Publicado por: Djalma Santos | 18 de maio de 2017

TESTES DE ZOOLOGIA (19)

01. (UPE) Observe a figura com os cortes transversais do corpo de animais triblásticos (representados por números romanos; os números em arábico correspondem aos folhetos embrionários e às cavidades) e alguns exemplares (representados por letras).

Assinale a alternativa que apresente a correta correspondência entre os cortes, seu detalhamento e os exemplos de animais.

a) I-acelomado; 1-endoderma, 2-mesoderma, 3-celoma, 4-ectoderma; os anelídeos o representam em B – minhoca.

b) I-celomado; 1-endoderma, 2-mesoderma, 3-celoma, 4-ectoderma; os cordados o representam em A – nematelminto.

c) II- acelomado; 1-endoderma, 2-mesoderma, 3-ectoderma; os platelmintos os representam em C – planárias de água doce.

d) II- pseudocelomado; 1-endoderma, 2-pseudoceloma, 3- mesoderma; os nematódeos os representam em B – tênias ou solitárias.

e) III- pseudocelomado; 1-ectoderma, 2-pseudoceloma, 3- mesoderma, 4- endoderma; os hirudíneos o representam em A – sanguessuga.

02. (UNICENTRO) O blastóporo constitui-se um poro que surge no desenvolvimento embrionário de animais, em processo denominado de gastrulação. Essa característica permite dividir os metazoários em dois grandes grupos. Nos protostomados, a boca embrionária deriva do blastóporo. Nos deuterostomados, a boca apresenta uma origem secundária. São exemplos de protostomados e deuterostomados, respectivamente,

a) minhoca e ostra.

b) aranha e lesma.

c) ouriço-do-mar e anfioxo.

d) caramujo e estrela-do-mar.

03. (UEPG) Em relação a algumas características evolutivas na fisiologia animal, assinale o que for correto.

01. Os peixes de grande porte possuem respiração cutânea, fazendo as trocas gasosas com o ambiente pela superfície corporal.

02. Nos artrópodes, o sistema circulatório é aberto, já que os vasos têm as extremidades abertas e o fluido (hemolinfa) passa para as cavidades corporais, as hemocelas (ou lacunas), entrando em contato direto com os tecidos para a troca de substâncias.

04. As aves apresentam algumas especializações do tubo digestivo como o papo, especializado no armazenamento e umedecimento do alimento, além da moela, região musculosa com função de triturar o alimento.

08. Os poríferos e protozoários apresentam um sistema excretor formado por protonefrídios, constituído por uma célula-flama e um tubo ao qual ela se liga, permitindo a liberação de amônia ao meio.

16. Os nematelmintos excretam suas substâncias pelos túbulos de Malpighi, os quais absorvem excreções da hemolinfa lançando-as na cavidade intestinal para posterior eliminação.

Soma das alternativas corretas: (02 04)

04. (UCS) Uma senhora foi picada por um animal invertebrado e, preocupada, ligou para o Centro de Informações Toxicológicas (CIT), fone 0800 7213000, plantão 24 horas. O CIT solicitou a descrição do animal que, de acordo com as informações dadas, revelou-se ter quatro pares de patas, cefalotórax e abdômen fundidos e quelíceras. O animal descrito acima trata-se de um:

a) aracnídeo, uma centopeia.

b) aracnídeo, um carrapato.

c) inseto, um escorpião.

d) inseto, um percevejo.

e) diplópode, uma lacraia.

05. (UERJ) Um peixe ósseo com bexiga natatória, órgão responsável por seu deslocamento vertical, encontra-se a 20 m de profundidade no tanque de um oceanário. Para buscar alimento, esse peixe se desloca em direção à superfície; ao atingi-la, sua bexiga natatória encontra-se preenchida por 112 mL de oxigênio molecular. O deslocamento vertical do peixe, para cima, ocorre por conta da variação do seguinte fator:

a) densidade.

b) viscosidade.

c) resistividade.

d) osmolaridade.

06. (Unitau) Os Arthropoda representam um dos mais importantes grupos de seres vivos, com o maior número de espécies catalogadas, incluindo alguns dos animais mais populares, como mosquitos, baratas, aranhas, escorpiões, centopeias, caranguejos, entre muitos outros. Os Arthropoda, considerando toda a sua riqueza de espécies, podem ser encontrados em todos os diferentes ambientes do planeta, desempenhando as mais diferentes funções ecológicas. Avalie as informações contidas no quadro abaixo e assinale a alternativa que associa corretamente o grupo de artrópodos com as características morfológicas.

a) I-Arachnida; II-Crustacea; III-Insecta; IV-Chilopoda; V-Diplopoda.

b) I-Arachnida; II-Crustacea; III-Insecta; IV-Diplopoda; V- Chilopoda.

c) I-Arachnida; II-Insecta; III-Crustacea; IV-Chilopoda; V-Diplopoda.

d) I-Insecta; II-Arachnida; III-Crustacea; IV-Diplopoda; V-Chilopoda.

e) I-Chilopoda; II-Arachnida; III-Diplopoda; IV-Insecta; V-Crustacea.

07. (UEA) Leia a tirinha de Fernando Gonsales.

A planária tem grande facilidade de originar novos indivíduos após alguns seccionamentos corpóreos. Outro animal que consegue originar novos indivíduos pelo mesmo tipo de reprodução da planária é:

a) a mosca.

b) a lombriga.

c) o tubarão.

d) o caracol.

e) a esponja.

08. (UNITINS) Atualmente, existem cerca de 55 mil espécies de vertebrados, que têm como principal característica a existência da coluna vertebral em sua estrutura corpórea. Sobre esses animais, é correto afirmar que:

a) os amniotas são um grupo de tetrápodes representados atualmente pelos anfíbios.

b) espécies ovovivíparas são aquelas que incubam os ovos fora do corpo da mãe.

c) as aves têm uma relação de parentesco com um grupo de dinossauros chamado terópodes e, assim como esses répteis, são animais ectotérmicos.

d) os monotremados são representados pelos cangurus, gambás e colas.

e) os peixes-bruxa e as lampreias não apresentam mandíbulas, enquanto que os Gnatostômios (tubarões, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) têm estruturas articuladas, as mandíbulas, que facilitam a predação desses animais.

09. (ETEC) Os vegetais precisam respirar. Para tanto, eles absorvem gás oxigênio do ambiente. Essa absorção ocorre principalmente através de suas folhas e de suas raízes. Assim, o solo precisa ter certa quantidade de ar para que as raízes possam absorver o gás oxigênio. Considerando esse aspecto, podemos afirmar que as minhocas prestam um importante serviço ecológico, pois contribuem para o arejamento do solo. As minhocas estão sempre cavando túneis e revolvendo a terra a procura de restos orgânicos, dos quais se alimentam, deixando a terra fofa e arejada. Além disso, esses túneis facilitam a drenagem das águas das chuvas. Em solos muito duros, normalmente não há minhocas, principalmente porque ali elas não conseguem cavar as suas galerias. Não existindo esses animais, a terra terá menos húmus e menos gás oxigênio e, portanto, oferecerá menos recursos para a vida vegetal. Sobre esses animais, e correto afirmar que:

a) são invertebrados, de vida parasitaria, como as lombrigas e as sanguessugas.

b) possuem corpo cilíndrico, não segmentado e respiram por meio de brânquias.

c) favorecem a agricultura, pois produzem o gás oxigênio necessário à respiração das raízes dos vegetais.

d) sintetizam a matéria orgânica de que necessitam para sobreviver a partir dos minerais que absorvem do solo.

e) rastejam e cavam túneis graças à contração e distensão coordenadas dos músculos de cada segmento do corpo.

10. (FACTO) No gráfico abaixo pode ser observada a variação da temperatura externa e a temperatura corporal de dois tipos de animais.

Após minuciosa análise do gráfico, marque entre as alternativas apresentadas, a única correta.

a) O animal 1 é pecilotérmico.

b) O animal 2 é homeotérmico.

c) O animal 2 pode ser um réptil.

d) O animal 1 não pode regular sua atividade metabólica.

e) O metabolismo do animal 2 é independente das variações da temperatura ambiente.

11. (UFAM) Existem diferentes tipos de respiração nos animais. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente o tipo de respiração e o animal correspondente àquele tipo de respiração.

a) Respiração pulmonar – siri.

b) Respiração traqueal – tambaqui.

c) Respiração branquial – sapo.

d) Respiração cutânea – lagartixa.

e) Respiração cutânea – minhoca.

12. (UFRR)

A árvore filogenética parcial representa uma das hipóteses das relações evolutivas entre os grupos de animais representados acima. Os traços em negrito correspondem a uma característica que está presente nos grupos representados acima de cada um deles na árvore e que não está presente nos grupos abaixo deles. Os números 1, 2 e 3 indicados nos traços em negrito representam, respectivamente, quais características encontradas nesses grupos?

a) Presença de ovo amniótico, glândulas mamárias e penas.

b) Presença de tubo nervoso dorsal, ovo amniótico e casco.

c) Presença de homeotermia, pelos e penas.

d) Presença de vértebras, pelos e voo.

e) Presença de ovo amniótico, penas e pelos.

13. (UEPG) Os cnidários são animais diblásticos, isto é, apresentam apenas dois folhetos germinativos, ectoderma e endoderma. O ectoderma origina a epiderme, tecido que reveste o animal, enquanto o endoderma origina a gastroderme, tecido que reveste a cavidade digestiva. Unindo estes dois, há a mesogleia. Em relação aos tipos de células da epiderme e gastroderme dos cnidários, bem como suas respectivas funções, assinale o que for correto.

01. As células mioepiteliais epidérmicas são pequenas, localizam-se na mesogleia e não são totipotentes.

02. No interior das células intersticiais, encontra-se o nematocisto, o qual contém um líquido tóxico.

04. As células mioepiteliais digestivas da epiderme secretam muco, cujo papel é lubrificar o corpo, protegendo-o. No caso de cnidários sésseis, estas células permitem também a aderência do animal ao substrato.

08. As células sensoriais têm capacidade de perceber estímulos ambientais e transmiti-los a células nervosas presentes na mesogleia.

16. Os cnidoblastos, ou células urticantes, estão distribuídos por toda a epiderme do cnidário, concentrando-se nos tentáculos e ao redor da boca.

Soma das alternativas corretas:

14. (URCA) Os tubarões possuem um sexto sentido, a ampola de Lorenzini. Graças a ela, esses condrictes são capazes de:

a) ver no escuro.

b) captar infravermelho.

c) sentir seres de sangue quente nas proximidades.

d) manter-se sempre aquecido.

e) captar o campo elétrico produzido por seres que se encontram nas proximidades.

15. (UECE) Os seres vivos incluídos no Filo Porífera não apresentam tecidos ou órgãos definidos, mas possuem células que realizam diversas funções relacionadas à sua sobrevivência no ambiente aquático. Com relação aos coanócitos, células que compõem o corpo dos poríferos, é correto afirmar que:

a) são responsáveis pela distribuição de substâncias para todas as demais células do corpo do animal, por meio de plasmodesmos.

b) transformam-se em espermatozoides, sendo, portanto, essenciais para a reprodução sexuada nesses animais.

c) são células totipotentes que originam todos os outros tipos de células que compõem os tecidos desses animais.

d) são células flageladas que promovem o fluxo contínuo de água, promovendo a nutrição desses animais, pela a circulação da água no átrio da esponja.

16. (Unemat) Entre as classes de animais vertebrados encontramos variações fisiológicas e anatômicas. Essas variações são oriundas de processos evolutivos peculiares a cada espécie. Algumas características são compartilhadas entre as espécies de uma mesma classe de vertebrados. Considerando as características peculiares dos tubarões, pinguins e golfinhos, e as classes às quais esses animais pertencem, podemos afirmar que:

a) Esses três animais possuem hábitos que envolvem natação e as formas hidrodinâmicas do corpo dos tubarões, golfinhos e pinguins caracterizam um exemplo de irradiação adaptativa.

b) O coração dos tubarões possui 2 câmaras; dos golfinhos, 4 câmaras, e dos pinguins, 3 câmaras.

c) Tubarões e golfinhos são animais homeotérmicos, enquanto os pinguins são animais pecilotérmicos.

d) Ao observar a pele desses animais, percebe-se que os tubarões têm escamas, enquanto os

golfinhos têm pelos e os pinguins, penas.

e) Golfinhos e pinguins são animais ovíparos, enquanto tubarões são vivíparos ou ovíparos, dependendo de cada espécie.

17. (IFMT) O ambiente marinho é repleto de seres carnívoros e herbívoros, uns possuem esqueleto externo e outros interno. Há aqueles que são fixos e os que nadam ativamente e ainda, aqueles que apresentam sistema digestório completo, ou incompleto, podendo ser, até mesmo, ausente. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta características da estrela-do-mar:

a) exclusivamente marinho e endoesqueleto calcário.

b) exoesqueleto quitinoso e predadores.

c) endoesqueleto calcário e alimentação por filtragem.

d) imobilidade e herbívoros.

e) sistema ambulacrário e exoesqueleto quitinoso.

18. (FEEVALE) Assinale a alternativa incorreta sobre a reprodução dos invertebrados.

a) Nos poríferos, ocorre reprodução assexuada por brotamento e sexuada com produção de larvas flageladas.

b) Nos cnidários, ocorre reprodução assexuada por brotamento e sexuada, na qual é comum a alternância de gerações.

c) Nos platelmintos, ocorre reprodução assexuada por fragmentação, existem espécies hermafroditas e com fecundação interna.

d) Nos nematelmintos, existem espécies de sexos separados, ocorre fecundação interna, e ovos originam larvas.

e) Minhocas são anelídeos hermafroditas, que geralmente apresentam autofecundação.

19. (UFMS) As aves são animais descritos em muitos versos da literatura brasileira, como os versos de Goncalves Dias em “Canção do Exilio”:

Minha terra tem Palmeiras

Onde canta o sabiá

As aves que aqui gorjeiam

Não gorjeiam como lá.

Esses versos expressam saudade usando o sabia, ave Passeriforme do clado Neognathae. Sobre as caracteristicas das aves, considere as afirmativas a seguir.

I. O ácido úrico é a principal substância nitrogenada excretada.

II. A respiração é pulmonar.

III. São animais dioicos e ovíparos.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

20. (UNESPAR) Das cerca de 1,2 milhões de espécies descritas atualmente, apenas menos de 4% são vertebradas, um subfilo de cordados. No entanto, ainda é comum separarmos para estudo, os animais em vertebrados e invertebrados. São características comuns a todos Chordata:

a) Notocorda, sistema nervoso dorsal e vértebras.

b) Notocorda, sistema nervoso dorsal e cauda pós-anal.

c) Vértebras, crânio e encéfalo.

d) Vértebras, pernas e membros.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: