Publicado por: Djalma Santos | 25 de maio de 2017

TESTES DE ASSUNTOS DIVERSOS (3)

01. (UNIFOR) O Instituto Butantan, maior centro de pesquisa biomédica da América Latina, e a universidade americana Stanford descobriram uma molécula que controla a dor inflamatória. Estudos estão sendo testados em animais e o próximo passo é testar em humanos. Foram quatro anos de estudo. Os pesquisadores esperam que essa molécula seja usada para fabricar medicamentos com menos efeitos colaterais. A molécula se chama “Alda Um”. Ela ativa a enzima que está dentro da célula, chamada aldeído desidrogenase-2, e com isso há uma limpeza da célula.

“Esses aldeídos são produzidos desde a ingestão de álcool, quando o indivíduo ingere álcool, ele tem um acúmulo. Além da presença de uma doença, de uma inflamação, por exemplo, a gente observou que também tem um aumento desses aldeídos tóxicos. E eles são capazes de induzir a dor”, explica a pesquisadora do Instituto Vanessa Zambelli. “A substância combate a dor em roedores. E isso gera uma grande perspectiva para, se for segura, que tenha resultado em humanos”.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/10/pesquisadores-descobrem-molecula-que-podecontrolar-dor-inflamatoria.html Acesso em 27 out. 2014. (com adaptações)

a) A molécula “Alda Um” é um modulador negativo da atividade da enzima aldeído desidrogenase 2.

b) O etanol é degradado no metabólito acetaldeído pela ação enzimática da aldeído desidrogenase-2.

c) A enzima álcool desidrogenase catalisa a degradação dos metabolitos obtidos da quebra do acetaldeído.

d) A ativação da aldeído desidrogenase-2 favorece a depleção dos aldeídos dentro da célula.

e) A molécula “Alda Um”, se for segura, gera perspectiva no combate à inflamação pois degrada aldeídos diretamente.

02. (ACAFE) Diabetes na mira.

O diabetes é hoje um dos maiores inimigos da saúde pública. A doença afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 4% delas no Brasil, segundo dados da Federação Internacional do Diabetes. Estima-se que esse número aumente, devido ao envelhecimento da população e a maior prevalência de sedentarismo e obesidade. Para ajudar a reverter esse quadro, pesquisadores do Brasil e da Itália desenvolveram terapias baseadas na manipulação genética e no uso de células-tronco para combater os dois tipos da doença. Testados em ratos e camundongos, os tratamentos foram capazes de reduzir os níveis de glicose no sangue dos animais.

Fonte: Ciência Hoje, 01/06/2015Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias

Assim, é correto afirmar, exceto:

a) Terapias baseadas no uso de células-tronco para combater o diabetes são bastante promissoras, visto que estas células são capazes de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias de células. Além disso, as células-tronco podem ser programadas para desenvolver funções específicas, como a produção de insulina, tendo em vista que ainda não possuem uma especialização.

b) O pâncreas é uma glândula que produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas, e de hormônios como, por exemplo, insulina e glucagon. Entre as enzimas digestivas presentes no suco pancreático, podemos citar a tripsina, amilase, lipase, sacarase e lactase.

c) A classificação das glândulas é realizada segundo a liberação do produto de secreção. Algumas mantêm continuidade com a superfície epitelial, através de um canal, sendo denominadas glândulas exócrinas e secretam para a superfície Em alguns casos, o canal degenera durante o desenvolvimento e deixa porções de tecido epitelial secretor isoladas dentro de outro tecido; são as glândulas endócrinas. Estas secretam diretamente na corrente sanguínea e suas secreções são conhecidas como hormônios.

d) Os epitélios glandulares ou epitélios secretores constituem uma divisão do tecido epitelial, especializados em realizar secreção. As substâncias sintetizadas e liberadas pelas células glandulares recebem denominação de produto de secreção e este varia quimicamente conforme a glândula considerada, podendo ser, por exemplo, glicoproteica, proteica, triglicerídeo e esteroide.

03. (Unimontes) O esquema abaixo apresenta etapas de um método científico.

Considerando o esquema acima e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que corresponde à etapa representada por I:

a) Observa-se uma baixa viscosidade em todos os tubos, uma vez que os canudos atingiram o seu fundo em todas as situações, indicando que, nessa etapa, não há a formação de gel.

b) Caso haja alguma fragmentação nas cadeias poliméricas, a formação do gel fica comprometida, uma vez que o processo de gelificação não ocorre.

c) O abacaxi (Ananas comosus) é uma espécie frutífera de grande importância econômica e social, cultivada em mais de 70 países de clima tropical e subtropical.

d) A determinação da concentração de proteínas totais foi realizada pelo Método de Bradford, utilizando uma curva padrão de albumina do soro bovino.

04. (IFMT) A fenilcetonúria é uma doença genética, que faz com que os alimentos que tenham uma substância chamada fenilalanina intoxique o cérebro, causando retardo mental irreversível. A fenilcetonúria é um erro do metabolismo e não tem cura, mas seu tratamento consiste apenas em seguir uma alimentação específica, isenta de fenilalanina por toda a vida. O diagnóstico da fenilcetonúria pode ser feito no recém-nascido por meio de triagem neonatal muito simples, conhecida como Teste do Pezinho, geralmente ainda na maternidade, entre as primeiras 48 e 72 horas de vida do bebê.

(Disponível: http://www.tuasaude.com/fenilalanina/).

Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) A fenilcetonúria é uma doença que depende de vetores para sua disseminação.

b) A fenilalanina é um aminoácido natural, encontrado nas proteínas tanto vegetal quanto animal.

c) A pessoa que apresenta a condição fenilcetonúria, necessita de uma alimentação diversificada para ajudar na cura da doença.

d) A fenilalanina é prejudicial à saúde da população, portanto deve ser evitada.

e) O diagnóstico da fenilcetonúria é muito complexo, exige exames sofisticados.

05. (CEFET-MG) Em 2001, após ataque terrorista que causou a queda do World Trade Center, foram enviadas pelo correio cartas contendo a bactéria Bacillus anthracis. As cartas contaminadas só foram identificadas quando um funcionário do endereço destinatário morreu por inalação do pó branco. A sobrevivência do microrganismo citado, durante o envio da carta, foi possível pela(o):

a) Presença de células vegetativas, com alto potencial de proliferação.

b) Formação de esporos, forma de resistência a ambientes desfavoráveis.

c) Isolamento térmico, para evitar oscilações de temperatura e o choque térmico.

d) Adição de material nutritivo, necessário às atividades vitais do microrganismo.

e) Proximidade do endereço remetente e destinatário, para garantir viabilidade celular.

06. (UNICAP)

I   II

0 0 – Quando o nível de auxina de uma folha baixa acentuadamente, podemos pressupor que ela esteja atingindo a fase senescente.

1  1 – Quando duas populações naturais de organismos que estão geograficamente isolados, evoluindo independentemente e sofrendo modificações no aparelho reprodutor ou no comportamento sexual, ou então no número de cromossomos, impossibilitando o cruzamento entre elas ou, quando possível, resultando em prole estéril, estamos diante de duas populações que podem ser consideradas de dois gêneros de uma mesma família.

2  2 – Considerando o indivíduo Y, com o genótipo AaBb, e o indivíduo X, com o genótipo aaBb, é valido supor que do cruzamento de X com Y poderemos obter indivíduos homozigotos para os alelos a, b, simultaneamente.

3  3 – A oxigenação, nutrição e remoção de excretas nos embriões de mamíferos placentários é feita através de trocas entre circulação fetal e maternal. É razoável, então, que os anexos embrionários adquiram funções diferentes das que tinham nos répteis e aves. Assim, o âmnio continua funcionando como amortecedor de choque, propiciando, ao mesmo tempo, o ambiente líquido para o desenvolvimento do embrião.

4  4 – Enquanto os nervos sensitivos ou sensoriais, formados por fibras eferentes, dirigem-se ao sistema nervoso central, os nervos motores, constituídos por fibras aferentes, partem do sistema nervoso central.

07. (UEM) Uma célula possui diversas estruturas e moléculas em seu interior que realizam processos metabólicos coordenados e garantem o funcionamento e a sobrevivência da mesma. Assinale o que for correto sobre esse tema.

01. Na falta de glicose, uma célula pode utilizar lipídeos e até mesmo proteínas no processo de respiração celular.

02. A passagem de substâncias através da membrana plasmática, sem necessidade de proteínas transportadoras, é denominada difusão simples.

04. Nas células vegetais, o complexo de Golgi é responsável pela secreção celular de glicoproteínas e polissacarídeos.

08. Os espermatozoides se locomovem porque possuem flagelos originados a partir de centríolos.

16. Membrana plasmática, citoplasma, lisossomos, mitocôndria e retículo endoplasmático são encontrados nas células de bactérias, cianobactérias, protozoários, fungos, algas, animais e plantas.

Soma das alternativas corretas:

08. (UniCEUB) Entre as descobertas importantes na Biologia, destacam-se a microscopia, iniciada com Leeuwenhoek e Hooke, os grandes avanços da genética, a partir dos trabalhos de Mendel, e, mais recentemente, a estrutura do DNA, elucidada por Watson e Crick, bem como o mapeamento do genoma humano, em 2001. A respeito dessas descobertas e das implicações delas decorrentes, julgue os itens seguintes.

I   II

0  0 – Considere que, em uma espécie animal, determinada característica possa apresentar os fenótipos P ou M. Nesse caso, se o cruzamento de animais homozigotos P com homozigotos M produzir a geração F1 com 100% dos indivíduos P, então o retrocruzamento com animais M produzira 50% de animais M.

1  1 – Durante a meiose, na anáfase II, os cromossomos que possuem a mesma sequência de genes emparelham-se, ainda protegidos pela carioteca.

2  2 – Os genes contidos nas moléculas de DNA são traduzidos para moléculas de RNA e transcritos para proteínas.

3  3 – As moléculas de DNA são formadas por nucleotídeos; e as proteínas, por aminoácidos.

4 4 – Anticorpos são proteínas produzidas pelos linfócitos em resposta à exposição do organismo a um antígeno.

09. (PUC-RIO) Seres vivos que apresentam, simultaneamente, ausência de pigmento fotossintetizante, presença de paredes celulares com quitina e reprodução por esporos são:

a) Bactérias.

b) Fungos.

c) Angiospermas.

d) Algas.

e) Protozoários.

10. (UEPA) Leia o texto abaixo para responder esta questão.

A ideia de utilizar organismos vivos e elementos químicos como instrumentos bélicos não e nova. Ao que tudo indica a criatividade, uma incrível faculdade humana, trabalha há muito tempo a serviço da maldade. Desde o século XIV, na época em que a peste bubônica eliminou quase um quarto da população europeia, cadáveres humanos eram catapultados para dentro dos muros das cidades para causar contaminações. Entre os organismos patogênicos causadores de doença destacam-se os pertencentes aos grupos de Virus, Monera e Protistas.

(Texto Modificado de Bio, Sonia Lopes, 2008.)

Quanto aos grupos destacados no texto, assinale a alternativa que contempla as caracteristicas de cada grupo, respectivamente:

a) Presença de capsídeo; ausência de carioteca; são autótrofos e heterótrofos.

b) Presença de capsídeo; são pluricelulares filamentosos; presença de nucleoide.

c) São unicelulares; possuem citoesqueleto; reprodução por esporulação.

d) São unicelulares; ausência de carioteca; reprodução por conjugação.

e) São autótrofos; gram positivo e negativo; nutrição heterotrófica.

11. (UECE) Leia atentamente as afirmações abaixo.

I. O fitoplâncton é formado exclusivamente por macroalgas de diversas espécies, que flutuam livremente ao sabor das ondas e funcionam como importantes produtoras de matéria orgânica e de oxigênio.

II. As algas pardas possuem os seguintes tipos de talo: filamentoso, pseudoparenquimatoso e parenquimatoso, sendo representadas somente por espécies pluricelulares.

III. As algas verdes possuem clorofila a e b além de outros pigmentos tais como carotenos e xantofilas.

Está correto o que se afirma somente em:

a) I.

b) II.

c) I e III.

d) II e III.

12. (UEG) A oxidação de carboidratos e lipídeos gera energia química armazenada temporariamente sob a forma de ATP e, posteriormente, transformada em trabalho biológico. Cerca de 30% dessa energia tem como subproduto o aumento fisiológico da temperatura corporal, o que chamamos de termogênese. Alguns alimentos têm a atividade termogênica reconhecida, tais como a pimenta vermelha, o chá verde, a canela, o gengibre, o chá de hibisco e alimentos com ômega 3. Sobre os alimentos termogênicos, verifica-se que:

a) Beneficiam a saúde em intensidade diretamente proporcional à quantidade ingerida.

b) Aumentam o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

c) Contribuem para o ganho de massa muscular quanto mais acelerado for o metabolismo.

d) Dificultam a digestão, portanto, são incompatíveis com a prática regular de exercícios físicos.

13. (IFSul) Examine as afirmações abaixo:

I. Metabolismo.

II. Organização celular.

III. Processo de fotossíntese e quimiossíntese.

IV. Resposta a estímulos ambientais.

As características acima que são comuns a todos os seres vivos são apenas

a) I e II.

b) I e III.

c) I, II e III.

d) I, II e IV.

14. (UNEB) Atualmente, a comunidade científica admite que certos animais detectam e respondem a campos magnéticos, e que para muitos deles essa capacidade é útil para a sobrevivência. Um sentido magnético tem sido, de fato, bem documentado em muitas espécies — desde migrantes sazonais, como tordos e borboletas-monarcas, até mestres navegadores, como pombos-correios e tartarugas marinhas; desde invertebrados, como lagostas, abelhas e formigas, a mamíferos, como toupeiras e focas-elefante; e de minúsculas bactérias a corpulentas baleias. Nos anos 70, pesquisadores demonstraram que certas bactérias contêm filamentos de partículas microscópicas de magnetitas — uma forma fortemente magnética de óxido de ferro que orienta o organismo inteiro.

(CASTELVECCHI.2012. p. 29-33).

Considerando-se as características presentes nos grupos animais mencionados no texto, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.

( ) Pombos-correios e tartarugas marinhas apresentam semelhanças adaptativas básicas em relação ao ambiente terrestre, como a presença de fecundação interna, ovo de casca dura e anexos embrionários.

( ) A capacidade de voo dos tordos e das borboletas é considerada uma adaptação por analogia, já que é fruto de uma convergência evolutiva.

( ) Lagostas, abelhas e formigas apresentam um exoesqueleto quitinoso que acompanha o crescimento desses animais sem a necessidade de ecdises.

( ) Toupeiras e focas-elefante, apesar de serem mamíferos, se diferenciam em relação ao tipo de estrutura respiratória, já que a toupeira, que é terrestre, possui pulmões, e a foca, que é aquática, possui brânquias.

( ) Tanto as bactérias quanto as baleias apresentam determinadas propriedades que estão presentes em todos os seres celulares, tais como reprodução, evolução, metabolismo e nutrição.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:

a) V V V F F

b) V F F V F

c) V V F F V.

d) F F F V V

e) F V V F F

15. (X Olimpíada Brasileira de BIOLOGIA) Analise o texto abaixo e responda esta questão

Mudança na dieta dos hominídeos permitiu que gênero ‘Homo’ sobrevivesse, enquanto outros foram extintos

Representação artística do

Paranthropus no Sudeste da África

Uma nova abordagem da dieta dos antigos hominídeos africanos mostra uma “mudança de panorama”, ocorrida cerca de 3,5 milhões de anos atrás, quando alguns membros adicionaram gramíneas, como capins, ao seu cardápio. O exame do esmalte dos dentes por pesquisadores indica que, há menos de 4 milhões de anos, os hominídeos africanos se alimentavam da mesma forma que os chimpanzés – provavelmente jantavam frutas e algumas folhas. Apesar da abundância de gramíneas, os hominídeos parecem tê-las ignorado por um longo período.

– Não sabemos exatamente o que aconteceu – disse Sponheimer. – No entanto, cerca de 3,5 milhões de anos atrás, alguns desses hominídeos começaram a se alimentar de coisas que não comiam anteriormente, e é possível que essas mudanças na dieta tenham sido um passo importante em sua transformação para humanos.

Enquanto os hominídeos do gênero Homo, que evoluíram de australopitecos como o fóssil Lucy, de 3 milhões de anos atrás – considerada a matriarca dos homens modernos – aumentavam a escolha de alimentos, um pequeno hominídeo ereto conhecido como Paranthropus boisei e que vivia ao lado dos hominídeos no Leste da África estava evoluindo em direção a uma dieta mais específica. P. boisei ou “homem quebra-nozes” possuía dentes grandes e chatos e forte mandíbula, análises recentes indicam ainda que eles usavam os dentes de trás para moer gramíneas, segundo Sponheimer.

– Vemos a diferenciação de nicho entre Homo e Paranthropus afirma o pesquisador

(Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/)

A alimentação a partir de vegetais é uma estratégia bastante difundida no reino animal. Uma vantagem ecológica de sua utilização é:

a) maior quantidade de energia nos alimentos.

b) menor biomassa nestes alimentos.

c) fácil digestão dos seus carboidratos estruturais.

d) menor necessidade de mastigação.

e) termos todas as enzimas necessárias à sua digestão.

16. (CPS) Um restaurante, procurando oferecer uma alimentação variada, organizou o cardápio apresentado a seguir.

Assinale a alternativa correta sobre os itens que formam esse cardápio.

a) O tomate e o palmito são plantas gimnospermas, pois não possuem frutos.

b) O cabrito é um exemplo de cordado, uma vez que possui coluna vertebral.

c) Os camarões são moluscos protegidos por concha calcária e possuem dois pares de antenas.

d) A sardinha é um peixe cartilaginoso, sem escamas e com fendas branquiais nas laterais do corpo.

e) O arroz, o milho e as batatas são exemplos de plantas pteridófitas, pois apresentam sementes nuas.

17. (UEPG) Há inúmeras espécies de bactérias que diferem quanto ao metabolismo, ao hábitat e a forma das células. Assinale o que for correto no que diz respeito às características estruturais e nutricionais das bactérias.

01. As bactérias podem apresentar forma esférica (coco), de bastonete (bacilo), espiralada (espirilo), de vírgula (vibrião), etc.

02. Muitas espécies de bactérias formam colônias, isto é, associações em que os participantes mantêm sua individualidade, sendo capazes de sobreviver quando separados do grupo.

04. As bactérias quimioautotróficas utilizam oxidações inorgânicas como fonte de energia para sintetizar substâncias orgânicas a partir de gás carbônico e de átomos de hidrogênio provenientes de diversas substâncias.

08. As bactérias autotróficas dividem-se em fotossintetizantes, quimiossintetizantes, respiradoras e fermentadoras.

16. As sulfobactérias realizam um tipo de fotossíntese em que a substância doadora de hidrogênio não é a água, mas compostos de enxofre, principalmente o gás sulfídrico (H2S).

Soma das alternativas corretas:

18. (UNICAP)

I  II

0  0 – As bactérias se multiplicam por fissão, um processo decorrente da formação de septos que se dirigem da superfície para o interior da célula, dividindo-a em duas células-filhas. A fissão é precedida pela síntese e multiplicação do “cromossomo” bacteriano; cada célula-filha recebe, pelo menos, uma cópia do “cromossomo” da célula-mãe.

1  1 – As células-tronco embrionárias derivam da massa celular interna do blastocisto. Nessa fase do desenvolvimento embrionário, as células da massa celular interna têm o potencial de se diferenciarem em todos os tipos celulares do organismo. Contudo, não são capazes de gerar as células da porção fetal da placenta (trofo-ectoderma), portanto, são ditas pluripotentes e não totipotentes, como os blastômeros.

2  2 – Recentes análises do DNA de chimpanzés permitiram concluir que homem é mais aparentado com eles do que com qualquer outro primata. Isso permite concluir que o chimpanzé é ancestral do homem.

3  3 – Células que secretam esteroides são encontradas em vários órgãos do corpo (por exemplo, testículo, ovários, adrenais). São células exócrinas especializadas em sintetizar e secretar esteroides com atividade hormonal e características variáveis.

4 4 – Fibroblastos e condrócitos são células do tecido conjuntivo com atividade mais representativa na produção de fibras e substância fundamental, e com função mais representativa no processo imunológico de defesa.

19. (IFMT) Observe a tirinha e em seguida marque a alternativa correta.

a) As ilustrações acima caracterizam a reprodução assexuada do tipo brotamento.

b) Trata-se de uma reprodução sexuada do tipo bipartição

c) Nesse tipo de “reprodução”, ocorre a transferência de material genético para uma das bactérias.

d) Quando uma das bactérias diz, “Porque assim fazemos a espécie evoluir”, evidencia a importância de se produzir clones.

e) As ilustrações acima sugerem um processo de nutrição entre as bactérias.

20. (ACAFE)

Fim dos transplantes? Células da pele são usadas para criar tecido cardíaco

Um grupo de pesquisadores norte-americanos conseguiu fazer com que tecidos do coração crescessem em laboratório a partir de células-tronco originadas de pedaços de pele dos enfermos. O estudo foi publicado recentemente no periódico científico Circulation Research, detalhando a pesquisa de um grupo de trabalho do Hospital Geral de Massachusetts. Segundo a documentação, a técnica deve permitir que sejam feitos reparos consideráveis no tecido cardíaco das pessoas utilizando-se seu próprio material genético. Além de possivelmente evitar que procedimentos como um transplante total precisem ser feitos, a descoberta também reduz drasticamente as chances de rejeições em doações menores de partes do órgão.

Fonte: Tecmundo, 15/03/2016.Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/biotecnologia

Considere as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema e analise as afirmações a seguir.

I. O músculo estriado cardíaco apresenta contração involuntária. No coração, encontram-se células especializadas na geração e condução do estímulo cardíaco, as células do nodo sinoatrial (marcapasso) que se despolarizam, criando um impulso que se espalha para o nodo atrioventricular e para o feixe atrioventricular e assim para todo o coração.

II. Há células-tronco no músculo cardíaco. Entretanto, elas não são capazes de proliferar e regenerar grandes áreas de tecido danificado, por exemplo, em um infarto, e as lesões do coração são reparadas pela proliferação dos fibroblastos, que formam uma cicatriz de tecido conjuntivo denso.

Ill. A pele, constituída unicamente por tecido epitelial, tem como principais funções a proteção contra choques mecânicos e agentes patogênicos e contra a perda excessiva de água.

lV. As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em uma ou em vários tipos celulares. No tecido do cordão umbilical encontram-se células mesenquimais que têm a capacidade de se diferenciar para uma ampla gama de outros tipos de células como, por exemplo, células musculares, ósseas, tendíneas e cartilaginosas.

V. O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. O átrio direito recebe sangue venoso de duas grandes veias, veia cava superior e veia cava inferior, enquanto o átrio esquerdo recebe o sangue já oxigenado por meio das artérias pulmonares.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) III – IV.

b) IV – V.

c) I – II – IV.

d) II – III – V.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: