Publicado por: Djalma Santos | 25 de maio de 2017

TESTES DE HISTOLOGIA VEGETAL (6)

01. (UFLA) Analise as proposições abaixo:

I. O meristema apical determina o crescimento primário da planta.

II. O feloderma é formado por células vivas e o súber é formado por células mortas.

III. O câmbio vascular viabiliza o crescimento em espessura da planta, ou seja, o crescimento secundário.

Assinale a alternativa correta.

a) As proposições I, II e III estão corretas.

b) Somente as proposições I e II estão corretas.

c) Somente as proposições I e III estão corretas.

d) Somente as proposições II e III estão corretas.

02. (UFRN) Muitas plantas de clima quente apresentam estruturas especializadas contra a perda de água por excesso de transpiração, sendo abundantes em suas células epidérmicas. Porém, podem ser, no entanto, secretoras, como em plantas carnívoras, produzindo secreção digestiva. Essa estrutura especializada é conhecida por:

a) Pelos.

b) Acúleos.

c) Tricomas.

d) Estômatos.

03. (UNIOESTE) Em relação aos tecidos vegetais, assinale a alternativa que relaciona corretamente o tecido com as suas respectivas características:

03

a) I-c, II-b, III-a, IV-d, V-e.

b) I-b, II-c, III-d, IV-e, V-a.

c) I-b, II-c, III-e, IV-d, V-a.

d) I-c, II-b, III-d, IV-e, V-a.

e) I-a, II-d, III-b, IV-c, V-e.

04. (UNICENTRO) Com relação à origem dos diversos tecidos das plantas, os primeiros tecidos a diferenciar-se são os meristemas, tecidos com células com grande capacidade de multiplicação. Os meristemas primários são o protoderma, o meristema fundamental e o procâmbio. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os tecidos primários originados a partir do meristema fundamental.

a) Câmbio fascicular, felogênio e súber.

b) Epiderme, floema secundário e periderme.

c) Esclerênquima, colênquima e parênquima.

d) Feloderma, xilema secundário e câmbio interfascicular.

e) Protoxilema, xilema primário e floema primário.

05. (UDESC) A conquista do ambiente terrestre pelas plantas só foi possível devido à especialização de células para se adaptarem ao novo ambiente. Para isso, desenvolveram conjuntos de células responsáveis pela distribuição interna de água e nutrientes denominados de tecidos vasculares. Analise as proposições com base na anatomia dos tecidos vasculares.

I. O xilema é responsável pela condução de água e sais minerais para a planta.

II. O floema é responsável pela condução de material orgânico em solução.

III. A presença de paredes espessas e lignificadas na maioria das células do floema faz com que este tecido seja mais rígido que o xilema.

IV. O transporte pelo xilema é o mais rápido nas plantas, principalmente em dias de inverno.

V. Nas árvores e em outras plantas com crescimento secundário, o floema é a parte do córtex ou “casca primária”.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

06. (UNISC) Considere os seguintes itens.

I. Células guardas.

II. Traqueídes.

III. Células subsidiárias ou anexas.

IV. Fibras.

V. Tricomas.

Em qual das alternativas abaixo, evidenciam-se itens que somente podem ser encontrados na epiderme, tecido de revestimento primário dos vegetais.

a) Nos itens I, II e III.

b) Nos itens II, III e IV.

c) Nos itens I, III e V.

d) Nos itens I, III e IV.

e) Nos itens II, IV e V.

07. (UEPG) Entre as angiospermas, observando ao microscópio um corte transversal de raiz na zona de maturação, distinguem-se três conjuntos de células dispostos em camadas concêntricas, originados pela diferenciação dos meristemas primários: a epiderme, o córtex e o cilindro vascular. Da organização morfofuncional desses elementos, assinale o que for correto.

01. As células parenquimáticas possuem paredes celulares espessas repletas de lignina, uma substância que gera a impermeabilização da parede.

02. Imediatamente abaixo da epiderme, localiza-se o córtex, constituído por várias camadas celulares que surgem a partir do meristema fundamental e se diferenciam em parênquimas, tecidos de sustentação (colênquima e esclerênquima e endoderma).

04. A epiderme é constituída por uma única camada de células, originadas do protoderma. Ela reveste externamente a raiz jovem e fica em contato com o solo. As células da epiderme são intimamente unidas entre si, o que impede que moléculas grandes penetrem na planta.

08. Um tipo de tecido de preenchimento e reserva é o esclerênquima. As células do esclerênquima possuem paredes finas, constituídas basicamente por celulose.

16. Os elementos traqueários das angiospermas são de dois tipos: traqueídes e elementos de vaso. Ambos são constituídos de células vivas com intensa capacidade de regeneração celular e reparo de lesões.

Soma das alternativas corretas:

08. (CEDERJ) O anel de Malpighi consiste na extração completa, em forma de anel, de parte da casca do tronco de uma árvore. Esse procedimento leva a árvore à morte, porque:

08

a) O floema é interrompido e os nutrientes da seiva elaborada não chegam à raiz.

b) A passagem da seiva bruta para as folhas é interrompida com o corte na casca.

c) A passagem de água do solo para as folhas é interrompida pela formação do anel.

d) A passagem do oxigênio atmosférico para a raiz é impedida pelo corte do xilema.

09. (UNIMONTES) Analisando a organização estrutural de plantas angiospermas, identificamos diversos tipos de tecido como, por exemplo, os de revestimento, preenchimento, sustentação e condução. Sobre os tecidos que compõem as plantas angiospermas, é correto afirmar:

a) No floema, a comunicação entre os citoplasmas de células vizinhas é feita pelo plasmodesmos que atravessa cada poro dos tubos crivados.

b) Nas traqueídes, a seiva bruta atravessa as paredes celulares nas zonas reforçadas com anéis de lignina.

c) O esclerênquima e o colênquima são tecidos de sustentação compostos por células vivas com alta capacidade de acumular celulose para reforçar a parede das plantas.

d) Pelos absorventes e cutícula se formam os prolongamentos das raízes com o objetivo de aumentar a superfície absortiva de agua e sais minerais.

10. (UERN) A imagem representa um setor do corte transversal de um caule com crescimento secundário, ressaltando as diversas camadas de tecidos.

10

De acordo com as camadas de tecidos representadas, e correto afirmar que:

a) Felogênio e o câmbio vascular são meristemas secundários que promovem o crescimento em diâmetro do caule e da raiz.

b) Xilema e responsável pela condução da seiva e é formado pelo câmbio vascular, alburno e cerne, representados anteriormente.

c) Súber e um tecido vegetal que faz parte da epiderme, atuando como protetor mecânico e desempenhando função impermeabilizante.

d) Cerne e formado por xilema funcional e representado pela região interna do caule que se torna escura à medida que este cresce e se torna maduro.

11. (IFMT) A ilustração abaixo mostra um corte de uma estrutura vegetal, em que são destacados vários tecidos presentes nas plantas.

11

Com relação a esses tecidos vegetais, marque a alternativa que não relaciona o tecido com sua a função correspondente.

a) Câmbio – produz os tecidos com vasos condutores.

b) Xilema – condução da seiva bruta.

c) Floema – condução da seiva elaborada.

d) Felogênio – forma células de preenchimento e reserva.

e) Súber- realiza a fotossíntese.

12. (UniEvangélica-Anápolis) Leia o texto a seguir.

As células que constituem o corpo das plantas vasculares são bem diferenciadas entre si. Como os animais, plantas apresentam tecidos, conjuntos de células especializadas na realização de determinadas funções. Descrição de alguns tecidos vegetais:

1. Tecidos formados por células com paredes celulósicas finas (parede primária). Entre as células há geralmente espaços cheios de ar.

2. Tecidos constituídos por células de paredes espessas, que morreram no curso da diferenciação. As paredes celulares são impregnadas de lignina.

3. Tecidos responsáveis pela condução da seiva bruta (água e sais minerais) desde as raízes até às folhas da planta.

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da biologia Moderna. Vol. único. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006. p. 338.

As descrições 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, aos seguintes tecidos vegetais:

a) Felogênio, feloderma e súber.

b) Epicarpo, mesocarpo e endocarpo.

c) Colênquima, periderme e floema.

d) Parênquima, esclerênquima e xilema.

13. (UFRS) Em pesquisas desenvolvidas com eucalipto, constatou-se que a partir das gemas de um único ramo pode-se gerar cerca de 200 000 novas plantas, em aproximadamente 200 dias, enquanto os métodos tradicionais permitem a obtenção de apenas cerca de cem mudas a partir de um mesmo ramo. A cultura de tecidos é feita a partir de:

a) Células da epiderme.

b) Células meristemáticas.

c) Células do súber.

d) Células do esclerênquima.

e) Células do colênquima.

14. (UFPA) As plantas aquáticas possuem um parênquima muito desenvolvido que permitem a vida nesse tipo de ambiente. Qual o tipo de parênquima citado?

a) Aquífero.

b) Aerífero.

c) Clorofiliano.

d) Amilífero.

e) Assimilador.

15. Vindas da água, as plantas também enfrentaram muitas dificuldades na colonização do ambiente terrestre. Para reduzir a transpiração de folhas e caules, que poderia ser fatal, elas desenvolveram:

a) Tecidos condutores.

b) Estômatos.

c) Parede celular.

d) Tecidos mecânicos.

e) Cutícula.

16. (UNINASSAU) Nem sempre determinadas atitudes bem intencionadas, visando a um comportamento “ecologicamente correto” são, de fato, positivas. Um dos exemplos disso foi a introdução da jaqueira (Artocarpus integrifolia) em nosso país pelos portugueses, provocando problemas ambientais significativos em certas regiões do país. Uma das técnicas para retirada de espécies de plantas invasoras do meio é o anelamento ou anel de Malpighi. Essa técnica consiste em:

16

a) Retirada da periderme da planta com intenção de impedir a passagem da seiva elaborada em direção à raiz.

b) Retirada dos vasos lenhosos com a intenção de impedir a passagem da seiva bruta em direção às folhas.

c) Retirada dos vasos liberianos com intenção de impedir a passagem da seiva elaborada em direção à raiz.

d) Retirada do periciclo com intenção de impedir a passagem da seiva bruta em direção às folhas.

e) Retirada da endoderme com intenção de impedir a passagem

17. (UEPG) A morfogênese e a diferenciação celular das plantas angiospermas é um importante mecanismo para a formação do corpo. Com relação a esse mecanismo em angiospermas, assinale o que for correto.

01. As células meristemáticas têm grande capacidade de dividir-se por mitose e originar novas células, constituem os meristemas, um tipo de tecido presente nas partes da planta em que ocorre crescimento por multiplicação celular.

02. No caule, o meristema primário forma pequenos brotos, as gemas apicais (na ponta do caule) e as gemas laterais ou axilares (nas ramificações do caule), dos quais surgem novos ramos.

04. O meristema secundário é responsável pelo crescimento em espessura e está localizado no interior do caule da raiz da maioria das dicotiledôneas e de algumas monocotiledôneas.

08. Os elementos traqueários das angiospermas são de dois tipos: traqueídes e elementos de vaso. Ambos são constituídos de células mortas, das quais restaram apenas as paredes reforçadas por lignina.

16. O esclerênquima é um elemento de sustentação que surge a partir da diferenciação do meristema fundamental ou do procâmbio.

Soma das alternativas corretas:

18. (UENP) Os tecidos vegetais são formados a partir da diferenciação celular do meristema primário (dermatogênio, periblema, pleroma e caliptrogênio) ou do meristema secundário (felogênio e câmbio). Dos seguintes tecidos adultos abaixo, qual(ais) pode(m) ser originado(s) de ambos os meristemas?

a) Xilema e floema.

b) Colênquima e esclerênquima.

c) Epiderme.

d) Súber e feloderme.

e) Parênquima.

19. (UPF) As figuras A e B abaixo representam cortes transversais feitos em órgãos vegetais.

19

a) A é raiz de eudicotiledônea, pois apresenta floema e xilema alternados e região central preenchida com xilema; B é raiz de monocotiledônea, pois tem feixes vasculares separados entre si, formando um cilindro.

b) A é caule de eudicotiledônea, pois apresenta floema e xilema alternados; B é raiz de eudicotiledônea em crescimento primário, pois tem feixes vasculares colaterais separados entre si, formando um cilindro com parênquima no centro.

c) A e B são raízes de eudicotiledôneas, no entanto, B representa a estrutura primária, e A representa a estrutura secundária desse órgão.

d) A é raiz de eudicotiledônea, pois apresenta floema e xilema alternados e região central preenchida com xilema; B é caule de eudicotiledônea em crescimento primário, pois tem feixes vasculares colaterais separados entre si, formando um cilindro com parênquima no centro.

e) A e B são caules de monocotiledôneas, no entanto, A representa a estrutura primária, e B a estrutura secundária desse órgão.

20. (FMJ) Os traqueídes (ou elementos traqueais) são células condutoras de seiva que possuem paredes espessas de Y e encontram-se frequentemente bem preservados no registro fóssil. Diferentemente, os elementos crivados possuem paredes macias e frequentemente colapsam depois que morrem, de maneira que raramente são bem preservados nos fósseis. Nas plantas fósseis, os elementos traqueais são células longas, com as extremidades afiladas e foram os primeiros tipos de célula condutora de água a surgir.

(Peter H. Raven et al. Biologia vegetal, 2007. Adaptado.)

A substância que constitui as paredes dos traqueídes indicada por Y é a:

a) Lignina e as plantas fósseis poderiam pertencer ao grupo das pteridófitas, das gimnospermas ou das angiospermas.

b) Lignina e os traqueídes são células vivas que formam os vasos do xilema.

c) Quitina e as plantas fósseis poderiam pertencer ao grupo das gimnospermas e das angiospermas.

d) Celulose e as plantas fósseis encontradas até agora são representantes de pequeno porte pertencentes aos grupos das algas ou das briófitas.

e) Celulose e os elementos crivados formam as células do xilema.

 

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: