Publicado por: Djalma Santos | 21 de julho de 2017

TESTES DE GENÉTICA MOLECULAR (12)

01. (UNICENTRO)

01

 

A partir da figura em destaque e com os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar:

a) Os nucleotídeos de um mesmo ácido nucleico são distintos, quando se observam seus glicídios.

b) Diante de seu caráter ácido, o núcleo de uma célula eucariótica apresenta-se acidófilo.

c) No DNA e no RNA, riboses e desoxirriboses se alternam ao longo da mesma molécula.

d) Células de paramécios, leveduras, briófitas e lulas apresentam seu DNA linear.

e) O DNA participa diretamente da tradução.

02. (Unitau) A anemia falciforme é resultado da troca de apenas um aminoácido, dentre os mais de 500 que compõem a molécula de hemoglobina, o que resulta na alteração da conformação das células sanguíneas, dando a elas a aparência falciforme. Em relação a esse tipo de anemia, é correto afirmar que:

a) se deve à alteração, em um códon, no gene responsável pelo código da hemoglobina.

b) se deve a não ativação do gene responsável pelo código da hemoglobina.

c) é gerada pela não ativação do DNA responsável pelo código da hemoglobina.

d) é gerada pela inibição do gene responsável pelo código da hemoglobina.

e) ocorre pela ativação do DNA responsável pelo código da hemoglobina.

03. (UFAM) Em 2003, após 13 anos de pesquisas, o projeto Genoma Humano foi concluído. Desde a descoberta de sua estrutura por Watson e Crick no início da década de 50 aprendemos muito sobre a molécula de DNA. Analise as alternativas a seguir sobre a estrutura e propriedades dessa molécula e assinale a correta:

a) Na molécula de DNA a informação hereditária é carregada nas ligações açúcar-fosfato.

b) Nos seres vivos a quantidade de adenina iguala a quantidade de timina e a quantidade de guanina iguala a quantidade de citosina.

c) A dupla hélice do DNA é o resultado da replicação semiconservativa e somente está presente após o período S da interfase.

d) Em uma amostra de DNA, a guanina representa 14%, logo a quantidade de adenina é 32%

04. (UPE) Leia o texto a seguir:

“… certos microrganismos continuam a causar preocupação. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é atualmente um fenômeno global. De acordo com o relato, várias espécies, incluindo Escherichia coli, que causa diarreias, Streptococcus pneumonia e Neisseria gonorrhea, adquiriram resistência a antibióticos.”

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/06/16/aliancas-com-os-microbios/ Acesso em: julho 2015.

Assinale a alternativa que apresenta a correta proposição sobre as bactérias e o aumento da variabilidade genética, possibilitando a resistência aos antibióticos.

a) Bactérias doadoras podem transferir DNA para uma receptora por meio de conjugação, na qual ocorre contato celular.

b) Bactérias que possuem a capacidade de captar e incorporar DNA disperso no meio sofrem transdução.

c) Bactérias têm grande poder de reprodução, pois, em poucas horas, sob condições adequadas, uma única célula pode gerar milhares de clones por mitose.

d) Fagos contendo fragmento de DNA bacteriano e resultantes da lise de uma célula podem infectar outra bactéria por transformação, e esta passa a ter nova constituição genética.

e) Plasmídeos ou cromossomos são transferidos livremente, entre bactérias, em um ambiente com nutrientes e antibióticos.

05. (UPE)

A angiogênese é um mecanismo bem regulado em nosso organismo, sendo fundamental durante o desenvolvimento embrionário. Na fase adulta, no entanto, esses vasos sanguíneos, que, às vezes, brotam fora de hora e de lugar, podem estar relacionados a problemas graves, como o câncer. Nesse caso, o tumor só consegue se desenvolver, se houver suprimento sanguíneo, que o alimenta e o ajuda a crescer e a se espalhar por outros tecidos. Há muito se sabe que os genes HIF1A e VEGFA são os principais responsáveis pela regulação da formação da angiogênese. O que os ativava ou desativava, no entanto, permanecia sendo um mistério.

Os microRNAs são moléculas, que controlam a expressão de um tipo específico de RNA mensageiro e inibem a expressão das moléculas às quais se ligam. Segundo Diana Nunes, “Quando um microRNA se liga a um RNA mensageiro, como no caso do VEGFA, ele o regula negativamente, impedindo sua tradução em proteína.”

Fonte:http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/03/23/freios-moleculares/(Adaptado) Acesso em: julho 2015.

Sobre isso, analise os itens a seguir:

I. O RNAm descrito no texto transmite as instruções contidas nos genes, levando à produção de proteínas, que iniciam o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos.

II. Na regulação descrita, microRNAs específicos se ligavam aos RNAs mensageiros de HIF1A e VEGFA, impedindo que eles fossem traduzidos em proteínas e, com isso, se iniciasse o surgimento de novos vasos sanguíneos.

III. Se a expressão dos microRNAs for aumentada, os RNAs mensageiros de VEGFA e HIF1A ficarão livres para produzir proteínas e iniciar a angiogênese.

IV. A regulação desses genes ocorre durante a replicação e começa quando a RNA polimerase se encaixa no promotor, iniciando a síntese do RNAm.

Estão corretos:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

06. (IFRS) As características morfológicas e fisiológicas de um ser vivo dependem dos tipos de proteínas do seu organismo. A síntese dessas proteínas, por sua vez, depende do DNA em interação com o RNA, de determinadas enzimas, de ribossomos e de outras estruturas celulares. Sobre a síntese de proteínas, marque a alternativa correta.

a) Um gene pode ser definido como um segmento de RNA que atua como molde para a produção de uma molécula de DNA.

b) No processo de produção de RNA mensageiro, denominado de transcrição gênica, as duas cadeias de DNA se separam e, via de regra, uma delas serve de molde ao RNA.

c) Um códon é uma sequência de três nucleotídeos no RNA transportador.

d) Nos procariontes, o processo de tradução gênica é realizado no citoplasma das células, enquanto que o de transcrição gênica é realizado no interior do núcleo.

e) Na transcrição gênica, a trinca de bases nitrogenadas ACT produz o códon TGA no RNA mensageiro.

07. (UCS) Alguns anos atrás, o Brasil foi notificado por exportar alimentos processados que não continham no rótulo a informação do tipo de carne componente do alimento. A análise realizada foi obtida por testes de DNA que identificaram os diferentes tipos de amostras.

07

Com base nas informações da Tabela 1, pode-se afirmar que:

a) Todas as amostras são provenientes de diferentes espécies.

b) A amostra 3 possui o mais alto conteúdo de pares A e T.

c) A amostra 2 apresenta DNA de fita simples.

d) As amostras 2 e 3 apresentam alta homologia entre seus DNAs.

e) A amostra 4 apresenta diferenças em suas bases, pois há presença de Uracil (U).

08. (UCS) O invento do microscópio possibilitou o grande avanço da ciência, principalmente a citogenética. Segundo a charge abaixo, pode-se inferir, através de análises citogenéticas, a procedência das células.

08

Assinale a alternativa que está de acordo com a análise feita pelo cientista na charge acima.

a) É possível confirmar a procedência de qualquer célula independente de sua origem.

b) Como todas as células provêm de uma divisão meiótica, sua carga genética é idêntica à do progenitor.

c) A espermatogônia, na gametogênese masculina, é a célula final do processo responsável pela doação da carga genética.

d) Toda a célula contém o material genético de células preexistentes, devido ao modelo de duplicação semiconservativa do DNA.

e) A recombinação genética das células gaméticas dos parentais evita a identificação da origem.

09. (ACEFE) O Projeto Genoma Humano (PGH) teve por objetivo o mapeamento do genoma humano e a identificação de todos os nucleotídeos que o compõem. Após a iniciativa do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos, centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também aquelas sequencias de DNA, que não são genes. Laboratórios de países em desenvolvimento também participaram do empreendimento com o objetivo de formar mão-de-obra qualificada em genômica.

Fonte: Sobiologia, 16/05/2015 Disponível em: http://www.sobiologia.com.br

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A transcrição ocorre no citoplasma das células e consiste na síntese de uma molécula de mRNA a partir da leitura da informação contida numa molécula de DNA.

( ) Éxon é um segmento de bases nitrogenadas de um determinado gene eucarioto que consiste em DNA que codifica uma sequência de nucleotídeos no RNA mensageiro.

( ) Os íntrons são segmentos de DNA que não codificam qualquer parte da proteína codificada pelo gene.

( ) O íntron é inicialmente transcrito na molécula de pre-RNAm (transcrito primário), mas depois é eliminado durante o processamento ou splicing do RNA, antes de sair do núcleo celular.

( ) A replicação é um processo no qual cada cadeia de DNA origina duas cadeias filhas idênticas a ela através de um processo semiconservativo. Este processo ocorre durante a subfase G1 da interfase.

A sequência correta, de cima para baixo, e:

a) V – F – V – F – V.

b) F – V – V – V – F.

c) V – V – F – F – V.

d) F – F – F – V – V.

10. (UNITAU) Assinale a alternativa que apresenta a justificativa para o fato de o código genético ser considerado degenerado.

a) Trincas diferentes de nucleotídeos podem codificar um mesmo aminoácido no momento da tradução.

b) A cada trinca de nucleotídeos, é codificado somente um aminoácido durante o processo de tradução.

c) Existem trincas que estabelecem o início (trinca AUG) e o término (trincas UAA, UAG e UGA) da tradução.

d) Cada trinca de nucleotídeos do RNAm equivale a uma trinca de nucleotídeos do RNAt, no momento da tradução.

e) Na trinca de nucleotídeos do RNAm podem ocorrer falhas, trocas de bases, que impedem a tradução.

11. (CEFET-MG) Pesquisadores revelaram que não são apenas os genes que transmitem atributos, como a cor dos olhos, entre pais e filhos. Proteínas chamadas histonas também são responsáveis por “transmitir” características hereditárias, apesar de sua função primordial ser a manutenção do DNA na forma de cromatina e cromossomos. Algumas dessas proteínas são capazes de silenciar genes quando impedem que o DNA seja desenrolado. Modificando-as, os cientistas conseguiram criar características que foram transferidas para novas gerações sem alteração nos genes.

Marton, F. Disponível em: <http://super.abril.com.br&gt; Super interessante, 06 abr.2015. (Adaptado).

Pelo exposto, a função dessas proteínas nas alterações das características dos organismos ocorre devido à(ao):

a) Habilidade de provocar mutação deletéria.

b) Bloqueio da transcrição dos genes a serem expressos.

c) Falta de partes do material genético herdado pelos filhos.

d) Encurtamento dos cromossomos transferidos aos descendentes.

e) Migração para o citosol alterando a mensagem enviada pelo núcleo.

12. (UEM) “O recente acidente nuclear no Japão reacendeu a polêmica em torno desse tipo de geração de energia e está causando preocupação entre as populações que vivem próximas as a usinas. Mesmo em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, onde não existe risco de tsunamis ou terremotos, parte da população está ainda mais aflita com um possível vazamento radioativo nas usinas Angra 1 e 2, criadas na década de 70. Uma possível falha humana ou no reator seria o suficiente para uma tragédia na região, que possui cerca de 200 mil habitantes”. (Texto extraído de < http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/tragedia-no-japao-deixa-angra-dos-reis-na-costaverde-do-rjem-alerta&gt;. Acesso em 13/6/2011).

Com relação à radiação e seus efeitos no organismo humano, assinale o que for correto.

01. Radiação ionizante é um agente físico que aumenta as taxas de mutação. Entretanto, essas alterações no genoma somente serão transmitidas aos seus descendentes, se ocorrerem nas células germinativas.

02. Em comparação à radiação alfa e beta, a radiação gama tem maior poder de penetração no corpo humano. Por isso, é o tipo de radiação ionizante com maior potencial de provocar mutações no genoma.

04. As mutações desencadeadas pela radiação ocorrem sempre no RNA mensageiro e não no DNA, já que o DNA está protegido deste tipo de mutação por moléculas que reparam as bases nitrogenadas alteradas.

08. As radiações solares UVA e UVB têm baixo poder de penetração em nossa pele e podem causar câncer de pele.

16. Mutações desfavoráveis (ou deletérias) podem ter sua frequência reduzida na população, por meio da seleção natural, enquanto mutações favoráveis (benéficas ou vantajosas) podem se acumular, resultando em mudanças adaptativas.

Soma das alternativas corretas:

13. (CESPE) De que lugar do planeta vieram seus antepassados? Essa pergunta até recentemente só poderia ser respondida com base na memória dos familiares, que, muitas vezes, não tinham ideia de onde seus antepassados vieram. Isso é especialmente verdade para pessoas cuja família está há muitas gerações no país para onde seus antepassados vieram e nos casos de adoção. Atualmente, porém, é possível responder esse questionamento a partir da análise de material genético, mesmo na ausência de qualquer parente. Considere que ao tomar conhecimento desse assunto, um homem resolveu buscar suas origens pelo perfil genético. Analisando seu material genético, pesquisadores descobriram que a sua linhagem materna era da África, enquanto que a sua linhagem paterna era da Europa. Nessa situação, é correto inferir que a descoberta dos pesquisadores decorreu da análise:

a) Dos cromossomos autossomos da família.

b) Do heredograma da família.

c) Do DNA mitocondrial e do cromossomo Y do homem.

d) Das hemácias e dos linfócitos do homem.

14. (UNESP)

“Homem de gelo” era intolerante à lactose e pouco saudável.

Ötzi, o “homem de gelo” que viveu na Idade do Bronze e cujo corpo foi encontrado nos Alpes italianos em 1991, tinha olhos e cabelos castanhos e era intolerante à lactose […]. Essas características surgiram da análise do DNA da múmia […]. Mutações do gene MCM6 indicam que ele não conseguia digerir a proteína da lactose encontrada no leite.

(www.folha.uol.com.br, 28.02.2012.)

Considere as afirmações:

I. O texto apresenta uma incorreção biológica, pois a lactose não é uma proteína.

II. A mutação a qual o texto se refere deve impedir que o indivíduo intolerante à lactose produza uma enzima funcional que a quebre em unidades menores, passíveis de serem absorvidas pelo intestino.

III. A mutação que torna o indivíduo intolerante à lactose é provocada pela presença de leite na dieta, o que indica que Ötzi era membro de uma tribo que tinha por hábito o consumo de leite na idade adulta.

Assinale a alternativa correta.

a) As três afirmações estão erradas.

b) As três afirmações estão corretas.

c) Apenas a afirmação I está errada.

d) Apenas a afirmação II está errada.

e) Apenas a afirmação III está errada.

15. (UDESC) A Figura 3 representa, esquematicamente, um nucleotídeo. Esta molécula é de extrema importância para todos os seres vivos em razão dos diferentes papéis que desempenha no interior das células. Um dos papéis está relacionado à sua capacidade de formar diferentes polímeros no interior das células.

15

Analise as proposições em relação ao nucleotídeo.

I. Esta estrutura molecular é encontrada nas células de todos os seres vivos.

II. Existem cinco tipos de bases nitrogenadas que podem se ligar ao açúcar.

III. O açúcar, que se une ao fosfato e à base nitrogenada, tem em sua estrutura 5 carbonos.

IV. Os nucleotídeos são as unidades que formam os ácidos nucleicos.

V. Nucleotídeos se ligam por meio de suas bases nitrogenadas, e também estabelecem ligações entre o açúcar de um e com o fosfato do outro.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

16. (UNICID) As mutações gênicas são importantes para a evolução das espécies. Sobre essas mutações, é correto afirmar que:

a) As que ocorrem nas células somáticas são transmitidas aos descendentes.

b) Geram consequências desfavoráveis, independentemente do meio ambiente em que a espécie esteja.

c) Ocorrem de forma direcionada pelo meio ambiente e nunca de forma casual.

d) Alteram o DNA, entretanto, não é certo que as proteínas formadas serão alteradas.

e) Podem ser induzidas pelo ambiente, sendo possível determinar o tipo de proteína que será formada.

17. (UECE) Sobre os ácidos nucleicos (DNA e RNA) é correto afirmar que:

a) DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato, sendo suas quatro bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.

b) O RNA é formado por segmentos denominados genes, responsáveis pela produção de proteínas nos seres vivos.

c) O processo de produção de uma molécula de RNA a partir de uma molécula de DNA é chamado de tradução.

d) Dentre as bases nitrogenadas, a timina e exclusiva do RNA.

18. (UFV) A sequência de nucleotídeos 5′ …… UACCUAAUC …… 3′ de um mRNA irá codificar para qual peptídio?

18a) –Tir–Leu–Ile–.

b) –Leu–Ile–His–.

c) –Cis–Leu–Ile–.

d) –Cis–Ile–His—.

19. (FACTO) Um investigador analisou uma amostra de DNA bacteriano e descobriu em seus resultados que 24% dos nucleotídeos eram compostos por timina. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que corresponde ao percentual de citosina presente na amostra de DNA analisada.

a) 24%.

b) 48%.

c) 52%.

d) 26%.

e) 12%.

20. (UNIOESTE) Em uma das fitas de DNA de uma espécie de vírus encontram-se 90 Adeninas e 130 Citosinas. Sabendo-se ainda que nessa fita ocorre um total de 200 bases púricas e 200 bases pirimidinas, assinale a alternativa correta.

a) Na dupla fita de DNA ocorrem 180 Adeninas.

b) Na dupla fita de DNA ocorrem 140 Guaninas.

c) Na fita complementar ocorrem 300 bases púricas e 100 bases pirimidinas.

d) Na fita complementar ocorrem 70 Adeninas e 110 Citosinas.

e) Não é possível determinar a composição de bases nitrogenadas da fita complementar.

gab

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Responses

  1. Não tenho muito o que comentar, apenas agradecer por esse site que me ajuda desde o ensino médio, e estou aqui no 3 semestre da faculdade ainda utilizando! Muito bom


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: