Publicado por: Djalma Santos | 11 de maio de 2017

TESTES DE BOTÂNICA (6)

01. (UNESP) Na aula sobre morfologia vegetal, os alunos foram levados ao pátio da escola, para analisar um pé de Mussaenda alicia, ou mussaenda-rosa-arbustiva. A professora chamou a atenção dos alunos para algumas características da planta, cuja foto encontra-se a seguir.

01

Além das folhas e do tronco, os alunos observaram estruturas cor-de-rosa e, no interior delas, as amarelas. A partir da observação, levantaram hipóteses sobre tais estruturas. Assinale a alternativa que contém a definição e o argumento corretos para a hipótese levantada.

a) As estruturas rosa são pétalas; pois, por definição, as pétalas são as estruturas chamativas da flor e se observa que, nessa planta, essas são as estruturas mais vistosas.

b) As estruturas rosa são flores; pois, por definição, flores são os órgãos que atraem os polinizadores e tais estruturas são as mais chamativas da planta.

c) As estruturas amarelas são flores; pois, por definição, flores contêm os órgãos reprodutivos da planta e foram observados gineceu e androceu nessas estruturas.

d) As estruturas amarelas são folhas; pois, por definição, folhas protegem os órgãos reprodutivos da planta e foram observados androceu e gineceu internamente a essas estruturas.

e) As estruturas rosa são folhas; pois, por definição, qualquer órgão presente na planta, que não seja raiz, caule ou flor, independentemente de sua coloração, deve ser chamado de folha e tem por função principal realizar fotossíntese.

02. (UEM) As plantas daninhas, quando crescem juntamente com as culturas, interferem no seu desenvolvimento, reduzindo-lhes a produção. Competem pela extração dos elementos vitais: água, luz, CO2 e nutrientes e exercem inibição química sobre o desenvolvimento das plantas. Sobre alguns aspectos fisiológicos das plantas, relacionados a esses elementos, assinale o que for correto.

01. A água, importante em processos fisiológicos como a fotossíntese, é absorvida pelas raízes e transportada pelos elementos do xilema até as folhas.

02.Com relação à absorção de nutrientes, as plantas daninhas são favorecidas pela capacidade de realizarem a fixação de nitrogênio atmosférico nas células das folhas, independentemente da presença de bactérias e de fungos micorrízicos.

04. Os elementos minerais absorvidos do solo são transportados até as folhas onde participam da estrutura celular, como nas proteínas das membranas, e de reações metabólicas, como a fotossíntese.

08. A transpiração, nos vegetais, consiste na perda de água na forma de vapor através dos poros estomáticos e da cutícula, favorecendo a absorção de CO2 atmosférico e de nutrientes.

16. As plantas sintetizam hormônios como as auxinas, as giberelinas e as citocininas, que controlam o crescimento dos caules, das raízes, das folhas e dos frutos.

32. A luz absorvida pelas moléculas de clorofila é a fonte de energia para a produção de carboidratos e, também, influencia no mecanismo de abertura e de fechamento do poro estomático.

Soma das alternativas corretas:

03. (UPE) Os manguezais são florestas inundadas diariamente pelas marés, com árvores adaptadas às variações de salinidade ao longo do dia. Essa incrível adaptação aconteceu há 50 milhões de anos, quando as angiospermas evoluíram a fim de conquistar o ambiente estuarino. Entretanto, outras adaptações foram necessárias à conquista definitiva do ambiente do entremarés. Quanto à reprodução e à dispersão das espécies típicas de mangues, é correto afirmar que produzem.

a) Frutos carnosos que são dispersos por zoocoria.

b) Sementes aladas que são dispersas por anemocoria.

c) Propágulos que são dispersos por hidrocoria.

d) Frutos pequenos que são dispersos por ictiocoria.

e) Diásporos flutuantes que são dispersos pelas marés.

04. (UDESC) Fornecer suporte às folhas e transporte das seivas bruta e elaborada são as principais funções dos caules. Analise as proposições em relação à informação.

I. O caule do tipo volúvel é um caule aéreo, ereto e lenhoso, a exemplo, uva, chuchu e feijão.

II. O caule do tipo colmo é um tipo de caule lenhoso e rastejante no qual são nitidamente observadas as regiões de nó e interno, a exemplo, palmito e coqueiro.

III. O caule do tipo rizoma é um caule subterrâneo com desenvolvimento perpendicular à superfície, a exemplo, batata inglesa, cenoura e aipim.

IV. O caule do tipo bulbo é um caule subterrâneo, de tamanho reduzido e envolvido por folhas modificadas, a exemplo, cebola e alho.

V. O caule do tipo estipe é um caule com muitos galhos e lenhoso, a exemplo, laranjeira e coqueiro.

Assinale a alternativa correta.

a) Na afirmativa IV a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.

b) Na afirmativa I a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.

c) Na afirmativa II a descrição do caule está correta, porém os exemplos são de outro tipo de caule.

d) Na afirmativa III a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.

e) Na afirmativa V a descrição do caule está correta, porém os exemplos não são deste tipo de caule.

05. (UEM) Sobre as flores, assinale a alternativa incorreta.

a) As sépalas, as pétalas, o gineceu e o androceu são partes de uma flor.

b) Nas flores, ocorre a produção de micrósporos e de megásporos.

c) O amadurecimento simultâneo do gineceu e do androceu favorece a autofecundação.

d) Estão presentes em todas as plantas vasculares.

e) Podem ser polinizadas pelo vento, pelos insetos e pelos pássaros.

06. (UFLA) No esquema abaixo, os algarismos indicam as partes vegetativas e as partes reprodutivas de uma flor:

06

Associe as partes I, II, III e IV da flor à sua função.

a. Proteção dos órgãos reprodutores.

b. Formação de grãos de pólen.

c. Deposição dos grãos de pólen.

d. Atração de polinizadores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) I – b II – d III – a IV – c.

b) I – a II – b III – c IV – d.

c) I – b II – a III – c IV – d.

d) I – a II – d III – b IV – c.

07. (PUC-RS) Na reprodução de angiospermas, cada óvulo desenvolve uma semente após a fecundação, e o ovário forma um _________ que encerra as sementes. A semente armazena vários nutrientes, como proteínas, óleos e amido, enquanto o embrião se desenvolve a partir do _________. Inicialmente, esses nutrientes são estocados no _________ da semente.

a) fruto – óvulo – cotilédone

b) fruto – zigoto – endosperma

c) tegumento – óvulo – epicótilo

d) tegumento – zigoto – cotilédone

e) pericarpo – zigoto – endosperma

08. (UFAM) Analise a representação dos tecidos da folha e assinale a alternativa que correlaciona corretamente os elementos numerados:

08

09. (IFMG) As plantas podem ser classificadas em fanerógamas ou criptógamas. No grupo das fanerógamas encontramos as gimnospermas e angiospermas e no grupo das criptógamas, as briófitas e pteridófitas. É característica diferencial entre esses seres vivos:

a) Criptógamas produzem sementes.

b) Fanerógamas produzem grão de pólen e tubo polínico.

c) Fanerógamas produzem gametas flagelados que dependem da água para a locomoção.

d) Fanerógamas apresentam o gametófito como fase duradoura.

10. (FAMERP) Espinhos são encontrados em certas variedades de limoeiros e acúleos são encontrados nas roseiras. É correto afirmar que, nas plantas:

a) os espinhos são anexos epidérmicos e os acúleos são folhas ou ramos modificados e ambos atuam na proteção.

b) os espinhos e os acúleos são ramos modificados e atuam na secreção de substâncias.

c) os espinhos e os acúleos são anexos epidérmicos e atuam na captação de luz.

d) os espinhos e os acúleos são folhas modificadas e atuam na proteção.

e) os espinhos são folhas ou ramos modificados e os acúleos são anexos epidérmicos e ambos atuam na proteção.

11. (ETEC) A agricultura e a arte de colher o sol. Essa frase, divulgada nos cursos de Agronomia, expressa o quanto a agricultura depende de fenômenos e elementos naturais mais do que qualquer outra atividade econômica conhecida. Isso ocorre porque a produção agropecuária depende de uma capacidade especial típica dos vegetais: sintetizar seu próprio alimento. Porém, assim como todos os demais seres vivos, as plantas também precisam de agua e de nutrientes minerais que elas retiram do solo pelas raízes. Entretanto, as plantas podem “fabricar” as substancias orgânicas de que necessitam para sua nutrição e fazem isso por meio de um processo bioquímico chamado de fotossíntese, o qual depende da energia do sol para acontecer.

<http://tinyurl.com/pw336dv&gt; Acesso em: 20.08.2015. Adaptado.

A partir das informações do texto, assinale a alternativa correta.

a) O solo depende da energia do sol e das raízes das plantas para realizar o processo de fotossíntese.

b) A agricultura possui autonomia, pois independe de fenômenos naturais para sua existência.

c) As plantas não dependem, diretamente, de outros seres vivos para produzir o próprio alimento.

d) As sementes das plantas adubam organicamente o solo no processo de fotossíntese.

e) O solo produz os materiais orgânicos e energia para nutrir as plantas e o processo agrícola.

12. (UEM) De maneira geral, as raízes constituem a parte subterrânea das plantas, ao passo que o caule e as folhas formam a parte aérea. Na maioria das plantas adultas, formam-se flores, das quais se originam frutos e sementes. Sobre os tecidos e os órgãos das plantas, assinale o que for correto.

01. Nas raízes e nos caules, ocorrem tecidos meristemáticos responsáveis pelo crescimento em comprimento e em espessura.

02. Os tecidos de condução, de sustentação, de revestimento, além dos parênquimas, são constituídos por células diferenciadas derivadas dos meristemas.

04. Os vasos condutores do xilema (ou lenho) e do floema (ou líber) estão presentes nos caules, nas raízes e nas folhas.

08. Os tecidos parenquimáticos podem executar diferentes funções, como a realização da fotossíntese nas folhas ou o armazenamento de substâncias, como o amido, nas sementes e em determinados tipos de caules e de raízes.

16. A epiderme, que apresenta células com paredes espessas, devido à deposição de lignina, de celulose e de cutina, formando uma cutícula externa, constitui o tecido de revestimento das folhas, dos caules e das raízes.

32. Os vários tipos de caules e de raízes das plantas, embora sejam diferentes, crescem em espessura mantendo constante a estrutura primária das células e dos tecidos.

64. Frutos e sementes são estruturas reprodutivas das plantas decorrentes de mecanismos naturais de reprodução assexuada.

Soma das alternativas corretas:

13. (UEM) Identifique o que for correto sobre uma planta de feijão e outra de milho.

01. O tecido de revestimento das folhas de ambas as plantas é a epiderme.

02. No milho, o caule é aéreo do tipo estipe.

04. As atividades do meristema fundamental e do procâmbio propiciam o crescimento secundário nas duas plantas.

08. O fruto das plantas de milho é classificado como seco, indeiscente do tipo cariopse.

16. No feijão, o sistema radicular é pivotante e a germinação, epígea.

Soma das alternativas corretas:

14. (URCA) Plantas são seres produtores. Ocupam a base das cadeias alimentares na grande maioria dos ecossistemas terrestres. Quando produzem glicose, armazenam está sob a forma de amido. Esse polissacarídeo pode ser encontrado:

a) principalmente nas folhas das plantas.

b) geralmente nas flores.

c) apenas nas raízes.

d) apenas no caule.

e) principalmente em raízes, caules e sementes.

15. (UEPG) O ramo da biologia que estuda as plantas é a botânica. Tradicionalmente, as plantas são divididas e subdivididas conforme as estruturas que apresentam. Em relação a estas divisões, assinale o que for correto.

01. Criptógamas: plantas que têm as estruturas reprodutoras pouco evidentes.

02. Fanerógamas: plantas que possuem estruturas reprodutoras bem visíveis.

04. As criptógamas podem ser divididas em briófitas e pteridófitas.

08. As fanerógamas são divididas em gimnospermas e angiospermas.

16. Por apresentarem vasos condutores de seiva, as pteridófitas e todas as fanerógamas são chamadas de plantas traqueófitas.

Soma das alternativas corretas:

16. (IFG) Os vegetais sofreram uma série de modificações ao longo de sua evolução e cada grupo apresentou algumas características importantes para a adaptação e dispersão pelo ambiente terrestre. A presença de vasos condutores de seiva e fruto surgiu, respectivamente, nos seguintes grupos:

a) Pteridófitas e angiospermas.

b) Gimnospermas e briófitas.

c) Pteridófitas e gimnospermas.

d) Briófitas e pteridófitas.

e) Briófitas e angiospermas.

17. (UEG) Na hipótese de haver alguma substância que funcionasse como uma barreira e impedimento à reprodução dos insetos, alguns grupos de plantas sofreriam uma diminuição na sua população, uma vez que as plantas possuem uma relação direta com alguns insetos. Essa relação inseto-planta se dá porque:

a) a falta de reprodução dos insetos livraria as plantas de doenças e possibilitaria a polinização de angiospermas e briófitas.

b) os insetos livram as plantas de várias doenças, uma vez que são vetores de algumas delas, principalmente de pteridófitas.

c) as plantas, principalmente as briófitas e gimnospermas, dependem dos insetos para a realização da polinização e distribuição do néctar.

d) as plantas dependem dos insetos porque eles são polinizadores e, na ausência da sua reprodução, a polinização não ocorreria e a população de plantas diminuiria.

18. (UDESC) Originalmente, ao longo da evolução das plantas, o principal papel dos frutos é dar proteção às sementes. Posteriormente, ocorreram adaptações que conferiram aos frutos a função de auxiliarem na dispersão das sementes. Para desempenhar estes papéis os frutos desenvolveram uma série de modificações e adaptações em suas estruturas (pericarpo; mesocarpo e endocarpo). Estas modificações servem como meio de classificação para os frutos.

18

Assinale a alternativa que indica a associação correta entre a Coluna I e a II, na Tabela 1.

a) 1 – C; 5 – A; 7 – G.

b) 2 – D; 4 – F; 6 – E.

c) 2 – G; 6 – B; 7 – F.

d) 4 – F; 4 – G; 2 – F.

e) 3 – F; 2 – F; 1 – D.

19. (UCS) Algumas plantas raras da mata atlântica podem ressurgir no laboratório. Algumas sementes com menos de 5% de viabilidade podem sobreviver graças a técnicas “in vitro”. Essas técnicas consistem em:

a) germinar as sementes em substratos orgânicos ricos em NPK, com alta taxa de germinação.

b) germinar algumas sementes em meio com hormônio etileno e propagar através de cultura de células de tecidos secundários.

c) germinar algumas sementes em meio enriquecido com auxina e propagar células meristemáticas com a técnica de cultura de tecidos.

d) retirar o endosperma e multiplicá-lo por técnicas de clonagem celular, utilizando uma célula materna do parênquima.

e) induzir a quebra de dormência com giberelinas e retirar células do tecido suberoso e multiplicá-las em meio de cultura específico.

20. (MACK) Nos diagramas A e B abaixo, estão representados os ciclos de vida de vários grupos de seres vivos.

20

A respeito deles, é correto afirmar que:

a) A ocorre em plantas e B em fungos.

b) A ocorre em fungos e B em plantas.

c) A ocorre em algas e B em fungos.

d) Os dois ocorrem em plantas.

e) Os dois ocorrem em fungos.

21. (FUVEST). O diagrama abaixo representa as relações filogenéticas entre as algas e os principais grupos de plantas atuais. Cada círculo numerado indica uma aquisição evolutiva compartilhada apenas pelos grupos representados nos ramos acima desse círculo. Por exemplo, o círculo 1 representa “embrião dependente do organismo genitor”, característica comum a todos os grupos, exceto ao das algas. Os círculos de número 2, 3 e 4 representam, respectivamente:

21

a) alternância de gerações; fruto; semente.

b) alternância de gerações; tecidos condutores; fruto.

c) tecidos condutores; fruto; flor.

d) tecidos condutores; semente; fruto.

e) semente; flor; tecidos condutores.

22. (MACK)

22

A figura acima representa um estômato encontrado na epiderme inferior da folha de Tradescantia sp. As únicas células dessa estrutura que apresentam cloroplastos são as assinaladas por:

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 1 e 2.

e) 1 e 3.

23. (PUC-SP) Uma gota d¢água contendo várias algas do gênero Chlamydomonas foi colocada sobre uma lâmina de vidro, a qual ficou perto de uma fonte de luz, conforme o desenho abaixo.

23

Observou-se que as algas se concentraram no lado oposto à fonte luminosa. A seguir, foi colocada uma gota de solução de glicose a 10% sobre o ponto A e observou-se que as algas se concentraram ao redor deste ponto. Com base nestes dados podemos concluir que as Chlamydomonas:

a) apresentam fototropismo negativo e quimiotropismo positivo.

b) apresentam fototropismo positivo e quimiotropismo negativo.

c) apresentam fototactismo positivo e quimiotactismo negativo.

d) são quimiossensíveis, mas não são fotossensíveis.

e) apresentam fototactismo negativo e quimiotactismo positivo.

24. (COVEST) Na figura abaixo, são apresentadas estruturas vegetais, numeradas de 1 a 8. Assinale a alternativa que relaciona estruturas características de angiospermas monocotiledôneas.

24

Está(ao) correta(s):

a) 1, 3, 6 e 8.

b) 2, 3, 6 e 8.

c) 1, 4, 6 e 7.

d) 1, 3, 5, e 7.

e) 2, 4, 5 e 7.

25. (PUC-MG) De acordo com a representação dos grupos vegetais, é correto afirmar que:

25

a) a raiz aparece, pela primeira vez, em representantes de 3.

b) a vascularidade ocorre a partir dos representantes de 4.

c) a fase esporofítica dominante e autotrófica aparece a partir de 2.

d) não há mais nenhuma característica marcante que distinga 5 e 4.

e) flores e frutos secos ocorrem a partir de 4.

26. (PUC-MG) A figura abaixo destaca partes de a estrutura de três diferentes cultivares (vegetais).

26

Com base em seus conhecimentos, é correto afirmar, exceto:

a) Rizoma é uma estrutura encontrada em samambaia e em bananeiras.

b) Turbérculos são raízes que apresentam nódulos ricos em substâncias nutritivas.

c) No bulbo, como os da cebola, folhas modificadas e armazenadoras revestem uma pequena porção caulinar.

d) Rizomas, tubérculos e bulbos são estruturas tipicamente subterrâneas.

27. (UPE) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, frutos considerados do tipo baga, drupa e seco, respectivamente.

a) Laranja – goiaba – milho.

b) Pêssego – abacate – noz.

c) Castanha-portuguesa – morango – soja.

d) Uva – manga – feijão.

e) Abacaxi – maçã – arroz.

28. (COVEST) As raízes e os caules podem armazenar matéria orgânica e, como outros órgãos vegetais, podem ser consumidos e aproveitados economicamente pelo homem. Sobre esse tema, analise as proposições abaixo.

I   II

0  0 –  Nabo, beterraba e mandioca são raízes que se constituem em importantes fontes de alimento para os seres humanos.

1 1 – As raízes tuberosas, como a batata-inglesa (batatinha-comum) e o inhame, são frequentemente confundidas com caules subterrâneos.

2  2 –  O açúcar é um alimento que pode ser obtido a partir de caule ou de raiz.

3 3 – As fibras, importante produto encontrado em vegetais, podem apresentar em sua composição celulose, pectina e lignina.

4  4 – A cebola, o rabanete e a beterraba são caules tipo bulbo, importantes para a alimentação humana.

29. (UNESP) Nos vegetais, estômatos, xilema, floema e lenticelas têm suas funções relacionadas, respectivamente, a:

a) trocas gasosas, transporte de água e de sais minerais, transporte de substâncias orgânicas e trocas gasosas.

b) trocas gasosas, transporte de substâncias orgânicas, transporte de água e de sais minerais e trocas gasosas.

c) trocas gasosas, transporte de substâncias orgânicas, transporte de água e de sais minerais e transporte de sais.

d) absorção de luz, transporte de água, transporte de sais minerais e trocas gasosas.

e) absorção de compostos orgânicos, transporte de água e de sais minerais, transporte de substâncias orgânicas e trocas gasosas.

30. (UEL) As figuras a seguir mostram a morfologia interna de um grão de feijão e de um grão de milho.

30

As estruturas utilizadas para dividir as angiospermas em seus dois grandes grupos estão indicadas pelos números:

a) I e VI.

b) I e VII.

c) II e IV.

d) II e VI.

e) III e V.

gab

 

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