Publicado por: Djalma Santos | 28 de abril de 2017

TESTES DE GENÉTICA (XVIII)

01. (IFPE) O “rutilismo” é uma característica genética responsável pela ocorrência de pelos ruivos (avermelhados). Essa característica ocorre em aproximadamente 1–2% da população humana, sendo mais frequente (2–6%) em pessoas cujos ancestrais são oriundos do Norte ou Oeste europeu e menos frequentemente em outras populações. Em 1997 descobriu-se a bioquímica dos cabelos ruivos, demonstrando-se que estes se associam ao receptor da melanocortina-1 e componentes de ferro. Todos os ruivos apresentam no cromossomo 16, alelos recessivos do gene MC1R. Com base nisso, é correto afirmar que a probabilidade de um casal, heterozigoto para essa característica, ter uma menina ruiva é de:

a) 1/8

b) 3/4.

c) 1/4.

d) 1/2.

e) 3/8.

02. (UPF) Carlos e Juliana, ambos com visão normal, tiveram três filhos: um menino daltônico com tipo sanguíneo AB, um menino com visão normal e tipo sanguíneo O e uma menina com visão normal e tipo sanguíneo B. Considerando o fenótipo dos filhos, podemos concluir que:

a) Juliana é portadora de um alelo recessivo do gene que codifica para o daltonismo e Carlos não tem esse alelo; Carlos tem tipo sanguíneo AB e Juliana tem tipo sanguíneo B.

b) Juliana é portadora de um alelo recessivo do gene que codifica para o daltonismo e Carlos não tem esse alelo; um deles tem tipo sanguíneo A e o outro tem tipo sanguíneo B.

c) Carlos tem um alelo recessivo do gene que codifica para o daltonismo e Juliana não tem esse alelo; um deles tem tipo sanguíneo A e o outro tem tipo sanguíneo B.

d) Carlos e Juliana tem um alelo recessivo do gene que codifica para o daltonismo; ambos têm tipo sanguíneo AB.

e) Juliana é portadora de um alelo recessivo do gene que codifica para o daltonismo e Carlos não tem esse alelo; Carlos tem tipo sanguíneo O e Juliana tem tipo sanguíneo AB.

03. (UNICENTRO)

O cariótipo representa o conjunto de cromossomos de uma célula diploide (2n) de um organismo. Ele pode ser apresentado por meio das formas dos cromossomos (cariograma) ou através de sua ordenação (ideograma). Sua análise permite observar o número, a forma e o tamanho dos cromossomos de um indivíduo. Analisando-se o ideograma destacado, é possível afirmar que:

a) é de um indivíduo do sexo masculino, portador da síndrome de Edwards.

b) pertence a uma mulher portadora da síndrome de Patau.

c) é de uma mulher com uma aneuploidia denominada de Superfêmea.

d) pertence a um homem portador de uma cariotipagem 46, XY+18.

04. (Unisinos) O cruzamento entre porquinhos-da-índia (Cavia porcellus) possui os genes “B”, que de­termina a pelagem preta, e “b”, que determina a pelagem branca. Além disso, há o gene “S”, que determina a pelagem lisa, e o gene “s”, para crespa. O cruzamento entre um macho homozigoto dominante com uma fêmea ho­mozigota recessiva gera uma descendência (F1) com genótipo “BbSs”, que possui pela­gem preta-lisa. Fazendo-se o endocruzamen­to da geração F1, qual a proporção de des­cendentes que terá pelagem branca lisa na geração F2?

a) 16/16.

b) 12/16.

c) 9/16.

d) 3/16.

e) 1/16.

05. (UEPG) Uma das razões para o sucesso de Mendel foi o material escolhido para suas pesquisas: a ervilha da espécie Pisum sativum. Esta possui inúmeras vantagens, como fácil cultivo, produção de muitos descendentes, forma da semente lisa ou rugosa e com cores amarela ou verde. Abaixo está representado um de seus experimentos, no qual foi realizado o cruzamento entre plantas puras de sementes amarelas com plantas puras de sementes verdes (geração P) e, posteriormente, realizou a autofecundação dos indivíduos híbridos de sementes amarelas (geração F1), originando a geração F2. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje.

15a ed.Volume 3. Editora Ática. São Paulo. 2010.

01. Os híbridos (geração F1) são heterozigotos, já a geração parental (P) é formada por representantes homozigotos dominantes (cor amarela) e homozigotos recessivos (cor verde).

02. Segundo Mendel, cada organismo possui um par de fatores responsáveis pelo aparecimento de uma característica, sendo que os gametas possuem apenas um fator de cada par. Esta conclusão ficou conhecida como a primeira lei de Mendel.

04. A autofecundação da geração F1 resultou a geração F2, a qual apresenta proporção de 50% de sementes amarelas e 50% de sementes verdes.

08. Pode-se concluir que a ervilha com a semente de cor amarela é recessiva em relação a cor verde, a qual tem característica dominante.

Soma das alternativas corretas:

06. (PUC-CAMPINAS) Um homem tem surdez congênita devido a um alelo recessivo em homozigose no gene A. Ele se casou com uma mulher com surdez congênita de herança autossômica recessiva devido a um alelo recessivo no gene B. O filho do casal nasceu com audição normal. O genótipo dessa criança é:

a) aaBB.

b) aaBb

c) AaBb.

d) Aabb.

e) aabb.

07. (FATEC) A fenilcetonúria é uma enfermidade genetica autossômica recessiva que gera acúmulo do aminoácido fenilalanina, trazendo prejuízos ao organismo. Imagine que, a fim de amenizar os efeitos da doença, uma empresa farmacêutica lance no mercado um medicamento chamado “Ex-EIM”. Esse produto afetaria o metabolismo das celulas somáticas, diminuindo a concentração corporal de fenilalanina. Escolha a alternativa que apresenta uma propaganda que divulgue corretamente a eficácia biológica do suposto medicamento.

a) O “Ex-EIM” é o futuro de seus filhos. Ele garante que você, gestante, tenha bebés sem aminoácidos no sangue!

b) O “Ex-EIM” mostrou-se eficaz nos testes, estimulando a síntese de proteínas a partir das moléculas de fenilalanina.

c) Com o “Ex-EIM”, um casal portador de fenilcetonúria reduzirá a probabilidade de que seus filhos também portem essa doença.

d) Os especialistas dizem: o “Ex-EIM” tem eficácia comprovada porque estimula a síntese de lipídios.

e) Ligando já, ganhe um desconto na compra do “Ex-EIM”, o único que torna os seus genes dominantes.

08. (FMJ) Em abóboras da espécie Cucurbita pepo, os alelos que condicionam o formato e a cor dos frutos segregam-se independentemente: o alelo E condiciona a forma discoide e é dominante sobre o alelo e, que condiciona a forma esférica; o alelo B determina a cor alaranjada do fruto e é dominante em relação ao alelo b, que condiciona a cor amarelada. Do cruzamento entre plantas duplo-heterozigotas, espera-se uma proporção fenotípica em que:

a) haverá o quádruplo de abóboras alaranjadas em relação às amareladas.

b) haverá a mesma proporção de abóboras discoides e abóboras alaranjadas.

c) haverá o triplo de abóboras esféricas em relação às discoides.

d) a maioria das abóboras serão discoides amareladas.

e) a minoria das abóboras serão esféricas alaranjadas.

09. (FACTO) Em uma determinada raça de gado bovino a presença ou ausência de chifres depende da combinação de um par de alelos, H e h. Após o cruzamento de um macho e uma fêmea bovina sem chifres, nasceu um bezerro com chifres. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que corresponde ao genótipo dos progenitores do bezerro com chifres.

a) HH e HH.

b) Hh e hh.

c) hh e hh.

d) Hh e Hh.

e) HH e hh.

10. (UEM) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A propriedade de produzir gametas com recombinações de alelos diferentes das que foram recebidas dos pais é resultante da epistasia, que influencia mais de uma característica no indivíduo.

02. Unidades de recombinação expressam a unidade de distância entre os locos gênicos no cromossomo.

04. Mapa cromossômico é a representação gráfica das posições dos genes e suas distâncias relativas em um cromossomo.

08. A troca de pedaços entre duas cromátides-irmãs na meiose é chamada ligação gênica.

16. Linkage é o termo utilizado para definir troca de cromossomos entre genes homólogos.

Soma das alternativas corretas:

11. (UECE) Gregor Mendel propôs explicações sobre regras que definem como as características hereditárias são herdadas. É correto afirmar que:

a) a lei da segregação dos fatores ou primeira lei foi formulada depois que Mendel observou o desaparecimento do caráter recessivo em F1 e seu reaparecimento em F2, na proporção de 1 dominante para 3 recessivos.

b) de acordo com a lei da segregação independente ou segunda lei de Mendel os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, ou seja, alelos de genes diferentes segregam da mesma maneira.

c) a ervilha foi escolhida como material de estudo porque é de fácil cultivo, possui ciclo de vida curto, produz descendência fértil e pela facilidade para realizar polinização artificial e identificar as variedades por características distintas.

d) ao estudar 3 características, simultaneamente, Mendel obteve uma distribuição dos tipos de fenótipos em F2 na proporção de 27:9:9:9:3:3:3:1 e concluiu que as leis que propôs eram válidas para até 2 características.

12. (UPE) No livro “Menina bonita do laço de fita”, um coelho branco fica maravilhado por uma menina negra e resolve perguntar sobre a origem de sua cor. A menina dá explicações e indica formas de como o coelho poderia ficar preto, mas nada funciona. Por fim, o coelho entende que ele não poderá ter essa cor, e que, para ter um filhote na cor desejada, é necessário reproduzir-se com uma coelha.

Sabendo-se que a característica cor preta da pelagem de coelhos é dominante (B) em relação à pelagem marrom (bb), com qual fêmea o macho precisaria cruzar para obter um filhote preto?

a) Uma fêmea Bb de fenótipo marrom.

b) Uma fêmea bb de fenótipo branco.

c) Uma fêmea bb de fenótipo preto.

d) Uma fêmea Bb de fenótipo branco.

e) Uma fêmea BB de fenótipo preto.

13. (UENP) O albinismo nas plantas é um caráter recessivo em muitas espécies. Uma planta de fumo que apresenta em seu genótipo um dos alelos recessivos é autofecundada, e 800 de suas sementes são postas para germinar. Dessas plântulas, quantas serão albinas e quantas serão heterozigotas?

a) Albinas: 150; heterozigotas: 450.

b) Albinas: 200; heterozigotas: 200.

c) Albinas: 200; heterozigotas: 400.

d) Albinas: 400; heterozigotas: 200.

e) Albinas: 450; heterozigotas: 150.

14. (IFMT) ALBINISMO É MAIS COMUM ENTRE A POPULAÇÃO NEGRA

O albinismo é um problema genético que causa deficiência na produção de melanina. No Brasil, o transtorno é pouco frequente. Estima-se que haja de 10 mil a 12 mil albinos no país. A condição genética é mais prevalente em populações negras. Em algumas regiões da África, 1 em cada 2.000 pessoas é albina.

(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/07/1489062-albinismo-e-mais-comum-entre-a-populacao-negra.shtml. Acessado em ago. 2016).

Sobre o albinismo, assinale a afirmativa correta seguir.

a) O albinismo é hereditário e está condicionado a genes, cuja herança é influenciada pelo sexo.

b) No albinismo, não há ação da enzima tirosinase que transforma o aminoácido tirosina em melanina.

c) A melanina é o hormônio que dá cor à pele, aos olhos e aos cabelos e aos protege da radiação ultravioleta.

d) Filhos albinos só surgem se o pai ou a mãe apresentar o albinismo.

e) Do cruzamento normal X albino, a probabilidade de nascer uma criança albina é de 25%.

15. (UEPG) Alguns termos em genética são extremamente importantes para a compreensão de mecanismos de transmissão das características hereditárias. Assinale o que for correto, em relação as estas terminologias.

01. Um mesmo caráter pode apresentar duas ou mais variedades. Por exemplo, para o caráter grupo sanguíneo do sistema ABO pode haver quatro fenótipos distintos: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O.

02. O fenótipo de um indivíduo é determinado exclusivamente pelo seu genótipo.

04. Os filhos herdam dos pais determinados genótipos, que têm potencialidade de expressar um fenótipo. Um mesmo genótipo pode expressar diferentes fenótipos, dependendo de sua interação com o meio.

08. Quando um alelo se manifesta apenas em heterozigose diz-se que ele é recessivo, sendo que o alelo dominante sempre se manifesta em homozigose.

16. O cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos para determinada característica fornece a seguinte proporção de genótipos: 2 homozigotos dominantes (AA) e 2 heterozigotos (Aa).

Soma das alternativas corretas:

16. (URCA) O cruzamento entre uma planta de ervilha rugosa-verde rrvv com um planta lisa-amarela RRVV tem como descendente em F1:

a) apenas plantas lisa-verde.

b) plantas tanto lisa-amarela quanto rugosa-verde.

c) apenas plantas rugosa-amarela.

d) apenas plantas rugosa-verde.

e) apenas plantas lisa-amarela.

17. (UDESC) A Drosophila melanogaster (mosca de frutas) possui em um dos seus cromossomos dois genes (A e B) que se encontram a uma distância de 28 U.R (Unidades de recombinação). Considere um macho desta espécie com o genótipo AaBb em posição trans. Espera-se que ele produza espermatozoides com os genes AB, em um percentual de:

a) 33%.

b) 25%.

c) 50%.

d) 75%.

e) 14%.

18. (PUC-RS) Para responder esta questão, analise as afirmações sobre a herança genética.

I. Em um caso de monoibridismo com dominância completa, espera-se que, em um cruzamento entre heterozigotos, as proporções genotípicas e fenotípicas sejam, respectivamente, 1:2:1 e 3:1.

II. Em um cruzamento entre heterozigotos para um par de genes, considerando um caso de “genes letais”, no qual o referido gene é dominante, as proporções genotípicas e fenotípicas não serão iguais.

III. No cruzamento entre diíbridos, podemos encontrar uma proporção fenotípica que corresponde a 12:3:1, o que configura um caso de epistasia recessiva.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

19. (IFMT)

O cromossomo Y é mais curto e possui menos genes que o cromossomo X, além de conter uma porção, em que existem genes exclusivos do sexo masculino. Observe na figura acima que uma parte do cromossomo X não possui alelos em Y, isto é, entre os dois cromossomos há uma região não homóloga. Após a leitura do texto e da análise da figura, marque a afirmativa correta.

a) Genes de herança restrita ao sexo são encontrados exclusivamente em homens ou exclusivamente em mulheres.

b) O cromossomo X, além dos genes não homólogos presentes no cromossomo Y, apresentam outros genes exclusivos.

c) Genes de herança ligados ao sexo apresentam em homens e mulheres na mesma proporção.

d) O cromossomo Y por ser mais curto, seus genes não se manifestam nas mulheres.

e) Herança parcialmente ligada ao sexo tem seus genes localizados na região homóloga dos cromossomos sexuais.

20. (UEM) Considere uma espécie de vertebrado que apresenta dominância incompleta para um determinado gene codificador do fenótipo da pelagem do animal, e assinale o que for correto.

01. Animais homozigotos dominantes, homozigotos recessivos e heterozigotos terão fenótipos de pelagem distintos.

02. A proporção fenotípica de pelagem esperada para descendentes do cruzamento de parentais heterozigotos é de 3:1.

04. Os gametas produzidos por animais homozigotos com fenótipos de pelagem distintos terão genótipos idênticos.

08. Nesta espécie de vertebrados, fenótipos de pelagem distintos em animais com genótipos de pelagem distintos ocorrem porque a primeira lei de Mendel não se aplica durante a formação dos gametas desta espécie.

16. O cruzamento entre animais homozigotos com fenótipos de pelagem distintos gera descendentes com fenótipos de pelagem iguais entre si e diferentes dos parentais.

Soma das alternativas corretas:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: