Publicado por: Djalma Santos | 1 de junho de 2017

TESTES DE BOTÂNICA (8)

01. (CESPE-UnB)

01

Considerando o cladograma acima, que ilustra possíveis relações evolutivas entre os principais componentes do reino Plantae, assinale a opção correta.

a) A maioria das espécies do grupo 3 é de grande porte e se caracteriza por formar sementes expostas na superfície das estruturas reprodutivas.

b) Na história evolutiva dos vegetais do grupo 4, a formação de raízes, para fixação e absorção de água, permitiu o aparecimento dos estômatos.

c) Os vegetais do grupo 2 são pouco adaptados à vida terrestre, pois a água é essencial para a fecundação de seus gametas.

d) Nos organismos do grupo 1, o esporófito representa o tubo polínico e o saco embrionário, e constitui a fase mais desenvolvida do ciclo de vida desses vegetais.

02. (UEPG) As plantas vasculares com sementes nuas, gimnospermas, são divididas em coníferas, cicas, gnetófitas e gincófitas. Em relação às características gerais desses grupos, assinale o que for correto.

01. As coníferas são adaptadas ao clima frio e habitam, principalmente, vastas regiões da América do Norte e da Eurásia, onde formam extensas florestas.

02. As espécies de cicas, muito utilizadas na ornamentação de jardins, são plantas com aparência semelhante à das palmeiras, mas os cones, muito desenvolvidos, são típicos das gimnospermas.

04. O pinheiro-do-paraná possui feixes de folhas aciculadas, isto é, longas e em forma de agulhas ou espessas e curtas em forma de escamas.

08. Da Ephedra (gnetófita) é extraída a efedrina, alcaloide utilizado principalmente no tratamento de asma e de enfisema.

Soma das alternativas corretas:

03. (UEM) Nas plantas, fotoperiodismo refere-se ao conjunto de funções que seguem um padrão que depende da duração relativa dos dias e das noites (fotoperíodo). Como exemplo de resposta fotoperiódica, assinale a alternativa correta.

a) Absorção de água e de nutrientes.

b) Condução de água e de nutrientes.

c) Abertura e fechamento dos estômatos.

d) Fotossíntese.

e) Floração.

04. (UEPA) GRALHA AZUL/

(Inamy Custódio Pinto)

 

Vem ver, vem conhecer

Minha Cidade Sorriso

Terra dos pinheirais

Vem ver, nossas riquezas

As mil e uma belezas

Um paraíso no sul.

 

Onde nasceu a Gralha Azul

Onde nasceu a Gralha Azul

O pinheiro dá pinha

Pinha dá o pinhão

Gralha Azul leva no bico

Vai fazer a plantação

 

Voooa…

 

Gralha Azul tu és pequenina

Mas é grande o teu valor

És paranaense, bichinho

És bom, trabalhador

 

Voooa… Gralha Azul, Gralha Azul.

 

De acordo com a letra do professor Inami Custódio, a gralha azul é uma plantadora de uma árvore majestosa, o Pinheiro do Paraná. A que grupo vegetal esta árvore pertence?

a) Briófitas.

b) Pteridófitas.

c) Gimnospermas.

d) Monocotiledônea.

e) Dicotiledôneas.

05. (UFC) É correto afirmar que o grão de pólen é:

a) o esporófito das angiospermas.

b) o gametófito masculino das fanerógamas.

c) o esporófito das gimnospermas.

d) o gameta masculino responsável pela dupla fecundação.

e) o gameta masculino responsável pela formação do tubo polínico.

06. (UEM) A figura a seguir apresenta o corte transversal do caule de uma planta herbácea, mostrando a disposição típica dos feixes condutores, encontrada em um dos grupos das angiospermas. Baseando-se na figura e nas características dos vegetais, assinale o que for correto.

06

01. A figura apresenta o corte transversal do caule de uma planta monocotiledônea.

02. A figura apresenta o corte transversal do caule de uma planta dicotiledônea.

04. Observa-se, na figura, a presença da epiderme e de células parenquimáticas.

08. Observa-se, na figura, a presença de xilema e de floema, constituindo os tecidos condutores.

16. O crescimento secundário, evidente na figura, é uma das características desse grupo de plantas.

32. As plantas pertencentes a esse grupo apresentam, como padrão geral, raízes fasciculadas.

64. As folhas, nesse grupo de plantas, são pecioladas e apresentam nervuras reticuladas.

Soma das alternativas corretas:

07. A planta-mãe cuida de sua descendência; após a fecundação, forma-se um tecido especial (3n) rico em reservas, que alimentará o embrião, preparando-o para sua ‘tradução’ “Em folha, em graça, em vida, em força, em luz”. Esse tecido é chamado de:

a) saco embrionário.

b) endosperma.

c) pericarpo.

d) integumento.

e) gametófito feminino.

08. (UNITAU) Em relação ao ciclo reprodutivo das plantas fanerógamas (gimnospermas e angiospermas), considere as afirmações que seguem:

I. Formam tubo polínico para que o gameta masculino possa alcançar, especificamente, o gameta feminino no interior do ovário.

II. Apresentam alternância de gerações, e a geração esporofítica é predominante sobre a gametofítica.

III. Após a fecundação, o óvulo origina a semente com endosperma 4n.

IV. O grão de pólen é formado a partir do micrósporo haploide.

Estão corretas, apenas:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

09. (UNIFOR) A figura abaixo mostra três fases do ciclo de vida de uma planta. Trata-se de uma:

09

a) Gimnosperma porque apresenta semente com endosperma.

b) Gimnosperma porque apresenta protalo e tubo polínico.

c) Angiosperma porque apresenta semente alada.

d) Pteridófita ou gimnosperma porque apresenta protalo.

e) Pteridófita porque apresenta protalo.

10. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Jacarandás (Jacaranda sp.) e ipês (Tabebuia sp.) são árvores utilizadas na arborização de Porto Alegre. Suas flores vistosas enfeitam a cidade na primavera. Seus frutos contêm sementes aladas. Tanto jacarandás quanto ipês são …….. , têm frutos …….. e dispersão por …….. .

a) angiospermas – secos indeiscentes – anemocoria.

b) angiospermas – carnosos –zoocoria.

c) gimnospermas – secos deiscentes – anemocoria.

d) angiospermas – secos deiscentes – anemocoria.

e) gimnospermas – carnosos – zoocoria.

11. (UNICID) Analise a imagem que representa uma espécie típica da flora da região Sul do Brasil.

11

O grupo vegetal ao qual pertence essa planta:

a) produz semente nua, a partir do óvulo presente no estróbilo.

b) foi o primeiro na escala evolutiva a formar vasos condutores de seiva.

c) tem como principais agentes polinizadores aves e insetos.

d) forma grãos de pólen, que geram gametas flagelados.

e) produz, no outono, frutos com sementes comestíveis.

12. (UFSC)

12

A cobertura vegetal original do estado de Santa Catarina compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, foram bastante reduzidas por efeito de devastação. As florestas nas áreas do planalto serrano apresentam-se sob a forma de florestas mistas de coníferas (araucárias) e latifoliadas e, na baixada e encostas da Serra do Mar, apenas como floresta latifoliada. Os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista. Os mais importantes são os de São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos.

Texto adaptado de:  ATLAS ESCOLAR DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de  Coordenação Geral e Planejamento. Subsecretaria de Estudos Geográficos e   Estatísticos. Rio de Janeiro: Aerofoto Cruzeiro, 1991. p. 26.Imagem disponível em: <http://www.plantasonya.com.br/dicas-e-curiosidades/gimnospermas.html>Acesso em: 14 set. 2010.

A foto mostra e o texto cita as coníferas (araucárias), uma representante do grupo das gimnospermas. Sobre este grupo, é correto afirmar que:

01. O grupo das gimnospermas é evolutivamente mais recente do que o grupo das angiospermas.

02. Ao longo do processo evolutivo das plantas, as gimnospermas apresentaram uma novidade evolutiva em relação às pteridófitas: a presença de sementes.

04. Outra novidade importante apresentada  pelas  gimnospermas  em  relação ao grupo das pteridófitas ocorre no processo da fecundação. Este, nas gimnospermas, é independente da presença de água no estado líquido.

08. As araucárias são plantas monoicas, isto é, plantas que possuem em um mesmo indivíduo flores masculinas e femininas.

16. O processo de polinização das gimnospermas é dependente de insetos e pássaros, os quais são atraídos pelos nectários na base de suas flores.

32. As coníferas são vegetais que não atingem grandes alturas (com altura média de 10 metros), com exceção das araucárias.

Soma das alternativas correta:

13. Dentre os experimentos que o astronauta brasileiro Marcos Pontes desenvolveu na Estação Espacial Internacional (ISS), um deles foi idealizado por alunos de escolas de São José dos Campos (SP): sementes de feijão foram colocadas para germinar sob diferentes condições de luminosidade e disponibilidade de água. O experimento foi repetido na Terra, nas mesmas condições de luminosidade e disponibilidade de água e pelo mesmo período de tempo adotado na ISS. A comparação dos resultados obtidos no experimento realizado na ISS e naquele realizado na Terra permitiu aos alunos observarem os efeitos da:

a) ausência de oxigênio na germinação das sementes.

b) resposta fisiológica das sementes frente às diferentes condições de disponibilidade hídrica.

c) microgravidade no graviotropismo.

d) radiação cósmica no fototropismo.

e) luz e da disponibilidade hídrica no tigmotropismo.

14. (PUCCAMP) O dono de um sítio cultiva milho, abóbora, tomate, feijão, banana e laranja com finalidades comerciais. O número de tipos de frutos vendidos pelo sitiante, que provêm de plantas com folhas reticuladas e que possuem sementes com dois cotilédones é:

a) 2.

b) 3.

c) 4.

d) 5.

e) 6.

15. (URCA) O aparecimento da semente resolveu um problema da reprodução vegetal. Essa dificuldade no processo reprodutivo era a obrigatoriedade de:

a) geotropismo negativo.

b) fototropismo positivo.

c) gravidade.

d) água.

e) vento.

16. (UEM) O conhecimento sobre a fisiologia das plantas permite o desenvolvimento de técnicas empregadas na agricultura, influenciando, assim, a produção de alimentos e de outros produtos agropecuários. Considerando conceitos e aplicações da fisiologia vegetal, assinale o que for correto.

01. A deficiência em magnésio no solo, um nutriente mineral essencial, torna as folhas das plantas amareladas, em virtude da redução na produção de clorofila, molécula constituída por esse elemento. Por isso, é recomendada a correção da composição química do solo.

02. A hidroponia, uma técnica de cultivo que não requer o uso do solo, pois as raízes estão mergulhadas em uma solução nutritiva, está baseada no fato de que, para a sua sobrevivência, as plantas retiram do solo apenas água e elementos minerais.

04. Nas plantas, os estômatos permitem a entrada e a saída de gases e de vapor de água. Entre os fatores que influenciam a abertura dos estômatos, destacam-se a luminosidade, a concentração de gás carbônico e o suprimento hídrico da planta.

08. O ácido abscísico é um hormônio vegetal inibidor do crescimento, envolvido na interrupção desse processo durante o inverno, em plantas que vivem em regiões de clima temperado.

16. A produção de frutos sem sementes está relacionada com a atividade de hormônios vegetais, naturais ou sintéticos, como as giberelinas e as auxinas, que estimulam o desenvolvimento de frutos partenocárpicos.

32. A biomassa das plantas é constituída por substâncias orgânicas derivadas do processo de fotossíntese realizado nos cloroplastos das células vegetais, transportadas para todas as células da planta através do floema.

64. A fotossíntese, por ser um processo realizado no interior das células, não é afetada pela variação dos fatores ambientais.

Soma das alternativas corretas:

17. (UNICENTRO) Em certas espécies de angiospermas, as flores distribuem-se isoladamente pelos ramos, enquanto em outras elas ficam agrupadas, formando estruturas denominadas inflorescências. Com relação aos tipos de inflorescências, considere as afirmativas a seguir.

I. A espiga apresenta flores sésseis, sem pedúnculo, partindo de um eixo comum.

II. A panícula possui flores pequenas e sésseis sobre um receptáculo discoide comum.

III. O capítulo apresenta cacho composto em que os ramos decrescem da base para o ápice, assumindo forma piramidal.

IV. O cacho possui flores com pedúnculos longos unidos a um eixo comum, alcançando diferentes alturas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

18. (IFMT) As angiospermas são plantas vasculares que apresentam flores e frutos, sendo seus frutos considerados uma importante aquisição evolutiva. Sobre essas plantas, é correto afirmar:

a) os frutos partenocárpicos são aqueles que se originam após a fecundação do óvulo.

b) na maioria das angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento do ovário.

c) as flores são estruturas que têm função na reprodução sexual das plantas angiospermas, onde se podem distinguir diferentes verticilos florais, entre os quais Corola: conjunto de sépalas; Gineceu: sistema reprodutor masculino; Perianto: conjunto androceu-gineceu.

d) a reprodução assexuada ou vegetativa forma novas plantas através de órgãos vegetativos especializados, tais como os ovários.

e) as angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto.

19. (UFV) O esquema abaixo representa a teoria da coesão-tensão-adesão ou teoria de Dixon, que explica a condução de água e sais minerais das raízes até as folhas:

19

(Fonte: LOPES, S.; ROSSO, S. Bio. Volume 3.

São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 222.)

Segundo essa teoria, é incorreto afirmar:

a) a transpiração que ocorre nas folhas diminui o potencial hídrico de suas células, dando início ao processo de absorção.

b) a pressão positiva das raízes é responsável pela absorção e condução da água, pelo xilema, até a copa de árvores altas.

c) as células envolvidas na condução, traqueídes e elementos de vaso possuem paredes secundárias espessadas.

d) a água sobe por capilaridade pela adesão dessas moléculas às células de condução e coesão entre as moléculas de água.

20. (CEDERJ) A história da araucária, ou pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), pode ter um triste fim com a extinção da espécie em menos de um século de exploração predatória. Atualmente, as florestas de araucária estão reduzidas a aproximadamente 1,2% da área original.

http://matadasaraucarias.blogspot.com.br/2010/04/pinheiros-doparana-beira-da-extincao.html

A araucária, por ser uma planta cuja semente fica em estruturas denominadas megastróbilos (pinha), é classificada como:

a) Briófita.

b) Pteridófita.

c) Gimnosperma.

d) Angiosperma.

gab

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: