ao carbono retirado do ar atmosférico e aos nutrientes minerais retirados do solo.

d) À matéria orgânica da parte comestível da planta e 900 gramas correspondem à matéria orgânica das folhas e raízes.

e) Aos nutrientes minerais obtidos do solo pelas raízes e 900 gramas correspondem à água retirada do solo e ao carbono retirado do ar atmosférico.

20. (UDESC) Um cientista comparou a quantidade de alguns átomos em três seres vivos, com a quantidade encontrada dos átomos no Universo e na Terra, obtendo o resultado percentual mostrado no quadro abaixo.

Com base nos resultados mostrados no quadro, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O átomo com maior presença, tanto nos seres vivos como no Universo, é o hidrogênio.

( ) Átomos de fósforo e enxofre aparecem em percentuais elevados no Universo e na Terra.

( ) A presença dos átomos de carbono é mais frequente entre os seres vivos.

( ) A presença de átomos de nitrogênio é maior no Universo do que na Terra.

( ) Os átomos com maior presença nos seres vivos são o carbono e o oxigênio.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – V – F – F.

b) F – V – V – F – V.

c) F – V – F – V – F.

d) V – F – V – F – V.

e) F – V – V – V – F.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: