Publicado por: Djalma Santos | 28 de abril de 2017

TESTES DE TAXONOMIA (2)

01. (FUVEST) Atualmente, os seres vivos são classificados em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Todos os eucariotos estão incluídos no domínio Eukarya, e os procariotos estão distribuídos entre os domínios Bacteria e Archaea. Estudos do DNA ribossômico mostraram que os procariotos do domínio Archaea compartilham, com os eucariotos, sequências de bases nitrogenadas, que não estão presentes nos procariotos do domínio Bacteria. Esses resultados apoiam as relações evolutivas representadas na árvore.-0202. (UECE) A identificação dos organismos vivos constitui uma etapa do trabalho de classificação, sendo a nomenclatura responsável pela atribuição de nomes científicos a esses organismos. Na nomenclatura binomial, o primeiro nome e o segundo nome de uma espécie sempre indicam, respectivamente:

a) o gênero e a família aos quais o organismo pertence.

b) o gênero e a espécie aos quais o organismo pertence.

c) a espécie e o gênero aos quais o organismo pertence.

d) a espécie e o filo aos quais o organismo pertence.

03. (IFPE) A febre Chikungunya (causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae), a febre Zika (causada pelo vírus ZIKV) e a dengue (causada por quatro sorotipos possíveis de vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, mas a febre Zika também pode ser transmitida, pelo mosquito Aedes albopictus. Os sintomas da febre Chikungunya são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Entretanto, a grande diferença da febre Chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. Já os sintomas da febre Zika são brandos, durando pouco tempo, sendo os maiores incômodos, a febre baixa, coceira e comichão na pele, além de manchas avermelhadas. É necessário, contudo, ficar atento com as contaminações combinadas de dengue, febre Chikungunya e febre Zika, uma vez que os efeitos dessas infecções em conjunto ainda não são conhecidos. Os vetores que transmitem tais viroses:

a) São da mesma espécie e, portanto, da mesma Classe.

b) Obedecem a nomenclatura trinomial de Lineu.

c) Pertencem à mesma família do Filo Protoctista (ou Protista).

d) Estão incluídos no reino Monera.

e) Apresentam o mesmo epíteto genérico.

04. (UEM) Verifica-se na natureza grande diversidade de organismos que, por apresentarem diferentes características morfológicas, são classificados em diferentes grupos taxonômicos. Assim, considerando a taxonomia dos organismos vivos, assinale o que for correto.

01. Os insetos, os anfíbios, os répteis e as aves são classificados no Reino Animalia porque apresentam respiração pulmonar.

02. O Reino Plantae constitui um grupo taxonômico composto por organismos clorofilados e fotossintetizantes que, além de apresentarem vasos condutores, produzem flores e frutos.

04. O Reino Fungi engloba organismos heterotróficos, unicelulares e pluricelulares que se reproduzem assexuadamente e sexuadamente.

08. As bactérias e as cianobactérias são organismos procariontes pertencentes ao Reino Monera, cuja nutrição pode ser autotrófica ou heterotrófica.

16. Os protozoários heterotróficos e muitas espécies de algas verdes são organismos eucariontes unicelulares incluídos no Reino Protoctista ou Protista.

Soma das alternativas corretas:

05. (PUC-RS) Responder esta questão com base nos grupamentos taxonômicos, os quais aparecem ilustrados nos quadrinhos do biólogo e cartunista Fernando Gonsales.

Das opções abaixo, a maior diversidade genética será encontrada em um(a):

a) Filo.

b) Classe.

c) Divisão.

d) Família.

e) Gênero.

06. (UFAM) Desde a publicação de Systema Naturae (1735) por Carolus Linnaeus, passaram-se 280 anos de classificação dos seres vivos e, mesmo assim, muito ainda há para ser feito. Cerca de 1,8 milhão de espécies já foram identificadas, mas calcula-se que o número total de espécies a serem catalogadas chegue à ordem dos 100 milhões. Sem dúvida, conhecer os termos taxonômicos é essencial na área biológica. Entre esses termos, podemos citar: CORDADO, CARNÍVORO, ANIMAL e EUKARYA, que se referem, respectivamente, a quê nível de classificação dos seres vivos?

a) Reino, Domínio, Filo e Ordem.

b) Domínio, Reino, Ordem e Filo.

c) Ordem, Filo, Reino e Domínio.

d) Ordem, Filo, Domínio e Reino.

e) Filo, Ordem, Reino e Domínio.

07. (UFRR) Observando-se o nome científico do inseto da ordem Trichoptera, Helicopsyche (Cochliopsyche) amica (Johanson, 2003), é correto afirmar que os termos Helicopsyche e Johanson se referem, respectivamente, a:

a) Espécie e sinonímia.

b) Espécie e variedade.

c) Espécie e subespécie.

d) Gênero e espécie.

e) Gênero e autor.

08. (UFS) O médico e botânico Lineu através de seu trabalho Systema naturae propôs a classificação dos seres vivos em grupos. Atualmente, a Taxonomia, ramo da Biologia voltada para a ordenação e classificação dos seres vivos, denomina esses grupos de táxons. Considere os cinco táxons a seguir e marque a alternativa correta.

1. Leptodactylus fuscus

2. Leptodactylus latrans

3. Leptodactylus labyrinthicus

4. Phyllomedusa bicolor

5. Felis catus

a) Os táxons 1, 3 e 5 são de gêneros e famílias diferentes.

b) Todos os táxons pertencem à mesma espécie.

c) Os táxons 1, 2 e 3 são de espécies diferentes, porém pertencem ao mesmo gênero.

d) Os táxons 1, 2 e 3 são da mesma espécie e 3 e 4 são da mesma classe.

e) Os táxons 1, 4 e 5 pertencem à mesma família.

09. (UECE) Analise as seguintes descrições dos organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista:

I. Algas cujos flagelos – um longo e outro curto – são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório.

II.Microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade.

III. Seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.

As descrições acima correspondem, respectivamente, às:

a) Pirrófitas, euglenófitas e diatomáceas.

b) Euglenófitas, bacilariófitas e pirrófitas.

c) Euglenas, dinoflageladas e diatomáceas.

d) Clorófitas, pirrófitas e rodófitas.

10. (PUC-PR) Quando um cientista descobre uma nova espécie, tem o privilégio de lhe dar um nome. (…) O cientista e ativista político Rousseau H. Flower, que desprezava comunistas, descobriu uma nova espécie de verme e batizou-a de Khruschevia Ridicula, uma referência ao líder soviético Nikita Khrushchev. Um fã da banda de punk rock dos anos 70 Sex Pistols descobriu dois insetos extintos, que foram chamados de Sid viciousi e Johnny rotteni, em tributo aos integrantes Sid Vicious e Johnny Rotten. Já o pesquisador de insetos e galanteador G. W. Kirkaldy aproveitou para celebrar suas conquistas românticas. Ele descobriu uma série de insetos e batizou-os com nomes que terminam com “chisme”, um sufixo grego que se pronuncia como a expressão inglesa kiss me, que significa “beije-me”. Os bichinhos então se chamam Polychisme (beije-me, Poly), Marichisme (beije-me, Mari), Dollichisme (beije-me, Dolli) e por aí vai.(…) Fonte: . Então, o binômio científico de dois insetos como os acima seria: Polychisme poecilus e Polychisme chilensis. Analise as afirmativas a seguir.

I. Todos os nomes científicos estão grafados segundo as normas de nomenclatura.

II. Todos os animais citados são deuterostômios.

III. Todos os seres citados são hiponeuros.

IV. Os insetos com o nome terminado em “chisme” pertencem ao mesmo gênero.

V. Todos os seres vivos citados pertencem ao mesmo Reino.

Das afirmativas acima, estão corretas:

a) apenas I, II e IV.

b) apenas III e V.

c) apenas II e III.

d) apenas I, III e V.

e) apenas I, II e V.

11. (CESPE-UnB)

Carl R. Woese. PNAS, vol. 95, 1998.

A árvore da vida mostrada acima foi elaborada a partir dos estudos de filogenia, baseados na análise de sequências do ácido ribonucleico ribossomal. O diagrama mostra as divisões que definem a organização filogenética atual dos seres vivos: os domínios Bacteria, Archaea e Eukarya. Os dois primeiros domínios compreendem os organismos constituídos por células procarióticas, e o último engloba os formados por células eucarióticas. A partir dessas informações, assinale a opção correta.

a) Os organismos do domínio Archaea possuem características exclusivas, ou seja, não encontradas em outro domínio.

b) Os organismos pertencentes ao domínio Eukarya surgiram antes dos pertencentes ao domínio Archaea.

c) Os organismos do domínio Archaea são ancestrais das bactérias atuais.

d) A vida na Terra é predominantemente constituída por microrganismos e os organismos pertencentes aos domínios Bacteria e Archaea derivam de ancestrais diferentes.

12. (IFRS) Nas afirmações a seguir, referentes à nomenclatura e à classificação biológica, assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.

(  ) Os nomes científicos Musca domestica e Curcuma domestica são de dois indivíduos que pertencem a gêneros diferentes, mas da mesma espécie.

(  ) Canis lupus lupus e Canis lupus familiaris são indivíduos da mesma espécie, porém de subespécies diferentes.

(  ) Indivíduos que possuem a mesma ordem, obrigatoriamente, pertencerão à mesma classe.

(  ) O principal critério utilizado na classificação biológica atual é a comparação entre as características morfológicas dos indivíduos.

A alternativa que completa corretamente, de cima para baixo, os parênteses é:

a) F – V – V – F.

b) V – V – F – F.

c) F – F – V – V.

d) V – F – V – F.

e) V – F – F – V.

13. (FPS) Considerando seus conhecimentos de taxonomia dos organismos vivos indique, dentre as alternativas abaixo, qual aplica corretamente as regras da nomenclatura binomial estabelecidas por Lineu:

a) Homo sapiens

b) Felis Catus

c) Solanum tuberosum

d) canis familiaris

e) ciraffa Camelopardalis

14. (UEPG) Os eutérios constituem o grupo mais diversificado de mamíferos. Com relação aos grupos que compõem as principais ordens de mamíferos placentários, assinale o que for correto.

01. Ordem Lagomorpha: possuem dois pares de incisivos adaptados para roer e um par adicional de incisivos superiores pequenos, atrás do primeiro par. Exemplos são os coelhos e as lebres.

02. Os mamíferos voadores com um par de asas rudimentares e focinho longo e pontiagudo pertencem a ordem Insectivora.

04. Os animais da ordem Perissodactyla possuem o número ímpar de dedos (um ou três) e caminham sobre o casco (unha) do terceiro dedo; os demais dedos são reduzidos ou ausentes. Exemplos são rinocerontes, antas e cavalos.

08. Os seres humanos pertencem a ordem Carnívora.

16. Na ordem Sirenia, os animais são aquáticos, com os membros adaptados para a natação. São com pletamente carnívoros. Como exemplo, temos as baleias e os golfinhos.

Soma das alternativas corretas:

15. (UNITAU) Em meados do século 20, Robert H. Whittaker propôs uma classificação de cinco reinos para os seres vivos, tendo como base três níveis de organização do corpo: unicelular procarionte, unicelular eucarionte e multicelular ou multinucleado eucarionte. De acordo com as informações apresentadas na figura abaixo, assinale a alternativa que relaciona corretamente os grupos taxonômicos da proposta de Whittaker.

a) 1-Plantae; 2-Fungi; 3-Animalia; 4-Archea; 5-Monera.

b) 1-Bacteria; 2-Archea; 3-Eukarya; 4-Monera; 5-Protista.

c) 1-Protista; 2-Plantae; 3-Animalia; 4-Archea; 5-Monera.

d) 1-Protista; 2-Plantae; 3- Fungi; 4-Animalia; 5-Monera.

e) 1-Monera; 2-Protista; 3- Fungi; 4- Plantae; 5-Animalia.

16. (CEFET-MG) Trabalhos comparativos de sequências de DNA de diversos organismos classificaram em apenas 3 grandes grupos (ou domínios) todos os organismos conhecidos até então: Bacteria, Archaea e Eukarya. Contrapondo-se ao que se acreditava há 40 anos, as arqueobactérias não originaram as bactérias atuais, mas derivaram do mesmo ancestral comum que elas.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/biologia/archaea/&gt;. Acesso em 21abr. 2015. (Adaptado).

Apesar dessa semelhança evolutiva, as arqueobactérias diferem-se das bactérias porque as primeiras:

a) Apresentam célula procariótica.

b) Contêm tanto DNA quanto RNA.

c) Possuem organização unicelular.

d) Habitam ambientes com condições extremas.

e) São capazes de produzir seu próprio alimento.

17. (UFMS) Considerando-se que as classificações atuais dos seres vivos procuram refletir seu relacionamento evolutivo (“parentesco”) e considerando-se que nem toda semelhança se deve à herança por meio de um ancestral comum (há semelhanças devido a pressões ambientais e adaptações a ambientes similares), avalie a correção dos itens a seguir.

I. Organismos pertencentes à mesma classe, como o urso-polar e o golfinho (Mammalia), são mais próximos evolutivamente do que organismos de diferentes classes do mesmo filo, mesmo que estes sejam superficialmente mais semelhantes. Esse é o caso do tubarão (Chondrichthyes), que tem o formato hidrodinâmico semelhante ao do golfinho, porém apresenta parentesco mais distante.

II. Organismos pertencentes à mesma família, tais como o lobo-guará e o cão (Canidae), são menos aparentados entre si do que organismos pertencentes a famílias diferentes, porém da mesma ordem, como a lontra (Mustelidae).

III. Plantas de diferentes famílias são mais aparentadas entre si do que plantas do mesmo gênero, sendo o ambiente ao qual estão adaptadas imprescindível para estabelecer seu parentesco. Esse é o caso das plantas suculentas de regiões desérticas, consideradas mais aparentadas por apresentarem adaptações similares diante da falta d’água.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas III.

e) I, II e III.

18. (UNICID)

A tirinha faz referência a um nome científico. Considerando este nome, é correto afirmar que:

a) As duas palavras devem ser escritas com letras maiúsculas e grifadas no texto.

b) A primeira palavra refere-se ao gênero e a segunda, ao epíteto específico do animal.

c) A escolha do nome depende do porte e do valor da espécie do ser vivo estudado.

d) As regras utilizadas para se nomear as espécies são válidas apenas para alguns animais.

e) A primeira palavra refere-se ao gênero e a segunda, à espécie do animal.

19. (IFG) São exemplos de representantes dos grupos Protista, Fungi e Monera, respectivamente:

a) Algas, bolores e bactérias.

b) Bacilos, amebas e algas.

c) Leveduras, cogumelos e cianobactérias.

d) Amebas, bactérias e fitoplâncton.

e) Paramécios, algas e bacilos.

20. (UNEP) Nos trabalhos iniciais de classificação dos “seres vivos” reconheciam-se três reinos: animal, vegetal e mineral. Do século XX em diante, com auxílio da microscopia eletrônica e técnicas bioquímicas, os grupos reconhecidos como constituintes de diferentes reinos aumentaram. Utilizando as evidências moleculares, o sistema de classificação atual passa a reconhecer três Domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Os domínios passam a ser o mais alto nível de categorias taxonômicas em que os organismos procariotos pertencem aos domínios Bacteria e Archaea e os eucariotos ao domínio Eukarya. Sendo assim, os reinos atuais MONERA, PROTISTA, FUNGI, PLANTAE E ANIMALIA são distribuídos dentro desses três domínios por suas características morfológicas e bioquímicas. Indique a alternativa que apresenta as características corretas de cada reino:

a) Monera: procarionte, pluricelular, heterótrofo ou autótrofo;

Protista: procarionte, unicelular, autótrofo;

Fungi: eucarionte, uni e pluricelular, heterótrofo;

Plantae: eucarionte, pluricelular, autótrofo;

Animalia: eucarionte, uni e pluricelular, heterótrofo.

b) Monera: procarionte, unicelular, heterótrofo;

Protista: procarionte, unicelular, autótrofo;

Fungi: eucarionte, uni e pluricelular, heterótrofo;

Plantae: eucarionte, pluricelular, autótrofo;

Animalia: eucarionte, uni e pluricelular, heterótrofo.

c) Monera: procarionte, unicelular, heterótrofo ou autótrofo;

Protista: eucarionte, unicelular, autótrofo;

Fungi: eucarionte, uni ou pluricelular, heterótrofo;

Plantae: eucarionte, pluricelular, autótrofo;

Animalia: eucarionte, uni e pluricelular, heterótrofo.

d) Monera: procarionte, unicelular, heterótrofo ou autótrofo;

Protista: eucarionte, uni ou pluricelular, heterótrofo ou autótrofo;

Fungi: eucarionte, uni e pluricelular, heterótrofo;

Plantae: eucarionte, pluricelular, autótrofo;

Animalia: eucarionte, pluricelular, heterótrofo.

e) Monera: procarionte, pluricelular, heterótrofo;

Protista: eucarionte, unicelular, autótrofo;

Fungi: eucarionte, uni e pluricelular, heterótrofo;

Plantae: eucarionte, pluricelular, autótrofo;

Animalia: eucarionte, pluricelular, heterótrofo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: