Publicado por: Djalma Santos | 18 de maio de 2017

TESTES DE SISTEMA ENDÓCRINO (IV)

01. (PUC-SP) Um experimento foi conduzido para verificar a influência de um hormônio da tireoide sobre o metabolismo celular. Para isso, foram obtidas células hepáticas (hepatócitos) de ratos cujos níveis sanguíneos do hormônio foram previamente classificados como baixos, normais ou elevados. Sob condições controladas, foi medida a taxa de consumo de oxigênio de cada um dos três grupos de células, e o resultado está representado no gráfico a seguir.

Os resultados desse experimento permitem concluir que, nos hepatócitos dos ratos estudados,

a) o hipertireoidismo eleva o consumo de oxigênio na etapa citoplasmática da respiração celular.

b) o hipotireoidismo acelera a produção de ATP.

c) o hipertireoidismo estimula a fosforilação oxidativa.

d) o hipotireoidismo torna a cadeia respiratória um processo anaeróbio.

02. (IFNMG) Sobre o sistema endócrino humano, analise as afirmativas a seguir:

I. A paratireoide é a glândula produtora do hormônio calcitonina, responsável pela regulação das taxas de cálcio do sangue.

II. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.

III. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos a partir de células beta do pâncreas, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue, com efeitos hiperglicemiante e hipoglicemiante, respectivamente.

IV. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o folículo estimulante e a prolactina, além de controlar o funcionamento da tireoide através da produção do hormônio TSH.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) apenas I e II.

b) apenas II e IV.

c) apenas II e III.

d) apenas III e IV.

03. (UFAM) Nos animais, as moléculas sinalizadoras se ligam a receptores na célula alvo, desencadeando respostas específicas nessa célula. Sobre a biossinalização, assinale a alternativa correta:

a) Reguladores locais são secretados pelas células sinalizadoras e atingem as células alvo em curtas distâncias. Um dos tipos de sinalização desencadeado por reguladores locais é o neuroendócrino.

b) Um hormônio é reconhecido pela sua especificidade de resposta, mesmo tendo como alvo, células diferentes.

c) Na sinalização endócrina, os hormônios secretados pelas células sinalizadoras atingem a célula alvo pelo sangue. Uma função associada a esse tipo de sinalização é a manutenção da homeostasia do organismo.

d) A insulina é produzida pelo pâncreas e em quantidade bem menos expressiva, pela hipófise anterior. A insulina atua reduzindo o nível de glicose no sangue.

e) Uma das funções do FSH (follicle stimulating hormone) é o estímulo da contração das células musculares uterinas e das glândulas mamárias.

04. (UFPA) O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.

(in: Diabetes Mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 64 p. – Cadernos de Atenção Básica, n. 16).

Sabe-se que em indivíduos normoglicêmicos (glicose ou açúcar no sangue em níveis normais) ocorrem variações na glicemia durante o dia, que aumenta logo após a ingestão de alimentos e diminui depois de algum tempo sem comer. A elevação constante da glicose no sangue pode ser sinal de diabetes. A respeito desse assunto, a afirmativa correta é:

a) Nos indivíduos não diabéticos, a glicemia aumenta logo após uma refeição e diminui entre as refeições por ação do tempo, pois a glicose é normalmente excretada do corpo através da urina.

b) Nos indivíduos não diabéticos, a glicemia aumenta logo após uma refeição e diminui entre as refeições, pois os açúcares ingeridos e digeridos são absorvidos pelo sangue no intestino delgado. Por efeito da insulina, a glicemia se reduz, porque parte da glicose do sangue é conduzida para as células do corpo.

c) Em indivíduos com diabetes melito, a glicemia elevada (hiperglicemia) é constante, pois há uma falência no sistema de transporte de açucares para os rins.

d) Em todos os casos de diabetes, ocorre destruição das células beta, responsáveis por produzir a insulina nas ilhotas do pâncreas.

e) A insulina é sempre utilizada para controle; não é necessária para a sobrevivência dos pacientes.

05. (UNESP) Um hormônio foi injetado na circulação sanguínea de uma pessoa. O gráfico mostra como a concentração de cálcio no sangue variou ao longo do tempo após a injeção.

É correto afirmar que o hormônio injetado na circulação sanguínea dessa pessoa foi:

a) o glucagon.

b) a tiroxina.

c) o paratormônio.

d) a calcitonina.

e) a aldosterona.

06. (UFU) João teve um tumor na tireoide e precisou remover, integralmente, essa glândula. Ele faz reposição hormonal via medicamentos. Caso não fizesse o tratamento, qual seria seu comprometimento?

a) Diminuição da concentração de glicose no sangue.

b) Diminuição da taxa metabólica basal.

c) Aumento dos ritmos cardíaco e respiratório.

d) Aumento da síntese de testosterona.

07. (PUCRS) O pâncreas é o órgão responsável pela produção de hormônios como a insulina e o glucagon. Sobre esses dois hormônios, é correto afirmar que:

a) a insulina é um hormônio hiperglicemiante, pois aumenta os níveis de glicose dentro das células.

b) o glucagon é um hormônio hipoglicemiante, pois diminui os níveis de glicose na circulação.

c) o glucagon promove o catabolismo das moléculas de glicogênio armazenadas no pâncreas em casos de jejum prolongado.

d) moléculas de lipídeos tendem a competir com a insulina pelo seu receptor em indivíduos com sobrepeso.

e) verifica-se produção de insulina em indivíduos com diabetes do tipo 1, mas não do tipo 2.

08. (UEM) A insulina, produzida e secretada pelo pâncreas, estimula a absorção de glicose pelas células musculares esqueléticas, pelos hepatócitos e pelas células do tecido adiposo. Considerando o exposto e assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01. O glucagon tem efeito contrário à insulina, estimulando a liberação de glicose nas células musculares esqueléticas, nos hepatócitos e nas células do tecido adiposo.

02. A glicose absorvida após o estímulo gerado pela insulina será igualmente utilizada pelas células musculares esqueléticas, pelos hepatócitos e pelas células do tecido adiposo.

04. O pâncreas é uma glândula endócrina e exócrina.

08. As células citadas no comando da questão são estimuladas pela insulina por possuírem receptores de membrana para insulina, proteínas integrais de membrana sintetizadas pelo retículo endoplasmático rugoso.

16. A insulina é sintetizada pelo retículo endoplasmático rugoso, transportada em vesículas ao complexo golgiense e à membrana plasmática, sendo secretada por exocitose.

Soma das alternativas corretas

09. (UFLA) O hormônio que apresenta iodo em sua composição e regula o desenvolvimento dos vertebrados denomina-se:

a) Tiroxina.

b) Glucagon.

c) Oxitocina.

d) Vasopressina.

10. (UNAMA) “… Algumas mulheres muito produtivas, não só mental como fisicamente, têm uma antecipação da menopausa. Acredita-se que o mesmo fator interfira na produção de outros hormônios como o da glândula tireoide…”

(Fragmentos extraídos de “O LIBERAL”, de 05.03.2006).

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. Tanto a menopausa como o funcionamento da glândula tireoide estão na dependência da função da adenoipófise.

II. Apenas a menopausa depende dos hormônios liberados, ou não, pela adenoipófise.

III. A glândula tireoide exerce sua atividade independente de hormônios produzidos pela adenoipófise.

O correto está em:

a) Somente I.

b) Somente II.

c) Somente III.

d) I, II e III.

11. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.

A bomba de infusão de insulina, que causa conforto ao usuário, é um equipamento pequeno e portátil que auxilia a terapia para liberação de insulina, hormônio que controla a glicose no sangue. Tal equipamento de tamanho aproximado de um telefone celular libera a insulina por meio de um pequeno tubo e uma cânula (conhecidos como o conjunto de infusão) colocados sob a pele. A quantidade de insulina liberada pode ser adaptada para satisfazer as necessidades humanas diárias do hormônio.

Modificado de: http://www.medtronicbrasil.com.br/yourhealth/diabetes/device/insulin-pump/what-is-it/. Acesso:16/09/2016.

Sobre o hormônio citado no Texto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Impede a entrada da glicose, que está no sangue, nas várias celulas do corpo, como a dos músculos e as do tecido adiposo.

II. E produzido na parte endócrina do pâncreas, pelas celulas do tipo beta.

III. Provoca o aumento do nível de glicose no sangue pela transformação do glicogênio do fígado.

IV. Tem ação hipoglicemiante porque diminui o nível de glicose no sangue.

V. Sua ausência ou deficiência aumenta o nível de glicose no sangue e causa a diabetes do Tipo 1 ou diabetes melito.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I, III e V.

b) II, III e IV.

c) II, IV e V.

d) III, IV e V.

e) I, II, III, IV e V.

12. (COVEST) O sistema nervoso e o sistema endócrino transmitem informações elétricas ou químicas para coordenar e regular as funções orgânicas, integrando o funcionamento do organismo. No que se refere a essa ação integradora dos sistemas nervoso e endócrino, analise as proposições seguintes.

I   II

0 0 – As ações do sistema nervoso central e do sistema endócrino são coordenadas por uma glândula de primeiro nível, conhecida como hipófise.

1 1 – Os hormônios possuem ação difusa em relação aos neurotransmissores, que atuam de forma mais localizada.

2 2 – O hipotálamo tem ação integradora dos dois sistemas, influenciando tanto as funções neurais quanto as funções endócrinas.

3 3 – A hipófise secreta hormônios reguladores que controlam outras glândulas. O cortisol é um exemplo disso.

4 4 – O hormônio ACTH faz parte da cadeia hormonal que atua em situações de estresse.

13. (UNIFOR) Leninha era uma menina baixinha, com músculos bem hipertrofiados e com muitas espinhas no rosto. Além destas características, todos na faculdade começaram a observar o aparecimento de muitos pelos no rosto. E assim, vários eram os comentários: “ela toma é bomba”… “parece a mulher barbada”… “deve usar anabolizante”… Provavelmente, os pelos no rosto de Leninha são devidos às altas concentrações de:

a) FSH sanguíneas estimuladas pelo estradiol presente no anabolizante.

b) LH presentes nos anabolizantes utilizados geralmente por atletas de fisiculturismo.

c) adrenalina nos anabolizantes que aceleram o metabolismo celular.

d) testosterona exógenas que estimulam o desenvolvimento de características secundárias.

e) insulina sanguíneas estimuladas pelo armazenamento de glicogênio.

14. (UFES) A hipófise produz e secreta uma série de hormônios que têm ação em órgãos distintos, sendo, portanto, considerada a mais importante glândula do sistema endócrino humano. Sobre os hormônios hipofisários, é correto afirmar que:

a) O FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.

b) A vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipófise, é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais.

c) O hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) é um esteroide secretado pela adeno-hipófise e exerce efeito inibitório sobre o córtex adrenal.

d) O comportamento maternal e a recomposição do endométrio, após o parto, ocorrem sob a influência do hormônio prolactina.

e) O hormônio luteinizante atua sobre o ovário e determina aumento nos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) após a ovulação.

15. (UDESC) Os seres humanos possuem diversas glândulas endócrinas, algumas delas podem inclusive produzir mais de um tipo de hormônio.

Associe o hormônio à glândula.

Coluna A

I. Prolactina.

II. Adrenalina.

III. Progesterona.

IV. Tiroxina.

V. Insulina.

Coluna B

(   ) Suprarrenal.

(   ) Pâncreas.

(   ) Tireoide.

(   ) Ovários.

(   ) Hipófise.

Assinale a alternativa que indica a associação correta, de cima para baixo.

a) III – IV – II – I – V.

b) II – V – IV – III – I.

c) I – III – IV – II – V.

d) V – II – I – III – IV.

e) II – IV – V – III – I.

16. (PUC-PR) O pâncreas é uma glândula mista que apresenta regiões de função endócrina denominadas de ilhotas de Langerhans; nessas ilhotas existem células alfa produtoras de glucagon, células beta produtoras de insulina, células delta que produzem somatostatina e células PP, que produzem um polipeptídeo pancreático. É conhecido que a insulina e o glucagon atuam regulando a glicemia (taxa de glicose no sangue). Os hormônios agem através de receptores específicos de alta afinidade. Um dos distúrbios típicos de glicemia é a diabetes mellitus, tipo I (diabetes mellitus insulinodependente) e tipo II (as células são resistentes à ação da insulina). O controle da glicemia ocorre da seguinte maneira:

Suponha que uma pessoa seja diabética tipo I e não esteja fazendo o controle da doença. Ela ingeriu carboidratos como amido, sacarose e lactose. Após a digestão e absorção dos carboidratos, espera-se que:

a) Ocorra o bloqueio das células alfa e a estimulação das células beta, provocando a glicogenólise e a hipoglicemia.

b) Seja liberado glucagon na corrente sanguínea, ocorrendo a glicogenólise e a hipoglicemia.

c) Aconteça a ligação entre insulina e os receptores específicos de membrana que facilitam a entrada de glicogênio nos hepatócitos do fígado.

d) Não ocorra a liberação de insulina (pelas células beta do pâncreas), promovendo hiperglicemia e gliconeogênese.

e) Aconteça uma redução da sensibilidade dos tecidos à insulina, promovendo a hipoglicemia.

17. (UNIVERSIDADA CATÓLICA SC) O uso excessivo e indiscriminado de remédios à base de corticoide é a causa principal (e evitável) de síndrome de Cushing. Afora esses casos, o diagnóstico de hipercortisolismo e a identificação de sua causa está, sem dúvida, entre as tarefas mais difíceis enfrentadas pelos endocrinologistas. (…)

Sinais e sintomas da síndrome de Cushing: Ocorre um aumento e redistribuição da gordura corporal, com obesidade abdominal (visceral), face em forma de “lua cheia”, giba costal (acúmulo de gordura na parte superior das costas) e membros relativamente magros (hipotrofia muscular). Os pacientes também desenvolvem pele com acne e estrias vinhosas, aumento de pelos fora das localizações habituais (hirsutismo), irregularidades menstruais, fraqueza, osteoporose, pressão alta, diabetes, predisposição a infecções e sintomas psicológicos como depressão ou psicose. Em crianças, pode provocar parada do crescimento.

Fonte: Acesso em: 18/12/2014.

O cortisol, hormônio cujo desequilíbrio é responsável pela doença de Cushing, é produzido pela mesma região e glândula que o(s) hormônio(s):

a) Adrenalina e noradrenalina.

b) Glucagon.

c) Ocitocina.

d) ADH.

e) Aldosterona.

18. (UEM) Os hormônios são compostos orgânicos produzidos por células isoladas ou por glândulas endócrinas e, quando liberados no sangue, são capazes de estimular ou inibir o funcionamento de um órgão. Sobre este assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. As paratireoides localizam-se na base do encéfalo, armazenam e liberam hormônios produzidos no hipotálamo e produzem os hormônios gonadotrópicos.

02. O hormônio antidiurético (ou vasopressina), produzido nas glândulas suprarrenais, atua sobre os rins promovendo a formação de grande quantidade de urina.

04. A tireoide, localizada na região anterior do pescoço, produz hormônios com iodo em sua composição, que atuam sobre a taxa metabólica basal.

08. A oxitocina é produzida na neurohipófise, sendo responsável pela contração da musculatura uterina, e estimula a liberação do leite durante a amamentação.

16. A deficiência na produção de tiroxina causa hipotireoidismo, o que leva a pessoa a ser pouco ativa, a ganhar peso, e a apresentar pele fria.

Soma das alternativas corretas:

19. (PUC-Campinas) Apesar do automatismo da contração cardíaca, o pulsar do coração também é regulado por mediadores químicos capazes de alterar o ritmo dos batimentos. O mediador químico que acelera e o que diminui o ritmo cardíaco são, respectivamente, a:

a) Acetilcolina e a adrenalina.

b) Acetilcolina e a ocitocina.

c) Ocitocina e a acetilcolina

d) Adrenalina e a acetilcolina.

e) Adrenalina e a ocitocina.

20. (UNIMONTES) Geralmente, alterações no sistema endócrino criam um amplo quadro de sinais e sintomas que, em conjunto com exames laboratoriais e de imagem, auxiliam no diagnóstico de uma determinada doença. O quadro abaixo apresenta alguns sinais e sintomas característicos de uma doença. Analise-o.

Tomados no seu conjunto, é correto afirmar que a doença em questão é:

a) Dengue.

b) Hipertensão arterial.

c) Hipertireoidismo.

d) Hepatite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: