Publicado por: Djalma Santos | 4 de maio de 2017

TESTES DE GENÉTICA (XIX)

01. (CESUMAR) No heredograma abaixo, os indivíduos II-3 e III-1 são fenilcetonúricos, sendo os demais normais.

Analise as alternativas a seguir e assinale a correta.

a) O indivíduo III-1 é homozigoto dominante.

b) Se o indivíduo II-1 casar-se com uma mulher heterozigota para a característica em questão, a probabilidade de um descendente vir a ter fenilcetonúria é de 1/4.

c) No heredograma estão representadas duas gerações.

d) O indivíduo II-4 é homozigoto dominante e pode produzir apenas um tipo de gameta para essa característica.

e) A probabilidade do casal II-4 – II-5 ter mais um filho de sexo masculino e fenilcetonúricos é de 1/8.

02. (ACAFE) Mudança de sexo em lagartos.

Lagartos australianos que mudam de sexo em função do clima foram descritos em um estudo publicado em 01/07/2015 na revista Nature. As análises mostram que onze indivíduos nascidos de ovos incubados em temperaturas mais altas tinham um conjunto de cromossomos do sexo masculino, mas formaram indivíduos do sexo feminino. Estes indivíduos passaram facilmente de uma identidade de gênero controlada geneticamente a uma identidade controlada pela temperatura. Os pesquisadores também observaram que quando essas fêmeas de sexo invertido acasalam com os machos, o sexo de sua prole é inteiramente determinado pela temperatura de incubação dos ovos.

Fonte: Biologia – Secretaria do Estado do Paraná, 02/07/2015.Disponível em:http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/noticias

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Pela análise do cariótipo podemos distinguir o sexo em numerosos seres vivos. Esse fato decorre da existência de um sistema genético de determinação do sexo, condicionado por cromossomos especiais, denominados cromossomos sexuais.

( ) No sistema de determinação do sexo ZW, o macho apresenta dois cromossomos sexuais iguais, ZZ (homogamético), enquanto a fêmea apresenta dois diferentes, um Z e outro W (heterogamética). Este sistema aparece em algumas espécies de peixes, de répteis e de aves.

( ) Na espécie humana alguns genes se situam no cromossomo X. A herança desse tipo é denominada herança ligada ao sexo. Quando a manifestação de uma característica ligada ao sexo deve-se a um gene recessivo, o menino herdará da mãe; quando dominante; o pai passará para todas as suas filhas.

( ) Na ordem Hymenoptera encontram-se espécies, como as abelhas, cuja determinação sexual não envolve cromossomos sexuais. Os óvulos fecundados produzem fêmeas diploides, portanto férteis, enquanto os óvulos não fecundados produzem, partenogeneticamente, machos haploides e fêmeas estéreis.

( ) A herança influenciada pelo sexo é determinada por genes localizados nos cromossomos autossomos cuja expressão é, de alguma forma, influenciada pelo sexo do portador. Como exemplo de fator que influencia na expressão desses genes, podemos citar os hormônios sexuais.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) V – F – V – V – F.

b) F – F – V – F – V.

c) V – V – V – F – V.

d) F – V – F – V – F.

03. (UFVJM) A anemia falciforme é uma doença originada de um tipo de mutação gênica, de herança homozigótica, que altera a função proteica gerando moléculas defeituosas de hemoglobina. As hemácias apresentam um aspecto de foice e perdem a mobilidade e flexibilidade e são mais rígidas. Por esse motivo têm dificuldade para passar pelos vasos sanguíneos não realizando o transporte de oxigênio de maneira eficiente para os tecidos. Indivíduos que apresentam essa doença têm como sintoma mais comum o cansaço, porém, nos casos mais graves as hemácias podem se romper levando-o à morte. Esse tipo de anemia induz cansaço porque:

a) Os tecidos perdem a mobilidade e flexibilidade.

b) Os tecidos não recebem quantidades suficientes de O2.

c) O tecido sanguíneo apresenta menor quantidade de hemoglobina.

d) Os tecidos não recebem nutrientes suficientes para sua manutenção.

04. (UFU) Uma espécie de tomateiro apresenta os genes A, D, E e F, ligados a um determinado cromossomo, que determinam a cor e textura das folhas, a morfologia do fruto e as cores do caule. As frequências de crossing-over encontradas nos cruzamentos testes para dois pares de genes foram:

– Entre F – E = 14%

– Entre D – A = 11%

– Entre F – D = 9%

– Entre F – A = 20%

– Entre D – E = 5%

– Entre E – A = 6%

Qual é a sequência desses genes localizados no mesmo cromossomo?

a) EFAD.

b) DEFA.

c) AFED.

d) FDEA.

05. (UEPG) A figura abaixo esquematiza dois dos sete pares de cromossomos homólogos de uma célula de ervilha. A cor da pétala da ervilha é determinada pelos alelos dominante (B) para púrpura e recessivo (b) para cor branca. O alelo dominante (R) determina a forma lisa da ervilha, enquanto o recessivo (r) gera formato rugoso. Com relação aos conceitos fundamentais em genética e mendelismo, assinale o que for correto.

01. A frequência e tipos de gametas formados a partir da célula representada na figura é de 25% BR, 25% Br, 25% bR e 25% br.

02. O número 2 aponta a condição heterozigota para a característica da cor da pétala da ervilha.

04. O loco gênico para a forma da ervilha é mostrado em 3.

08. A combinação genotípica demonstrada na figura resulta em fenótipo de cor da pétala branca e forma da ervilha rugosa.

16. Em 1, as linhas apontam o par de cromossomos homólogos.

Soma das alternativas corretas:

06. (FATEC) Todos os anos, no mundo todo, centenas de bebês nascem com sérias doenças genéticas de herança mitocondrial. Esse tipo de doença é transmitido exclusivamente pela linhagem materna, pois no momento da fecundação as mitocôndrias do espermatozoide são descartadas, de modo que todas as mitocôndrias que estarão presentes no zigoto formado são oriundas do óvulo. Caso uma mulher apresente qualquer alteração genética mitocondrial, todos os seus filhos e filhas irão herdar essa característica, pois as mitocôndrias do óvulo são geneticamente idênticas àquelas presentes nas células da mãe. Nos heredograma a seguir, os quadrados representam homens, os círculos representam mulheres e os quadrados e os círculos em cor preta representam indivíduos doentes. Assinale, entre os heredograma apresentados, o único que poderia corresponder à transmissão de uma doença genetica mitocondrial como a descrita no texto.

07. (UEM) Do cruzamento entre parentais duplo heterozigotos, para dois genes, encontrou-se a proporção fenotípica de 9:3:3:1. Com base nesta proporção fenotípica, assinale o que for correto.

01. Se duas características fenotípicas forem detectadas, simultaneamente, na proporção citada, é possível afirmar que se trata de um caso de segregação independente.

02. Os parentais têm genótipo AAbb X aaBB.

04. A proporção genotípica dos gametas dos parentais formados por mitose será diferente nos casos de segregação independente e de interação gênica.

08. Se somente uma característica fenotípica for detectada, na proporção citada, podemos afirmar que se trata de um caso de interação gênica.

16. Se três características fenotípicas forem detectadas, simultaneamente, na proporção citada, é possível afirmar que se trata de um caso de herança quantitativa ou poligênica.

Soma das alternativas corretas:

08. (UNESP) Fátima tem uma má formação de útero, o que a impede de ter uma gestação normal. Em razão disso, procurou por uma clínica de reprodução assistida, na qual foi submetida a tratamento hormonal para estimular a ovulação. Vários óvulos foram colhidos e fertilizados in vitro com os espermatozoides de seu marido. Dois zigotos se formaram e foram implantados, cada um deles, no útero de duas mulheres diferentes (“barrigas de aluguel”). Terminadas as gestações, duas meninas nasceram no mesmo dia. Com relação ao parentesco biológico e ao compartilhamento de material genético entre elas, é correto afirmar que as meninas são:

a) Irmãs biológicas por parte de pai e por parte de mãe, pois compartilham com cada um deles 50% de seu material genético e compartilham entre si, em média, 50% de material genético.

b) Gêmeas idênticas, uma vez que são filhas da mesma mãe biológica e do mesmo pai e compartilham com cada um deles 50% de seu material genético, mas compartilham entre si 100% do material genético.

c) Gêmeas fraternas, não idênticas, uma vez que foram formadas a partir de diferentes gametas e, portanto, embora compartilhem com seus pais biológicos 50% de seu material genético, não compartilham material genético entre si.

d) Irmãs biológicas apenas por parte de pai, doador dos espermatozoides, com o qual compartilham 50% de seu material genético, sendo os outros 50% compartilhados com as respectivas mães que as gestaram.

e) Irmãs biológicas por parte de pai e por parte de mãe, embora compartilhem entre si mais material genético herdado do pai que aquele herdado da mãe biológica, uma vez que o DNA mitocondrial foi herdado das respectivas mães que as gestaram.

09. (FUVEST) No esquema abaixo, está representada uma via metabólica; o produto de cada reação química, catalisada por uma enzima específica, é o substrato para a reação seguinte.

Num indivíduo que possua alelos mutantes que levem à perda de função do gene:

a) A, ocorrem falta do substrato 1 e acúmulo do substrato 2.

b) C, não há síntese dos substratos 2 e 3.

c) A, não há síntese do produto final.

d) A, o fornecimento do substrato 2 não pode restabelecer a síntese do produto final.

e) B, o fornecimento do substrato 2 pode restabelecer a síntese do produto final.

10. (UEM) Com base nos conhecimentos de Genética, assinale o que for correto.

01. A 1a Lei de Mendel refere-se à união dos gametas para gerar genótipos diferentes em uma população.

02. A probabilidade de um casal, em que o homem é heterozigoto e a mulher é homozigota recessiva para o gene A, ter dois filhos de sexo masculino, sendo o primeiro homozigoto recessivo e o segundo heterozigoto, é de 25%.

04. A herança do sistema sanguíneo ABO é exemplo de polialelia ou de alelos múltiplos.

08.O daltonismo, caracterizado pela dificuldade em distinguir cores, constitui-se em um exemplo de herança genética cujo gene está localizado no cromossomo Y, por isso afeta mais os homens que as mulheres.

16. Analisando ervilhas que diferiam por dois caracteres simultaneamente, como a cor e a forma da semente, Mendel concluiu que as heranças dos caracteres analisados eram independentes entre si.

Soma das alternativas corretas:

11. (PUC-RIO) O heredograma abaixo representa a herança de uma característica autossômica recessiva em uma determinada família.

As probabilidades de os casais 3-4 e 5-6 terem um filho afetado é, respectivamente:

a) 1/4 e 1/2.

b) 0 e 1/2.

c) 1/2 e 1/2.

d) 1/8 e 1/2.

e) 0 e 1/4.

12. (UFSCar) De forma técnica e científica, em laboratórios especializados, e de forma prática e cotidiana em criações de animais domésticos, são realizados cruzamentos que permitem verificar de forma simples a transmissão de características genéticas recessivas, como o albinismo, que envolve apenas um par de alelos. Suponha que um coelho macho não albino, com genótipo heterozigoto Aa, foi cruzado com uma fêmea albina aa. A partir desse cruzamento, a probabilidade de nascimento de um filhote albino é:

a) De 100%.

b) De 75%.

c) De 50%.

d) De 25%.

e) Nula.

13. (FUVEST) No heredograma abaixo, a menina II-1 tem uma doença determinada pela homozigose quanto a um alelo mutante de gene localizado num autossomo.

A probabilidade de que seu irmão II-2, clinicamente normal, possua esse alelo mutante é:

a) 0.

b) 1/4.

c) 1/3.

d) 1/2.

e) 2/3.

14. (UFRR)

A figura acima representa o heredograma de uma família de portadores de albinismo tipo I, que na espécie humana é condicionado por um alelo recessivo. As pessoas com o genótipo aa são albinas com pele, cabelo e olhos muito claros, em virtude da ausência do pigmento melanina. De acordo com o heredograma apresentado, qual a probabilidade do filho do casal 3.I e 3.II, o indivíduo representado como 4.V, ser albino.

a) 100%.

b) 50%.

c) 75%.

d) 25%.

e) 0%.

15. (UEPG) Mendel, em seus experimentos, descobriu que as características genéticas são herdadas segundo regras bem definidas. Em relação ao trabalho e propostas de Mendel, assinale o que for correto.

01. Mendel, antes de iniciar cada cruzamento, certificava-se de estar lidando com plantas de linhagens puras. Para ele, eram puras as linhagens que, por autofecundação, davam origem somente a plantas iguais entre si.

02. O aspecto essencial da hipótese proposta por Mendel é a fusão dos fatores hereditários nas plantas híbridas, os quais estão presentes na forma independente nas linhagens puras.

04. Em suas observações, Mendel verificou que a característica de um dos parentais sempre desaparecia nas plantas híbridas (geração F1), no entanto, essa característica voltava a aparecer nas plantas da geração F2. Esta característica que desaparecia nas plantas híbridas foi chamada de recessiva.

08. Na proposta de Mendel, se o indivíduo é híbrido para uma característica, ele sempre produzirá gametas dominantes em maior proporção em relação aos gametas recessivos.

Soma das alternativas corretas:

16. (PUC-PR) Algumas mutações genéticas, como a síndrome de Down, ocorrem quando um segmento de um cromossomo se prende a outro cromossomo que não é o seu homólogo. Assim, não necessariamente a síndrome de Down é causada por uma trissomia livre do cromossomo 21, mas também pode ser causada pela situação descrita, que é uma:

a) Duplicação.

b) Translocação.

c) Deleção.

d) Inversão pericêntrica.

e) Inversão acêntrica.

17. (UEPG) Uma característica de herança genética na espécie humana é a sensibilidade ao PTC, sigla da substância feniltiocarbamida. Algumas pessoas são capazes de sentir um sabor amargo em soluções diluídas de PTC, enquanto outras são incapazes de sentir sabor algum. Esses traços têm herança monogênica simples, sendo o alelo condicionante da sensibilidade ao PTC (P) dominante sobre o alelo condicionante da insensibilidade (p). Com relação a esta herança genética humana, assinale o que for correto.

01. Casais heterozigóticos quanto a este gene (Pp) têm a possibilidade de gerar a seguinte combinação genotípica em seus descendentes: 1/2 PP e 1/2 pp.

02. Casais homozigotos recessivos sempre geram descendentes capazes de sentir o gosto amargo do PTC.

04. Casais homozigotos dominantes para este gene têm a possibilidade de gerar apenas descendentes capazes de sentir o gosto amargo do PTC.

08. Um descendente incapaz de sentir o gosto amargo do PTC herda um alelo recessivo do pai (p) e outro da mãe (p).

Soma das alternativas corretas:

18. (FAMERP) Analise a figura, que mostra o cariótipo de uma pessoa.

Considerando apenas o cariótipo obtido, é correto afirmar que a análise corresponde a:

a) Um homem com uma triploidia.

b) Um homem com uma aneuploidia.

c) Uma mulher com uma trissomia.

d) Um homem com uma monossomia.

e) Uma mulher com uma poliploidia.

19. (FACTO) Certas pessoas apresentam erros genéticos na expressão ou controle de enzimas envolvidas no metabolismo de aminoácidos que provocam alterações que são potencializadas quando há o aumento da ingestão de determinados aminoácidos. Marque nas alternativas abaixo aquela que contenha doenças promovidas por erros inatos do metabolismo (erros metabólicos hereditários).

a) Albinismo, hemofilia, daltonismo.

b) Síndrome de Down, albinismo, Síndrome de Turner.

c) Fenilcetonúria, alcaptonúria, daltonismo.

d) Albinismo, hemofilia, fenilcetonúria.

e) Albinismo, alcaptonúria, fenilcetonúria.

20. (UEPG) Baseado no heredograma abaixo, o qual representa uma doença monogênica, assinale o que for correto.

01. Todos os filhos do casal [3 x 4] devem apresentar, necessariamente, pelo menos uma cópia do alelo mutante, visto que os pais são heterozigotos.

02. Se o casal [3 x 4] viesse a ter outro(a) filho(a), esta criança teria 25% de chance de ser afetada pela doença e 75% de chance de não apresentar a doença.

04. Os indivíduos 2 e 8 são homozigotos dominantes (AA), por isso foram marcados com uma cor escura no heredograma.

08. Trata-se de um exemplo de um caráter autossômico recessivo. Os pais do menino afetado (indivíduo 8 – genótipo aa) são heterozigotos para a característica.

Soma das alternativas corretas:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: