Publicado por: Djalma Santos | 28 de abril de 2017

TESTES DE BOTÂNICA (4)

01. (UNICENTRO)

01

Observando-se a imagem em destaque e com os conhecimentos a respeito do assunto abordado, pode ser afirmado que:

a) os vegetais que apresentam os tecidos em destaque são classificados como traqueófitas.

b) a fotossíntese poderá ocorrer em qualquer célula do vegetal.

c) a seiva inorgânica ou bruta é transportada pelo xilema que é formado por células vivas.

d) a distribuição da seiva orgânica pelo floema ocorre por conta da coesão-tensão.

02. (UEPG) Em relação à origem, classificação e características das plantas, assinale o que for correto.

01. Na passagem evolutiva das algas verdes para as plantas, algumas características se mantiveram por seleção natural, possibilitando a expansão das plantas para o ambiente terrestre: (i) camada de células estéreis protegendo os gametângios e, (II) retenção do zigoto e dos estágios iniciais do embrião dentro do arquegônio.

02. As gimnospermas possuem estruturas reprodutoras pouco visíveis e ausência de sementes. São plantas vasculares e possuem como representantes as samambaias.

04. As briófitas são plantas de pequeno porte e não apresentam tecidos verdadeiros e especializados para o transporte da seiva bruta e elaborada.

08. As angiospermas possuem sementes, mas não apresentam frutos. Os esporos haploides são liberados e, ao germinarem, dão origem ao gametófito, denominado prótalo, onde se desenvolvem gametângios femininos e masculinos.

16. As pteridófitas são plantas avasculares com estruturas reprodutoras bem evidentes e protegidas por frutos, resultantes do desenvolvimento do ovário da flor.

Soma das alternativas corretas:

03. (CEDERJ) A flor é o órgão reprodutivo das plantas angiospermas. Algumas flores podem apresentar órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino, enquanto outras apresentam órgãos reprodutores de apenas um dos sexos. As plantas que apresentam flores de apenas um dos sexos são chamadas de:

a) dioicas.

b) monoicas.

c) hermafroditas.

d) heterossexuais.

04. (URCA) Durante a realização de uma aula de campo na Floresta Nacional do Araripe em Crato os alunos da disciplina de Fisiologia Vegetal do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da URCA coletaram vários exemplares de material botânico. Chegando ao Laboratório de Botânica, atribuíram uma numeração para cada tipo de material botânico de acordo com os tipos de organismos e classificaram conforme algumas características (fotossintetizantes, com tecidos condutores, com flores, com frutos e com sementes). 1 – Cianobactérias, 2 – Algas, 3 – Fungos, 4 – Liquens, 5 – Musgos (com estrutura de reprodução), 6Samambaia (com estrutura de reprodução), 7 – Pinheiro (coletado na praça com estrutura de reprodução) e 8 Mangueira (com estrutura de reprodução). No quadro abaixo, a alternativa que mostra a classificação correta desses organismos é:

04

05. (UECE) As briófitas são plantas pequenas e delicadas que vivem, geralmente, em ambientes úmidos e sombreados. Em relação à reprodução das briófitas, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) O arquegônio é a estrutura reprodutora feminina em forma de frasco, com uma base alargada da qual parte um longo tubo, que produz a oosfera.

( ) O anterídio, estrutura reprodutora masculina, é o local onde os anterozoides, cada um com dois flagelos, são produzidos.

( ) As briófitas se reproduzem sexuadamente por fragmentação, processo em que partes de um indivíduo ou colônia geram novos gametófitos.

( ) O anterídio cresce durante o desenvolvimento do embrião e o jovem esporófito emergente continua em sua base recebendo alimento.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

a) V, F, V, F.

b) F, V, F, V.

c) F, F, V, V.

d) V, V, F, F.

06. (UEPG) A figura abaixo apresenta um modelo físico da hipótese do fluxo por pressão para explicar o deslocamento da seiva elaborada nos elementos condutores do floema. Neste experimento, as bolsas são constituídas por membranas semipermeáveis. Com relação à proposta deste modelo, assinale o que for correto.

06

01. Em A, quando o conjunto é mergulhado em um recipiente com água pura, a bolsa com solução de glicídios absorve água do recipiente por osmose, como visualizado em B.

02. No modelo, o tubo que liga as bolsas representa os elementos condutores do floema. Os vasos do floema transportam as moléculas orgânicas pelo tronco até a raiz e órgãos de reserva.

04. Em B, a pressão da entrada da água na bolsa com solução de glicídios força o líquido a fluir pelo tubo em direção à próxima bolsa, arrastando junto moléculas de glicídios.

08. No modelo, o fluxo de líquido da bolsa com solução de glicídios para a bolsa com água pura ocorre até que as concentrações de glicídios se igualem. Na planta isso nunca ocorre, pois, as células consumidoras utilizam constantemente os glicídios que chegam até elas, mantendo as concentrações de substâncias orgânicas nessa extremidade do floema sempre menor que na extremidade em contato com as células produtoras.

16. Nesse modelo, a bolsa com solução de glicídios representa a fonte de substâncias orgânicas, isto é, as células produtoras ou armazenadoras. A bolsa, inicialmente com água pura, pode representar as células consumidoras, como as da extremidade de uma raiz, por exemplo.

Soma das alternativas corretas:

07. (PUC-GO) Use o texto abaixo para responder esta questão.

XIII

O meu amor é uma flauta alta.

Auto em si,

desce dos montes e das colinas trêmulo,

estranho e abandonado,

entre o balir dos gerânios, os ventos e o orvalho sangrando

em bolhas de luz seu destino.

O meu amor é poema,

sopro de flauta de um menino!

Nunca é estrangeiro o meu amor.

Entre musgos, sarças e violetas, nasce,

cresce, caminha: abre-se em flor!

(VIEIRA, Delermando. Os tambores da tempestade. Goiânia: Poligráfica, 2010. p. 35)

No verso final do poema acima, de Delermando Vieira, o eu poético afirma que seu amor “abre- se em flor”. Em uma flor normal de uma angiosperma, o gametófito masculino e o gametófito feminino são, respectivamente (marque a alternativa correta):

a) núcleo espermático e oosfera.

b) ovário e antera.

c) grão-de-pólen e saco embrionário.

d) grão-de-pólen e oosfera.

08. (IFMT) Os vegetais são capazes de reagir a estímulos ambientais. Em dois vegetais, esses movimentos são facilmente percebidos. Um deles é o realizado pelos girassóis que acompanham a trajetória do Sol de Leste a Oeste todos os dias, o outro é o realizado pelas dormideiras, que recebem esse nome, porque os folíolos das folhas se juntam, fechando, quando ela é tocada. Os movimentos realizados, respectivamente, pelos girassóis e pelas dormideiras são:

a) geotropismo e tigmotropismo.

b) sismonastia e heliotropismo.

c) heliotropismo e sismonastia.

d) tigmotropismo e geotropismo.

e) quimiotropismo e aerotactismo.

09. (FEEVALE) As samambaias e as briófitas são plantas em cujo ciclo de vida ocorre alternância de gerações haploides e diploides. Sobre esses dois grupos vegetais, assinale a alternativa correta.

a) O esporófito é a geração haploide das samambaias e das briófitas.

b) O gametófito é a geração diploide das samambaias e das briófitas.

c) Nas samambaias, ao contrário das briófitas, o esporófito representa a geração mais duradoura, e o gametófito, a geração mais passageira.

d) A mitose ocorre, nos dois grupos, na formação de esporos.

e) Os anterozoides, nos dois grupos, são gametas masculinos, diploides e dotados de flagelos.

10. (UFPR) Produtores de frutas utilizam permanganato de potássio para desencadear a reação representada pela seguinte equação:

Permanganato de potássio + Etileno → Óxido de manganês + Gás carbônico + Hidróxido de potássio

O objetivo de colocar as frutas em contato com o permanganato de potássio é:

a) Acelerar seu crescimento.

b) Retardar seu amadurecimento.

c) Alterar seu sabor.

d) Modificar sua cor.

e) Reduzir a quantidade de sementes.

11. (UFMS) “Dos Pequizeiros as Araucárias” é um livro com poemas de autoria de Maria Antonieta Gonzaga Teixeira. Um dos poemas encontrados no livro é “Gralha Azul”, que diz:

Gralha azul…

Ave replantadora da araucária,

árvore-símbolo do Paraná.

Com o bico planta matas

de pinheiros densos.

Sobre as araucárias, considere as afirmativas a seguir.

I. São plantas vasculares.

II. Produzem sementes.

III. Produzem frutos.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.

12. (UFSC)

12

Sobre fisiologia vegetal e com base na ilustração, é correto afirmar que:

01. O órgão indicado pela seta A é a raiz.

02. Concentrações ideais do hormônio vegetal auxina, necessárias para o alongamento celular mais eficiente, são diferentes no caule e na raiz.

04. O comportamento geotrópico da raiz depende da posição original dos grãos, podendo ocorrer geotropismo positivo ou negativo.

08. Nos dias que sucedem ao giro de 90° feito no experimento, é provável que a direção e o sentido das raízes permaneçam os que foram estabelecidos na posição vertical.

Soma das alternativas corretas:

13. (UNESPAR) O município de Paranavaí, localizado no noroeste do Paraná, se destaca na agricultura pelo plantio da mandioca (Manihot esculenta), laranjeira (Citrus sinensis) e cana-de-açúcar (Saccharum officinarum). Sobre essas culturas agrícolas, assinale o que for correto.

a) A cana-de-açúcar possui caule do tipo estipe.

b) Frutos suculentos como a laranja, são denominados carnosos, do tipo baga.

c) A absorção de água e sais minerais, das culturas citadas, ocorre nas raízes, mais precisamente na região da coifa.

d) A mandioca é um tubérculo, ou seja, um caule subterrâneo rico em material nutritivo.

e) A laranjeira apresenta polinização cruzada e é polinizada principalmente por morcegos.

14. (UNIOESTE) Considere as afirmativas abaixo:

I. São plantas avasculares, de pequeno porte, dependentes da água para a reprodução sexuada.

II. São plantas vasculares, que possuem sementes abrigadas no interior de frutos e as estruturas relacionadas à reprodução sexuada, que estão nas flores, tais como o androceu e o gineceu.

III. São plantas vasculares, cuja fecundação depende da água e não formam sementes, flores nem frutos.

IV. São plantas vasculares, as quais possuem sementes, mas não formam frutos.

As características descritas acima pertencem, respectivamente, às:

a) Briófitas, angiospermas, gimnospermas, pteridófitas.

b) Briófitas, angiospermas, pteridófitas e gimnospermas.

c) Angiospermas, gimnospermas, briófitas e pteridófitas.

d) Gimnospermas, angiospermas, pteridófitas e briófitas.

e) Angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitas.

15. (UENP) Leia o texto a seguir.

O reino Plantae constitui-se de seres fotossintetizantes adaptados à vida terrestre, com reprodução que apresenta ciclos de gerações haploides e diploides alternantes, com redução da geração haploide no processo evolutivo.

(RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN S. E. Biologia Vegetal. New York: Guanabara Koogan, 2001. p.906.)

Em relação ao reino Plantae, analise a figura a seguir.

15

Sobre o ciclo de vida dos vegetais, considere as afirmativas a seguir.

I. As briófitas apresentam tanto o gametófito quanto o esporófito como fases efêmeras.

II. As briófitas e as pteridófitas apresentam esporos que são liberados no ambiente.

III. As pteridófitas, gimnospermas e angiospermas apresentam grão de pólen para a reprodução.

IV. Gametófito é a fase duradoura apenas das briófitas; nos demais grupos, é a fase efêmera.

V. Uma goiabeira é o esporófito de uma gimnosperma.

VI. Briófitas e gimnospermas necessitam da água para a sua reprodução.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas II e V são corretas.

d) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas V e VI são corretas.

16. (UEPG) Um estudante fez uma pesquisa analisando as estruturas internas, externas e vários processos relacionados a diferentes espécies das plantas mencionadas abaixo. Com relação aos resultados da pesquisa, assinale o que for correto.

I. Briófitas.

II. Pteridófitas.

III. Gymnospermas.

IV. Angiospermas.

01. Em II, III e IV, encontram-se tecidos condutores de seiva e são consideradas plantas vasculares.

02. Apenas em IV, o estudante foi capaz de observar frutos.

04. Nas plantas II, III e IV são encontradas sementes.

08. As plantas III e IV apresentaram o processo de polinização.

Soma das alternativas corretas:

17. (UNICENTRO) A fusão de um dos núcleos espermáticos do grão de pólen com os dois núcleos polares do óvulo resulta em um núcleo triploide. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a estrutura formada a partir do núcleo triploide.

a) Caulículo.

b) Cotilédone.

c) Endosperma.

d) Gêmula.

e) Radícula.

18. (UEG) O bioma no qual o estado de Goiás se insere é o Cerrado. Esse bioma possui uma biodiversidade em nível de flora altamente representativa por possuir espécies endêmicas. Dentre elas, destacam-se as plantas chamadas angiospermas. Uma das explicações para manutenção desta riqueza de espécies está relacionada ao sistema sexual destas plantas. Assim, para algumas espécies, as flores das angiospermas incluem a presença de estames e pistilos simultaneamente na mesma flor, ou seja, contêm microsporângios e megasporângios, respectivamente. Nesse caso, o amadurecimento do gineceu e do androceu pode ocorrer em épocas diferentes, a fim de dificultar a autofecundação e, portanto, aumentar a variabilidade genética, mecanismo denominado de:

a) flores estaminadas.

b) hercogamia.

c) dicogamia.

d) flores pistiladas.

e) autoincompatibilidade.

19. (UEM) Sobre o funcionamento do corpo vegetal, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Nas plantas de grande porte, a seiva bruta é transportada pelos vasos lenhosos desde a raiz até as folhas por capilaridade.

02. Os tropismos são movimentos que dependem da ação das auxinas e são orientados por um agente excitante externo.

04. A transpiração cuticular é o principal mecanismo de eliminação de água pela planta.

08. O ácido abscísico é um hormônio que estimula a divisão celular e a germinação das sementes.

16. No processo de fotossíntese são produzidos glicídios que são distribuídos por todo o corpo vegetal por meio do floema.

Soma das alternativas corretas:

20. (UNISINOS) No ano passado, foi publicado o Decreto Estadual 51.109-14, que declara a flora nativa ameaçada de extinção no estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o Decreto, 804 espécies foram enquadradas como ameaçadas de extinção, sendo 722 espécies de angiospermas, três de gimnospermas, 64 de pteridófitas e 15 de briófitas. Sobre as características dos diferentes grupos vegetais, assinale V nas afirmações verdadeiras e F nas falsas.

( ) As angiospermas são plantas que possuem flores e se dispersam por sementes.

( ) As gimnospermas são plantas que produzem frutos, como o pinhão da araucária.

( ) As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares sem sementes.

( ) As briófitas são plantas vasculares que se dispersam por esporos.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

a) V – V – V – F.

b) F – V – V – F.

c) V – F – F – V.

d) V – F – V – F.

e) V – F – V – V.

21. (UNIOESTE) Os esquemas abaixo representam as estruturas típicas de uma flor e de um óvulo maduro, indicados por A e B, respectivamente.

21

Com relação aos esquemas, é correto afirmar que:

01. 1 representa o pistilo composto por estigma, estilete e ovário.

02. 2 representa o estame, composto por filete e antera.

04. Os conjuntos de 3 e 4 formam o cálice e a corola, respectivamente.

08. 5 representam as sinérgides que, quando fecundadas, formam o endosperma tetraploide.

16. 6 representam as antípodas, que participam da nutrição do embrião.

32. 7 representa a oosfera que, quando fecundada, gera o embrião diploide.

Soma das alternativas corretas:

22. (PUCCAMP) As figuras a seguir esquematizam partes reprodutivas de representantes de dois grupos dos vegetais.

22

Nesses esquemas, as estruturas indicadas pelas setas são:

a) locais onde ocorre a fecundação.

b) locais onde ocorre a meiose.

c) formadoras de gametas femininos.

d) formadoras de gametas masculinos.

e) partes de flores.

23. (MACK) No óvulo maduro abaixo, de uma Angiosperma, é correto afirmar que.

23

a) 1 é considerado o gametófito feminino.

b) 3 são núcleos polares diploides.

c) 2, após a fecundação, vai formar o endosperma.

d) 4 é a oosfera que, após a fecundação, vai originar o embrião.

e) as células espermáticas, ao penetrarem no óvulo, fecundarão 2 e 4.

24. (UFU) Analise o desenho esquemático abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente a identificação das estruturas numeradas, respectivamente, de 1 a 5.

24

a) Epiderme superior, xilema, parênquima lacunoso, tricoma e célula guarda.

b) Epiderme inferior, floema, parênquima clorofilado, tricoma e ostíolo.

c) Cutina, xilema, aerênquima, radícula e estômato.

d) Epiderme superior, floema, parênquima paliçádico, prolongamento epidérmico e ostíolo.

e) Epiderme inferior, floema, parênquima clorofilado, radícula e célula companheira.

25. (COVEST) Com relação aos vegetais, analise as proposições abaixo, correlacionando-as com as indicações dadas na figura.

25

I   II

0 0 – Nas angiospermas (A), há heterosporia, uma vez que produzem micrósporos e megásporos. Situação idêntica à observada nas gimnospermas.

1  1 – Nas pteridófitas (B), a existência de vasos condutores de seiva possibilitou-lhes a expansão no ambiente terrestre.

2 2 – As angiospermas (A) apresentam fecundação única, e as gimnospermas (C) apresentam fecundação dupla.

3  3  – Enquanto, no ciclo de vida de uma angiosperma (A), a planta duradoura corresponde ao esporófito, nas gimnospermas (C), a fase duradoura é a gametófita.

4 4  – As briófitas (D) são plantas avasculares. Dependem da água para a reprodução sexuada e possuem gametas masculinos flagelados.

26. O que acontece com as células estomáticas de uma planta, quando submetidas a altas concentrações de CO2?

a) Perdem água por osmose e se abrem.

b) Ganham água por osmose e se abrem.

c) Perdem água por osmose e se fecham.

d) Ganham água por osmose e se fecham.

e) Recebem íons potássio, absorvem água por osmose e se abrem.

27. (PUC-PR) A figura abaixo ilustra o sistema de que se valem os vegetais para realizar certas funções, tais como:

27

a) conduzir a seiva bruta, composta por água e sais minerais.

b) realizar a transpiração.

c) conduzir seiva orgânica, das folhas à raiz.

d) conduzir o dióxido de carbono durante a fotossíntese,

e) realizar a gutação, processo pelo qual a planta perde água pelos hidatódios.

28. (PUC-SP) Temos a seguir esquematizado o ciclo de vida de uma determinada planta terrestre.

28

Analisando esse ciclo e desprezando a ocorrência de mutações, pode-se prever que os componentes com a mesma constituição genética são indicados por:

a) I, II e III.

b) I, II e V.

c) I, III e IV.

d) II, III e IV.

e) III, IV e V.

29. (UPE) Na canção “Sabor Colorido”, de Geraldo Azevedo, alguns versos apresentam palavras que foram destacadas e devem ser analisadas por você.

“Mel, eu quero mel

Quero mel de toda flor….

Antes que um passarinho aventureiro

Que beija um beijo doce sabor…

Fulo de mandacaru, fulo de marmeleiro…

Xique-xique, mel de cana, cana de canaviá….”

I   II

0  0 – Na flor, as pétalas são folhas modificadas que têm um papel na reprodução, atraindo agentes polinizadores. A floração é induzida por uma substância hormonal conhecida como florígeno que migra das folhas para os tecidos meristemáticos, levando à formação de botões florais.

1  1 – Pássaros e insetos são importantes agentes polinizadores. Ao se alimentarem, esses animais transportam grãos de pólen que são levados da antera de uma flor ao estigma de outra da mesma espécie, possibilitando a fecundação cruzada.

2  2 – O doce sabor de mel é percebido pelo homem graças aos receptores gustativos presentes nas papilas gustativas. Essas são células localizadas na superfície da língua que são estimulada pelo contato de substâncias dissolvidas na saliva sobre as suas microvilosidades, o que sensibiliza os receptores.

3   3 – Mandacaru e xique-xique são vegetais típicos da caatinga. Como adaptação ao clima quente e seco apresentam folhas reduzidas e transformadas em espinhos, cutícula altamente impermeável e caule suculento. Tais adaptações evitam a perda excessiva de água nessas fanerógamas.

4   4 – A cana-de-açúcar é uma monocotiledônea de caule típico, folha paralelinérvea, flores trímeras e raiz axial. A sacarose, açúcar da cana, é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose; é produzida nas folhas e distribuída para outras partes do vegetal, sendo o excedente armazenado no caule e na raiz.

30. (UFPA) Colocou-se uma planta envasada apenas com as folhas livres num prato de balança (A); no outro prato (B) colocaram-se as massas, até que o equilíbrio fosse atingido, conforme o desenho seguinte:

30

Após algum tempo, o prato das massas caiu mostrando, assim, uma diminuição da massa do vegetal. O fenômeno se verificou porque:

a) os ostíolos dos estômatos das folhas se fecharam, e o vegetal eliminou água na forma de vapor.

b) ocorreu sudação através dos hidatódios do caule.

c) ocorreu transpiração, principalmente do tipo estomática.

d) o vegetal perdeu peso devido à intensa fotossíntese.

e) o vegetal eliminou muita água pela transpiração cuticular.

gab

 

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