Publicado por: Djalma Santos | 25 de junho de 2017

TESTES DE SISTEMA DIGESTÓRIO (V)

01. (UENP) A digestão é um processo mecânico e químico que transforma os alimentos em substâncias assimiláveis pelas células. Sobre o processo de digestão, considere as afirmativas a seguir.

I. A digestão das proteínas inicia-se no intestino delgado pela ação da tripsina.

II. A digestão que ocorre na boca é mecânica e química.

III. A bile, produzida no fígado, tem como principal componente os sais biliares que emulsionam os lipídios.

IV. O produto final da ação da enzima maltase na maltose é a glicose.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

02. (UEM) Dizia Charles Darwin: “Se a miséria de nossos pobres não é causada por leis naturais, mas por nossas instituições, grande é nossa culpa”. Com relação à nutrição e à digestão dos animais, assinale o que for correto.

01. A desnutrição calórico-proteica em que predomina a deficiência calórica pode levar à morte por inanição, isto é, por falência energética do organismo.

02. Na digestão, a quebra das grandes moléculas dos alimentos em moléculas menores se faz por hidrólise, reação catalisada pelas enzimas digestivas.

04. Nos metazoários, exceto Porífera, a digestão intracelular é complementada ou substituída pela digestão extracelular, possível graças à presença de um tubo digestório.

08. Os herbívoros têm, em geral, tubos digestórios curtos e, por sintetizarem a enzima celulase, dispensam a associação com microrganismos.

16. As vitaminas classificam-se em hidrossolúveis e lipossolúveis. As vitaminas do complexo B e a vitamina C são lipossolúveis e, se ingeridas em altas doses, produzem graves efeitos colaterais, pois acumulam-se nas gorduras.

32. No homem, as enzimas produzidas pelo pâncreas agem sobre o alimento no estômago, pois necessitam de pH ácido.

64. O mineral sódio, cuja fonte pode ser o sal de cozinha, desempenha importante papel metabólico no equilíbrio osmótico e do pH, e sua deficiência no organismo causa distúrbios, tais como espasmos musculares, apatia, perda de apetite.

Soma das alternativas corretas:

03. (PUC-RIO) Sobre a digestão humana, verifica-se que a(o):

a) principal função do intestino grosso é a digestão enzimática de lipídeos.

b) ácido clorídrico (HCl) liberado no estômago inativa todas as enzimas digestivas.

c) digestão enzimática de carboidratos só ocorre na boca, por meio da amilase salivar.

d) bile é produzida pela vesícula biliar e atua na emulsificação de lipídeos, facilitando a ação de lipases.

e) superfície interna do jejuno-íleo apresenta dobras (vilosidades) para facilitar a absorção de nutrientes.

04. (FAMERP) Para verificar a digestão de lipídios, foram colocados em cinco tubos de ensaio óleo de soja, água e secreções digestivas, em diferentes valores de pH, como indica a tabela. O volume de cada substância utilizada por tubo foi idêntico.

Unidades de ácidos graxos e de glicerol serão encontradas nos tubos:

a) 1 e 4, sendo que, no tubo 4, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.

b) 2 e 3, sendo que, no tubo 2, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.

c) 3 e 5, sendo que, no tubo 3, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.

d) 1 e 2, sendo que, no tubo 1, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.

e) 4 e 5, sendo que, no tubo 5, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.

05. (FMJ) Nas aves, a ausência de dentes e a presença do bico córneo é uma adaptação ao voo que tornou o crânio mais leve. Ao longo da evolução, o sistema digestório desses animais sofreu modificações para compensar a falta de dentes, como mostra a figura que representa parte do sistema digestório de uma ave.

Assinale a alternativa que associa corretamente os órgãos 1, 2 e 3 às suas respectivas formas de atuação sobre o alimento.

a) 1. tritura; 2. armazena e umedece; 3. promove a digestão química.

b) 1. promove a digestão química; 2. armazena e umedece; 3. tritura.

c) 1. armazena e umedece; 2. promove a digestão química; 3. tritura.

d) 1. tritura e umedece; 2. armazena; 3. promove a digestão química.

e) 1. armazena e tritura; 2. promove a digestão química; 3. umedece.

06. (FDSBC) Gastrites e úlceras são distúrbios que resultam da acidez do suco gástrico. Apesar de provocar danos à parede estomacal, essa acidez é necessária, pois:

a) a enzima tripsina requer pH alto para digerir proteínas.

b) a enzima ptialina requer pH baixo para digerir carboidratos.

c) a enzima pepsina requer pH baixo para digerir proteínas.

d) a enzima lipase pancreática requer pH igual a 7 para digerir gorduras.

07. (CEDERJ) A digestão inicia-se na boca com a mastigação e com a ação de enzimas produzidas nas glândulas salivares. A respeito dessas enzimas e de sua ação, a alternativa que contem, respectivamente, as palavras que preenchem de forma correta, as lacunas da frase “A enzima é uma _______ que age na quebra de ______” é:

a) protease e peptídeos.

b) lipase e gorduras.

c) amilase e amido.

d) nuclease e DNA.

08. (UEA) No gráfico, as curvas representam a atividade de três enzimas que atuam no tubo digestório humano.

Suponha que um indivíduo adulto, sem qualquer alteração fisiológica, tenha almoçado bife grelhado com bacon e batatas cozidas. Analisando o gráfico, é correto afirmar que as enzimas I, II e III atuaram, respectivamente, na digestão:

a) da batata, do bife e do bacon.

b) da batata, do bacon e do bife.

c) do bife, da batata e do bacon.

d) do bife, do bacon e da batata.

e) do bacon, do bife e da batata.

09. (PUC-GO) Use o texto abaixo para responder esta questão.

LAVÍNIA

Entrou no quarto e fechou silenciosamente a porta. Não acendeu a luz, preferindo ligar um pequeno abajur que iluminou debilmente o aposento. Deu alguns passos em direção à cama e sentou-se numa banqueta.

— Lavínia — murmurou — Já estou aqui.

Suspirou.

— Demorei um pouco, porque a governanta não queria me largar. Maldita! Tive que mentir que ia ao banheiro. Não foi boa essa, Lavínia? No banheiro. Soltou uma risadinha; um cão latiu ao longe como se estivesse respondendo. Ela olhou com ansiedade pela janela. Nada viu. O gramado bem tratado brilhava à luz da lua. Folhas de plátano boiavam na piscina.

— Agora está tudo bem. Vou cuidar de ti como só eu sei fazer. Antes de mais nada, um banho; um bom banho quente, de imersão. Vou prepará-lo agora mesmo. A governanta não quer que eu me aproxime da banheira. Diz que é perigoso, para uma menina de dez anos. Ouviste esta, Lavínia? Perigoso para mim! Naturalmente, ouço e calo. Posso responder àquela ignorante? Nem sequer falamos a mesma linguagem: o meu vocabulário é maior, mais rico, mais expressivo. Leio numa semana mais livros do que ela em toda sua vida.

Abaixou-se, tirou os sapatos.

— Não devemos fazer ruído.

Do bolso do casaco extraiu um pacote.

— Adivinha o que tenho aqui, Lavínia. Não adivinhas? Pois, exatamente: marrom-glacês. Marrom- glacês! Não é ótimo? E olha que me deu trabalho surrupiá-los. Mas eu o fiz: nas ventas da governanta. Vou colocá-los aqui, na mesinha de cabeceira. Serão saboreados depois do banho, não antes: banho com o estômago cheio é perigoso, dizia papai. Calou-se bruscamente e ficou a olhar pela janela. Depois disse, sem se voltar:

— Vais vestir o teu pijama de flanela azul, deitar na cama, acender a lâmpada de cabeceira e ler o teu livro predileto, saboreando os doces. Não é uma boa ideia, Lavínia? Me diz: alguém cuida tão bem de ti como eu? Mas assim deve ser, pois todos os outros são inimigos. Mamãe, aquele homem que vem aqui e a governanta.

Inclinou-se para a cama:

— E agora vem o melhor. Sabes o que vou fazer, antes de dormires? Vou te acariciar: passarei minha mão bem de leve em teu rosto suave, em teus cabelos de ouro, em tuas pálpebras macias. E, Lavínia — bem, isto não posso prometer, mas farei todo o possível — cantarei para ti. Cantarei baixinho aquela música que papai ensinou antes de morrer, aquela em francês, te lembras? Sobre as meninas solitárias. Estarás bem enroladinha no cobertor; como uma larva no casulo. E eu te darei boa-noite…

A porta se abriu. Era a governanta, iluminada pela luz forte do corredor.

— Lavínia — disse ela, em voz baixa. — Não há ninguém aqui além de ti, vês? Estás falando sozinha — de novo. Agora, põe teus sapatos e desce; tua mãe e aquele senhor querem te dar boa-noite. Vão sair.

Arrumou-se vagarosamente. A governanta esperava, sorrindo sempre. Antes de sair, Lavínia voltou- se para cama e piscou um olho.

— Volto já — murmurou.

(SCLIAR, Moacyr. Melhores contos. 6. ed. São Paulo: Global, 2003. p. 83-84.)

O Texto acima faz menção ao marron-glacê, um alimento rico em carboidratos. Sobre a digestão de carboidratos no organismo humano, marque, entre as alternativas apresentadas, a única correta:

a) o pâncreas participa da digestão através da liberação de insulina, que é uma enzima digestiva.

b) a saliva contém enzima que participa da digestão do amido. Por isso, pode-se dizer que a digestão química se inicia na boca.

c) O fígado exerce papel fundamental na digestão de carboidratos, vez que secreta as enzimas amilases, que degradam o amido.

d) no cólon são secretadas enzimas, como a maltase e sacarase, fundamentais para a digestão final dos carboidratos que serão absorvidos nesse órgão.

10. (IFMT) Os mamíferos necessitam de uma dieta nutritiva e abundante, pois os custos metabólicos da manutenção de temperatura são muito elevados, mas de acordo com o regime alimentar, o tubo digestivo pode apresentar adaptações específicas.

Em relação aos processos digestórios, é correto afirmar que:

a) Nos carnívoros, o aparelho digestivo é altamente complexo, pois as vitaminas e sais minerais que se encontram na carne necessitam de digestão.

b) O tubo digestivo humano é igual ao da classe dos mamíferos. O alimento introduzido na boca progride no tubo pelos movimentos peristálticos voluntários dos músculos estriados.

c) Nos herbívoros, como a vaca, o intestino é proporcionalmente maior, pois os vegetais são mais nutritivos e de fácil digestão.

d) A vaca, mamífero ruminante, adquire proteínas principalmente através da digestão das bactérias endossimbióticas, pois o vegetal é pobre neste composto orgânico.

e) A galinha possui a moela que serve para triturar e absorver os nutrientes presentes nos alimentos, devido à ausência de dentes.

11. (UNICENTRO) Em relação aos órgãos do corpo humano nos quais as enzimas atuam na digestão de carboidratos, considere as afirmativas a seguir.

I. Intestino grosso.

II. Estômago.

III. Duodeno.

IV. Cavidade bucal.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

12. (UEPG) O sistema digestório humano é formado por um longo tubo com regiões especializadas e por glândulas anexas (salivares, pâncreas, fígado). Em relação às características, funções e patologias do sistema digestório humano, assinale o que for correto.

01. No esôfago, os capilares sanguíneos captam os aminoácidos, glicose, água e sais minerais, e os capilares linfáticos recolhem água, ácidos graxos e glicerol.

02. A massa formada pelo alimento mastigado e insalivado é chamada de bolo alimentar.

04. O processo de digestão envolve fenômenos físicos e químicos. Os fenômenos físicos envolvem a trituração do alimento em partículas menores e seu transporte ao longo do tubo digestório. Os processos químicos permitem a transformação dos alimentos em seus constituintes químicos.

08. A transformação química que ocorre no estômago denomina-se quilificação. Nesta etapa, o bolo alimentar se transforma em outra massa, que é denominada quilo, a qual está pronta para ser absorvida.

Soma das alternativas corretas:

13. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.

Em uma nutrição balanceada, o alimento adquirido por um organismo animal consta de uma grande variedade de nutrientes inorgânicos e orgânicos. As moléculas orgânicas, para que sejam assimiladas pelo organismo, devem ser desdobradas em outras menores e solúveis, por meio da ação de processos mecânicos e químicos. Entre os processos químicos, destaca-se a ação de líquidos digestivos cujo principal componente é a água, como por exemplo, o suco gástrico, o pancreático e a bile, fundamentais no processo da digestão.

(Adaptado de: Biologia – Paulino – volume único – 2002).

Sobre o assunto referido no Texto, analise o quadro que destaca caracteristicas e funções dos líquidos digestivos mencionados.

Os números 1, 2, 3, 4, 5 representam, respectivamente, os seguintes líquidos digestivos:

a) Suco gástrico, bile, suco pancreático, bile, suco gástrico.

b) Bile, suco pancreático, suco gástrico, suco pancreático, bile.

c) Suco gástrico, suco pancreático, suco gástrico, suco pancreático, bile.

d) Suco pancreático, suco gástrico, bile, suco pancreático, suco gástrico.

e) Suco gástrico, bile, suco gástrico, suco pancreático, bile.

14. (PUC-SP) O gráfico abaixo refere-se à atividade de uma enzima proteolítica que atua no trato digestório:

A enzima em questão é a:

a) Tripsina, que atua no estômago.

b) Tripsina, que atua no duodeno.

c) Pepsina, que atua no estômago.

d) Pepsina, que atua no duodeno.

15. (UNIFOR)

A celulose é um polissacarídeo, proveniente da junção de milhares de moléculas de glicose de configuração beta, é insolúvel em água, apresenta estrutura linear e chega a atingir massas moleculares da ordem de 400.000 u. Existe em todo o reino Plantae, é o principal componente da parede celular, tida como o esqueleto básico das células vegetais. Trata-se de uma fonte essencial de alimento para diversos animais herbívoros. Paradoxalmente, esses animais não são capazes de digerir as moléculas de celulose assim como os seres humanos.

Fonte: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/celulose/Acesso em 29 out. 2015. (com adaptações)

Sobre o contexto abordado, pode-se afirmar que:

a) O elefante consegue captar a glicose contida na celulose porque secreta enzimas capazes de hidrolisar as ligações de configuração beta.

b) A dieta do elefante não é baseada na celulose, mas em outras formas de carboidratos rico em glicose como o amido.

c) A glicose presente na celulose pode ser obtida através da ação da celulase secretada por microrganismos presentes em alguns animais herbívoros.

d) A celulose não pode ser degrada por seres humanos e desta forma é desnecessária sua presença na dieta, pois prejudica os movimentos intestinais.

e) Uma alternativa para os animais herbívoros utilizarem a glicose contida na celulose é usarem amilases pancreáticas para degradarem as ligações beta da celulose.

16. (IFG) A digestão humana é composta por uma série de processos nos quais os alimentos são transformados e posteriormente absorvidos pelo organismo. Assinale a opção que apresenta corretamente a parte do trato digestório e sua respectiva função no processo de digestão.

a) Boca – digestão de proteínas.

b) Intestino grosso – absorção dos alimentos.

c) Estômago – digestão de proteínas.

d) Fígado – digestão de proteínas.

e) Estômago – digestão do amido.

17. (UNIMONTES) Uma refeição adequadamente equilibrada deve atender as necessidades nutricionais do alimentando. Níveis adequados de vitaminas e minerais não devem ser desconsiderados quando se objetiva a preservação da saúde. O quadro abaixo apresenta a proporção de alguns nutrientes de Três refeições distintas. A partir do assunto abordado e conhecimentos associados, e correto afirmar:

a) Tendo como referência o teor proteico das refeições I e II, espera-se que a liberação de insulina seja semelhante em ambas.

b) A refeição II, comparativamente a I e III, deverá induzir a maior liberação de colecistocinina.

c) A refeição III tende a ser completada sem grande dependência da atuação da tripsina e quimiotripsina.

d) O baixo teor de gordura na refeição I promoverá elevação significativa da leptina, assim o apetite aumentara e os níveis serão normalizados.

18. (PUC-CAMPINAS) Tanto os mamíferos herbívoros como os onívoros podem alimentar-se de mandioca e de milho. Para aproveitar bem esses alimentos é necessário que seu sistema digestório produza:

a) Amilase.

b) Sacarase.

c) Maltase.

d) Protease.

e) Lipase.

19. (FUVEST) Na história evolutiva dos metazoários, o processo digestivo:

a) é intracelular, com hidrólise enzimática de moléculas de grande tamanho, a partir dos equinodermas.

b) é extracelular, já nos poríferos, passando a completamente intracelular, a partir dos artrópodes.

c) é completamente extracelular nos vertebrados, o que os distingue dos demais grupos de animais.

d) passa de completamente intracelular a completamente extracelular, a partir dos nematelmintos.

e) passa de completamente extracelular a completamente intracelular, a partir dos anelídeos.

20. (UniEvangélica-Anápolis) Analise a figura a seguir.

Disponível em: <http://www.precepta.com.br/anatomia/sitemadigestorio&gt;.

Acesso em: 09 set. 2013.

Depois de algum tempo no estômago, o alimento apresenta-se como uma pasta, o quimo, que passa lentamente para o duodeno. A passagem do quimo do estômago para o duodeno é feita através de um esfíncter denominado:

a) Piloro.

b) Cárdia.

c) Cecólico.

d) Íleo-cecólico.

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