Publicado por: Djalma Santos | 7 de julho de 2017

TESTES SOBRE CITOPLASMA (5)

01. (UFC) O citoplasma de células eucarióticas apresenta um conjunto de fibras finas e longas, de constituição proteica, chamado de citoesqueleto. Assinale a alternativa que apresenta uma função dessa estrutura na célula.

a) Manter a forma e a sustentação de bactérias.

b) Participar da descondensação dos cromossomos.

c) Permitir a digestão de vários compostos nas células.

d) Possibilitar a oxidação de substâncias orgânicas no interior da célula.

e) Permitir a adesão da célula a células vizinhas e a superfícies extracelulares.

02. (UEM) Sobre a estrutura e a função das células, assinale o que for correto.

01. Microtúbulos são componentes polissacarídicos do fuso acromático e do citoesqueleto de células eucarióticas e estão envolvidos na sustentação da célula e nos movimentos celulares.

02. Centro celular e cinetócoro são estruturas relacionadas com os movimentos cromossômicos durante as divisões celulares.

04. O nucléolo está mais diretamente associado com a função do retículo endoplasmático rugoso do que com a função do retículo endoplasmático liso.

08. Em célula secretora, a uracila marcada radioativamente e incorporada ao RNA mensageiro segue mais frequentemente o trajeto: núcleo, matriz citoplasmática, retículo endoplasmático rugoso, complexo de Golgi e grãos de secreção.

16. Retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso, complexo de Golgi e carioteca compõem o sistema de endomembranas de células eucarióticas.

32. Peroxissomos são organelas celulares membranosas que participam dos processos de digestão.

64. Todas as enzimas são proteínas que catalisam as reações de degradação, ou digestão, de macromoléculas.

Soma das alternativa corretas:

03. (UPE) Entre as alternativas abaixo, qual delas contempla corretamente a estrutura e/ou a função de um dos organoides citoplasmáticos?

a) O ergastoplasma é bem desenvolvido em células com pequena atividade metabólica, como os osteoblastos, e pouco desenvolvido em células com alta atividade metabólica, como as adiposas.

b) Nas células de vegetais e de invertebrados, o retículo endoplasmático liso, em geral, encontra-se fragmentado e disperso pelo hialoplasma, sendo denominado de dictiossomo.

c) O retículo endoplasmático rugoso, pela sua comunicação com a membrana plasmática, aumenta consideravelmente o contato entre a superfície da célula e o exterior, facilitando a entrada e a saída de substâncias.

d) Nos músculos, o retículo endoplasmático rugoso, denominado de retículo sarcoplasmático, apresenta-se bem-desenvolvido, servindo de reservatório de íons cálcio e ATP, necessários ao mecanismo de contração.

e) Em células vegetais e animais, são encontrados os peroxissomos, organelas envolvidas na digestão intracelular. A membrana interna dessas organelas é revestida por glicoproteínas, que são produzidas no retículo endoplasmático rugoso e acumuladas no complexo de Golgi.

04. (CESGRANRIO) Uma célula, ao englobar uma partícula estranha, forma um vacúolo no seu interior. A seguir, o material é digerido e degradado dentro do vacúolo, resultando no aproveitamento de alguns produtos dessa digestão e na eliminação ou não do que não foi aproveitado. Assinale nas opções abaixo, a sequência correta de organelas que se formam durante esse processo de digestão:

a) fagossoma, lisossoma secundário e corpúsculo residual.

b) lisossoma primário, lisossoma secundário e lisossoma terciário.

c) lisossoma, corpúsculo residual e corpúsculo de eliminação,

d) fagossoma, corpúsculo lisossômico e vacúolo autofágico.

e) vacúolo autofágico, lisossoma e corpúsculo residual.

05. (COVEST) Como mostrado na figura abaixo, substâncias capturadas do meio externo, assim como partes componentes da própria célula, sofrem digestão intracelular. Com relação aos processos ilustrados, assinale a alternativa incorreta.

05

a) Os lisossomos (1) são pequenas vesículas que contêm enzimas responsáveis pela digestão intracelular.

b) A autofagia (2) pode representar um meio de reciclagem do material celular.

c) Os vacúolos digestivos (3) originam-se da fusão de lisossomos com fagossomos ou pinossomos.

d) Os vacúolos residuais (4) são bolsas membranosas onde se processa a digestão autofágica.

e) Clasmocitose (5) é o processo de eliminação de resíduos resultantes da digestão intracelular para o exterior da célula.

06. (UEPG) Em relação às funções desempenhadas pelos lisossomos, assinale o que for correto.

01. Lisossomos podem desempenhar função autofágica, digerindo partes desgastadas da própria célula; ou função heterofágica, digerindo material capturado por fagocitose ou pinocitose.

02. Lisossomos são pequenas vesículas esféricas repletas de enzimas responsáveis pela digestão, além de participar de processos de respiração celular e fotossíntese.

04. Em muitas células normais, a função autofágica ocorre por um processo de digestão de estruturas citoplasmáticas que não estão mais realizando suas funções, o que contribui para a renovação do material citoplasmático.

08. Lisossomos armazenam substâncias que irão agir em outras partes do corpo, tais como as enzimas digestivas, produzidas e secretadas pelas células do pâncreas e que irão atuar no intestino.

Soma das alternativas corretas:

07. (FAMERP) As imagens representam três organelas encontradas numa célula secretora de enzimas.

07

Considerando que a referida célula elimine enzimas digestivas, a sequência correta, do local de síntese até a saída de tais enzimas dessa célula, é:

a) 1 → 2 → 3.

b) 1 → 3 → 2.

c) 2 → 1 → 3.

d) 3 → 1 → 2.

e) 2 → 3 → 1.

08. (UFPA) A figura abaixo ilustra o mais provável mecanismo que originou as organelas celulares conhecidas como mitocôndrias.

08

Sobre essas organelas celulares, considere as seguintes afirmativas.

I. As mitocôndrias apresentam-se envolvidas por membrana dupla. A membrana interna representa a membrana celular bacteriana original e a membrana externa é derivada, em termos evolucionários, da membrana celular da célula eucariótica ancestral.

II. Mitocôndrias possuem seu próprio DNA, o que torna possível que se reproduzam por autoduplicação de mitocôndrias preexistentes.

III. Sem mitocôndrias, animais, fungos e plantas seriam incapazes de usar o oxigênio para extrair o máximo de energia contida nas moléculas de alimento.

É correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) I, II e III.

c) I e II, apenas.

d) II, apenas.

e) II e III, apenas.

09. (UFAM) Há décadas buscamos entender os mecanismos moleculares que fazem nosso corpo perder a forma e a função. Muito já sabemos e mais ainda há a descobrir. Um dia viveremos 150 anos bem saudáveis. No momento, muito crédito tem sido dado a nossa capacidade de reagir contra os danos causados em nossas organelas celulares e isso parece estar relacionado à longevidade. Que componente celular contribui com elevada produção de dano oxidativo?

a) Complexo de Golgi.

b) Matriz extracelular.

c) Cromossomos.

d) Mitocôndria.

e) Centríolos.

10. (UNIFOR) Recentemente, foi reinaugurada em Fortaleza a famosa Praça das Flores, onde foi possível observar diferentes espécies de plantas que deixam a praça ainda mais bonita. Para que tais plantas possam germinar e produzir esses belos espécimes, a conversão de lipídios em açúcares pelos vegetais, que serão aproveitados como fonte energética, deverá ocorrer nos:

a) leucoplastos.

b) cloroplastos.

c) complexos de Golgi.

d) glioxissomos.

e) vacúolos.

11. (IFMT) O citoplasma, localizado entre a membrana celular e a membrana nuclear, é o espaço intracelular em que as organelas – como complexo golgiense, mitocôndria e ribossomo – estão dispostas. Apesar de possuírem uma alta diversidade, todas as células procariontes e eucariontes apresentam:

a) complexo golgiense, mitocôndria e ribossomo.

b) núcleo organizado, citoplasma e material genético.

c) metabolismo próprio, retículo endoplasmático e ribossomos.

d) cloroplasto, mesmo formato e complexo golgiense.

e) membrana plasmática, citoplasma e material genético.

12. (UFRR) Durante o dia das mães, é comum encontrar nas redes sociais mensagens e frases como a descrita na imagem abaixo.

12

Sobre a origem das mitocôndrias em animais com reprodução sexuada, está correto afirmar que:

a) as mitocôndrias de animais com reprodução sexuada originam-se igualmente a partir daquelas que existem no gameta feminino e no gameta masculino;

b) as mitocôndrias de animais com reprodução sexuada originam-se a partir daquelas que existem no gameta masculino, pois as presentes no gameta feminino degeneram após sua fecundação;

c) as mitocôndrias de animais com reprodução sexuada originam-se por geração espontânea no momento da fase embrionária do indivíduo;

d) as mitocôndrias de animais com reprodução sexuada originam-se apenas a partir daquelas presentes em bactérias do trato digestivo de sua mãe;

e) as mitocôndrias de animais com reprodução sexuada originam-se a partir daquelas que existem no gameta feminino, pois as presentes no gameta masculino degeneram após a fecundação.

13. (UEL) Determinadas substâncias quimioterápicas utilizadas para o tratamento de indivíduos com câncer agem nas células impedindo a sua multiplicação, pois interferem na formação de microtúbulos. A partir dessa informação, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a ação dessas substâncias nas células tumorais.

a) Bloquear a formação do fuso acromático coordenado pelos centrossomos.

b) Obstruir a permeabilidade seletiva da membrana plasmática.

c) Inibir a produção de enzimas dos peroxissomos.

d) Evitar a respiração celular que ocorre nas mitocôndrias.

e) Impedir o transporte de nutrientes no ergastoplasma.

14. (UNISINOS) As células vegetais possuem diversas estruturas e organelas que as diferenciam das células animais. Sobre essas diferenças, avalie as proposições abaixo.

I. Os cloroplastos são organelas presentes nas células vegetais e são responsáveis pela realização da fotossíntese.

II. As mitocôndrias são organelas que ocorrem apenas nas células animais e são responsáveis pela realização da respiração celular.

III. Tonoplasto é uma membrana lipoproteica que delimita tanto os cloroplastos quanto as mitocôndrias.

Sobre as proposições anteriores, é correto afirmar que:

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas I e II estão corretas.

d) Apenas I e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

15. (UEPG) A figura abaixo é uma representação esquemática de um cloroplasto parcialmente cortado, mostrando a estrutura interna. Com relação à organização e função das estruturas apontadas, assinale o que for correto.

15

Adaptado de: Lopes, S; Rosso, S. Bio.

Volume 1. 2a ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2010.

01. Em 1, é apontado o estroma. Este corresponde à região do cloroplasto entre o envelope e os tilacoides. No estroma há ribossomos, DNA, RNA relacionados com a síntese de algumas proteínas dos cloroplastos.

02. O grano ou granum é representado em 3. Esta estrutura é organizada por tilacoides empilhados e é onde ocorre toda a fase escura da fotossíntese.

04. Em 2, é apontado um tilacoide. Os tilacoides são vesículas membranosas achatadas e é onde está localizada a clorofila.

08. A membrana externa do cloroplasto é apontada em 4. Nessa estrutura, ficam localizadas as moléculas de clorofila e toda a fase clara da fotossíntese ocorre neste local.

Soma das alternativas corretas:

16. (UFLA) O citoesqueleto é formado por um conjunto de fibras proteicas que dão suporte, mantêm a forma das células e colaboram nos seus movimentos. As fibras do citoesqueleto responsáveis pelo deslocamento dos cromossomos para os polos opostos durante a divisão celular são os:

a) Microtúbulos.

b) Microfilamentos.

c) Filamentos de miosina.

d) Filamentos intermediários.

17. (UNIMONTES) Considerando as informações apresentadas no quadro abaixo, analise as afirmativas I, II e III.

17a

I. A célula B, comparada à célula A, está mais aprimorada para extração da energia dos nutrientes a partir do metabolismo aeróbio.

II. A célula A, comparada à célula B, apresenta menor reserva de oxigênio.

III. A célula B, comparada à célula A, está mais aprimorada para anular os efeitos dos radicais livres.

Com base no exposto, é correto afirmar:

a) apenas as afirmativas I e II são corretas.

b) apenas as afirmativas I e III são corretas.

c) apenas as afirmativas II e III são corretas.

d) as afirmativas I, II e III são corretas.

18. (IFSudeste-MG) As células animais possuem estruturas citoplasmáticas denominadas organelas, que permitem a sobrevivência celular. Associe as organelas e suas funções apresentadas a seguir.

18a

A seguir, marque a alternativa correta.

a) I-2; II-1; III-5; IV-4; V-3.

b) I-3; II-2; III-4; IV-5; V-1.

c) I-1; II-2; III-3; IV-4; V-5.

d) I-5; II-1; III-4; IV-3; V-2.

e) I-4; II-5; III-3; IV-1; V-2.

19. (UFAM) Sobre as organelas celulares, sua estrutura e função, analise as colunas a seguir:

19

Assinale a opção que contém a correlação correta entre as colunas:

a) 1-D-vi; 2-G-iv; 3-F-ix; 4-H-i; 5-I-vii; 6-A-iii; 7-E-ii; 8-C-v; 9-B-viii.

b) 1-F-vi; 2-H-iv; 3-C-ix; 4-A-i; 5-G-vii; 6-D-iii; 7-E-ii; 8-B-v; 9-I-viii.

c) 1-C-iv; 2-F-ix; 3-G-ii; 4-D-iii; 5-H-vii; 6-A-v; 7-I-vi; 8-B-viii; 9-E-i.

d) 1-D-iv; 2-F-ix; 3-G-ii; 4-C-iii; 5-H-vii; 6-A-v; 7-I-vi; 8-B-viii; 9-E-i.

e) 1-D-vi; 2-F-ix; 3-G-ii; 4-H-i; 5-I-vii; 6-A-iii; 7-E-iv; 8-C-v; 9-B-viii.

20. (UECE) As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com formas variáveis medindo aproximadamente de 0,2μm a 1μm de diâmetro e 2μm a 10μm de comprimento. Existem teorias sobre a origem das mitocôndrias que discutem o provável surgimento dessas organelas nas células eucariontes durante a evolução. Supõe-se que, por volta de 2,5 bilhões de anos, células procarióticas teriam fagocitado, sem digestão, arqueobactérias capazes de realizar respiração aeróbia, disponibilizando energia para a célula hospedeira, garantindo alimento e proteção (uma relação harmônica de dependência).

(Krukemberghe Fonseca, BRASIL ESCOLA. Em: http://www.brasilescola.com/biologia/mitocondrias.htm. Acessado em 2015.).

A respeito das mitocôndrias, pode-se afirmar corretamente que:

a) são constituídas por duas membranas das quais a mais interna é lisa e a externa é pregueada, formando as cristas mitocondriais que delimitam a matriz mitocondrial local onde ficam dispersas estruturas ribossomais, enzimas e um filamento de DNA circular.

b) a membrana externa das mitocôndrias é rica em enzimas respiratórias.

c) durante o processo de respiração aeróbia, ocorrem reações determinantes nas mitocôndrias: o ciclo de Krebs nas cristas mitocondriais e a Cadeia Respiratória na matriz mitocondrial.

d) o fato de esta organela possuir material genético próprio permite a ela capacidade de autoduplicar-se, principalmente em tecidos orgânicos que requerem uma compensação fisiológica maior quanto à demanda energética; isso é percebido pela concentração de mitocôndrias em células de órgãos como o fígado (células hepáticas) e a musculatura (fibra muscular).

gab

Anúncios

Responses

  1. Muito obrigada! Tem ajudado muito minha filha que é CDF em tudo, menos na Biologia/citologia/genética com a professora Jane em Universidade Paulista-DF. Gosto muito destes testes estão todos dentro do contexto ao qual ela está tendo as dificuldades.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: