Publicado por: Djalma Santos | 1 de junho de 2017

TESTES SOBRE CITOPLASMA (4)

01. (UEPG) A região entre a membrana plasmática e o núcleo é denominada citoplasma. Com relação às organelas presentes nessa região, assinale o que for correto.

01. Ribossomos são formados por RNA e proteínas e compostos de duas subunidades de tamanhos diferentes. Podem ser encontrados livres no citoplasma ou fazendo parte do retículo endoplasmático rugoso.

02. Nas cisternas do complexo de Golgi, as proteínas são modificadas e “empacotadas”, a fim de serem secretadas. Essa organela é especialmente desenvolvida nas células glandulares.

04. A principal função dos peroxissomos é a oxidação dos ácidos graxos, os quais serão utilizados como fonte de energia pela célula. São abundantes em células do fígado e rins, onde podem oxidar substâncias tóxicas do sangue, como o álcool.

08. Os cloroplastos possuem clorofila e podem ser encontrados em células de plantas e algas. São capazes de se autoduplicar e possuem DNA próprio, RNA e ribossomos.

16. A autólise é realizada pelos lisossomos celulares. Como exemplo deste processo, pode-se citar a regressão da cauda dos girinos.

Soma das alternativas corretas:

02. (FCM-PB) As enzimas contidas nos lisossomos são sintetizadas e modificas pela célula a partir do:

a) Retículo endoplasmático rugoso (R.E.R.) e Aparelho Golgiense (A.G.).

b) Retículo endoplasmático liso (R.E.L.) e ribossomos.

c) Retículo endoplasmático liso (R.E.L.) e mitocôndrias.

d) Aparelho Golgiense (A.G.) e do Retículo endoplasmático Liso (R.E.L.).

03. (UPE) Sobre o citoesqueleto e os movimentos celulares, analise as afirmativas.

I   II

0   0 – Os microfilamentos de actina juntamente com a miosina são responsáveis pela contração e distensão das células musculares.

1  1 – Os microtúbulos, constituídos pela proteína tubulina, fornecem suporte estrutural, mantendo a forma da célula e a disposição interna das organelas.

2  2 – Os centríolos, presentes em protistas, animais, gimnospermas e angiospermas, são constituídos por uma estrutura cilíndrica, formada por nove grupos de três microtúbulos proteicos.

3  3  – Nos organismos unicelulares, como o paramécio e a euglena, tanto os cílios como os flagelos têm a função de promover o deslocamento desses organismos e, tal como os centríolos, têm a organização microtubular do tipo 9 + 2.

4  4 – Os filamentos intermediários são duráveis e resistentes ao esforço mecânico, por isso são especialmente importantes nas células epidérmicas, frequentemente expostas a tensões mecânicas.

04. (PUC-GO)

TEXTO

Raras são as vezes que, nas conversas de amigos meus, ou de pessoas das minhas relações, não surja esta pergunta. Teria morrido o pirotécnico Zacarias?

A esse respeito as opiniões são divergentes. Uns acham que estou vivo – o morto tinha apenas algumas semelhanças comigo. Outros, mais supersticiosos, acreditam que a minha morte pertence ao rol dos fatos consumados e o indivíduo a quem andam chamando Zacarias não passa de uma alma penada, envolvida por um pobre invólucro humano. Ainda há os que afirmam de maneira categórica o meu falecimento e não aceitam o cidadão existente como sendo Zacarias, o artista pirotécnico, mas alguém muito parecido com o finado.

Uma coisa ninguém discute: se Zacarias morreu, o seu corpo não foi enterrado.

[…]

Só um pensamento me oprime: que acontecimentos o destino reservará a um morto se os vivos respiram uma vida agonizante? E a minha angústia cresce ao sentir, na sua plenitude, que a minha capacidade de amar, discernir as coisas, é bem superior à dos seres que por mim passam assustados.

Amanhã o dia poderá nascer claro, o sol brilhando como nunca brilhou. Nessa hora os homens compreenderão que, mesmo à margem da vida, ainda vivo, porque a minha existência se transmudou em cores e o branco já se aproxima da terra para exclusiva ternura dos meus olhos.

(RUBIÃO, Murilo. Obra Completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 14 e 20.)

Observe o seguinte fragmento do texto: “Uma coisa ninguém discute: se Zacarias morreu, o seu corpo não foi enterrado”.

A morte celular desencadeia um processo de degeneração, marcando, assim, a destruição e a deteriorização dos tecidos. Dentre as várias organelas citoplasmáticas, uma delas, em especial, participa ativamente desse processo, apresentando conteúdo enzimático, também responsável pelo processo de digestão intracelular.

Assinale a alternativa que representa essa organela e o processo pelo qual ela provoca a morte celular:

a) Retículo Endoplasmático – Autofagia.

b) Lisossomas – Autólise.

c) Peroxissomos – Catalização.

d) Complexo de Golgi – Anaerobiose.

05. (FEI) Frequentemente, indivíduos que trabalham em minas ou com britadeiras sem equipamento adequado de proteção têm como consequência a destruição dos lisossomos das células pulmonares, causando uma doença denominada:

a) Artrite reumatoide.

b) Silicose.

c) Doença Tay-Sachs.

d) Fenilcetonúria.

e) Plastite ventricular.

06. (UNIMONTES) As diferentes organelas celulares exercem distintos papeis ou funções. As caracteristicas apresentadas em I, II e III referem-se a algumas delas. Analise-as.

I. Empacota e secreta proteínas.

II. Contribui para formação do espermatozoide.

III. Oxida ácidos graxos e, particularmente no fígado e nos rins, oxida substâncias potencialmente toxicas.

Acerca das caracteristicas apresentadas, e correto afirmar:

a) I refere-se ao complexo de Golgi, e III, a mitocôndria.

b) II refere-se ao peroxissomo, e III, ao lisossomo.

c) I e II referem-se ao complexo de Golgi, e III ao peroxissomo.

d) II e III referem-se ao ribossomo, e I, ao lisossomo.

07. (IFSC) “Comparando a célula com uma cidade hipotética, a membrana plasmática seria a muralha que a cerca, com portas que deixam entrar e sair pessoas credenciadas e produtos de importação e exportação. O citoplasma, com suas organelas, corresponderia às usinas de energia e fábricas de produtos destinados a variadas funções. O núcleo seria a prefeitura, de onde emanam as ordens necessárias para que tudo ocorra com o plano existente nos arquivos.”

(FROTA, Osvaldo Pessoa. Os caminhos da vida I. São Paulo: Scipione, 2001. p.109.)

As proposições mostradas a seguir fazem referência a aspectos estruturais e funcionais das células, analise-as e assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. A mitocôndria é uma organela envolvida no processo de respiração celular das células eucariontes. Essa organela é basicamente constituída por duas membranas lipoproteicas, DNA circular e ribossomos.

02. O complexo de Golgi reúne uma série de vesículas membranosas achatadas que armazenam glicoproteínas vindas do retículo endoplasmático granular.

04. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas que atuam nos mecanismos de digestão intracelular, essa digestão ocorre tanto com partículas provenientes do meio externo como com partículas próprias da célula.

08. Os centríolos são estruturas cilíndricas, compostas de microtúbulos proteicos, envolvidos no processo de divisão celular e na estrutura de cílios e flagelos.

16. A parede celular, presente em algumas células procariontes e eucariontes, é flexível e semipermeável, com composição lipoproteica. Esta estrutura celular é responsável pela seletividade das substâncias que poderão entrar ou sair da célula.

32. O cloroplasto é uma organela formada por duas membranas lipoproteicas. Em seu interior, encontra-se um complexo membranoso formado por pequenas bolsas discoidais achatadas e empilhadas. É nesta organela que se encontra o pigmento clorofila que participa do processo da fotossíntese.

Soma das alternativas corretas:

08. (UFPel)

– Como as células limpam a casa?

– Os autofagossomos ajudam a célula a se livrar de vários tipos de ocupantes indesejados do citoplasma e, dessa forma, evitam a morte da célula.

– A célula usa a autofagia para eliminar moléculas, como, por exemplo, as proteínas montadas de forma incorreta ou “desgastadas” com o tempo. Também pode remover organelas danificadas, como a mitocôndria.

Analise o quadro.

08

Com base em seus conhecimentos e nos textos, é correto afirmar que

a) A maior parte das proteínas de uma célula é produzida pela mitocôndria, por essa razão a autofagia se restringe à mitocôndria e às proteínas que ela produz.

b) A mitocôndria é quebrada pelas enzimas lisossomais, após a fusão do lisossomo com o autofagossomo. Esse processo ocorre após a indução da célula por fatores externos.

c) O baixo teor de oxigênio e escassez de nutrientes faz com que a célula estimule a diferenciação dos lisossomos em autofagossomos, eliminando, dessa forma, as mitocôndrias.

d) Os constituintes químicos da mitocôndria são exocitados da célula após a digestão pelas enzimas lisossomais.

e) O autofagossomo e o autolissomo são a mesma estrutura celular, ou seja, possuem a mesma composição. A sua origem depende da formação do fagófaro, uma estrutura formada por uma membrana de duas camadas.

09. (FEI) Uma célula animal, vista ao microscópio eletrônico, apresenta vários componentes: entre eles está o centríolo, que é composto por arranjos de microtúbulos em número de:

a) oito grupos de três microtúbulos.

b) seis grupos de três microtúbulos.

c) nove grupos de três microtúbulos.

d) dois grupos de dois microtúbulos.

e) quatro grupos de quatro microtúbulos.

10. (MACK) A silicose é uma doença que ocorre quando cristais de sílica são inalados e atingem os pulmões. As células dos alvéolos fagocitam essas partículas, mas não conseguem digeri-las. Os vacúolos digestivos acabam sendo perfurados e a célula morre. A morte dessas células deve-se:

a) ao derramamento de enzimas digestivas provocando destruição da célula.

b) à interrupção da síntese proteica causada pelo acúmulo de sílica no citoplasma.

c) à diminuição da taxa de respiração celular.

d) à ação excessiva dos anticorpos produzidos pelas células do pulmão.

11. (FUVEST) Os vacúolos contráteis dos protozoários são organelas que apresentam analogia com:

a) intestinos.

b) pulmões.

c) rins.

d) músculos.

e) órgãos visuais.

12. (UECE) Verificou-se que determinada substância, marcada radioativamente, se apresenta por último numa organela que, além disso, forma lisossomos, age no empacotamento de substâncias e na secreção celular. A opção que identifica outra função da organela é:

a) produzir o capuz acrossômico do espermatozoide.

b) produzir energia para a célula.

c) posicionar-se nos polos celulares durante a movimentação dos cromossomos na divisão celular.

d) receber e transportar proteínas produzidas na face externa da sua membrana.

13. (UPF) Entre as transformações na metamorfose que os anfíbios sofrem durante a vida, passando da fase larval (aquática) para a adulta (terrestre), apresentam: regressão gradual da cauda e das brânquias; aparecimento dos pulmões e transformação do coração. Nessas transformações, a regressão gradual da cauda se dá pela ação:

a) das enzimas lisossomais, que promovem a autólise das células da cauda.

b) dos ribossomos citoplasmáticos, que promovem a autodestruição das células da cauda.

c) dos hormônios tireoidianos, que ativam a destruição das células da cauda.

d) da migração das células da cauda para a formação das patas.

e) dos fatores ambientais, que destroem progressivamente a cauda dos girinos.

14. (UFMG) No esquema abaixo, as setas cheias indicam um fenômeno encontrado nas células vegetais, caracterizado pela circulação do citoplasma no interior da célula, o que facilita a distribuição de substâncias.

14

Essa condição é conhecida por:

a) endocitose.

b) plasmólise.

c) clasmocitose.

d) osmose.

e) ciclose.

15. (UPE) Sobre os organoides citoplasmáticos, analise as afirmativas.

I   II

0  0 – Os ribossomos, presentes apenas em células eucarióticas, formados por RNA e proteínas, são responsáveis pela síntese proteica.

1   1 – Os centríolos, encontrados no citoplasma de células animais e vegetais, são formados por dois cilindros em ângulo reto entre si, localizando-se próximo ao núcleo na região denominada centro celular ou cinetócoro.

2  2  – Nos lisossomos, a enzima catalase está envolvida no processo de decomposição de H2O2 em água e gás oxigênio.

3 3 – O conjunto de mitocôndrias de uma célula é denominado de condrioma, cujo número é constante em todos os tipos celulares.

4 4 – Os glioxissomos, presentes nos protistas, nos fungos, nas plantas e nos animais, são organelas que atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares.

16. (PUC-SP) A estrutura representada no desenho a seguir é:

16

a) o complexo de Golgi, corpúsculo rico em ácidos nucleicos, presente no núcleo de células secretoras.

b) o complexo de Golgi, responsável pela síntese de enzimas da cadeia respiratória, presente no citoplasma dos vegetais inferiores.

c) a mitocôndria, orgânulo responsável pela respiração celular.

d) o complexo de Golgi, que tem por função armazenar substâncias a serem secretadas pela célula.

e) a mitocôndria, orgânulo rico em RNA, DNA e enzimas, presente tanto no núcleo como no citoplasma das células secretoras.

17. (UNIRIO) A figura esquemática abaixo representa o cloroplasto e seus componentes organizacionais, vistos ao microscópio eletrônico.

17

Os componentes indicados com os números 1, 2 e 3, na figura, denominam-se, respectivamente:

a) grana, estroma, tilacoide.

b) grana, tilacoide, estroma.

c) estroma, tilacoide, grana.

d) tilacoide, grana, estroma.

e) tilacoide, estroma, grana.

18. (UNICAMP) Uma droga qualquer de efeito tóxico (fenobarbital, por exemplo, que é um sedativo usado como medicamento) foi fornecido a ratos adultos por 5 dias consecutivos. O retículo endoplasmático (RE) de hepatócitos (células do fígado), analisadas durante 12 dias, apresentou os seguintes resultados:

18

Os dados apresentados mostram e/ou sugerem:

I   II

0  0 – um aumento na superfície do retículo, subsequente ao fornecimento da droga tóxica.

1 1 – que um dos papéis das células hepáticas é a destruição de toxinas por intermédio de enzimas líticas.

2  2 – que a célula não se aparelhou para a produção de enzimas  capazes de eliminar a droga.

3  3 – que após a  eliminação da droga,  a superfície do retículo volta, aos poucos, ao estágio inicial.

4  4 – que o aumento da superfície  do retículo  está  relacionado, certamente, com produção de grãos de zimogênios.

19. (UFPR) Um feixe de células musculares estriadas, mantido em cultura com todas as condições ideais, foi submetido a várias séries de contrações e relaxamentos (exercício) por vários dias consecutivos, seguido de um período de repouso (sem exercício) de também alguns dias. Durante esses períodos quantificou-se o número de mitocôndrias por célula, possibilitando a elaboração do gráfico a seguir.

19

A partir desse gráfico e de conhecimentos sobre o assunto enfocado, é correto afirmar.

01. O número de mitocôndrias por célula aumenta durante o exercício porque a célula precisa de muito ATP, e é a mitocôndria que o produz.

02. Há um número mínimo necessário de mitocôndrias por célula para manter o metabolismo desta, mesmo quando em repouso.

04. Se fosse sempre mantida a mesma carga de exercícios, o número de mitocôndrias por célula aumentaria indefinidamente.

08. O número de mitocôndrias aumenta nas células porque elas são fagocitadas do meio de cultura.

16. Quando cessa o exercício, o excesso de mitocôndrias é removido pela digestão intracelular dessas organelas.

32. Se fosse também medido o consumo de oxigênio dessas células, o gráfico seria semelhante ao obtido para o número de mitocôndrias.

Soma das alternativas corretas:

20. (Unespar) No citoplasma das células eucarióticas existem diversas organelas. Com relação às principais funções de algumas organelas citoplasmáticas, é incorreto afirmar.

a) O ribossomo tem função de síntese proteica.

b) O peroxissomo tem função de degradação de água oxigenada e do álcool.

c) Os centríolos têm função de formação de cílios e flagelos..

d) Os lisossomos têm função de digestão intracelular;

e) O retículo endoplasmático rugoso tem funções de síntese de alguns tipos de carboidratos e, acúmulo e eliminação de secreções.

21. (UENP) Observe as três imagens a seguir, que são micrografias de organelas de células animais ou vegetais.

21

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a função das organelas 1, 2 e 3.

a) Fotossíntese, respiração celular e glicolisação.

b) Respiração celular, digestão intracelular e respiração celular.

c) Respiração celular, glicolisação e fotossíntese.

d) Respiração celular, síntese proteica e síntese de lipídios.

e) Síntese proteica, fotossíntese e glicolisação.

22. (UEPG) Levando-se em consideração as funções atribuídas às organelas citoplasmáticas, assinale o que for correto.

01. Os ribossomos são formados por duas estruturas arredondadas, com tamanhos diferentes, e são encontrados tanto em células procarióticas quanto em eucarióticas. Participam do processo de síntese proteica.

02. O retículo endoplasmático não granuloso (ou liso) não apresenta ribossomos aderidos à membrana. É responsável pela síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídeos, como colesterol. Pode atuar também na degradação do álcool ingerido em bebidas alcoólicas.

04. O complexo golgiense é composto de canais delimitados por membranas. Apresenta, como característica, a presença de ribossomos aderidos às suas membranas, participando, portanto, da síntese de proteínas.

08. Os cloroplastos são organelas responsáveis pela respiração celular aeróbia. Estão presentes em plantas e apresentam internamente uma matriz, onde se encontram as enzimas participantes do ciclo de Krebs.

Soma das alternativas corretas: (01,02)

23. (COVEST) As células dos ácinos pancreáticos produzem as enzimas necessárias para a digestão dos alimentos que chegam ao duodeno; para isso, devemos encontrar nessas células:

I   II

0   0 – um retículo endoplasmático liso bem-desenvolvido, uma vez que este retículo é essencial para a síntese de lipídios.

1  1 – um sistema de canalículos que permite a estocagem das enzimas na forma ativa sem destruir a célula.

2 2 – um retículo endoplasmático rugoso bem desenvolvido, responsável pela síntese de proteínas.

3  3 –  abundantes grânulos de  secreção, resultantes  do empacotamento das proteínas no aparelho de Golgi.

4 4 – ausência de grânulos secretores, pois as enzimas são sintetizadas e liberadas imediatamente.

24. (Unisinos) Abaixo são apresentados dois conceitos liga­dos às organelas celulares:

I. Organela formada por invaginação da membrana plasmática formada por uma rede de túbulos e ve­sículas interconectadas, que se comunicam com a carioteca. Esta, por sua vez, possui função de síntese de proteínas e lipídios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular;

II. Organela constituída por dobras de membranas e vesículas que possuem função de armazenamento de proteínas, síntese de lipídios e polissacarídeos, além da transformação, empacotamento e remes­sa de substâncias.

Esses dois conceitos referem-se, respectivamente, a:

a) Retículo endoplasmático e Complexo de Golgi.

b) Lisossomos e Complexo de Golgi.

c) Peroxissomos e Lisossomos.

d) Complexo de Golgi e Retículo endoplasmático.

e) Retículo endoplasmático e Lisossomos.

25. (PUCRS) Sobre o citoesqueleto, é correto afirmar que:

a) está presente em células procarióticas e eucarióticas.

b) está relacionado à ciclose, contínuo movimento de organelas e substâncias no citosol, envolvendo proteínas como actina e miosina.

c) organiza a estrutura interna celular, mas não define a forma da célula.

d) o movimento ameboide de algumas células independe de suas adaptações.

e) os microfilamentos de actina que o compõem se originam dos centrossomos, também chamados de centro de organização celular.

26. (CATÓLICA SC) Leia o texto abaixo.

Componente do azeite mata célula de câncer em minutos

Um ingrediente extraído do azeite de oliva extravirgem mata uma variedade de células cancerosas humanas sem danificar as células saudáveis. O ingrediente, chamado oleocantal, é um composto que rompe uma parte da célula cancerosa, liberando enzimas que causam a morte celular – já se sabia que o oleocantal protege contra o Mal de Alzheimer. Em experimentos com células isoladas em laboratório, o composto matou as células cancerosas rompendo as vesículas que armazenam os resíduos da célula. Hipótese falha – Já se sabia que oleocantal mata algumas células cancerosas, mas o que os cientistas não entendiam era o processo por meio do qual isso ocorre. Face a esse desconhecimento, eles citavam a hipótese de que o oleocantal ativaria uma proteína que provoca a morte celular programada, conhecida como apoptose. Paul Breslin, da Universidade de Rutgers (EUA), resolveu, então, tirar essa hipótese a limpo. Depois de aplicar o oleocantal sobre as células cancerosas, ele verificou que as células começam a morrer muito rapidamente – de 30 minutos a uma hora. Como a morte celular programada leva entre 16 e 24 horas, ficou claro que outra coisa tinha que estar causando a destruição das células cancerosas.

Adaptado de: <http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=componente-azeite-mata-celula-cancer-minutos&gt;. Acesso em: 03.07. 15.

Considerando que a descoberta se refere ao fato de que as células do câncer estavam sendo mortas por suas próprias enzimas, é possível afirmar que o oleocantal poderia estar liberando as enzimas celulares contidas:

a) no retículo endoplasmático liso.

b) nas mitocôndrias.

c) nos ribossomos.

d) nos lisossomos.

e) nos centríolos.

27. (UFU) As células apresentam diversas organelas citoplasmáticas que têm estrutura e função diferenciadas. Em um leucócito e em uma célula muscular é possível encontrar, respectivamente, um elevado número de quais organelas citoplasmáticas?

a) Retículo endoplasmático não granuloso e lisossomos.

b) Lisossomos e retículo endoplasmático granuloso.

c) Retículo endoplasmático granuloso e mitocôndria.

d) Mitocôndrias e retículo endoplasmático não granuloso.

28. (UNESP) Em cada um dos gráficos A e B, há três curvas, porém apenas uma delas, em cada gráfico, representa corretamente o fenômeno estudado.

28

No gráfico A, o fenômeno estudado é a atividade dos lisossomos na regressão da cauda de girinos na metamorfose. No gráfico B, o fenômeno estudado é a atividade dos peroxissomos na conversão dos lipídios em açúcares que serão consumidos durante a germinação das sementes.

A curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo gráfico A e a curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo gráfico B são, respectivamente,

a) 1 e 1.

b) 3 e 3.

c) 3 e 1.

d) 1 e 2.

e) 2 e 2.

29. (Unimontes) Considerando as informações apresentadas no quadro abaixo, analise as afirmativas I, II e III.

29

I. A célula B, comparada à célula A, está mais aprimorada para extração da energia dos nutrientes a partir do metabolismo aeróbio.

II. A célula A, comparada à célula B, apresenta menor reserva de oxigênio.

III. A célula B, comparada à célula A, está mais aprimorada para anular os efeitos dos radicais livres.

Com base no exposto, é correto afirmar:

a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.

b) Apenas as afirmativas I e III são corretas.

c) Apenas as afirmativas II e III são corretas.

d) As afirmativas I, II e III são corretas.

30. (FUVEST) O DNA extranuclear (ou seja, de organelas citoplasmáticas) foi obtido de células somáticas de três organismos: uma planta, um fungo e um animal. Na tabela, qual das alternativas cita corretamente a procedência do DNA extranuclear obtido desses organismos?

30

gab

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: