Publicado por: Djalma Santos | 4 de maio de 2017

TESTES DE HISTOLOGIA VEGETAL (5)

01. (Unioeste) Durante uma aula de Botânica, a fim de destacar a importância de vários produtos de origem vegetal, um professor de Biologia ressaltou que:

– Do caule tuberoso da batata retiram-se vários produtos importantes para a alimentação, ricos principalmente em AMIDO.

– Dos caules de árvores como mogno, cedro, peroba, jacarandá, pinho, imbuia, ipê etc., retira-se uma grande variedade de MADEIRAS.

– Do caule do sobreiro é extraída a grossa camada externa, conhecida como CORTIÇA.

– Do caule da coroa-de-Cristo pode ser extraído o LÁTEX, o qual apresenta potencial efeito moluscicida.

Os produtos acima mencionados pelo professor e destacados no texto – AMIDO, MADEIRAS, CORTIÇA e LÁTEX – estão associados a diferentes tipos de tecidos vegetais, respectivamente:

a) tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor; parênquima de reserva.

b) tecido de sustentação; parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso.

c) tecido secretor; parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso.

d) parênquima de reserva; tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor.

e) parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso; tecido secretor.

02. (PUC-SP) Os anéis de crescimento caulinar são utilizados para estimar a idade de espécies vegetais arbóreas que formam um desses anéis por ano, em condições de clima temperado. A largura desses anéis varia de acordo com as condições climáticas da primavera e do verão às quais a planta ficou exposta ao longo de sua vida: anéis estreitos indicam crescimento limitado diante de clima mais frio e seco, e anéis largos são formados em condições climáticas mais quentes e úmidas, que favorecem um maior crescimento em largura do caule. O gráfico a seguir mostra a variação da largura média desses anéis em coníferas de mais de 500 anos de idade.

02

Considerando as informações acima e o gráfico fornecido, assinale a alternativa correta.

a) O gráfico mostra que, nas coníferas estudadas, os meristemas apicais reduziram suas atividades a cada duzentos anos, aproximadamente.

b) As variações em largura dos anéis registradas no gráfico indicam intensa atividade do câmbio vascular no século XX, possivelmente devido ao aquecimento global.

c) No início do século XVII, essas coníferas produziram mais vasos lenhosos que liberianos, possivelmente por influência de um clima mais frio e seco.

d) Os dados do gráfico permitem concluir que existe periodicidade na produção de novas células do parênquima medular, produção essa que se intensificou durante o século XX.

03. (UCS) Os tecidos de sustentação corporal estão presentes em diversos seres vivos, e um dos principais exemplos é o conjunto de ossos que representa o esqueleto humano. Nas plantas, também existem tecidos de sustentação que, além de outras funções, auxiliam na manutenção de sua estrutura. Assinale a alternativa que corresponde a um desses tecidos de sustentação das plantas.

a) Floema.

b) Estômato.

c) Esclerênquima.

d) Aerênquima.

e) Hidatódio.

04. (UFLA) Associe a estrutura vegetal com sua função.

FUNÇÃO

1. Secreção.

2. Proteção.

3. Sustentação.

4. Condução.

ESTRUTURA VEGETAL

(   ) Traqueídes.

(   ) Acúleos.

(   ) Nectário.

(   ) Esclereides.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) 4 – 1 – 2 – 3.

b) 4 – 2 – 1 – 3.

c) 3 – 4 – 1 – 2.

d) 1 – 2 – 3 – 4.

05. (UPE) Estabeleça a associação entre cada tecido vegetal listado na coluna I e as características apresentadas na coluna II.

COLUNA I

1. Periciclo

2. Xilema

3. Floema

4. Colênquima

5. Esclerênquima

COLUNA II

(   ) Tecido complexo formado por vários tipos de células, dentre elas os elementos de vasos e os traqueídeos.

(   ) Tecido de sustentação formado por células vivas, com paredes espessas, constituídas de celulose, pectina e outras substâncias.

(    ) Tecido responsável pela formação de raízes laterais.

(   ) Tecido mecânico de sustentação, constituído por células com paredes espessas, ricas em celulose e lignina.

(   ) Tecido complexo formado por vários tipos de células, dentre elas destacam-se as células com placas crivadas.

Assinale a alternativa que contempla a sequência correta das associações entre as colunas.

a) 3, 4, 1, 2, 5.

b) 5, 2, 3, 1, 4.

c) 2, 4, 1, 5, 3.

d) 2, 4, 3, 5, 1.

e) 5, 2, 3, 4, 1.

06. (IFTO) Analise as afirmativas a seguir com base no seu conhecimento sobre o tecido evidenciado neste esquema e aponte a correta:06a) Nesse tecido há os estômatos, formados por duas células guardas e entre elas há o ostíolo, o qual é responsável por controlar a troca de gases e a transpiração entre a planta e o ambiente.

b) É um tecido bem estratificado, formado por células justapostas, com clorofila, achatadas e com vacúolos pequenos.

c) O meristema fundamental dá origem a esse tecido, que tem como função revestir o corpo da planta.

d) Os acúleos estão presentes nesse tecido e são folhas ou ramos modificados.

e) Há espinhos nesse tecido, os quais são pontiagudos e podem ser destacados da planta.

07. (UNITINS) O corpo de uma planta vascular é composto por três sistemas de tecidos – revestimento, fundamental ou preenchimento e vascular. Baseado nos conhecimentos histológicos, assinale a alternativa incorreta.

a) As células do parênquima são vivas, capazes de crescimento e divisão.

b) A epiderme e a periderme fazem parte do sistema de revestimento.

c) O procâmbio origina o xilema primário e o floema primário.

d) O colênquima é originado da protoderme dos meristemas laterais.

e) A epiderme é um tecido de revestimento constituído por células vivas que apresentam parede primária.

08. (URCA) As plantas possuem uma área de absorção na raiz por onde estas retiram do ambiente água e sais minerais. Esse tecido de absorção é anatomicamente classificado como um:

a) parênquima.

b) epiderme.

c) colênquima.

d) esclerênquima.

e) xilema.

09. (UEM) Em uma aula de botânica, o professor fez algumas afirmações, relacionadas abaixo. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. No corpo vegetal, os primeiros tecidos a passarem pelo processo de diferenciação celular são o xilema primário e floema primário.

02. O crescimento secundário de uma raiz de dicotiledônea é resultante da atividade dos tecidos meristemáticos, câmbio vascular e felogênio.

04. Colênquima e esclerênquima são tecidos que apresentam células com paredes espessas, sendo que o esclerênquima é constituído por células mortas.

08. As monocotiledôneas e as dicotiledôneas que não crescem em espessura apresentam um arranjo de tecidos conhecido como estrutura secundária.

16. Parênquima é um tecido abundante no corpo vegetal constituído por células vivas com parede celular relativamente fina e que realizam funções como fotossíntese e reserva.

Soma das alternativas corretas:)

10. (UFU) Considere o quadro a seguir em que os algarismos romanos de I a IV representam os principais tecidos vegetais, e os algarismos arábicos de 1 a 4 indicam algumas características, a constituição e as funções desses tecidos.

10

Assinale a alternativa que associa, corretamente, esses tecidos vegetais, com suas respectivas características, constituição e funções.

a) I-3, II-1, III-4 e IV-2.

b) I-1, II-2, III-3 e IV-4.

c) I-3, II-4, III-1 e IV-2.

d) I-4, II-3, III-1 e IV-2.

11. (UPE) Uma planta vascularizada cresceu por ação hormonal. Depois de adulta, sofreu podação, ou seja, os seus galhos foram cortados. Entretanto o seu caule e as suas folhas voltaram a crescer. O crescimento longitudinal e transversal num vegetal ocorre graças à ação do tecido:

a) Meristemático.

b) Parenquimatoso.

c) De sustentação.

d) De revestimento e transporte.

e) De proteção

12. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.blog.2017

O corpo de uma planta é organizado de maneira diferente do corpo animal. Só os vegetais possuem TECIDOS ESPECIALIZADOS para a fotossíntese e para o transporte de água e sais minerais retirados do solo. A espécie humana depende das plantas não apenas como alimento, mas também como fonte de matéria-prima para a produção de madeira, de materiais têxteis, de papel, de medicamentos e de outros produtos. Preservar florestas e outros ecossistemas naturais é preservar a vida.

(Adaptado de Biologia Hoje, Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder, 2010).

Sobre o tema em destaque no Texto, observe o quadro abaixo:

12

A alternativa que contém os itens com as funções dos tecidos vegetais expressas corretamente, é:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

13. (UFAC) Durante o período matutino, a professora de Citologia e Anatomia Vegetal, ao ministrar uma aula prática de microscopia, para observação de estômatos, retirou uma fina película da face inferior da folha de samambaia, colocou-a sobre uma lâmina contendo uma gotícula de água e cobriu-a com uma lamínula. Em seguida, solicitou aos alunos que observassem a lâmina preparada ao microscópio fotônico. Os alunos observaram os estômatos, que apresentavam coloração verde e eram formados por duas células (células estomáticas) em forma de grão de feijão. Estas se apresentaram afastadas, em decorrência da abertura do ostíolo. Ao término da aula, por volta das 11:00 horas, a professora pediu aos alunos que deixassem as lâminas sobre as bancadas do laboratório e solicitou-lhes que voltassem ao laboratório, por volta das 16:00 horas, para verificar se os estômatos apresentavam as mesmas características das observadas no período da manhã. Ao observarem as lâminas, no horário estabelecido pela professora, os alunos verificaram que os ostíolos dos estômatos estavam fechados.

Para a situação descrita acima, existem várias explicações. Entretanto, das alternativas abaixo, apenas uma está correta. Assinale-a.

a) As células que formam os estômatos estavam recebendo muita luminosidade no laboratório.

b) As células que formam os estômatos acumularam muita água, devido à grande umidade presente no laboratório.

c) As células que formam os estômatos perderam muita água.

d) As células que formam os estômatos foram submetidas a baixas concentrações de CO2.

e) As células que formam os estômatos ganharam muito potássio.

14. (UNISC) Os meristemas primários: procâmbio, meristema fundamental e protoderme originam, respectivamente, os seguintes tecidos vegetais:

a) Parênquima, colênquima e esclerênquima, periderme, epiderme.

b) Xilema e floema primários, epiderme, parênquima, colênquima e esclerênquima.

c) Periderme, xilema e floema secundários, parênquima, colênquima e esclerênquima.

d) Xilema e floema primários, parênquima, colênquima e esclerênquima, epiderme.

e) Felogênio, xilema e floema secundários, parênquima, colênquima e esclerênquima.

15. (UFRR) A dendrocronologia utiliza dos padrões de desenvolvimento dos anéis de crescimento presentes no caule de algumas árvores para determinar as condições climáticas do passado. Dentre as estruturas que devem ser observadas para este estudo, assinale a alternativa correta:

I. Xilema estival.

II. Feixes liberolenhosos.

III. Xilema primaveril.

IV. Cilindro vascular.

a) I e II.

b) II e IV.

c) II e III.

d) I e III.

e) III e IV.

16. (UPE) As características abaixo fazem parte de um tipo de tecido vegetal. Analise-as.

I. É constituído de células vivas.

II. Confere flexibilidade nos caules jovens, ao pecíolo das folhas e ao pedúnculo das flores.

III. Promove a sustentação da planta.

Com base nesses dados, é correto afirmar que o tecido correspondente é:

a) Colênquima.

b) Felogênio.

c) Esclerênquima.

d) Parênquima.

e) Meristema primário.

17. (UECE) As plantas são organismos cobertos por um tecido superficial denominado epiderme vegetal. Esse tecido pode ser formado por uma ou mais camadas de células e possui estruturas especializadas nas trocas gasosas e na prevenção da perda de água nesses organismos que, de acordo com as alternativas abaixo, compreendem respectivamente os:

a) Estômatos e as lenticelas.

b) Hidatódios e os tricomas.

c) Estômatos e os tricomas.

d) Tricomas e os hidatódios.

18. (UNEASPAR) As plantas estão ligadas permanentemente à história da humanidade, podendo ser utilizadas como alimento, remédio e na construção de moradia. Atualmente plantas que possuem um elevado interesse comercial podem ser clonadas com a utilização de meristemas. Assinale a alternativa correta referente aos meristemas, suas funções e localização.

a) Os meristemas primários promovem o crescimento longitudinal e são encontrados apenas no ápice caulinar.

b) O felogênio é um tipo de meristema primário, que origina os vasos condutores jovens.

c) O dermatogênio é um tipo de meristema primário, capaz de originar a epiderme dos vegetais.

d) Os meristemas secundários promovem o crescimento lateral e são encontrados apenas nas raízes das plantas.

e) O procâmbio é um tipo de meristema secundário, que origina vasos condutores do tipo metaxilema e metafloema.

19. (UEPG) A figura abaixo mostra a estrutura primária da raiz de monocotiledônea em cortes histológicos. Analise a figura, reconheça as estruturas e assinale o que for correto.

19

01. Um vaso de xilema é apontado em 4, sendo ele responsável pela condução de seiva elaborada.

02. O cilindro central ou vascular é mostrado em 2. Nesse cilindro estão os feixes vasculares, cuja disposição varia nas diferentes espécies.

04. Em 3 é mostrado o parênquima medular.

08. Em 1 é apontada a epiderme, estrutura formada por células vivas que envolvem a raiz.

16. Em 5 é apontado um tubo do floema, responsável pela condução da seiva bruta.

Soma das alternativas corretas:

20. (UPE) A cortiça é um tecido vegetal impermeável e flexível ao mesmo tempo, com estrutura que pode ser comprimida até a metade do seu volume, sem perder sua elasticidade. É amplamente utilizada para a produção de rolhas na vedação do vinho engarrafado. A cortiça só pode ser retirada de árvores com idade entre 25 e 30 anos e, após essa primeira extração, apenas a cada 9 anos, será possível sua retirada novamente. O principal país produtor da cortiça é Portugal, pois a árvore, que a origina, é muito comum no sul do país, principalmente na região de Alentejo. Qual tecido da planta fornece matéria-prima para produzir rolhas de cortiça?

20

a) Lenho.

b) Esclerênquima paliçádico.

c) Colênquima.

d) Feloderme.

e) Súber.

21. (UFPB) Os estômatos são células modificadas da epiderme responsáveis pelas trocas gasosas entre a planta e o ambiente. Essas trocas se dão através do ostíolo, que tem seus movimentos de abertura ou fechamento provocados, entre outros fatores, pela concentração de água e de íons K+, no citoplasma das células-guardas, concentração de CO2 e O2, na câmara subestomática, e pela intensidade luminosa. Com relação à influência desses fatores na abertura ou fechamento dos ostíolos, é correto afirmar que a:

a) Alta intensidade luminosa promove o fechamento.

b) Alta concentração de CO2, na câmara subestomática, promove a abertura.

c) Baixa concentração de O2, na câmara subestomática, promove o fechamento.

d) Alta concentração de K+, no citoplasma das células-guardas, promove o fechamento.

e) Baixa concentração de água, no citoplasma das células-guardas, promove a abertura.

22. (UEL) Analise a figura a seguir e responda esta questão.

22

A dendrocronologia é a técnica que possibilita estimar a idade das árvores através da contagem dos anéis de crescimento. Cada anel do tronco corresponde a um ano de vida de uma árvore (Figura acima). Na primavera de 2011, uma árvore que foi plantada na primavera de 1991 apresenta 16 centímetros de raio na base do seu tronco. Considerando uma taxa de crescimento linear, o raio da base desse tronco, na primavera de 2026, será de:

a) 22 cm.

b) 25 cm.

c) 28 cm.

d) 32 cm.

e) 44 cm.

23. (FUVEST) Enquanto a clonagem de animais é um evento relativamente recente no mundo científico, a clonagem de plantas vem ocorrendo já há algumas décadas com relativo sucesso. Células são retiradas de uma planta-mãe e, posteriormente, são cultivadas em meio de cultura, dando origem a uma planta inteira, com genoma idêntico ao da planta-mãe. Para que o processo tenha maior chance de êxito, deve-se retirar as células:

a) Do ápice do caule.

b) Da zona de pelos absorventes da raiz.

c) Do parênquima dos cotilédones.

d) Do tecido condutor em estrutura primária.

e) Da parede interna do ovário.

24. (UPE) Sobre tecidos vegetais, analise as afirmativas a seguir e conclua.

I   II

0  0 – O colênquima é um tecido formado por células alongadas, vivas e flexíveis localizadas na periferia de caules jovens, pecíolos e pedúnculos de flores e frutos.

1  1 – O floema é o principal tecido responsável pela produção de papel e largamente empregado na construção civil e na marcenaria.

2  2 – O xilema é um tecido responsável pela condução da seiva mineral. Suas células se caracterizam pela impregnação de lignina nas suas paredes e pela presença da placa crivada.

3  3 – O parênquima é um tecido de preenchimento, cujas células se especializaram no processo de armazenamento e/ou fotossíntese.

4  4 – Os meristemas apicais são tecidos com grande atividade mitótica, sendo responsáveis pelo crescimento tanto em altura como em espessura.

25. (PUC-RIO) Os tecidos vegetais envolvidos no transporte de substâncias a longas distâncias nas traqueófitas são:

a) colênquima e esclerênquima.

b) xilema e floema.

c) colênquima e xilema.

d) esclerênquima e xilema.

e) esclerênquima e floema.

26. (UFRGS) A planta denominada erva-de-passarinho é uma hemiparasita. Nesse caso, o tecido vegetal da árvore hospedeira, onde os elementos nutritivos são absorvidos, é o:

a) Colênquima.

b) Floema.

c) Esclerênquima.

d) Parênquima.

e) Xilema.

27. (PUC-RIO) A figura a seguir é uma fotomicrografia de um corte de caule em uma dicotiledônea.

27

A estrutura assinalada com a letra A pertence a um tecido de condução de seiva bruta, cujas células são caracteristicamente mortas. A descrição do tecido refere-se ao:

a) Floema.

b) Xilema.

c) Meristema.

d) Colênquima.

e) Esclerênquima.

28. (FATEC) Foi realizado um experimento com cinco plantas da mesma espécie para verificar se o crescimento delas poderia ser afetado pela direção dos raios luminosos. Essas plantas foram iluminadas por uma fonte de luz, fixa em uma determinada posição, e submetidas a tratamentos diferentes desde o momento da germinação, conforme especifica o quadro. O objetivo era avaliar se os diferentes fatores levariam as plantas a crescer em direção a luz (fototropismo positivo). A figura representa os resultados do experimento verificados após dois dias exatos do crescimento das plantas nas condições descritas.

28

Os resultados observados no experimento são decorrentes da interação entre a luz e um hormônio vegetal denominado ácido indolacético (AIA), produzido no ápice caulinar. Com base nesses resultados, é correto afirmar que o AIA promove fototropismo:

a) Negativo, contanto que o ápice caulinar seja removido.

b) Negativo, contanto que o ápice caulinar esteja presente, e a base do caule receba estimulo luminoso.

c) Negativo, contanto que o ápice caulinar esteja presente, e qualquer parte da planta receba estimulo luminoso.

d) Positivo, contanto que o ápice caulinar esteja presente, e a base do caule receba estimulo luminoso.

e) Positivo, contanto que o ápice caulinar esteja presente e receba estimulo luminoso.

29. (CEDERJ) As setas na figura, a seguir, indicam drusas na epiderme da sépala de Pelargonium sp.

29

Assinale a alternativa que identifica corretamente o que são estas inclusões localizadas em células vegetais:

a) Vasos liberianos.

b) Feixes lenhosos.

c) Organelas associadas com as trocas gasosas dos vegetais.

d) Cristais de oxalato de cálcio.

e) Células meristemáticas.

30. (UFRN) Em relação às funções dos parênquimas vegetais, relacione adequadamente as colunas.

1. Cortical.

2. Aquífero.

3. Aerífico.

4. Amilífero.

(  ) Reserva de água.

(  ) Flutuação e, às vezes, respiração.

(  ) Reserva de alimento.

(  ) Preenchimento de espaço.

A sequência está correta em:

a) 3, 2, 1, 4.

b) 2, 3, 1, 4.

c) 4, 2, 1, 3.

d) 2, 3, 4, 1.

gab

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: