Publicado por: Djalma Santos | 18 de maio de 2017

TESTES DE EMBRIOLOGIA (6)

01. (UENP) Com base nos conhecimentos sobre embriologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) No estágio de gástrula, na maioria das espécies, os blastômeros reorganizam-se em três conjuntos de células: ectoderma, mesoderma e endoderma.

( ) A placenta é um anexo embrionário que elimina gás carbônico e excreções do embrião.

( ) A gestação de gêmeos ocorre quando um ovócito é fecundado por dois espermatozoides.

( ) Nidação é o processo de implantação do embrião no útero.

( ) A ação da gonadotrofina coriônica no corpo-amarelo ovariano mantém elevadas as taxas de estrógeno e progesterona no sangue da gestante.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, F.

b) V, F, V, F, F.

c) V, F, F, V, V.

d) F, V, V, F, V.

e) F, F, V, V, F.

02. (UNICENTRO)

Estudando o desenvolvimento embrionário, um aluno se deparou com a imagem destacada. Analisando-a atenciosamente e com os conhecimentos sobre o assunto, é possível afirmar:

a) A fase embrionária, em destaque, ocorre imediatamente após a blastulação.

b) Ela pode ser encontrada em todos os triblásticos.

c) O tubo neural, em destaque, é originado do sistema nervoso.

d) Ela não possui a formação dos somitas nem de músculos.

e) A notocorda pode ser usada como critério taxonômico.

03. (UEL) Observe a charge a seguir e responda esta questão.

Na charge, existe a dúvida do que é esquerda e do que é direita, porém um dos mais importantes fenômenos do processo embrionário dos animais é o desenvolvimento dos três eixos corporais, entre os quais o eixo direito esquerdo. Com raras exceções, todo embrião animal desenvolve esses eixos embrionários, que definem a estrutura corporal do futuro organismo. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, em que momento, nos seres humanos, o eixo direito-esquerdo é definido durante o desenvolvimento embrionário.

a) Durante a fase de clivagem.

b) Durante a formação da blástula.

c) Na gastrulação.

d) Na histogênese.

e) No estágio de mórula.

04. (UEM) Durante a fase do desenvolvimento embrionário humano, ocorre a diferenciação e a especialização de funções das células que formarão os tecidos do indivíduo. Sobre este assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Nos humanos, o primeiro tecido a ser formado no período da gástrula é a mesoderme, que originará a epiderme.

02. Todas as células do organismo se originam a partir da célula ovo ou zigoto e são diferenciadas uma das outras devido à meiose que ocorre no período embrionário.

04. A diferenciação e a especialização de funções gera maior eficiência às células e aos tecidos, entretanto gera também uma interdependência e, desta forma, a necessidade de comunicação entre elas.

08. A pele humana é um exemplo de tecido epitelial de revestimento.

16. A matriz extracelular componente dos tecidos é produzida pelos lisossomos e pelos peroxissomos das células do próprio tecido.

Soma das alternativas corretas:

05. (PUC-CAMPINAS) Os embriões de certos animais, I e II, no interior de ovos com casca, produzem amônia, que é transformada em ácido úrico armazenado em uma estrutura denominada III. A frase acima estará correta se I, II e III forem, respectivamente, substituídos por:

a) anfíbios, répteis e cório.

b) anfíbios, répteis e alantoide.

c) répteis, aves e cório.

d) répteis, aves e alantoide.

e) aves, mamíferos e âmnio.

06. (UEPG) O esquema representativo a seguir descreve etapas do desenvolvimento do anfioxo. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje.

15a ed. Volume 1. Editora Ática. São Paulo, 2010.

01. A segmentação do anfioxo é holoblástica e igual. A mórula (A) transforma-se em blástula (B), que sofre invaginação e origina a gástrula (C), resultando em duas camadas de células, a ectoderme (1) e a endoderme (3).

02. A partir da endoderme (7), formam-se as glândulas, o sistema nervoso e os músculos.

04. Nos protostômios, o blastóporo (2) origina a boca e, nos deuterostômios, origina o ânus.

08. D = gástrula; 5 = tubo neural; 6 = notocorda; 7 = pulmões; 8 = boca.

16. O tubo neural (6) e a notocorda (5) formam-se apenas nos cordados. Nos vertebrados, a notocorda é substituída pela coluna vertebral e o tubo neural origina o sistema nervoso.

Soma das alternativas corretas:

07. (Unitau) O gameta feminino, além de carregar o material genético da fêmea, pode carregar outros componentes, como proteínas, ribossomos, RNAs e vitelo, dentre outras moléculas. A posição e a distribuição do vitelo nos ovos são utilizadas como itens na classificação dos tipos de ovos produzidos pelos indivíduos das espécies. Assinale a alternativa que relaciona corretamente o tipo de ovo com o grupo de animais, além do padrão de quantidade e de distribuição do vitelo existente no ovo.

08. (PUC-SP) Observe atentamente a ilustração a seguir, que representa diversos estágios do desenvolvimento de um sapo.

Na ilustração acima, segmentação, neurulação e gametogênese ocorrem, respectivamente, nas etapas representadas pelos algarismos:

a) I, III e V.

b) V, VI e I.

c) II, III e IV.

d) II, IV e VI.

09. (CATÓLICA SC)

Leia o texto a seguir. Cientistas criam “miniestômagos” em laboratório

Eles serão uma importante ferramenta para pesquisas sobre doenças como úlcera, câncer ou diabetes, além de testar a reação do órgão a medicamentos A partir de células-tronco, cientistas criaram os primeiros “miniestômagos” em laboratório. São pequenos aglomerados de tecido gástrico que contêm células em estágio inicial, como uma versão em miniatura do estômago. Essa será uma importante ferramenta para auxiliar em pesquisas sobre doenças como úlcera, câncer ou diabetes, além de testar a reação do órgão a medicamentos. O estudo, descrevendo como os cientistas fabricaram o tecido, foi publicado nesta quarta-feira na revista Nature. “Até agora, não havia uma forma adequada de estudar doenças estomacais em humanos”, afirmou o médico Jim Wells, do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, em Ohio, e líder do estudo. “O estômago humano é muito diferente do de outros animais. As células diferenciadas e sua estrutura e arranjo nos nossos tecidos estomacais desenvolvidos em laboratório foram virtualmente idênticos ao que encontraríamos normalmente no estômago”, prosseguiu. Por ter o desenvolvimento embrionário igual ao humano, o tecido in vitro é melhor que o modelo animal de ratos, usado até então. Essa etapa é fundamental para identificar processos bioquímicos relacionados a doenças como obesidade ou diabetes.

Adaptado de: . Acesso em: 22/11/14.

Suponha que os embriões de onde as células foram retiradas para a construção desse “miniestômago” já possuíam os três tecidos embrionários. Assinale a afirmativa que mostra o(s) tecido(s) que poderia(m) ser utilizado(s).

a) A ectoderme.

b) A endoderme.

c) Tanto a ectoderme quanto a endoderme.

d) A mesoderme.

e) Tanto a mesoderme quanto a ectoderme.

10. (UFAM) Durante o desenvolvimento embrionário, algumas estruturas endócrinas derivam a partir do tecido nervoso. Assinale a alternativa que apresenta estas estruturas:

a) Ovário e timo.

b) Pâncreas e fígado.

c) Estômago e coração.

d) Tireoide e testículos.

e) Medula adrenal e hipófise posterior.

11. (UEA) Ao longo do desenvolvimento embrionário dos vertebrados, algumas fases se caracterizam pelo arranjo e diferenciação celular das estruturas do embrião. No desenvolvimento embrionário, há mais células diferenciadas:

a) na blástula do que na nêurula.

b) na mórula do que na blástula.

c) na nêurula do que na blástula.

d) na gástrula do que na nêurula.

e) na mórula do que na gástrula.

12. (FACTO) Os embriões possuem um conjunto de membranas que não fazem parte do corpo e não originam nenhuma estrutura do organismo, sendo denominados anexos embrionários. Em relacao ao ser humano, responda nos itens abaixo a única resposta correta sobre os anexos embrionários.

a) O âmnio e uma membrana que recobre o embrião, apresentando função protetora contrachoques mecânicos e desidratação.

b) O cório participa da alimentação, circulação e excreção do embrião e origina-se do saco vitelínico e do alantoide, sendo envolvido pelo âmnio.

c) No alantoide são formadas as celulas sanguíneas no começo do desenvolvimento, onde posteriormente diminui seu tamanho até desaparecer.

d) O saco vitelino e a membrana mais externa, que ajuda na implantação do embrião no útero.

e) A placenta e uma fina membrana originada entre a ectoderme e a mesoderme, sendo preenchida pelo líquido amniótico, ocorrendo também em aves e repteis.

13. (IFMT)

CIENTISTAS OBTÉM VISÃO INÉDITA DE INÍCIO DA VIDA EM EMBRIÕES

Cientistas do Reino Unido e Estados Unidos criam embriões humanos de duas semanas em laboratório pela primeira vez, simulando quimicamente o ambiente do útero. O estudo permitiu que pesquisadores observassem em embriões com dez dias a formação do epiblasto, uma aglomeração bem pequena e crucial de células, enquanto as células ao seu redor se encarregam dos anexos embrionários.

(Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/cientistas-obtem-visao-inedita-de-inicio-da-vida-em-embrioes,5ab130676efbb56a0ed55f001d6813f3j0edqowe.html. Acessado em ago. 2016).

Com relação à temática apresentada no texto, assinale a afirmativa correta.

a) A implantação do embrião no útero, ocorre imediatamente após a formação do zigoto.

b) O epiblasto está diretamente relacionado à formação da cavidade amniótica do âmnio.

c) O epiblasto é formado na fase do desenvolvimento embrionário, denominado organogênese.

d) O espessamento do endométrio é mantido por ação do hormônio folículo estimulante.

e) Os primeiros anexos embrionários formados são o alantoide, a placenta e o saco vitelínico.

14. (UFPR) Um biólogo mensurou a massa de componentes do ovo de um réptil durante seu desenvolvimento, desde o dia da postura até o momento da eclosão. Ao longo das medidas, o que se espera que tenha ocorrido, respectivamente, com a massa do embrião, do vitelo e do alantoide?

a) Aumento – redução – aumento.

b) Aumento – aumento – redução.

c) Aumento – redução – redução.

d) Redução – redução – aumento.

e) Redução – aumento – redução.

15. (UNIOESTE) Com relação ao desenvolvimento embrionário dos animais, assinale a alternativa correta.

a) Os amniotas que possuem o anexo embrionário denominado âmnio são os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.

b) Nos vertebrados, a ectoderma dará origem ao sistema nervoso central e a notocorda dará origem à coluna vertebral.

c) Os animais diblásticos são caracterizados por possuírem dois folhetos germinativos: a ectoderma e a mesoderma.

d) Na segmentação holoblástica desigual há a formação de micrômeros no polo animal e macrômeros no polo vegetativo.

e) Todos os animais triblásticos são celomados, ou seja, possuem cavidade corporal totalmente revestida por mesoderma.

16. (UEPG) O embrião dos répteis e das aves está protegido por um ovo com casca. Os anexos embrionários auxiliam o desenvolvimento do embrião. Assinale o que for correto sobre as características destas estruturas.

01. O córion tem função excretora, permitindo a eliminação do excesso de ureia presente nos embriões de aves. Além disso, por ser o anexo mais externo, também protege o embrião contra choques mecânicos.

02. O alantoide recebe as excretas do embrião, retira oxigênio do ar, elimina gás carbônico, e ainda, retira cálcio da casca do ovo.

04. O saco vitelínico participa de eventos de trocas gasosas entre o meio ambiente e o embrião, principalmente por meio de poros existentes na casca de ovos de repteis e aves.

08. O âmnio contém um líquido que protege o embrião contra choques mecânicos e evita o seu dessecamento. Essa estrutura foi importante para a conquista do ambiente terrestre pelos répteis, pois permitiu o desenvolvimento embrionário fora do ambiente aquático.

Soma das alternativas corretas:

17. (UNICENTRO) Entre os animais, podem-se encontrar ovos oligolécitos e ovos telolécitos. A quantidade e a distribuição de vitelo presentes nesses dois tipos de ovos são responsáveis pela diferença no desenvolvimento embrionário dos animais. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a característica do desenvolvimento embrionário determinada por essa diferença.

a) Tipo de clivagem.

b) Presença de celoma.

c) Presença de notocorda.

d) Presença de tubo neural.

e) Número de folhetos embrionários.

18. (UPF) Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas especiais que derivam dos folhetos embrionários, mas que não fazem parte do corpo do embrião: são os anexos embrionários. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta o anexo embrionário e sua respectiva função, que permitiu aos animais terrestres citados desenvolverem seus embriões fora do ambiente aquático.

a) Córion – possibilitar as trocas gasosas entre o embrião e o meio.

b) Âmnio – proteger o embrião contra a dessecação e choques mecânicos.

c) Placenta – realizar trocas de substâncias entre o embrião e a mãe.

d) Saco vitelínico – armazenar nutrientes para o embrião.

e) Alantoide – armazenar as excreções produzidas pelo embrião.

19. (UFU) As figuras a seguir representam o processo das clivagens iniciais do desenvolvimento embrionário em três organismos diferentes (I, II e III).

Qual alternativa apresenta a associação correta entre os processos de clivagens e o organismo correspondente?

a) I – répteis; II – mamíferos; III – peixes.

b) I – anfíbio; II – aves; III – artrópodes.

c) I – artrópodes; II – répteis; III – aves.

d) I – aves; II – artrópodes; III – mamíferos.

20. (UFLA) A lubrificação da superfície fetal de um mamífero é feita pelo líquido presente no:

a) Cório.

b) Âmnio.

c) Alantoide.

d) Saco vitelino.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: