Publicado por: Djalma Santos | 25 de maio de 2017

TESTES DE GENÉTICA (XXI)

01. (UEM) A doença conhecida como coreia de Huntington, que afeta o sistema nervoso, é produzida por um gene dominante e atinge diversas pessoas no Brasil. Se um casal de heterozigotos para essa doença tiver três filhos, é correto afirmar que:

01. A probabilidade de o primeiro filho (independentemente do sexo) ser normal e os demais afetados pela coreia de Huntington é de 9/64.

02. A probabilidade de o primeiro filho ser do sexo masculino é de 1/8.

04. A probabilidade de o casal ter filhos afetados pela coreia de Huntington é de 1/2.

08. A probabilidade de o primeiro filho ser do sexo masculino e afetado pela coreia de Huntington é de 9/32.

16. A probabilidade de o primeiro filho ser do sexo feminino e não afetado pela coreia de Huntington é de 1/4.

Soma das respostas corretas:

02. (IFB) A figura abaixo exemplifica, simulando em pequena amostra de uma população, a variabilidade de um determinado gene que ocorre sob as formas alélicas X, X1, X2 e X3.

Em relação à variabilidade alélica desse gene e considerando-se a frequência dos alelos na amostra, pode-se inferir que:

a) A frequência diferenciada dos alelos sugere um maior potencial adaptativo do alelo X1.

b) A variabilidade alélica de um indivíduo dessa população pode ser igual à variabilidade alélica da população.

c) A figura esquematiza uma situação de polialelia com três formas alélicas alternativas.

d) A constituição genética de um casal pode incluir as possíveis variantes alélicas desse gene.

e) Os diferentes alelos correspondem a regiões do DNA que definem diferentes locos.

03. (UPE)

Qual alternativa explica o ocorrido?

a) A gatinha é diferente da mãe biológica (Marie), pois a gata que a gestou possui genoma distinto, contribuindo com um dos X.

b) A inativação do X fez a gatinha heterozigota expressar um dos alelos em certas áreas do corpo, e o outro alelo, nas demais regiões, de forma aleatória.

c) Para haver sucesso na clonagem, o espermatozoide e o óvulo precisariam ter sido de um tio e de Marie, respectivamente, para que os cromossomos X possuíssem alelos diferentes.

d) Como a herança é multifatorial, além dos genes implicados, a dieta deveria ter sido cuidadosamente planejada para se obter o mesmo padrão de pelagem.

e) A condensação dos cromossomos X ocorre após o primeiro ano de idade, logo o padrão da pelagem só estará definido após esse período.

04. (UECE) A probabilidade de que o cruzamento AabbCc X aaBBCc origine um descendente de genótipo aaBbCC é dada por:

a) P = 0,125.

b) P = 0,5.

c) P = 1.

d) P = 0,333.

05. (UEM) Com base nos conhecimentos de genética, assinale o que for correto.

01. De acordo com a Segunda Lei de Mendel, os fatores que condicionam dois ou mais caracteres separam-se durante a formação dos gametas, recombinando-se ao acaso.

02. A constituição genética de um indivíduo, juntamente com as influências ambientais, formam o seu fenótipo.

04. Os genes alelos estão situados na mesma posição de cromossomos homólogos e controlam o mesmo tipo de característica, embora possam ter efeitos diferentes.

08. A probabilidade de que pais normais heterozigotos para pigmentação da pele tenham filhos albinos é de 50%.

16. Um casal, onde a mulher tem sangue tipo A e o homem tem sangue tipo O, terá o primeiro filho com sangue tipo AB.

Soma das alternativas corretas:

06. (ACAFE) O cromossomo X humano é grande e contém cerca de 5% do DNA do genoma nuclear, com 1100 genes já identificados. Já o cromossomo Y é relativamente pequeno e contém somente algumas dezenas de genes. A herança ligada ao sexo relaciona-se a genes presentes na região heteróloga do cromossomo X. Essa forma de herança genética responde por diversas doenças encontradas em humanos. Sobre o tema é correto afirmar, exceto:

a) Devido à compensação de dose, as fêmeas apresentam-se como um mosaico com parte de suas células com o cromossomo X derivado do pai ativado e outra parte em que o cromossomo X derivado da mãe é que está ativado.

b) A impressão genômica, que se refere ao fato de que alguns genes são expressos somente em cromossomos transmitidos pelo pai, enquanto outros são expressos somente em cromossomos transmitidos pela mãe é uma forma de herança genética ligada ao sexo.

c) Tanto na herança recessiva ligada ao X quanto na dominante ligada ao X observa-se a ausência da transmissão de pai para filho, mas na primeira há preponderância de homens afetados e na segunda as mulheres são cerca de duas vezes mais afetadas.

d) São exemplos de doenças recessivas ligadas ao X: a distrofia muscular de Duchenne, a distrofia muscular de Becker, a hemofilia A e a incapacidade de enxergar as cores vermelha e verde.

07. (FCM-PB) A acondroplasia é uma forma de nanismo humano condicionada por um alelo dominante letal D, que prejudica o crescimento dos ossos durante o desenvolvimento. Pessoas com fenótipo acondroplásico são heterozigotos (Dd), enquanto pessoas normais são homozigotas recessivas (dd). Que proporção fenotípica podemos prever para o casamento entre dois anões acondroplásicos?

a) 9:3:3:1.

b) 1:2:1.

c) 9:3:4.

d) 1:0.

e) 3:1.

08. (X Olimpíada Brasileira de BIOLOGIA) Observe a figura abaixo que representa algumas conclusões de Mendel e responda esta questão:

Fonte:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica

A primeira lei de Mendel concluiu que “cada característica é determinada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas e voltam a se combinar na formação do novo indivíduo”. Pode se afirmar que o fenômeno crucial para garantir a pureza dos gametas descrita por Mendel é a (o):

a) meiose.

b) clivagem.

c) crossing-over ou permutação.

d) mitose.

e) recombinação gênica.

09. (UEM) Sobre a herança ligada ao sexo, assinale o que for correto.

01. Um exemplo desse tipo de herança é a calvície hereditária na espécie humana, determinada por um alelo localizado em um autossomo, dominante nos homens e recessivo nas mulheres.

02. Na espécie humana, o sexo feminino, quanto aos cromossomos sexuais, é chamado de homogamético.

04. O daltonismo e a hemofilia são doenças hereditárias ligadas ao cromossomo Y.

08. Tanto no sistema XY como no sistema XO, o sexo heterogamético é o masculino.

16. O cromossomo Y humano possui pouquíssimos genes, todos eles holândricos e relacionados à determinação do sexo, à formação e ao funcionamento dos testículos.

Soma das alternativas corretas:

10. (UEG) O heredograma a seguir ilustra uma situação em que um fenótipo é resultante da expressão de um alelo mutado. Quando o alelo selvagem é expresso, a doença não se desenvolve devido à síntese de uma enzima funcionalmente ativa.

LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F.

Biologia hoje. 2 ed. São Paulo: Ática, 2013. p. 162.

A partir da interpretação do heredograma, constata-se que se trata de uma doença:

a) Mitocondrial.

b) Ligada ao sexo.

c) Autossômica recessiva.

d) Autossômica codominante.

11. (ACAFE) Todas as trissomias autossômicas possíveis podem ser encontradas entre os abortos precoces, mas apenas as trissomias 13, 18 e 21 sobrevivem, em geral, até o nascimento. Sobre tema é correto afirmar, exceto:

a) As síndromes decorrentes das trissomias 13, 18 e 21 são a síndrome de Patau, síndrome de Edwards e síndrome de Down, respectivamente.

b) A síndrome de Down é a única trissomia autossômica compatível com a sobrevivência na vida adulta.

c) Indivíduos com síndrome de Down seja em decorrência de trissomia do 21, seja devido a translocações envolvendo o cromossomo 21 são estéreis.

d) Em cerca de 3-4% dos casos de síndrome de Down, o indivíduo apresenta 46 cromossomos e a síndrome se deve a uma translocação robertsoniana envolvendo o cromossomo 21.

12. (UNIMONTES) O heredograma é a representação gráfica de como as características são repassadas através dos seres e das gerações. Vários heredogramas são mostrados abaixo. Analise-os.

De acordo com os heredogramas apresentados e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que representa o tipo de herança relacionada com o heredograma III.

a) Autossômica recessiva.

b) Autossômica dominante.

c) Dominante ligada ao X.

d) Recessiva ligada ao X.

13. (UniEvangélica-Anápolis) Leia o texto a seguir.

Hoje são conhecidos alguns casos de herança em que um caráter é condicionado por dois ou mais genes. Nesses casos, os vários genes colaboram para determinar a característica; diz-se, portanto, que eles interagem. Um caso especial de interação gênica produz características de variação contínua, como a estatura na espécie humana. Existem muitos fenótipos intermediários entre os fenótipos extremos.

TURNPENNY, Peter D.; ELLARD, Sian. Genética Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 137.

Os casos que envolvem uma gradação entre os fenótipos extremos caracterizam a:

a) Epistasia.

b) Pleiotropia.

c) Herança quantitativa.

d) Segregação independente.

14. (UERJ) Analisando-se a genealogia das famílias Alfa e Beta, observa-se que na família Alfa apenas a mãe tem cabelos azuis, enquanto na família Beta todos têm cabelos dessa cor.

Admita que a característica cabelo azul siga os princípios descritos por Mendel para transmissão dos genes. Com base nas genealogias apresentadas, a herança genética para cor azul do cabelo é classificada como:

a) Holândrica.

b) Pleiotrópica.

c) Mitocondrial.

d) Autossômica.

15. (UDESC)   Se um indivíduo de genótipo AaBb for autofecundado, o número de gametas diferentes por ele produzidos e a proporção de indivíduos com o genótipo aabb na sua prole serão, respectivamente:

a) 2 ; 1/16.

b) 2 ; 1/4.

c) 4 ; 1/16.

d) 1 ; 1/16.

e) 4 ; 1/4.

16. (EMESCAM) A cor da pelagem dos coelhos é determinada geneticamente. Entretanto, coelhos da variedade himalaia podem ter a cor dos seus pelos alterada em função da temperatura. Esse fenômeno indica que o fator ambiental influenciou:

a) o fenótipo, apenas na idade adulta.

b) o genótipo dos indivíduos.

c) o fenótipo dos indivíduos.

d) apenas o genótipo para a cor dos pelos.

e) o genótipo e o fenótipo.

17. Admitindo que, no homem, a diferença da cor da pele entre negros e brancos seja condicionada por herança quantitativa, devida a dois pares de genes, temos:

Um mulato escuro casou-se com uma mulher branca. A probabilidade de esse casal ter um filho mulato claro do sexo masculino é de:

a) 0.

b) 1/2.

c) 1/4.

d) 1/8.

e) 1.

18. (PUC–RIO) Em um laboratório de citogenética, o geneticista deparou-se com o idiograma obtido do cariótipo de uma criança, mostrado a seguir:

 

Observando-se esse idiograma, é correto afirmar que essa criança apresenta o fenótipo de:

a) um menino com Síndrome de Klinefelter.

b) uma menina com Síndrome de Klinefelter.

c) um menino com Síndrome de Down.

d) um menino com Síndrome de Turner.

e) uma menina com Síndrome de Turner.

 19. (UEPG) A interação gênica ocorre quando dois ou mais genes, localizados ou não no mesmo cromossomo, agem conjuntamente na determinação de uma característica. Entre os principais tipos e aspectos das heranças de interação gênica, assinale o que for correto.

01. A forma da crista em certas raças de galinhas é condicionada pela interação de dois pares de alelos que segregam independentemente. As combinações entre os diferentes alelos podem produzir quatro tipos de crista: rosa, ervilha, noz e simples.

02. Na interação gênica ocorrem casos onde os alelos de um gene podem impedir a expressão dos alelos do outro par. Esse fenômeno é chamado de epistasia.

04. Na epistasia, o par de alelos que sofre efeito inibitório é chamado epistático.

08. Na chamada epistasia recessiva, para ocorrer o efeito inibitório, o alelo epistático recessivo deve estar em dose simples.

16. Se a herança de uma característica for condicionada por três pares de alelos têm-se 16 possibilidades genotípicas na geração 2 (F2).

Soma das alternativas corretas:

20. (UNIFOR) As frases a seguir referem-se à determinação do sexo na espécie humana.

I. O sexo é primariamente determinado, no momento da fecundação, pelo tipo de cromossomo sexual do espermatozoide.

II. A presença do cromossomo Y é que determina as características masculinas.

III. Um indivíduo com apenas um cromossomo X (X0) tem fenótipo feminino.

Pode-se afirmar que, dessas frases:

a) Apenas I é correta.

b) Apenas II é correta.

c) Apenas I e II são corretas.

d) Apenas II e III são corretas.

e) I, II e III são corretas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: