Publicado por: Djalma Santos | 15 de junho de 2017

TESTES DE SISTEMA EXCRETOR (4)

01. (UNICAMP) Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que:

a) peixes são animais amoniotélicos, aves e répteis são ureotélicos e mamíferos são uricotélicos.

b) a ureia é altamente tóxica e insolúvel em água, sendo a principal excreta das aves.

c) peixes, exceto os condrictes, são amoniotélicos e aves e répteis adultos são ureotélicos.

d) a amônia é altamente tóxica e necessita de um grande volume de água para ser eliminada.

02. (PUC-PR) Leia o fragmento de texto a seguir:

A IAAF (Federação Internacional de Atletismo) irá abandonar a sua política de examinar amostras de sangue de todos os atletas no próximo Mundial de Atletismo, a ser disputado em Pequim, na China, entre os dias 22 e 30 de agosto. A informação é do jornal britânico “The Guardian”.  De acordo com a associação, um sistema aprimorado será introduzido para examinar a amostra de sangue dos competidores de elite, apesar de manter a obrigatoriedade do teste de urina para todos os participantes. Nos Mundiais anteriores – Daegu, em 2011, e Moscou, em 2013 –, todos os atletas precisaram fornecer uma amostra de sangue. Por isso, a decisão de reduzir a escala dos exames antidoping surpreendeu aos atletas, principalmente por acontecer em momento em que há denúncias de violação de regras de controle. Para a federação, não se trata de suavizar o combate ao uso de substâncias proibidas.

Disponível em: <https://www.bemparana.com.br/noticia/401354/federacao-restringe-teste-de-sangue-a-elite-em-mundial&gt;. Acesso em 28/08/2015.

Se for usado um diurético como doping, provavelmente, sua utilização teria o intuito de favorecer a perda de peso ou de mascarar a presença de outras substâncias. A ação de um diurético poderia estar relacionada à(ao):

a) ampliação da eliminação de água pelos túbulos proximais do rim.

b) diminuição da ação do hormônio ADH.

c) aumento da pressão arterial por retenção de minerais.

d) aumento da função da Alça de Henle.

e) diminuição da reabsorção que ocorre na bexiga urinária.

03. (UPF) Além de manterem o balanço de sais e água, os animais precisam eliminar de seu fluido extracelular os produtos do metabolismo. Proteínas e ácidos nucleicos, por exemplo, contêm nitrogênio e, por isso, sua metabolização gera produtos nitrogenados, além de água e dióxido de carbono. Os animais excretam tais produtos nitrogenados de diferentes formas. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os grupos de animais ao principal tipo de produto nitrogenado que excretam.

04. (UEPG) Considerando-se os sistemas de excreção e os produtos excretados por diversos organismos, assinale o que for correto.

01. Animais aquáticos podem excretar diretamente a amônia, pois apesar de ser muito tóxica, também é muito solúvel em água. Já os animais terrestres teriam que gastar muita água para excretar amônia, correndo risco de desidratação.

02. O sistema excretor dos protozoários é formado por células-flama, as quais excretam restos alimentares por um orifício na parte distal do animal.

04. Os embriões da maioria dos répteis, aves e insetos excretam amônia através de poros situados na casca do ovo, impedindo assim que o embrião se intoxique com a substância.

08. Os anfíbios adultos e os mamíferos excretam ureia, a qual por ser menos tóxica que a amônia, pode ser eliminada de forma mais concentrada, levando a economia de água pelo animal.

16. Os anelídeos possuem um sistema excretor composto de túbulos de Malpighi, sendo que parte da excreção também pode ser realizada por difusão, através da superfície do corpo.

Soma das alternativas corretas:

05. (Mackenzie)

O esquema, acima, mostra como ocorre a manutenção osmótica em duas espécies de peixes. A esse respeito, considere as seguintes afirmativas.

I. No peixe A a eliminação de sais pelas brânquias ocorre de forma passiva.

II. A ingestão de água no peixe A repõe a água perdida por osmose.

III. O peixe B elimina amônia como principal excreta nitrogenado.

IV. No peixe B, tanto a absorção de sais como a de água ocorrem de forma ativa.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II e III.

b) II e III.

c) I, III e IV.

d) II, III e IV.

e) I e II.

06. (Anhembi Morumbi) O gráfico ilustra o comportamento do mecanismo hormonal humano para o controle do volume urinário, ao longo de oito horas de um experimento laboratorial.

Considerando a ação fisiológica do hormônio estudado nas estruturas renais e as informações fornecidas pelo gráfico, é correto afirmar que:

a) em oito horas de experimento, ocorre a diminuição da permeabilidade dos capilares do glomérulo e da cápsula néfrica.

b) nos minutos iniciais do experimento, ocorre o aumento da permeabilidade dos capilares do glomérulo e da cápsula néfrica.

c) em duas horas de experimento, ocorre o aumento da permeabilidade dos tubos proximais, da alça néfrica e dos tubos coletores.

d) em duas horas de experimento, ocorre a diminuição da permeabilidade dos capilares do glomérulo e dos tubos proximais.

e) em duas horas de experimento, ocorre a diminuição da permeabilidade da alça néfrica, dos tubos distais e dos tubos coletores.

07. (Unitau) A excreção é um processo que contribui para a osmorregulação e a homeostase do organismo. Em relação a esse processo e ao sistema excretor dos animais, assinale a alternativa correta.

a) As glândulas antenais, ou glândulas verdes, são os órgãos excretores dos insetos e encontram-se na base de suas antenas. Essas glândulas têm ligação com o intestino, pois filtram a hemolinfa e lançam as excretas no intestino.

b) Os protonefrídeos, presentes nos moluscos, são tubos com três extremidades: uma das extremidades é fechada, outra se abre na cavidade celômica, o nefróstomo, e a outra, que se abre na superfície do corpo, o nefridióporo.

c) O principal órgão excretor nos vertebrados é o rim, que pode ser pronefro, mesonefro e metanefro, diferindo-se entre si, basicamente, pela estrutura do néfron. A cápsula de Bowman é encontrada em todos os tipos de rins.

d) Os peixes marinhos têm rins com glomérulos bem desenvolvidos, que eliminam grande quantidade de urina diluída e hipotônica em relação aos líquidos corporais, enquanto os peixes de água doce eliminam pouca urina.

e) No rim humano, a pressão do sangue nos capilares do glomérulo extravasa os componentes do sangue, que passam sucessivamente pela cápsula de Bowman, pelo túbulo contorcido proximal, pela alça de Henle, pelo túbulo contorcido distal e pelos tubos coletores.

08. (PUC-RIO) Com relação à excreção nos animais vertebrados, não é correto afirmar que:

a) diversos animais aquáticos, incluindo peixes e larvas de anuros, excretam amônia que, apesar de ser muito tóxica, também é muito solúvel em água.

b) diversos animais terrestres como mamíferos e adultos de anfíbios excretam ureia, que é menos tóxica que a amônia e, portanto, pode ser eliminada de forma mais concentrada.

c) a maioria dos répteis (incluindo as aves) excreta ácido úrico, que é muito solúvel em água.

d) não é considerada como excreção a eliminação de restos de comida pelas fezes.

e) parte da excreção nos mamíferos se dá através do suor.

09. (FAMERP) O fluxograma ilustra a participação de alguns órgãos e substâncias (angiotensinogênio, angiotensina, renina e aldosterona) no controle da pressão arterial humana:

Considere que os números 1, 2 e 3 indicados no fluxograma representem uma ação do tipo estimulante (+) ou uma ação do tipo inibidora (–) e que o aumento da reabsorção de sódio nos túbulos renais promova um deslocamento hídrico nos túbulos renais. De acordo com essas informações, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o tipo da ação representada pelos números 1, 2 e 3 e o resultado do deslocamento hídrico.

a) (+); (–); (+); aumento da reabsorção de água.

b) (–); (–); (–); aumento da reabsorção de água.

c) (+); (+); (+); aumento da reabsorção de água.

d) (–); (+); (–); redução da reabsorção de água.

e) (+); (–); (–); redução da reabsorção de água.

10. (UFU) Os animais podem ser classificados em amoniotélicos, ureotélicos ou uricotélicos, de acordo com o tipo de sua excreta nitrogenada. Em relação à afirmativa, considere a tabela a seguir.

Os animais I, II e III são, respectivamente,

a) pardal, rã e macaco.

b) baiacu, macaco e pardal.

c) macaco, gavião e baiacu.

d) sapo, baiacu e gavião.

11. (UEA) O esquema representa um nefro, uma unidade morfofuncional do rim humano.

Suponha que uma pessoa adulta, saudável, seja submetida a um regime de pouca ingestão de água. Nessas condições, é correto afirmar que no hipotálamo dessa pessoa haverá:

a) estímulo à síntese de ADH que irá atuar sobre o duto coletor tornando-o mais permeável à água, que será reabsorvida para o sangue na veia renal.

b) estímulo à síntese de ADH que irá atuar sobre o duto coletor tornando-o impermeável à água, de modo que não venha a reabsorvê-la do sangue da veia renal.

c) estímulo à síntese de ADH que irá atuar sobre os túbulos contorcidos proximal e distal tornando-os mais permeáveis à água, que será reabsorvida para o sangue do capilar.

d) inibição da síntese de ADH que deixará de atuar sobre o túbulo proximal, o qual irá reter a glicose elevando a osmolaridade do líquido tubular, que reabsorverá água do capilar.

e) inibição da síntese de ADH que deixará de atuar sobre o duto coletor, o qual permanecerá impermeável à água impedindo que esta seja reabsorvida para o sangue na veia renal.

12. (UFPR) Um laboratório de análises clínicas avaliou a composição de três fluidos corporais de um mesmo mamífero, conforme demonstrado no quadro abaixo:

Os fluidos A, B e C são, respectivamente:

a) Plasma sanguíneo – filtrado glomerular – urina.

b) Plasma sanguíneo – urina – filtrado glomerular.

c) Urina – filtrado glomerular – plasma sanguíneo.

d) Filtrado glomerular – urina – plasma sanguíneo.

e) Urina – plasma sanguíneo – filtrado glomerular.

13. (UFLA) Células-flama, rim metanéfrico e túbulos de Malpighi são respectivamente, órgãos excretores de:

a) Nematodes, moluscos e insetos.

b) Nematodes, moluscos e aracnídeos.

c) Platelmintes, vertebrados amniotas e insetos.

d) Platelmintes, vertebrados amniotas e moluscos.

14. (UEM) Sobre a estrutura e o funcionamento do sistema excretor humano, é correto afirmar que:

01. A unidade funcional do rim é o néfron, que se apresenta envolvido por uma extensa rede de capilares sanguíneos.

02. Em condições normais, a urina é composta por água, amônia, glicose e sais.

04. Na medida em que o filtrado glomerular percorre o túbulo proximal, ocorre a reabsorção de algumas substâncias, como glicose, aminoácidos e vitaminas, que voltam para a corrente sanguínea.

08. Elimina excretas nitrogenadas e mantém o equilíbrio hidrossalino do organismo.

16. Uma pessoa, com dieta balanceada, passará a excretar maior quantidade de ureia se aumentar em sua dieta a quantidade de proteínas.

Soma das alternativas corretas: (01-04-08-16)

15. Na figura abaixo se mostra, esquematicamente, um néfron, a unidade morfofuncional do rim, de forma integrada à rede capilar. Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim. O sangue a ser filtrado chega ao rim pela artéria renal, que se ramifica no interior do órgão. Sobre este assunto, analise as proposições abaixo.

I    II

0   0 – A pressão sanguínea nos capilares do glomérulo de Malpighi (A) força a passagem de água, ureia, glicose, aminoácidos, sais e outras substâncias de pequeno tamanho através das paredes desses capilares.

1   1 – As proteínas plasmáticas são transferidas por transporte ativo para a cápsula de Bowman (B), onde atravessam, por difusão, as células conjuntivas dessa cápsula, passando ao túbulo proximal.

2  2 – No túbulo contornado proximal (C), as células reabsorvem água do filtrado glomerular, glicose, aminoácidos, vitaminas e sais, devolvendo essas substâncias ao sangue dos capilares que envolvem o néfron.

3  3 – Para a glicose existe uma capacidade máxima de reabsorção tubular. Quando a taxa de glicose no plasma se eleva a 180 mg%, ou mais, o excesso de glicose deixará de ser reabsorvido e aparecerá na urina (glicosúria).

4  4 – Na região da alça de Henle (D), ocorre, principalmente, a remoção de metais pesados do sangue. A urina passa ao tubo contornado distal (E) e é lançada no uréter (F).

16. (UFRR) As trocas metabólicas ocorrem por meio de diversos órgãos, incluindo a pele, fígado, as brânquias, os pulmões, os rins e estruturas especiais que eliminam ou absorvem sal. Os resíduos nitrogenados gerados pelo corpo são produzidos principalmente no fígado e são eliminados pelo organismo. Em relação aos resíduos nitrogenados, assinale a alternativa correta.

a) a maior parte dos resíduos nitrogenados dos peixes de água doce são excretados como ureia.

b) a maior parte dos resíduos nitrogenados dos mamíferos são excretados na forma de ureia.

c) a maior parte dos resíduos nitrogenados dos tubarões são excretados na forma de ácido úrico.

d) a maior parte dos resíduos nitrogenados dos répteis são excretados na forma de amônia.

e) a maior parte dos resíduos nitrogenados das aves são excretados na forma de amônia.

17. (FPS) Analise as estruturas numeradas na imagem abaixo.

Estão associados com o armazenamento, a formação e a eliminação da urina ao meio externo, respectivamente:

a) 1, 2, 3.

b) 2, 4, 5.

c) 4, 2, 5.

d) 2, 3, 4.

e) 4, 1, 5.

18. (FPS) O sistema urinário é responsável pela excreção da maior parte de compostos metabólicos tóxicos do corpo humano. Sobre este assunto, faça a correlação das estruturas do néfron com as suas respectivas funções na formação da urina.

1. Alça néfrica

2. Corpúsculo renal

3. Túbulo proximal

4. Ducto coletor

5. Túbulo distal

( ) Filtração glomerular.

( ) Reabsorção de soluto por transporte ativo.

( ) Reabsorção de água por osmose.

( ) Remoção de excretas do sangue para a urina.

( ) Condução de urina ao ureter.

A sequência correta é:

a) 1, 3, 4, 2, 5.

b) 3, 2, 1, 5, 4.

c) 5, 4, 3, 2, 1.

d) 4, 1, 5, 2, 3.

e) 2, 3, 1, 5, 4.

19. Três amostras de urina humana foram analisadas e revelaram a seguinte composição:

I. Sódio, potássio e cálcio

II. Glicose, água e sódio

III. Proteínas, hemácias e água.

A um indivíduo normal, poderia(m) pertencer:

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) I, II e III.

20. A ingestão de bebidas alcoólicas inibe a liberação do hormônio responsável pelo aumento da permeabilidade das membranas das células dos túbulos renais. Com isso, é diminuída a reabsorção:

a) passiva de água, o que diminui a concentração sanguínea e concentra a urina.

b) passiva de água, o que aumenta a concentração sanguínea e dilui a urina.

c) passiva de água, o que diminui a concentração sanguínea e dilui a urina.

d) ativa de água, o que aumenta a concentração sanguínea e dilui a urina.

e) ativa de água, o que diminui a concentração sanguínea e concentra a urina.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: