Publicado por: Djalma Santos | 11 de maio de 2017

TESTES DE CITOLOGIA (12)

01. (UFMG) Com base no esquema abaixo, que representa a ultraestrutura de uma célula de metáfita e suas relações intercelulares, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

01

I  II

0 0 – 8 é uma estrutura que permite a intercomunicação do citoplasma de células adjacentes.

1  1 – 3 e 6 são organoides em que há DNA e produção de moléculas de ATP.

2  2 – 3 e 5 são estruturas dotadas de membrana única.

3  3 – 7 é uma estrutura que possui membrana única.

4  4 – 5 pode ocorrer também em células de metazoários e protista.

02. (UFF) O acúmulo de metais pesados no solo, como o cádmio, o zinco e o chumbo, resultante de atividades industriais, tem grande impacto na biota desses locais. Apesar de serem requeridos em pequenas quantidades pelos organismos vivos, o excesso desses metais é tóxico para a maioria das espécies e compromete sua sobrevivência. Algumas espécies de plantas são capazes de crescer em solos que contêm grandes quantidades desses metais. Nas células dessas plantas podem ser encontrados diferentes mecanismos para a resistência a esses metais, como a imobilização por polissacarídeos, a exemplo da pectina, e a formação de complexos com ácidos orgânicos no interior da organela que ocupa o maior volume da célula desenvolvida. Os locais na célula vegetal onde ocorrem os mecanismos citados são, respectivamente:

a) membrana plasmática e cloroplasto.

b) parede celular e vacúolo.

c) microtúbulo e lisossomo.

d) parede celular e ribossomo.

e) membrana plasmática e vacúolo.

03. (PUC-SP) No interior de um blastômero, moléculas de DNA polimerase produzidas no retículo endoplasmático rugoso migraram para o núcleo, onde tiveram papel importante na duplicação dos cromossomos, o que levou a célula a se dividir. O trecho acima faz referências aos processos de síntese de:

a) proteínas, síntese de DNA e mitose em uma célula embrionária.

b) proteínas, síntese de DNA e mitose em uma célula somática.

c) proteínas, síntese de DNA e meiose em uma célula germinativa.

d) lipídios, síntese de RNA e mitose em uma célula embrionária.

e) lipídios, síntese de RNA e meiose em uma célula germinativa.

04. (UCS) Considerando que em cavalos o número diploide de cromossomos é de 64, pergunta-se: (I) Qual o número de autossomos em um espermatozoide de um macho? (II) Qual a constituição cromossômica do macho e da fêmea? Assinale a alternativa que contém a resposta correta.

a) (I) 32 autossomos; (II) macho 32 A + XY e fêmea 32 A + XX.

b) (I) 32 autossomos; (II) macho 62 A + XY e fêmea 62 A + XX

c) I) 31 autossomos; (II) macho 31 A + XY e fêmea 31 A + XX.

d) (I) 31 autossomos; (II) macho 62 A + XY e fêmea 62 A + XX.

e) I) 30 autossomos; (II) macho 30 A + XY e fêmea 30 A + XX.

05. (UEL) Analise a figura a seguir e responda.

05

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Os cromoplastos contêm pigmentos carotenoides e podem ter função na atração de insetos e outros animais essenciais para a polinização cruzada e dispersão de frutos e sementes.

II. A parede celular determina a estrutura da célula, a textura dos tecidos vegetais e muitas características importantes, que permitem reconhecer as plantas como organismos. Todas as células vegetais têm uma parede primária e muitas têm uma parede secundária.

III. As paredes primárias contêm hemicelulose, as aparentemente não possuem pectinas e glicoproteínas. A lignina pode também estar presente nas paredes secundárias, mas é especialmente característica de células com parede primária e tem por função conferir resistência e rigidez à parede.

IV. Devido à presença de pectinas, as paredes secundárias são muito hidratadas, tornando-se mais plásticas. As células ativamente em divisão ou em alongamentos geralmente têm somente paredes secundárias.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e III.

b) II e IV.

c) I e II.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

06. (UFLA) Os cromossomos estão divididos em dois braços cromossômicos pelo centrômero, sendo o tamanho desses braços utilizado como critério para classificá-los. Quando o centrômero se localiza perto de uma das extremidades e um dos braços é bem maior do que o outro, o cromossomo é classificado como:

a) telocêntrico.

b) acrocêntrico.

c) metacêntrico.

d) submetacêntrico.

07. (UFGD) As células são consideradas as unidades fundamentais que constituem todos os seres vivos, excetuando os vírus. Na sequência a seguir, são apresentadas funções específicas desempenhadas por estruturas das células.

I. Organela celular constituída de membrana externa, membrana interna (conhecida como crista) e material de preenchimento chamado matriz. Nela ocorre o processo de respiração celular e, por isso, é considerada a “casa de força” das células animais e vegetais.

II. Presente em células animais e em algumas células vegetais atuam na formação de cílios e flagelos e participam do processo de divisão celular.

III. É formada por um mosaico fluido de lipídios (glicolipídios) e proteínas. É responsável por manter a identidade química e a permeabilidade seletiva (controle constante de substâncias que entram e saem) das células bacterianas, animais e vegetais.

IV. Local em que estão armazenadas todas as informações sobre a função e estrutura das células bacterianas, animais e vegetais, possibilitando que se dividam e se repliquem, transmitindo às células filhas as informações existentes na célula progenitora.

V. Presentes em células bacterianas, animais e vegetais, encontram-se dispersos no citoplasma ou associados ao Retículo Endoplasmático e tem como função a síntese de proteínas.

Assinale a alternativa que contempla, pela ordem, a sequência de organelas correspondentes às afirmações.

a) Mitocôndria, centríolo, membrana plasmática, cromossomo e ribossomo.

b) Mitocôndria, cromossomo, membrana plasmática, ribossomo e centríolo.

c) Ribossomo, cromossomo, centríolo, membrana plasmática e mitocôndria.

d) Mitocôndria, ribossomo, centríolo, cromossomos e membrana plasmática.

e) Mitocôndria, centríolo, cromossomo, membrana plasmática e ribossomo.

08. (UEG) O exame dos cromossomos ao microscópio permite a visualização de regiões que se coram mais intensamente, denominadas de heterocromatina e de outras regiões que se coram com menor intensidade, chamadas eucromatina. As imagens a seguir ilustram o núcleo interfásico (A) e a cromatina sob as formas de heterocromatina e eucromatina (B).

08

A eucromatina e a heterocromatina na biologia celular possuem caracterizações e funcionalidades, tais como:

a) a eucromatina corresponde às regiões mais transcritas do genoma e, portanto, geneticamente mais ativas.

b) o grau de condensação da cromatina é diretamente proporcional à atividade de leitura da sequência de DNA.

c) o nucléolo é uma parte do genoma nuclear rico em heterocromatina e pobre em moléculas de histonas.

d) a heterocromatina se torna constitutiva quando é potencialmente constituída por genes do citoesqueleto.

e) todas as células de um organismo apresentam idênticas regiões de eucromatina e de heterocromatina.

09. (UPE) Leia o texto a seguir:

Nos últimos anos, vem crescendo a compreensão de que a membrana, de aspecto frágil ao microscópio, desempenha funções bem mais complexas que a de somente separar o conteúdo interno do meio externo das células. Uma origem embrionária comum pode explicar o fato de a membrana dos macrófagos e a das micróglias compartilharem as mesmas propriedades elásticas. Ambas as células são provenientes da mesoderme; além disso, têm de suportar forças intensas e grande deformação da superfície durante a fagocitose, o que justifica membranas mais resistentes. Assim, as propriedades elásticas da membrana conservam uma relação direta com a função da célula no organismo.

Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/11/18/fronteiras-fluidas/ (Adaptado)

Sobre isso, é correto afirmar que:

a) a fagocitose nos mecanismos de defesa do corpo é muito importante e só é possível por causa da parede celular que facilita a alteração da forma, por mudar de acordo com o ambiente e o estado em que a célula se encontra, influenciando seu desempenho.

b) a mesoderme é uma das duas camadas de células que formam o embrião em seus estágios iniciais e da qual todas as células dos sistemas sanguíneo e nervoso central se originam. Assim, a origem comum favorece a migração de macrófagos e micróglia para a mesma região do corpo, durante o desenvolvimento.

c) de modo semelhante à micróglia, os macrófagos também habitam o sistema nervoso central e realizam fagocitose, emitindo prolongamentos que identificam, englobam e destroem tanto células velhas como agentes infecciosos e partículas estranhas ao organismo.

d) micróglia é a principal célula de defesa do sistema nervoso central. Ela sonda o ambiente à procura de células doentes e agentes infecciosos. Quando os encontra, emite prolongamentos e os engloba por fagocitose com o auxílio da rede de actina do citoesqueleto.

e) o que determina, em grande parte, a plasticidade da membrana é o retículo endoplasmático, uma rede difusa de filamentos da proteína queratina que se distribui pelo interior da célula e se ancora nos lipídeos da membrana.

10. (UFMS) Um estudo publicado na revista americana Science sugere que certas bactérias intestinais surgiram há pelo menos 15 milhões de anos, muito antes dos seres humanos. Assinale a alternativa incorreta em relação às bactérias.

a) A célula das bactérias não apresenta organelas membranosas citoplasmáticas.

b) A célula bacteriana apresenta membrana plasmática que delimita o citoplasma.

c) Além de DNA cromossômico, a célula bacteriana pode conter o DNA denominado plasmídeo.

d) A molécula de DNA circular que constitui o cromossomo bacteriano é envolta por uma membrana formando um pequeno núcleo, chamado nucleoide.

e) No interior da célula de certas bactérias são produzidos e secretados polissacarídeos, proteínas ou ambos, que se agregam a região externa da parede celular formando a cápsula bacteriana.

11. (UNICENTRO) Os esquemas destacados representam dois organismos.

11

A partir dos conhecimentos sobre os organismos representados, pode ser afirmado que ambos:

a) apresentam braços de dineína.

b) são desprovidos de corpúsculos basais.

c) não possuem mitocôndrias.

d) apresentam o mesmo tipo de motilidade.

12. (UNICENTRO) O reino Monera abriga todos os seres vivos unicelulares, que não possuem um núcleo definido e têm uma parede celular rígida. Isso quer dizer que o material genético desses seres fica disperso no interior da célula. As bactérias e “cianofíceas” — ou cianobactérias, como são chamadas na nomenclatura moderna —, são os habitantes desse reino. As bactérias, formas de vida de tamanho microscópico, interferem não apenas na vida humana, mas em toda a ecologia da Terra. Quando nosso planeta esfriou, há, pelo menos, 4,6 bilhões de anos, as primeiras formas de vida que apareceram foram as bacterianas. Segundo o professor de paleontologia da Universidade de São Paulo (USP), Luis Eduardo Anelli, existem evidências seguras de que as mais antigas formas de vida são fósseis de bactérias com 3,5 bilhões de anos.

(BACTERIAS…, 2016).

A respeito do reino comentado no texto, é possível afirmar:

a) apresenta uma grande diversidade metabólica.

b) o material genético disperso no citosol é associado a histonas.

c) seus representantes podem ser encontrados em todos os níveis tróficos de uma cadeia alimentar como exceção do primeiro.

d) o primeiro ser vivo desse reino que habitou a Terra era fotoautótrofo.

e) possui um citoplasma compartimentado e com endomembranas.

13. (UPF) Considere o cariótipo humano apresentado na figura abaixo. Assinale a única alternativa que contém informações corretas sobre ele.

13

a) Refere-se a um indivíduo triploide, do sexo feminino.

b) Pertence a um portador de uma trissomia, a qual ocorre apenas em indivíduos do sexo feminino.

c) Apresenta um caso de alteração cromossômica numérica classificada como euploidia.

d) Pertence a um portador de trissomia autossômica, causada por erro na segregação cromossômica durante a meiose.

e) Refere-se a um indivíduo haploide, devido à ausência do cromossomo Y.

14. (UEM) Considere a situação na qual um organismo unicelular consumidor aeróbio fagocita uma bactéria autotrófica, e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O enunciado descreve como consumidor um protozoário, portador de citoesqueleto e mitocôndrias.

02. Para a digestão da bactéria fagocitada, o consumidor produz enzimas digestivas em seu retículo endoplasmático. Estas são conduzidas ao complexo golgiense, onde são modificadas e empacotadas em vesículas, os lisossomos primários.

04. Apesar de possuírem células estruturalmente diferentes e de pertencerem a Reinos diferentes, ambos os organismos citados no enunciado geral da questão possuem a mesma lógica química de composição estrutural, de armazenamento e de transmissão da informação hereditária.

08. Conforme o enunciado geral da questão, a célula procariótica será degradada pela ação de hidrolases dos lisossomos da célula eucariótica.

16. A bactéria autotrófica possui cloroplastos, que lhe permitem realizar o processo de fotossíntese, sendo, por isso, denominada de autotrófica.

Soma das alternativas corretas:

15. (UDESC) Após assistir a diferentes modalidades desportivas na Olimpíada do Rio 2016, um jovem resolve abandonar sua vida sedentária e se propõe iniciar a prática de exercícios físicos intensos e regulares. Analise as proposições em relação às células musculares esqueléticas deste jovem.

I. O número de mitocôndrias nestas células deve aumentar com o passar do tempo.

II. O número de mitocôndrias aumentará indefinidamente à medida que os exercícios físicos forem aumentando gradativamente.

III. O nível do consumo de oxigênio nestas células deve aumentar com o passar do tempo.

IV. O número de mitocôndrias não se alterará nestas células.

V. O único aumento notável nestas células será a produção de ATP.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

16. (UPF) Analise a figura e assinale a alternativa que indica o que é representado nela.

16

a) O surgimento das células procariotas.

b) A teoria celular.

c) A teoria da endossimbiose.

d) A teoria da abiogênese.

e) A origem da vida.

17. (ACAFE) Em 1665, Robert Hooke, ao examinar cortes de cortiça em seu microscópio, observou espaços que denominou de célula. A Ciência que estuda as células, sua composição e estruturas é denominada Citologia. Nesse sentido, a alternativa correta é:

a) a respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP – adenosina trifosfato, que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração celular ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação Essas etapas ocorrem em uma organela celular denominada mitocôndria.

b) a silicose é uma doença muito comum em trabalhadores que lidam com amianto. Um dos componentes do amianto é a sílica, uma substância inorgânica que forma minúsculos cristais que podem se acumular nos pulmões. As células dos alvéolos pulmonares afetadas por esses cristais acabam sofrendo autólise, devido à destruição das mitocôndrias.

c) os fibroblastos são um tipo de célula do tecido conjuntivo. Eles sintetizam e secretam glicoproteínas, como o colágeno. As organelas citoplasmáticas denominadas retículo endoplasmático agranular e complexo golgiense participam de forma interativa para a produção e a secreção dessa glicoproteína.

d) o citoplasma de células eucarióticas apresenta um conjunto de fibras finas e longas, de constituição proteica, chamado de citoesqueleto. Entre as funções desempenhadas pelo citoesqueleto podemos citar a compartimentalização do citoplasma, a realização de movimentos celulares e o deslocamento de determinadas organelas citoplasmáticas.

18. (UFLA) Certas substâncias podem entrar e sair das células transportadas por bolsas membranosas. Esses transportes são chamados de endocitose e exocitose, respectivamente. Os processos de endocitose são denominados como fagocitose e pinocitose. Marque a alternativa correta.

a) Pinocitose é um processo de englobamento de líquidos e de pequenas partículas que ocorre em diversos tipos celulares.

b) Na endocitose, o material englobado, muitas vezes, se une ao lisossoma para ser digerido, sendo esse processo chamado de autofagia.

c) Na fagocitose, a célula emite pseudópodes que envolvem a partícula a ser englobada, formando uma vesícula que recebe o nome de autofagossoma.

d) A maioria das células humanas engloba, por fagocitose, partículas de LDL para aproveitar o colesterol como matéria-prima para produção de membranas lipoproteicas.

19. (UFAM) Analise as afirmativas a seguir:

I. Cloroplastos são estruturas celulares componentes do sistema de endomembranas, assim como o retículo endoplasmático.

II. Estereocílios são especializações das membranas plasmáticas que permitem o aumento de área superficial.

III. As proteínas motoras são componentes do citoesqueleto celular.

IV. Os microfilamentos participam ativamente da citocinese.

V. Os centríolos participam da síntese proteica, facilitando a ligação RNA transportador-códon.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

b) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

20. (UFAM) Analise as seguintes alternativas e assinale a incorreta:

a) todos os organismos eucariontes vivos dependem das mitocôndrias para a sua “produção” de energia.

b) os peroxissomos quebram cadeias longas de ácidos graxos.

c) os lisossomos são produzidos no Complexo de Golgi.

d) os hepatócitos de uma pessoa alcoólatra devem apresentar um retículo endoplasmático liso expandido.

e) a água, em condições fisiológicas, depende de canal hidrofílico para sua passagem através da bicamada lipídica das membranas.

gabreal

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: