Publicado por: Djalma Santos | 21 de julho de 2017

TESTES DE BOTÂNICA (12)

01. Assinale a alternativa correta a respeito das gerações gametofítica e esporofítica de um musgo e de uma samambaia.

0102. (IFNMG) No ciclo de vida de todos os vegetais, existe uma alternância entre uma fase haploide e uma fase diploide de vida, como está representado no esquema abaixo. Neste esquema, o “E!” representa mitose e “R!” representa meiose. Em relação ao ciclo de vida dos vegetais, marque a opção correta:

02

a) A meiose forma os gametas em Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

b) Nas Pteridófitas, o gametófito se encontra permanentemente conectado ao esporófito.

c) Em Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, o tempo em que ocorrem tanto a fase haploide quanto a diploide é equivalente.

d) A fase temporária, de Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas é haploide.

03. (IFMT)

AZEITE DE OLIVA É FONTE DE GORDURAS DO BEM E AJUDA A PREVENIR DOENÇAS

A Oliveira, conhecida como a árvore da vida por causa da sua longevidade, fornece a azeitona, fruto do qual se obtém, através do esmagamento e prensagem, o azeite de oliva que possui muitos benefícios para a saúde, como prevenção de doenças e até melhora da pele.

(Disponível em <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2015/02&gt;. Acessado em 14.07.2015)

A azeitona é classificada como fruto simples carnoso do tipo drupa, portanto apresenta pericarpo suculento. Sobre a origem do pericarpo, é correto afirmar que surge do desenvolvimento:

a) do endosperma da semente.

b) do óvulo não fecundado.

c) da parede do ovário.

d) do óvulo fecundado.

e) do receptáculo floral.

04. (UNIP) As plantas vulgarmente conhecidas por samambaias, musgos e avencas correspondem a fases dos seus ciclos reprodutores, que os biólogos denominam, respectivamente, de:

a) esporófito, gametófito e esporófito.

b) gametófito, esporófito e gametófito.

c) gametófito, gametófito e esporófito.

d) esporófito, esporófito e esporófito.

e) esporófito, gametófito e gametófito.

05. (UEM) Sobre a morfologia e a anatomia dos vegetais, é correto afirmar que:

01. A gema apical, presente no ápice do caule e dos ramos, é constituída por células meristemáticas, que se multiplicam por mitose.

02. Os tecidos condutores, xilema e floema, são observados apenas no caule das plantas vasculares.

04. Os componentes do xilema, responsáveis pela condução de água e minerais, são os elementos de vaso e traqueídes.

08. A característica mais evidente na epiderme das folhas é a grande quantidade de cloroplastos presente nas suas células.

16. A coifa ou meristema subapical radical é o tecido responsável pelo crescimento da raiz.

32. A presença de lignina e celulose nas paredes das células do colênquima determina a rigidez e a sustentação dos vegetais.

Soma das alternativas corretas:

06. (UFSJ) Todos os organismos sentem e interagem com o ambiente que os cerca. Sobre como as plantas respondem a estímulos ambientais, assinale a alternativa incorreta.

a) As respostas de crescimento das plantas respondem a estímulos internos determinados geneticamente, pois vegetais não possuem sistema nervoso e, portanto, não têm a capacidade de perceber estímulos ambientais.

b) Os hormônios são compostos fundamentais no controle da funções internas das plantas e estão intimamente ligados a sua capacidade de responder a estímulos ambientais.

c) O tropismo é a resposta no crescimento das plantas causado por estímulos externos, como luz, gravidade e contato, entre outros.

d) O fototropismo é a resposta de crescimento das plantas em direção ou contra uma fonte luminosa mediada por ação hormonal.

07. (PUC-CAMPINAS) Leia o texto abaixo para responder esta questão.

A adição de 10% de óleo de castanha-do-brasil ou um óleo mineral (parafina líquida) à composição das pastas de dentes comerciais pode ser útil para prevenir ou controlar cáries e doenças periodontais. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores da Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais. (…) No final do experimento houve uma redução estatisticamente significativa de problemas associados à higiene bucal nos dois grupos que utilizaram pasta com óleos. Com a modificação na composição, o dentifrício parece ser mais eficiente no controle às bactérias.

(Adaptado: Revista Pesquisa FAFESP. N. 191, 2012, p. 17)

O óleo da castanha-do-brasil é extraído do endosperma das sementes, um tecido que frequentemente acumula grandes quantidades de nutrientes. Esse tecido se origina:

a) do desenvolvimento dos cotilédones do embrião.

b) da fusão de dois núcleos polares e uma célula espermática.

c) da fecundação de um megásporo por um micrósporo.

d) a partir das paredes do saco embrionário ou gametófito.

e) da fusão das sinérgides e das antípodas com um núcleo polínico.

08. (UNIMONTES) Inflorescência é a parte da planta em que se localizam as flores, caracterizada pela forma como essas se dispõem umas em relação às outras. Analise as alternativas abaixo e assinale a que representa uma inflorescência do tipo corimbo.

0809. (UFTM) Gimnospermas e angiospermas são os únicos grupos vegetais classificados como espermatófitas, ou seja, que produzem sementes. Considerando o curso evolutivo dos vegetais, pode-se afirmar corretamente que a produção de sementes aconteceu:

a) antes do surgimento dos embriões e do endosperma.

b) depois do surgimento de flores e do tubo polínico.

c) depois do surgimento dos tecidos vasculares.

d) antes do surgimento das folhas e dos tecidos caulinares.

e) antes do surgimento da produção de grãos de pólen.

10. (UEFS) Colonizando as margens e invadindo os continentes, as plantas evoluem transformando os solitários espaços terrestres em palcos de permanentes espetáculos, dos quais somente os homens podem ser verdadeiros expectadores. Nesse contexto evolutivo, o surgimento das plantas vasculares foi um marco decisivo na história evolutiva da vida, com profundas repercussões sobre a Biosfera. A entrada das Pteridófitas no cenário das terras emersas, a partir dos migrantes dos mares primitivos, consolida a adaptação dos organismos clorofilados à vida terrestre, enfrentando grandes desafios. Dentre as respostas a esses desafios, é correto identificar:

a) a diferenciação de estruturas especializadas a funções de transporte e sustentação, acompanhando a evolução do ciclo vital com o predomínio da fase esporofítica.

b) a evolução do sistema foliar provido de uma película protetora capaz de incorporar as radiações ultravioletas que atingiam as plantas.

c) a ocorrência da fecundação sem a dependência de um meio externo aquoso para o encontro dos gametas.

d) a preservação da fase haploide, como uma condição mais eficiente para a dispersão dos gametas.

e) o desenvolvimento de um sistema radicular provido de células absorventes com conteúdo vacuolar hipotônico, em relação ao ambiente terrestre.

11. (UESC) A imagem abaixo apresentada ilustra o ciclo reprodutivo presente no grupo dos vegetais.

11

Considerando-se as características desse tipo de ciclo e as relações com a evolução do grupo dos vegetais, é possível afirmar:

a) o ciclo apresenta uma metagênese por alternar uma etapa assexuada – gametofítica – a partir de uma outra etapa sexuada – esporofítica.

b) os esporos, ao serem fecundados, permitem gerar organismos com o dobro da quantidade de cromossomos em suas células.

c) o indivíduo gametófito é responsável pela produção de gametas por uma meiose denominada de espórica.

d) a prevalência da etapa esporofítica sobre a etapa gametofítica, nos principais grupos vegetais, reflete, provavelmente, uma melhor adaptação desse grupo ao ambiente terrestre.

e) a etapa esporofítica é haploide como consequência da germinação de esporos por uma divisão equacional, que mantêm inalterada o número cromossômico original

12. (UFVJM) A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo. No cultivo hidropônico as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada contendo água e todos os nutrientes, cada um absorvido na quantidade necessária ao completo desenvolvimento da planta. Para um cultivo hidropônico utilizou-se, para o preparo da solução nutritiva, entre outros, os sais nitrato de cálcio e cloreto de potássio como fonte de nutrientes. Sobre o exposto, considere V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) No preparo da solução nutritiva houve uma dissolução iônica.

( ) Os íons NH4+ e CH4 podem ser observados na solução nutritiva.

( ) O pH da solução nutritiva é alterado no decorrer do desenvolvimento da espécie cultivada.

( ) No cultivo hidropônico as plantas não alcançarão a fase reprodutiva, motivo pelo qual se cultiva apenas vegetais folhosos nesse sistema.

( ) Ao se utilizar uma dada quantidade de uma solução 1 mol/L de nitrato de cálcio para o preparo da solução nutritiva, estará disponível para a planta a mesma quantidade de cálcio e nitrogênio.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

a) V, F, V, F, F.

b) V, F, V, V, F.

c) F, V, F, V, V.

d) F, V ,V, V, F.

13. (MACK) Um professor de Botânica levou os seus alunos a uma região de Mata Atlântica para mostrar alguns representantes dos seguintes grupos de organismos:

I. Fungos

II. Liquens

III. Briófitas

IV. Pteridófitas

V. Gimnospermas

VI. Angiospermas

A respeito desses grupos, é correto afirmar que:

a) todos realizam fotossíntese.

b) três deles são considerados como plantas traqueófitas.

c) apenas dois apresentam a fase esporofítica predominando sobre a gametofítica.

d) dois deles são associações mutualísticas.

e) dois deles produzem frutos com sementes.

14. (FEI) Uma das vegetações típicas do sertão nordestino corresponde às cactáceas, como, por exemplo, o cacto. Esse e outros vegetais dessa região apresentam adaptações para ambiente seco. Assinale a alternativa que explica o tipo de adaptação ao ambiente seco.

a) Folhas modificadas em espinhos, reduzindo a superfície foliar e, consequentemente, a perda de água.

b) Abertura permanente de estômatos durante o dia, favorecendo a absorção de água.

c) Epiderme rica em ceras aumentando a transpiração.

d) Epiderme pobre em ceras diminuindo a transpiração.

15. (UEM) Observe a figura abaixo. Com relação à figura e às características dos organismos representados, assinale o que for correto.

15

01. O ciclo de vida, com alternância de gerações, ocorre em todos os grupos representados na figura.

02. No esporófito (2n), algumas células sofrem meiose, produzindo esporos que originam indivíduos haploides.

04. Uma das características do esporófito das briófitas é a presença de vasos condutores.

08. A característica principal da alternância de gerações nas gimnospermas é a predominância da fase gametofítica.

16. Nas algas que possuem alternância de gerações, as fases gametofítica e esporofítica podem ser desenvolvidas e independentes uma da outra.

32. Nas plantas com sementes, a fase esporofítica é representada pelo grão de pólen e pelo saco embrionário.

Soma das alternativas corretas:

16. (UFJF) Zeyheria montana Mart., comumente chamada bolsa de pastor, é uma planta medicinal nativa do cerrado brasileiro. Estudo em anatomia vegetal dessa espécie evidenciou as seguintes características: abundantes tricomas tectores, espessamento de cutícula, estômatos apenas na epiderme inferior da folha, mesofilo dorsiventral com pequena proporção de parênquima clorofiliano, refletindo uma redução do limbo foliar. Tais características podem ser consideradas:

a) adaptações xeromórficas.

b) adaptações mesomórficas.

c) adaptações hidromórficas.

d) adaptações escleromórficas.

e) adaptações umbromórficas.

17. (SENAC-SP) Estudantes realizaram um experimento de fisiologia vegetal com um tomateiro envasado. Regaram abundantemente a planta, seccionaram seu caule e a prepararam como está representado na figura abaixo. Colocaram água no tubo de borracha e marcaram o seu nível em A. Verificaram que, após certo tempo, o nível da água elevou-se até B.

17

Esse experimento conseguiu demonstrar que, para a condução da seiva bruta, um dos fatores é:

a) a pressão exercida pela raiz.

b) a sucção exercida pelas folhas.

c) a concentração da seiva bruta.

c) o diâmetro dos vasos liberianos.

e) a coesão entre as moléculas de água.

18. (UFGD) Considere as afirmações a seguir sobre as sementes.

I. O embrião é constituído de radícula, caulículo e cotilédones.

II. O endosperma é um tecido triploide que acumula substâncias de reserva e é formado pela fecundação de dois núcleos polares.

III. O tegumento é a “casca” que envolve o cotilédone.

IV. O cotilédone é a primeira folha e sua função é absorver luz para a produção de glicose para nutrir o embrião.

Assinale a alternativa que apresenta informações corretas.

a) II, apenas.

b) I, II, III e IV.

c) I e II, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) I, II e IV, apenas.

19. (UPE) Na maioria das espécies de plantas verdes, os indivíduos podem reproduzir-se tanto assexuada como sexuadamente. Sobre o assunto, observe a figura esquemática a seguir:

19

Com base na figura, assinale a alternativa correta.

a) Representa o ciclo de vida haplonte-diplonte de briófita.

b) Representa o ciclo de vida haplonte-diplonte de alga verde.

c) Representa o ciclo de vida de pteridófita isosporada.

d) Representa o ciclo de vida de gimnosperma.

e) Representa o ciclo de vida de angiosperma.

20. (UEPG) A luz tem grande importância no processo de germinação das sementes. Em relação ao efeito da luz sobre a germinação das sementes, assinale o que for correto.

01. O estiolamento é o conjunto das características apresentadas por uma planta que se desenvolve na presença intensa da luz.

02. Plantas que têm germinação inibida pela luz são chamadas de fotoblásticas negativas.

04. O fitocromo F é consumido nas sementes durante a fase de germinação. Este fitocromo é estimulado na ausência de luz pelo fitocromo R e impede a germinação das plantas fotoblásticas positivas.

08. Algumas plantas germinam apenas quando estimuladas pela luz. Estas são chamadas de fotoblásticas positivas.

16. As principais características de uma planta estiolada são: alta concentração de clorofila, cor verde escura e folhas grandes.

Soma das alternativas corretas:

21. (PUCCAMP) O esquema a seguir mostra a relação entre o desenvolvimento das gerações esporofítica e gametofítica, em diversos tipos de vegetais.

21

Nesse esquema, I e V representam, respectivamente, as:

a) pteridófitas e as angiospermas.

b) pteridófitas e as gimnospermas.

c) briófitas e as pteridófitas.

d) briófitas e as gimnospermas.

e) briófitas e as angiospermas.

22. (COVEST) Analise as proposições apresentadas considerando a figura dada e assinale na coluna I a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e na coluna II a(s) falsa(s).

22

I  II

0 0 – As briófitas (1)  são plantas, na  maioria, terrestres de pequeno porte, nas quais não há um sistema vascular e a fase gametofítica é mais desenvolvida do que a esporofítica.

1 1 – As pteridófitas (2) são  vegetais,  sobretudo terrestre, sem flores, nas quais surgem, pela primeira vez na escala evolutiva vegetal, tecidos especializados no transporte de seiva.

2 2 – As gimnospermas (3),  que compreendem plantas como sequóias e ciprestes, apresentam caule tipo estipe, com na figura, e são características da Região Centro-Oeste do Brasil.

3 3 – Um aspecto marcante e exclusivo das angiospermas é a chamada dupla fecundação. Na figura (4), mostra-se uma dicotiledônea, com caule tipo tronco.

4 4 – Na figura (5), temos uma angiosperma tipo monocotiledônea, na qual se observa a inserção regular dos ramos num caule tipo colmo arbóreo.

23. (UFMG) Observe a figura:

23

O crescimento e a absorção ocorrem, respectivamente, nas regiões indicadas por:

a) 1 e 2.

b) 1 e 4.

c) 2 e 3.

d) 3 e 2.

e) 4 e 1.

24. (UFPI) O desenho esquemático corresponde a um corte transversal de uma planta lenhosa em sua estrutura secundária. As setas A, B e C correspondem, respectivamente, a:

24

a) Câmbio, floema e xilema.

b) Medula, vasos liberianos e vasos lenhosos.

c) Câmbio, xilema e floema.

d) Medula, xilema e floema.

e) Câmbio, vasos lenhosos e medula.

25. (COVEST) Na figura abaixo são mostradas algumas fanerógamas, plantas que apresentam órgãos reprodutivos evidentes e que são também conhecidas como espermatófitas, pelo fato de formarem sementes. Com relação a esse assunto, podemos dizer que:

25

 

I   II

0  0 – as fanerógamas compreendem plantas gimnospermas (A) e angiospermas (B e C). Enquanto nas gimnospermas as sementes são expostas (nuas), nas angiospermas as sementes ficam alojadas dentro dos frutos.

1 1 – a planta mostrada em (A), conífera, gimnosperma, é um organismo diploide, representando, portanto, a fase esporofítica do ciclo de vida alternante.

2  2 – numa angiosperma (B), o óvulo é revestido externamente por um tegumento quitinoso que envolve e protege os microsporângios.

3   3 – a planta mostrada em (C) exemplifica uma dicotiledônea, e é uma angiosperma.

4 4 – ao atingirem a maturidade sexual, as gimnospermas (A e B), produzem estruturas reprodutivas semelhantes a flores, nas quais são observados quatro conjuntos de folhas modificadas (sépalas, pétalas, anterídeo e arquegônio).

26. (F.OBJETIVO-SP) O esquema abaixo representa fases do ciclo reprodutor de um musgo.

26

I e II indicam, respectivamente:

a) o esporófito e o gametófito, ambos haploides.

b) o gametófito haploide e o esporófito diploide.

c) o gametófito diploide e o esporófito haploide.

d) o esporófito diploide e o gametófito haploide.

e) o esporófito e o gametófito, ambos diploides.

27. (CESGRANRIO) Escolha o esquema que o estudante fez depois de observar, ao microscópio, a epiderme de uma escama de cebola corada com azul de metileno.

27

28. (COVEST) Analise as estruturas indicadas a seguir e as proposições apresentadas a respeito das mesmas:

28

I  II

0 0 – Na  figura  é mostrado  o esquema   da flor  de uma angiosperma em fecundação.

1 1 – Em  a é mostrado o 1o verticilo floral  – a corola, formada por sépalas, de função atrativa.

2 2 – Em b tem-se o 2o verticilo  floral – cálice, conjunto de pétalas e que tem função nutritiva para o saco embrionário.

3  3 – Em c é mostrado um estame, que é formado por filete, conectivo e antera.

4 4 – Em  d  é mostrado o 4o  verticilo  floral –  o gineceu,  com indicação do ovário (1), estilete (2) e estigma (3).

29. (UPE) Marque a alternativa correta, relacionando as afirmativas de I a IV com os nomes das plantas indicadas pelos algarismos de 1 a 4.

I. Um grupo de plantas em cujo ciclo de vida ocorre alternância de geração; a geração ou fase predominante é a gametofítica – ausência de sistema condutor.

II. Grupo de plantas dotadas de sistema  condutor – apresenta alternância de geração com fase gametofífica reduzida e um protalo diminuto.

III. Classe de plantas que apresenta sementes nuas – forma estruturas reprodutoras denominadas estróbilos; femininos (megastróbilos) ou masculinos (microstróbilos).

IV. Grupo de plantas que apresenta um cotilédone, estrutura especial que se forma na semente e cuja função é nutrir o embrião – os óvulos estão encerrados no interior do ovário.

1. Cana-de-açúcar.

2. Musgo.

3. Samambaia.

4. Pinheiro.

a) I-3, II-4, III-1, IV-2.

b) I-2, II-3, III-4, IV-1.

c) I-4, II-2, III-3, IV-1.

d) I-1, II-3, III-2, IV-4.

e) I-2, II-4, III-1, IV-3.

30. A figura esquemática abaixo representa um corte transversal de caule, cujo crescimento é devido exclusivamente à atividade do meristema apical. Indique a correspondência sequencial correta:

30

a) 1-c, 2-a, 3-d, 4-b, 5-e.

b) 1-c, 2-a, 3-e, 4-d, 5-b.

c) 1-c, 2-a, 3-d, 4-e, 5-b.

d) 1-c, 2-b, 3-d, 4-e, 5-a.

e) 1-b, 2-c, 3-d, 4-e, 5-a.

gab

 

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