Publicado por: Djalma Santos | 15 de junho de 2017

TESTES DE CITOLOGIA (13)

01. (UFSC)

01

Sobre biologia celular, é correto afirmar que:

01. Os mecanismos de transporte A, B, C e D (destaque 1) correspondem a processos passivos, a favor do gradiente de concentração.

02. Na osmose, ocorre a passagem de água da solução hipotônica para a hipertônica.

04. Na difusão simples, observada no mecanismo B (destaque 1), ocorre o transporte de substâncias hidrofílicas.

08. A fagocitose (destaque 2) pode ser utilizada como mecanismo de defesa realizado por células especializadas, como os macrófagos.

16. No epitélio intestinal, as especializações da membrana chamadas de microvilosidades (destaque 3) reduzem a área de absorção, evitando o transporte por endocitose.=

32. O transporte realizado através de vesículas que se fundem à membrana plasmática (destaque 4) libera, por exocitose, proteínas processadas no complexo golgiense.

Soma das alternativas corretas:

02. (UDESC) Unidades especiais são utilizadas para medir as células, organelas internas e moléculas orgânicas que as constituem. Em relação a estas unidades de medida, assinale a alternativa correta.

a) A unidade terâmetro é utilizada para medir o tamanho das moléculas.

b) A unidade micrômetro é utilizada para medir o tamanho das organelas celulares.

c) A unidade gigâmetro é utilizada para medir o tamanho do núcleo celular.

d) A unidade micrômetro é cem vezes menor que o nanômetro.

e) O milímetro é a unidade padrão para as medidas de vírus e bactérias.

03. (UEA) Sobre a organização celular, a hipótese endossimbiótica propõe que as primeiras células eucarióticas adquiriram a capacidade de respirar gás oxigênio quando incorporaram ao seu citoplasma primitivas bactérias respiradoras, ancestrais das atuais mitocôndrias. É uma evidência para essa hipótese o fato de as mitocôndrias:

a) apresentarem as mesmas organelas citoplasmáticas presentes na célula eucarionte, o que lhes garante metabolismo próprio e autonomia para se replicarem.

b) se autoduplicarem independentemente da divisão da célula eucarionte, utilizando para isso o mecanismo de duplicação de material genético dessa célula.

c) apresentarem cromossomos organizados em pares homólogos, os quais apresentam genes que codificam proteínas diferentes daquelas codificadas pelo DNA nuclear.

d) sintetizarem algumas de suas próprias proteínas, a partir de DNA próprio, que orienta a transcrição de seus RNAm.

e) apresentarem núcleo delimitado por membrana simples, enquanto a carioteca é formada por dupla membrana lipoproteica.

04. (UECE) As bactérias são seres unicelulares, procariotos, que têm formas de vida do tipo isolada ou em agrupamentos variados do tipo coloniais. Embora esses seres celulares sejam considerados pelo senso comum como “micróbios perigosos”, há muitas espécies importantes para o equilíbrio dinâmico dos seres vivos e destes com o meio ambiente. Assim sendo, muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos na área da microbiologia, para melhor conhecer a maquinaria biológica das bactérias. Sobre a citologia bacteriana, é correto afirmar que:

a) moléculas de DNA que ficam ligadas ao cromossomo bacteriano e costumam conter genes para resistência a antibióticos são denominadas de plasmídeos.

b) o capsídeo bacteriano, também conhecido como membrana celular, é constituído por substância química, exclusiva das bactérias, conhecida como mureína.

c) os pneumococos, bactérias causadoras de pneumonia, são espécies de bactérias que possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, denominado de cápsula.

d) externamente à membrana plasmática existe uma parede celular ou membrana esquelética, de composição química específica de bactérias — o ácido glicol.

05. (UNIFOR) Ao realizar experimentos para se extrair DNA genômico, você irá precisará chegar até a região onde o DNA se localiza na célula. Para que isso se torne possível, você precisará utilizar reagentes para romper algumas estruturas intracelulares. No seu experimento, você escolheu trabalhar com célula bacteriana, pois se tornaria mais fácil, uma vez que nas bactérias:

a) observam-se muitas moléculas de DNA.

b) verificam-se vários plasmídeos no DNA

c) o DNA não está envolvido pela carioteca.

d) a molécula de DNA é duplicada por meio de mitoses

e) o DNA está associado com as histonas.

06. (UNICENTRO) Observando-se duas células, uma procariótica e outra eucariótica, pode-se encontrar, em ambas,

a) membrana plasmática e retículo endoplasmático rugoso.

b) RNA e histonas.

c) histonas e DNA.

d) ribose e desoxirribose.

07. (UNESPAR) Em uma aula de citologia, o professor fez algumas afirmações, relacionadas abaixo. Assinale o que for incorreto.

a) Em uma célula eucariótica, podemos encontrar DNA no núcleo, mitocôndrias e cloroplastos.

b) O peroxissomo tem funções de degradação de água oxigenada e de álcool.

c) Íons e moléculas importantes para sobrevivência humana, como açúcares, aminoácidos e nucleotídeos, atravessam rapidamente a bicamada lipídica da membrana plasmática por difusão simples.

d) Nos seres humanos, a fagocitose é exercida apenas por certas células especializadas, que atuam no mecanismo de defesa contra infecções, fagocitando microrganismos patogênicos.

e) Nas células do fígado, o retículo endoplasmático não granuloso possui enzimas que aceleram a velocidade de reações químicas relacionadas com a desintoxicação do organismo quanto a uma grande quantidade de substâncias, entre elas drogas como sedativos e álcool.

08. (UNIOESTE) Ao serem comparadas a célula bacteriana, a célula da epiderme foliar de um vegetal e a célula óssea do esqueleto humano, podemos afirmar que todas apresentam:

a) DNA, RNA e ribossomos, porém somente a célula da epiderme foliar apresenta parede celular.

b) membrana plasmática e citoplasma, entretanto, não são encontrados ribossomos na célula bacteriana.

c) membrana plasmática e citoplasma, entretanto, as mitocôndrias estão presentes apenas na célula óssea.

d) DNA, membrana plasmática e mitocôndrias, porém, apenas a célula da epiderme foliar possui cloroplastos.

e) DNA, RNA e ribossomos, mas somente a bactéria e a célula da epiderme foliar apresentam parede celular.

09. (UENP) As organelas citoplasmáticas presentes nas células dos eucariontes têm papel fundamental na manutenção das condições ideais no interior da célula. Animais como o guepardo (Acinonyx jubatus) e os insetos voadores, que mantêm durante algum tempo altas taxas metabólicas em suas células musculares, possuem maior atividade em quais organelas?

a) Retículo endoplasmático rugoso que produz proteínas utilizadas na regeneração das células musculares; e mitocôndrias que “produzem” energia.

b) Retículo endoplasmático rugoso que secreta enzimas para sintetizar hormônios; e lisossomos que liberam seu conteúdo para eliminar partes desgastadas das células musculares.

c) Mitocôndrias que “produzem” energia; e lisossomos que liberam seu conteúdo para eliminar partes desgastadas das células musculares.

d) Mitocôndrias que “produzem energia”; e retículo sarcoplasmático que disponibiliza cálcio para a contração muscular.

e) Mitocôndrias que “produzem” energia; e retículo endoplasmático liso que produz esteroides, colesterol e triglicérides utilizados na regeneração das células musculares.

10. (UEPG) Analise a representação esquemática da célula abaixo e assinale o que for correto.

10

Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje 1.

15a ed.Volume 1. Editora Ática. São Paulo. 2008.

01. Trata-se de uma célula vegetal (célula eucariota), onde pode-se observar a presença de um envoltório nuclear bem definido (A), parede celular (B) e cloroplasto (E).

02. O complexo golgiense está representado pela letra D e tem como função a secreção celular.

04. Em C, pode-se observar a mitocôndria, organela responsável pela respiração celular.

08. A estrutura representada pela letra E tem como função principal a realização da fotossíntese, no qual moléculas de gás carbônico e água reagem formando glicídios e oxigênio.

Soma das alternativas corretas:

11. (UNITAU) Observe o esquema abaixo e assinale a alternativa que indica a aberração cromossômica por ele representada.

11

a) Deleção.

b) Duplicação.

c) Inversão.

d) Translocação.

e) Adição.

12. (FATEC) A célula dos organismos eucariontes é muito complexa e, no seu interior, ocorrem diversos processos para que sejam produzidas as proteínas necessárias ao metabolismo. A atividade de uma célula eucarionte é, de uma forma simplificada, análoga à atividade de produção de carros em uma fábrica automobilística. Na fábrica, há um PROJETO com as instruções sobre um determinado carro que será produzido. Com base nesse projeto, há uma LINHA DE PRODUÇÃO que monta o carro, utilizando, para isso, diversas partes menores. Uma vez montado, o carro é armazenado em um pátio, ou ESTOQUE, até ser enviado ao local de venda. Finalmente, o transporte dos carros até esse local ocorre, usualmente, em CAMINHÕES-CEGONHA, os quais podem transportar diversos carros de uma só vez para um mesmo destino. No processo de produção de proteínas em uma célula eucarionte, as estruturas análogas ao PROJETO, à LINHA DE PRODUÇÃO, ao ESTOQUE e aos CAMINHÕES-CEGONHA de uma fábrica são, respectivamente:

a) O gene, o complexo golgiense, as mitocôndrias e as vesículas.

b) O gene, o reticulo endoplasmático rugoso, o complexo golgiense e as vesículas.

c) O complexo golgiense, o gene, o reticulo endoplasmático rugoso e as mitocôndrias.

d) O complexo golgiense, o reticulo endoplasmático, as vesículas e as mitocôndrias.

e) O reticulo endoplasmático rugoso, o gene, as mitocôndrias e as vesículas.

13. (UFS) Observe o esquema abaixo de uma célula animal e marque a alternativa correspondente à organela que possui como principal função celular a “produção” de energia.

13a) 5.

b) 9.

c) 6.

d) 10.

e) 13.

14. (UNCISAL) A teoria da invaginação propõe o surgimento de diferentes organelas membranosas. De algumas dessas organelas surgem outras estruturas membranosas. Dadas as afirmativas sobre a origem, a morfologia e as respectivas funções dessas organelas:

I. Da membrana externa do envoltório nuclear tem-se as cisternas do retículo endoplasmático.

II. No peroxissomo, que comprovadamente tem sua origem a partir do complexo de Golgi, ocorre a beta-oxidação de ácidos graxos de cadeia muito longa.

III. A glicosilação é um dos principais eventos de modificação química que ocorre no aparato de Golgi.

IV. O lisossomo tem sua origem no aparelho de Golgi e dentre suas funções tem-se a autofagia.

V. O transporte vesicular é responsável pelo mecanismo de excreção.

Verifica-se que estão corretas apenas:

a) I, II e III.

b) I, III e IV.

c) I, IV e V.

d) II, III e V.

e) II, IV e V.

15. (UPE) Observe a figura abaixo que apresenta as estruturas e organelas de uma célula vegetal:

15

Disponível em: http://www.infoescola.com/wp-

content/uploads/2013/09/celula-vegetal.jpg

Considerando duas situações a que as células de uma planta podem estar submetidas, meio hipotônico (I) ou hipertônico (II), é correto afirmar que:

a) I – o vacúolo fica imenso e força a parede celular; II – o vacúolo se retrai, e a parede celular se solta da membrana plasmática.

b) I – a membrana plasmática se contrai, diminuindo os espaços entre as organelas; II – os cloroplastos se expandem, liberando água.

c) I – a membrana plasmática fica espessa; II – o vacúolo perde líquido que é absorvido pelos cloroplastos.

d) I – há perda de líquido pelas principais estruturas; II – a célula diminui de tamanho, absorvendo a água pela parede celular.

e) I – há maior troca iônica entre as organelas e o meio; II – apenas o nucléolo não perde líquido para o citoplasma.

16. (UNESP) A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo, cada uma delas, uma descrição de características de uma organela celular. Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos.

16a

A professora também desenhou na quadra de esportes da escola uma grande célula animal, com algumas de suas organelas (fora de escala), conforme mostra a figura.

16b

Ao comando da professora, os alunos deveriam correr para a organela cuja característica estava descrita na ficha em seu poder. Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7; Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a organela indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela indicada pela seta 6. Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula desenhada foram:

a) Mayara, Gustavo e Lígia.

b) Rodrigo, Mayara e Giovana.

c) Gustavo, Rodrigo e Fernando.

d) Carlos, Giovana e Mayara.

e) Fernando, Carlos e Lígia.

17. (UEG) A morte celular por apoptose ocorre de forma genética e bioquimicamente programada, sendo a sua ativação condicionada a eventos celulares muito específicos, dentre os quais se encontra:

a) a detecção de dano genômico que não pode ser corrigido durante os pontos de checagem.

b) a abrangência do tempo limite de sobrevida da célula, medido temporalmente em anos de vida.

c) a falta de motivação orgânica para manutenção celular após o envelhecimento e senilidade.

d) a ruptura da membrana celular causada por choque mecânico ou reação química indesejada.

18. (UCPel) Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

I. Alterações cromossômicas numéricas são aquelas que afetam o número cromossômico normal característico da espécie.

II. Euploidias são alterações cromossômicas numéricas que afetam todos os pares de cromossomos da célula.

III. Aneuploidias são alterações cromossômicas estruturais que afetam pares de cromossomos, porém não todos.

a) Nenhuma está correta.

b) I e III estão corretas.

c) Apenas uma está correta.

d) Todas estão corretas.

e) I e II estão corretas.

19. (UNICENTRO) Uma estrutura celular foi apresentada com as seguintes características:

I. Visto em interfase.

II. Dupla lipoproteica e porosa.

III. Limita o material genético de eucariontes.

A partir da análise dessas afirmações, pode-se concluir que elas se referem:

a) à membrana plasmática.

b) ao nucléolo.

c) ao cromossomo.

d) à carioteca.

20. (UEM) Sobre a descoberta e o estudo da célula, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A Teoria Celular, formulada por Schleiden e Schwann, afirma que a unidade da vida é a célula.

02. Escherichia coli é considerada um protozoário por apresentar pseudópodos e nutrição saprozoica.

04. Antonie van Leeuwenhoek foi quem introduziu na Biologia o termo célula.

08. Parede celular é uma película que envolve a célula, invisível ao microscópio óptico, ausente em células vegetais e presente em células animais.

16. A observação de células vivas ao microscópio é chamada exame a fresco.

Soma das alternativas corretas:

gab

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: