Publicado por: Djalma Santos | 11 de maio de 2017

TESTES SOBRE EVOLUÇÃO (12)

01. (PUCRS) A figura abaixo apresenta a variação das taxas anuais de sobrevivência de Geospiza fortis, nas ilhas Galápagos, em função da altura do bico, em anos de forte seca, os quais ocasionaram a redução de cerca de 85% da população.

01

Krebs, 2001 (dados aproximados).

Com base na interpretação da figura e em conhecimentos de biologia evolutiva, afirma-se:

I. Os indivíduos com maior altura de bico apresentaram maior sobrevivência.

II. A sobrevivência diferencial de fenótipos se caracteriza como o aspecto focal da teoria evolutiva de Darwin.

III. O gráfico exemplifica um processo seletivo do tipo estabilizador ou centralizador.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

02. (UCS) Em um novo estudo, publicado no Scientific Reports, cientistas afirmam ter encontrado um peixe que caminha como um anfíbio. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey encontraram a espécie rara escalando cachoeiras na Tailândia. Essas características não são vistas em nenhum outro peixe vivo e trazem novas evidências sobre a evolução das espécies.

02

Ao examinar a Cryptotora thamicola, os pesquisadores constataram que o peixe alternava os passos das “patas” traseiras com as frontais, realizando o mesmo movimento que os animais que andam sobre a terra. Além disso, a equipe conseguiu realizar uma impressão 3D da anatomia do peixe, revelando detalhes de seu esqueleto. Nos peixes comuns, a pélvis é composta por pequenos ossos e é utilizada apenas para evitar que eles girem em torno de si, servindo como um instrumento de equilíbrio. Na Cryptotora thamicola, no entanto, verificou-se que a pélvis é uma região complexa, com muitos ossos que são interligados com a espinha. Isso revelou a aproximação dessa espécie com os tetrápodes, que desenvolveram adaptações para conseguir caminhar firmemente sobre a superfície da terra. Esse processo dependeu da evolução da pélvis, que se conectou com a espinha e membros para garantir o movimento das patas, como se vê nas salamandras e em outros anfíbios. Seguindo um padrão evolucionista, os tetrápodes surgiram de uma única linhagem de peixes que conseguiu habitar o solo, utilizando o mesmo movimento alternado de patas – visto na rara espécie de peixe. “Esses resultados são significativos uma vez que representam o primeiro exemplo de adaptações comportamentais e morfológicas em um peixe vivo, que converge com as características apresentadas pelos tetrápodes”, explicou a equipe internacional de pesquisadores responsável pela descoberta.

Disponível em: <http://novataxa.blogspot.com.br/2016/03/cryptotora.html&gt;.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/ciencia/conheca-o-peixe-que-caminha-como-um-anfibio/&gt;. Acesso em: 10 ago. 16. (Parcial e adaptado.)

Tendo como referência as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa correta.

a) O nome científico do “peixe que caminha como um anfíbio”, de acordo com o modelo de Lineu, é binominal, e Cryptotora é seu epíteto específico.

b) O isolamento geográfico nas cachoeiras da Tailândia permitiu que a população de Cryptotora thamicola divergisse em características anatômicas de seus ancestrais tetrápodes.

c) O Siluriano é o período da Era Paleozoica compreendido aproximadamente entre 440 e 400 milhões de anos atrás. Nele ocorreu a proliferação dos peixes que dominaram de vez os ambientes aquáticos, motivo pelo qual é conhecido como “A Era dos Peixes”.

d) O grupo dos tetrápodes compreende os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos que, além de coluna vertebral segmentada e crânio, possuem simetria bilateral.

e) O fato de a Cryptotora thamicola conseguir caminhar como um anfíbio é uma consequência direta de um processo evolutivo não aleatório conhecido como deriva genética.

03. (UNICENTRO) A especiação via isolamento geográfico é um dos modos de multiplicação de espécies. A área que compreende a distribuição geográfica da espécie na população original pode fragmentar-se devido a alterações ambientais, por exemplo, climáticas. Supõe-se que na floresta tropical da Amazônia, um período de seca no passado resultou no recuo da floresta, que se transformou numa série de “ilhas” distintas que efetivamente isolaram muitas populações de seus vizinhos originais. Uma vez isoladas, estas populações se adaptaram às condições locais. Após um período de tempo não determinado, espécies novas poderão ter surgido e esse fato é ratificado:

a) pela origem de estruturas anatômicas distintas.

b) pela origem de indivíduo com tamanhos diferentes.

c) pela preferência distinta a alguns alimentos.

d) pelo isolamento reprodutivo que ocorre entre as diferentes populações.

04. (UEPG) Darwin, em sua teoria, considerou a existência de um parentesco generalizado entre as espécies, fato que obteve pouca aceitação em sua época. Para ele, as espécies estavam relacionadas evolutivamente, ou seja, compartilhavam um ancestral em algum ponto da sua história evolutiva. Assinale o que for correto em relação à teoria da seleção natural, os maiores problemas enfrentados por Darwin em sua época, ou fatos que não soube explicar.

01. Darwin errou ao descrever que os indivíduos de uma população diferem quanto a diversas características, inclusive aquelas que influem na capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes. Atualmente, é conhecido que todos os indivíduos das populações biológicas têm a mesma chance de sobrevivência e reprodução.

02. A teoria da herança por mistura, teoria de herança genética aceita na época, apresentava forte argumento contra o chamado Darwinismo. De acordo com a teoria da herança por mistura, uma nova característica, mesmo vantajosa, tenderia a se misturar com a característica antiga ao longo das gerações.

04. Os principais argumentos contra a teoria da seleção natural de Darwin era o pleno conhecimento da comunidade científica da época das leis de Mendel, da mutação e da recombinação genética.

08. O principal problema das propostas de Darwin era a falta de teorias que explicassem a origem e a transmissão das variações para dar um embasamento à teoria da seleção natural.

16. Em sua teoria, Darwin afirmou que a seleção natural é um processo aleatório, sem o favorecimento de uma variante fenotípica. Darwin também descreveu em sua teoria que a variabilidade genética de uma população é resultado dos processos de mutação e recombinação.

Soma das alternativas corretas:

05. (Unespar) “A origem das espécies” de Charles Darwin foi um dos maiores avanços das Ciências biológicas de todos os tempos, a ponto de ser dito que “nada na biologia faz sentido exceto à luz da evolução” (DOBZHANSKY, T. Biology, Molecular and Organismic. American Zoologist, v. 4, p. 443-452, 1964). No entanto, ainda hoje, há certa confusão sobre como se processa a evolução, mesmo entre os estudantes de Ciências Biológicas. Assim, assinale a única alternativa que não condiz com as ideias de Darwin.

a) Darwin referiu-se à evolução como: um processo de descendência com modificações.

b) Os organismos de uma mesma população não são idênticos, mas apresentam variações nos caracteres.

c) Todos os organismos descendem, com modificações, de ancestrais comuns.

d) Modificações do corpo dos organismos, adquiridas durante sua vida pelo uso ou desuso, são transmitidas aos seus descendentes.

e) A ação da seleção natural é a principal agente de modificações das variações individuais dos organismos.

06. (UEL) No início do século XIX, alguns naturalistas passaram a adotar ideias evolucionistas para explicar a diversidade do mundo vivo. Embora os teólogos naturais tivessem reconhecido a importância do meio ambiente e as adaptações dos organismos a ele, Jean-Baptiste Lamarck foi o primeiro a reconhecer a importância crucial do tempo para explicar a diversidade da vida. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma contribuição de Lamarck para o pensamento evolucionista da época, além do fator tempo.

a) Uma vez que, a cada geração, sobrevivem os mais aptos, eles tendem a transmitir aos descendentes as características relacionadas a essa maior aptidão para sobreviver.

b) Os indivíduos que sobrevivem e se reproduzem, a cada geração, são os que apresentam determinadas características relacionadas com a adaptação às condições ambientais.

c) Algumas características conferem a seus portadores vantagens para explorar o meio ambiente de forma a tornar a sobrevivência e a reprodução mais eficientes.

d) A variação casual apresenta-se em primeiro lugar e a atividade ordenada do meio ambiente vem posteriormente, ou seja, a variação independe do meio.

e) A adaptação é o inevitável produto final de processos fisiológicos requeridos pelas necessidades dos organismos de fazer face às mudanças de seu meio ambiente.

07. (Unisinos) De acordo com a Síntese Evolutiva Moderna (Neodarwinismo), vários fatores podem in­fluenciar o conjunto gênico de uma popula­ção. Esses fatores podem aumentar a varia­bilidade genética da população ou agir sobre as variações da população. Das alternativas abaixo, qual é composta apenas por fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida na população?

a) Seleção natural e migração.

b) Mutação gênica e seleção natural.

c) Mutação gênica e recombinação.

d) Seleção natural e recombinação.

e) Migração e recombinação.

08. (UDESC) Dentre os fatores evolutivos, a deriva genética é um dos mais interessantes por suas características. Analise as proposições sobre este fator evolutivo.

I. A deriva genética aumenta as frequências de mutações em uma população.

II. Para ocorrer a deriva genética é necessário o mesmo número de machos e fêmeas em uma população.

III. A deriva genética ocorre em populações pequenas.

IV. A deriva genética aumenta a variabilidade gênica de uma população.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa III é verdadeira.

b) Somente a afirmativa IV é verdadeira.

c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

09. (UNIPAR) A expansão e o domínio dos répteis durante a Era Mesozoica, incluindo o aparecimento dos dinossauros e sua ampla distribuição em diversos nichos do ambiente terrestre, podem ser atribuídos corretamente ao seguinte motivo:

a) As inúmeras vantagens sobre os anfíbios na competição pelo alimento.

b) O cuidado mais prolongado com a prole, garantindo proteção contra os predadores naturais.

c) O aparecimento de ovo com casca, capaz de evitar o dessecamento.

d) A extinção dos predadores naturais e consequente explosão populacional.

e) A abundância de alimento nos ambientes aquáticos abandonados pelos anfíbios.

10. (ACAFE) Origem evolutiva

Um fóssil com apenas 11 centímetros de comprimento e 250 milhões de anos pode ajudar a explicar a origem evolutiva de diversos grupos animais, como dinossauros, pterossauros (repteis voadores), aves e jacarés. O exemplar foi encontrado no município de São Francisco de Assis (RS) por uma equipe de cientistas de três universidades brasileiras: Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade do Vale do São Francisco. Os resultados de estudos sobre o material foram publicados na última semana no periódico cientifico Scientific Reports, do grupo Nature.

Fonte: Ciência Hoje, 14/03/2016.Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) De acordo com o darwinismo, as espécies são diferentes entre si, devido ao processo de mutação. As que forem aptas ou demonstrarem mais facilidade em sobreviver a determinados ambientes, se multiplicam, evoluem e seus descendentes serão os dominadores daquela região. Esse princípio é denominado seleção natural.

( ) De acordo com o Neodarwinismo, a mutação é o principal fator evolutivo, visto que sempre ocorre para que os indivíduos se adaptem melhor a um determinado ambiente.

( ) De acordo com a Teoria Sintética da Evolução, a seleção natural é apenas um dos mecanismos evolutivos conhecidos. Deriva genética, mutação, recombinação e fluxo genético são os outros, podendo agir de forma a reduzir ou aumentar a variação genética.

( ) Além dos fósseis, os órgãos vestigiais, a embriologia comparada, a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos, a homologia e a analogia são evidências e provas da Teoria da Evolução.

( ) A visão evolutiva explica que espécies semelhantes apresentam parentesco e originaram-se de antepassados comuns.

A sequência correta, de cima para baixo, e:

a) V – V – F – V – F.

b) F – V – F – F – V.

c) F – F – V – V – V.

d) V – F – V – F – V.

11. (Mackenzie) O avanço da medicina é responsável pelo aumento da expectativa de vida de muitas pessoas portadoras de genes que causam doenças graves. Assim, podemos dizer que a medicina:

a) vai contra a seleção natural, prejudicando a permanência da espécie humana.

b) vai contra a seleção natural, favorecendo a permanência da espécie humana.

c) vai contra o processo de mutação, prejudicando a permanência da espécie humana.

d) tem sido favorável à seleção natural, sendo positiva para a permanência da espécie humana.

e) tem sido favorável à ocorrência da mutação, favorecendo a permanência da espécie humana.

12. (UFJF) Recentemente, uma nova espécie de caramujo aquático foi descrita para a América do Norte. Os pesquisadores estavam estudando o que acreditavam se tratar de duas populações de uma espécie bem conhecida, quando observaram que os indivíduos da população “A” apresentavam características morfológicas diferentes daquelas observadas nos indivíduos da população “B”. Para confirmar que a população ‘A’ representava uma nova espécie, os pesquisadores analisaram e compararam o DNA dos indivíduos provenientes das duas populações e provaram, através de experimentos de laboratório, que esses indivíduos não são capazes de se acasalar. As diferenças observadas no DNA e o fato de os indivíduos das duas populações não terem acasalado e, portanto, não gerarem descendentes férteis foram interpretados pelos cientistas como provas de que essas duas populações correspondem a duas espécies diferentes.

I. O mecanismo de isolamento reprodutivo entre as populações de caramujos poderia ser do tipo pré-zigótico, já que os indivíduos não foram capazes de se acasalar.

II. Duas populações que se encontram em alopatria podem se tornar espécies diferentes ao longo do tempo devido à manutenção do fluxo gênico.

III. Através de mutações no DNA e ausência de fluxo gênico, alelos diferentes vão sendo fixados nas duas populações levando à formação de duas espécies diferentes.

IV. O isolamento geográfico pode resultar em mudanças no fenótipo, que tornam os indivíduos incompatíveis para a reprodução.

V. O isolamento reprodutivo pode ocorrer em consequência do isolamento geográfico e ausência de fluxo gênico entre populações alopátricas.

Assinale a opção com as afirmativas corretas:

a) somente I, II, V.

b) somente I, II, III, IV.

c) somente I, III, IV, V.

d) somente III, IV, V.

e) I, II, III, IV e V.

13. (UNESP) Na figura estão representados exemplares de peixes, de aves e de mamíferos.

13

As semelhanças de formato dos corpos e dos membros locomotores nos animais representados decorrem:

a) da mutação que ocorre nos indivíduos em resposta às exigências adaptativas de ambientes com diferentes características, o que leva à irradiação adaptativa.

b) da ação da seleção natural atuando sobre indivíduos em ambientes com diferentes características, o que leva à convergência adaptativa.

c) da ação da seleção natural atuando sobre indivíduos em ambientes com as mesmas características, o que leva à convergência adaptativa.

d) da mutação que ocorre casualmente em indivíduos que vivem em ambientes com as mesmas características, o que leva à irradiação adaptativa.

e) da ação da deriva genética, que permite a fixação de diferentes fenótipos em ambientes com diferentes características, o que leva à convergência adaptativa.

14. (UEM) Um fato marcante na evolução humana foi o desenvolvimento da agricultura e da agropecuária. Acredita-se que mamíferos foram domesticados como fonte de reserva de carne e leite. Uma mutação genética teria tornado o adulto humano “tolerante” ao leite, sendo tal mutação selecionada ao longo de gerações, permitindo assim seu consumo e sua digestão pelos adultos. Atualmente, a maioria dos humanos adultos são tolerantes à lactose. Com base no exposto e em assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01. O texto aborda o surgimento, por mutação, da enzima galactase em humanos adultos.

02. O texto aborda uma interpretação da teoria sintética da evolução, onde uma modificação casual foi selecionada e mantida na população.

04. O texto aborda o surgimento de uma mutação somática.

08. O texto aborda o surgimento de alterações do código de bases nitrogenadas, originando um alelo que teve sua frequência aumentada na população.

16. O texto aborda os mecanismos de especiação.

Soma das alternativas corretas:

15. (Unitau) O desenvolvimento de novas espécies é denominado, pelos evolucionistas, de especiação. Esse fenômeno pode se dar pelo surgimento de alterações gradativas em uma única espécie, alterando seu genoma e convertendo-a em uma outra espécie. Alternativamente, quando duas populações de uma espécie se tornam reprodutivamente isoladas, acabam por se diferenciar uma da outra, o que resulta em duas espécies distintas. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os nomes desses dois processos de especiação.

a) Embriogênese e cladogênese.

b) Angiogênese e cladogênese.

c) Anagênese e angiogênese.

d) Criogênese e angiogênese.

e) Anagênese e cladogênese.

16. (UNICAMP) O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, onde se observa que:

16

a) homens e gibões (Hylobatidae) não possuem ancestral comum.

b) homens, gorilas (Gorilla) e orangotangos (Pongo) pertencem a famílias diferentes.

c) homens, gibões e chimpanzés (Pan) possuem um ancestral comum.

d) homens, orangotangos (Pongo) e gibões (Hylobatidae) são primatas pertencentes à mesma família.

17. (Unimontes) Eco-de-extinção é um processo que tem o objetivo de usar o modelo genômico de um organismo extinto como guia para produzir uma população ideal substituta de organismos para assumir o papel ecológico desse organismo extinto. Dessa forma, o dogma central da eco-de-extinção pode ser entendido como: genótipo > fenótipo > ecótipo. A figura abaixo ilustra métodos de extinção. Analise-a.

17

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a afirmativa correta.

a) O produto de eco-de-extinção é uma duplicata de uma espécie extinta e desempenha um papel ecológico igual ao de seus parentes.

b) A adaptação do produto da eco-de-extinção não necessita de interações com outros organismos.

c) O resultado obtido em I pode contribuir para a comunicação social do animal e para confundir predadores.

d) O processo II é considerado hibridização natural.

18. (FUVEST) Os primeiros vertebrados que conquistaram definitivamente o ambiente terrestre foram os (I), que possuem (II), aquisição evolutiva que permitiu o desenvolvimento do embrião fora da água. Indique a alternativa que completa corretamente essa frase.

18

19. (PUC-RIO) A Figura abaixo representa a distribuição geográfica atual de quatro espécies de um gênero de lagartos (A, B, C e D) e sua relação filogenética.

19

Que tipo de especiação é o mais provável de ter ocorrido?

a) Simpátrica.

b) Alopátrica.

c) Parapátrica.

d) Peripátrica.

e) Coespeciação.

20. (UERJ) No processo evolutivo de algumas espécies de primatas, destacam-se diferentes formas de movimentação e de distribuição da musculatura, conforme se observa a seguir.

20

Em relação aos demais primatas, a diferença na distribuição da musculatura da espécie humana favoreceu a seguinte atividade:

a) ocupação das árvores.

b) alimentação herbívora.

c) locomoção quadrúpede.

d) manipulação de objetos.

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: